Sunteți pe pagina 1din 2

DIREITO CIVIL 16-12-2010 ANDR BARROS Sucesso a transferncia da herana ou do legado ao herdeiro ou legatrio em razo da morte de uma pessoa

a Sucesso a ttulo universal aquela em que h transferncia de herana. Herana o conjunto de relaes patrimoniais deixados pelo falecido, compreende bens, direitos, aes, crditos, dbitos, deveres, etc. considerada um bem imvel e indivisvel at o momento da partilha.--> no importa o seu contedo. uma universalidade de direitos. Herdeiro nico recebe a totalidade da herana, + de um herdeiro recebe uma frao. Carta de adjudicao - Se o inventrio for extrajudicial existir apenas uma escritura pblica Quando h mais de um herdeiro forma-se um condomnio forado. na cesso de direitos hereditrios s pode ser feita aps a morte. Pacta corvina (art- 426 CC). O herdeiro preterido em seu direito de preferncias poder propor ao adjudicatria de quinho. OBS: o direito de preferncia s existe se a aquisio for onerosa. Se for gratuita (doao), no h direito de preferncia. Sucesso a titulo singular aquela em que h transferncia de legado. Legado um bem especfico e determinado que foi individualizado pelo autor da herana. O legado pode ser institudo sob um, alguns ou todos os bens. Obs: em nosso pas a sucesso pode ser deferida a ttulo universal, a ttulo singular ou a duplo ttulo. Regras Gerais sob a sucesso abertura da sucesso no exato instante da morte. Princpio da Saisine considerado uma fico jurdica, que deferida de uma forma automtica. 1 - quanto herana: o herdeiro recebe a propriedade e a posse indireta da herana no exato instante da morte. A posse direta permanece com o inventariante at o momento da partilha. 2 - Com relao ao legado de coisa certa: o legatrio recebe a propriedade no momento da morte. E a posse s no momento da partilha 3 - Legado de coisa incerta; o legatrio recebe a propriedade e a posse s no momento da partilha. LEI APLICVEL Civil Sucesso legtima aplica-se a lei do momento da morte. Sucesso testamentria aplica-se a lei do momento da morte para analisar os aspectos substancia a capacidade testamentria passiva (de que recebe o testamento). Pode-se aplicar tambm a lei do momento em que foi celebrado o testamento para analisar as solenidades do testamento. a partir dos 16 anos de idade pode-se fazer testamento. Tributrio aplica-se a lei do momento da morte.

Direito Processual Civil: a sua aplicabilidade imediata. Aceitao da herana o ato pelo qual o herdeiro manifesta sua concordncia com a herana recebida, a herana deve ser manifestada de forma pura, isto , no pode conter condio, termo, modo ou encargo. A aceitao irrevogvel e irretratvel, mas pode ser anulada se houver vicio do negocio jurdico. Ex: (erro, dolo, coao, etc.) A aceitao pode ser de 3 espcies: - Expressa: aquela que o herdeiro manifesta de forma inequvoca a sua vontade. - Tcita: aquela que decorre da pratica de atos prprios da qualidade de herdeiro. O herdeiro se comporta como herdeiro. - Presumida: aquela que decorre do silncio do herdeiro citado para dizer se aceita ou no a herana. RENNCIA DA HERANA por ser ato abdicativo de direitos deve ser sempre manifestada de forma expressa e solene. (no existe tcita e nem presumida). Deve ser realizada por escritura pblica ou termo judicial. A renuncia tambm deve ser manifestada de forma pura; irrevogvel e irretratvel e tambm pode ser anulada por vcio do negcio jurdico. Divide- se em: IMPURA: aquela que tambm conhecida como translativa, ou seja, falsa renuncia, aquela que o herdeiro renuncia o seu direito a favor de uma determinada pessoa. um ato de aceitao tcita seguido por cesso de direitos. Ex- nunc PURA: (abdicativa) a verdadeira renncia, o herdeiro renunciante no indica uma destinatrio/ beneficirio. A cota do renunciante, retorna ao monte Mor. Ateno: no existe direito de representao por parte dos descendentes do herdeiro renunciante. Obs: se todos os descendentes de uma mesma classe renunciarem (todos os filhos), a herana ser deferida aos descendentes da classe subseqente (todos os netos), que recebero por direito prprio e herdaro por cabea. Obs 3: a renuncia pura no deve ser confundida com a excluso por indignidade. A pessoa excluda considerada pr-morta.

S-ar putea să vă placă și