Sunteți pe pagina 1din 2

Sobre a ANS

A Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS) a agncia reguladora do Governo Federal vinculada ao Ministrio da Sade, que atua em todo o territrio nacional na regulao, normatizao, controle e fiscalizao do setor de planos de sade no Brasil.

Sobre o CFM
A taxa elevada de cesreas no Brasil levou as entidades pblicas e privadas envolvidas e os mdicos ginecologistas e obstetras a uma reflexo sobre esta problemtica. A viso dos mdicos indica que a maioria das condies de trabalho, da qualificao

Pesquisa sobre a assistncia obsttrica na sade suplementar

profissional da

da

remunerao, os mdicos

alm de

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina so os rgos supervisores da tica profissional em toda a Repblica e ao mesmo tempo, julgadores e disciplinadores da classe mdica, cabendo-lhes zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho tico da medicina e pelo prestgio e bom conceito da profisso e dos que a exeram legalmente.

integrao

entre

assistncia pr-natal e equipes formadas exclusivamente para acompanhamento e realizao de parto, podem ser estratgias adequadas para aumentar o percentual de

Sobre a Febrasgo
A Federao Brasileira das Associaes de Ginecologia e Obstetrcia o rgo que tem por finalidade patrocinar, promover, apoiar e zelar pelo aperfeioamento tcnico e cientfico, pelos interesses econmicos e pelos aspectos ticos do exerccio profissional de ginecologistas e obstetras.

COMISSO DO PARTO NORMAL Relatrio resumido de pesquisa

partos normais no Brasil. O carto da gestante e o partograma so ferramentas importantes para a melhor qualificao da assistncia obsttrica na sade suplementar do pas. Tenha acesso pesquisa completa em www.portalmedico.org.br

Sobre a SBP
A Sociedade Brasileira de Pediatria o rgo que tem por finalidade atuar na defesa profissional dos pediatras e tambm zelar pelos direitos de crianas e adolescentes brasileiros.

Introduo
Esta pesquisa oferece uma viso geral acerca do que pensam os mdicos obstetras sobre o parto normal e o contexto em que esta alternativa se apresenta no Brasil. Portanto, constitui-se em um retrato, tratando de avaliar conhecimento, atitudes, crenas e prticas destes profissionais diante da questo de assistncia obsttrica na sade suplementar.

As atividades profissionais dos mdicos que responderam pesquisa so desempenhadas, majoritariamente em consultrio (83,5%). Deste quantitativo, 73% atua na sade suplementar.
Local de atuao
Consultrio 16,5% Outros 83,5%

No que se refere aos fatores de risco que contribuem para o aumento de cesreas, foram destacados seis aspectos: 1. ausncia de sala de pr-parto, 2. falta de leitos obsttricos hospitalares, 3. falta de equipamentos para monitorao do trabalho de parto, 4. disponibilizao imediata de salas cirrgicas para urgncia, 5. disponibilidade de anestesistas e pediatras, e 6. disponibilidade de plantonistas com especialidade em obstetrcia.

Aspectos metodolgicos
O estudo foi realizado de 07 de junho a 20 de outubro de 2010 considerando o universo de mdicos com registro na Federao Brasileira das Associaes de Ginecologia e Obstetrcia Febrasgo. A pesquisa foi feita em ambiente virtual e o e-mail foi a ferramenta utilizada para divulgao e acesso ao questionrio online, resultando em 3.131 mdicos participantes.

Organizao do trabalho mdico obsttrico


Neste quesito, ficou evidente que a integrao entre profissionais de assistncia pr-natal e equipes formadas exclusivamente para acompanhamento e realizao de parto percebida como algo que contribui para aumentar o percentual de partos normais.

Hbitos pessoais e cultura popular


Segundo os mdicos, dentre as situaes que contribuem para o aumento da prtica do parto cesrio, observou-se:

Pagamento e incentivo ao parto normal


Ao avaliar opes relacionadas a pagamento e em que medida elas contribuiriam para o incentivo ao parto normal, os participantes consideraram a melhoria da remunerao como a estratgia mais eficaz para incentivar o parto normal. A pesquisa tambm perguntou acerca de trs estratgias que poderiam ser adotadas para incentivar o parto normal. Destacaram-se, na seguinte ordem: Disponibilizar apoio jurdico para casos de questionamentos da prtica mdica. Integrar as equipes mdicas responsveis pelo pr-natal e parto na discusso das boas prticas mdicas. Desenvolver grupos de gestantes para orient-las sobre gestao saudvel e incentivar o parto normal.

Caracterizao demogrfica
A mdia de idade dos participantes foi de 45 anos, sendo quase equitativamente distribudos quanto ao sexo.
Sexo
Masculino Feminino

Insegurana

Insegurana do mdico quanto disponibilidade de leito para internao


A opo da gestante por cesrea por medo da dor do parto normal

sofrimento

50,8% 49,2%

A maioria (89,8%) indicou ter residncia mdica em Ginecologia e Obstetrcia. Destes, 72,9%, afirmou ter o Ttulo de Especialista em Ginecologia e Obstetrcia - TEGO.
Residncia mdica
Com residncia Sem 10,2%

Alm disso, mais dois fatores foram destacados: precariedade das condies de trabalho: o trabalho de parto, em razo do deslocamento do profissional e da sua permanncia noite na maternidade, o expe mais violncia. falta de qualificao e controle: insuficincia de equipes qualificadas disponveis em situaes de emergncia.

89,8%

Quanto formao acadmica, predominaram aqueles com Especializao, seguidos por aqueles com Mestrado, Doutorado e, em menor quantitativo, graduao. Dos 37,3% que informaram ter atividade docente de orientao terica-prtica em Medicina, 25,1% so preceptores.
Formao acadmica
Especializao 11,9% Mestrado Doutorado 8,3% Graduao 5,3% 74,5%

S-ar putea să vă placă și