Sunteți pe pagina 1din 37

Tecnologia da Informao

Introduo Engenharia da Computao

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Tecnologia da Informao
A Tecnologia da Informao (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e solues providas por recursos de computao. Serve para designar o conjunto de recursos tecnolgicos e computacionais para gerao e uso da informao.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

TI
A TI no se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicao de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informtica, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte ao software, aos processos de produo e operao, ao suporte de hardware, etc.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Infra-estrutura de TI O que ?
Sistema de informao se apiam em componentes de TI para produzirem resultados. O conjunto de ferramentas tecnolgicas e de servios agregadas a estas chama-se PLATAFORMA DE TI. Os profissionais gestores de SI e os gestores administrativos precisam conhecer em que PLATAFORMA DE TI a empresa se apia.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Infra-estrutura de TI

Hardware

Software

Servios

Dados

Redes

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Componentes da Infraestrutura de TI
Hardware: so impressoras e outros dispositivos, mas principalmente computadores (desktop; servidores, mainframes; super computadores) Softwares: so os programas (SOs; softwares aplicativos) Banco de Dados: so os sistemas de armazenamento das informaes (Access, Oracle; DB2; MySql etc) Redes: so a interconexo dos computadores em interna e externamente. Servios: so o suporte tcnico a TI

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Hardware
Hardware: Consiste na tecnologia para o processamento computacional, armazenamento, entrada e sada de dados. Estes componentes incluem grandes mainframes, servidores, computadores de mdio porte, pcs etc. Incluem tambm equipamentos para reunir e registrar dados, meios fsicos para armazenamento e dispositivos para a sada dos dados processados.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Tendncias Hardware
Computao mvel Nanotecnologia Televiso Digital Automao Robtica Processador biolgico Inteligncia computacional

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Computao Mvel
a capacidade de acessar informaes em qualquer lugar e a qualquer momento.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Nanotecnologia
A nanotecnologia est associada a diversas reas (como a medicina, eletrnica, cincia da computao, fsica, qumica, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produo na escala nano (escala atmica). O princpio bsico da nanotecnologia a construo de estruturas e novos materiais a partir dos tomos. uma rea promissora, mas que d apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produo de semicondutores, Nanocompsitos, Biomateriais, Chips, entre outros).

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Televiso Digital
A Televiso digital, ou TV digital, usa um modo de modulao e compresso digital para enviar vdeo, udio e sinais de dados aos aparelhos compatveis com a tecnologia, proporcionando assim transmisso e recepo de maior quantidade de contedo por uma mesma freqncia (canal) podendo atingir o alvo de muito alta qualidade na imagem (alta definio).
Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Tv 3D de 82 Mitsubishi

Automao
Automao a aplicao de tcnicas computadorizadas ou mecnicas para diminuir o uso de mo-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robs nas linhas de produo. A automao diminui os custos e aumenta a velocidade da produo. Lacombe (2004)

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Robtica
Conjunto de tcnicas empregadas para projetar e fabricar robs.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Processador Biolgico
Os chips de silcio usados hoje seguem a "Lei de Moore. Essa regra garante que os processadores fiquem duas vezes mais poderosos a cada 18 meses sem aumento de custo. H pelo menos 30 anos, a indstria de tecnologia segue a cadncia da frmula cunhada pelo fundador da Intel, Gordon Moore. O futuro processador biolgico pode manter ou acelerar o ritmo do desenvolvimento dando recursos ainda mais poderosos para a criatividade humana.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Software
Software: Abrange software de sistema e software aplicativo. Software de sistema administram os recursos e atividades do computador. Software aplicativos, aplicam uma atividade ao computador solicitada pelo o usurios. Alm de software usados por grupos ou unidade de negcio, muitas empresa fazem altos investimentos em software para integrao, afim de integrar funes organizacionais.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Tendncias de Software
Clould Computing Web Semntica Computao Autnoma Computao amorfa Biocomputao Inteligncia Artificial Software Livre

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Cloud Computing
Computao nas Nuvens (Cloud Computing) o nome que se d ao crescente fenmeno de estocar dados e rodar programas no no prprio computador, mas em servidores gigantes e remotos acessados pela internet.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Web Semntica
A Web semntica uma extenso da Web atual, que permitir aos computadores e humanos trabalharem em cooperao. A Web semntica interliga significados de palavras e, neste mbito, tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos contedos publicados na Internet de modo que seja perceptvel tanto pelo humano como pelo computador.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Computao Autonmica
uma iniciativa setorial para desenvolver sistemas capazes de configurar, otimizar e sintonizara a si mesmos, autoconsertar-se quando avariados e proteger-se de intrusos e da autodestruio.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Computao Amorfa
Est sendo testada possibilidade de combinar clulas que possam marcar 0 ou 1 de acordo com estmulos externos, uma colher de bactrias programveis poderia ter milhes de vezes mais memria do que os mais poderosos computadores de hoje, se forem organizadas. Para programar uma "mquina" desse tipo, o projeto batizado de "computao amorfa" do Massachusetts Institute of Technology estuda tcnicas para criar sistemas baseados em muitos computadores pequenos ao invs de um nico extremamente veloz. O modelo semelhante ao das conexes entre neurnios que formam o crebro humano (MIT).
Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Biocomputao
Os cientistas esto trabalhando para criar clulas com genes que possam somar nmeros, guardar os resultados em algum tipo de memria, contar tempo e, no futuro, executar programas. O objetivo no apenas substituir os chips de silcio que hoje esto presentes em todos os equipamentos eletrnicos.

Centros de pesquisa de vrias partes do mundo esto unindo a engenharia gentica e a computao para criar a biocomputao.
Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Inteligncia Artificial
Esto sendo desenvolvidos sistemas binicos, robticos e cognitivos que so importantes para melhor r a atividade humana. Os objetivos desses projetos revigorar a inteligncia artificial, modelando uma arquitetura cognitiva, com caractersticas inteligentes do modo humano de pensar (MIT).

http://www.inbot.com.br/sete/
Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Software Livre
Software livre qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribudo com algumas restries.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Gerenciamento de Dados
Tecnologia de gerenciamento de dados: Alm da mdia fsica para armazenar dados, as empresas precisam de softwares especializados para organizar esses dados e disponibiliz-los aos usurios. Um software gerenciador de dados, gerencia, organiza e processa dados organizacionais relativos a estoque, clientes e fornecedores.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Tendncias do Gerenciamento dos Dados


Bando de Dados Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Banco de Dados Distribudos Datawarehouse Storage Area Network (SAN) Virtualizao

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Banco de Dados
Bancos de dados (ou bases de dados), so conjuntos de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganizao dos mesmos e produo de informao. O modelo de dados mais adotado hoje em dia o modelo relacional, que se baseia no princpio em que todos os dados esto guardados em tabelas.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Exemplos de Banco de Dados


Exemplos de aplicativos de banco de dados so Microsoft Visual FoxPro, Microsoft Access, dBASE, FileMaker , HyperCard, MySQL, PostgreSQL, Firebird, Microsoft SQL Server, Oracle, Informix, DB2, Cach e Sybase.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

SGBD
Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) o conjunto de (softwares) responsveis pelo gerenciamento de uma base de dados. O principal objetivo retirar da aplicao cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulao e organizao dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que os seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Banco de Dados Distribudos


Banco de dados distribudo (BDD) uma coleo de vrios bancos de dados logicamente inter-relacionados, distribudos por uma rede de computadores. Existem dois tipos de banco de dados distribudos, os homogneos e os heterogneos. Os homogneos so compostos pelos mesmos bancos de dados, j os Heterogneos so aqueles que so compostos por mais de um tipo de banco de dados.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Datawarehouse
Um data warehouse ou armazm de dados um sistema de computao utilizado para armazenar informaes relativas s atividades de uma organizao em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatrios, a anlise de grandes volumes de dados e a obteno de informaes estratgicas que podem facilitar a tomada de deciso.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Storage Area Network (SAN)


Na computao, um Storage Area Network (rea de armazenamento em rede) ou SAN uma rede projetada para agrupar dispositivos de armazenamento de computador. Os SANs so mais comuns nos armazenamentos de grande porte.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Virtualizao
Em computao, virtualizao uma forma de esconder as caractersticas fsicas de uma plataforma computacional dos utilizadores, mostrando outro hardware virtual, emulando um ou mais ambientes isolados.

O conceito de virtualizao de desktops o mesmo empregado na virtualizao de servidores, ou seja, executar diversos sistemas operativos num nico equipamento fsico.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Redes e Telecomunicaes
Tecnologia de redes e telecomunicaes: A tecnologia de telecomunicaes proporciona conectividade de dados, voz e vdeos a funcionrios, clientes e fornecedores. Isso inclui tecnologia para operar as redes internas da empresa, servios prestados por companhias telefnicas, e tecnologias para operar sites e conectar-se com outros sistemas computacionais por meio da internet.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Tendncias das Redes e Telecomunicaes


As redes de prxima gerao integram infra-estruturas de redes tais como WANs, LANs, MANs e redes sem fio (WiFi, Wimax, Bluetooth, Mesh, WiGig). possvel associar tecnologias distintas de acesso banda larga (ADSL, SHDSL e VDSL) visando prover servios integrados de voz, dados e vdeo. Vdeo sob demanda, TV interativa, jogos interativos online, e-learning, telemedicina, teletrabalho, web conferencing e websurfing so apenas alguns exemplos associados aos novos contedo que sero disponibilizados por meio das redes.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Servios
Servios de tecnologia: As empresas precisam de pessoas para operar e gerenciar os outros componentes da infraestrutura de TI que acabamos de descrever e tambm para ensinar os funcionrios a usar essa tecnologia em suas atividades dirias.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Integrao de Sistemas
Integrao de sistemas: O objetivo da integrao de sistema garantir que a nova infra-estrutura de TI seja compatvel com antigo sistema, chamados de sistemas legados, e que os novos elementos sejam tambm compatveis entre si. Sistemas Legados so, em geral, antigos sistemas de processamento de transaes criados para mainframes, que continuam a ser utilizados devido ao alto custo para substitu-los ou reprojet-los.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

Segurana da Informao
Segurana da Informao est relacionada com proteo de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivduo ou uma organizao. So caractersticas bsicas da segurana da informao os atributos de confidencialidade, integridade e disponibilidade, no estando esta segurana restrita somente a sistemas computacionais, informaes eletrnicas ou sistemas de armazenamento. O conceito se aplica a todos os aspectos de proteo de informaes e dados.

Prof. Ms. Renato Mendes Dias

S-ar putea să vă placă și