Sunteți pe pagina 1din 8

Concluso:

Diabetes uma doena metablica caracterizada por um aumento anormal do acar ou glicose no sangue. A glicose a principal fonte de energia do organismo porm, quando em excesso, pode trazer vrias complicaes sade como por exemplo o excesso de sono no estgio inicial, problemas de cansao e problemas fsico-ttica em efetuar as tarefas desejadas. Quando no tratada adequadamente, podem ocorrer complicaes como Ataque cardaco, derrame cerebral, insuficincia renal, problemas na viso, amputao do p e leses de difcil cicatrizao, dentre outras complicaes.

Diabetes tipo I Geralmente aparece na infncia, tambm conhecida como diabetes insulino dependente, pois o corpo produz pouca ou nenhuma insulina. Pessoas com esse tipo de diabetes precisam tomar doses de insulina dirias para sobreviver, menos de 10 % dos diabticos tem o tipo 1. Quando ingerimos uma refeio , o carboidrato encontrado em doces, pes, bolos, massa, biscoitos, batata, mandioca etc... so transformados em acar (glicose) para poder ser absorvido pelo organismo, esta glicose distribuda e serve de fonte de energia para nossas clulas, a partir do momento que entra para o nosso sangue, a insulina o hormnio responsvel pela passagem da glicose do sangue para as outras clulas. O individuo com DM1 no consegue fazer a transferncia para as clulas, fazendo com que o sangue fique hiperglicmico Ocasionado pela destruio da clula beta do pncreas, em geral por decorrncia de doena autoimune, levando a deficincia absoluta de insulina.

Diabetes tipo II Provocado predominantemente por um estado de resistncia ao da insulina associado a uma relativa deficincia de sua secreo.Outras formas de Diabetes:quadro associado a desordens genticas, infeces, doenas pancreticas, uso de medicamentos, drogas ou outras doenas endcrinas.

Diabetes Gestacional Circunstncia na qual a doena diagnosticada durante a gestao, em paciente sem aumento prvio da glicose.

COMO SE DESENVOLVEM Conforme pode ser observado no item acima (formas clnicas), so vrias as causas do DM. No DM tipo I, a causa bsica uma doena autoimune que lesa irreversivelmente as clulas pancreticas produtoras de insulina (clulas betas). Assim sendo, nos primeiros meses aps o incio da doena, so detectados no sangue dos pacientes, diversos anticorpos sendo os mais importantes o anticorpo anti-ilhota pancretica, o anticorpo contra enzimas das clulas beta (anticorpos antidescarboxilase do cido glutmico-anti GAD, por exemplo) e anticorpos antiinsulina. No DM tipo II, ocorrem diversos mecanismos de resistncia a ao da insulina, sendo o principal deles a obesidade, que est presente na maioria dos pacientes. Nos pacientes com outras formas de DM, o que ocorre em geral uma leso anatmica do pncreas, decorrente de diversas agresses txicas seja por lcool,drogas, medicamentos ou infeces, entre outras.

SINTOMAS Os sintomas do DM so decorrentes do aumento da glicemia e das complicaes Crnicas que se desenvolvem a longo prazo.Os sintomas do aumento da glicemia so:sede excessivo aumento do volume da urina,aumento do nmero de mices surgimento do hbito de urinar noite fadiga, fraqueza, tonturas viso borrada aumento de apetite perda de peso.Estes sintomas tendem a se agravar

progressivamente e podem levar a complicaes severas que so a cetoacidose diabtica (no DM tipo I) e o coma hiperosmolar (no DM tipo II).Os sintomas das complicaes envolvem queixas visuais, cardacas, circulatrias,digestivas, renais, urinrias, neurolgicas, dermatolgicas e ortopdicas, entre outras. Sintomas visuais :O paciente com DM descompensado apresenta viso borrada e dificuldade de refrao. As complicaes a longo prazo envolvem diminuio da cidade de visual e viso turva que podem estar associadas a catarata ou a alteraes retinianas denominadas retinopatia diabtica. A retinopatia diabtica pode levar ao envolvimento importante da retina causando inclusive descolamento de retina,hemorragia vtrea e cegueira. Sintomas cardacos :Pacientes diabticos apresentam uma maior prevalncia de hipertenso arterial,obesidade e alteraes de gorduras. Por estes motivos e, principalmente se houver tabagismo associado, pode ocorrer doena cardaca. A doena cardaca pode envolver as coronrias, o msculo cardaco e o sistema de conduo dos estmulos eltricos do corao. Como o paciente apresenta em geral tambm algum grau de alterao dos nervos do corao, as alteraes cardacas podem no provocar nenhum sintoma, sendo descobertas apenas na presena de sintomas mais graves como o infarto do miocrdio, a insuficincia cardaca e as arritmias. Sintomas circulatrios Os mesmos fatores que se associam a outras complicaes tornam mais frequentes as alteraes circulatrias que se manifestam por arteriosclerose de diversos vasos sanguneos. So frequentes as complicaes que obstruem vasos importantes como as cartidas, a aorta, as artrias ilacas, e diversas outras de extremidades. Essas alteraes so particularmente importantes nos membros inferiores (pernas e ps), levando a um conjunto de alteraes que compem o"p diabtico". O "p diabtico" envolve, alm das alteraes circulatrias, os nervos perifricos (neuropatia perifrica), infeces fngicas e bacterianas e lceras de presso. Estas alteraes podem levar a amputao de membros inferiores, com grave comprometimento da qualidade de vida Doena provocada pela deficincia de produo e/ou de ao da insulina, que leva a sintomas Doena provocada pela deficincia de produo e/ou de ao da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicaes crnicas caractersticas.O distrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das protenas e tem graves consequncias tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de sade pblica pelo nmero de pessoas que apresentam a doena, principalmente no Brasil agudos e como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de sade pblica pelo nmero de pessoas que apresentam a doena, principalmente no Brasil

Concluso:
Diabetes uma doena metablica caracterizada por um aumento anormal do acar ou glicose no sangue.[2] A glicose a principal fonte de energia do organismo porm, quando em excesso, pode trazer vrias complicaes sade como por exemplo o excesso de sono no estgio inicial, problemas de cansao e problemas fsico-ttico em efetuar as tarefas desejadas. Quando no tratada adequadamente, podem ocorrer complicaes como Ataque cardaco, derrame cerebral, insuficincia renal, problemas na viso, amputao do p e leses de difcil cicatrizao, dentre outras complicaes

Biografia:
GUIMARES, Flvia da Fonseca. Adeso ao tratamento em doenas crnicas: verbalizaes de diabticos, hipertensos e cardacos. 1996. 169 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de So Paulo.

Nome: Geziane E.C Ramos Pofesso(a): Marilena Cassaro Martria: Clinica Mdica

Diabetes Trabalho de

Introduo:

Diabetes: Doena provocada pela deficincia de produo e/ou de ao da insulina, que leva asintomas agudos e a complicaes crnicas caractersticas. O distrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das protenas e tem graves consequncias tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de sade pblica pelo nmero de pessoas que apresentam a doena, principalmente no Brasil.

S-ar putea să vă placă și