Sunteți pe pagina 1din 13

ORGANIZAO DE AGRICULTORES FAMILIARES DE CAMPINAS: UM PROJETO DE EXTENSO COMUNITRIA

Nilson Antnio Modesto Arraes Adriana Ferrer Martins Heidy Silveira Ferrari Jeferson Lobato Fernandes Juliana Arruda

RESUMO Neste artigo busca-se descrever as atividades realizadas em um projeto de extenso comunitria desenvolvido como formao terica e prtica em extenso, de estudantes de graduao da Universidade Estadual de Campinas. Este projeto foi concebido de forma a propiciar a aproximao de alunos e professores junto ao meio rural de Campinas para que, em contato com a comunidade, pudessem ser identificadas demandas e fossem buscadas possveis solues. O objetivo geral do projeto foi contribuir com a organizao de comunidade/regio rural regio rural do Descampado em Campinas - de forma a auxili-los na anlise e constituio de uma associao de produtores/moradores. O projeto foi estruturado em trs fases: a preparao da equipe, o planejamento das aes e sua execuo. Ao final do artigo so feitas algumas consideraes visando orientar outras iniciativas da mesma natureza. Palavras-chave: organizao rural, extenso comunitria, prticas participativas INTRODUO O trabalho ora descrito o registro de um projeto de Extenso Comunitria da Faculdade de Engenharia Agrcola (FEAgri) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), denominado Organizao Rural dos Agricultores Familiares de Campinas. Este projeto foi realizado num bairro rural pertencente ao municpio de Campinas, e teve a durao de um ano, ocorrido no perodo de agosto de 2002 a julho de 2003. A universidade pblica, de maneira simplificada, tem suas aes apoiadas no trip: Pesquisa, Ensino e Extenso. Uma das formas de extenso realizada pela UNICAMP a extenso comunitria, a qual permite o estreitamento do contato da universidade com a sociedade, possibilitando que pessoas integrantes do meio acadmico vivenciem realidades e problemas

2 existentes na sociedade, neste caso, as comunidades rurais, e que estas tenham a possibilidade de obter informaes oriundas da universidade. Este tipo de aproximao beneficia tanto a universidade atravs da complementao na formao acadmica dos alunos como a sociedade atravs do contato com informaes do meio acadmico. Este projeto insere-se neste contexto com o intuito de aproximar os alunos e professores participantes com uma comunidade rural de Campinas, tendo como justificativa geral o aprendizado que esta aproximao proporciona a ambas as partes. Contando com a voluntariedade de 4 alunos, trs professores da rea de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentvel da Faculdade de Engenharia Agrcola, lanaram a idia de coordenar um grupo de alunos, sem restrio de curso ou instituio, que, juntamente com a comunidade, pudessem promover a organizao rural. Vale lembrar que este projeto, atravs da utilizao de prticas participativas, teve a preocupao de no se transformar, com a aproximao entre o grupo e a comunidade, em uma relao de imposio de um conhecimento, mas sim numa construo mtua, cada parte com sua contribuio, pois segundo Paulo Freire (1986): no processo de aprendizagem, s aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinvent-lo; aquele que capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situaes existenciais concretas. Pelo contrrio, aquele que enchido por outros de contedos cuja inteligncia no percebe, de contedos que contradizem a prpria forma de estar em seu mundo, sem que seja desafiado, no aprende. REVISO BIBLIOGRFICA Para melhor compreenso das atividades realizadas neste projeto, necessrio definir alguns conceitos que foram utilizados, tais como planejamento participativo, processo educativoparticipativo de extenso rural e pesquisa-ao. O tema Planejamento Participativo apresenta-se como uma tendncia de proposta de ferramenta para se intervir na realidade. Ele foi desenvolvido para instituies, grupos e movimentos que no tm como primeira tarefa ou misso aumentar o lucro, competir e sobreviver, mas sim contribuir para a transformao da realidade social. (GANDIN, 2004) Para que isto seja possvel, deve-se realizar um processo onde a participao de todos os envolvidos seja realmente efetiva. Segundo Gandin (2004), existem alguns tipos ou nveis de participao. So eles: Nvel de colaborao onde um agente externo, chama as pessoas para trazerem suas contribuies para o alcance de um objetivo previamente estipulado, o que faz com que as pessoas trabalhem e se esforcem, sem discutir quais benefcios adviro deste trabalho.

3 Nvel de deciso vai alm da colaborao e tem aparncia democrtica mais acentuada, mas em geral so decididos aspectos menores, desconectados da proposta mais ampla, e a deciso se realiza como escolhas entre alternativas j traadas, sem afetar o que realmente importa. Nvel de construo em conjunto Embora na prtica seja pouco comum, a construo em conjunto acontece quando o poder de deciso est com as pessoas, independentemente das diferenas menores e fundamentado na igualdade real entre elas.

Atualmente, uma nova atuao da extenso rural vem sendo traada, onde procura-se analisar, alm das questes de produo agrcola, as diversidades e caractersticas da populao ou regio em questo, realizando-se um trabalho de gesto social, onde os protagonistas deste processo sejam os prprios agricultores familiares. O processo de interveno em uma comunidade rural pode assumir nas palavras de Etges (2001), um carter convencional/tutorial ou educativo/participativo. Na interveno convencional, a comunidade escolhida para a ao normalmente uma comunidade no diferenciada, com grupos com interesses no comuns entre si. Neste caso o diagnstico (identificao de problemas e suas causas), o estabelecimento de solues e a avaliao das aes executadas cabem ao agente externo que exerce um papel tutorial, enquanto aos membros da comunidade s cabe o papel passivo de execuo das aes prescritas pelo agente externo. Tem-se ento uma participao no nvel colaborao ou deciso. J na abordagem participativa, a comunidade escolhida para ao composta de grupos com interesses comuns e cabe ao agente externo o papel educacional, onde este identifica os grupos com interesses comuns, promove a organizao inicial do grupo e orienta a identificao dos problemas, sendo que o diagnstico (identificao dos problemas e suas causas), o estabelecimento de solues, a avaliao das aes executadas e a busca de novos caminhos ficam a critrio dos membros da comunidade, que agem ativamente. Neste caso realiza-se uma construo em conjunto. Com a participao no nvel de construo em conjunto, consegue-se consolidar um processo de planejamento em que todos, com seu saber prprio, com sua conscincia, com sua adeso especfica, organizam seus problemas, suas idias, seus ideais, seu conhecimento da realidade, suas propostas e suas aes. Todos crescem juntos, transformam a realidade, criam o novo, em proveito de todos e com o trabalho coordenado. Dentro deste contexto, para Ciqueira & Schaum (2000) surge o tema pesquisa-ao, que na afirmao de Thiollent (1997), um tipo de pesquisa social concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo. Toda pesquisa-ao possui um carter participativo, de construo em conjunto, pelo fato de promover uma interao direta entre os pesquisadores e os participantes representativos (agricultores familiares) da situao ou do problema. Atravs deste processo, o grupo de agricultores que o est vivendo, adquire um conhecimento e uma conscincia crtica da dinmica de transformao para que possa assumir, de forma cada vez mais clara e autnoma o seu papel de protagonista e ator social. Para que uma instituio de pesquisa tecnolgica interfira em comunidades de agricultores familiares, necessria inicialmente a realizao de um diagnstico preliminar para identificar possveis problemas e suas priorizaes.

Confirmada a necessidade e o interesse dos agricultores, preciso que a instituio pesquisadora esclarea para os mesmos sobre seus objetivos, antes que qualquer deciso de intervir com a metodologia da pesquisa-ao. (CIQUEIRA & SCHAUM, 2000) Para o projeto poder atingir os objetivos, e que os detalhes no se tornem transtornos, o planejamento do projeto deve ser cuidadoso, seguindo alguns passos: seleo da regio ou comunidade, diagnstico participativo, construo de um plano de ao. Na fase de seleo da comunidade, em que o projeto estar atuando, importante ter-se conhecimento sobre a existncia de tcnicos de outras instituies e seu envolvimento na rea, para saber se outros projetos ou servios esto sendo prestados na regio. Para Ciqueira & Schaum (2000), alm disso alguns critrios devem ser considerados para que a regio seja escolhida: Pblico deve ser na sua maioria agricultores familiares; O objeto de estudo deve ser representativo para a vida da comunidade e vivel economicamente; Os agricultores devem estar interessados; Deve haver (ou ser criado) um pequeno grupo de interlocutores entre os agricultores, com o objetivo de facilitar as trocas de informaes entre as pessoas da comunidade e entre os pesquisadores e agricultores. Ainda segundo os autores Ciqueira & Schaum (2000), algumas situaes so indesejveis nesta fase: A comunidade rural estar localizada em reas de plantios de monocultura (pois caracterizam-se mais como celeiro de mo-de-obra para grandes estabelecimentos); No existir conscincia dos resultados a que se propem projetos de extenso (no caso da comunidade escolhida estar acostumada a receber favores paternalistas e filantrpicas); A comunidade ter influncia de grandes agricultores, que vem seus interesses ameaados pelo grau de conscincia ou de organizao que os agricultores possam adquirir. A fase do diagnstico participativo, denominado tambm de auto-conhecimento, entendido, por Demo (1995), como confluncia entre conhecimento cientfico e saber popular onde o conhecimento cientfico fundamental, mas instrumental e somente se torna til comunidade se for digerido por ela como auto-diagnstico. Este conhecimento cientfico importante para a resoluo dos problemas levantados pela comunidade, mas no o suficiente para esgotar a realidade e o problema. Sendo assim, no diagnstico participativo temos a prpria comunidade selecionando o seu problema,

reconhecendo sua prpria situao, organizando-se para obter os dados e tirar suas prprias concluses, exercendo a todo o momento seu poder de deciso, e utilizando sua experincia para realizar um trabalho comum. O diagnstico realizado atravs de um conjunto de passos. So eles: Exposio preliminar dos objetivos do projeto para a comunidade; Identificao dos problemas que os agricultores consideram importantes para estudar e solucionar, sendo muito importante que todos os problemas sejam realmente selecionados pela comunidade, conforme seus desejos e necessidades e nunca sejam impostos pela equipe pesquisadora; Identificao de causas e conseqncias destes problemas e como os agricultores tm tentado solucion-los. Hierarquizao dos problemas ou temas, definindo prioridades; Estudo de possveis solues; Escolha do tema a ser trabalhado pela comunidade e equipe de pesquisa; Escolhido o tema a ser trabalhado, traa-se um plano de ao, seguindo de sua execuo e posterior avaliao das aes e do projeto como um todo. (CIQUEIRA & SCHAUM, 2000) OBJETIVO GERAL. Promover a organizao rural. OBJETIVOS ESPECFICOS. Mobilizar os produtores familiares. Criar um ambiente favorvel ao fortalecimento dos laos comunitrios e da troca de informaes entre os produtores. REA DE ESTUDO. O municpio de Campinas, localizado no estado de So Paulo, o terceiro maior centro urbano do Estado, com aproximadamente 37.000.000 habitantes e uma rea total de 797,6 Km2. Porm dados do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (2000) revelaram que apesar da alta taxa de urbanizao do municpio, 52% da rea total pertencem a zona rural e apenas 3% de sua populao reside no campo. O Plano ainda aponta que as reas rurais do municpio enfrentam problemas de diferentes naturezas, tais como: o uso inadequado de insumos, dificuldades na colheita e ps-colheita, dificuldades na comercializao, dificuldades no gerenciamento agrcola, crdito rural

inadequado, desconhecimento de alternativas do agronegcio, infraestrutura deficiente, necessidade de organizao comunitria e associativismo. O Levantamento Censitrio de Unidades de Produo Agropecurio (LUPA da SAASP/CATI, 1996) mostrou que do total de unidades de produo do municpio, 24% correspondem a unidades de produo de agricultura familiar. Aps um estudo preliminar do municpio atravs de mapas e dados secundrios, e o contato com organizaes que atuam no meio rural de Campinas, especialmente o Grupo de Desenvolvimento Rural Sustentvel e Segurana Alimentar (GDR/CEASA) e o Sindicato Rural, atravs da Oficina 1 Conhecendo o Rural de Campinas (convite anexo 1), foram realizadas visitas (Rurais Tours) a diferentes regies rurais propiciando contato com os produtores e as diferentes paisagens rurais. Os rurais tours I e II passaram pelas regies de Carlos Gomes, Pedra Branca, Souzas, Joaquim Egdio, Fogueteiro e Descampado. A rea escolhida para a realizao do trabalho foi a regio rural do Descampado, localizada prxima ao aeroporto de Viracopos, cuja via de acesso a SP 330, na altura do Km 85. Dentre os fatores que contriburam para a escolha, destacam-se o interesse da prefeitura em criar canais de comunicao com a comunidade por meio de suas organizaes, a existncia de um pequeno grupo de produtores que estavam motivados a criar canais de comunicao com a prefeitura para fomentar ajuda na soluo de problemas da regio e a relativa uniformidade dos sistemas de produo (produtores familiares de frutas) potencialmente assemelhando os interesses individuais. MTODO E TCNICAS. Plano de trabalho. Tendo em vista o objetivo geral do projeto de extenso, qual seja promover a organizao rural, e entendendo que a organizao no se justifica por si prpria, mas adquire sentido quando articulada a uma inteno de ao coletiva (manifestada neste projeto pelo interesse em criar canais de comunicao com a prefeitura para demandar ajuda na soluo de problemas da regio), duas questes orientaram a elaborao do plano: A primeira, de natureza instrumental, refere-se a qual(is) atividade(s) poderia(m) instrumentar a ao coletiva almejada pela comunidade? A segunda, de natureza substantiva, refere-se a como promover a organizao rural no contexto de instrumentao desta ao coletiva? Norteadas por estas questes, trs atividades foram planejadas, constituindo o plano de trabalho do projeto: Primeira atividade contato, pr-avaliao de interesse e convite mobilizao.

8 A partir de uma amostra de produtores da regio, realizar entrevistas, utilizando um roteiro semiestruturado e visando, instrumentalmente: a) Fazer uma pr-avaliao amostral do interesse dos membros da comunidade em realizar a ao, apontada inicialmente por um grupo mais restrito e organizado da comunidade; interesse que pode manifestar-se tanto potencialmente, por meio de semelhanas do perfil scio-econmico das famlias de produtores da regio e de seus sistemas de produo e comercializao, quanto concretamente, contido na verbalizao de interesse dos entrevistados; b) Colocar a equipe do projeto em contato com a comunidade, avaliando a suscetibilidade da mesma em contar com a colaborao de uma equipe externa a ela na instrumentao desta ao; c) Convid-los a participar de uma oficina de diagnstico para identificao das demandas de interesse comuns regio, solicitando a multiplicao do convite aos vizinhos. Sob o aspecto substantivo, esta primeira atividade visava diagnosticar o nvel de organizao da regio. No se tratava de verificar a existncia de organizao formal, a exemplo de associaes, uma vez que j se sabia de antemo que no existia na regio, mas de identificar a existncia de relaes motivadas pela origem das famlias que historicamente foram ocupando a regio, por parentesco, por afinidades religiosas, ou pelo trabalho (mutires para construir, para cultivar, para comprar ou vender). A presena destas relaes, alm de contribuir para a constituio de uma identidade comunitria da regio, tambm podem facilitar a constituio de organizaes formais ou mesmo a instrumentar a ao de organizaes informais; Segunda atividade oficina de diagnstico participativo. Contando com a presena dos convidados e utilizando um roteiro de diagnstico participativo, a oficina visava: a) Estabelecer, conjuntamente, as demandas comuns prioritrias a serem reivindicadas administrao municipal; b) Definir a forma de encaminhar as demandas priorizadas e no que a equipe extensionista poderia contribuir neste encaminhamento. Sob o aspecto substantivo, esta atividade buscava promover o estreitamento ou intensificao dos laos comunitrios entre os produtores/moradores por meio do dilogo e da negociao, na identificao de interesses comuns. Terceira atividade encaminhamento de demandas Definido a atividade com que a equipe extensionista poderia contribuir no encaminhamento das demandas, esta atividade visava:

9 a) organizar esta atividade e realiz-la, garantindo o envolvimento da comunidade, tanto na organizao como na sua realizao. Sob o aspecto substantivo, esta atividade, da mesma forma que a anterior, buscava promover o estreitamento ou intensificao dos laos comunitrios entre os produtores/moradores por meio, neste caso, da organizao e realizao de atividade almejada pela prpria comunidade. As tcnicas de entrevista e das oficinas participativas. Embora na primeira atividade no tenha havido a preocupao em sistematizar um conjunto de informaes sobre os produtores e suas produes, mas formar uma idia geral sobre eles, mesmo assim recorreu-se literatura sobre tcnicas de entrevista para se buscar orientao no s sobre os tipos de questionrio e a formulao de questes, mas tambm sobre a relao entrevistador-entrevistado. Dentre os textos consultados, destacamos os apontamentos de aula de ARRAES (2002) e os livros BLANCHET et all. (1989), VINACUA (1989), NOGUEIRA (1969), SELLTIZ et all. (1967) e GOODE e HATT (1969). Ateno especial foi dada organizao da oficina de diagnstico. Novamente recorreu-se literatura, desta vez sobre planejamento participativo, buscando orientao sobre o papel do diagnstico no processo de planejamento, sobre como realiz-lo envolvendo a comunidade e, principalmente, garantindo seu compromisso com os resultados produzidos e sobre algumas tcnicas ou prticas que ora cumprem a finalidade de estimular a socializao do grupo participante, ora de produzir o diagnstico propriamente dito. Dentre os textos consultados, destacamos: GANDIN (2001), BROSE (2001) e GEILFUS (1997). RESULTADOS E DISCUSSES. Primeira atividade contato, pr-avaliao de interesse e convite mobilizao. A equipe comeou a aproximar-se da regio/comunidade por meio da famlia do Sr. Joo, Sr. Lourdes e o Sr. Edmar (pai, me e filho), este ltimo j conhecido anteriormente numa reunio do CMDR1, propiciando que a famlia dele recebesse a equipe do Projeto no rural tour II e representando a porta de entrada da equipe comunidade. Com a ajuda deles, desenhou-se um croqui da regio, delimitando-a e identificando propriedades, proprietrios (arrendatrios e meeiros) e, em alguns casos, o nmero do telefone. A partir deste croqui foram entrevistadas 9 famlias (de um total de aproximadamente 30), buscando estabelecer contato com os produtore/moradores, conhecer suas atividades, suas formas de sociabilizao e demandas (apoiados por questionrio) e sensibiliz-los participao numa reunio para discutir problemas da regio e caminhos para solucion-los. Das 9 famlias entrevistadas constatou-se que 6 delas possuem laos familiares, constituindo um grande grupo familiar, o qual mudou-se para a regio por ocasio do desmembramento de uma grande fazenda nos anos 30. Por afinidade religiosa, estas 9 famlias freqentam missas dominicais em capela construda com o apoio financeiro destas famlia e em propriedade de uma

CMDR Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (de Campinas)

10 delas. Todas as famlias cultivam frutas (figo, goiaba, manga e seriguela) e duas delas tambm criam porcos. Dentre as famlias entrevistadas, 7 delas possuem meeiros e/ou funcionrios permanentes. Os laos familiares e as afinidades religiosas apresentam-se como fatores explicativos da proximidade entre as pessoas que compem o pequeno grupo mais organizado que busca estreitar relaes com a administrao municipal. Todas as famlias entrevistadas mostraram-se suscetveis ao envolvimento de equipe externa, onde foi considerada bem-vinda qualquer ajuda externa que contribua para aproximar as pessoas da regio e chamar a ateno do poder pblico para os problemas locais. Os entrevistados tambm destacaram que, ultimamente, os moradores da regio tm se isolado, assustados com a violncia e concentrados nos trabalhos internos s propriedades. Segunda atividade oficina de diagnstico participativo. Esta reunio, a Oficina de Diagnstico (convite no anexo 2), foi elaborada com a finalidade de fortalecer os laos da comunidade por meio da criao de um ambiente para a construo/explicitao coletiva dos problemas da regio e suas relaes com o poder pblico e especular sobre a convenincia da constituio de uma associao local. Ela foi realizada em 12 de abril de 2003 e contou com a participao de 16 pessoas. Os temas (ou problemas) apontados foram (falta de) segurana, (falta de manuteno das) estradas e (ausncia de) transporte (pblico), sendo considerados prioritrios na regio. Os participantes tambm apontaram que a natureza destes temas (ou problemas) requeria o apoio dos rgos pblicos para solucion-los, para o qual o estreitamento do dilogo com o poder pblico foi considerado fundamental. Quanto criao de uma associao, os participantes julgaram pertinente ter mais informaes sobre como constitu-la e sobre as exigncias em operacionaliz-la. Terceira atividade encaminhamento de demandas. Os resultados da Oficina de Diagnstico j apresentavam os elementos que poderiam compor uma prxima reunio: envolver representante do poder pblico que pudesse discutir e encaminhar soluo aos problemas priorizados e envolver integrante de alguma associao que pudesse descrever sua criao e funcionamento. Com base nestes elementos, organizou-se a Oficina de Execuo (convite no anexo 3), contando com a presena da Sr. Sonia e o Sr. Nestor (GDR/CEASA), a Sr. Andria (SEBRAE) e o Sr. Issao e a Sr. Lucia (Associao dos Produtores e Moradores do Bairro Pedra Branca e Regio) e com a participao de 12 produtores da regio. Ela ocorreu no dia 16 de junho de 2003 e nela foram discutidos e encaminhados os trs problemas e os representantes da Pedra Branca associao de um bairro rural vizinho ao Descampado - expuseram sua experincia.

11 Esta ltima oficina tambm foi um momento de despedida uma vez que ela encerrou as atividades do projeto no Descampado e do prprio Projeto2. CONSIDERAES FINAIS. Nesta etapa do artigo buscou-se chamar a ateno para consideraes que possam contribuir para o desenvolvimento de futuros trabalhos desta natureza e levantar questionamentos suscitados na auto-avaliao deste projeto de extenso. a) Em relao mobilizao da comunidade. Inicialmente avaliou-se que o nmero de participantes na Oficina de Diagnostico Participativo foi baixo, surtindo pouco efeito a estratgia de multiplicao dos convites pelos entrevistados, a qual havia sido proposta durante as visitas. Porm todos os produtores/moradores que haviam sido visitados pela equipe compareceram, para o que se atribuiu grande importncia ao agente externo a comunidade no processo de mobilizao de pessoas. Na atividade de encaminhamento de demandas, a participao foi um pouco menor, comparecendo parte do grupo de pessoas que estavam presentes primeira oficina. Posteriormente, a auto avaliao do trabalho explicitou que dentro da comunidade e nas relaes familiares existia uma diviso/especializao de tarefas, a qual no foi percebida inicialmente pela equipe do projeto. Ou seja, os participantes da primeira oficina eram lderes e/ou portavozes da comunidade e do grande grupo familiar observado nas visitas. A falta de percepo desta especializao de tarefas causou um descompasso na execuo trabalho pois (talvez) bastasse a participao dos lideres que representavam a comunidade oficina de diagnstico, enquanto (talvez) fosse mais significativo um maior envolvimento comunidade na atividade de encaminhamento de demandas, quando estavam presentes representantes da administrao municipal. b)Em relao aos tempos da comunidade Tratando-se de um trabalho de extenso comunitria, o qual teve como objetivo instrumental no impor formas e sim construir o trabalho junto, notou-se um descompasso de tempos entre a comunidade que buscava solues dos problemas e a equipe. A equipe ficou surpresa com a
2

do na da os

Mais recentemente obteve-se informao atravs de produtores do Descampado de que foi implantada uma linha de nibus para a regio, de que a Guarda Municipal Rural e Ambiental estendeu seu campo de rondas para a regio do Descampado e de que a AR14 realizou manuteno sobre as estradas vicinais locais. Os produtores no constituram uma associao; apenas um pequeno grupo, o mesmo do incio de nossas visitas e o que estava sempre presente s oficinas, continua a preservar o dilogo com o poder pblico, participando inclusive de reunies do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e do Oramento Participativo (OP) para a rea rural. Destaca-se ainda, que o Projeto alcanou a mdia interna (Jornal da Unicamp) e externa (Informativo CEASA e Jornais) e que o mesmo esteve presente em alguns eventos, a exemplo do Workshop de Sistemas Locais de Segurana Alimentar, da Pr-conferncia Municipal de Meio Ambiente no tema Agricultura e preservao do meio ambiente e da Universidade de Portas Abertas (UPA); no primeiro por meio de palestra e nos dois ltimos por meio de psteres.

12 rapidez de articulao da comunidade com as instituies que buscava dialogar (Associao Pedra Branca e GDR). Embora a literatura de atividades extensionistas destaque o descompasso entre comunidades rurais e equipes de extenso, atribuindo maior lentido s primeiras, notou-se que neste caso, a comunidade rural respondia mais rapidamente s possibilidades de dilogo com o poder pblico do que a equipe de extensionistas podia atender por estar vinculada a outras atividades acadmicas. Possveis justificativas para tal fato decorrem da urgncia da comunidade em solucionar seus problemas, da facilidade de contato com o poder pblico e de um comportamento que segue mais um ritmo urbano, devido proximidade de um grande centro urbano, do que um ritmo rural. c)Em relao s tcnicas participativas Devido a inexperincia do grupo em realizar atividades de extenso comunitria, em particular prticas de diagnostico participativo, notou-se que, mais importante do que cumprir as recomendaes tcnicas a serem utilizadas ter a sensibilidade de avaliar os nveis de envolvimento, o grau de comunicao e o perfil do grupo de interlocuo encontrados na comunidade. Deste modo, a aplicao do mtodo escolhido deve funcionar como facilitador do processo e no simplesmente como uma regra a ser obedecida. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARRAES, N.A.M. Planejamento participativo. Apostila da disciplina FA974 Tcnicas de planejamento. 2002. BLANCHET, A. et all. Tcnicas de investigacin en ciencias sociales: Datos, observacin, entrevista, cuestionario. Madri: Narcea, 1989. (Entrevistar, 87-130; Encuestar, 131-182) BUARQUE, C.S.. Construindo o desenvolvimento local sustentvel. Metodologia de Planejamento. Rio de Janeiro: Garamond, 176 p. 2002. BROSE, M. Metodologia participativa: uma introduo a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo, 2001. CAMPINAS. CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE CAMPINAS. Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. Campinas: Centro de Comunicao Rural (CECOR)/SAA?CATI. 18p. 2000. CERQUEIRA, R.R.. Jogos pedaggicos na capacitao das organizaes de produtores. Srie Cadernos Metodolgicos n 2. Recife: Banco do Nordeste, 124p. 1996. CIQUEIRA, J.H.A. de; SCHAUM, N.M.. Pesquisa-ao: fundamentos do planejamento e do diagnstico em comunidades rurais. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 30p. 2000. DEMO, P.. Metodologia cientfica em cincias sociais. 3a ed. So Paulo: Atlas, 255p. 1995.

13 ETGES, V.E.. Desenvolvimento rural: potencialidades em questo. Santa Cruz do Sul., p83. 2001. FREIRE, P.. Extenso ou Comunicao? 4. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. GANDIN, D.. A posio do Planejamento Participativo entre as ferramentas de interveno na realidade. Currculo sem Fronteiras, v.1,n.1, jan/jun 2001. Disponvel em: <www.curriculosemfronteiras.org> Acesso em: 23 fev. 2004. GEIFUS, F.. 80 Herramientas para el desarrollo participativo. El Salvador: Prochalate/IICA, 1997. GOODE, W.J. e HATT, P.K. Mtodos em pesquisa social. So Paulo: Nacional, 1969. (Cap.11/12 Questionrio, Cap.13 Entrevista) GRAZIANO da SILVA, J.. O novo rural brasileiro. Campinas: IE/UNICAMP, 151p. 2002. ITURRA, R.. Letrados y campesinos: el mtodo experimental em la antropologa econmica. In: SEVILLA GUZMM, E.; GONZLEZ DE MOLINA, M. (eds.). Ecologa, campesinato e historia. Madrid: La Piqueta, 1993. p. 131-152. LUPA da SAASP/CATI. Levantamento Censitrio de Unidades de Produo Agropecurio, 1996. NOGUEIRA, O. Pesquisa social: introduo s suas tcnicas. So Paulo: Nacional, 1969. (Cap.11 A entrevista, Cap. 12 O questionrio) Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (2000) ROMANO, O.J.; PETERSON, P. (org.). Abordagens participativas para o desenvolvimento local. Rio de Janeiro: AS-PTA Action aid Brasil, 144p. 1999. SELLTIZ, C. et all. Mtodos de pesquisa nas relaes sociais. So Paulo: Herder, 1967. (Cap.7 Coleta de dados) THIOLLENT, M.. Pesquisa-ao nas organizaes. So Paulo: Atlas, 135p. 1997. VINACUA, B.V. Tcnicas de investigacin social. I:Recogida de datos. Barcelona: PPU, 1989. (Cap.11 - La entrevista, Cap.12/13 El cuestionario, Cap.15 Tcnicas de anlisis de los procesos de interacin grupal)

S-ar putea să vă placă și