Sunteți pe pagina 1din 2

Formas de governo

Em cincia poltica, chama-se forma de governo (ou sistema poltico) o conjunto de instituies polticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade. Cabe notar que esta definio vlida mesmo que o governo seja considerado ilegtimo. Tais instituies tm por objetivo regular a disputa pelo poder poltico e o seu respectivo exerccio, inclusive o relacionamento entre aqueles que o detm (a autoridade) com os demais membros da sociedade (os administrados). A forma de governo adotada por um Estado no deve ser confundida com a forma de Estado (unitria ou federal) nem com seu sistema de governo (Monarquismo, presidencialismo, parlamentarismo, dentre outros). Outra medida de cautela a ser observada ao estudar-se o assunto ter presente o fato de que complicado categorizar as formas de governo. Cada sociedade nica em muitos aspectos e funciona segundo estruturas de poder e sociais especficas. Assim, alguns estudiosos afirmam que existem tantas formas de governo quanto h sociedades.

Monarquia uma forma de governo em que o chefe de Estado mantem-se no cargo at a morte ou a abdicao, sendo normalmente um regime hereditrio. O chefe de Estado dessa forma de governo recebe o nome de monarca (Normalmente com o ttulo de Rei ou Rainha) e pode tambm muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofcio real, sobretudo o de reger e coordenar a administrao da nao, em vista do bem comum em harmonia social[1]. O monarca no detm sempre poderes ilimitados como muitas vezes pensado. Muitas vezes, comumente hoje em dia, a Monarquia Constitucional. Apesar da Chefia do Estado hereditria ser a caracterstica mais comum das monarquias, existem na histria inumeros casos de monarquias electivas, tais como a do milenar Sacro Imprio Romano-Germnico, a Repblica das Duas Naes (repblica aristocrtica, precursora da ideia de Monarquia Constitucional), e os atuais Vaticano, Andorra, Camboja, Emirados rabes Unidos, Kuwait, Malsia, Suazilndia, no sendo consideradas repblicas. Das quarenta e quatro monarquias existentes no mundo atualmente, vinte so reinos da Commonwealth e dezesseis destes reconhecem Isabel II do Reino Unido como sua chefe de Estado, tendo as restantes quatro, monarcas prprios; Havendo no total vinte e nove famliasreais no poder. E ainda trinta e trs so monarquias subnacionais. A maioria so monarquias constitucionais, existindo actualmente apenas, e oficialmente, cinco monarquias absolutas no mundo (Arbia Saudita, Brunei, Om, Suazilndia, Vaticano), ainda que o Qatar, sendo oficialmente uma monarquia constitucional, possua propriedades de absoluta.

Aristocracia (do grego , de (aristos), melhores; e (kratos), poder, Estado), literalmente poder dos melhores, uma forma de governo na qual o poder poltico dominado por um grupo elitista. Normalmente, as pessoas desse grupo so da classe dominante, como grandes proprietrios de terra (latifundirios), militares, sacerdotes, etc. Um exemplo de estado governado pela aristocracia a antiga cidade-estado de Esparta que, durante toda a sua histria, foi governada pela aristocracia latifundiria guerreira. [editar]Viso Aristocrtica

Aristteles chegou a afirmar que a aristocracia o poder confiado aos melhores cidados, sem distines de nascimento ou riqueza. Em Plato, o termo aristocracia se funda na virtude e na sabedoria. Caberia, portanto, aos sbios, aos melhores, aos aristocrticos, enfim, dirigir o Estado no rumo do verdadeiro bem. Em Do contrato social, Jean-Jacques Rousseau define como aristocracia, um governo no qual so magistrados mais do que um cidado, e menos do que metade de todos eles; um nmero de magistrados maior que a metade, uma democracia; e o governo no qual h um magistrado nico, do qual todos os outros recebem o poder, uma monarquia. A partir da Idade Mdia, a aristocracia deixa de ser, terminologicamente, uma forma de poder para indicar um estamento diverso da nobreza e do clero, e que se sobressaa pelos altos postos militares e por privilgios transmitidos hereditariamente, perdendo assim o seu sentido inicial. Hoje o termo sinnimo de alta sociedade.

S-ar putea să vă placă și