Sunteți pe pagina 1din 3

O que radioterapia?

um tratamento no qual se utilizam radiaes para destruir um tumor ou impedir que suas clulas aumentem. Estas radiaes no so vistas e durante a aplicao o paciente no sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinao com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.

Quais os benefcios da radioterapia?

Metade dos pacientes com cncer so tratados com radiaes, e cada vez maior o nmero de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Para muitos pacientes, um meio bastante eficaz, fazendo com que o tumor desaparea e a doena fique controlada, ou at mesmo curada. Quando no possvel obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicaes diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a presso, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alvio aos pacientes.

Como feita a radioterapia?

O nmero de aplicaes necessrias pode variar de acordo com a extenso e a localizao do tumor, dos resultados dos exames e do estado de sade do paciente. Para programar o tratamento, utilizado um aparelho chamado simulador. Atravs de radiografias, o mdico delimita a rea a ser tratada, marcando a pele com uma tinta vermelha. Para que a radiao atinja somente a regio marcada, em alguns casos pode ser feito um molde de gesso ou

de plstico, para que o paciente se mantenha na mesmo posio durante a aplicao. O paciente ficar deitado sob o aparelho, que estar direcionado para o traado sobre a pele. possvel que sejam usados protetores de chumbo entre o aparelho e algumas partes do corpo, para proteger os tecidos e rgos sadios. De acordo com a localizao do tumor, a radioterapia feita de duas formas: Os aparelhos ficam afastados do paciente. chamada Teleterapia ou Radioterapia Externa. Os aparelhos ficam em contato com o organismo do paciente. chamada Braquiterapia ou Radioterapia de Contato. Esse tipo trata tumores da cabea, do pescoo, das mamas, do tero, da tiride e da prstata. As aplicaes podem ser feitas em ambulatrio, mas no caso de tumores ginecolgicos, h necessidade de hospitalizao de pelo menos trs dias. Pode ser necessrio receber primeiro a Radioterapia Externa e depois a Braquiterapia.

Quais os possveis efeitos da radioterapia e o que fazer quando surgirem?

A intensidade dos efeitos da radioterapia depende da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extenso da rea radiada, do tipo de radiao e do aparelho utilizado. Geralmente aparecem na 3 semana de aplicao e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento, podendo durar mais tempo. Os efeitos indesejveis mais freqentes so: Cansao: o paciente deve diminuir as atividades e descansar nas horas livres. Algumas pessoas preferem se afastar do trabalho, outras trabalham menos horas no perodo de tratamento. Perda de apetite e dificuldade para ingerir alimentos: recomendvel comer pouco e em mais vezes. O paciente deve ingerir coisas leves e variar a comida para melhorar o apetite. Fazer uma caminhada antes das refeies tambm ajuda. Em alguns casos, a saliva torna-se mais espessa e altera o sabor dos alimentos, mas aps o trmino do tratamento o paladar ir

melhorar. Reao da pele: A pele que recebe radiao poder coar, ficar vermelha, irritada, queimada ou bronzeada, tornando-se seca e escamosa. importante informar ao mdico, durante as consultas de reviso, qualquer das seguintes situaes: febre igual ou acima de 38C, dores, assaduras e bolhas, secreo na pele. Alguns cuidados podem reduzir essas sensaes: - lavar a rea com gua e sabo, e enxugar com uma toalha macia, sem esfregar; - no usar na rea em tratamento cremes, loes, talcos, desodorantes, perfumes, medicaes ou qualquer outra substncia no autorizada pelo mdico. Isso pode alterar a reao da radioterapia; - utilizar qualquer tipo de curativo na pele (como gaze ou band-aid) com a orientao mdico; - no utilizar sacos de gua quente ou gelo, saunas, banhos quentes, lmpadas solares ou qualquer outro material sobre a pele em tratamento; - proteger a pele da luz solar at um ano depois do fim do tratamento, usando protetor solar fator 15 ou uma blusa ou camiseta. - evitar usar roupas apertadas, soutiens, camisas com colarinhos, calas jeans etc.; - no usar tecidos sintticos do tipo nylon, lycra, cotton ou tecidos mistos com muita fibra sinttica. A roupa deve ser feita de algodo.

S-ar putea să vă placă și