Sunteți pe pagina 1din 9

1

NO EXISTE RACISMO NO BRASIL, NEGO!!

PERSONAGENS: GOVERNADOR DULIO SECRETRIA ( Dona Neusa ) FRANCISCO FILHA DO GOVERNADOR SEGURANAS

Gabinete do Governador. Foto dele na parede com seu nome e seu cargo, abaixo uma grande faixa de pano escrito Zumbi, rei do Brasil!! Ele entra em cena. Est irado, sua secretria vem logo atrs aflita com seu nervosismo. GOVERNADOR - Um preto!! Um preto!! S um!! Ser que pedir demais?? Um preto?! SECRETRIA - Pelo amor de Deus Governador, tem reprter a fora!! Eles vo acabar ouvindo. GOVERNADOR (Dando um murro na mesa) Estamos no Brasil e no me conseguem um nico preto?? Eu boto todos vocs no olho da rua!! SECRETRIA - Por favor Governador, fala um pouco mais baixo... GOVERNADOR - Como que vou render homenagens a raa negra sem nenhum preto presente? Ao invs de limpar a minha barra, vou me sujar de vez! Isso sim que um servio de preto! SECRETRIA - Pelo amor de Deus Governador!! O senhor j est sendo taxado de racista no Brasil inteiro. Fala um pouquinho mais baixo...Ns temos que mostrar que o senhor um benfeitor das minorias. GOVERNADOR - Assim? ( Aponta para a faixa ) Homenageando algum que eles mau conhecem? Eu preferia Pel Rei do Brasil . Desse todos se lembram. SECRETRIA - Mesmo ele no consenso na comunidade negra. GOVERNADOR - E negro l tem consenso em alguma coisa? Eles s seguem juntos na mesma direo em desfile de carnaval. E ainda assim atravessam no samba. Ouve-se a voz de algum cantando: Eu sou nego / Eu sou nego... e tocando um instrumento de percusso. SECRETRIA - Deve ser o Dulio. Ele encontrou algum. Um preto! Digo.., um afro-sulamericano. GOVERNADOR - Mas ser que ele bem escurinho? Um pardinho no vai resolver. Vo dizer que branco. Entra Dulio fantasiado de jamaicano. Cara pintada de preto, dreadlock e roupas de acordo. Canta e dana ainda mais um pouco. GOVERNADOR - Que palhaada essa Dulio? DULIO - Foi o nico jeito. Nenhuma liderana negra aceitou participar. Querem distncia do senhor.

2
GOVERNADOR - No suficiente um impeachment por racismo? Voc quer acrescentar fraude, falsidade ideolgica ... DULIO - Nesse caso faremos uma campanha pr-negro sem negro. GOVERNADOR - Ta maluco? DULIO - O senhor devia ter pesado as conseqncias antes de retrucar. GOVERNADOR - Eu perdi a cabea! Ainda mais diante de uma insinuao descabida como aquela. Imagine. Minha filha namorando um nego. Me deu vontade de esganar a reprter. Toca o telefone. Secretria atende. GOVERNADOR - Dulio me faa uma lista de todos os funcionrios negros que temos aqui no prdio hoje. DULIO - J fiz isso. GOVERNADOR - E ento? DULIO - No temos nenhum. GOVERNADOR - Ta vendo?! Isso sim uma coisa racista. Temos que dar oportunidade pras minorias. Todas elas! Hoje a gente precisa de um preto, amanh pode ser um ndio, um favelado, um invlido, um viado... SECRETRIA - Desculpe Governador, mas o Jarbas da segurana. Tem um homem exigindo uma audincia com o senhor. GOVERNADOR - Tenha santa pacincia dona Neusa! ( Pensa um pouco ) De que cor o homem? SECRETRIA - Al Jarbas, de que cor esse homem. (...) Ele disse que negro. GOVERNADOR ( Indo tirar o telefone das mos dela ) - Eu quero ele! Jarbas esse meu homem! Tragam-no aqui , estou atrs dele faz tempo! Entendeu?! Agora! DULIO - No sei se um cidado comum vai adiantar. GOVERNADOR - Pelo menos preto! J um comeo. Ouve-se o som de algum apanhando e gritando. SECRETRIA - Nossa... O que isso? DULIO - Gozado...parece algum apanhando. GOVERNADOR - No diga sandices. Se o sujeito no for representante de movimento nenhum, ns vamos nome-lo presidente do movimento Zumbi, rei do Brasil. SECRETRIA - tima idia. Eu vou criar um currculo impecvel pra ele, metade verdade metade inventado. Assim ele vai parecer maior do que . GOVERNADOR - Se for um completo p-rapado a gente usa isso a favor dele. Algum que saiu do nada e venceu na vida. Ser que ele fala um portugus razovel? Se for do tipo que diz: pobrema vai ficar difcil.

3
Entra Jarbas, o segurana. JARBAS - No adianta Governador. O cara marrento! GOVERNADOR ( No entendendo ) - Do que voc est falando? Cad o homem? JARBAS - Mas dele que estou falando. J tomou meia dzia de safano e ainda diz que no roubou nada! GOVERNADOR ( Horrorizado ) - Vocs bateram nele??? JARBAS ( Confuso ) - Como assim? No era pra bater? SECRETRIA - Estamos perdidos... GOVERNADOR - Claro que no imbecil , seu luntico! JARBAS - O senhor no quer que a gente aperte mais um pouco? Vai ver ele confessa , aquilo no tem cara de ser boa coisa. GOVERNADOR - TRAGA ELE AQUI, AGORA!!! EU FALEI, AGORA!!! Jarbas assustado, d uma ordem pelo rdio que tem na lapela. Entram dois seguranas trazendo Francisco. GOVERNADOR ( Horrorizado ) - Eu no acredito...eu no acredito.... Os seguranas soltam Francisco e saem resmungando. GOVERNADOR ( Enquanto os seguranas esto saindo) - Meu senhor eu no tenho palavras pra me desculpar. Mas saiba que esse equvoco lamentvel vai ser punido severamente. Mas qual a sua graa? FRANCISCO - Meu nome Francisco. GOVERNADOR - Veja bem Francisco... FRANCISCO ( Interrompendo ) - Senhor Francisco, por favor.... GOVERNADOR - Sim, claro... Veja bem , senhor Francisco. Fao questo de indeniz-lo pelo dano moral que sofreu. FRANCISCO - Eu tambm! Mas isso a gente discute em juzo, depois de passar-mos pela delegacia. Posso usar seu telefone? Francisco vai em direo ao telefone e o Governador se coloca entre ele. GOVERNADOR - Que isso senhor Francisco? Vamos conversar primeiro. Eu entendo a sua revolta. ... Dulio, por favor, traga alguma coisa para o senhor Francisco beber e se recompor. Dona Neusa pode ir providenciando aquele assunto que ficou em aberto. Saem Dulio e a Secretria. GOVERNADOR - Como o senhor bem sabe a nossa justia muito lenta e um processo por agresso dificilmente iria prosperar.

4
FRANCISCO - Agresso?! Acho que o senhor esqueceu de acrescentar..RACISMO!! Governador ( Olhando em volta temendo ser ouvido ) - No me diga uma coisa dessas, pelo amor de Deus! E depois...est exagerando. FRANCISCO - E ainda me chamaram de preto safado uma dezena de vezes. GOVERNADOR - Eles o chamaram de afro-sulamericano safado vrias vezes? FRANCISCO - Exatamente. Me chamaram de preto-safado! GOVERNADOR - Eu estou estupefato!! Ao saber que aqui, nesse baluarte da democracia nacional, uma pessoa da etnia negra, foi chamado de afro-sulamericano safado. Eu estou chocado... ( Simula emoo ) Perdoe se me faltarem as palavras... FRANCISCO - Creio que lhe falte tambm a memria. Pois ao saber que sua filha namora um negro, o senhor disse coisa bem parecida. GOVERNADOR ( Irado ) - Minha filha no namora preto nenhum! ( Se recompondo ) Digo...a minha filha no tem nenhuma relao afetiva com nenhum afro-sulamericano. E se tivesse seria pra mim motivo de satisfao. Eu tenho pela raa um carinho sincero. Inclusive , no sei se o senhor sabe, mas eu sou at filho de Ians. FRANCISCO - Filho de Ians?! Mas durante a campanha eleitoral o senhor era evanglico. GOVERNADOR ( Disfarando ) - Mas no mudemos de assunto, senhor Francisco, no mudemos de assunto. O senhor foi vitima de uma grande injustia e merece uma reparao. Entra Dulio com um copo de bebida e entrega a Francisco. FRANCISCO ( Aps cheirar a bebida ) - Desculpe mas no bebo cachaa, meu senhor. GOVERNADOR ( Irritado ) - Voc trouxe cachaa?? DULIO - Trouxe...o senhor mesmo no diz sempre que pobre... GOVERNADOR ( Interrompendo ) - Chega! O senhor Francisco uma pessoa de cerimnia. Merece uma bebida de acordo. Um usque ou um bom vinho. DULIO - Sem dvida , sem dvida. Foi uma falha da minha parte. Desculpem... GOVERNADOR - Traga um usque. Doze anos, o melhor que tiver. Imagine...Oferecer cachaa a uma pessoa ilustre. No meu barzinho tem at um Romane-Conti 1971, que ganhei de um empreiteiro. Um vinho Rei...e o Dulio te oferece cachaa. FRANCISCO - Pois eu vou aceitar. GOVERNADOR - O usque? FRANCISCO - No. O Romane-Conti 1971. Governador toma um susto. Olha para Dulio que num s gole toma a cachaa.

5
GOVERNADOR ( Constrangido ) - Veja bem , senhor Francisco, uma bebida de exagerado requinte e requer um paladar igualmente requintado. Algum sem trato na arte pode achar simplesmente que ele muito azedo e sem acar. FRANCISCO ( Desafiador ) - Pelo que estou entendendo, esse seu vinho est acima do paladar de um afro-sulamericano? GOVERNADOR - De forma alguma... No foi isso que eu quis dizer. Por favor, no me entenda mau... FRANCISCO - Quem sabe na presena do Juiz a gente consiga se entender melhor. GOVERNADOR ( Amedrontado ) - No-no! O que isso? Dulio traga a garrafa! No faz mau algum oferecer um clice para o senhor Francisco. No existe melhor maneira para iniciar uma grande amizade. Dulio sai. GOVERNADOR - Mas percebo que o senhor est mais calmo. Mais aberto ao dilogo. FRANCISCO - Impresso sua. Dulio volta trazendo a garrafa numa bandeja acompanhado por um clice. GOVERNADOR - A est... As vinhas do paraso no poderiam produzir um vinho melhor. FRANCISCO ( Pegando a garrafa ) - Mas que bela garrafa... E como pesa. GOVERNADOR - o vidro que espesso. Pra guardar com segurana um liquido to precioso. FRANCISCO - Mas ser que ela inquebrvel? GOVERNADOR - Provavelmente. Francisco bate com a garrafa no cho. GOVERNADOR ( Aflito ) - Nooo!!! FRANCISCO - Calma. S t testando o casco. ( Bate novamente ) forte mesmo. GOVERNADOR - Por favor, senhor Francisco!! FRANCISCO - Mas no inquebrvel? GOVERNADOR - No vamos facilitar! Der repente o diabo atenta... Dulio, pelo amor de Deus, abra a garrafa e sirva um clice pro senhor Francisco. Dulio pega a garrafa com todo o cuidado , conferindo se ela no est rachada. GOVERNADOR - Pois muito bem , senhor Francisco. Creio estar em divida com o senhor.. FRANCISCO ( Pega o clice, cheira o vinho ) - Pra dizer o mnimo... ( Joga um pouco do vinho no cho ) GOVERNADOR ( Chocado com a cena ) - Mas o que diabos est fazendo?

6
FRANCISCO ( Cnico ) - pro santo. GOVERNADOR - Onde j se viu santo beber Romane-Conti?? FRANCISCO - O senhor acha mais adequado um Sangue De Boi? DULIO - Deixa pra l Governador. No adianta chorar pelo vinho derramado. Serve mais uma dose. O Governador corre a pegar a rolha e tapar a garrafa. FRASNCISCO ( Provando o vinho e fazendo cara feia ) - Ta azedo. ( Pra Dulio ) Faz o seguinte, mistura com um pouco de acar e gelo picado. ( Coloca o clice de volta no lugar ) Mas o senhor falava de reparao. Qual seria? GOVERNADOR ( Olhando para o clice e fazendo o sinal da cruz ) - Bom...o que posso fazer para reparar tamanha afronta, nome-lo presidente do projeto Zumbi, rei do Brasil. FRANCISCO - Zumbi Rei do Brasil... GOVERNADOR - Isso mesmo... farei publicar no dirio oficial. Ser um cargo remunerado e o com status de secretaria. FRANCISCO - No sei ...mas acho que estou gostando da idia... GOVERNADOR - O senhor um homem inteligente, tem plenas condies de exercer o cargo. Os afro-sulamericanos precisam de uma voz forte no Estado. um cargo disputadssimo senhor Francisco. Na certa cairei em desgraa junto as lideranas negras entregando ele ao senhor. Estavam se digladiando pra conseguir esse cargo, na certa vo passar o dia me telefonando exigindo uma explicao. Entra a Secretria. FRANCISCO - Supondo que eu aceite...supondo apenas... Qual seria a minha atribuio? GOVERNADOR - Desfazer o mau entendido de que fui vitima. Mostrar que eu no sou um algoz e sim um defensor das minorias. Praticamente um Pai Toms Branco. FRANCISCO - Sei...alm de filho de Ians?! GOVERNADOR - Melhor omitir esse detalhe...sabe como ...pode pegar mau entre os evanglicos. No que eu esteja renegando a minha f.... De forma alguma. Fao sempre minhas obrigaes, toda sexta-feira deixo trs rosas vermelhas, um mao de cigarros, uma garrafa de champanha e uma vela preta e vermelha numa encruzilhada. FRANCISCO ( Irnico ) - Sei... e Ians nunca reclamou de ser tratada como Pomba-Gira? GOVERNADOR ( No entendendo ) - Como?! FRANCISCO - Nada...deixa pra l. Eu aceito! GOVERNADOR - Maravilha! Dona Neusa comunique a imprensa imediatamente! SECRETRIA - pra j. Preparo uma coletiva?

7
GOVERNADOR - Melhor no. S uma sesso de fotos. Precisamos primeiro redigir um discurso de improviso para o senhor Francisco. DULIO - Eu j tenho alguns modelos pr-prontos. s adaptar. Secretria sai de novo. GOVERNADOR Bem...como o senhor est ingressando na minha folha de pagamento, ter tambm algumas obrigaes, meu caro...Francisco. FRANCISCO ( Pegando o clice de vinho ) E quais seriam? GOVERNADOR ( Pega o clice das mos dele e coloca de volta na bandeja ) - A principal delas me dedicar uma fidelidade canina. Telefone toca, Dulio atende. FRANCISCO - Sei... GOVERNADOR - Eu preciso desesperadamente inverter a situao em que me encontro. Ter que seguir a risca o seu papel. Estamos entendidos? FRANCISCO - Perfeitamente...Governador, digo, senhor Governador. DULIO - Desculpe interromper, mas sua filha est a. Ela quer falar com o senhor. GOVERNADOR - Nem pensar! Diga que estou ocupado, que eu ligo depois.

DULIO - No d. Dona Maria Luiza j est entrando. Entra Maria Luiza, filha do Governador. GOVERNADOR - Por favor Maria Luiza! Estou numa reunio importante, voc no pode ir entrando assim. MARIA LUIZA ( Olhando surpresa para Francisco ) - Tico?! O que voc est fazendo aqui?? GOVERNADOR ( Surpreso ) - Ti-tico?! Como assim? Vocs se conhecem? FRANCISCO - Nos conhecemos. Alis, ela o assunto que me trouxe aqui. GOVERNADOR ( Para Dulio ) - Mas que diabos ta acontecendo aqui, Dulio? DULIO - No tenho a menor idia. MARIA LUIZA ( Pegando a mo de Francisco. Decidida ) - Pois muito simples. O Tico meu namorado. O Governador senta-se na poltrona com o choque. Serve-se de uma dose de vinho. Toma num gole s. FRANCISCO - Calma amor. Eu e seu pai j nos acertamos. At me convidou pra trabalhar aqui. MARIA LUIZA ( Surpresa ) - Ah ? Srio mesmo?

8
DULIO - Ele vai nome-lo presidente do projeto Zumbi, rei do Brasil. MARIA LUIZA - verdade papai? O Governador se limita a tomar mais uma dose. DULIO - Mas claro! A Neusa foi chamar a imprensa para uma sesso de fotos. MARIA LUIZA - Eu custo a crer. Governador passa mau. Chama Dulio para perto dele. GOVERNADOR ( Solta a gravata, perdendo o flego. Apenas Dulio consegue ouvi-lo ) - Um preto! Dulio! Um preto...pegando minha filhinha. DULIO - Acho que ta sim, senhor Governador. Entra a secretria. De inicio sorridente, depois, vendo Maria Luiza abraada a Francisco, muda para um ar de espanto. Corre para perto de Dulio. SECRETRIA - Que diabo isso? DULIO - Ele namorado dela. SECRETRIA ( Animada ) - Mas que maravilha! O fotgrafos j esto vindo. Vai ser timo verem a filha do Governador com um...um... ( Para percebendo que ia falar besteira ) MARIA LUIZA - Um o qu?? SECRETRIA - Um...um homem to distinto. GOVERNADOR ( Para Dulio, voz baixa ) - A minha filhinha Dulio...Ser que j chegaram as vias de fato? DULIO - Claro que no! Como diz minha vozinha, no devemos de incio esperar o pior. SECRETRIA - Esto namorando a muito tempo? MARIA LUIZA ( Animada ) - Praticamente morando juntos. DULIO ( Para o Governador ) - Sabe como ...Vov t velhinha coitada...no sabe o que diz. GOVERNADOR - Chama o Jarbas! Pra baixar o pau!! Eu quero ver esse preto no tronco!! De onde ele nunca devia ter sado! MARIA LUIZA - O que foi que disse papai? A gente no consegue te ouvir. DULIO - Teu pai est emocionado. Ele disse: que isso um sonho. Maria Luiza abraa Francisco emocionada. SECRETRIA ( Para o Governador ) - Vai ser a soluo, senhor Governador. Vai calar a boca dos crticos. GOVERNADOR - Eu quero morrer! Eu quero morrer!

9
SECRETRIA - Bom, j que temos uma sesso de fotos com a imprensa podemos aproveitar e contar a novidade. MARIA LUIZA - O senhor ficou feliz papai? Com a novidade? GOVERNADOR - Muito...Voc no tem idia de quanto... ( Para Dulio ) Vou mudar meu testamento hoje mesmo....quero essa da catando latinha depois que eu morrer.... MARIA LUIZA - Tico! S contou ? FRANCISCO - Claro que no. MARIA LUIZA - Ento vam aproveitar o momento. FRANCISCO ( Constrangido ) - Puxa amor... ser? MARIA LUIZA - Claro seu bobo. SECRETRIA - Ser que temos mais alguma...surpresa? MARIA LUIZA ( Animadssima ) - Gente...to grvida! Se for menino ns vamos chamar de Benedito. Se for menina, Sebastiana. Abraa Francisco. Governador leva as mos ao peito e cai morto sobre a mesa. MARIA LUIZA - O senhor vai ser vov papai...papai...papai... Silncio. Todos olham seu corpo inerte. Dulio vai at ele, pega seu brao, levanta e o deixa cair. Ele est morto. DULIO ( Para a Secretria ) - Que foi mesmo que o Getlio Vargas escreveu na sua carta testamento?

Fim

S-ar putea să vă placă și