Sunteți pe pagina 1din 14

1

FACULDADE ALVES FARIA GRADUAO EM DIREITO Keli Rodrigues Martins

ANLISE DOS ARTIGOS 151 154 E 161 167 DO CDIGO PENAL

GOINIA MARO DE 2013 FACULDADE ALVES FARIA

DOS CRIMES CONTRA INVIOLABILIDADE DE CORRESPONDNCIA Art. 151. Devassar indevidamente o contedo de correspondncia fechada, dirigida a outrem: Pena deteno, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. 1 - Na mesma pena incorre: I - quem se apossa indevidamente de correspondncia alheia, embora no fechada e, no todo ou em parte, a sonega ou destri; Violao de Comunicao Telegrfica, Radioeltrica ou Telefnica II - quem indevidamente divulga, transmite a outrem ou utiliza abusivamente comunicao telegrfica ou radioeltrica dirigida a terceiro, ou conversao telefnica entre outras pessoas; III - quem impede a comunicao ou a conversao referidas no nmero anterior; IV - quem instala ou utiliza estao ou aparelho radioeltrico, sem observncia de disposio legal. 2 - As penas aumentam-se de metade, se h dano para outrem. 3 - Se o agente comete o crime, com abuso de funo em servio postal, telegrfico, radioeltrico ou telefnico: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos. 4 - Somente se procede mediante representao, salvo nos casos do 1, IV, e do 3. Consideraes preliminares O princpio da inviolabilidade da correspondncia somente foi reconhecido com a Revoluo Francesa, como um dos aspectos fundamentais da manifestao da liberdade individual. No sculo XIX, a inviolabilidade de correspondncia foi elevada condio de garantia constitucional, logo depois sendo criminalizada pelo cdigo penal. Sujeito ativo e passivo Sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, no requerendo nenhuma condio particular. Sujeito passivo (duplo), so o remetente e o destinatrio (crime de dupla subjetividade passiva). Enquanto a correspondncia no chega as mos do destinatrio, pertence ao remetente. O eventual anonimato do remetente no ter idoneidade para descaracterizar o crime definido no dispositivo em exame.

Objeto material a correspondncia, que compreende a carta, o bilhete, o telegrama etc. Pode ser particular ou oficial. Bem jurdico tutelado a liberdade de comunicao do pensamento, garante-se, na verdade, a inviolabilidade do sigilo, particularmente o sigilo de correspondncia, cujo desrespeito atingiria mortalmente a essncia da privacidade individual, que o direito de viver com o mnimo de interferncia de terceiros. CORRESPONDNCIA COMERCIAL Art. 152 - Abusar da condio de scio ou empregado de estabelecimento comercial ou industrial para, no todo ou em parte, desviar, sonegar, subtrair ou suprimir correspondncia, ou revelar a estranho seu contedo: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 2 (dois) anos. Pargrafo nico - Somente se procede mediante representao. Consideraes preliminares Neste dispositivo, o legislador preferiu dar um tratamento diferenciado violao de correspondncia no mbito comercial. Sujeito ativo e passivo Em razo de tratar-se de crime prprio, somente poder ser sujeito ativo quem reunir as qualidades ou condies especialmente exigidas pelo tipo penal, no caso, o scio ou empregado de estabelecimento comercial ou industrial. Sujeito passivo, por sua vez, o estabelecimento comercial ou industrial e os respectivos scios, ou o estabelecimento e os demais scios, na hiptese de um deles ser o sujeito ativo. Objeto material a correspondncia comercial, ou seja, carta, fax, balancetes, faturas etc., que pertenam ao estabelecimento comercial ou industrial.

Bem jurdico tutelado a inviolabilidade do sigilo da correspondncia, acrescida de duas condies especiais, no exigidas no artigo anterior: uma relativa ao sujeito ativo, que s pode ser scio ou empregado, outra referente natureza do destinatrio da correspondncia, que limitado a estabelecimento comercial ou industrial. DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DOS SEGREDOS Divulgao de Segredo Art. 153 - Divulgar algum, sem justa causa, contedo de documento particular ou de correspondncia confidencial, de que destinatrio ou detentor, e cuja divulgao possa produzir dano a outrem: Pena - deteno, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. 1-A - Divulgar, sem justa causa, informaes sigilosas ou reservadas, assim definidas em lei, contidas ou no nos sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica: Pena - deteno, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. 1 - Somente se procede mediante representao. 2 - Quando resultar prejuzo para a Administrao Pblica, a ao penal ser incondicionada. Consideraes preliminares O cdigo criminal do Imprio punia quem revelasse algum segredo que conhecesse em razo de ofcio (art. 164). O cdigo penal de 1890, por sua vez, punia o destinatrio de correspondncia que publicasse seu contedo sem o consentimento do remetente e que lhe causasse dano (art. 191). Em termos genricos, pode-se afirmar que os referidos diplomas legais somente criminalizavam a revelao ou divulgao arbitrria do contedo da correspondncia alheia. O atual cdigo de 1940 foi quem ampliou a tutela penal para abranger a revelao de documento particular. Aps tutelar a liberdade, sob aspecto da inviolabilidade da correspondncia, nesta seo, o cdigo continua protegendo a liberdade, agora sob o aspecto de segredos e confidncias. A proteo da liberdade no seria completa se no fosse assegurado ao indivduo o direito de manter em sigilo determinados atos, fatos ou aspectos de sua vida particular e profissional, cuja divulgao possa produzir dano pessoal ou a terceiros. Esse direito integra o direito de privacidade.

Nesta seo, o cdigo penal disciplina somente a violao de segredos que atingem aspectos de liberdade individual. Protege, no entanto, a inviolabilidade de segredos que importe ofensa a outros interesses. Sujeito ativo e passivo Sujeito ativo o detentor ou destinatrio do segredo. Sujeito passivo o titular do segredo, ainda que no seja o autor do documento ou o remetente da correspondncia; , em outros termos, aquele que pode sofrer dano em consequncia da conduta. Objeto material Documento particular ou a correspondncia que divulgada. Bem jurdico tutelado a preservao do sigilo de atos ou fatos secretos ou confidenciais cuja divulgao pode causar dano a outrem; , em termos esquemticos, a inviolabilidade dos segredos, que representa um aspecto da liberdade individual. VIOLAO DO SEGREDO PROFISSIONAL Art. 154 - Revelar algum, sem justa causa, segredo, de que tem cincia em razo de funo, ministrio, ofcio ou profisso, e cuja revelao possa produzir dano a outrem: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, ou multa. Pargrafo nico - Somente se procede mediante representao. Consideraes preliminares As ordens Filipinas eram omissas relativamente violao de segredos na seara da atividade privada, limitando-se a criminalizar a violao de segredos da Casa Real. O cdigo Penal Francs de 1810 criminalizou a violao de segredos profissional, sendo seguido, a partir de ento, por outros diplomas legais. O cdigo criminal brasileiro de 1830, sem distanciar-se das ordenaes, criminalizava somente a revelao de segredos praticadas por funcionrio pblico (arts. 164 e 165). Foi o cdigo penal de 1890 o pioneiro na punio em razo de oficio, emprego ou profisso (art. 192).

Sujeito ativo e passivo So os confidentes necessrios, pessoas que recebem o contedo do segredo (crime prprio) em razo da: A) Funo: encargo recebido por lei, ordem judicial ou contrato, remunerado ou no (ex.: tutor, curador, diretor de hospital etc.); B) Ministrio: atividade social ou religiosa (ex.: sacerdote, freira etc.); C) Oficio: ocupao mecnica ou manual (ex.: costureira, sapateiro, mecnico de automveis etc.); D) Profisso: ocupao especializada, desempenhada com habitualidade e visando lucro (ex.: engenheiro, mdico, advogado etc.). Sujeito passivo a pessoa que pode sofrer prejuzo em razo da revelao (titular do segredo ou um terceiro). Objeto material A informao sigilosa confiada ao profissional. Bem jurdico tutelado A inviolabilidade do segredo profissional. Invaso de dispositivo informtico Art. 154-A. Invadir dispositivo informtico alheio, conectado ou no rede de computadores, mediante violao indevida de mecanismo de segurana e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informaes sem autorizao expressa ou tcita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilcita: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, e multa. 1 Na mesma pena incorre quem produz, oferece, distribui, vende ou difunde dispositivo ou programa de computador com o intuito de permitir a prtica da conduta definida no caput. 2 Aumenta-se a pena de um sexto a um tero se da invaso resulta prejuzo econmico. 3 Se da invaso resultar a obteno de contedo de comunicaes eletrnicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informaes sigilosas, assim definidas em lei, ou o controle remoto no autorizado do dispositivo invadido: Pena - recluso, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa, se a conduta no constitui

crime mais grave. 4 Na hiptese do 3, aumenta-se a pena de um a dois teros se houver divulgao, comercializao ou transmisso a terceiro, a qualquer ttulo, dos dados ou informaes obtidos. 5 Aumenta-se a pena de um tero metade se o crime for praticado contra: I - Presidente da Repblica, governadores e prefeitos; II - Presidente do Supremo Tribunal Federal; III - Presidente da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Assembleia Legislativa de Estado, da Cmara Legislativa do Distrito Federal ou de Cmara Municipal; ou IV - dirigente mximo da administrao direta e indireta federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal. Ao Penal Art. 154-B. Nos crimes definidos no art. 154-A, somente se procede mediante representao, salvo se o crime cometido contra a administrao pblica direta ou indireta de qualquer dos Poderes da Unio, Estados, Distrito Federal ou Municpios ou contra empresas concessionrias de servios pblicos. Consideraes preliminares A Lei 12.737, de 30 de novembro de 2012 trouxe para o ordenamento jurdico penal brasileiro o novo crime de Invaso de Dispositivo Informtico. interessante notar que a legislao sob comento acabou ganhando o epteto de Lei Carolina Dieckmann, atriz da Rede Globo de televiso que foi vtima de invaso indevida de imagens contidas em sistema informtico de natureza privada e cujo episdio acabou acelerando o andamento de projetos que j tramitavam com o fito de regulamentar essas prticas invasivas perpetradas em meios informticos para modernizao do Cdigo Penal Brasileiro. Antes disso, era necessrio tentar tipificar as condutas nos crimes j existentes, nem sempre de forma perfeita. A questo, sob esse ponto de vista, agora solucionada pela Lei 12.737/12. Sujeito ativo e passivo
O crime comum, de modo que pode ser sujeito ativo qualquer pessoa. O mesmo se pode dizer com relao ao sujeito passivo.

Objeto material

Dispositivo ou programa informtico. Bem jurdico tutelado O bem jurdico tutelado a liberdade individual. Pode-se afirmar tambm que tutelada a privacidade das pessoas (intimidade e vida privada), bem jurdico albergado pela Constituio Federal em seu artigo 5., X. Percebe-se, portanto, que a tutela individual, envolvendo os interesses das pessoas (fsicas e/ou jurdicas) implicadas, nada tendo a ver com a proteo rede mundial de computadores e seu regular funcionamento DA USURPAO Alterao de limites Art. 161 - Suprimir ou deslocar tapume, marco, ou qualquer outro sinal indicativo de linha divisria, para apropriar-se, no todo ou em parte, de coisa imvel alheia: Pena - deteno, de 1 (um) a 6 (seis) meses, e multa. 1 - Na mesma pena incorre quem: Usurpao de guas I - desvia ou represa, em proveito prprio ou de outrem, guas alheias; Esbulho Possessrio II - invade, com violncia a pessoa ou grave ameaa, ou mediante concurso de mais de duas pessoas, terreno ou edifcio alheio, para o fim de esbulho possessrio. 2 - Se o agente usa de violncia, incorre tambm na pena a esta cominada. 3 - Se a propriedade particular, e no h emprego de violncia, somente se procede mediante queixa. Consideraes preliminares O emprego de violncia contra a pessoa, na modalidade da invaso possessria, condio de punibilidade, mas, se dele resulta outro crime, haver concurso material de crimes, aplicando-se, somadas, as respectivas penas (art. 161 2). Sujeito ativo e passivo Tendo em vista a natureza de crime prprio, somente o proprietrio e o possuidor do imvel limtrofe que podero figurar como sujeito ativo do delito de alterao de limites.

O sujeito passivo o proprietrio ou possuidor do imvel no qual so suprimidos ou deslocados os tapumes. Marcos ou quaisquer outros sinais indicativos de linhas divisrias. Objeto material Tapume, marco ou qualquer outro sinal de linha divisria. Bem jurdico tutelado A propriedade e a posse da coisa mvel. Supresso ou Alterao de Marca em Animais Art. 162 - Suprimir ou alterar, indevidamente, em gado ou rebanho alheio, marca ou sinal indicativo de propriedade: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 3 (trs) anos, e multa. Consideraes preliminares Exige o tipo penal que a conduta seja a de suprimir ou alterar marca ou sinal j existente. Isso significa que se o animal no possuir qualquer marca ou sinal indicativo de seu proprietrio, caso o agente o marque, o fato ser atpico com relao ao delito do art. 162 do cdigo penal, podendo, dependendo da sua finalidade, consubstanciar-se em outra figura, a exemplo do crime de dano ou, mesmo, furto. Sujeito ativo e passivo O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. Ao contrrio, o sujeito passivo do delito ser o proprietrio ou possuidor do gado ou rebanho, no importando se pessoa fsica ou jurdica. Objeto material Suprimir ou alterar, indevidamente, marca ou sinal indicativo de propriedade em gado ou rebanho alheio. Bem jurdico tutelado Proteger a propriedade e a posse de gado ou rebanho alheio. Dano Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia:

10

Pena - deteno, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Dano Qualificado Pargrafo nico - Se o crime cometido: I - com violncia pessoa ou grave ameaa; II - com emprego de substncia inflamvel ou explosiva, se o fato no constitui crime mais grave; III - contra o patrimnio da Unio, Estado, Municpio, empresa concessionria de servios pblicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egostico ou com prejuzo considervel para a vtima: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 3 (trs) anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. Consideraes preliminares O ncleo destruir empregado no texto legal no sentido de eliminar, aniquilar, extinguir; inutilizar significa tornar intil, imprestvel a coisa para os fins originais a que era destinada, mesmo que no destruda; deteriorar estragar, arruinar a coisa. O dano poder ser total ou mesmo parcial. Ressaltamos, contudo, existe a necessidade de ser apontada a perda econmica sofrida na coisa. Sujeito ativo e passivo Sujeito ativo: qualquer pessoa, exceto o proprietrio. Sujeito passivo: o titular do direito de propriedade da coisa mvel ou imvel. Objeto material O objeto material a coisa alheia, mvel ou imvel, desde que seja corprea, haja vista que somente essas so passiveis de serem danificadas fisicamente. Bem jurdico tutelado O bem jurdico protegido o patrimnio, seja ele pblico ou privado, mvel ou imvel, tutelando-se, consequentemente, tento a propriedade quanto a posse. Introduo ou Abandono de Animais em Propriedade Alheia Art. 164 - Introduzir ou deixar animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuzo:

11

Pena - deteno, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, ou multa. Consideraes preliminares O ncleo introduzir utilizado pelo texto legal no sentido de fazer entrar, penetrar. Deixar tem o significado de fazer permanecer, no retirar o animal que pode at ter sido inicialmente introduzido licitamente pelo agente. Assim, aquele que, com o consentimento do proprietrio, introduz animal em propriedade alheia, mas no o tira quando solicitado por quem de direito, havendo prejuzo, prtica o delito do artigo 164 do cdigo penal. Sujeito ativo e passivo Sujeito ativo qualquer pessoa, salvo o proprietrio, sujeito passivo o proprietrio ou possuidor do imvel. Objeto material Propriedade rural ou urbana. Bem jurdico tutelado Inviolabilidade da posse ou da propriedade. Dano em Coisa de Valor Artstico, Arqueolgico ou Histrico Art. 165 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa tombada pela autoridade competente em virtude de valor artstico, arqueolgico ou histrico: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa Consideraes preliminares Somente poder ser considerado como objeto da ao do agente aquele bem que, dada a sua importncia (histrica, cultural, artstica, arqueolgica etc.). Sujeito ativo e passivo Sujeito ativo qualquer pessoa inclusive o proprietrio, sujeito passivo: em primeiro lugar o Estado, titular do tombamento. Em segundo lugar, tratando-se de coisa particular, o proprietrio.

12

Objeto material O objeto material da ao so os bens mveis e imveis tombados pelo Diretor do Servio de Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (autoridade competente). Bem jurdico tutelado Proteger o ordenamento urbano e o patrimnio cultural, de acordo com uma viso ampla do meio ambiente. Alterao de Local Especialmente Protegido Art. 166 - Alterar, sem licena da autoridade competente, o aspecto de local especialmente protegido por lei: Pena - deteno, de 1 (um) ms a 1 (um) ano, ou multa. Consideraes preliminares Pune-se a conduta representada pelo verbo alterar (modificar, transformar, desfigurar, mudar) aspectos ou estrutura de edificao ou de local especialmente protegido, como tal declarado por lei, ato administrativo ou deciso judicial. Sujeito ativo e passivo Sujeito ativo qualquer pessoa, inclusive o proprietrio, sujeito passivo em primeiro lugar, o Estado, titular do interesse referente proteo do local. Em segundo plano, tratando-se de coisa particular, o proprietrio. Objeto material o aspecto de local especialmente protegido. Bem jurdico tutelado A inviolabilidade do patrimnio, no que diz respeito aos stios e paisagens que merecem proteo legal. Ao Penal Art. 167 - Nos casos do Art. 163, do inciso IV do seu pargrafo e do Art. 164, somente se procede mediante queixa.

13

Consideraes preliminares Se o sujeito simplesmente destri, inutiliza ou deteriora coisa alheia, cometendo o fato tpico fundamental do crime de dano, a ao penal exclusivamente privada. Nesse sentido o mesmo acorre quando o sujeito pratica crime de dano qualificado pelo motivo egostico ou com prejuzo considervel para a vtima. Nessa hiptese, a ao penal exclusivamente privada; nos outros casos, a ao penal pblica incondicionada.

14

REFERNCIAS

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal 2: parte especial: dos crimes contra a pessoa, 11 ed. So Paulo, Saraiva, 2011. JESUS, Damsio de. Cdigo penal anotado. 20 Ed. So Paulo: Editora Saraiva, 2010 GRECO, Rogrio, Curso de direito penal: parte especial, volume III, 8. Ed. Niteri, RJ: Impetus, 2011. http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/9014/primeiras_impressoes_sobre_a_lei_12_73712_e_o _crime_de_invasao_de_dispositivo_informatico

S-ar putea să vă placă și