Sunteți pe pagina 1din 11

SUMRIO

1. INTRODUO TEMA E PROBLEMATIZAO............................................ 2. JUSTIFICATIVA................................................................................................. 3. OBJETIVOS........................................................................................................ 3.1 GERAL......................................................................................................... 3.2 ESPECFICOS............................................................................................ 4. METODOLOGIA DA PESQUISA....................................................................... 5. REVISO BIBLIOGRFICA/ FUNDAMENTAO TERICA......................... 6. CRONOGRAMA................................................................................................. 7. REFERNCIAS..................................................................................................

1. INTRODUO TEMA E PROBLEMATIZAO


Introduo a apresentao rpida do assunto abordado e seu mrito. uma seo na qual se agua a curiosidade do leitor, na qual se tenta venderlhe o projeto. adequado terminar com a formulao do problema, sob a forma de pergunta. Problematizao a transformao de uma necessidade humana em problema. Segundo Popper (1975), toda discusso cientfica deve surgir com base em um problema ao qual se deve oferecer uma soluo provisria a que se deve criticar, de modo a eliminar o erro. uma questo no resolvida, algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa. A introduo a parte do projeto onde se faz uma breve apresentao do tema. explicao de como se chegou a um questionamento e do motivo pelo qual h uma inquietao a respeito do tema que o aluno se prope pesquisar. A introduo pode conter um breve histrico sobre o tema a ser abordado, assim comoas motivaes que levaram o aluno a prop-lo. Ao ler a introduo, o leitor deve ter uma ideia exata do que a pesquisa ir tratar, portanto importante captar a ateno desse leitor para a proposta do trabalho. O texto deve fazer com que at os no familiarizados com o assunto possam compreender os aspectos essenciais do tpico que est sendo investigado. importante lembrar que o tema no dever ser muito amplo. Expresses como O direito constitucional, A escravido, A internet, entre outras, sugerem temas de contedo demasiadamente extenso para ser estudado num nico trabalho acadmico. Uma boa forma de se limitar o tema circunscrev-lo espacial e/ou temporalmente. Alm da limitao circunstancial (espao e/ou tempo), outras formas de afunilamento do tema devero ser pensadas de acordo com a especificidade da rea escolhida para a pesquisa. Adjetivos restritivos, adjetivos explicativos e complementos nominais de especificao podem auxiliar nessa tarefa de delimitar ainda mais o tema. Por exemplo, em vez de se falar da Organizao do trabalho, que seria um tema muito amplo, pode-se falar da Organizao social do trabalho de produo artesanal durante a Idade Mdia na Europa Ocidental.

Outra preocupao que o aluno deve ter em relao ao tema a afinidade com a rea da qual ele o tema faz parte. A tarefa de uma pesquisa pode ser rdua, e sem o necessrio gosto e interesse pelo tema escolhido, dificilmente se far um bom trabalho, visto que ele demanda muito empenho e muita dedicao. Portanto o aluno deve procurar escolher um assunto que seja de uma rea de conhecimento, dentro da sua formao, com a qual ele se identifique.

2. JUSTIFICATIVA
Justificar oferecer razo suficiente para a construo do trabalho. Responde a pergunta por que fazer o trabalho, procurando os antecedentes do problema e a relevncia do assunto/tema, argumentando sobre a importncia prtico terica, colocando as possveis contribuies esperadas. A justificativa a exposio do motivo que levou ou dos motivos que levaram execuo da pesquisa, da relevncia de se pesquisar o tema escolhido e da contribuio do projeto rea de estudos em que o tema est inserido. Ou seja, a justificativa a resposta s perguntas: Por que se deseja pesquisar este tema?; Qual a importncia deste tema?; Qual a relevncia deste tema para a rea de conhecimento qual o trabalho est vinculado? Respondidas essas perguntas, constri-se um texto objetivo, onde so arrolados e explicitados argumentos que indicam que a pesquisa significativa e relevante.

3. OBJETIVOS
Para se formular um bom projeto de pesquisa, necessrio definir claramente os objetivos que se deseja alcanar. Eles devem manter coerncia com o tema proposto no projeto e devem estar atrelados aos meios e mtodos disponveis para a execuo da pesquisa. Os objetivos representam, de forma resumida, a finalidade do projeto. Dependendo da amplitude da pesquisa, pode-se subdividir os objetivos em geral (ou gerais) e especficos. Na seo do projeto intitulada Objetivos, o aluno deve comear de forma direta, anunciando para o leitor quais so os reais propsitos da pesquisa que pretende realizar. Alguns exemplos de como comear o captulo: O objetivo desta pesquisa avaliar... Pretende-se, ao longo da pesquisa, verificar a relao existente entre... O objetivo deste trabalho ser enfocar... Os verbos usados na escrita dos objetivos geralmente aparecem no infinitivo, tais como: apontar, citar, conhecer, definir, relatar, diferenciar, desenvolver, organizar, traar,comparar, diferenciar, construir, avaliar, etc. Refere-se a indicao do que pretendido com a realizao do estudo ou pesquisa e quais os resultados que se pretende alcanar. Define o que se quer fazer na pesquisa. Os objetivos devem ser redigidos com verbos no infinitivo, exemplo: caracterizar, identificar, compreender, analisar, verificar.

3.1 GERAL Procura dar uma viso global e abrangente do tema, definindo de modo amplo, o que se pretende alcanar. Quando alcanado d a resposta ao problema. O objetivo geral define explicitamente o propsito do estudo. 3.2 ESPECFICOS Tem funo intermediria e instrumental, ou seja, tratam dos aspectos concretos que sero abordados na pesquisa e que iro contribuir para se atingir o objetivo geral. com base nos objetivos especficos que o pesquisador ir orientar o levantamento de dados e informaes. Os objetivos especficos so um detalhamento do objetivo geral e no so obrigatrios.

4. METODOLOGIA DA PESQUISA
Metodologia significa estudo do mtodo. Mtodo um procedimento, ou melhor, um conjunto de processos necessrios para alcanar os fins de uma investigao. o procedimento geral. o caminho percorrido em uma investigao. Mostra como se ir responder aos objetivos estabelecidos. Deve se ajustar aos objetivos especficos. Envolve a definio de como ser realizado o trabalho. A metodologia deve apresentar:

O tipo de pesquisa Universo e Amostra Instrumentos de coletas de dados Mtodo de anlise


A metodologia uma sntese de como se pretende realizar a pesquisa. So informados, nesta seo, todos os instrumentos, materiais, procedimentos e etapas da pesquisa. , na verdade, a resposta pergunta Como a pesquisa ser feita?. Conforme a rea de atuao necessrio que se explicitem, entre outras, questes como: identificao da populao de onde se extrair uma amostra; critrios adotados para a seleo de material usado como amostragem; forma de operacionalizao da coleta de dados; forma de interpretao do material coletado. Utilize, ento, o espao da Metodologia para informar ao leitor do seu projeto todas as etapas de que ser constituda sua pesquisa.

5. REVISO BIBLIOGRFICA/ FUNDAMENTAO TERICA


Na fundamentao terica, o aluno dever apresentar os principais conceitos que embasam seu tema. Algumas perguntas podem ajudar a pensar no texto da Fundamentao terica: luz de qual autor (ou quais autores) a pesquisa ser feita? Qual linha de pensamento nortear o seu trabalho? Qual proposta de estudo ser levantada na pesquisa? Que informaes de outros autores sero rebatidas? Que informaes de outros autores sero reforadas? Que informaes de outros autores recebero acrscimos? A Fundamentao terica serve como um argumento de autoridade pesquisa, pois se apoia na literatura j existente sobre o assunto a investigar, evidenciando o repertrio de leituras feitas pelo aluno para dar suporte sua proposta de trabalho.

6. CRONOGRAMA
Todo projeto de pesquisa necessita de uma previso para a sua realizao. O cronograma procura expressar se possvel conciliar as atividades propostas com o tempo previsto para a execuo do projeto. Ele importante, pois permite ao seu autor avaliar continuamente o andamento do projeto e administrar, de forma mais adequada, o tempo deque ainda dispe para a execuo das demais etapas planejadas. Serve ainda para que a instituio de ensino e/ou o orientador da pesquisa possam acompanhar o seu andamento. A melhor forma de se elaborar um cronograma fazendo uma tabela. No Microsoft Word, este procedimento bastante simples. No menu Tabela, selecione Inserir tabela e digite o nmero de colunas e de linhas, de acordo com o nmero de meses (ou semanas, se preferir) e com o nmero de aes planejadas no projeto de pesquisa. No menu Formatar, escolha a opo Bordas e sombreamento, depois de selecionar as clulas da tabela que deseja preencher, e, na abra Sombreamento, selecione o estilo (25%, por exemplo) para o preenchimento da clula. Esse recurso tambm pode ser obtido clicando-se no boto direito do mouse sobre a clula que deseja sombrear e selecionando a opo Bordas e sombreamento. Aes planejadas p/ Jun Jul Ago Set Out Nov execuo da pesquisa Reviso bibliogrfica Aplicaes de questionrios Processamento de dados Observao no local da pesquisa Entrevistas Redao da monografia importante ressaltar que a tabela acima apenas um exemplo. Os quadros devero ser preenchidos de acordo com a realidade de cada projeto, e no copiados do modelo acima. Vale lembrar que no apenas as aes podem

ser bem distintas daquelas do quadro aqui apresentado, mas tambm os prazos so diferentes e geralmente so estipulados pela instituio de ensino qual o projeto ser apresentado. Procure, ento, informar-se primeiramente quanto ao prazo final para entrega da monografia e programar a sua pesquisa em funo desse prazo.

7. REFERNCIAS

D-se o nome de Referncias bibliogrficas ao conjunto de citaes das fontes consultadas para elaborar o projeto e que so arroladas no final dele em ordem alfabtica. recomendvel que somente as obras mencionadas no texto do projeto sejam referenciadas. A citao adequada do material bibliogrfico utilizado um dos pressupostos ticos da pesquisa cientfica. As referncias permitem ao leitor verificar as fontes de informao usadas na elaborao do projeto, permitindo recuperar e confrontar dados. Existem normas para as referncias bibliogrficas que devem ser seguidas. Aconselha-se que seja feita uma consulta s normas da ABNT vigentes poca de elaborao do projeto para se obter uma padronizao da lista de referncias bibliogrficas. Nessa parte so relacionados os livros, sites, revistas, enfim, todo o material que foi consultado para elaborao do trabalho, e que esteja citado nele.

REFERNCIA BIBLIOGRFICAS:

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 14724: Informao e documentao. Trabalhos Acadmicos - Apresentao . Rio de Janeiro: ABNT, 2002. GOLIATH, Paulo Henrique; SILVA, Joo Fernando Vieira da. Manual de Elaborao de Projeto de Pesquisa. Faculdades DOCTUM Campus Juiz De Fora, 2008. Disponvel em :< http://pt.scribd.com/doc/11898884/MANUAL-DEELABORACAO-DE-PROJETO-DE-PESQUISA>. Acesso em: 7 de abril de 2013. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22. ed. rev. e ampl. So Paulo: Cortez, 2002. POPPER, K.R. Conhecimento objetivo. So Paulo: EDUSP, 1975. Modelo pr-projeto de TCC 2011. CEETEPS Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula SOUZA ETEc Dr. Geraldo Jos Rodrigues Alckmin, Taubat-SP, 2011. Disponvel em:< etectaubate.com.br/wpcontent/uploads/.../Modelo-pre-projeto-1.doc> acesso dia 5 abril de 2013.

S-ar putea să vă placă și