Sunteți pe pagina 1din 3

Interbits SuperPro Web

HISTRIA V ALTA IDADE MDIA


1. (Ufjf 2011) Leia o trecho abaixo a responda ao que se pede.

Quando Maom fixou residncia em Yatrib, teve incio uma fase decisiva na vida do profeta, em seu empenho de fazer triunfar a nova religio. A cidade de Yatrib, que doravante seria chamada Medina (cidade do profeta), tornou-se sede ativa de uma comunidade da qual Maom era o chefe espiritual e temporal. a) Que tipo de Estado (forma de governo) foi criado por Maom na Arbia por volta de 615 e, posteriormente, adotado em vrias regies conquistadas pelo Isl? b) Cite e analise UMA SEMELHANA e UMA DIFERENA entre a religio muulmana e a religio crist durante a Idade Mdia.

Gabarito: Resposta da questo 1: a) Estado teocrtico/Estado muulmano. b) Semelhana: O candidato poder destacar entre outros aspectos: ambas as religies so monotestas fazem referncia ao mesmo Deus; ambas tm um carter expansionista e ideal de converso; ambas pregam a destruio de imagens de religies pags em reas convertidas; ambas apresentam dissenses poltico-religiosas no seu interior. Diferena: O candidato poder destacar entre outros aspectos: os calendrios (o cristianismo inaugurou um novo calendrio e o islamismo reformulou o cristo); as localizaes geogrficas (o centro do imprio cristo era Roma e o do isl na Arbia); os lugares sagrados (Meca); Maom era o ltimo profeta de Jesus, mas no era um ser divino); os diferentes livros sagrados (Bblia e Alcoro). Comentrio: a) O Estado Teocrtico se caracteriza pela integrao de interesses polticos e religiosos. Normalmente existe um nico lder, que lidera o governo e a instituio religiosa, no caso da Arbia de Maom, um Califa. b) Uma semelhana muito importante o fato de ambas serem universalistas, ou seja, admitirem que qualquer povo, de qualquer grupo tnico pode se converter sua religio. Uma diferena muito destacada na Idade Mdia foi a tolerncia dos povos muulmanos em relao a outras religies, ao contrrio dos cristos, que instituram a Inquisio para a perseguio de hereges e, posteriormente, os infiis de outras religies.

Pgina 1 de 1

Interbits SuperPro Web


GEOGRAFIA V CARTOGRAFIA
2. (Fuvest 2011) Um viajante saiu de Araripe, no Cear, percorreu, inicialmente, 1000 km para o

sul, depois 1000 km para o oeste e, por fim, mais 750 km para o sul.

Com base nesse trajeto e no mapa acima, pode-se afirmar que, durante seu percurso, o viajante passou pelos estados do Cear, a) Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Gois e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlntica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de So Paulo. b) Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Gois e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlntica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de So Paulo. c) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Gois e So Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlntica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de So Paulo. d) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Gois e So Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlntica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de So Paulo.

Pgina 2 de 1

Interbits SuperPro Web

GABARITO Resposta da questo 2: [D] Escala aproximada do mapa, expressa graficamente: 1 ----- 500 km Deslocamento de 1000 km para o sul: 1 ----- 500 x ----- 1000 x = 1000/500 = 2 cm (4 unidades)

Deslocamento de 1000 km para o oeste. Mesmo raciocnio acima. Deslocamento de 750 para o sul: 1 ----- 500 x = 750/500 = 1,5 cm (3 unidades) x ---- 750 O deslocamento proposto possibilitou atravessar os estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Gois e So Paulo, cortando respectivamente os domnios naturais de Caatinga, Mata Atlntica e Cerrado, encerrando o deslocamento a 250 km (1 unidade) de So Paulo.

Pgina 3 de 1

S-ar putea să vă placă și