Sunteți pe pagina 1din 18

C

ADERNOS eletrnicos
Como usar e gerenciar seus e-mails

Programa Acessa So Paulo


O Programa AcessaSP uma iniciativa do Governo do Estado de So Paulo e tem como misso garantir o acesso democrtico e gratuito s tecnologias de informao e comunicao, facilitando o uso dos servios de governo e produo de conhecimento, promovendo os processos de participao pblica e redes sociais para o desenvolvimento econmico, social, pessoal e da cidadania. Para cumpri-la, o Governo do Estado criou os Postos do AcessaSP, espaos com acesso gratuito internet. Para facilitar o uso dos equipamentos e atender a necessidades especcas, os usurios contam com monitores capacitados e comprometidos com o projeto para auxili-los. Esses monitores tambm so responsveis pela gesto dos Postos. Alm disso, o Acessa So Paulo desenvolve uma srie de atividades e projetos que amplicam e potencializam o impacto positivo que as tecnologias da informao e comunicao podem oferecer populao do Estado de So Paulo, tais como divulgao e facilitao do uso de servios de governo eletrnico, produo de contedo digital e no-digital para a capacitao e informao da populao atendida, promoo de aes presenciais e virtuais que possam contribuir para o uso cidado da internet e das novas tecnologias, fomento a projetos comunitrios com uso de tecnologia da informao, produo de pesquisas e informaes sobre incluso digital. Outra preocupao do AcessaSP trazer inovao para todas as atividades que executa e nos campos em que atua, em um processo de melhoria contnua que abrange desde a introduo de prticas de qualidade, elementos da cybercultura, da colaborao e da internet 2.0 at aes de interveno social para a promoo do desenvolvimento e incluso social. Com essa nalidade, desenvolvemos produtos como os MiniCursos Acessa, Dicionrios de LIBRAS, a Rede de Projetos e a Capacitao de monitores e lideranas comunitrias. As comunidades providas de um Posto so estimuladas a desenvolverem projetos e atividades que utilizem os recursos da tecnologia de forma criativa e educativa. Para isso, foi criado o portal na internet, para que os usurios dos Postos possam disponibilizar contedos elaborados pela comunidade e assim produzir conhecimentos prprios.

www.acessasp.sp.gov.br

Introduo
Este Caderno foi redigido para auxiliar voc a usar e gerenciar seus e-mails. Nas prximas pginas voc saber como se cadastrar em um webmail gratuito; congurar contas de correio eletrnico em seu computador; criar, enviar e receber uma mensagem e organiz-las em pastas. Ter tambm oportunidade de aprender como enviar mensagens para mais de uma pessoa com endereos ocultos ou aparentes (cpias Cco e Cc); anexar arquivos em suas mensagens; salvar, imprimir, mover ou repassar uma mensagem importante; como excluir aquelas sem importncia ou recuperar aquelas que foram excludas indevidamente. Saber como bloquear endereos indesejveis; aprender sobre a importncia de no repassar mensagens falsas; de organizar um catlogo de endereos; como fundamental manter o sigilo de nossas senhas e tambm o quanto importante sermos polidos, claros e objetivos ao redigirmos nossas mensagens. Ao nal, organizamos um glossrio com os principais termos da informtica e da internet utilizados neste Caderno e uma seo de links para mais referncias sobre os temas abordados.

ndice
1. Webmails e programas de e-mail 2. Como escolher um servidor de webmail 3. Como cadastrar uma conta de webmail 4. Congurando sua conta de e-mail 5. Conhecendo programas de e-mail 6. Como utilizar um e-mail 7. Netiqueta na comunicao dos e-mails 8. Criando catlogos e bloqueando e-mails 9. Como organizar e-mails em pastas 10. Como guardar e encaminhar e-mails 11. Gerenciamento da lixeira 12. Como enviar, receber e salvar anexos Remisso entre cadernos e links na internet Glossrio
Acesse a verso on-line dos Cadernos Eletrnicos no link:

5 5 6 7 8 9 10 11 12 13 13 14 15 16

www.acessasp.sp.gov.br/cadernos

COMO USAR E GERENCIAR SEUS E-MAILS

CADERNOS ELETRNICOS 1

1 Webmails e

programas de e-mail

2 Como escolher
um servidor de webmail

H diversas maneiras de se manusear mensagens eletrnicas. Entre elas podemos destacar como mais comuns a utilizao de um programa de e-mail instalado localmente em seu computador e por meio de endereos de Internet que cumprem funes semelhantes a esses aplicativos, chamados webmails. H vrios programas de e-mails no mercado, como: o Thunderbird (para Linux) e o Outlook Express (para Windows). Existem muitos servidores de webmails na Internet, como o Yahoo!, Gmail, Hotmail, Bol, IG, etc. A diferena bsica entre esses dois modos de manusear e-mails que, ao trabalhar com os webmails, voc pode acessar mais facilmente a sua conta de e-mail de qualquer computador conectado rede, basta utilizar um navegador de internet. Isso ideal quando voc compartilha um computador com vrios usurios. J para acessar sua conta por meio de um programa de e-mail fora de seu computador, voc necessita de conguraes especcas, nem sempre ao alcance do usurio. Nos webmails, suas mensagens residem no servidor e no em seu computador, aumentado assim a sua privacidade caso voc compartilhe o computador em casa, no trabalho ou na escola. Por isso os webmails sero o foco principal desse Caderno! Entretanto, o espao para armazenar suas mensagens em servidores de webmails gratuitos limitado e, apesar do espao oferecido ser suciente na maioria das vezes, talvez voc prera salvar as mensagens mais importantes e deixar sua conta sempre disponvel para receber novos e-mails. Falaremos sobre como salvar suas mensagens no Tpico 8 deste Caderno. Contas de e-mails em webmails tambm so bastante simples de utilizar, basta que voc se cadastre em algum servidor de webmail de sua escolha, como veremos nos prximos tpicos.

Qualquer pessoa pode ter um ou mais e-mails para se comunicar. Na internet existe uma srie de servidores que oferecem servios de webmail gratuitos. Para ter acesso a esse servio necessrio cadastrar-se em algum desses servidores. Para cadastrar uma conta de e-mail, voc deve acessar as URLs (endereos) da web (rede) que ofeream servios de webmails gratuitos. Para encontr-los, faa uma pesquisa em qualquer bom site de busca utilizando as palavras chaves webmail grtis. Ao realizar esta busca, voc provavelmente se surpreender com a quantidade de servidores que prestam esse servio. (Consulte tambm o Caderno 4: Navegao e pesquisa na internet para saber mais).

Pgina inicial do buscador Google: o mais completo da Internet na atualidade.

bom saber Uma conta de webmail pode ser acessada de qualquer computador que esteja ligado internet. Se voc compartilha o uso do computador, ter mais privacidade utilizando um servidor de webmail.

Navegue um pouco por esses sites e avalie os diferentes servios oferecidos para as contas de webmails gratuitos. Escolher bem um webmail para lhe prestar servios de correio eletrnico semelhante a escolher uma escola para voc estudar ou para educar seu lho. Voc no escolheria qualquer uma, escolheria? Provavelmente consideraria fatores como: a distncia da escola at a casa, a qualidade das instalaes, o tamanho do espao para estudos e lazer, os recursos humanos, a segurana, etc. Avaliaes parecidas tambm devem ser feitas em relao aos servios prestados pelo servidor de webmail que voc escolher. Procure saber, por exemplo: qual o espao destinado s mensagens do usurio? Quanto maior for, melhor para receber mensagens com arquivos anexados e para armazenar e-mails importantes. Eles possuem antivrus on-line

CADERNOS ELETRNICOS 1

COMO USAR E GERENCIAR SEUS E-MAILS

que permite examinar automaticamente todos os anexos recebidos antes de abri-los? (Consulte o Caderno 8: Navegao segura). Podem tambm ser acessados como contas POP? Possuem corretor ortogrco? Contam com recursos de ltragem para bloquear endereos indesejveis? Tm catlogo de endereos? Permitem denir uma assinatura? Qual o idioma utilizado? Nos prximos tpicos voc ver que vrias dessas ferramentas so bastante teis para gerenciarmos nossas contas de e-mail.

O Gmail, webmail do Google, desde maro de 2007, permite inscrio sem convite de outros usurios j cadastrados e a qualidade e ecincia dos servios que ele oferece valem uma ateno especial. A inscrio, ou cadastro, no Gmail muito semelhante dos demais servidores de webmail que existem pela internet.

3 Como cadastrar
uma conta de webmail

Dica Procure descobrir se o webmail de sua escolha oferece: um bom espao para armazenar mensagens, antivrus, corretor ortogrco, ltros para bloquear SPAMs, catlogo de endereos e se apresentado em Lngua Portuguesa.
Voc pode abrir quantas contas de email precisar ou desejar. Mesmo que tenha escolhido outro servidor para prestar esse servio, essas so algumas das vantagens de ter uma conta no Gmail:

Para possuirmos uma conta de e-mail nos servidores que oferecem servios de webmails gratuitos, precisamos preencher uma espcie de cadastro. Contam tambm com um termo de compromisso, uso ou adeso estipulando um conjunto de regras para o uso desses servios. Em geral, os termos de adeso seguem um mesmo padro. Sua leitura aconselhvel para que voc possa conhecer as normas estabelecidas para a utilizao dos mesmos. O cadastro s permitido se voc aceitar esse termo e, geralmente, ser exigido que manifeste explicitamente que voc leu e concorda com as regras e normas apresentadas por meio do clique de um boto ou link na cha de cadastro que se est preenchendo na tela. Mesmo em diferentes webmails, os campos para preenchimento so muito semelhantes.

Pgina inicial do Gmail: preciso clicar no link Inscrevase no Gmail para efetuar o cadastro.

1- Possui mais de 2,5 gigas de amarzenamento de mensagens, de forma que voc dicilmente precisar apagar e-mails por falta de espao; 2- Permite organizar os e-mails em pastas; 3- Conta com um sistema de busca interno, que permite voc buscar as mensagens por palavrachave dentro do seu webmail; 4- Agrupa os e-mails de um mesmo assunto, de forma que voc possa ver todas as mensagens, como se fosse uma conversa ou frum; 5- Possui um programa de comunicao instantnea (similar ao MSN) dentro da sua caixa de en-

Todos os cadastros solicitaro que voc fornea seus dados pessoais como: nome, sobrenome, sexo, data de nascimento, endereo, prosso, etc.

COMO USAR E GERENCIAR SEUS E-MAILS

CADERNOS ELETRNICOS 1

trada, chamado Gtalk. Com esse programa, voc pode conversar com todos os seus contatos que tambm tm contas no Gmail; 6- O Google oferece vrios outros servios online, como calendrios, organizadores, editor online de texto e de planilhas, que se tornam mais funcionais quando conectados a um e-mail (apesar de que, para utilizar esses servios, voc pode se cadastrar com outro endereo de e-mail que no do Gmail). Para saber mais acesse o Caderno 10: Web 2.0 e aplicativos on-line. 7 - No existem pop-ups nem anncios de banner irrelevantes no Gmail. Os anncios e as e informaes relacionadas so relevantes s suas mensagens; assim, eles podem ser teis.

4 Congurando
sua conta de e-mail

No Gmail, as mensagens recebidas em resposta a um mesmo assunto so agrupadas em cascata, uma abaixo da outra na seqncia em que foram recebidas. O resultado disso maior praticidade para ler e se interar dos temas.

Todo e-mail composto por: um nome de usurio (login), pelo smbolo @ (arroba) que signica em (at em ingls), pelo nome do servidor e por uma ou mais extenses que servem para identicar a categoria e o tipo de organizao a que ele pertence. Assim, a extenso com signica que o e-mail um endereo comercial; org identica emails de organizaes no-governamentais; gov utilizada para endereos de instituies governamentais. Excetuando-se servidores registrados por entidades norte-americanas, todos os outros endereos de e-mails tm ainda a extenso com a sigla do pas de origem como, por exemplo, br para indicar Brasil, pt para indicar Portugal, fr para indicar Frana, etc. Voc precisa tomar alguns cuidados ao preencher os Dados de sua conta: em primeiro lugar, escolha um login representativo, que seja adequado para as funes que voc deseja utiliz-lo. Por exemplo: se esse e-mail for para ns prossionais, escolha um login formado de preferncia pelo seu nome e/ou iniciais de seu nome; no entanto, se for um e-mail para mandar piadas aos amigos, pode ter um apelido inusitado, sem mais compromissos. Lembre-se de que no possvel haver dois endereos de e-mail iguais dentro do mesmo servidor e de que a internet e os e-mails j existem h algumas dcadas. Assim, bem possvel que grandes servidores j tenham em seus cadastros nomes de usurio que voc tenha pensado em adotar. Neste caso, voc pode usar nmeros associados a seu nome para escolher um outro login. No momento em que voc cadastra uma conta de e-mail nos webmails gratuitos da rede, necessrio criar uma senha e conrm-la no campo indicado. Em geral, tambm pedido que voc preencha um campo de Dica de Senha. Trata-se de uma frase ou pergunta que tem o objetivo de fazer voc lembrar da senha escolhida. Boas senhas em geral so combinaes de iniciais de informaes junto a seqncias de nmeros que lhe sejam signicativos, sem necessariamente apresentar alguma informao. Exemplicando: se voc mora em Parelheiros, trabalha em Santo Amaro e vai e vem para o trabalho no mesmo nibus da linha 3885, uma boa senha seria PSA3885.

CADERNOS ELETRNICOS 1

COMO USAR E GERENCIAR SEUS E-MAILS

Todas as vezes que voc acessar o seu e-mail, sua senha ser requisitada. Mas, caso voc venha a esquec-la, no se preocupe. Os webmails oferecem uma maneira de voc recuper-la: basta clicar em Esqueceu a senha? (ou similares) e voc ter acesso pgina com a Dica de senha que foi registrada no momento do cadastro no servio do webmail. Durante o preenchimento de seu cadastro, na maioria dos webmails gratuitos aparecer uma janela com questes sobre seus interesses com o intuito de enviar-lhe correspondncia de produtos relacionados a seus interesses. Entretanto, voc pode desabilitar a funo que permite o recebimento desses e-mails promocionais, caso contrrio sua caixa de correio viver cheia de SPAMs.

5 Conhecendo

programas de e-mail

Existem algumas diferenas entre contas de webmail e contas que so cadastradas em programas de e-mails, como o Thunderbird e o Outlook Express. Hoje, a maioria dos webmails gratuitos permite que voc cadastre a sua conta num programa instalado no seu computador. Para isso, bastam algumas configuraes, como a habilitao do POP3 (servidor de entrada de e-mails) e do SMTP (servidor de sada de e-mails). Para alterar essas conguraes e preparar seu webmail para ser cadastrado num programa de e-mail, clique na opo Conguraes, Minha conta ou semelhantes, que geralmente se encontra na parte superior do navegador. Em seguida, leia com ateno as instrues do prprio servidor de webmail, marque as opes indicadas e lembre-se de salvar as alteraes antes de fechar o navegador. A imagem a seguir reproduz a tela principal do programa de e-mail Thunderbird.

Neste cadastro do Yahoo!, o item em destaque a autorizao, ou no, do recebimento de mensagens publicitrias (algumas delas SPAMs).

Cuidado! Sua senha como a chave de sua casa. Somente por meio dela voc pode ter acesso s suas mensagens. Evite senhas que contenham nomes de parentes ou conhecidos, mesmo que sejam escritos de forma invertida; evite datas de aniversrio, placa de carro, enm, qualquer coisa previsvel que algum mal-intencionado possa descobrir facilmente.

Softwares de gerenciamento de e-mails so recomendados para pessoas que enviam e recebem uma quantidade muito grande de mensagens.

Caso voc queira congurar o seu endereo de e-mail gratuito no Thunderbird, basta acessar o link http://br.mozdev.org/thunderbird. L, voc encontrar os links de cada um dos webmails gratuitos mais utilizados, com o passo-a-passo para congurar seus e-mails de forma clara e objetiva. Se voc escolher outro programa de e-mail, no se preocupe, a grande maioria funciona de forma bastante parecida.

COMO USAR E GERENCIAR SEUS E-MAILS

CADERNOS ELETRNICOS 1

6 Como utilizar
um e-mail

Para redigir uma mensagem, basta clicar em Escrever, Escrever E-mail, Nova Mensagem, Compor, etc. Uma nova janela se abrir com os campos especcos.

Estes so os campos para redigir uma mensagem: Para, Assunto, Cc (cpia), Cco (cpia oculta) e Mensagem.

Apesar de variar a disposio grca, os elementos que compem o menu da tela representada acima esto presentes na maioria dos servidores de webmails.

Para compor uma nova mensagem, voc deve preencher o primeiro campo com o endereo eletrnico do destinatrio. Os dois campos seguintes, cc (cpia de cortesia) e cco (cpia de cortesia oculta), podem ser utilizados caso voc deseje enviar cpias da mensagem para outras pessoas. No campo cc os endereos dos destinatrios sero visveis a todos que receberem a mensagem. Mas se voc no deseja divulgar os endereos dos outros destinatrios, deve usar o campo cco. Essa ltima forma mais indicada, pois evita que os endereos dos destinatrios sejam divulgados indevidamente, sem autorizao. O prximo campo o da linha do assunto (subject). Na atualidade, todo usurio de e-mail recebe uma grande quantidade de mensagens dirias. fundamental que voc preencha esse campo com bastante clareza e objetividade, pois isso facilitar a vida do leitor do seu e-mail e provavelmente aumentar a probabilidade de que ele selecione sua mensagem para leitura, antes de apag-la sumariamente. A linha de assunto deve funcionar como ttulo de sua mensagem, como se fosse a manchete de um jornal, ou seja, no campo assunto voc deve sintetizar a principal idia do contedo de seu e-mail e de preferncia de forma atrativa para que chame a ateno do destinatrio.

Para utilizar a formatao disponvel em seu programa de e-mail ou webmail, veja a tela de composio da mensagem do nosso exemplo: voc tem opo de selecionar o tipo de letra (fonte); o tamanho da letra; pode colocar palavras em negrito clicando na letra (N) ou (B); pode coloc-las em itlico clicando em (I); pode sublinh-las, clicando em (S). Voc pode ainda escolher diferentes cores para redigir as palavras ou pintar linhas clicando nos smbolos indicados. Mas certique-se de que o destinatrio de sua mensagem consegue ler mensagens com formatao. Evite redigir suas mensagens com letras maisculas, pois, de acordo com a etiqueta utilizada na internet (netiqueta), elas signicam que o redator est gritando. Portanto, s utilize letras maisculas se for absolutamente necessrio.

Quando responder a um e-mail, deixe um trecho da mensagem do remetente para que ele possa recordar mais rapidamente o assunto.

Sua mensagem j pode ser encaminhada, basta clicar em Enviar e uma cpia dela car salva na pasta Itens enviados, Sent ou similares. Ao redigir uma mensagem muito longa, que demande muito tempo, aconselhvel escrev-la em um editor de texto ou bloco de notas. Essa prtica saudvel pois, caso voc use uma conexo de linha discada, economiza na conta de telefone; caso utilize webmails, muitos tm um tempo de

CADERNOS ELETRNICOS 1

COMO USAR E GERENCIAR SEUS E-MAILS

segurana que expira automaticamente a conexo, caso voc efetue o login e deixe a conta sem atividade (sem clicar nas mensagens para l-las, por exemplo). Vencido esse tempo de segurana, comum que os servidores encerrem a conexo, nalizando automaticamente. Isso faz com que voc perca tudo o que digitou, caso no esteja atento. Para receber suas mensagens, o procedimento ainda mais simples: se voc usa uma conta de webmail, basta acessar a sua conta, efetuar seu login e as novas mensagens estaro na sua Caixa de Entrada. Em programas de e-mail se d o mesmo, porm voc pode tambm clicar em Receber Mensagens ou em funes semelhantes para que seus e-mails mais recentes estejam disponveis para leitura.

7 Netiqueta na

comunicao dos e-mails

Dica Procure escrever de modo simples e direto. Se deseja retorno imediato, indique tambm um nmero de telefone para contato. Muitas pessoas preferem tratar de assuntos urgentes por telefone.
Para responder a uma mensagem, clique em Responder e uma nova janela se abrir com o campo do destinatrio preenchido e com a mensagem original reproduzida. Para redigir sua resposta, voc pode utilizar os procedimentos indicados anteriormente. Deve-se apenas tomar o cuidado de apagar parte da mensagem anterior para que o arquivo no que grande demais.

Privacidade um atributo muito caro s pessoas. O simples fato de mandarmos e recebermos e-mails nos expe a um meio freqentado por milhes de usurios e, sem que desejemos, centenas de mensagens de propaganda de produtos e servios invadem nossa caixa postal. Para reduzirmos um pouco essa invaso desagradvel, podemos utilizar algumas ferramentas e adotar normas de conduta em nossas trocas de correspondncias. Como vimos no Tpico 6, possvel encaminharmos, ao mesmo tempo, a mesma mensagem de correio eletrnico para inmeros destinatrios, basta utilizarmos os campos Cc ou Cco. Em correspondncias trocadas no ambiente de trabalho, por exemplo, cujo assunto seja de interesse geral e deva ser discutido por todos, utilize o campo Cc para que os interessados saibam com quem esto dialogando e possam replicar a mensagem para os demais envolvidos. Quando voc no resistir ao impulso de enviar uma mensagem informal como uma piada, um protesto ou para divulgar uma informao para um grupo heterogneo, cujos membros no se relacionam entre si, aconselhvel no expor o endereo dos destinatrios, pois alm de indiscrio, voc estar favorecendo a proliferao de SPAMs. Neste caso, use o campo Cco. Se voc receber uma mensagem agressiva, irritante, ou que o deixe exaltado, nunca responda no calor da hora, pois pode arrepender-se depois e no haver como corrigir. Acalme-se, esboce uma resposta procurando se explicar ou buscar explicaes e salve-a na pasta Rascunho ou em um bloco de notas. Depois, releia sua resposta e avalie se vale a pena mand-la.

As novas mensagens geralmente vm identicadas de forma diferenciada, marcadas em negrito ou com um envelope fechado no lado esquerdo do assunto.

Como Fazer Caso voc tenha clicado em Nova mensagem ou em Responder e a opo Cco no estiver aparecendo no seu navegador, procure algum link de Opes ou Mais opes, e clique sobre ele. O navegador ser atualizado e os campos de Cc e Cco aparecero.

10

COMO USAR E GERENCIAR SEUS E-MAILS

CADERNOS ELETRNICOS 1

8 Criando catlogos
e bloqueando e-mails

Um catlogo de endereos uma ferramenta bastante til, que lhe poupa tempo ao enviar mensagens, evita que voc cometa erros ao digitar endereos e alguns programas de e-mails e webmails permitem que voc organize seus contatos por grupos, possibilitando a incluso de dados como telefones, endereos residenciais e comerciais, datas de aniversrios, etc. A imensa maioria dos webmails fornece essa ferramenta para que voc organize seus contatos. Para criar seu catlogo de endereos em seu webmail, clique em Lista de Endereos ou comando similar e uma janela ser aberta com as opes para se criar um grupo ou adicionar um novo contato.

Clique no link Opes no canto direito da tela e v em Bloquear endereos. Uma nova janela surgir para voc escrever o e-mail dos contatos que deseja bloquear.

Escreva o nome do contato que deseja bloquear no campo em branco e clique em Bloquear. Automaticamente o endereo de e-mail aparecer no campo de endereos bloqueados. Para desbloquear e-mails que foram bloqueados, basta selecionar o e-mail que deseja desbloquear e clicar no boto Desbloquear.

No Bol, ao clicar na opo Endereo, e depois em Adicionar novo endereo, uma janela ser aberta permitindo que voc insira os dados e salve-os.

Depois de organizar seu catlogo de endereos, todas as vezes que redigir uma nova mensagem, bastar selecionar dele o endereo dos destinatrios inclusos. Para diminuir o uxo de SPAMs, voc pode fazer uso de ltros que servem para bloquear estes e outros tipos de endereos indesejveis. Com a utilizao dos ltros voc pode bloquear tambm os usurios que vivem mandando boatos (hoax) sem nunca vericar se a mensagem verdadeira ou falsa e lotam as caixas de correios com lixo eletrnico. Para bloquear endereos indesejveis, procure nas opes de seu webmail um comando semelhante a Filtro ou Bloquear Mensagem. Veja o exemplo a seguir:

Como Fazer Verifique se o seu webmail permite a importao de dados. Alguns webmails, como o do Yahoo!, permitem que voc importe e exporte sua lista de endereos de um programa de e-mail ou aplicativo. Para isso, clique na guia Endereos, em seguida na opo Importar seus contatos de outro aplicativo, selecione o aplicativo do qual deseja importar seus endereos e, depois, clique em Continuar. Siga as instrues do Yahoo! para nalizar.

CADERNOS ELETRNICOS 1

COMO USAR E GERENCIAR SEUS E-MAILS

11

Como organizar e-mails em pastas

De um modo geral, os dados e informaes contidas nos computadores esto organizados em pastas e subpastas. Nos webmails e programas de e-mails isso tambm ocorre. As pastas nos auxiliam na organizao de nossas mensagens por temas, grupos, interesses, etc., e facilitam nossa tarefa de encontrar com maior rapidez uma correspondncia de que necessitamos.

Para excluir uma pasta, siga os mesmos procedimentos da operao de renomear, at o momento em que surgir a sua lista de pastas. Clique dessa vez no link Apagar, que segue o link Renomear. A janela atualizada automaticamente e a sua pasta ter sido excluda da lista original. importante comentar que o webmail do Yahoo! s exclui pastas vazias, ou seja, para apagar uma pasta com e-mails, voc deve primeiro acessar a referida pasta e excluir todas as mensagens que ela contm. Esse procedimento uma segurana para o usurio, pois, caso voc clique no link por engano ou se arrependa ao dar o comando apagar, no corre o risco de perder os e-mails que havia guardado.

Dica Organizar nossas mensagens eletrnicas em pastas especficas torna nossa leitura muito mais fcil, gil e o trabalho mais produtivo. Comece classicando as mensagens que deseja armazenar de acordo com os temas, por exemplo: crie uma pasta para todas as suas mensagens relativas a um determinado projeto e outra para armazenar piadas recebidas, caso deseje guardar algumas.
Trabalhar com pastas muito simples. Nos webmails, as operaes com pastas normalmente so acessveis por meio de um link prprio para isso. Acompanhe os passos no exemplo a seguir para o Yahoo!: Clique em Adicionar e uma pequena janela (prompt do script) ser aberta. Voc deve digitar um nome para a nova pasta no campo especco e clicar em Ok. Para renomear uma de suas pastas pessoais, clique no link Editar, ao lado de Adicionar, citado ainda h pouco. Aparecer uma lista com todas as suas pastas. Identique aquela que deseja renomear e clique no link Renomear. Uma pequena janela (prompt do script) ser aberta, na qual voc deve digitar um novo nome para a pasta no campo especco e clicar em Ok. A janela maior ser atualizada automaticamente e a pasta renomeada aparecer na lista original, j com o novo nome.

No Yahoo! possvel adicionar novas pastas de mensagens, renomear e apagar as j existentes.

Nos programas de e-mail, h sempre uma opo para criar novas pastas, seja no menu Arquivo ou no menu Ferramentas. No caso do Thunderbird, a opo ca no menu Arquivo, opo Novo, sub-opo Pasta. Ao acionar esta opo, uma nova janela abrir e voc dever escolher onde a nova pasta ou subpasta ser criada e que nome dar a ela. Esta operao tambm pode ser efetuada clicando com o boto direito sobre o item Pastas Locais. Para renomear uma pasta no programa de e-mail Thunderbird, clique com o boto direito do mouse, selecione a opo Propriedades e uma janela se abrir. Altere o nome da pasta e clique OK. Para excluir, siga o mesmo procedimento, selecionando a opo Excluir pasta.

12

COMO USAR E GERENCIAR SEUS E-MAILS

CADERNOS ELETRNICOS 1

10

Como guardar e encaminhar e-mails

Para guardar uma cpia eletrnica das mensagens recebidas ou enviadas que considera importantes, voc deve salv-las ou imprimi-las. Nos webmails, geralmente existe um comando especco para mover ou salvar mensagens. Os links e botes podem variar de nome, porm seguem um mesmo padro.

anexos. Para alterar essa opo, voc deve clicar em Ferramentas, na barra de menu, e depois em Opes. Uma nova janela se abrir. Clique em Edio e, na aba Geral, v ao campo Encaminhar como: e selecione a opo Junto ao texto da mensagem. importante voc saber que, diferentemente de outros programas de e-mail, o Thunderbird no permite que voc escolha encaminhar como texto ou como anexo a cada nova mensagem encaminhada. Nesse caso, voc ter que fazer o procedimento descrito acima cada vez que desejar mudar essa opo. Para imprimir uma mensagem que est em um webmail, abra a mensagem e, no menu do navegador (browser), clique em Arquivo e selecione a opo Imprimir. Uma janela abrir e, se as conguraes da impressora estiverem corretas, basta clicar Ok. (Consulte tambm o Caderno 6: Uso da impressora e tratamento de imagens para mais esclarecimentos sobre o tema). Caso queira imprimir uma mensagem que est em um programa de e-mail, basta abrir a mensagem e clicar no boto Imprimir da barra de ferramentas. A mesma janela de impresso do exemplo anterior aparecer, basta clicar Ok.

No Yahoo!, para mover uma mensagem de uma pasta a outra, basta selecion-la e indicar para onde deseja mov-la, clicando em Transferir e, depois, selecionando a pasta na qual deseja guardar a mensagem assinalada.

11 Gerenciamento
da Lixeira
Voc recebeu uma mensagem comunicando sobre um evento. Se esse evento lhe interessar, aconselhvel imprimir a mensagem e agendar-se para no perd-lo. Passado o evento, aconselhvel apagar a mensagem. Apagar os e-mails j lidos e que no sero mais teis um hbito saudvel, pois economiza espao em nossa caixa postal, que poder ser utilizado para receber novas mensagens. A maioria dos webmails congurada para apagar automaticamente as mensagens armazenadas nas pastas Lixeira e SPAMs (quando houver) depois de determinado tempo. Outros as esvaziam quando h pouco espao disponvel. Para saber como o servidor de seu webmail se comporta em relao ao armazenamento de mensagens, consulte o termo de adeso ou a ferramenta de Ajuda ou Help do seu webmail e verique qual a poltica adotada para com a lixeira e a pasta de SPAMs. Nos programas de e-mail, se voc tem certeza de que no precisar mais de determinada

Nos programas de e-mails como o Thunderbird e o Outlook Express, para mover uma mensagem para uma pasta diferente, basta clicar na mensagem e arrastar o mouse at a pasta escolhida. Voc tambm pode salvar suas correspondncias em um disquete ou CD, ou seja, fora das pastas do correio eletrnico, podendo apagar as mensagens j salvas e, assim, lev-las consigo para onde for (para saber mais sobre como utilizar o Thunderbird, acesse o link http://br.mozdev.org/thunderbird/). Para encaminhar uma mensagem como anexo, basta selecion-la e clicar depois no boto Encaminhar da barra de ferramentas. Em seguida digite o e-mail do destinatrio e a mensagem desejada nos campos especcos. Nos webmails, os procedimentos para encaminhar mensagens como anexo ou pass-las adiante (forward) no prprio corpo da mensagem so bem semelhantes. No Yahoo!, por exemplo, basta clicar na mensagem e, em seguida, no boto Encaminhar para escolher a opo desejada. No Thunderbird, o padro para encaminhar mensagens de que elas sejam enviadas como

CADERNOS ELETRNICOS 1

COMO USAR E GERENCIAR SEUS E-MAILS

13

mensagem, d um clique nela, marcando-a, e depois aperte as teclas Shift e Delete; a mensagem ser excluda denitivamente. Se voc no tem certeza, clique no cone Excluir, no menu no alto da tela. A mensagem ser transferida para a pasta Lixeira.

Dica Tanto nos webmails como nos programas de e-mails, quando exclumos um e-mail, ele no necessariamente apagado. Ele movido para a Lixeira e, se precisarmos dele, podemos ir at ela e recuper-lo. Para recuperar essas mensagens, nos webmails, basta clicar sobre ela para marc-la, selecionar uma nova pasta para que seja armazenada e concluir a operao. Para no ter problemas de perder mensagens importantes, imprima ou salve em um disquete as que devem ser guardadas.

Reveja o Tpico 5 deste caderno eletrnico. Nos webmails, aps redigir sua mensagem, clique no boto ou link Anexo, Inserir Anexo, Anexar Arquivos, Attachments ou algo similar e uma nova janela se abrir com um campo aberto e um boto intitulado Procurar ou Browser. Clique nele, e localize em seu computador o arquivo que deseja anexar mensagem. Quando voc encontr-lo, clique em Incluir, Inserir, Anexar Arquivos ou Upload. Dependendo do tamanho do arquivo, o processo da incluso pode levar alguns segundos ou minutos. Se quiser anexar mais de um arquivo, repita o processo.

bom saber Quanto maior o arquivo, mais dados. Conseqentemente, mais tempo se gasta para envi-lo e receb-lo por e-mail. CUIDADO! Nunca abra um anexo de uma mensagem sem antes passar o antivrus.
Aps inserir todos os arquivos desejados, voc retornar para a janela inicial, onde estava editando o e-mail. A partir de ento, poder continuar a edio da mensagem normalmente, anexar outros arquivos, remover arquivos anexados, etc. Clique em Enviar ou Send para nalizar o processo e encaminhar sua mensagem. Para enviar arquivos anexados utilizando programas de e-mails como o Thunderbird, clique no menu Anexar. Aparecer a mesma janela de seleo de arquivos mencionada anteriormente. Basta escolher um ou mais arquivos e clicar em Abrir. Pronto! Seus arquivos j estaro anexados sua mensagem. Voc pode identicar uma mensagem recebida com anexos se ela possuir o desenho de um clipe como os que utilizamos para prender papel. Geralmente esse clipe aparece ao lado do assunto ou do endereo do remetente da mensagem. Nos webmails, os anexos tambm podem vir como links. Mas ateno: nunca abra um arquivo anexo, especialmente os .doc e .exe, sem antes examin-lo com um programa de antivrus. (Consulte o Caderno 8: Navegao segura.) Com os navegadores de internet mais recentes, j podemos visualizar determinados tipos de arquivos sem abrir os programas que normalmente usaramos para acess-los. Por exemplo: se voc

12 Como enviar,

receber e salvar anexos

Como voc j sabe, entre as facilidades do uso do e-mail como forma de comunicao est a possibilidade de se enviar e receber arquivos anexados a um e-mail. Por exemplo, podemos enviar em formato digital um documento, uma foto, uma cano, um vdeo e qualquer coisa que a imaginao quiser e a informtica permitir, o que j bastante signicativo. Entretanto, o tamanho do arquivo pode se tornar um empecilho a seu envio. Os servidores costumam limitar o tamanho das mensagens de e-mails, da a necessidade de compactar os arquivos para poder garantir seu envio e recebimento. Para anexar arquivos s mensagens eletrnicas de webmails ou de programas de e-mail necessrio comear compondo a mensagem.

14

COMO USAR E GERENCIAR SEUS E-MAILS

CADERNOS ELETRNICOS 1

recebe um documento de imagem como anexo, ela aparece em tamanho reduzido no corpo do e-mail. O Mozilla Firefox, contudo, no exibe os anexos diretamente no navegador. Neste caso, tambm imprescindvel que seu antivrus esteja atualizado e que as conguraes de seu computador estejam habilitadas para vericar a presena de vrus antes de carregar o arquivo. Para visualizar ou salvar esses arquivos anexados nas mensagens dos webmails, necessrio clicar nos clipes ou nos links com o boto direito e escolher a opo Download ou Baixar Arquivo. Uma janela abrir perguntando se voc deseja Abrir com: ou Salvar o arquivo em questo. Caso queria apenas ver o contedo do arquivo, marque a opo Abrir com:, escolha na caixa de dilogo o programa pelo qual deseja abrir o anexo e clique em OK. No Thunderbird, os arquivos podem estar inseridos no prprio corpo da mensagem, como um arquivo de uma foto ou de um som. Tambm podem vir anexados mensagem. Diferentemente dos webmails e de outros programas de e-mail, no Thunderbird voc visualizar o arquivo no corpo do e-mail, porm no haver um clip indicando que a mensagem tem arquivos anexados. O arquivo em anexo estar listado na parte inferior da tela, dentro do campo Anexos. Para abri-lo, voc deve clicar sobre o arquivo duas vezes. Uma nova janela se abrir e voc poder escolher por qual programa deseja abrir o arquivo.

Remisso entre os Cadernos Eletrnicos


Caderno 2: Editorao e processamento de textos. Caderno 4: Navegao e pesquisa na internet. Caderno 6: Uso da impressora e tratamento de imagens. Caderno 8: Navegao segura. Caderno 10: Web 2.0 e aplicativos on-line

Links na internet
Webmails gratuitos:
www.yahoo.com.br www.gmail.com www.hotmail.com www.ig.com.br www.bol.com.br www.click21.com.br

Sites de busca:
www.google.com www.altavista.com www.cade.com.br www.yahoo.com.br www.achei.com.br www.aonde.com.br www.farejador.ig.com.br www.bondfaro.com.br

bom saber Alguns webmails oferecem a seus usurios discos virtuais (tratase de um espao extra no servidor onde voc pode armazenar arquivos recebidos). Voc pode acessar esses arquivos de qualquer computador conectado internet.
Mos obra! Agora que voc j sabe como abrir uma conta de e-mail, enviar uma mensagem e muitas outras funes desse fabuloso recurso da Internet, que tal se cadastrar em um webmail, criar uma conta de correio eletrnico e enviar uma mensagem para um amigo, um rgo pblico do qual voc deseja obter alguma informao, fazer alguma reclamao, etc.? Bom trabalho!

Cursos online:
http://minicursos.futuro.usp.br/minicursos/
- para aprender mais sobre netiqueta;

http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060610. php - utilizando o Gmail para gerenciar contas do


Yaho o! e de outros servios de e-mail;

http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20050421. php - Uma alternativa para criar grupos de contatos


no gmail;

http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060504. php - Correio Eletrnico: Uso da Auto-Resposta.

Softwares de e-mail:
o Thunderbird.

http://br.mozdev.org/thunderbird/ - para baixar

CADERNOS ELETRNICOS 1

COMO USAR E GERENCIAR SEUS E-MAILS

15

Glossrio
Aplicativos: programas de computador; softwares. At: uma preposio de lugar; foi por isso que, em 1971, nos Estados Unidos, os criadores do correio eletrnico, ao estipular que era necessrio separar o nome da caixa postal do local que a hospeda, escolheram o smbolo @. Attach: palavra originria do francs attacher, que signica anexar. Browser: navegador, programa para abrir e exibir as pginas da web (como o o Mozilla Firefox, o Internet Explorer, etc.). Cc: na Lngua Portuguesa a sigla da expresso cpia de cortesia. Indica que a mensagem segue com cpia para algum. A sigla se originou da abreviatura da expresso inglesa carbon copy, herana da era das mquinas de datilograa, quando se produziam cpias usando papel carbono. Cco: em portugus a sigla de cpia de cortesia oculta, originria da expresso inglesa blind courtesy copy. Conexo de banda-larga: a conexo da internet por cabos que permite uma maior, mais intensa e mais rpida transmisso de dados. Download: em ingls, load signica carga e down para baixo; fazer um download signica baixar um arquivo de um servidor, ou seja, descarregar um arquivo para o nosso computador. E-mail ou Eletronic-mail: correio eletrnico. Forward: passar adiante, quando encaminhamos uma mensagem para algum. Freeware: qualquer software (programa) oferecido gratuitamente na rede ou nas publicaes especializadas em suportes como CD-ROM. A palavra inglesa free, signica livre. FTP: (Protocolo de Transferncia de Arquivo - File Transfer Protocol) - o padro para transao de arquivos recomendado pela W3C World Wide Web Council Comit responsvel pela gerncia da internet. Este servio a forma mais segura e rpida para transmisso de arquivos e est disponvel em todos os servidores de internet. Hoax: boato, mensagem falsa que circula na net. Http: acrossemia de Hyper Text Transfer Protocol ou Protocolo de Transferncia de Hipertexto. o protocolo que permite o funcionamento da interface grca da Internet, esta que mais conhecida e que permite a transmisso de textos, fotos e grcos de uma maneira simples e rpida. Internet: rede mundial de computadores. Trata-se de uma rede planetria de computadores que cooperam entre si. Esta cooperao baseia-se em protocolos de comunicao, ou seja, convenes de cdigos de conversao entre computadores interligados. Link: ligao, elo, conexo. Na internet um endereo que aparece sublinhado, ou em uma cor diferente da cor do restante do texto, que permite a conexo com um novo site, com um simples toque do mouse. Login: reconhecimento. Esse termo usado para identicar o seu nome ou nick no endereo de e-mail e ao mesmo tempo a operao pela qual o usurio identicado pelo site, ou seja, reconhecido. Online: ligado, conectado rede. POP: em ingls, a sigla signica Post Ofce Protocol, (Protocolo de correio), ou seja, um conjunto de regras que dene o que o servidor se obriga ou se permite fazer desde que as requisies feitas a ele estejam de acordo com essas regras. Simplicando: por meio desse protocolo que possvel receber as mensagens no programa de e-mail instalado em seu computador, enviadas pelo seu servidor. Servidores: empresas que possibilitam o acesso para a comunicao e transmisso de dados na rede. Shareware: software que funciona para teste. Se o usurio gostar, adquire o programa pagando uma taxa. Site: palavra inglesa que signica lugar. O site o lugar onde as pginas da web podem ser encontradas. SMTP: Send Mail Transfer Protocol ou Protocolo de Envio de Transferncia de Correio, o sistema utilizado para controlar a sada de e-mails do programa de e-mail e a chegada dessas mensagens no servidor. Software: aplicativos, programas de computador. SPAMs: so e-mails indesejveis de propagandas, correntes, alertas falsos de vrus, esquema de vendas piramidais, etc. Esses e-mails congestionam o trfego da Internet e lotam nossa caixa de correio. O termo teve origem em um programa de uma srie inglesa de comdia Monty Pyton, no qual, em um bar, um bando de vikings pedia repetidamente por SPAM, uma marca de um presunto enlatado americano. Upload: o inverso de download, ou seja, signica carregar um arquivo de nosso computador para enviar para algum descarregar em outro computador. URL: sigla de Uniform Resource Locator, Localizao Universal de Recursos. o endereo na internet. As URLs so usadas por navegadores da web para localizar recursos na internet. Uma URL especica o protocolo a ser usado para acessar o recurso, como http para uma pgina da World Wide Web, ou ftp para um site de FTP e o nome do servidor no qual o recurso reside. Webmail: correspondncias eletrnicas na rede. As mensagens podem ser lidas numa tela do browser, sem a necessidade de um programa especco. WWW: abreviatura de World Wide Web, a expresso da interface grca da internet. Uma traduo possvel seria teia de alcance mundial (world wide signica grande como o mundo e web signica teia, rede). A www foi o mecanismo que permitiu a exploso da internet porque possibilitou a construo das pginas grcas, bonitas, coloridas, compostas com as fotos e animaes que podemos ver hoje. Alm disso, sua maior caracterstica a possibilidade de navegao por meio de links.

16

COMO USAR E GERENCIAR SEUS E-MAILS

CADERNOS ELETRNICOS 1

Comunicar Preciso
Dizemos que um cmodo da casa se comunica com outro. Mas comunicar-se para partilhar informaes, trocar mensagens e idias uma qualidade essencialmente humana. Poderamos mesmo dizer que quanto mais nos comunicamos, mais nos humanizamos. Pessoalmente podemos falar com nossas mos, com nossos olhos, com o nosso corpo todo, mandando mensagens de afeto, de raiva, de dor, de felicidade. Mas quando distantes temos de utilizar outros meios para nos comunicar: telefone, correspondncias impressas, eletrnicas, etc. Nos dias de hoje, as cartas e outros tipos de correspondncias impressas ainda so bastante utilizados; entretanto, uma nova modalidade de correspondncia vem se impondo com muita fora no cotidiano das pessoas do mundo todo: as correspondncias eletrnicas, ou e-mails. O e-mail uma forma muito eciente e barata para se enviar e receber mensagens simples ou com arquivos digitalizados de textos, imagens, udio ou vdeo de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora. Entre todos os recursos da internet, o correio eletrnico o mais empregado. Neste Caderno voc aprender um pouco como criar, congurar e gerenciar seus e-mails e, por meio desta poderosa ferramenta, passar a fazer parte do mundo eletrnico da rede mundial de computadores.

www.acessasp.sp.gov.br

CADERNOS ELETRNICOS 1

COMO USAR E GERENCIAR SEUS E-MAILS

17

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO


Governador Secretaria de Estado da Casa Civil Jos Serra Rubens Lara

IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE SO PAULO

Diretor-Presidente Chefe de Gabinete

Hubert Alqures merson Bento Pereira

Rua da Mooca, 1921, Mooca CEP 03103-902 So Paulo/SP Tel.: Grande SP (11) 6099-9725 Demais localidades 0800-123-401 sac@imprensaocial.com.br www.imprensaocial.com.br

PROGRAMA ACESSA SO PAULO

Coordenadores

Maria Amlia K. Fernandes Ricardo Kobashi

Rua da Mooca, 1921, Mooca CEP 03103-902 So Paulo/SP Tel.: (11) 6099-9579 / 6099-9641 e-mail: acessa@sp.gov.br www.acessasp.sp.gov.br www.acessasp.sp.gov.br/cadernos

ESCOLA DO FUTURO - USP

Reitora Vice-Reitor Pr-Reitora de Pesquisa Superviso Cientca Coordenao Editorial e Pedaggica Coordenao de Produo Roteiro, Pesquisa e Redao

Suely Vilela Franco Maria Lajolo Mayana Zatz Brasilina Passarelli Drica Guzzi, Hernani Dimantas e Carlos Seabra Drica Guzzi e Tssia Nunes Tssia Nunes Paula Buratini Maria da Conceio C. Oliveira

Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, Trav. 4 - Bloco 18 CEP 05508-900 So Paulo/SP Tel.: (11) 3091-6366 / 3091-9107 www.futuro.usp.br www.lidec.futuro.usp.br

Projeto Grco/DTP Web Designer Ilustrao da Capa Reviso Colaborador

Ronald Chira e Ludimyla Russo Araciara Teixeira Francisco S Godinho (Kiko) Marina Iemini Atoji e Mariane Suwa Jlio Boaro

Os Cadernos Eletrnicos foram desenvolvidos pelo Laboratrio de Incluso Digital e Educao Comunitria da Escola do Futuro da USP (LIDEC) para o Programa Acessa So Paulo do Governo do Estado de So Paulo, por meio de sua Secretaria da Casa Civil. A reproduo parcial ou integral deste caderno permitida e estimulada somente para ns no comerciais e mediante citao da fonte. Dezembro/2006.

Cadernos Eletrnicos

Como usar e gerenciar seus e-mails

Cadernos Eletrnicos

Uso da impressora e tratamento de imagens

Cadernos Eletrnicos

Editorao e processamento de textos

Cadernos Eletrnicos

Comunidades virtuais - listas, chats e outros

7 8 9

Cadernos Eletrnicos

Planilha eletrnica e grcos

3 4

Cadernos Eletrnicos

Navegao segura

Cadernos Eletrnicos

Cadernos Eletrnicos

Navegao e pesquisa na internet

Multimdia: vdeo e udio no computador

Cadernos Eletrnicos

Publicao de contedo na internet

Cadernos Eletrnicos

Web 2.0 e aplicativos on-line

10

S-ar putea să vă placă și