Sunteți pe pagina 1din 10

Aula 09

DIREITO PENAL

1. AUTO-ACUSAO FALSA ARTIGO 341 DO CDIGO PENAL

Acusar-se, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem: Pena deteno, de 3 (trs) meses a 2 (dois) anos, ou multa. Difere da denunciao caluniosa, na qual a imputao refere-se a terceira pessoa.

1.1. Objetividade Jurdica


A administrao da justia.

1.2. Sujeito Ativo


Qualquer pessoa. P.: Pode haver co-autoria? R.: Sim, pois diferente do falso testemunho, em que cada um pratica um crime. Exemplo: duas pessoas se acusam de crime praticado por outros dois indivduos ou por crime inexistente. P.: Se o agente praticar o crime com outra pessoa, mas assumir o crime sozinho, praticou auto-acusao falsa? R.: No. O crime existiu e ele foi autor.

1.3. Sujeito Passivo


O Estado, a coletividade.

1.4. Elementos Objetivos do Tipo


O ncleo acusar-se, ou seja, apontar a sim mesmo como autor do crime.

A auto-acusao falsa no um crime de mo-prpria; tem forma livre. P.: necessrio espontaneidade, ou a conduta pode ser provocada? R.: No precisa de espontaneidade, basta que exista o dolo. O tipo refere-se autoridade no sentido amplo, ou seja, juiz, promotor, delegado, policial etc. necessrio que a auto-acusao seja de crime, pois se for de contraveno o fato atpico.

1.5. Elemento Subjetivo do Tipo


Basta o dolo.

1.6. Consumao
O crime consuma-se no momento em que a auto-acusao chegar ao conhecimento da autoridade. Observao: na denunciao caluniosa no basta a comunicao; deve ser iniciada a investigao.

1.7. Tentativa
possvel, na forma escrita. Nesse crime no cabe o arrependimento eficaz. P.: Se o agente se auto-acusa falsamente e inclui terceiro, responde pelo qu? R.: Concurso formal: o agente responder por crime de auto-acusao falsa e por denunciao caluniosa.

2. FALSO TESTEMUNHO OU FALSA PERCIA CDIGO PENAL

ARTIGO 342 DO

Fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete em processo judicial, ou administrativo, inqurito policial, ou em juzo arbitral.

2.1. Objetividade Jurdica


A administrao da justia.

2.2. Sujeito Ativo


A testemunha, o perito, o contador, o tradutor e o intrprete. Trata-se de crime prprio. Se a vtima mentir, no pratica o crime, assim como as partes (autor e ru) tambm no praticam o falso testemunho. P.: Aqueles que no prestam o compromisso de dizer a verdade de que trata o artigo 203 do Cdigo de Processo Penal cometem o crime de falso testemunho? R.: H divergncia. A doutrina majoritria entende que sim. Para esses autores, dentre os quais esto Damsio de Jesus e Nlson Hungria, o compromisso no elementar do crime. O tipo menciona testemunha, que pode ser compromissada ou no. O dever de dizer a verdade no decorre do compromisso. Todos tm o dever de dizer a verdade em Juzo. Para a doutrina minoritria, seguida por Heleno Cludio Fragoso, os que no prestam compromisso so informantes e no testemunhas; se no prestam compromisso, no tm o dever de dizer a verdade, j que esse dever decorre do compromisso. Por isso no h crime de falso testemunho. A jurisprudncia est dividida. O Supremo Tribunal Federal decidiu h crime de falso testemunho, mesmo que a pessoa no preste compromisso. P.: As pessoas proibidas de depor (art. 207 do CP) podem praticar falso testemunho? R.: Os proibidos de depor, excepcionalmente, podem prestar depoimento se, desobrigados do sigilo pelo interessado, quiserem dar o seu testemunho. Eles prestam compromisso; logo, praticam o crime de falso testemunho. P.: possvel concurso de agentes em crime de falso testemunho? R.: A co-autoria no possvel, pois se trata de crime de mo prpria. Com relao participao, a doutrina majoritria afirma que no h participao em falso testemunho, porque o Cdigo Penal tipificou uma forma de participao como crime autnomo no artigo 343 (suborno de testemunha ou perito). As demais formas de participao so indiferentes penais, fatos atpicos. Para a doutrina minoritria, o fato de a lei ter tipificado autonomamente uma conduta no significa que as demais so atpicas. Alm disso, h o artigo 29 do Cdigo Penal e, portanto, possvel a participao no falso testemunho. O Tribunal de Justia de So Paulo acompanha a doutrina majoritria, no admitindo participao. O Superior Tribunal de Justia, majoritariamente, entende que possvel participao.

O Supremo Tribunal Federal no admite participao. O falso testemunho s considerado crime se o fato for juridicamente relevante. O fato deve ter potencialidade lesiva. A mera contradio entre depoimentos no configura crime de falso testemunho. P.: A testemunha que mente sobre a sua qualificao pratica falso testemunho? R.: No. Pode configurar, se for o caso, o crime de falsa identidade (artigo 307 do Cdigo Penal). P.: Se o juiz no levar em considerao o depoimento falso, existe o crime? R.: Sim, o que importa a potencialidade lesiva.

Perito a pessoa que possui conhecimentos tcnicos especficos para, aps exame, emitir parecer a respeito de questes relativas aos seus conhecimentos. Contador o responsvel pela elaborao de clculos. O tradutor e o intrprete tambm so peritos. Tradutor aquele que verte, ou seja, traduz para o idioma nacional texto em lngua estrangeira. Intrprete aquele encarregado de fazer com que se entendam, quando necessrio, a autoridade e alguma pessoa que no conhece o idioma nacional ou que est impossibilitada de falar. O tradutor e o intrprete diferenciam-se do perito comum, porque no so fontes de prova, limitando-se a fazer compreender o contedo de elementos produzidos para instruo e deciso do processo em causa.1

2.3. Sujeito Passivo


O Estado e, secundariamente, aquele a quem o falso possa prejudicar.

2.4. Elementos Objetivos do Tipo


Fazer afirmao falsa: afirmar o que no corresponde com a verdade. Negar a verdade: dizer que no sabe o que sabe, dizer que no viu o que viu etc.
1

GONALVES, Victor Eduardo. Dos Crimes Contra os Costumes aos Crimes Contra a Administrao Pblica. 4.ed. So Paulo: Saraiva, 2001. (Srie Sinopse, 10)

Calar a verdade: silenciar a respeito do que sabe. O silncio por si s, nesse caso, crime. Obs.: No falar para no se incriminar no configura o crime (entendimento do Supremo Tribunal Federal). P.: possvel falso testemunho sobre fato verdadeiro? R.: H duas posies. Para a teoria objetiva, o falso testemunho a no correspondncia entre o que dito, ou no dito, e o fato. O que importa o fato. Ento, para essa posio, no h crime. Para a teoria subjetiva, o falso testemunho a falta de correspondncia entre o que a pessoa sabe e o que ela diz. Para essa posio existe o crime, pois a pessoa no viu e disse que viu, ainda que o fato seja verdadeiro. O Cdigo Penal adotou a teoria subjetiva. O falso testemunho pode se dar em processo judicial (penal, civil, trabalhista etc.), inqurito policial, processo administrativo ou em juzo arbitral. J a expresso processo administrativo tem dois sentidos:

Amplo: o processo administrativo abrange administrativos (sindicncia, inqurito civil). Restrito: s procedimento administrativo.

todos

os

procedimentos

Nesse caso, no h posio majoritria. P.: O falso testemunho pode ocorrer em Comisso Parlamentar de Inqurito? R.: Sim, nos termos do artigo 4., inciso II, da Lei n. 1.579/52. P.: Se o processo onde foi praticado o falso testemunho for anulado, permanece o falso testemunho? R.: Posio majoritria: no existe o crime. O que nulo no produz efeitos. P.: Pode ser proposta a ao penal por crime de falso testemunho antes de decidido o processo em que se deu o perjrio? R.: H vrias posies a respeito:

No. Porque pode haver retratao at a sentena desse processo em que foi praticado o falso. Essa no a posio majoritria. Sim. Pode ser proposta e at ser julgada antes porque os crimes so autnomos (ponto de vista penal). A ao pode ser proposta, mas no pode ser julgada antes do processo onde o falso foi cometido, isso para evitar decises conflitantes. Deve haver conexo e deciso nica (ponto de vista processual).

Obs.: nem sempre haver conexo. Ex.: falso testemunho em processo civil.

2.5. Elemento Subjetivo do Tipo


o dolo. No h necessidade de inteno especial.

2.6. Consumao
Com o encerramento do depoimento, ou seja, com a assinatura da testemunha. No crime de falsa percia, a consumao se d com a entrega da percia para ser anexada aos autos (no com a juntada).

2.7. Tentativa
Teoricamente possvel. Como, por exemplo, no caso de ocorrer um tumulto ou um incndio antes do encerramento do depoimento. Na falsa percia tambm possvel a tentativa, como no caso de extravio.

2.8. Causas de Aumento de Pena Artigo 342, 1.


O 1. do artigo 342, com a redao dada pela Lei 10.268/01, estabelece aumento de pena de um sexto a um tero, em trs situaes:

Crime praticado mediante suborno; Crime cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal (inqurito policial ou ao penal); Crime cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta;

2.9. Retratao Artigo 342, 2.


O fato deixa de ser punvel se, antes da sentena no processo em que ocorreu o ilcito, o agente se retrata ou declara a verdade. Retratao: desdizer, retirar o que disse. Mas isso no basta, pois o agente tem que restaurar a verdade. Declarao da verdade: no caso em que o agente se calou ou negou a verdade. causa de extino da punibilidade (art. 107, inc. VI, do CP).

De acordo com o entendimento majoritrio, a retratao se comunica s demais pessoas que tenham concorrido para o crime.

3. COAO NO CURSO DO PROCESSO ARTIGO 344

Usar de violncia ou grave ameaa, com o fim de favorecer interesse prprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juzo arbitral: Pena recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, alm da pena correspondente violncia.

3.1. Objetividade Jurdica


A administrao da justia.

3.2. Sujeito Ativo


O indivduo contra quem foi instaurado o procedimento ou terceiro que vise o benefcio daquele.

3.3. Sujeito Passivo


O Estado e, em segundo plano, aquele que sofre a coao. Obs.: cabe ressaltar que, apesar do nome coao no curso do processo, o crime tambm estar configurado se a violncia ou grave ameaa for utilizada no curso do inqurito policial, de procedimento administrativo ou de procedimento em juzo arbitral.

3.4. Elemento Subjetivo do Tipo


O dolo de favorecer interesse prprio ou alheio.

3.5. Consumao
O delito se consuma no momento do emprego da violncia ou grave ameaa, independentemente do xito, do fim visado pelo agente. Trata-se de crime formal.

3.6. Tentativa
possvel.

4. EXERCCIO ARBITRRIO DAS PRPRIAS RAZES ARTIGO 345 DO CDIGO PENAL

Fazer justia pelas prprias mos, para satisfazer pretenso, embora legtima, salvo quando a lei o permite: Pena deteno, de 15 (quinze) dias a 1 (um) ms, ou multa, alm da pena correspondente violncia.

O que se pune a conduta tendente satisfao de pretenso, no sentido tcnico, ou seja, direito que o agente supe ter e que pode ser levado a Juzo. A pretenso pode ser legtima ou no, irrelevante. P.: Se a pretenso for ilegtima, podemos ter esse crime? R.: Sim. Mas o agente precisa supor que legtima.

Fazer justia com as prprias mos conduta de forma livre. Se o delito for praticado com violncia, haver concurso material de crimes. P.: A pessoa pode defender direito de terceiro para caracterizar o crime, ou a pretenso tem que ser prpria? R.: Pode existir o crime por direito de terceiro, desde que o agente atue como representante, mandatrio desse terceiro.

Elemento subjetivo do tipo: dolo genrico e dolo especfico para satisfazer pretenso. Elemento normativo do tipo: salvo quando a lei o permite. Obs.: o pargrafo nico do artigo 345 do Cdigo Penal estabelece que, se no houver emprego de violncia, a ao ser privada.

5. FAVORECIMENTO REAL E PESSOAL

Favorecimento pessoal o auxlio ao autor do crime para que se subtraia da ao da autoridade. A conduta voltada para o autor de crime. Favorecimento real a conduta destinada a tornar seguro o proveito do crime. Ex.: A mata B e pede para C esconder a arma. C, neste caso, praticou o crime de favorecimento pessoal, pois a arma instrumento e no proveito do crime.

5.1. Distines

Favorecimento pessoal e concurso de agentes:

O co-autor ou partcipe no pratica o favorecimento. Quando o liame for anterior ou concomitante ao fato, no h favorecimento, mas sim concurso de agentes. O favorecimento, por ser posterior, independente do crime.

Favorecimento real e receptao:

Na receptao o agente atua com intento de lucro, para si ou para outrem (que no o autor do crime antecedente). O favorecimento real a conduta de quem quer tornar seguro o proveito do crime para o outro. Se houver trato anterior, o agente responde por receptao. Na dvida, o agente responde pela receptao. Para que se configure o favorecimento real ou o favorecimento pessoal, h dependncia de que haja crime anterior. Se o agente do crime anterior for absolvido, no se pode mais falar em favorecimento pessoal. Mas continuar havendo favorecimento real, porque para isso basta que haja um crime anterior.

5.2. Consumao
Favorecimento pessoal: se o agente conseguir subtrair-se da ao da autoridade, ainda que por poucos instantes. Favorecimento real: consuma-se com o proveito do crime. auxlio, ainda que no torne seguro o

5.3. Tentativa
possvel.

S-ar putea să vă placă și