Sunteți pe pagina 1din 6

TOMS DE AQUINO TRATADO DE TOMS DE AQUINO SOBRE A ARTE DA ALQUIMIA DADO A SEU COMPANHEIRO FREI REGINALDO

Toms de Aquino nasceu no Castelo de Roccasecca, arredores de Aquino, no norte do reino de Npoles, em 1225, e faleceu na Abadia de Fossanova em 1274. Ingressou na Ordem dos Dominicanos em 1240 ou 1243. Estudou com Alberto Magno, por quem teria sido iniciado no conhecimento de alquimia. Muitos estudiosos da obra de Toms de Aquino no acreditam, que ele tenha escrito livros de alquimia, por ser esta arte considerada hertica; mas ele prprio que, em uma de suas obras (Somme Thologique) indaga a si mesmo se legtima a utilizao do ouro alqumico e chega concluso de que no existe motivo para se preferir o ouro natural. Toms de Aquino faleceu na Abadia de de Fossanova no dia 7 de maro de 1274; no momento de sua morte, Alberto Magno, que se encontrava em Colnia, anuncia o fato aos outros frades e chora.

Rendendo-me s tuas contnuas solicitaes, queridssimo irmo, proponho-me descrever para ti, em oito captulos, das partes que contm, a nossa Arte, sob a forma de um breve tratado, contendo certas regras, simples e eficazes operaes e tinturas verdadeiras. Antes, contudo, quero te fazer trs pedidos: - Primeiro, que no ds muita ateno s palavras dos modernos filsofos e dos antigos que falam nessa Cincia, porque a arte da alquimia tem seu assento e fundamento na capacidade do entendimento e na demonstrao da experincia. Os filsofos, pois, querendo encobrir a verdade da cincia, falaro quase todas as coisas em linguagem figurada. - Segundo, no queiras apreciar a profuso de coisas nem as composies das diversas espcies, porque a natureza nunca produz seno seu semelhante: porque assim como do cavalo e da jumenta se engendra o mulo numa produo imperfeita, como alguns imitadores da cincia produzem de muitas coisas certa multiplicidade. - Terceiro, no sejas falador nem fanfarro, antes vigia a tua boca e, assim como o filho dos sbios, no jogues pedras preciosas aos porcos. Estando em paz com Deus e tendo teu objetivo ordenado no teu trabalho, sempre o manters fixo em tua mente. Cr, por certo, que, se tivesses diante dos olhos as ditas regras que me deu Alberto Magno, no terias a necessidade de buscar o favor dos Reis e dos Grandes, seno que, ao contrrio, os Senhores e os Reis te prestariam toda honra. Porque todo aquele que reconhecido nessa Arte, servindo a Reis e Prelados, no apenas pode ajudar os antes mencionados,como tambm, e de bom grado, todos os necessitados, eis que aquilo que se recebeu de graa jamais deve ser dado de maneira interessada a algum.

Estejam, pois, assinaladas e seguramente seladas no mago do teu corao as preditas regras, porque, no livro e tratado que escrevi antes deste, falei filosoficamente para as pessoas do povo, mas para ti, filho de grande estima, escrevo mais claramente, confiando em teu especial cuidado ao falar.

II DA OPERAO
Segundo Avicena, numa epstola ao Rei Assa: Ns buscamos uma substncia verdadeira para faz-la fixa, a qual composta de muitas, e que resista ao fogo sem se queimar; que ser penetrante, geradora, que tingir o mercrio e outros corpos com uma tintura verdadeirssima e com o peso devido. A nobreza dessa tintura excede o universo ditoso do mundo. Porque faz uma coisa nossa ser trs coisas. As trs, duas; as duas, finalmente, so uma. Por derradeiro, como convm que seja uma substncia, diz Avicena, assim tambm convm ter pacincia, calma e instrumentos. - Pacincia porque, segundo Pedro, a rapidez e o arrebatamento provm do Diabo. Por isso, quem no tem pacincia que se afaste da operao. - Calma tambm necessria em toda ao natural que segue nossa Arte, j que tem seu modo prprio e tempo determinado. - Os instrumentos tambm so necessrios, porm no muitos, como parecer no que se segue, porque nossa obra se aperfeioa em uma coisa, com um vaso, em uma operao segundo Hermes e por um caminho. Essa Medicina, certamente, ainda que seja o agregado de muitas coisas, , contudo, uma s matria que no necessita de nenhuma outra proeza, a no ser do fermento branco ou amaralelado, pelo qual puro, natural, nunca usado em nenhuma outra operao, e do qual, no regime da obra, aparecero diversas cores segundo a ocasio. Convm, ainda, nos primeiros dias, que te levantes de manh para ver se a vinha floresceu. Nos dias seguintes ver-se- o corvo transformado na solido do cego, e as mltiplas cores, em cujo conjunto se h de esperar a cor branca; chegada esta, esperemos, sem qualquer erro, o Nosso Rei: elixir ou p simples sem tato, pedra que tem tantos nomes quantas so as coisas do mundo. Mas, para explicar-me brevemente, nossa matria, ou magnsio, nosso argento nico mineral, a urina dos rapazes de doze anos devidamente preparada, que vem logo da veia e nunca foi em nenhuma obra grande que escrevi para os comuns; nossa terra de Espanha, o antimnio. Com tudo isso, no notes aqui o argento vivo comum, dos que usam alguns multiplicadores e sofistas, do qual se algo se faz chama-se somente multiplicao, e com tudo isso tem pouco respeito pelo Magistrio. Ainda que provoque grandes gastos e se agradar-te trabalhar com ele, nele encontrars a verdade, mas requer ampla digesto. Segue, pois, a Santo Alberto Magno, meu Mestre, e trabalha com argento vivo mineral e ele mesmo por nossa ao perfectivo pela combusto, salvfico e realizado pela fuso, porque quando se fixa tintura de brancura ou de amarelado, de uma composio abundantssima, de um esplendor resplandecente e no se separa da mistura, porque amigvel aos metais e um meio de ajuntar as tinturas, porque se mescla com eles entrando no profundo e penetrando naturalmente, porque se junta com eles.

(...)

III A COMPOSIO DO MERCRIO E SUA PREPARAO


Ainda que nossa obra se aperfeioe apenas de nosso mercrio, apesar disso, necessita de fermento vermelho ou branco, pois mescla-se mais facilmente com o sol e com a lua e faz-se uma s coisa com ele, sendo assim que estes dois corpos participam mais de sua natureza, logo so mais perfeitos que os demais. A razo porque os corpos so tanto mais perfeitos quanto mais contenham mercrio. O sol, pois, e a lua, tendo mais dele, mesclam-se com as cores vermelha e branca, fixam-se, estando no fogo, porque somente o mercrio aperfeioa a obra, e nele encontramos todas as coisas de que necessitamos para a Obra, a qual no se deve juntar coisa estranha. O sol e a lua no so estranhos a ele, porque os mesmos retornam sua primeira natureza no comeo da obra, isto , o mercrio, porque tomaram dele a sua origem. Alguns, pois, teimam em fazer a obra s com o Mercrio ou com a magnesita simples, lavando-a em vinagre forte, cozinhando-o em azeite, sublimando, assando, calcinando, destilando a quintessncia, sacando os elementos e outros infinitos martrios, atormentando o mesmo Mercrio e crendo que com suas operaes ho de encontrar algo grande. Finalmente, encontraro muito pouco sucesso. Mas, cr-me, filho, que todo nosso Magistrio est e consiste apenas no regime do fogo com a capacidade da indstria. Porque ns nada obramos, mas a virtude do fogo bem dirigido faz nossa pedra com pouco trabalho e com poucos gastos. Cr que, quando nossa pedra fosse solta em sua natureza primordial, a saber: na primeira gua ou leite de virgem, ou cauda de drago, ento a mesma pedra ela se calcina, sublima, estila, reduz, lava, congela e, pela virtude do fogo proporcionado, a si mesma aperfeioa-se num s vaso, sem manipulao de outro. Conhece, pois, filho, como os Filsofos falaram alegoricamente das operaes manuais, pois, para que estejas seguro da purgao de nosso Mercrio, ensinar-te-ei que, com uma verdadeira operao, nosso mercrio comum preparado mui levemente. Apanha, pois, Mercrio mineral ou terra hispnica, nosso antimnio, ou terra negra oculosa - todos as quais coisas so a mesma, no inferiores a seu gnero - ainda no usado em obra alguma, cinco libras e vinte ou mais, e faze com que passe por um pano de linho espesso trs vezes. Depois faze com que passe pelo couro de lebre. Finalmente, faze com que passe por um pano de linho espesso, e esta a verdadeira lavagem. E atenta: se alguma coisa ficar no corpo de sua espessura, ou algum resto de lixo, ou hediondez, ento esse mesmo mercrio no vale para nossa obra. Porm, se nada aparecer, bom para ti. Fica atento, pois que com esse mercrio, sem acrescentar-se coisa alguma, pode-se fazer uma e outra obra.

IV D0 MODO DE AMALGAMAR

Posto que nossa obra pode completar-se a partir apenas do Mercrio, sem acrscimo de nenhum produto estranho, deduz-se que se descreva mui brevemente o modo de compor a amlgama. Em compensao, alguns entendem mal os filsofos porque crem que, a partir apenas do mercrio, sem nenhuma irm como semelhante, pode-se terminar a obra. Eu, entretanto, digo-te com segurana que, quando trabalhares com o mercrio, no acrescentes nada estranho a ele, e observa que o ouro e a prata no so estranhos ao mercrio, antes, porm participam de sua natureza de uma maneira mais prxima que qualquer outro corpo. Pois que, reduzidos a sua natureza, chamam-se irmos semelhantes ao mercrio, por sua composio e fixao simultnea. Se entenderes isso com clareza, emanar leite da virgem e se, ao trabalhares com o mercrio, no acrescentares coisa alguma estranha, conseguirs o que desejas.

V DA COMPOSIO DO SOL E DO MERCRIO


Apanha duas onas do sol comum depuradas, isto , esquentadas no fogo, porque fermento da rubidez, e quebra-as em pedaos pequenos com a tenaz, adicionadas a quatorze onas de mercrio, e faze fumegar o mercrio na botelha e solta meu sol e moveo com uma vara de madeira, at que este se solte bem e se misture; ento, joga tudo na gua clara e numa tigela de vidro ou de pedra e lava muitas vezes, limpando e mudando por muito tempo, at que o negrume todo se aparte da gua. Ento, se reparares, a voz da rolinha ser ouvida em nossa terra, a qual, limpa, faz com que a amlgama, ou composio, passe pelo couro, bem amarrado por cima, espremendo toda a amlgama, sem duas onas, e ficaro no couro quatorze, as quais esto aptas para nossa operao. Atenta que devem ser nem mais nem menos que duas onas de toda a matria que reste no couro. Se for mais, diminua. E essas duas onas espremidas, que se chamam leite da virgem, guarda-as para a segunda operao. Ponha-se, pois, no vidro a matria que estava no couro, e os vidros no fornilho acima descrito, e acende um lmpada debaixo, de maneira que esteja ardendo continuamente de noite e de dia, que nunca se apague, e a chama incida diretamente no contedo, com tudo isso no toca na panela, e estenda-se igualmente a todas as partes do fornilho, bem negras. Mas, se depois de um ms ou dois quiseres olhar, vers flores vivas e cores principais, como negro, branco, citrino e rubro, ento, sem mexer as tuas mos, com o regime do fogo apenas, o manifesto ser escondido e o escondido se far manifesto. Pelo qual nossa matria leva a si mesma ao perfeito elixir, tornando-se p sutilssimo, que se chama terra morta, ou homem morto no sepulcro, ou magnsia rida, porque o esprito nele est oculto no sepulcro, e quase se apartou da alma. Permite-a, pois, estar assim, desde o princpio at vinte e seis semanas, e o grosseiro torna-se sutil; o leve, pesado; o spero, suave; e o doce, amargo, pela converso das naturezas, cumprida ocultamente pela virtude do fogo. Quando, pois, observares teus ps secos: et si proban, et expensas desideras tingent (se aprovam, com eles podes tingir). Depois te ensinarei uma ou duas partes, porque uma parte de nossa obra somente teria sete de mercrio bem purificado.

VI

DA AMALGAMAO DO BRANCO
Do mesmo modo procede-se para o branco, isto , lua, que fermento da brancura; quando misturares com sete partes de Mercrio purificado, proceders como fizeste com o vermelho. Porque em toda a obra branca nada entra seno branco, e em toda obra em vermelho nada seno o vermelho deve entrar: porque da mesma gua nossa se faz o vermelho e o branco, porm adicionando fermento distinto, e, passado o tempo antes dito, pode tingir branco sobre mercrio, como fizeste para o vermelho. Porm, nota que o argento foliado nesta matria mais til que o argento na massa, porque tem em si mistura de algumas vezes de mercrio, e se deve amalgamar com mercrio frio e no quente. De outra sorte, algumas pessoas erram gravissimamente, fazendo isto, dissolvendo a amlgama na gua forte para purg-la, e se querem olhar a natureza da composio da gua forte, a mesma por isto mais se destruir. Alguns tambm querem operar com sol ou lua mineral, segundo as regras deste livro, e erram dizendo que o sol no tem umidade e manifestamente quente e, por isto, muito bom. Mais corretamente, extrai-se a quintessncia com o engenho sutil do fogo e o vaso de circulao que se chama pelicano. Todavia, o sol mineral e a lua tm em si misturada tanta sujeira de sedimento que a purificao deles, potente ao nosso, no seria obra de mulheres e brinquedo de crianas, sendo antes trabalhos muito duros de homem velho, desatando, calcinando, insistindo em outras operaes da grande arte.

VII DAS OPERAES SEGUNDA E TERCEIRA


Acabada essa primeira obra, procedamos segunda prtica. Logo que se fez o corpo de nossa primeira obra com a cauda do Drago, isto , o leite da virgem, adicionadas sete partes de mercrio novo sobre a matria que resta, segundo o peso dos ps Mercrio, digo, purificado e limpo - faze passar pelo couro e retm sete partes do todo; lava-o e pe-no no vidro e no fornilho como fizeste na primeira obra, controlando por todo o tempo, ou estando perto at que tenhas visto os ps feitos outra vez, os quais, pela segunda vez, toma ou retira, e se queres tinge, e estes ps so muito mais sutis que os primeiros porque esto mais digeridos, porque uma parte tinge quarenta e nove em elixir. Ento, procede terceira prtica, como fizestes com a primeira e a segunda operaes e pe, sobre o peso dos ps da segunda obra, sete partes de mercrio purgado e pe no corpo, de tal maneira que as sete partes tornem-se no todo como antes. E, cozinha pela segunda vez , e faze ps, os quais de verdade so ps sutilssimos, os quais uma ona tinge sete vezes quarenta e nove, que so trezentos e quarenta e trs e isto sobre mercrio. A razo porque quanto mais se digere nosso remdio tanto mais sutil se faz, e, quanto mais sutil for, tanto mais penetrvel, e, quanto mais penetrvel, tanto mais profundo tinge. Por fim, disso se entenda, que se no tens argento vivo mineral, seguramente poders trabalhar com mercrio comum, porque ainda que no valha tanto quanto este, com tudo isso d grandes gastos.

VIII

DO MODO DE OPERAR NA MATRIA OU MERCRIO


Mas, quando quiseres tingir o mercrio, toma a botelha de ouro dos ourives e untaa um pouco por dentro com sebo e coloca-o nela, segundo a proporo da medicina, sobre fogo lentssimo e quando o Mercrio comear a fumegar, lana-o dentro de tua medicina envolto em cera limpa ou em papel e tem carvo aceso fortemente e preparado para isto e pe sobre a boca da botelha. Faz forte o fogo e, quando tudo se liquefizer, joga-o segundo as regras, untada com sebo, e ters sol ou lua finssima, segundo a adio do fermento. Mas, se queres multiplicar teu remdio no estrume de cavalo, faze isto como de boca a boca te ensinei, como sabes, o qual no te escrevo, porque seria pecado revelar esse segredo a homens seculares que buscam essa cincia mais por vaidade que pelo devido fim e pela honra de Deus, ao qual seja a honra e a glria pelos sculos dos sculos. Amm. Mas, aquela obra que escrevi para os vulgares com estilo bastante fsico, vi ocuparse uma vez para sempre Santo Alberto, de Antimnio e de terra espanhola a ti conhecida. Mas para que ganhes tempo e para no me exceder, oxal procures fazer mais rpido aquela breve obra que escrevi, na qual nenhum erro h, com os gastos moderados, leveza da obra, brevidade de tempo e o fim verdadeiramente desejado, do qual tu e todos os teus percebereis sem falsidade. No queiras, pois, queridssimo, ocupar-te com maior obra, porque, pela sade e ofcio da pregao de Cristo, e ganhando o tempo, deseja mais atender s riquezas espirituais que ansiar pelos ganhos temporais. FIM DO TRATADO

S-ar putea să vă placă și