Sunteți pe pagina 1din 5

1.

As guas usadas para lavar roupas, dar descarga, tomar banho e lavar louas, aps usadas, so chamadas de: ( ) guas sujas. ( ) barro. ( ) guas potveis. ( ) guas servidas. 2. O destino mais adequado para os despejos lquidos de uma casa : ( ) a valeta. ( ) o quintal. ( ) o esgoto. ( ) a reutilizao, sem tratamento, na prpria casa. 3. Microorganismos patognicos so aqueles que: ( ) fazem parte da gentica dos patos. ( ) causam problemas apenas em patos e outras aves. ( ) so causadores de doenas. ( ) no causam doenas na maioria das pessoas. 4. Se as guas de um rio contm coliformes fecais isso indica que: ( ) nele desembocam esgotos. ( ) suas guas so apropriadas para consumo humano. ( ) pode-se tomar banho nesse rio. ( ) as guas desse rio so muito frias. 5. O Schistosoma mansoni o verme causador da ( ) clera ( ) esquistossomose. ( ) amebase. ( ) giardase. 6. A clera provoca: ( ) diarria e forte desidratao. ( ) coceiras insuportveis na pele. ( ) fragilidade de todos os ossos do corpo. ( ) dores nas orelhas e entupimento do nariz. 7. Amebase e giardase tm como sintoma: ( ) vermelhido da pele. ( ) diarria. ( ) nariz escorrendo. ( ) dor nas articulaes. 8. A esquistossomose, a clera, a amebase e a giardase so doenas transmitidas: ( ) pelo mosquito Aedes aegypti. ( ) por aperto de mo. ( ) pela gua contaminada. ( ) pelo uso de banheiros pblicos.

9. A fossa seca: ( ) deve ficar prxima do poo de gua. ( ) deve ser feita longe do poo de gua. ( ) pode ficar longe ou perto do poo de gua. ( ) pode ser feita aproveitando o prprio buraco do poo de gua. 10. Nos locais em que no h tubulao de esgoto, o ideal que as guas servidas sejam descartadas em: ( ) uma valeta. ( ) um jardim. ( ) uma fossa absorvente. ( ) um tanque sptico. 11. Uma estao de tratamento de esgotos: ( ) a mesma coisa que uma estao de tratamento de gua. ( ) muito cara e, por isso, no deve ser construda em nenhum municpio. ( ) armazena para sempre todos os resduos lquidos que uma cidade produz. ( ) permite diminuir o prejuzo que as guas servidas causariam ao meio ambiente. 12) Em um sistema para tratamento de gua, descreva os seguintes termos tcnicos:

- Captao de gua. - Reservatrio de gua tratada. - Coagulao. - Floculao. - Decantao. - Filtrao. - Correo do pH. - Desinfeco. - Fluoretao.

GABARITO QUESTIONRIO SAIDA DE CAMPO (GUA 6 ANO).


1. As guas usadas para lavar roupas, dar descarga, tomar banho e lavar louas, aps usadas, so chamadas de: guas sujas. barro. guas potveis. guas servidas. 2. O destino mais adequado para os despejos lquidos de uma casa : a valeta. o quintal. o esgoto. a reutilizao, sem tratamento, na prpria casa. 3. Microorganismos patognicos so aqueles que: fazem parte da gentica dos patos. causam problemas apenas em patos e outras aves. so causadores de doenas. no causam doenas na maioria das pessoas. 4. Se as guas de um rio contm coliformes fecais isso indica que: nele desembocam esgotos. suas guas so apropriadas para consumo humano. pode-se tomar banho nesse rio. as guas desse rio so muito frias. 5. O Schistosoma mansoni o verme causador da clera esquistossomose. amebase. giardase. 6. A clera provoca: diarria e forte desidratao coceiras insuportveis na pele. fragilidade de todos os ossos do corpo. dores nas orelhas e entupimento do nariz. 7. Amebase e giardase tm como sintoma:

vermelhido da pele. diarria. nariz escorrendo. dor nas articulaes. 8. A esquistossomose, a clera, a amebase e a giardase so doenas transmitidas:

pelo mosquito Aedes aegypti. por aperto de mo. pela gua contaminada. pelo uso de banheiros pblicos. 9. A fossa seca: deve ficar prxima do poo de gua. deve ser feita longe do poo de gua. pode ficar longe ou perto do poo de gua. pode ser feita aproveitando o prprio buraco do poo de gua. 10. Nos locais em que no h tubulao de esgoto, o ideal que as guas servidas sejam descartadas em: uma valeta. um jardim. uma fossa absorvente. um tanque sptico. 11. Uma estao de tratamento de esgotos: a mesma coisa que uma estao de tratamento de gua. muito cara e, por isso, no deve ser construda em nenhum municpio. armazena para sempre todos os resduos lquidos que uma cidade produz. permite diminuir o prejuzo que as guas servidas causariam ao meio ambiente.

12) Captao de gua: refere-se ao local de tomada de gua do manancial e compreende a primeira unidade do sistema de abastecimento. Pode ser de diversos tipos: via adutora, poos profundos (artesianos), rasos (freticos) ou ainda superficial (diretamente de cursos dgua). Reservatrio de gua tratada: local a que se destina a gua em processo final de tratamento, onde ir receber o cloro residual (recebe este nome pois deve permanecer em contato com o liquido at a chegada nas tubulaes residenciais) Coagulao: etapa do tratamento no qual a gua passa por um depsito com o alcalinizante, cal hidratado e o coagulante, sulfato de alumnio. Estas substncias absorvem as partculas slidas (impurezas) que esto na superfcie da gua, juntando em forma de flculos. Floculao: aps a coagulao, a gua conduzida para os tanques floculadores. Com a agitao mecnica, as partculas dissolvidas formam flocos, que, mais pesados, vo para o fundo do tanque. Decantao: aps a floculao, a gua fica em repouso, e os flocos vo aos poucos sedimentando, ao final, os flocos so retirados e a gua fica praticamente limpa. Filtrao: no processo seguinte do tratamento, a gua encaminhada para um filtro de areia, formado por varias camadas de espessura que vai reduzindo-se progressivamente, limpando as partculas que no foram eliminadas no decantador. Correo de pH, desinfeco e fluoretao: a gua, aps filtrao, recebe cloro (para eliminar microorganismos que ainda possam existir), flor (que diminui a incidncia de cries dentrias) e, novamente, cal, que corrige o pH da gua.

S-ar putea să vă placă și