Sunteți pe pagina 1din 1

CONSTRUCIONISMO

198

CONTEMPLATIVA, VIDA

com o conceito de reintegrabilidade. Diz-se que um objeto ou conceito reintegrvel num ou mais outros objetos se os enunciados que dizem respeito ao primeiro se deixam transformar em enunciados que dizem respeito ao segundo. Nesse caso, pode-se dizer que o primeiro objeto "constitudo" pelos outros (Der logische Aufbau der Welt, 2). Essa palavra passou a fazer parte da linguagem comum: diz-se que tem carter ou funo C. tudo o que concorre para condicionar de algum modo um objeto qualquer. CONSTRUCIONISMO (in. Constructionalisni). Produo e uso de constructos (v.). Esse termo s vezes empregado por escritores anglosaxes. (Cf. p. ex., M. DUMMETT, em The Philosophical Review, 1957, p. 47). CONSTRUCTO (in. Construci). C. ou construo lgica termo usado freqentemente por escritores anglo-saxnicos para indicar entidades cuja existncia se julga confirmada pela confirmao das hipteses ou dos sistemas lingsticos em que se encontram, mas que nunca observvel ou inferida diretamente de fatos observveis. Esse termo entrou em uso desde que Husserl enunciou seu princpio-. "Sempre que for possvel, preciso substituir entidades inferidas por construes lgicas" (Mysticism and Logic, 1918, p. 155). Os C. so dotados pelo que se chamou de existncia sistmica, isto , pelo modo de existncia prprio de uma entidade cujas descries so analticas no mbito de um sistema de proposies, ao passo que as entidades inferidas teriam existncia real, que o modo de existncia atribudo a uma entidade a que se pode referir uma proposio sinttica verdadeira (cf. L. W. BKCK, Constructions and Inferred Entities, em Readings in the Philosophy of Science, 1953, p. 369). Os C. deveriam desempenhar todas as funes das entidades inferidas: ls resumir os fatos observados; 2e constituir um objeto ideal para a pesquisa, ou seja, promover o progresso da obsevao; 3a constituir a base para a previso e a explicao dos fatos (Ibid., p. 371). Contudo, possvel a verificao emprica indireta dos C. "A definio de um C. emprico", diz Bergmann, "p. ex., de um campo eltrico, sempre fornece instrues para comprovar, para determinar a verdade ou a falsidade das asseres nas quais se encontra o C: p. ex., 'H um campo eltrico nas vizinhanas do objeto B'" (Outline of an Empiricist Phil. of Physics, em Readings, cit., p. 270).

CONSUBSTANCIAO (lat. Consubstantiatio-, in. Consubstantiation; fr. Consubstantiation; ai. Konsubstantiation; it. Consustanziazione). Interpretao do sacramento do altar, segundo a qual a substncia do po e do vinho se une do corpo e do sangue de Cristo, como sujeito de seus acidentes. Essa doutrina, sempre combatida pela Igreja, foi defendida no incio do sc. XIV por Ockham, nos dois escritos intitulados De sacramento altarise Decorpore Christi; era aceita por Lutero.
CONTEMPLATIVA, VIDA (gr. 9ecopr|Tix

(3o; lat. Vita contemplativa; in. Theoretical life, fr. Vie thortique, ai. Theoretisches Leben; it. Vita contemplativa). Ideal da vida dedicada exclusivamente ao conhecimento. Segundo W. Jaeger (Genesi e ricorso deli'ideale filosfico delia vita, 1928, em Aristteles, trad. it., p. 363 ss.), a atribuio de uma vida puramente C. aos filsofos pr-socrticos, por meio de anedotas (como a de Tales que, por andar olhando para as estrelas, cai num poo, enquanto a criadinha de Trcias ri dele) a projeo, no passado, do ponto de vista platnico-aristotlico, que exaltou a vida C. acima da prtica e a considerou a nica digna do filsofo e, em geral, do homem. Pode-se duvidar da exatido dessa tese no que concerne filosofia platnica, que dificilmente poderia ser chamada de contemplativa, pois tinha deliberadas finalidades polticas. Mas certamente exata no que diz respeito a Aristteles (v. FILOSOFIA; SABEDORIA). Uma das conseqncias do ideal contemplativo de vida foi o desprezo pela "banausia" (v.), isto , pelo trabalho manual; outra conseqncia foi a reconhecida superioridade das cincias chamadas teorticas sobre as chamadas prticas e, em geral, da atividade teortica. "Essa atividade", diz Aristteles, " por si mesma a mais elevada, j que a inteligncia o que h de mais elevado em ns; entre as coisas cognoscveis, as mais elevadas so aquelas de que se ocupa a inteligncia". Portanto, a vida teortica superior humana. "O homem no deve, como dizem alguns, conhecer as coisas humanas, como homem, conhecer as coisas mortais, como mortal, mas tornar-se o mais imortal possvel e fazer de tudo para viver segundo o que nele h de mais elevado: embora isso seja pouco em quantidade, supera em potncia e calor todas as outras coisas" (Et. nic, X, 7, 1177 b 31). Aristteles contrapunha explicitamente, no captulo citado da tica, a vida teortica, a do poltico e a do guerreiro que, segundo os antigos, eram

S-ar putea să vă placă și