Sunteți pe pagina 1din 8

3 anos.

Plano para Oportunidade Adicional em Sociologia 2009


Objetivo: Retomar conceitos fundamentais para compreender o Componente Curricular e a sociedade contempornea.

1 Cultura e sociedade * Elementos da cultura: saberes coletivos, normas, valores, linguagem.. * Colonizao, miscigenao, imigrao e racismo na sociedade brasileira. * Aspectos da construo da identidade nacional. Quem consegue explicar este pas? 2 Raa e etnia * Quem o povo brasileiro: origens tnicas, miscigenao e identidade cultural * Lutas sociais:dominao e resistncia na Histria do Brasil * Raa, preconceito e desigualdade social 3 Religio * Religio e magia: prtica individual versus rituais coletivos * Relgiosidade e rompimento da ordem social * Religiao versus religiosidade popular 4 Mundo rural e mundo urbano * Quem o homem do campo? * Transio mundo rural/mundo urbano * conflitos sociais na cidade e no campo 6 Poder e Estado * Definio de poder * Poder e relaes sociais * Estado * Democracia e autoritarismo 9 Movimentos sociais * Definio de Movimentos sociais

PLANO DE AO DAS OPORTUNIDADES ADICIONAIS/2009 Componente Curricular: Sociologia Professor: Paulo Machado Turma: 3 A e 3B 1. Habilidades e Conhecimentos a serem trabalhados (contedos):
O objetivo da O A desafiar o aluno a compreender a sociologia como a cincia que estuda as relaes sociais fundamentada em dados cientficos e no apenas na opinio, e que todos fazemos parte dessa sociedade onde temos direitos e deveres. Cultura e sociedade Raa e etnia Religio Mundo rural e mundo urbano Poder e Estado Movimentos sociais

2. Dinmica de Trabalho:
A partir do livro vamos retomar as lies, apresentando o contedo e esclarecendo as dvidas.

3. Instrumento de avaliao (valores e outras consideraes que julgar necessrio).


Prova.

Questes para estudo.


(1,0 ponto) Questo 01. O contexto histrico de surgimento da Sociologia, a Europa dos sculos XVIII e XIX, foi marcado pela ascenso da burguesia ao poder. Tomando por base essa afirmao, podemos constatar que os principais fatos histrico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram a(as) a) unificao italiana e a revoluo francesa. b) revoluo industrial e a independncia dos Estados Unidos. c) revoluo francesa e a revoluo industrial. d) unificaes alem e italiana. e) revoluo industrial e a Primavera dos Povos. (1,0 ponto) Questo 02- Desde o surgimento das Cincias Sociais (antropologia, poltica e sociologia) no Brasil, autores como: Gilberto Freyre (Casa Grande & Senzala), Srgio Buarque de Holanda (Razes do Brasil), Florestan Fernandes (A organizao social dos Tupinamb), Darcy Ribeiro (O povo brasileiro), e vrios outros, pensaram e estudaram o Brasil e o ser brasileiro. Os principais temas abordados at os anos 1960 nestes estudos foram: I. Mundo rural brasileiro e transformao do rural para urbano. II. Povos indgenas; populao negra. III. Movimentos sociais e partidos polticos. IV. Migrao; identidade nacional e religio. V. Participao popular e organizaes no-governamentais. Assinale a alternativa que contm todas as alternativas corretas. a) I, II e III.; b) IV e V. c) I, II e IV. d) I, II, III e IV. e) III e V.

(1,0 ponto) Questo 03- Vivemos inseridos numa sociedade, na qual predominam o consumo e a propaganda, ampliados pelo poder da mdia. Nesse contexto, a Sociologia a) perdeu totalmente o sentido, pois se tornou instrumento da mdia e das grandes empresas. b) ainda importante como caminho para reflexo e luta contra as injustias sociais. c) um reflexo da sociedade em que se vive, produzindo um saber acrtico. d) tecnicamente ultrapassada, pois no faz uso, em suas pesquisas, de recursos da tecnologia atual. e) voltou-se para o estudo das sociedades remotas, desprezando os eventos do presente. (1,0 ponto) Questo 04-. mile Durkheim (1858-1917) considerado o fundador da Sociologia moderna; dentre suas obras, destacam- se As Regras do Mtodo Sociolgico (1894) e O Suicdio (1897). Para Durkheim, a Sociologia a) depende, diretamente, da Filosofia. b) no deve dar nfase aos fenmenos coletivos. c) percebe que as causas de um fenmeno social so irrelevantes para o socilogo. d) no deve se ocupar do estudo dos fatos sociais, privilegiando as manifestaes culturais. e) tem por objeto de estudo os fatos sociais que deveriam ser estudados como uma realidade especfica. (1,0 ponto) Questo 05- Karl Marx foi um dos pensadores mais influentes das cincias sociais, tendo uma obra vasta com repercusses nas cincias polticas, na teoria da Histria, na Economia e em vrios outros campos do saber. Tendo em vista a numerosa produo marxiana, marque a alternativa em que nominada sua obra referente ao estudo do capitalismo. a) Ensaios. b) O Capital. c) Teses sobre Feuerbach. d) Elogio da Loucura. e) A Utopia. (1,0 ponto) Questo 06- Quando Aristteles, no sculo IV a. C., afirmou que O homem por natureza um animal social; ele chamava a ateno para as relaes entre o homem e o grupo social mais amplo do qual ele faz parte. A essa interao os socilogos do o nome de a) socialismo. b) estrutura social. c) socializao. d) sociabilidade. e) sociedade. (1,0 ponto) Questo 07- Chamamos de processo social as diversas maneiras pelas quais os indivduos se relacionam e estabelecem relaes sociais. De acordo com sua natureza, esses processos podem ser a) ativos ou passivos. b) associativos ou dissociativos. c) diretos ou indiretos. d) individuais ou coletivos. e) endogmicos ou exogmicos. (1,0 ponto) Questo 08. A relao entre Estado e Poder j ocupou a ateno de vrios pensadores, de Aristteles a Foucault. Refletindo sobre esta relao, Max Weber nos afirma que a) dois elementos constitutivos definem o Estado: o aparato administrativo e o monoplio legtimo do poder.

b) a no existncia de hierarquias sustenta o Estado moderno. c) a fora fsica uma condio suficiente para a manuteno do poder. d) a burocracia tem uma existncia prpria que independe do Estado. e) sem a Reforma Protestante, no existiria o Estado moderno. (1,0 ponto) Questo 09. As comunidades sociais se estabelecem pela associao entre seus membros, definindo-se por fatores listados abaixo, com a EXCEO de a) nitidez. b) pequenez. c) homogeneidade. d) relaes pessoais. e) competitividade. (1,0 ponto) Questo 10. Tomando por base os conceitos essenciais da Sociologia, a condio pela qual o indivduo tem conscincia de seus direitos, deveres e de que participa ativamente de todas as questes da sociedade refere-se (a) a) cidadania. b) democracia. c) solidariedade. d) tirania.

e) oramento participativo.
(1,0 ponto) Questo 11. A obra de Gilberto Freyre foi pioneira na abordagem cultural no estudo da formao da sociedade brasileira. Nesta perspectiva, CORRETO citar como exemplo desta contribuio a(o) a) utilizao do materialismo histrico como base terica para a compreenso da sociedade brasileira. b) estudo sobre a famlia patriarcal no Brasil em sua obra Casa-Grande & Senzala. c) negao da Antropologia, em especial, a norte-americana como influncia na sua obra. d) pioneirismo nos estudos sobre o operariado e sua contribuio na formao da sociedade urbana brasileira. e) dilogo constante com a obra e as contribuies tericas de Florestan Fernandes. (1,0 ponto) Questo 12. Atualmente, os movimentos sociais esto em evidncia na mdia; tornou-se comum assistir na tv e nos seus noticirios informaes sobre a ao do MST, de ONGs variadas, do Movimento dos Sem-Teto, dos indgenas, dos homossexuais, do Movimento Estudantil, etc. Sobre os movimentos sociais, CORRETO afirmar que a) o conflito o elemento gerador dos movimentos sociais que, por sua vez, buscam mudanas sociais. b) um movimento social pode existir sem a necessidade de se ter um projeto de ao ou uma ideologia. c) um dos movimentos sociais mais atuantes no Brasil o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), cuja origem nos anos 80 do sculo XX demonstra que a questo agrria no Brasil um tema recente na pauta de anseios e debates. d) o movimento organizado dos homossexuais por direitos e visibilidade social data do incio do sculo passado. e) o Greenpeace um movimento intrinsecamente ligado preservao da selva amaznica que vem atuando desde os anos 70. (1,0 ponto) Questo 13. Considerando as abordagens sociolgicas sobre a temtica religio, considere. I) O Taosmo, o Xintosmo, o Hindusmo e o Budismo so religies originrias do Extremo Oriente. O Candombl e a Umbanda so seitas que nasceram na frica. II) O Judasmo, o Cristianismo e o Islamismo so religies chamadas de monotestas por cultuarem um nico Deus. As trs tm origem no Oriente Mdio. III) O atesmo uma postura filosfica que consiste na adoo de explicaes para a vida que dispensam qualquer causalidade divina. Surgiu na Antiguidade greco-romana e ganhou fora no sculo XVIII, com a difuso das teorias anarquistas, liberais e socialistas. IV) Podemos encontrar, no Brasil, atualmente, seguidores do Candombl e da Umbanda em todas as classes sociais. Desde o perodo colonial, os brasileiros mantm contato com essas religies, que passaram por perodos de maior aceitao e outros de rejeio social. V) O Tor, a Bblia e o Alcoro so, respectivamente, os livros sagrados dos seguidores do Judasmo, do Cristianismo e do Islamismo. Assinale a alternativa que contm todas as afirmativas CORRETAS.

a) I e II.

b) I, II e III.

c) II, III e IV.

d) II, IV e V.

e) I, II, III, IV e V.

(1,0 ponto) Questo 14- Durkheim procurou definir o objeto da sociologia com o conceito de fato social. A sua caracterstica central : a) a conscincia social constituda pela soma das conscincias individuais; b) a conscincia coletiva s homognea na solidariedade orgnica; c) o fato social internalizado psicologicamente pelos grupos sociais intermedirios; d) o fato social define-se pela exterioridade, generalidade, coercitividade e anterioridade s conscincias individuais; e) o fato social deve ser tratado como se fosse uma coisa, cujo conhecimento s pode ser alcanado se abstrado da morfologia social. (1,0 ponto) Questo 15 - Na tradio sociolgica, so considerados como os principais processos sociais: a) acumulao, competio, conflito e inrcia; b) cooperao, competio, acomodao, assimilao e conflito; c) cooperao, competio, interpretao, assimilao e conflito; d) cooperao, conflito e diviso social do trabalho; e) solidariedade, reciprocidade, troca e diviso social do trabalho.

(1,0 ponto) Questo 16. Os movimentos sociais no so novidades histricas, mas so os anos sessenta, do sculo passado, que atravs ________________ e de outros movimentos contra discriminao e subordinao de determinados grupos, como o dos homossexuais, dos negros e de outras __________________, que sinalizam as profundas transformaes culturais incorporadas agora no nosso dia. O desenvolvimento tecnolgico e o avano do domnio dos homens sobre a natureza, questes como a excluso social, o aquecimento global, entre outras, colocaram novos problemas para a espcie humana e para o futuro do planeta dando origem a novos movimentos entre os quais os _____________________ em suas diferentes correntes. Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do texto apresentado. a) do feminismo - minorias raciais - movimentos ambientais b) do feminismo - minorias raciais - movimentos ecolgicos c) da feminilidade - minorias sociais movimentos ecolgicos d) da feminilidade - minorias sexuais movimentos ambientais e) do feminismo - minorias sociais - movimentos ambientais (1,0 ponto) Questo 17. Sobre movimento social associe o pensamento ao pensador. a) Max Weber b) Durkheim c) Marx ( ) segundo este pensador essa categoria denotaria a transio de formas de solidariedade simples, mas quais os indivduos diferem pouco entre si, pois partilham dos mesmos sentimentos e valores, para as formas de solidariedade mais complexas, que resultam da crescente diviso de trabalho exigidas pelas tarefas econmicas menos simples. ( ) Considerava que os movimentos sociais serviriam para designar a organizao racional da classe trabalhadora em sindicatos e partidos polticos empenhados na transformao da relaes capitalistas de produo. ( ) Viu nos movimentos sociais o fator propulsor da modernizao. (1,0 ponto) Questo 18. No final dos anos 1970, ao decretar a morte do socialismo e do velho movimento social (o movimento operrio), o O socilogo Alain Touraine, em nome da sociedade ps-industrial, acolheu o que chamou de novos movimentos sociais. Assinale o que for FALSO. a) Movimento de gnero, pacifistas e nacionalistas representam esses novos movimentos sociais para Touraine. b) Os novos movimentos sociais em Touraine designam a emergncia operrio europia, categoria que tem lugar privilegiado na teoria sociolgica. c) Se antes os movimentos concentravam sua ateno na esfera econmica e confiavam na racionalidade do Estado, agora eles surgem em franca desconfiana da racionalidade instrumental e desenvolvem uma postura de hostilidade em relao ao Estado. d) Com o advento da democracia no Brasil, em 1985, o Estado deixa de ser considerado adversrio, e os movimentos sociais se transformam e assumem novas demandas, que incluem a garantia de direitos sociais. e) Para Touraine, na sociedade ps-industrial, os conflitos de classes se institucionalizaram, abrindo espao para outras reivindicaes sociais que no so mais de cunho econmico, mas cultural. 1,0 ponto) Questo 19) Nas teses contra Feuerbach, escritas em 1845, o socilogo alemo Karl Marx critica aqueles, que, como o filsofo Feuerbach, pensavam o mundo religioso abstratamente: Que argumentos Marx utiliza para criticar o fato de Feuerbach atribuir o mundo religioso a um indivduo humano, abstrato e isolado? DIMENSTEIN, Gilberto. Dez lies de sociologia para um Brasil cidado, pg. 89. I) Feuerbach no leva em considerao os processos da Histria e as relaes sociais que influenciam na constituio da esfera religiosa de uma determinada sociedade. II) As foras religiosas adquirem uma natureza fsica, j que por elas que o homem procura explicar o que se passa no mundo material. Sendo assim, elas tm um carter humano, caracterizando-se como sentimentos objetivados. III) A figura do profeta ganha fora nos contextos nos quais a ordem estabelecida se rompe ou o futuro parece incerto. Nessas situaes, ele tem, potencialmente, a capacidade de mobilizar as pessoas por meio da sua linguagem. Assinale a alternativa que contm todas as afirmativas CORRETAS. a) I apenas. b) I e II. c) I, II e III. d) II e III. e) I e III

Oportunidade Adicional em Sociologia 3 anos 2009 Professor Paulo Machado


Resumo:
Captulo1: Cultura: um conjunto de saberes coletivos compartilhados pelos membros de uma sociedade. um sistema integrado de comportamento. tudo o que socialmente aprendido e partilhado pelos membros de uma sociedade, tendo por base comportamentos, ideais, normas e valores. Pode se material: artefatos, ou no-material: lngua. Saberes coletivos: o saber que compartilhado por vrios indivduos da aldeia. Ex: lngua, moeda, andar de nibus, modos comuns de pensar e agir que seguem modelos para a vida em sociedade. Normas e valores: So cdigos de conduta de uma sociedade e tambm so saberes coletivos. Os saberes coletivos quando institucionalizados transformam-se em leis do Estado ou mandamentos da religio. Miscigenao: Mestiagem entre ndios, africanos e portugueses. Nossa cultura resulta da mistura no apenas de trs etnias, mas, sobretudo de trs culturas diferentes. Dado biolgico: A grande maioria do povo brasileiro tem sangue indgena e mais da metade tem sangue negro. Dado Antropolgico (cultural): a colonizao portuguesa no Brasil s foi possvel porque ns assimilamos e adaptamos os saberes coletivos de ndios e negros, que nos permitiram sobreviver no mundo tropical, extremamente difcil de ser administrado pelos padres europeus. Um trao em comum s trs culturas: PRIVILEGIAR o presente e no pensar no futuro de longo prazo. Isso s comeou a ter interferncia com a imigrao de outros povos com perfis culturais diferentes( Alemes, italianos, judeus, rabes e japoneses. Mito da democracia racial brasileira: a moderna sociologia considera que h racismo no Brasil. At mesmo os europeus, apesar de brancos, sofreram com a intolerncia de setores mais conservadores da sociedade brasileira, recebendo vrias formas de tratamento pejorativo. (gringo polenteiro, alemo teimoso, japons tem o p pequeno...) Interpretar o Brasil: Sergio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre tentam conceituar o povo brasileiro. Esses escritores pensaram a miscigenao para alm dos simples aspectos raciais ( a que o conceito de raa tambm comeou a ser questionado), tratando a miscigenao cultural. Freyre analisa a fuso cultural a partir das interaes sexuais. Pensando a casa-grande no somente como antagonista da senzala, procura enxergar as relaes entre as diferentes culturas formadoras do povo brasileiro de forma a considerar a aproximao em termos sexuais um caminho para a proximidade social mais geral. Srgio Buarque avana na discusso problematizando essa premissa. Identifica a cordialidade (tipo de relao pautada no sentimento, no na racionalidade) em esferas onde ela idealmente no caberia. Resgata o tema clssico, j tratado em Antgona (pea de Sfocles escrita por volta de 420 a c.) da separao entre Estado e indivduo, pblico versus privado. Assim, Srgio Buarque diagnostica as origens da cultura do favor, na qual direitos so concedidos a partir de critrios pessoais, e desmitifica a relao democrtica entre senhores e escravos. (i, . Mesmo que senhor e escrava dormissem juntos, a negra ainda era mercadoria, a ndia ainda era criatura. Captulo2: Quem o povo brasileiro? A identidade pode ser pesquisada por meio de inmeros aspectos: a identidade tnica (traos fsicos e genticos); identidade cultura (saberes coletivos); identidade nacional. Brasileiro: No designa nacionalidade, mas ocupao. Expresses pejorativas: Mulato (negros/brancos); Mameluco (Branco/ndio); cafuzo (negro/ndio). Mazombo: indivduos nascidos no Brasil durante mais de dois sculos. Mazombo (triste, mal-humorado) Lutas: Todo povo diferente encontrado durante a expanso martima eram considerados seres inferiores. No Brasil estimasse que vivessem de trs a cinco milhes de ndios. Negros: Bantos, capturados em Angola, Congo e Moambique rio de Janeiro e Pernambuco. Sudaneses, trazidos da Nigria, Daom e Costa do Marfim Bahia. Resistncias: Quilombos. Raa: Judeus e japoneses so mais inteligentes? Meritocracia: Os povos orientais cultivam a tradio de reverenciar a educao e o culto meritocracia e a disciplina. No existe superioridade racial ou tnica. O que existe a combinao da valorizao do saber com o capital social: d resultado, em maior ou menor grau, em todos os lugares, independente de credo, etnia e nacionalidade.

Captulo3: Religio A Religio um fenmeno social, um conjunto de smbolos e rituais realizados coletivamente. Religio: Prtica coletiva. Magia: Prtica individual, tentativa individual de influenciar os acontecimentos por meio de poes, cnticos ou prticas rituais. Marx, Weber e Durkheim: acreditavam que a importncia da religio diminuiria com a modernizao. Reginaldo Prandi, em As religies, a cidade e o mundo, a cidade profana e agnstica de novo tomada pelas criaturas de deus, e do diabo. [...] Ludwig Feurbach: Pensava o mundo religioso abstratamente. Ao que criticado por Marx. Para Karl Marx o mundo religioso no abstrato, mas fruto das relaes sociais entre os indivduos. Captulo4: Mundo rural e mundo urbano. Mestios, mamelucos e mulatos, desde o sculo XVII ao incio do sculo XX, ocuparam esparsamente as regies do serto nordestino, da Amaznia e da antiga Paulistania (rea de influncia dos bandeirantes). Nos trs casos as condies de sobrevivncia eram precrias. Na primeira metade do sculo XX, as reformas urbanas e os investimentos nos servios e equipamentos pblicos (iluminao, rede de gua, transporte, saneamento), levaram muita gente para a cidade. Comeava a o crescimento urbano desordenado e suas consequncias. xodo rural: Na dcada de 1950, o Brasil assistiu a um grande fluxo migratrio, especialmente do nordeste para o sudeste. Cinquenta anos em cinco: JK. Plano ambicioso de modernizar o Brasil. Anos dourados: o plano de JK ,de fato proporcionou grandes mudanas no cenrio brasileiro. Ampliao de ferrovias, construo de novos portos e rodovias. Construo de usinas. Instalao das indstrias automobilsticas. Aumentaram tambm as diferenas sociais: a pobreza do campo provocou o xodo rural. Com o aumento do nmero de empregos na cidade, os salrios eram baixos e geraram inflao. Exploso demogrtica: entre 1940 a 2000 a populao brasileira triplicou. Foi de cerca de 50 milhes para 180 milhes aproximadamente. Em 1940 quase 80% da populao encontrava-se na zona rural e apenas 20% na zona urbana. Em 2000 as propores inverteram-se. Populismo: um modo determinado e concreto de manipulao das classes populares, e um modo de expresso de suas insatisfaes. Urbanizao e industrializao: dois processos ocorridos entre 1920 e 1950. Captulo6: Poder e estado O poder est presente em todas as relaes sociais. Existe um poder maior, que est acima de todos os cidados: o poder do Estado. Conceito de legitimidade: somente ao estado dado a legitimidade do poder. O assaltante tem o poder de roubar, mas no tem permisso para isso. na poltica que a legitimidade do poder se d no Estado. Estado: Weber tipo de organizao social cuja caracterstica fundamental ter o monoplio do poder. O Estado detm o poder legtimo de uso da fora fsica. Estado de direito: Para Weber um tipo de Estado em que nenhum rgo, poltico ou cidado comum est acima do imprio da lei. Leis: constituem as bases legtimas de atuao do Estado na sociedade. No Estado de direito baseado nas leis, que so a expresso da vontade do povo, pressupem a democracia como forma de governo. Democracia: Permite a participao da sociedade no exerccio do governo. Os cidados de uma democracia esto dispostos a obedecer s leis, de maneira a criar um tipo de ordem que esteja alicerada na participao e na liberdade de expresso e associao. Etimologicamente a palavra democracia vem da juno das palavras demos e kratos, que significam, respectivamente, povo e poder. Sufrgio: direito de voto. V a C. Pricles. O governo era exercido na gora(praa pblica). Cidados homens, maiores de vinte e um anos, escolhiam, mediante sorteio, os indivduos que ficariam responsveis pelos negcios do governo. Durou um sculo. XVIII, ganhou fora com as Revolues Francesas(1789) e com a Guerra de Independncia dos Estados Unidos(1776)

Ao longo do sculo XX, as mulheres tambm passaram a ter direito de voto. No Brasil, com a Constituio de 1988, o voto passou a ser um direito dos maiores de 16 anos, sem distino de raa, gnero, opo religiosa ou classe social. Poder em Maquiavel(1469-1527): capacidade de produo de efeitos pretendidos em uma ao praticada por indivduos. Poder em Hobbes(1588-1679): o poder se d por seis meios. Os meios so a ideia de posse de um recurso estratgico, que essencial para a conquista dos objetivos. Poder em Lebrun: O poder maior que potncia(Weber) porque o poder a execuo da ordem sem ameaa ou chantagem. Ai5 Em 1968, no auge da ditadura militar ocorreu o decretao do Ato Institucional n 5. Este decreto foi uma reao do governo s grandes manifestaes populares em virtude da morte do estudante Edson Lus pela policia e do discurso do deputado federal Mrcio Moreira Alves. O Ai5 suspendeu os direitos polticos, de voto em eleies sindicais; proibio de atividades ou manifestaes sobre assunto de natureza poltica; liberdade vigiada; domicilio determinado.... Captulo9: Movimentos sociais Lorentz Von Stein(1815-1890) designou Movimentos Sociais a emergncia do movimento operrio europeu. A anlise dos MS baseia-se nas tenses da sociedade, na identificao de mudana e na passagem de um estgio de integrao de mudana e na passagem de um estgio de integrao para outro por meio de transformao induzida por atores coletivos. Max Weber(1864-1920): viu nos MS o fator propulsor da modernizao. mile Durkheim(1858-1917): MS a transio de formas de solidariedade simples(indivduos diferem pouco entre si), para as formas de solidariedade mais complexas, que resultam da crescente diviso de trabalho exigida pelas tarefas econmicas menos simples. Karl Marx(1818-1883): MS a organizao racional da classe trabalhadora em sindicatos e partidos polticos empenhados na transformao das relaes capitalistas de produo. Alain Touraine: por volta de 1950, o socilogo francs defendeu uma sociologia dos movimentos sociais que incorporasse as contribuies do marxismo. 1970 essa categoria sociolgica adquiriu um formato novo chamada de novos movimentos sociais. Movimento sociais Movimentos sociais Queriam a interveno do Estado direitos. visando a conquista de Novos movimentos sociais Querem autonomia e autogesto das unidades sociais de base; J no falam mais em progresso e em futuro radioso, mas pretendem organizar a partir de hoje uma vida diferente, agindo sobre as escolhas sociais e polticas que comandam a produo da organizao social.

S-ar putea să vă placă și