Sunteți pe pagina 1din 2

Recursos extraordinrios ou excepcionais 1) Previso constitucional 102, III e 105 III, CF.

2) Correo de aplicao do direito X Melhor soluo ao caso Nenhum dos recursos busca a melhor soluo ao caso especfico, eles objtivam a correo da aplicao do direito, visam na medida do possvel uniformizar entendimento sobre normas constitucionais e lei federal no territrio brasileiro. Portanto, preocupam-se com a correo da aplicao do direito. No h reexame ou produo de provas nesses casos, portanto, muitas questes processuais transitam em julgado, no TJ ou no TRF, quando a questo diz respeito apreciao de provas.

3) Recursos com fundamentao vinculada A CF me diz nos artigos supra quais as hipteses de cabimento de recurso especial e extraordinrio. Portanto, no cabe ficar alegando qualquer tipo de matria como na apelao, ou no agravo de instrumento. Obs: Outros recursos de fundamentao vinculada: agravo interno (no leva ao colegiado toda discusso da matria, s deve demonstrar o porque que a deciso foi proferida contra o 557, CPC) ou embargos de declarao (hipteses de omisso, contradio, obscuridade, ou erro material)

4) Prequestionamento Para que eu posso interpor o Resp ou Rext eu preciso que aquela causa j tenha sido decidida, ou seja, de uma matria prequestionada. Prequestionamento o ato daquele colegiado fazer constar em sua deciso aquela matria que se est debatendo. Ou seja, a matria tem que ter sido decidida expressamente pelos tribunais que julgaram anteriormente. No basta que a fundamentao conste do voto vencido (smula 320, STJ), a questo deve constar do extrato, do acrdo, do julgamento final, todos os desembargadores tem que ser manifestado sobre ela, deixando de aplicar a legislao federal ou norma constitucional. Se eu no conseguir que, de primeiro plano, a deciso conste do julagdo, devo impetrar embargos de declarao (smula 211, STJ), para inserir no julgamento o debate judicial sobre a questo que eu pretendo levar ao STJ ou STF, esses embargos so os prequestionadores.

O prequestionamento pode ser apresentado por tese jurdica, ou nmero do artigo.

5) Dupla admissibilidade Admissibilidade feita pelo presidente ou vice-presidente do tribunal (meramente formal, ver se da petio consta todos os requisitos necessrios, ou ver se a matria caso de avaliao em repercusso geral ou de recurso repetitivo), e admissibilidade feita pelo STF.

6) Repercusso geral Na petio do recurso extraordinrio eu preciso ter uma preliminar, que a repercuso geral. Preciso demonstrar que o STF no vai estar julgando causa que s diz respeito a mim, devo mostrar que a deciso que ele der tem impactos gerais, vai repercutir em vrias outras aes processuais. Mecanismo semelhante da repercusso geral, mas que no vai constar da petio, o recurso repetitivo, junto ao STJ. O STJ pode ver que, ao observar muitos recursos sobre uma matria, ele usa um incidente de coletivizao, o recurso repetitivo (advm do direito alemo, o caso piloto eu vejo que tem vrios processsos sober o mesmo tema, paraliso todos, pego um, ou uma quantidade razovel, e encaminho para o tribunal superior, a deciso proferida nestes proferida nas demais, no Brasil, por enquanto, s funciona dos tribunais para o STJ). Obs: Da deciso de trancamento, se eu ficar incorformado com meu recurso trancado esperando a deciso em sede de repetitivo, cabe embargos da deciso do presidente do TJ, ou agravo de instrumento, para tentar fazer subir para o STJ.

7) Requisitos da petio Exposio de fatos e fundamentos, explicao do pedido da reforma, indicao da lei federal ou norma constitucional violada, e, no caso de recurso extraordinrio, repercusso geral.

S-ar putea să vă placă și