Sunteți pe pagina 1din 10

Tudo aquilo que a Igreja do Evangelho Quadrangular prega e acredita est definido em sua declarao de f.

O texto dessa declarao uma forma de se compreender melhor a viso da igreja e de seus membros.

Declarao de F

Compilada por Aime Semple McPherson, fundadora da denominao. Traduzida da original Declaration of Faith por Ansio S. Dametto (Curitiba/PR). As referncias usadas so das edies Revista e Corrigida e Revista e Atualizada.

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR


Uma corporao interdenominacional no esprito, evanglica na mensagem e internacional no projeto, composta pela unio de fiis que se congregam para a promoo da causa do evangelismo no mundo e, para a pregao do Evangelho Quadrangular do Reino: Jesus Salvador, Batizador, Mdico e o Rei que voltar.

AS SAGRADAS ESCRITURAS
Cremos que a Bblia Sagrada a Palavra do Deus Vivo; verdadeira, imutvel, firme, inabalvel, como seu autor, o Senhor Jeov; que foi escrita por santos homens do passado, conforme eram movidos pelo Esprito Santo e por Ele inspirados; que ela uma lmpada acesa para guiar os ps de um mundo perdido, desde as profundezas do pecado e tristeza at as elevaes da honradez e da glria; um espelho claro que revela a face de um Salvador crucificado; uma linha de prumo a tornar reta a vida de cada indivduo ou comunidade; uma afiada espada de dois gumes para convencer do pecado e maldade; um forte elo de amor e ternura para levar os arrependidos a Cristo Jesus; um blsamo de Gilead, sob o sopro do Esprito Santo, que pode curar e vivificar todo o corao desfalecente; nico sustentculo verdadeiro da comunho e unidades crists. Apelo de amor de um Deus infinitamente amantssimo; advertncia solene, trovejar distante da tempestade e da ira e retribuio que cair sobre os desatentos; uma seta apontada para o cu; um sinal de perigo que adverte quanto ao inferno; o divino, supremo e eterno tribunal por cujos padres todos os homens, naes, credos e argumentos sero julgados.

A DIVINDADE ETERNA
Cremos que s h um Deus vivo e verdadeiro, autor do cu e da terra e tudo o que neles h; o alfa e o mega; que sempre foi, e ser pelos tempos sem fim, amm; que Ele infinitamente santo, poderoso, terno, amoroso e glorioso; digno de todo amor possvel e honra e obedincia, majestade, domnio e poder, assim agora e para sempre; e que a unidade da Divindade se constitui triplicemente em consonncia perfeita para com toda a perfeio divina, executando funes distintas mas harmoniosas, no grande trabalho da redeno. O Pai - Cuja glria to inexcedivelmente brilhante que o homem mortal no pode contemplar Sua face e ainda viver, mas, cujo corao foi to transbordante de amor e piedade pelos seus filhos perdidos e vtimas do pecado que Ele, voluntariamente, deu Seu Filho Unignito, para redimi-los e reconcili-los consigo mesmo. O Filho - Co-existente e Co-eterno com o Pai que, concebido pelo Esprito Santo e nascido da Virgem Maria, assumiu a forma de homem, suportou nossos pecados, e levou nossas tristezas e, pelo derramamento de Seu precioso sangue sobre a cruz do calvrio, adquiriu a redeno para todos os que nEle creiam; ento, quebrando os grilhes da morte e do inferno levantou-se da sepultura e subiu s alturas levando cativo o cativeiro, para que, como o grande Mediador entre Deus e o homem, pudesse estar direita do Pai intercedendo por aqueles por quem entregou a sua vida. O Esprito Santo - A terceira Pessoa da Divindade, o Esprito do Pai derramado, Onipotente, Onipresente, realizando uma misso indizivelmente importante sobre a terra, convencendo do pecado, da justia e do juzo, levando pecadores ao Salvador, rechaando, rogando, buscando, confortando, guiando, vivificando,

glorificando, batizando e revestindo de poder do alto todos queles que se entregam s Suas sagradas ministraes, preparando-os para o grande dia da vinda do Senhor.

A QUEDA DO HOMEM
Cremos que o homem foi criado imagem de Deus, diante de quem Ele andava em santidade pureza, mas que, por voluntria desobedincia e transgresso, caiu da pureza e da inocncia do den s profundezas do pecado e iniqidade, e que, em conseqncias disso, toda humanidade constituda de pecadores vendidos a Satans pecadores no por compulso, mas por escolha caracterizados pela iniqidade e inteiramente desprovidos por natureza, daquela santidade exigida pela lei de Deus, decididamente inclinados ao mal, culpados e sem justificativa, justamente merecendo a condenao de um Deus justo e Santo.

O PLANO DE REDENO
Cremos que, sendo ns ainda pecadores, Cristo morreu por ns o Justo pelo injusto espontaneamente, e por eleio do Pai, tomando o lugar de pecadores, levando seus pecados, recebendo sua condenao, morrendo sua morte, pagando inteiramente suas faltas, e assinando, com o sangue de sua vida, o perdo de todos aqueles que haveriam de nEle crer; que, simplesmente pela f a aceitao da expiao adquirida no Monte do Calvrio, o mais vil pecador pode ser limpo de suas iniqidades e tornado mais branco do que a neve. Onde ensinado nas Escrituras Ele foi ferido pelas nossas transgresses, e modo pelas nossas iniqidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaas 53:5. O qual se deu a si mesmo por ns para nos remir de toda a iniqidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Tito 2:14. Deixe o mpio o seu caminho e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecer dele; torne para o nosso Deus; porque grandioso em perdoar. Isaas 55:7. Portanto, pode tambm salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25. Vinde ento, e argi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam vermelhos como o carmesim, se tornaro como a branca l. Isaas 1:18.

SALVAO PELA GRAA


Cremos que a salvao dos pecadores inteiramente pela graa, que no temos justia alguma ou bondade em ns mesmos, por onde procurar o divino amparo, havendo que lanarmo-nos, portando, inabalvel misericrdia e amor daquele que nos comprou e nos lavou no seu prprio sangue, clamando os mritos e a justia de Cristo o Salvador, firmados na sua palavra e aceitando o livre dom de seu amor e perdo. Onde ensinado nas Escrituras Pela graa sois salvos. Efsios 2:8. No h um justo, nem um sequer. Romanos 3:10. Todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus. Romanos 3:23. Mas todos ns somos como o imundo; e todas as nossas justias como trapo de imundcia; e todos camos como a folha, e as nossas culpas como um vento nos arrebatam. Isaas 64:6. Em verdade, na verdade vos digo que aquele que cr em mim tem a vida eterna. Joo 6:47. Em Cristo, Jesus, vs que antes estveis longe, j pelo sangue de Cristo chegastes perto. Efsios 2:13. Porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23.

ARREPENDIMENTO E ACEITAO
Cremos que, pelo sincero arrependimento, verdadeira tristeza pelo pecado, e verdadeira aceitao do corao para com o Senhor Jesus Cristo, aqueles que O invocam podem ser justificados pela f, atravs do seu precioso sangue e que, em vez da condenao, podem obter a mais bendita paz, segurana e amparo com Deus; que, com braos abertos de perdo e misericrdia o Salvador espera para receber, em contrio no fingida e splica por misericrdia todo arrependido que queira abrir a porta do seu corao e aceit-lO como Senhor e Rei.

Onde ensinado nas Escrituras Se confessarmos os nossos pecados, Ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustia. I Joo 1:9. Sendo, pois, justificados pela f, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual tambm temos entrada pela f a esta graa, na qual estamos firmes e nos gloriamos na esperana da glria de Deus. Romanos 5:1,2. Portanto, agora nenhuma condenao h para os que esto em Cristo Jesus, que no andam segundo a carne, mas segundo o Esprito. Romanos 8:1. Para dar ao seu povo conhecimento da salvao na remisso dos seus pecados, pelas entranhas da misericrdia do nosso Deus, com que o oriente do alto nos visitou, para alumiar aos que esto assentados em trevas e sombra de morte, a fim de dirigir os nossos ps pelo caminho de paz. Lucas 1:77-79. E o que vem a mim, de maneira nenhuma eu o lanarei fora. Joo 6:37.

O NOVO NASCIMENTO
Cremos que a mudana que se efetua no corao e na vida, por ocasio da converso, absolutamente real; que o pecador ento nascido de novo, de maneira gloriosa e transformadora tal, que as coisas velhas so passadas e tudo se faz novo; de tal modo que coisas anteriores desejadas so agora desprezadas, enquanto coisas outrora aborrecidas so agora respeitadas e sagradas; e que tendo sido agora a ele imputada a justia do redentor e recebido do Esprito de Cristo, novos desejos, novas aspiraes, novos interesses e uma nova perspectiva da vida, do tempo e da eternidade, enchem o corao lavado no sangue, de modo tal que o seu desejo se torna, agora, abertamente confessar e servir ao Mestre, sempre procurando as coisas que so de cima. Onde ensinado nas Escrituras Que aquele que no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus. Joo 3:3. Assim que, se algum est em Cristo, nova criatura : as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo. II Corntios 5:17. Se vs fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque no sois do mundo, por isso que o mundo vos aborrece. Joo 15:19. J estou crucificado com Cristo; e vivo no mais eu, mas cristo vive em mim: e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na f do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Glatas 2:20 Sendo justificados gratuitamente pela sua graa, pela redeno que h em Cristo Jesus. Ao qual Deus props para propiciao pela f no seu sangue, para demonstrar a sua justia pela remisso dos pecados dantes cometidos, sob a pacincia de Deus. Romanos 3:24,25. Bem-aventurado o varo que no anda segundo o conselho dos mpios, e nem se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:1,2.

VIDA CRIST DIRIA


Cremos que, tendo sido limpos pelo precioso sangue de Jesus Cristo e, tendo recebido o testemunho do Esprito Santo na converso, desejo de Deus que nos santifiquemos diariamente e, nos tornemos participantes de sua santidade crescendo constantemente, cada vez mais fortes na f, poder, orao, amor e servio; primeiramente, como crianas desejando leite no falsificado, neste mundo; depois como homens fortes vestindo toda a armadura de Deus, marchando avante para novas conquistas em seu nome, ao abrigo do seu estandarte de sangue; vivendo sempre uma vida paciente, sbria, no egosta, segundo Deus, a qual representa um verdadeiro reflexo de Cristo em ns. Onde ensinado nas Escrituras Porque esta a vontade de Deus, a vossa santificao. I Tessalonicenses 4:3. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo, e todo o vosso esprito e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Tessalonicenses 5:23. Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundcia da carne e do esprito, aperfeioando a santificao no temor do Senhor. II Corntios 7:1. Mas a vereda dos justos como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais at ser dia perfeito. Provrbios 4:18

Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos at a perfeio. Hebreus 6:1. Porque os que so segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne; mas os que so segundo o Esprito para as coisas do Esprito. Romanos 8:5. E ali haver um alto caminho, um caminho que se chamar o caminho santo. O imundo no passar por ele, mas ser para aqueles: os caminhantes, at mesmo os loucos, no erraro. Isaas 35:8 (I Pedro 2:2).

BATISMO E SANTA CEIA


Cremos que o batismo nas guas, em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, de acordo com o mandamento de nosso Senhor, um sagrado sinal exterior de uma obra interior; um belo e solene smbolo a lembrar-nos de que, assim como nosso Senhor morreu sobre a cruz do Calvrio, assim tambm contamo-nos como mortos para o pecado, e a velha natureza com Ele pregada no madeiro; e que, assim como Ele foi descido do madeiro e sepultado, assim ns somos sepultados com Ele pelo batismo da morte; para que, assim com o Cristo foi levantado dentre os mortos pela glria do Pai, assim tambm andemos em novidade de vida. Cremos na comemorao e observncia da ceia do Senhor pelo sagrado uso do po partido, um precioso tipo de Po da vida, Jesus Cristo, cujo corpo foi partido por ns; e da seiva da videira, um maravilhoso tipo a lembrar sempre o participante do sangue derramado pelo Salvador, que a videira verdadeira, da qual seus filhos so as varas; que esta ordenana como um glorioso arco-ris a transpor a amplido do tempo entre o Calvrio e a vinda do Senhor, quando no Reino do Pai Ele compartilhar novamente da companhia de seus filhos, e que o servir e o receber este sagrado sacramento deve ser sempre precedido pelo mais solene exame do corao, autocrtica, perdo e amor para com todos os homens, para que ningum participe indevidamente e beba condenao para sua prpria alma. Onde ensinado nas Escrituras Portanto ide, ensinai todas as naes, batizando em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Mateus 28:19 (Atos 10:47,48, Glatas 3:27,28). De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glria do Pai, assim andemos ns tambm em novidade de vida. Romanos 6:4 (Colossenses 2:12; I Pedro 3:20,21; Atos 22:16). De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase trs mil almas. Atos 2:41 (Mateus 28:19,20). Porque todas as vezes que comerdes deste po e beberdes deste clice, anunciareis a morte do Senhor, at que Ele venha. I Corntios 11:26. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste po e beba deste clice. I Corntios 11:28 (II Corntios 13:5).

O BATISMO COM O ESPRITO SANTO


Cremos que o batismo com o Esprito Santo o recebimento do prometido Consolador, em poderosa e gloriosa plenitude, a fim de revestir o crente com poder do alto; para glorificar e exaltar o Senhor Jesus; para dar uma palavra inspirada em testemunho dEle; para promover o esprito de orao, santificao e sobriedade para capacitar o indivduo e a igreja a ganhar almas de maneira eficiente, prtica, alegre, cheio do Esprito; e que, sendo esta ainda a dispensao do Esprito Santo, tem o crente todo direito de esperar o seu recebimento da mesma maneira pela qual o receberam judeus e gentios igualmente, nos dias bblicos, conforme se encontra registrado na Palavra, de modo que possa ser dito de ns o que foi com respeito casa de Cornlio; o Esprito Santo caiu sobre eles, no princpio, assim como em ns agora. Onde ensinado nas Escrituras E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dar outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Esprito de Verdade, que o mundo no pode receber, porque no o v nem o conhece; mas vs o conheceis, porque habita convosco, e estar em vs. Joo 14:16,17. Porque, na verdade, Joo batizou com gua. Mas vs sereis batizados com o Esprito Santo... Mas recebereis a virtude do Esprito Santo, que h de vir sobre vs; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria, e at aos confins da terra. Atos 1:5,8. E todos foram cheios do Esprito Santo, e comearam a falar noutras lnguas, conforme o Esprito lhes concedia que falassem. Atos 2:4.

Ento lhes impuseram as mos e receberam o Esprito Santo. Atos 8:17. E dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Esprito Santo sobre todos os que ouviram a palavra. E os fiis que eram da circunciso, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Esprito Santo de derramasse tambm sobre os gentios. Porque os ouviam falar em lnguas, e magnificar a Deus. Atos 10:44-46. E, impondo-lhes as mos, veio sobre eles o Esprito Santo; e falavam lnguas e profetizavam. Atos 19:6. No sabeis vs que sois o templo de Deus, e que o Esprito de Deus habita em vs? I Corntios 3:16.

A VIDA CHEIA DO ESPRITO SANTO


Cremos que, sendo o Esprito Santo como um vento poderoso e veemente, como lnguas de chamas vivas, que podem sacudir e convulsionar comunidades inteiras para Deus, Ele , tambm, como uma delicada pomba, facilmente ofendido e magoado pela impiedade, frieza, vs conversaes, jactncia e esprito de crtica ou julgamento, bem como pensamentos e aes que desonrem o Senhor Jesus; e que , portanto, vontade de Deus que vivamos e andemos no Esprito, momento a momento, sob o precioso sangue do Cordeiro, a pisar respeitosa e suavemente na presena do Rei, sendo pacientes, amorosos, verdadeiros, sinceros, de orao, no murmuradores, estando a tempo e fora de tempo servindo ao Senhor. Onde ensinado nas Escrituras E no entristeais o Esprito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redeno. Toda a amargura, e ira, e clera, e gritaria e blasfmias e toda a malcia seja tirada entre vs. Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como tambm Deus vos perdoou em Cristo... Orando em todo o tempo com toda a orao e splica no Esprito, e vigiando nisto, com toda a perseverana e splica por todos os santos. Efsios 4:30-32 (Efsios 6:18). Rogo-vos, pois, irmos, pela compaixo de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional. E no vos conformeis com este mundo, mas transformaivos pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1,2. Aquele que diz que est nEle, tambm deve andar como Ele andou. I Joo 2:6. Andai em Esprito, e no cumprireis a concupiscncia da carne. Se vivemos em Esprito, andemos tambm em Esprito. Glatas 5:16,25. Se algum destruir o templo de Deus, Deus o destruir; porque o templo de Deus, que sois vs, santo. I. Corntios 3:17.

OS DONS E FRUTOS DO ESPRITO


Cremos que o Esprito Santo tem os seguintes dons a serem concedidos Igreja crente e fiel ao Senhor Jesus Cristo: a palavra de sabedoria, palavra de conhecimento f, operao de maravilhas, dons de curar, profecia, discernimento, lnguas, interpretao que, conforme o grau de graa e f de quem os recebe, so repartidos a cada um diversamente, segundo a vontade do Esprito; que eles so dignos de serem mui avidamente desejados e buscados, na ordem e proporo em que mais sejam edificantes e benficos Igreja; e que o fruto do Esprito: amor, alegria, paz, longanimidade, mansido, bondade, benignidade, f, temperana, deve ser manifesto, cultivado e cuidadosamente guardado como adorno resultante de uma vida cheia do Esprito e evidncia constante, eloqente e irrefutvel disso. Onde ensinado nas Escrituras Acerca dos dons espirituais no quero, irmos, que sejais ignorantes. Portanto, procurai com zelo os melhores dons. I Corntios 12:1,31. Mas um s, e o mesmo Esprito, opera estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. I Corntios 12:11; 14:12. Assim tambm vs, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificao da igreja. I Corntios 14:12. Porque os dons e a vocao de Deus so sem arrependimento. Romanos 11:29. Deu modo que, tendo diferentes dons, segundo a graa que nos dada, se profecia, seja ela segundo a medida da f; se ministrio, seja em ministrar; se ensinar, haja dedicao ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faa-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericrdia, com alegria. Romanos 12:6-8.

Nisto glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discpulos. Joo 15:8. E tambm j est posto o machado raiz das rvores; toda a rvore, pois, que no d bom fruto, corta-se e lana-se ao fogo. Lucas 3:9.

MODERAO
Cremos que a moderao do crente deve ser notria a todos os homens; que sua experincia e procederes dirios jamais o levem a extremos, fanatismos, manifestaes escandalosas, calnia, murmuraes; mas que, sua sbria, experincia crist seja de uma firme retido, sensatez, humildade, auto-sacrifcio e conforme a Cristo. Onde ensinado nas Escrituras Seja a vossa equidade notria a todos os homens. Perto est o Senhor. Filipenses 4:5. Para que no sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresamos em tudo naquele que cabea, Cristo. Efsios 4:14,15. Caridade no se porta com indecncia. I Corntios 13:5. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericrdia, de benignidade, humildade, mansido longanimidade, suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros; se algum tiver queixa contra o outro, assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vs tambm. Colossenses 3:12,13.

CURA DIVINA
Cremos que a cura divina o poder do Senhor Jesus Cristo para curar os enfermos e os aflitos, em resposta orao sincera; que Ele, sendo o mesmo ontem, hoje e para sempre, jamais mudou; mas , ainda, um auxlio plenamente suficiente na hora da dor, capaz de saciar as necessidades, vivificar o corpo, a alma e o esprito a uma novidade de vida, em resposta f daqueles que oram com submisso sua vontade divina e soberana. Onde ensinado nas Escrituras Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenas. Mateus 8:17. Pois qual mais fcil? Dizer: perdoados te so os teus pecados, ou dizer, levanta-te e anda? Mateus 9:5. E estes sinais seguiro aos que crerem: em meu nome expulsaro demnios, falaro novas lnguas, pegaro nas serpentes; e se beberem alguma coisa mortfera, no lhes far dano algum; e poro as mos sobre os enfermos, e os curaro. Marcos 16:17,18. Enquanto estendes a tua mo para curar e para que faam sinais e prodgios pelo nome do teu santo Filho Jesus. Atos 4:30. E a orao da f salvar o doente, e o Senhor o levantar; e se houver cometido pecados, ser-lhe-o perdoados. Tiago 5:15.

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO


Cremos que a segunda vinda de Cristo pessoal e iminente; que Ele descer do cu nas nuvens de glria com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus. E que, nesta hora, a qual ningum sabe antecipadamente, os mortos em Cristo se levantaro, e os remidos que estiverem vivos sero levados acima, junto com eles, nas nuvens a encontrar o Senhor nos ares, para estarem sempre com o Senhor. E, vendo ns tambm, que mil anos so como um dia para o Senhor, e que ningum sabe a hora do seu aparecimento, o qual cremos ser iminente, cada dia deve ser vivido como se Ele fosse esperado aparecer antes de findar o dia. Todavia, em obedincia sua ordem categrica "trabalhai at que eu venha", a obra de propagao do Evangelho, o envio de missionrios e as obrigaes gerais para a edificao da igreja devem ser promovidos to ampla e diligentemente como se nem a nossa gerao nem a vindoura fossem viver em carne para que pudesse ver aquele glorioso dia. Onde ensinado nas Escrituras Porque o mesmo Senhor descer do cu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro. Depois ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com Ele nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. I Tessalonicenses 4:16,17.

Renunciando a impiedade e s concupiscncias mundanas, vivamos nesse presente sculo sbria, justa e piamente. Aguardando a bem-aventurada esperana e o aparecimento da glria do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo. Tito. 2:12,13. Porm, daquele dia e hora ningum sabe, nem os anjos do cu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai. Vigiai, pois, porque no sabeis a que hora h de vir o vosso Senhor. Mateus 24:36,42,44. Assim, tambm Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecer segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvao. Hebreus 9:28. Negociai at que eu venha. Lucas 19:13. Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias, e sede vs semelhantes aos homens que esperam o seu Senhor, quando houver de voltar das bodas, para que quando vier e bater, logo possam abrir-lhe. Bem aventurado aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingir, e os far assentar mesa e, chegando-se, os servir. Lucas 12:35-37.

RELAES PARA COM A IGREJA


Cremos que, tendo aceitado o Senhor Jesus Cristo como Salvador pessoal e Rei, e tendo assim nascido na famlia e no corpo invisvel da Igreja do Senhor, sagrado dever do crente, quanto esteja em seu poder, identificar-se com a visvel Igreja de Cristo sobre a terra, e trabalhar com o maior entusiasmo pela edificao do Reino de Deus; e que essa Igreja visvel uma congregao de crentes que se tem associado entre si, em crist comunho e na unidade do Esprito, a observar as ordenanas de Cristo, adorando-O na beleza da santidade, falando uns aos outros em salmos e hinos e cnticos espirituais, lendo e proclamando sua palavra, trabalhando pela salvao das almas dando dos seus meios temporais para promover a sua obra, edificando, encorajando; exortando uns aos outros na mais santa f e trabalhando harmoniosamente juntos, como filhos diletos que, embora muitos, so um s corpo, do qual Cristo o cabea. Onde ensinado nas Escrituras Louvai ao Senhor. Louvarei ao Senhor de todo o corao, na assemblia dos justos e na congregao. Salmos 111:1. E consideremo-nos uns aos outros para estimularmos caridade e s boas obras; no deixando a nossa congregao, como costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros e tanto mais, quando vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:24,25. De sorte que as igrejas eram confirmadas na f, e cada dia cresciam em nmero. Atos 16:5. E todos os dias acrescentava o Senhor igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:47. Assim ns, que somos muitos, somos um s corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. Romanos 12:5-8. Aqueles que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro, e o Senhor atenta e ouve; e h um memorial escrito diante dele, para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do seu nome. E eles sero para mim particular tesouro; poup-los-ei como um homem poupa a seu filho, que o serve. Mateus 3:16,17.

GOVERNO CIVIL
Cremos que o governo civil de indicao divina, para a promoo da boa ordem na sociedade humana e dos interesses da mesma; e que se deva orar pelos governantes e administradores, devendo eles ser obedecidos e apoiados em todo tempo exceto, somente, nas coisas contrrias vontade de nosso Jesus Cristo, o qual soberano da conscincia do seu povo, Rei dos reis, e Senhor dos Senhores. Onde ensinado nas Escrituras As potestades foram ordenadas por Deus... Porque os magistrados no so terror para as boas obras, mas para as ms. Romanos 13:13. (Deuteronmio 16:18; II Samuel 23:3; xodo 18:21-23; Jeremias 30:21). Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. Atos 5:29. E no temais os que matam o corpo, e no podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mateus 10:28 (Daniel 3:15-18; 6:7-10; Atos 4:18-20). Porque um s o vosso Mestre, que o Cristo. Mateus 23:10. E no vestido e na sua coxa tem escrito este nome: rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Apocalipse 19:16 (Salmos 72:11; 2; Romanos 14:9-13).

O JUZO FINAL
Cremos que os mortos, tanto humildes como poderosos, sero ressuscitados e estaro como os vivos perante o trono de julgamento de Deus; e que, a, uma solene e terrvel separao se dar, em que os maus sero condenados punio eterna e os justos vida eterna; e que esse julgamento estabelecer para sempre o estado final dos homens, no cu ou no inferno, em princpios de justia, conforme manifesto na Sua santa Palavra. Onde ensinado nas Escrituras Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. II Corntios 5:10. Mandar o Filho do Homem os seus anjos, e eles colhero do seu reino tudo o que causa escndalo, e os que cometem iniqidade e lan-los-o na fornalha de fogo; ali haver pranto e ranger de dentes. Ento os justos resplandecero como o Sol, no reino do seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, oua. Mateus 13:4143; Hebreus 9:27.

O CU
Cremos que o cu a habitao indescritivelmente gloriosa do Deus vivo; e que para l foi o Senhor a fim de preparar um lugar para seus filhos; que, para que essa cidade quadrangular, cujo construtor e realizador Deus, os crentes mais fervorosos, que lavaram suas vestiduras no sangue do Cordeiro e venceram pela espada do seu testemunho, sero levados; que o Senhor Jesus Cristo os apresentar ao Pai, sem manchas ou tristezas; e que l, em alegria indizvel eles contemplaro, para sempre, sua face maravilhosa, num reino eterno onde no h trevas, nem h necessidade de luz, nem tristeza, nem lgrimas, nem dor, nem morte, mas hostes de anjos servidores dedilham suas harpas, cantam os louvores do nosso Rei e, reverenciando perante o trono, proclamam: "Santo, Santo, Santo". Onde ensinado nas Escrituras Mas, como est escrito: as coisas que o olho no viu e o ouvido no ouviu, e no subiram ao corao do homem, so as que Deus preparou para os que o amam. I Corntios 2:9. Na casa de meu Pai h muitas moradas; se no fosse assim eu teria dito; vou preparar-vos lugar. Joo 14:2. E ali no haver mais noite, e no necessitaro de lmpada nem de luz do sol, porque o Senhor os alumia; e reinaro para todo o sempre. Apocalipse 22:4. E Deus limpar de seus olhos toda lgrima; e no haver mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque j as primeiras coisas so passadas. Apocalipse 21:4. Por isso esto diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que est assentado sobre o trono os cobrir com sua sobra. Nunca mais tero fome, nem sede; nem sol, nem ardor algum cairo sobre eles. Porque o Cordeiro que est no meio do trono os apascentar; e Ele servir de guia para as fontes das guas de vida; e Deus limpar de seus olhos toda a lgrima. Apocalipse 7:15-17.

O INFERNO
Cremos que o inferno um lugar de trevas exteriores e da mais profunda tristeza, onde o verme no morre e o fogo no se apaga; um lugar preparado para o Diabo e seus anjos, onde haver choro e pranto e ranger de dentes, lugar de amargura e eterno arrependimento por parte daqueles que rejeitaram a misericrdia, o amor e a ternura do Salvador crucificado, escolhendo a morte em vez da vida; e que ali, em um lago que queima com fogo e enxofre sero lanados os descrentes, os abominveis, os criminosos, os feiticeiros, os idlatras, os mentirosos, e os que rejeitaram e desprezaram o amor e sacrifcio de um Redentor banhado em sangue, deixando atrs a cruz para sua perdio, apesar de toda instncia e advertncia do Esprito Santo. Onde ensinado nas Escrituras Mandar o Filho do Homem e seus anjos, e colhero do seu reino o que causa escndalo, e o que comete iniqidade. E lan-los-o na fornalha de fogo; ali haver pranto e ranger de dentes. Mateus 13:41-42. E o diabo, que os enganava, foi lanado no lago de fogo e enxofre, onde est a besta e o falso profeta; de dia e de noite sero atormentados para todo o sempre. E aquele que no foi achado escrito no livro da vida foi lanado no lago de fogo. Apocalipse 20:10,15. Tambm o tal beber do vinho da ira de Deus, que se deitou, no misturado, no clice da sua ira; e ser atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E o fumo do seu tormento

sobe para todo o sempre; e no tem repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. Apocalipse 14:10,11. Ento dir tambm aos que estiverem sua esquerda: apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Mateus 25:41. E, se a tua mo escandalizar, corta-a; melhor para tia entrares na vida alijado, do que, tendo duas mos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, onde o seu bicho no morre, e o fogo nunca se apaga. Marcos 9:43-45. Vivo eu, diz o Senhor Jeov, que no tenho prazer na morte do mpio, mas que este se converta e viva. Convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que razo morrereis, casa de Israel? Ezequiel 33:11.

EVANGELISMO
Cremos que, vista do fato de que todo o presente estado de coisas passar, e que o fim de todas as coisas iminente, os filhos remidos do Senhor Jeov devem levantar-se e brilhar como uma luz que no pode ser escondida, uma cidade edificada sobre um monte, espargindo o evangelho aos confins da terra, cingindo o globo com a mensagem da salvao, declarando com zelo e entusiasmo ardentes todo o conselho de Deus; que, quando o Senhor da glria aparecer, eles sero achados de p, tendo seus lombos cingidos com a verdade, suas atividades e seus mistrios ricamente compensados com a abundncia de jias que ganharam e guardaram para Ele; as almas preciosas, conduzidas das trevas para a luz por meio do instrumento de seu fiel testemunho; que o ganhar almas a atividade por excelncia da igreja sobre a terra; e que, portanto, toda opresso ou embarao que vise a extinguir a chama ou prejudicar a eficincia na pregao mundial do evangelho deve ser eliminada e no admitida, como indigna da igreja, prejudicial sacratssima causa de Cristo e contrria grande comisso do Senhor. Onde ensinado nas Escrituras Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que h de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda longanimidade e doutrina. II Timteo 4:1,2. Remindo o tempo; porquanto os dias so maus. Efsios 5:16. O que ganha almas sbio . Provrbios 11:30. Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvar da morte uma alma, e cobrir uma multido de pecados. Tiago 5:20. Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirs a palavra, e os avisars da minha parte. Quando eu disser ao mpio: Certamente morrers; no o avisando tu, no o falando para avisar o mpio acerca do seu caminho mpio, para salvar a sua vida, aquele mpio morrer na sua maldade, mas o seu sangue da tua mo o requererei. Ezequiel 3:17,18. Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que j esto brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardo, e ajunta o fruto para a vida eterna, para que, assim, o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisto verdadeiro o ditado, que um o que semeia, e o outro o que ceifa. Joo 4:35-37.

DZIMOS E OFERTAS
Cremos que o mtodo estabelecido por Deus para manter o seu ministrio e promover a propagao do evangelho, conforme sua ordem o dzimo, o qual acatado por nossas igrejas internacionalmente, no s como sendo o mtodo de Deus para prover quanto s necessidades materiais e financeiras da sua igreja, mas, para soerguer a moral espiritual do seu povo de tal sorte que Deus haja por fora abeno-los. Somos ordenados em Malaquias 3:10: "Trazei todos os dzimos casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, depois, fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exrcitos, se eu no vos abrir as janelas dos cus e no derramar sobre vs uma bno tal que dela vos advenha maior abastana". No tocante ao "dar" e s "ofertas voluntrias", isso ordenado pelo Senhor e praticado em todas as nossas igrejas, internacionalmente, como parte do plano de Deus para atender s necessidades materiais da igreja e satisfazer a espiritualidade do seu povo. Somos admoestados em Lucas 6:38: "Dai, e ser-vos- dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deleitaro no vosso regao, porque com a mesma medida com que medirdes tambm vos mediro a vs".

Sendo co-herdeiros com Ele, sabemos que dar para o Seu reino, que tambm nosso, algo agradvel, sendo mais abenoado dar do que receber, pois somos ordenados em II Corntios 9:7: "Cada um contribua segundo props no seu corao; no com tristeza, ou por necessidade, porque Deus ama o que d com alegria".

MEMBROS
Os candidatos a membro devem, primeiramente, ser examinados quanto a sua f, sendo feita uma orao com eles e, nessa ocasio, encorajando-os no seu propsito. Deve o candidato mostrar evidncia de ter genuna experincia de novo nascimento; de ser batizado por imerso em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo; de viver uma vida crist que sirva de exemplo tanto para pecadores como para convertidos, possuindo um grande desejo em ganhar almas e amor quanto ao progresso da causa do Evangelho Quadrangular no mundo, devendo declarar sua lealdade a esta associao e se dispor em auxiliar na sua manuteno, tanto com seus recursos particulares como com seu esforo conjugado. Cada candidato, como tal, expressar seu reconhecimento quanto ao fato de que "uma casa dividida contra si mesma no pode subsistir" e far adeso linha desta associao, para que no haja deslealdade, insubordinao, murmurao, crticas ou calnias contra a mesma, ou contra seus dirigentes; e, se em algum tempo, qualquer membro sentir que no est mais sendo leal ou tenha perdido a simpatia para com esta associao e bem assim no seja mais como outrora uma voz unnime para com ela, pedir ele uma carta de transferncia e, discretamente, se retirar do rol de membros, reservando-se s autoridades da associao o direito de induzi-lo a assim proceder, caso se prolongue em abster-se disto; que o amor pelas almas e a paixo por ganh-las deve ser a grande base e supremo fim para o qual sejam conduzidos todos os esforos, e que idias marginais e concepes no essenciais, bem como ocupar-se em discutir sutilezas entre doutrinas, coisas essas que tendem a quebrar a unidade e distrair da chama ardente do ganhar almas, devem ser evitadas e refutadas onde quer que se apresentem, e que Cristo deve ser a figura central a ser mostrada, at que todos os homens O vejam, O amem, e dEle se aproximem.

S-ar putea să vă placă și