Sunteți pe pagina 1din 26

BIOLOGIA

1
D) Foi defendida por Lamarck. E) Se baseia na teoria Darwinista. 04) Num experimento relativo origem dos seres vivos, trs frascos, A, B e C, com caldo de carne, foram fervidos e preparados conforme a figura abaixo.

Exerccios Origem e evoluo da vida primitiva

01) O aparelho cuja montagem representada acima permitiu verificar a possibilidade da origem de aminocidos a partir: A) da atmosfera rica em oxignio que existiu no incio do nosso planeta. B) de descargas eltricas em um meio muito rico em compostos orgnicos. C) da atmosfera atual que envolve o nosso planeta. D) da chamada atmosfera primitiva que envolvia o nosso planeta em seus primrdios. E) de descargas eltricas em um meio rico em gs carbnico e etano. 02) Responder questo com base nos eventos relativos origem da vida em nosso planeta. I. Aumento gradativo da concentrao de O2 na atmosfera. II. Aparecimento dos organismos hetertrofos. III. Surgimento de organismos com capacidade de utilizar energia luminosa. A ordem em que esses eventos ocorreram mais aceita na atualidade est contida na alternativa A) I II III B) I III II C) II I III D) II III I E) III II I

Aps algum tempo, s se observou a existncia de microorganismos no frasco A. Assinale a alternativa INCORRETA sobre esse experimento. A) Como a rolha do frasco B impede a entrada de oxignio, no possvel o surgimento de seres vivos. B) Os microorganismos presentes no frasco A so provenientes de outros existentes no ar. C) A fervura dos frascos tem como objetivo a destruio de microorganismos presentes no caldo de carne. D) A curva existente no tubo do frasco C retm os microorganismos, impedindo que eles alcancem o caldo. E) Um experimento semelhante a esse foi idealizado por Pasteur, que conseguiu comprovar a teoria da Biognese. 05) Na figura abaixo, temos representado um aparelho projetado por Stanley Miller, no incio da dcada de 1950. Por esse aparelho circulavam metano, amnia, vapor de gua e hidrognio e, atravs de energia fornecida por descarga eltrica, produtos de reaes qumicas como aminocidos, carboidratos e cidos graxos eram coletados no alapo.

03) A biognese uma teoria que:


A) Admite as mutaes espontneas. B) Admite a gerao espontnea. C) Admite que, para o aparecimento de um organismo, deve haver um indivduo antecedente.

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
Atravs desse experimento, Miller testou a hiptese de que, na atmosfera primitiva, pela ao de raios, A) compostos orgnicos puderam se formar a partir de molculas simples. B) compostos inorgnicos puderam se formar a partir de molculas orgnicas. C) compostos inorgnicos e orgnicos puderam originar os primeiros seres vivos. D) macromolculas puderam se formar a partir de molculas orgnicas simples. E) coacervados puderam se formar a partir de molculas inorgnicas. 06) O sbio Aristteles, entre muitos estudos que fez da natureza, dedicou-se a observar a maneira pela qual os peixes se reproduziam. Concluiu que a maioria desses animais se originava a partir de ovos, embora houvesse certas formas que apareciam em guas lodosas, originadas de matria morta. O texto acima expressa, em seu final, a idia chamada: A) gerao saproftica. B) metagnese isomrfica. C) gerao espontnea. D) metagnese heteromfica. E) gerao holoftica. 07) Redi colocou, dentro de recipientes, substncias em decomposio. Alguns dos recipientes foram cobertos com uma gaze, e outros ficaram descobertos. Demonstrou que as larvas da carne podre se desenvolveram de ovos de moscas e no a partir da transformao da carne. Os resultados dessa experincia fortaleceram a teoria da origem da vida, denominada A) hiptese autotrfica. B) hiptese heterotrfica. C) gerao espontnea. D) abiognese. E) biognese. 08) Num balo de vidro com gargalo recurvo e aberto, Pasteur ferveu um caldo nutritivo, deixando esfriar lentamente. O caldo permaneceu inalterado por muitos dias. A seguir, o gargalo foi removido e, 48 horas depois, era evidente a presena de bactrias e fungos no caldo. Assinale a alternativa correta, referente ao experimento descrito. A) As bactrias e fungos do ar foram capazes de passar ao longo do gargalo e atingir o caldo nutritivo. B) O aquecimento matou as bactrias e fungos primeiramente existente no caldo.

2
C) As bactrias e os fungos que apareceram no caldo eram diferentes daquelas que ocorrem no ar. D) O aquecimento inativou, temporariamente, as substncias do caldo capazes de originar bactrias e fungos. E) Bactrias e fungos so auttrofos. 09) Como esses primeiros procariontes [...], eram incapazes de sintetizar compostos ricos em energia [...], a vida poderia ter desaparecido da Terra aps a utilizao dos compostos de carbono, formados pelo processo abitico na massa lquida onde eles viviam. Nas condies acima descritas, a manuteno da vida em nosso planeta dependeu do aparecimento de organismos A) aerbicos. B) auttrofos. C) hetertrofos. D) eucariontes. E) fermentativos. 10) Observe as afirmativas abaixo: I. A teoria da biognese afirma que todo ser vivo nasce, cresce, reproduz-se e morre. II. De acordo com a teoria da biognese, a vida s pode ser originada de outra, preexistente e semelhante. III. A teoria da gerao espontnea afirma que seres vivos podem nascer da matria morta. Agora assinale A) se apenas a afirmativa I for correta. B) se apenas a afirmativa III for correta. C) se apenas as afirmativas I e III forem corretas. D) se apenas as afirmativas II e III forem corretas. E) se as afirmativas I, II e III forem corretas. 11) Considere os seguintes eventos relativos origem da vida: I. Aparecimento do processo de fermentao. II. Formao de coacervados. III. Aparecimento dos processos de fotossntese e respirao aerbica. IV. Estabelecimento do equilbrio entre hetertrofos e auttrofos. A ordem cronolgica ocorreram A) I, II, III, IV. B) I, II, IV, III. C) II, I, III, IV. D) II, III, IV, I. em que esses eventos

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
E) IV, III, II, I. 12) Stanley Miller, tentando simular as condies ambientais da atmosfera primitiva, idealizou um aparelho contendo metano, amnia, gua e hidrognio, aplicou descargas eltricas e obteve compostos orgnicos entre os quais havia A) glicdios. B) aminocidos. C) lipdios. D) vitaminas. E) protenas. 13) Nos primrdios da vida em nosso planeta, ocorreram dois fatos que se encontram intimamente relacionados. So eles A) quimiossntese e aparecimento dos vrus. B) formao dos mares e extino dos anaerbios. C) fotossntese e vida aerbia. D) formao de argilas e origem das algas. E) coacervao e evoluo dos porferos. 14) Supondo-se que, na atmosfera primitiva, no houvesse CO2 nem O2 e considerando-se os gases consumidos e liberados na respirao aerbica, fermentao e fotossntese, pode-se admitir que a seqncia evolutiva dos trs processos tenham sido A) fermentao, fotossntese, respirao aerbica. B) fermentao, respirao aerbica, fotossntese. C) fotossntese, respirao aerbica, fermentao. D) fotossntese, fermentao, respirao aerbica. E) respirao aerbica, fotossntese, fermentao. 15) Uma hiptese sobre a origem da vida considera a seguinte seqncia de acontecimentos que pode ter levado formao de coacervados e material protico: A) formao de compostos orgnicos, formao de coacervados, simples fermentao, atmosfera primitiva, fotossntese e respirao, controle pelo cido nuclico. B) atmosfera primitiva, formao de compostos orgnicos, formao de coacervados, simples fermentao, controle pelo cido nuclico, fotossntese e respirao. C) controle pelo cido nuclico, fotossntese e respirao, atmosfera primitiva, simples fermentao, formao de coacervados, formao de compostos orgnicos. D) fotossntese e respirao, controle pelo cido nuclico, simples fermentao, formao de coacervados, formao de compostos orgnicos, atmosfera primitiva.

3
E) respirao aerbica, respirao anaerbica, formao de protenas, atmosfera primitiva. 16) Suponhamos que um dos planetas do Sistema Solar tenha, atualmente, as mesmas condies que a Terra primitiva deve ter apresentado antes do aparecimento do primeiro ser vivo. Essas condies podem ser: I. atmosfera contendo 80% de nitrognio livre. II. tempestades contnuas e violentas. III. produo e consumo contnuos de CO2 e O2. IV. atmosfera contendo vapor de gua, metano, amnia e hidrognio. V. altas temperaturas. VI. presena da camada protetora de oznio na atmosfera. Das condies enumeradas acima, so verdadeiras A) apenas I, II e VI. B) apenas II, III, IV e V. C) apenas I, III e V. D) apenas 2 das afirmativas. E) apenas II, IV e V. 17) O esquema seguinte representa o perodo de evoluo que vai de cerca de 4,5 bilhes de anos atrs at os dias de hoje: Atmosfera primitiva + radiao solar caldo orgnico organismo (A) primitivo fermentao CO2 atmosfrico organismos (B) (C) atmosfrico organismos (D) evoludos (E) As lacunas A, B, C, D e E devem ser, respectivamente, preenchidas por: A) hetertrofo, auttrofo, nitrognio, hetertrofo, fotossntese. B) hetertrofo, fotossintetizante, oxignio, hetertrofo, respirao aerbica. C) no-fotossintetizante, fotossintetizante, hidrognio, animal, respirao aerbica. D) clorofilado, hetertrofo, oxignio, hetertrofo, respirao anaerbica. E) hetertrofo, auttrofo, gs carbnico, auttrofo, gs carbnico, auttrofo, fotossntese. 18) A partir de molculas simples, devem ter-se formado todos os tipos de molculas precursoras das que so essenciais vida. Miller, simulando as condies da atmosfera da Terra primitiva, construiu um aparelho e aplicou descargas eltricas nos gases que, supostamente, existiam em nosso planeta naqueles tempos. Esses gases eram: A) hidrognio, amnia, metano e vapor de gua.

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
B) gs sulfdrico, gs carbnico, oznio e oxignio. C) nitrognio, vapor de gua, uria e carbono. D) vapor de gua, aminocidos, protenas e hidrognio. E) hidrognio, oxignio, gs carbnico e gua. 19) O aparelho que Miller usou em suas experincias, em 1953, era para testar a produo de aminocidos a partir de uma mistura de metano, hidrognio, amnia e gua, submetidos a descargas eltricas. Abaixo so feitas trs afirmaes: I. Com essa experincia, Miller demonstrou que havia produo de aminocidos em condies semelhantes s que havia a atmosfera primitiva da Terra, proposta por Oparin. II. Com a circulao de material dentro do aparelho estava completamente isolada do meio externo, no houve possibilidade de contaminao com outras substncias. III. Com essa experincia, Miller descobriu tambm a composio qumica da atmosfera primitiva da Terra. So corretas as afirmaes: A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) Apenas I. E) Apenas III.

19) Em 1953, Miller submeteu ao de descargas eltrica de alta voltagem uma mistura de vapor de gua, amnia, metano e hidrognio. Obteve, como resultado, entre outros compostos, os aminocidos glicina, alanina, cido asprgico e cido aminobutrico. Com base nesse experimento, pode-se afirmar que A) ficou demonstrado a hiptese da gerao espontnea. B) no se podem produzir protenas artificialmente; elas provem necessariamente dos seres vivos. C) formaram-se molculas orgnicas complexas em condies semelhantes s da atmosfera primitiva. D) a vida tem origem sobrenatural, que no pode ser descrita em termos fsicos, nem qumicos. E) compostos inorgnicos podem-se formar em condies abiticas. GABARITO 01) 06) 11) 16) D C C E 02) 07) 12) 17) D E B B 03) 08) 13) 18) C B C A 04) 09) 14) 19) A C A B 05) A 10) D 15) B

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA

5
D) microfilamentos. E) fagossomos. 06) Assinale a alternativa correta a respeito da organela representada abaixo.

Exerccios Citologia Membrana e organelas


01) Quando uma dada clula engloba uma partcula alimentar, verificam-se no seu citoplasma uma srie de eventos, tais como 1. o fenmeno denominado clasmocitose. 2. enzimas digestivas que passam fase ativa. 3. a fuso do lisossomo com o fagossomo. 4. a formao de um tipo de vacolo dito fagossomo. A seqncia correta do aparecimento desses eventos A) 1 4 2 3 B) 3 2 1 4 C) 2 3 4 1 D) 4 3 2 1 E) 2 4 1 3 02) Um biologista, estudando a estrutura de uma clula bacteriana, iria encontrar, como uma organela deste tipo celular, o A) cloroplasto. B) retculo endoplasmtico liso. C) centrolo. D) ribossomo. E) retculo endoplasmtico rugoso. 03) O estudo das atividades qumicas de uma clula permite verificar que ela apresenta a formao de gua e gs carbnico, a partir de molculas de glicose. Esse fato j indcio de que essa clula deve apresentar entre suas estruturas citoplasmticas A) mitocndrios. B) microtbulos. C) centrossomos. D) complexo de Golgi. E) lisossomos. 04) A presena da carioteca define os seres: A) procariontes. B) auttrofos. C) eucariontes. D) hetertrofos. E) unicelulares. 05)Sabe-se que os mitocndrios representam na clula importantes locais de utilizao do oxignio. Porm, alm deles, temos outras organelas que tambm utilizam o oxignio de maneira igualmente importante vida celular, no formando, no entanto, ATP O texto acima se refere aos A) lisossomos. B) microtbulos. C) peroxissomos.

A) Sua principal funo a de armazenar substncias. B) Os grnulos observados em sua superfcie so responsveis pelo fornecimento de energia para o seu funcionamento. C) membranosa e apresenta relao ntima com a carioteca. D) Est presente em todos os tipos de clulas. E) Sua atividade no est relacionada ao funcionamento do ncleo. 07) O processo abaixo representado denominado

A) clasmocitose. B) pinocitose. C) fagocitose. D) exocitose. E) citocinese. 08) Em um experimento com ratos de laboratrio, um bilogo constatou que o aumento de substncias txicas na circulao induzia os hepatcitos a intensificarem a fabricao, empacotamento e exocitose de enzimas desintoxicantes a fim de neutralizar a toxicidade no organismo. Tal constatao se deveu a uma observao citolgica dos referidos hepatcitos, nos quais foi possvel detectar A) o aumento da rea do retculo endoplasmtico. B) o aumento na diviso mitocondrial. C) a diminuio do nmero de organelas. D) a diminuio da quantidade de ribossomos. E) a duplicao do nuclolo. 09) Assinale a explicao correta para o fenmeno observado abaixo.

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
E) retculo endoplasmtico.

12) Dos pares de organelas abaixo relacionados, aparecem exclusivamente em clulas vegetais: A) membrana plasmtica e parede celular. B) parede celular e plastos. C) plastos e centrolos. D) centrolos e lisossomos. E) lisossomos e mitocndrias. 13) Das molculas relacionadas a seguir, a nica que NO encontrada na estrutura que compe a membrana celular

A) O sal provoca a desintegrao das membranas celulares do caramujo. B) O sal se dissolve no muco que recobre o corpo do caramujo, tornando-se uma soluo hipertnica, o que provoca a sada de gua do corpo por osmose. C) A pele do caramujo reage com o sal, formando um composto instvel que rompe as clulas. D) O sal absorvido pelas clulas da pele do caramujo, cujo citoplasma se torna mais concentrado, provocando perda de gua pelas clulas. E) O sal provoca uma reao alrgica no caramujo, resultando na sua desintegrao. 10) A ordem correta dos parnteses da coluna da esquerda, de cima para baixo, ( ) mitocndrios ( ) centrolos ( ) DNA ( ) ribossomos ( ) protenas ( ) peroxissomos ( ) RNA 1 - presente apenas nas clulas eucariotas 2 - presente apenas nas clulas procariotas 3 - presente tanto em clulas eucariotas como em procariotas A) 1 - 1 - 3 - 3 - 3 - 1 - 3. B) 1 - 2 - 3 - 1 - 1 - 2 - 1. C) 2 - 1 - 1 - 2 - 3 - 1 - 2. D) 2 - 2 - 3 - 3 - 3 - 2 - 3. E) 3 - 1 - 2 - 3 - 1 - 2 - 1. 11) A nica organela abaixo cuja estrutura desprovida de membrana celular o A) centrolo. B) cloroplasto. C) lisossomo. D) Golgi.

A) protena. B) fosfolipdio. C) cido nuclico. D) glicoprotena. E) cido graxo. 14) H cerca de trs dcadas, observou-se que algumas clulas que no possuam mitocndrias apresentavam outra organela at ento desonhecida. Um dos primeiros relatos cientficos sobre essa nova organela eucariota citoplasmtica foi apresentado por Lindmark e Mller, em 1973, no Journal of Biological Chemistry. Naquele momento, a nova estrutura recebeu o nome de microcorpos e, a princpio, foi considerada um peroxissomo, dada sua semelhana com este. No entanto, para surpresa dos pesquisadores, estudos bioqumicos no demonstraram a presena de catalase ou de outras oxidases caractersticas de peroxissomos. Estudos mais recentes e precisos descreveram detalhadamente esses microcorpos, agora denominados hidrogenossomos, mas identificaram-nos apenas em algumas variedades de organismos protistas de vida livre. Observou-se sobretudo que, dada a ausncia de mitocndrias, os hidrogenossomos so os principais responsveis pelo desempenho da funo dessas organelas, realizando, portanto, A) a degradao de H2O2 e lipdeos. B) a respirao celular. C) o controle osmtico. D) a sntese protica. E) o deslocamento celular. 15) A fagocitose representa uma importante defesa inespecfica da clula contra patgenos. A figura

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
indica trs estruturas celulares que diretamente nesse processo. So elas: participam A) membrana plasmtica B) ribossomos C) parede celular D) DNA E) carioteca

A) I - Retculo endoplasmtico liso II - Peroxissomo III - Fagossomo B) I - Retculo endoplasmtico liso II - Lisossomo III - Peroxissomo C) I - Golgi II - Lisossomo III - Fagossomo D) I - Golgi II - Peroxissomo III - Lisossomo E) I - Golgi II - Fagossomo III - Peroxissomo 16) As clulas dos procariontes se diferenciam das clulas dos eucariontes porque nos primeiros: A) o complexo de Golgi est presente. B) as mitocndrias esto ausentes. C) retculo endoplasmtico est presente. D) os ribossomos ficam dispersos no ncleo. E) os cromossomos geralmente so em numero maior que 1. 17) Considere os seguintes equipamentos celulares: 1. Membrana plasmtica 2. Carioteca 3. Cromatina 4. Citoplasma 5. Ribosomos 6. Retculo endoplasmtico 7. Mitocndrias 8. Cloroplastos A alternativa que tem a seqncia representativa de estruturas ausentes em bactrias : A) 1, 2, 7 e 8 B) 2, 3, 5 e 6 C) 2, 6, 7 e 8 D) 3, 6, 7 e 8 E) 5, 6, 7 e 8 18) A bactria no possui:

19) Clulas animais, quando privadas de alimento, passam a degradar partes de si mesmas como fonte de matria-prima para sobreviver. A organela citoplasmtica direta-mente responsvel por essa degradao A) o aparelho de Golgi. B) o centrolo. C) o lisossomo. D) a mitocndria. E) o ribossomo. 20) Mitocndrias, ribossomos, complexo de Golgi e retculo endoplasmtico so estruturas celulares caractersticas. A clula vegetal possui: A) mitocndria, ribossomos, complexo de Golgi, mas no o retculo endoplasmtico. B) ribossomo, complexo de Golgi, retculo endoplasmtico, mas no mitocndrias. C) complexo de Golgi, retculo endoplasmtico, mas no ribossomo. D) mitocndrias, ribossomos, complexo de Golgi, retculo endoplasmtico. E) mitocndria, ribossomo, retculo endoplasmtico, mas no o complexo de Golgi. 21) O esquema abaixo representa um mecanismo de transporte atravs da membrana celular. A respeito dele so feitas as seguintes afirmaes: I Tem como objetivo igualar as concentraes dentro e fora das clulas. II Serve para a passagem de molculas pequenas e ons. III Depende da existncia de protenas transportadoras. IV S ocorre em clulas nervosas. Esto corretas apenas: A) I, II e III. B) II, III e IV. C) I, III e IV. D) I e II. E) II e III. 22) As cianofceas so procariontes. Do ponto de vista estrutural, tipicamente suas clulas demonstram ausncia de: A) membrana plasmtica. B) ribossomos.

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
C) membrana nuclear. D) incluses celulares. E) parede celular. 23) O acrossoma, vescula que contem enzimas necessrias penetrao do espermatozide no vulo, produzido pelo(a): A) ribossoma. B) mitocndria C) retculo endoplasmtico. D) retculo endoplasmtico rugoso. E) complexo de Golgi. 24) A clula representada abaixo , por sua estrutura, considerada como:

8
A) movimentos citoplasmticos que no acarretam alteraes da forma celular e que podem arrastar determinadas estruturas e incluses B) uma estrutura circular dos cromossomos das bactrias C) uma srie de movimentos circulares de hemceas em torno dos cogulos D) a formao de anis nos cromossomos de certas moscas E) n.d.a. 29) Ao observarmos uma clula vegetal adulta, verificamos uma grande estrutura chamada vacolo. Essa estrutura relaciona-se, entre outras, funo de: A) regulao osmtica B) reproduo C) digesto intracelular D) sntese protica E) controle da cintica celular 30) O citoplasma das hemcias contm quantidades muito maiores de potssio e menores de sdio do que as do plasma sangneo. No entanto, ons potssio e sdio esto, constante e respectivamente, sendo introduzidos e removidos atravs da membrana plasmtica hs hemcias. A entrada de potssio e a remoo do sdio nessas clulas, atravs da membrana, so determinadas por: A) dilise, em ambos os casos B) transporte ativo, em ambos os casos C) dilise e transporte ativo, respectivamente D) transporte ativo e dilise, respectiva-mente E) dilise e transporte ativo, concomitante-mente 31) Nos metazorios, os clios tm origem a partir: A) da membrana plasmtica B) do complexo de Golgi C) do centrolo D) do condrioma E) ribossomos 32) Organelas citoplasmticas que contm DNA: A) mitocndria e ribossomo B) mitocndria e cloroplasto C) nuclolo e cloroplasto D) lisossomo e ribossomo E) ribossomo e cromossomo 33) Dos orgnulos existentes nas clulas, os mais numerosos so os clios, que correspondem a: A) estruturas inertes existentes no citoplasma B) prolongamentos citoplasmticos vibrteis C) elementos nervosos D) invaginaes citoplasmticas com um eixo longitudinal E) incluses citoplasmticas

A) protista B) lbil C) autoltica D) procaritica E) unisseriada 25) provvel que, numericamente, existam mais complexos golgienses e mitocndrias, respectivamente, em: A) clulas drmicas e neuronais. B) axnios e dendritos. C) clulas secretoras e fibras musculares. D) clulas epiteliais e intestinais. E) glbulos brancos e glbulos vermelhos. 26) Para a ocorrncia de osmose, necessrio que A) as concentraes de soluto dentro e fora da clula sejam iguais. B) as concentraes de soluto dentro e fora da clula sejam diferentes. C) haja ATP disponvel na clula para fornecer energia ao transporte de gua. D) haja um vacolo no interior da clula no qual o excesso de gua acumulado. E) haja uma parede celulsica envolvendo a clula, o que evita sua ruptura. 27) Os polissomos so conhecidos, principal-mente, por sua atuao na clula viva, no processo de: A) Replicao do DNA B) Sntese de lipdeos C) Sntese de RNA mensageiro D) Sntese de protenas E) Sntese de aminocidos 28) O termo ciclose empregado para designar:

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA

34) A tabela abaixo mostra o que ocorre com o volume e as concentraes interna e externa de uma clula ao ser exposta a diferentes solues.

Os processos que ocorreram em A e B so, respectivamente: A) osmose e difuso. B) difuso e transporte ativo. C) osmose e difuso facilitada. D) difuso e osmose. E) transporte ativo e difuso facilitada. 35) O corante I especfico para DNA e o corante II para RNA. Um pesquisador usou esses dois corantes em clulas fixadas e observou sua ao sobre algumas organelas citoplasmticas. Assinale, no quadro abaixo, a alternativa que representa os possveis resultados obtidos por esse pesquisador (+ significa reao positiva e significa reao negativa) Ribossomos Corante I Corante II A) B) C) D) E) Complexo de Golgi Corante I Corante II Mitocndrias Corante I Corante II

+ + + -

+ + + -

+ +

+ + +

+ + +

+ + -

36) Todas as clulas possuem uma membrana plasmtica ou plasmalema que separa o contedo citoplasmtico ou meio intracelular do meio ambiente. A existncia e integridade da membrana importante porque: A) regula as trocas entre a clula e o meio, s permitindo a passagem de molculas de fora para dentro da clula e impedindo a passagem no sentido inverso B) possibilita clula manter a composio intracelular diversa da do meio ambiente C) impede a penetrao de substncias existentes em excesso no meio ambiente D) torna desnecessrio o consumo energtico para a captao de metablitos do meio externo E) impede a sada de gua do citoplasma 37) Uma clula animal, vista ao microscpio eletrnico. Apresenta vrios componentes; entre eles est o centrolo, que composto por arranjos de microtbulos em nmero de: A) oito grupos de trs microtbulos B) seis grupos de trs microtbulos C) nove grupos de trs microtbulos D) dois grupos de dois microtbulos E) quatro grupos de quatro microtbulos

38) As organelas em protozorios de gua doce que eliminam o excesso de gua do citoplasma mantendo-o hipertnico em relao ao meio so: A) vacolos contrcteis B) mitocndrias C) aparelho de Golgi D) ribossomos E) lisossomos 39) Uma clula vegetal colocada em um meio hipotnico: A) sofrer plasmlise B) no sofrer qualquer alterao C) ficar trgida D) sofrer plasmoptise E) haver sada de gua da clula 40) A inativao de todos os lisossomos de uma clula afetaria diretamente a: A) sntese protica B) digesto intracelular C) sntese de aminocidos D) circulao celular E) secreo celular 41) Preste ateno s seguintes afirmaes:

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
I Presena de corpsculo basal II Presena de dois filamentos centrais III Presena de nove filamentos duplos dispostos em crculo, quando observados em corte transversal IV Presena de membrana (continua com a clula) Quantas dessas sentenas so vlidas tanto para os flagelos quanto para os clios? A) nenhuma B) uma apenas C) duas apenas D) trs apenas E) as quatro 42) De acordo com o modelo moderno, corretamente aceito, proposto por Singer e Nicholson, a membrana plasmtica constituda por: A) dois folhetos ligados por pontes de hidrognio, um de polissacardeos e outro de cidos graxos de peso molecular elevado B) um folheto triplo, onde a camada bimolecular de lipdeos se localiza entre as duas camadas de protenas C) trs folhetos lipdicos, sendo dois de triglicerdeos e um de fosfatdeos D) uma camada bimolecular de lipdeos, com protenas variando de posio, de acordo com o estado funcional da membrana E) n.d.a. 43) Sabemos que quando substncias estranhas s clulas so englobadas por elas, atravs de fenmenos de endocitose, essas substncias podero funcionar como alimentos. Se isso ocorrer, vai iniciar-se o ciclo de digesto intracelular que envolve o aparecimento dos seguintes eventos, sucessivamente: A) fagossomo, vacolo digestivo, corpo residual e clasmocitose B) vacolo digestivo, fagossomo, clasmocitose e corpo residual C) endocitose, digesto intracelular, fagossomo e clasmocitose D) vacolo autofgico, ataque lisossmico, clasmocitose E) digesto intracelular, acmulo de reservas de Golgi e produo de fagossomo 44) Uma clula vegetal colocada em um meio A sofreu plasmlise e em um meio B sofreu deplasmlise. Pode-se dizer que, em relao concentrao do suco celular, os meios A e B so, respectivamente: A) hipotnico e hipertnico B) hipertnico e isotnico C) Isotnico e hipotnico D) hipertnico e hipertnico E) hipotnico e isotnico

10
45) A propsito de clios e flagelos correto afirmar: A) os clios so responsveis pela locomoo de procariontes e os flagelos, de eucariontes B) s se encontram os clios em relao com o movimento vibrtil de clulas fixas e flagelos em relao com a locomoo de seres unicelulares C) ambos so estruturas de funo idntica, que se distinguem por diferenas quanto ao tamanho e ao nmero por clulas D) os clios determinam a movimentao de fluidos extracelulares, o que no pode ser realizado pelos flagelos E) o movimento flagelar ativo e consome energia, em oposio ao movimento ciliar que passivo e provocado pelas corrente lquidas intracitoplasmticas. 46) Na digesto intracelular, formam-se no interior da clula vacolos digestivos, cuja a origem decorre da associao: A) do lisossomo com o fagossomo B) do fagossomo com a vescula de picnocitose C) do desmossomo com a membrana plasmatica D) do ribossomo com a membrana plasmtica E) de vesculas de Golgi entre si 47) A seqncia abaixo mostra variaes observadas ao microscpio, numa clula vegetal vacuolada, depois de mergulhada em determinado meio.

Qual das alternativas indica o meio em que a clula foi mergulhada e o fenmeno observado? A) hipotnico, turgncia B) hipertnico, absoro C) isotnico, gutao D) hipotnico, murchamento E) hipertnico, plasmlise 48) O aspecto comum do complexo de Golgi em clulas animais, deduzido atravs de observaes ao microscpio eletrnico, de; A) um complexo de membranas formando tubos anastomosados com dilataes em forma de discos B) vesculas formadas por dupla membrana, a interna sem granulaes e com dobras voltada para o interior

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
C) vesculas formadas por dupla membrana, em que a interna, granulosa, emite prolongamentos em forma de dobras para o interior D) membranas granulosas delimitando vesculas e sacos achatados que se dispem paralelamente E) membranas lisas delimitando vesculas e sacos achatados que se dispem paralela-mente 49) de se esperar que nos insetos um maior nmero de mitocndrias seja encontrada nas fibras musculares pertencentes aos msculos relacionados A) ao movimento do sistema digestivo B) aos movimentos de vo C) aos movimentos dos olhos compostos D) s posies de postura dos ovos E) s paredes dos rgos reprodutores 50) Quais as organelas celulares que, por apresentarem DNA, RNA e ribossomos, so capazes de fabricar algumas das protenas que necessitam, independentemente do sistema gentico da clula? A) complexo de Golgi e lisossomo B) mitocndria e cloroplastos C) lisossomos e mitocndrias D) vacolo e cloroplastos E) centrolos e peroxissomos 51) A principal funo do lisossomo A) eliminar o excesso de gua B) realizar a digesto intracelular C) liberar subprodutos da respirao D) auxiliar a locomoo E) fazer a pinocitose 52) Alm de armazenar secrees, como o suco pancretico, essa organela pode sintetizar polissacardeos, como os que compem o muco intestinal, no homem. A organela a que se refere o texto anterior o: A) ribossomo B) retculo endoplasmtico C) ergastoplasma D) complexo de Golgi E) condrioma 53) Qual das alternativas abaixo indica uma estrutura celular que at agora foi encontrada em todas as clulas conhecidas? A) membrana nuclear B) parede celular C) cloroplastos D) mitocndria E) membrana plasmtica 54) Numa experincia com clulas sangneas e clulas vegetais houve hemlise nas clulas sangneas e plasmlise nas clulas vegetais. Essas clulas estavam, respectivamente em meios A) hipotnico e hipertnico B) isotnico e isotnico C) hipertnico e hipertnico D) hipotnico e hipotnico E) hipertnico e hipotnico

11

55) O organide citoplasmtico que d origem estrutura do fuso acromtico, dos clios e dos flagelos o(a) A) mitocndria B) retculo endoplasmtico C) centrolo D) lisossomo E) complexo de Golgi 56) O modelo de Singer e Nicholson indica que as protenas globulares repelem-se umas s outras e assim apresentam uma distribuio mais ou menos uniforme na massa lipdica. O texto acima aplica-se ao estudo da estrutura encontrada A) na parece celular B) nos microfilamentos C) na membrana plasmtica D) no estruma dos cloroplastos E) na matriz dos mitocndrios 57) As trocas gasosas a nvel celular se do por A) transporte ativo B) endocitose C) pinocitose D) osmose E) difuso 58) Plasmlise A) a entrada seletiva de certas substncias, atravs da membrana plasmtica B) a destruio do protoplasma de plantas superiores por bactrias ou vrus C) a adeso de vrias clulas por ao de agentes qumicos D) o fenmeno pelo qual h separao do protoplasma da parede celular por perda de gua E) a degenerao plasmtica por obstruo da parede celular, com conseqente impossibilidade de trocas como meio 59) Das estruturas citadas abaixo, a nica que no caracteriza uma clula vegetal A) lisossomos B) parede celular C) plasmodesmos D) vacolo de suco celular E) plastos 60) Uma das propriedades fundamentais da membrana plasmtica a sua permeabilidade seletiva. Vrios processos de passagem de

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
substncias atravs da membrana so conhecidos. A respeito disso, ser incorreto afirmar que A) a osmose a passagem de gua de uma soluo menos concentrada para outra mais concentrada atravs de uma membrana semipermevel B) o transporte ativo de substncias atravs da membrana envolve gasto de energia pela clula C) a difuso facilitada feita custa de molculas transportadoras especficas sem consumo de energia pela clula D) dilise a difuso simples (transporte passivo) de partculas de um soluto atravs da membrana, que vo de onde maior a concentrao dessas molculas para onde ela menor E) todo transporte de substncias atravs da membrana no sentido do meio intra para o extracelular se faz contra um gradiente de concentrao 61) A ocorrncia de hipteses diferentes para explicar a estrutura da membrana plasmtica, em parte, se deve a que A) os cientistas fazem seus estudos em clulas de tipos diferentes B) as clulas animais possuem membrana plasmtica diferente da encontrada em clulas vegetais C) ocorrem alteraes na estrutura da membrana conforme a tcnica usada D) as dimenses da membrana so muito pequenas, no permitindo a visualizao da disposio das molculas, mas to-somente a criao de hipteses E) algumas concluses foram baseadas na observao de clulas vivas, outras foram feitas sobre clulas mortas, o que justifica diferenas estruturais da membrana 62) Uma clula animal que sintetiza, armazena e secreta enzimas dever ter bastante desenvolvido o A) retculo endoplasmtico granular e o complexo de Golgi b) retculo endoplasmtico agranular e complexo de golgi C) retculo endoplasmtico granular e os lisossomos D) complexo de Golgi e os lisossomos E) complexo de Golgi e as mitocndrias 63) Qual das alternativas abaixo indica, de maneira simplificada, o caminho de uma protena que deve ser exportada por uma clula animal? A) Ribossomo retculo endoplasmtico rugoso complexo de Golgi exterior B) Ribossomo retculo endoplasmtico liso lisossomos exterior C) Ribossomo vacolo complexo de Golgi mitocndrias complexo de Golgi D) Ribossomo retculo endoplasmtico rugoso mitocndrias complexo de Golgi

12
E) Ribossmos lisossomos complexo de Golgi vacolo exterior 64) A existncia de um sistema de membranas, que determina a ocorrncia de compartimentos no citoplasma, foi descoberto graas a estudos feitos em clulas cultivadas e com o auxlio de microscopia eletrnica. O texto acima refere-se descoberta do componente celular denominado A) membrana plasmtica B) vacolo C) retculo endoplasmtico D) citoesqueleto E) fuso acromtico 65) Qual alternativa abaixo indica a correta correlao entre a organela e sua funo? A) cloroplasto sntese de lipdeos B) complexo de Golgi diviso celular C) lisossomos digesto intracelular D) centrolos sntese de protenas E) ribossomos fotossntese 66) Dentre as funes citadas abaixo, quais delas so realizadas pelo retculo endoplasmtico liso? I Sntese de lipdeos II Sntese protica III Transformao de substncias txicas em substncias menos txicas IV Formao do acrossomo do espermatozide A) I e II B) I e III C) I e IV D) II e III E) II e IV 67) O tonoplasto, da mesma maneira que a membrana plasmtica, apresenta uma permeabilidade seletiva e, por isso, pode manter no contedo que encerra, dito suco celular, concentraes muito diferentes de substncias, comparando-se com aquelas existentes no citoplasma da clula vegetal. O texto acima se refere membrana que faz parte do A) nuclolo B) cloroplasto C) vacolo D) lisossomo E) centrolo 68) Das alternativa abaixo, quais so corretas? I Clios e flagelos tm a mesma estrutura, mas diferem em tamanho.

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
II Os flagelos ocorrem preferencialmente nos procariontes, enquanto os clios ocorrem mais nos eucariontes. III O corpo basal dos clios e flagelos apresentamse, em regra, cercado por numerosas mitocndrias, o que indica que o corpo basal responsvel pelo movimento daquelas organelas. Quais esto corretas? A) Apenas I B) Apenas II C) Apenas I e II D) Apenas I e III E) Apenas II e III 69) Tendo uma grande quantidade de alimento disponvel, as rvores absorvem os sais minerais do solo atravs de um processo simples denominado ______ pelo qual os ons que esto em maior quantidade no solo atravessam as membranas plasmticas das clulas as zona pilfera das razes, onde esto em menor concentrao. Visto que este mecanismo se d sem qualquer gasto de energia, qual das alternativas abaixo completa a lacuna deixada nesse texto? A) transporte ativo B) difuso C) fagocitose D) osmose E) pinocitose 70) Numa clula nervosa em repouso, h uma concentrao de ons sdio significantemente maior no meio extracelular do que no intracelular. Inversamente, a concentrao de ons potssio no meio intracelular maior que no extracelular. Na transmisso do impulso nervoso, h sada de ons sdio e entrada de ons potssio. A manuteno do estado de repouso d-se por A) osmose, envolvendo consumo de energia B) transporte ativo, envolvendo consumo de energia C) osmose, no envolvendo consumo de energia D) transporte ativo, no envolvendo consumo de energia E) difuso facilitada, envolvendo consumo de energia 71) Um citologista, ao descrever uma organela celular, constata que ela est presente apenas nas clulas dos vegetais e de vrios protozorios e est envolvida diretamente com a fotossntese ou com o armazenamento de substncias de reserva. O citologista est se referindo A) ao condrioma B) ao centro celular C) aos plastos D) ao complexo de Golgi E) aos vacolos celulares

13
72) O girino que emerge do ovo e o girino crescido, prestes a se metamorfosear, possuem, em geral, a mesma forma. Na sua converso em r, crescem as pernas e h perda da cauda, que devorada pelas clulas migradoras ou fagcitos, que so levadas pela corrente de sangue at a regio da cauda, onde gradualmente consomem msculos, nervos, pele e outros tecidos. Nesse processo de destruio, as estruturas celulares especificadamente envolvidas so os A) cloroplastos B) ribossomos C) lisossomos D) mitocndrias E) vacolos 73) Se o microscpio eletrnico mostrar mitocndrias agrupadas ao redor de determinada regio de uma clula, pode-se concluir que essa regio est A) em grande atividade metablica B) em degenerao C) lesada D) com carncia de oxignio E) sintetizando carboidratos 74) As consideraes especificadas a seguir so atribudas a uma estrutura celular que I constituda por conjunto de tbulos proticos. II Organiza o aparelho mittico nas divises celulares. III D origem a clios e flagelos. Essa organela o A) lisossomo B) ribossomo C) centrolo D) complexo de Golgi E) nuclolo 75) Um biologista, ao estudar uma dada organela celular, verificou que entre as suas funes esto a formao de lisossomos e a secreo celular. Essa organela A) a parede celular B) o complexo de Golgi C) o vacolo de suco celular D) membrana nuclear E) mitocndria 76) Sabe-se que a clula apresenta uma composio qumica diferente do meio em que se encontra. Essa situao seria seriamente abalada houvesse problema na atividade fisiolgica A) do retculo endoplasmtico rugoso B) da membrana nuclear C) do complexo de Golgi D) da membrana plasmtica

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
E) do retculo liso 77) Nas hemcias dos mamferos no so encontradas mitocndrias, o que impede que a clula realize A) o aproveitamento de gorduras B) a sntese de cidos nuclicos C) o termino do cdigo gentico D) o aproveitamento de CO2 E) o processo de respirao celular 78) Em uma clula do intestino humano especializada na produo de muco (glicoprotenas), devero estar bem desenvolvidas todas as estruturas abaixo, exceto A) lisossomos B) mitocndrias C) ribossomos D) retculo endoplasmtico E) complexo de Golgi 79) O homem, o espermatozide, aps uma permanncia no epiddimo entre 18 horas e 10 dias, desenvolvo o poder de motilidade e se torna capaz de fertilizar o vulo. Para tanto, fomam-se estruturas, como a cauda e o acrossomo, que tm suas origens relacionadas, respectivamente, com as organelas A) ribossomo e lisossomo B) lisossomo e complexo de Golgi C) centrolo e mitocndria D) mitocndria e ribossomo E) centrolo e complexo de Golgi 80) A mucosa intestinal possui grande e eficiente superfcie de absoro de alimentos devido a presena de A) clios B) flagelos C) desmossomos D) interdigitaes E) microvilosidades 81) Considere as afirmaes seguintes I Os lisossomos existentes em seres unicelulares so capazes de digerir bactrias e substncias alimentares. II As enzimas hidrolticas, quando liberadas dos lisossomos, so capazes de digerir os constituintes dos contedos celulares. III As enzimas lisossmicas sintetizam substncias que iro constituir as estruturas membranosas dos vacolos digestivos. Quais so corretas? A) apenas I B) apenas II C) apenas III

14
D) apenas I e II E) apenas I e III 82) Atividade enzimtica, sntese, armazena-mento e transporte de substncias nas clulas, so funes atribudas A) ao retculo endoplasmtico B) ao complexo de Golgi C) aos cidos nuclicos D) as mitocndrias E) aos lisossomos 83) As clulas glandulares tm sua atividade associada grande quantidade de A) lisossomos B) desmossomos C) ribossomos D) vacolos E) complexo de Golgi 84) Sobre o transporte de substncias atravs da membrana plasmtica correto afirmar que A) durante a difuso simples h passagem espontnea de gua atravs da membrana B) fagocitose o termo utilizado para definir o englobamento de pequenas quantidade de lquido pela superfcie da clula C) transporte ativo a passagem natural de pequenas molculas e ons atravs da membrana, que ocorre espontaneamente, sem qualquer gasto de energia pela clula D) certas molculas e ons so capazes de atravessar a membrana contra um gradiente de concentrao, realizando o chamado trans-porte ativo E) a difuso facilitada obedece as leis da difuso, consome energia e ocorre com a contribuio de protenas transportadoras de membrana 85) Quando um biologista se refere ao transporte ativo em relao a membrana plasmtica, est indicando A) invaginao da membrana plasmtica para absoro de material lquido B) deslocamento de substncias atravs da membrana plasmtica, havendo gasto de energia C) aparecimento de microvilosidades na membrana plasmtica D) deslocamento de molculas lipdicas pelos poros da membrana plasmtica E) invaginao da membrana plasmtica para a absoro de material slido 86) O processo pelo qual uma clula engloba partculas do meio externo em geral na forma de gotculas denomina-se A) osmose B) fagocitose C) pinocitose

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
D) endomixia E) difuso ativa 87) A fabricao de molculas de glicose pelas clulas dos eucariontes est intimamente relacionada a presena de A) vacolos B) nuclolos C) cloroplastos D) ribossomos E) peroxissomos 88) Regies de contato entre os citoplasmas de clulas vegetais vizinhas chamam-se A) plasmodesmos B) desmossomos C) microvilosidades D) interdigitaes E) pseudpodos 89) Injetando-se aminocidos radioativos em uma clula animal, pode-se, aps 5 minutos, localiza-los concentradamente em uma organela celular. Essa organela A) complexo de Golgi B) ribossomo C) retculo endoplasmtico liso D) lisossomo E) centro celular 90) Considere as afirmaes seguintes: I Ao ser colocada em soro fisiolgico, uma hemcia tem sua membrana plasmtica preservada. II Ao ser colocada em gua destilada, uma hemcia sofre crenao. III Ao ser colocada em soluo salina a 2%, uma hemcia sofre hemlise. Quais so corretas? A) apenas I B) apenas II C) apenas III D) apenas I e II E) apenas I e III 91) Muitas clulas especializam-se na biossintese de protenas. A clula A produz fibrinognio, protena que aps sintetizada transportada e depositada fora da clula, mais precisamente no sangue, onde desempenha importante papel no processo de coagulao. A clula B produz hemoglobina, protena que permanece no citoplasma da clula produtora. A partir do texto acima foram tiradas 3 concluses, a saber, I O retculo endoplasmtico da clula A deve ser diferente do da clula B. C) secreo sntese protica respirao D) excreo sntese glicdica respirao E) secreo cintica celular respirao

15
II A clula A, ao contrario da B, deve ser rica em mitocndria. III Ambas as clulas devem ser ricas em ribossomos. Pode-se afirmar que esto corretas A) somente as concluses I e II B) somente a concluso I C) todas as concluses D) somente as concluses II e III E) somente as concluses I e III 92) Responda a questo, utilizando a figura abaixo. Na figura acima, as setas 1, 2 e 3 indicam organelas celulares relacionada, respectiva-mente, com A) secreo sntese lipdica - respirao B) excreo cintica celular respirao

93) Na figura a seguir est representada a estrutura da membrana plasmtica conforme os pesquisadores Nicholson e Singer. Essa estrutura conhecida pelos biologistas pela denominao de

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA

16
C) um caso de transporte passivo, a difuso, j que muitas molculas de sacarose passaram da regio de sua maior concentrao para a regio de menor concentrao D) um caso de transporte ativo, a difuso, j que muitas molculas de gua passaram de sua regio de maior concentrao para a regio de menor concentrao E) um caso de transporte ativo, osmose, j que, atravs da membrana semipermevel, passaram molculas de gua de sua regio de maior concentrao para a regio de menor concentrao 95) Considere as seguintes estruturas celulares I retculo endoplasmtico II complexo de Golgi III grnulos de secreo A seqncia de estruturas em que seriam encontrados um aminocido radioativo, desde a entrada at sua sada da clula, , respectivamente: A) III, II e I B) II, I e III C) III, I e II D) I, II e III E) II, III e I 96) A fim de estudar possveis diferenas entre a osmose nas clulas animais e vegetais, foram colocadas hemcias no frasco A e clulas vegetais no frasco B, igualmente cheios com gua destilada. Transcorrido algum tempo aps o incio do experimento, pde-se verificar lise celular no frasco A, mas no no frasco B. Tal fato pode ser explicado pela presena, em clulas vegetais, da seguinte estrutura A) retculo endoplasmtico B) membrana plasmtica C) parede celular D) cloroplasto E) vacolo 97) Os desenhos abaixo representam clulas vegetais colocadas em meios com diferentes concentraes

A) esqueleto lipdico B) endoesqueleto filamentoso C) meio dispersante D) citosol endoplasmtico E) mosaico fluido 94) No esquema abaixo est representado

A) um caso de transporte passivo, a osmose, j que as molculas de sacarose passaram de sua regio de maior concentrao para a sua regio de menor concentrao B) um caso de transporte passivo, osmose, j que, atravs da membrana semipermevel, passaram molculas de gua e sacarose, das suas regies de maior concentrao para as regies de menor concentrao

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA

17

O esquema que representa a clula colocada em soluo hipotnica A) I B) II C) III D) IV E) V 98) Em uma aula prtica de citologia, um aluno observa cortes histolgicos do intestino de um determinado mamfero e verifica que as clulas deste tecido, para aumentar a superfcie de absoro, apresentam A) pinocitose B) fagocitose C) microvilosidades D) flagelos E) tricomas 99) A figura esquemtica abaixo representa um corte de

A) lisossomo B) microssomo C) ribossomo D) cloroplasto E) mitocndria 100) O esquema abaixo representa um modelo de clula com algum de seus componentes numerados de 1 a 8. Com relao aos compostos indicados, a alternativa totalmente correta A) 1 caracteriza clulas vegetais e 2 a membrana celular B) 3 o retculo endoplasmtico liso e 4 um lisossomo C) 5 e 7 ocorrem em clulas procariticas e eucariticas D) 6 realiza fotossntese E) 8 local de sntese de macromolculas orgnicas GABARITO 01) D 06) C 11) A 16) B 21) E 02) D 07) C 12) B 17) C 22) C 03) A 08) A 13) C 18) E 23) E 04) C 09) A 14) B 19) C 24) A 05) C 10) A 15) C 20) D 25) C

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
26) B 27) D 28) A 29) A 30) B 31) C 32) B 33) B 34) D

18
35) D

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
36) B 37) C 38) A 39) A 40) B 41) E 42) D 43) A 44) B

19
45) C

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
46) A 51) B 56) C 61) D 66) B 47) E 52) D 57) E 62) A 67) C 48) E 53) E 58) D 63) A 68) D 49) B 54) A 59) A 64) C 69) B 50) B 55) C 60) E 65) C 70) B 71) C 76) D 81) D 86) C 91) E 96) C 72) C 77) E 82) A 87) C 92) E 97) B 73) A 78) A 83) E 88) A 93) E 98) C 74) C 79) E 84) D 89) A 94) C 99) D

20
75) B 80) E 85) B 90) A 95) D 100) E

Questes da UFRGS
01) (UFRGS 94) Os clios das clulas apresentam intenso movimento, necessitando para tal de um suprimento constante de energia. Que organela voc esperaria encontrar maior nmero na proximidade da base destes clios? A) lisossoma B) complexo de Golgi C) acrossoma D) mitocndria E) ribossoma 02) (UFRGS 94) Utilizando-se um composto que fosse capaz de inibir o funcionamento dos ribossomas, qual processo celular seria imediatamente inibido? A) transcrio B) recombinao C) replicao D) trasnlocao E) traduo 03) (UFRGS 94) Assinale a alternativa que contm as expresses que preenchem, corretamente, as lacunas abaixo. A respirao celular um processo que ocorre ______ e que tem como objetivo ______. A) nas mitocndrias produzir ATP para suprir as necesidades celulares B) nas mitocndrias fornecer oxignio para os processos celulares C) nos lisossomas fornecer oxignio para os processos celulares D) nos lisossomas produzir ATP para suprir as necessidades celulares E) nos ribossomas evitar a produo de radicais livres 04) (UFRGS 94) Considere as seguintes afirmaes sobre as funes de organelas celulares. I A funo do complexo de Golgi est relacionada com a sntese de protenas. II O retculo endoplasmtico rugoso tem por funo sintetizar carboidratos. III Os lisossomos so responsveis pela digesto intracelular.

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
A) Apenas I B) Apenas II C) Apenas III D) Apenas I e II E) Apenas II e III 05) (UFRGS 96) Qual das estruturas abaixo est

21
08) (UFRGS-98) Um tecido de determinado animal tem uma alta atividade fagocitria; portanto, a organela encontrada em maior quantidade nesse tecido a denominada A) mitocndria. B) complexo de Golgi. C) lisossoma. D) ribossoma.

relacionada com o processo da diviso celular e com os movimentos dos clios e flagelos? A) retculo endoplasmtico B) lisossoma C) vacolo D) centrolo E) ribossoma 06) (UFRGS 98) As afirmativas abaixo esto relacionadas com origem da vida e evoluo. I. O desenvolvimento de processos respira-trios aerbicos permitiu maior aproveitamento de energia pelos organismos. II. A presena de fsseis de um mesmo organismo em vrios continentes uma das evidncias de que os continentes j estiveram unidos. III. A ausncia de oxignio na atmosfera primitiva foi essencial para a formao das primeiras molculas orgnicas, que, no caso contrrio, teriam sido quebradas pelos radicais livres derivados do oxignio. Quais esto corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas II e III. E) I, II e III. 07) (UFRGS-98) As mitocndrias so organelas citoplasmticas que apresentam estruturas internas chamadas cristas. Essas cristas mitocondriais tm por funo A) capturar glicose. B) produzir enzimas. C) aumentar a superfcie da membrana interna. D) aumentar a disponibilidade de lipdios. E) produzir oxignio.

E) retculo endoplasmtico. 09) (UFRGS 99) A centrifugao diferenciada um processo de separao no qual podemos isolar organelas em fraes enriquecidas. O esquema abaixo representa etapas do processo de centrifugao com as respectivas fraes celulares obtidas com esse procedimento. Assinale a alternativa correta com relao s fraes celulares obtidas com o processo de centrifugao. A) Na frao I, encontramos a estrutura responsvel pela sntese protica. B) Na frao I, encontramos a estrutura responsvel pela traduo. C) Na frao II, encontramos a estrutura responsvel pelo processamento de protenas. D) Na frao III, encontramos a estrutura responsvel pelo transporte celular. E) Na frao III, encontramos a estrutura responsvel pela fotossntese. 10) (UFRGS 2000) Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo.

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
Os produtos da sntese protica so transferidos do retculo endoplasmtico para o ..............., onde ocorrem modificaes estruturais como a incorporao de glicdios. A) lisossomo B) ribossomo C) centrolo D) complexo de Golgi E) ncleo 11) (UFRGS 2001) Existem teorias sobre a origem da vida na Terra que relacionam a constituio qumica de componentes celulares dos seres vivos da atualidade com evidncias geolgicas. A presena de tomos de hidrognio, oxignio, carbono e nitrognio nas molculas dos seres vivos pode estar relacionada com a abundncia, na atmosfera primitiva da Terra, das seguintes substncias: A) gs nitrognio, gs oxignio, gs carbnico e vapor dgua. B) nitrato de potssio, mercrio, cido clordrico e metano. C) cloro-flor-carbono, nitratos, gs oxignio e cloreto de sdio. D) vapor dgua, gs hidrognio, gs metano e amnia. E) gs metano, cido ciandrico, cloro-florcarbono e vapor dgua. 12) (UFRGS 2001) Em um experimento, dois compartimentos A e B esto separados por uma membrana impermevel a solutos. O grfico abaixo representa a variao de volume do compartimento A.

22

A partir da anlise do desenho pode-se afirmar que se trata de uma clula.................. O nmero 1 representa ................, o nmero 2 corresponde ............. e o nmero 3 refere-se estrutura responsvel por .................. . Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da descrio anterior. A) vegetal - o retculo endoplasmtico - mitocndria - proteger a clula B) animal o complexo de Golgi ao cloroplasto armazena gua e sais minerais C) animal o retculo endoplasmtico mitocndria digerir partculas celulares D) vegetal o retculo endoplasmtico ao cloroplasto organizar os ribossomos E) vegetal o complexo de Golgi mitocndria realizar a sntese de protenas 14) (UFRGS 2002) Alguns casos de obesidade mrbida tm sido tratados atravs de cirurgia que inclui o encurtamento do intestino delgado, com o objetivo de diminuir a superfcie de absoro de nutrientes. A grande capacidade de absoro do epitlio intestinal se deve presena de A) desmossomos. B) glicoclice. C) plasmodesmos. D) zonas de ocluso. E) microvilosidades. 15) (UFRGS 2002) Tanto em uma clula eucaritica quanto em uma procaritica podemos encontrar A) membrana plasmtica e retculo endoplasmtico. B) ribossomos e aparelho de Golgi. C) mitocndrias e nuclolo. D) mitocndrias e centrolos. E) membrana plasmtica e ribossomos. 16) (UFRGS 2002) Em relao clula vegetal, incorreto afirmar que

A partir da anlise do grfico anterior, assinale o processo envolvido e a concentrao da soluo no compartimento B, no incio do experimento. A) Difuso e hipertnica. B) Difuso e hipotnica. C) Osmose e hipertnica. D) Difuso e isotnica. E) Osmose e hipotnica. 13) (UFRGS 2001) Observe, abaixo, o desenho de uma clula.

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
A) a parede celular constituda por uma bicamada lipdica. B) os plastdeos podem ser classificados de acordo com os pigmentos que eles apresentam. C) a gua seu principal constituinte. D) o vacolo pode acumular substncias como o oxalato de clcio, em forma de cristais. E) os cloroplastdeos apresentam material gentico em sua constituio. 17) (UFRGS 2003) As afirmaes abaixo referem-se a evidncias que corroboram o modelo endossimbitico proposto por Margulis e colaboradores em 1974, o qual defende que as mitocndrias e os cloroplastos, presentes nas clulas eucariticas, seriam originalmente organismos procariontes que invadiram ou foram englobados por clulas procariticas maiores, passando a viver em seu interior. Considerando o modelo endossimbitico, as organelas referidas acima compartilham certas caractersticas. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) a caractersticas abaixo, conforme elas se relacionem, ou no, a uma origem procaritica. ( ) Presena de lissossomas. ( ) DNA arranjado em filamentos circulares. ( ) Reproduo por diviso binria. ( ) Seqncia de nucleotdeos de seu RNA ribossmico semelhante ao de certas bactrias. ( ) Sntese e transporte de protenas atravs do retculo endoplasmtico. A seqncia correta de preenchimento parnteses, de cima para baixo, A) V - V - F - F - V. B) F - F - V - V - F. C) F - V - V - V - F. D) V - F - F - F - V. E) F - V - V - F - F. dos

23
19) (UFRGS 2004) Entre as alternativas abaixo, assinale a que no corresponde a uma funo desempenhada pelo citoesqueleto. (A) batimento de clios em moluscos (B) locomoo de espermatozides (C) ciclose em clulas vegetais (D) contrao muscular em vertebrados (E) fagocitose em bactrias 20) (UFRGS 2005) A diversificao da vida na Terra conseqncia da extremamente longa histria da acumulao de oxignio livre (02) na atmosfera que se iniciou h aproximadamente 3,5 bilhes de anos, quando as primeiras cianobactrias passaram a utilizar gs carbnico (CO2) e luz solar para obteno de energia. No grfico abaixo, os pontos a, b, c, d e e representam eventos intimamente relacionados com o aumento da concentrao de 0 2 na atmosfera ao longo do tempo geolgico.

Assinale a alternativa em que os eventos correspondentes aos cinco pontos identificados no grfico esto ordenados segundo a provvel seqncia em que ocorreram. A) respirao celular - fotossntese - conquista do ambiente terrestre - origem da clula eucaritica formao da camada de oznio B) origem da clula eucaritica - fotossntese respirao celular - conquista do ambiente terrestre formao da camada de oznio C) formao da camada de oznio conquista do ambiente terrestre - origem da clula eucaritica respirao celular - fotossntese D) fotossntese - formao da camada de oznio respirao celular - conquista do ambiente terrestre origem da clula eucaritica E) fotossntese - respirao celular - origem da clula eucaritica - formao da camada de oznio conquista do ambiente terrestre 21) (UFRGS 2005) O quadro abaixo refere-se aos envoltrios celulares e a algumas de suas especializaes. Assinale a alternativa que associa corretamente a estrutura celular com suas caractersticas.

18) (UFRGS 2003) Num experimento, uma ameba de gua doce e uma hemcia de um ser humano foram colocadas em um meio hipotnico. Depois de algum tempo, verificou-se que a ameba sobreviveu, enquanto que a hemcia foi destruda por hemlise. Assinale a alternativa que apresenta uma adaptao que possibilitou a sobrevivncia da ameba. A) Permeases que impedem a entrada de gua na clula. B) Pseudpodes que realizam a expulso da gua excedente que penetra na clula. C) Um citoplasma hipotnico em relao ao seu hbitat. D) Uma parede celular praticamente impermevel passagem de gua. E) Um vacolo pulstil para expelir o excesso de gua que entra na clula.

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA

24
23) (UFRGS 2006) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. A prtica de conservar frutas em caldas aucaradas (compotas) e de salgar certos alimentos, como, por exemplo, carne bovina (charque) e bacalhau, constitui-se num eficiente mtodo de conservao de alimentos contra a ao de organismos decompositores, como fungos e bactrias. Em ambos os casos, a adio de um ________ ao alimento produz um meio ________. Assim, quando entram em contato com esse alimento, as clulas dos organismos decompositores acabam ________ gua por ________. A) soluto hipotnico ganhando transporte ativo B) solvente hipotnico ganhando osmose C) solvente isotnico perdendo difuso D) soluto hipertnico perdendo osmose E) solvente hipotnico perdendo - difuso 24) (UFRGS 2006) Os hepatcitos so clulas que sofrem constante renovao. Uma de suas organelas tem a capacidade de reciclar macromolculas, que podero ser reaproveitadas pela clula. A organela referida A) a mitocndria B) o nuclolo C) o lisossomo D) o centrolo E) o ribossomo 25) (UFRGS 2007) Em um experimento em que foram injetados aminocidos radioativos em um animal, a observao de uma de suas clulas mostrou os seguintes resultados: aps 3 minutos, a radioatividade estava localizada na organela X (demonstrando que a sntese de protenas ocorria naquele local); aps 20 minutos, a radioatividade passou a ser observada na organela Y; 90 minutos depois, verificou-se a presena de grnulos de secreo radioativos, uma evidncia de que as protenas estavam prximas de serem exportadas. A organela X e Y referidas no texto so, respectivamente, A) complexo golgiense e o lisossomo B) o retculo endoplasmtico liso e o retculo endoplasmtico rugoso C) a mitocndria e o ribossomo D) o retculo endoplasmtico rugoso e o complexo golgiense E) o centrolo e o retculo endoplasmtico liso GABARITO

22) (UFRGS 2006) Leia o texto abaixo. Nos primrdios da evoluo, um grupo de eubactrias encontrou uma maneira de capturar energia luminosa, atravs de pigmentos fotossensveis, e de transform-la em ATP [...]. Puderam, em seguida, utilizar essa energia para quebrar molculas de dixido de carbono, gua e sais minerais, transformando-as em acar. S havia um problema: essa maravilhosa nova maneira de produzir seu prprio alimento e energia estava tambm criando poluio. Esse processo dava origem a um resduo altamente venenoso. Provavelmente, a maioria das bactrias primitivas tenha sido aniquilada por essa substncia, que saturava a atmosfera, o que desencadeou uma grave crise ecolgica. A substncia a que a autora est se referindo o A) nitrognio. B) metano. C) oxignio. D) enxofre. E) hidrognio.

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA
01) D 06) E 11) D 16) A 21) B 02) E 07) C 12) C 17) C 22) C 03) A 08) C 13) D 18) E 23) D 04) C 09) D 14) E 19) E 24) C 05) D 10) D 15) E 20) E 25) D

25

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

BIOLOGIA

26

PROF. JOO PAULO

MILLENIUM-GEO

S-ar putea să vă placă și