Sunteți pe pagina 1din 11

UNIVERSIDADE DE SO PAULO

FACULDADE DE EDUCAO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DO ENSINO E EDUCAO COMPARADA

Anlise do Projeto Poltico Pedaggico da Escola Nossa Senhora das Graas

Nomes: Caio Zarino Jorge Alves Rodrigo de Sousa e Silva Professora Doutora Roseli Baumel EDM0402 - Didtica

Sumrio

Introduo

Histria

Concepo expressa no Projeto Poltico Pedaggico PPP

Currculo: caso da disciplina Geografia

Estrutura organizacional, Processo de deciso e relaes de trabalho

O tempo escolar

Avaliao

Concluso

Introduo

Este trabalho resultado da anlise do Projeto Pedaggico da Escola Nossa Senhora das Graas. A anlise do projeto se deu com o embasamento de discusses em sala de aula e de textos referncia. O texto adotado como norteador do debate foi Projeto Poltico Pedaggico da Escola: Uma Construo Coletiva In: Projeto Poltico Pedaggico da Escola: Uma Construo Possvel, de Ilma Passos Alencastro Veiga. Como no houve a possibilidade de uma entrevista com o Coordenador Pedaggico da escola, foi realizada a leitura do plano e discutidos os pontos que nos interessam.

Histria

A origem da escola em questo no presente trabalho associa-se a investida protagonizada por um grupo de professoras que, em 1943, buscou trabalhar com uma educao catlica em uma escola leiga. Inicialmente, manteve trs turmas dos trs primeiros anos, totalizando 22 alunos e ocupava um prdio residencial. Dada sua pequena dimenso que inviabilizou a manuteno da instituio enquanto tal, em 1944 a Sociedade Brasileira de Educao e Instruo para Meninas comprou a escola, registrando-a e estabelecendo o curso primrio completo, o Jardim e o Pr-Primrio. J em 1959, a escola novamente vendida para a Sociedade Pela Famlia, em funo da permanncia das dificuldades em garantir a manuteno da instituio. Ao ter como objetivo a formao do ser humano integral em bases humansticas e cientficas ao mesmo tempo em que considera as exigncias dos vestibulares, a escola Nossa Senhora das Graas sofreu modificaes em sua estrutura interna ao longo de sua histria. Em 1971, organiza-se o 1 Grau hoje Ensino Fundamental - e, em 1975, o 2 Grau hoje Ensino Mdio. As principais mudanas curriculares que fizeram vigentes as ementas atuais

desenvolveram-se em 1999, mesmo ano em que se firma na escola o cargo de coordenador pedaggico-educacional. Enfim, em resposta a Lei 11274 deu-se a ltima transformao estrutural da escola e constituiu-se em inserir no currculo o 1 ano, composto por crianas de 6 anos de idade, ao Ensino Fundamental.

Concepo expressa no Projeto Poltico Pedaggico - PPP

A instituio analisada preocupa-se, j na introduo de sua proposta pedaggica, em explicitar sua concepo de ensino como um processo de apropriao de saberes constitudos socialmente a partir das potencialidades e capacidades cognitivas de seus estudantes. Ressalta, porm, que tal processo de apropriao no se consolida por meio de uma prtica em que o professor aparece como um mero transmissor de contedos, mas como um mediador na construo do conhecimento em que o estudante tambm sujeito de sua prpria aprendizagem. A partir desse pressuposto que permeia todos os outros pontos do PPP a instituio acredita ser capaz de formar, em um ambiente de diversidade que desenvolva o respeito e a tolerncia, cidados reflexivos, crticos e solidrios que apliquem seu conhecimento para a prtica do bem comum. Quanto aos princpios metodolgicos que regem o Ensino fundamental e mdio da escola destacam-se a participao efetiva do estudante na construo do conhecimento a partir da valorizao de suas prvias experincias, a integrao entre os contedos das diferentes disciplinas e articulao entre esses contedos e as questes da realidade. O Plano privilegia a diversidade dos alunos, visto que estes participam de vrios espaos do convvio social, onde produzem e reproduzem uma srie de regras, valores, hbitos e costumes.

Alm da famlia, do bairro, do clube, das festas, da escola e de outras associaes e organizaes, nossos alunos tm acesso aos meios de comunicao e informao (PPP Escola Nossa Senhora das Graas).

A diversidade que estes alunos apresentam so canalizadas para a produo cultural. Por isso, existe a necessidade de recuperar as relaes que se do nos diferentes tempos e espaos, identificando interesses e conflitos dos diferentes grupos ou classes sociais.

Ensino Fundamental I 1 ao 5 ano

Na medida em que, dos 6 aos 10 anos, verificam-se importantes mudanas no desenvolvimento cognitivo do estudante, essa etapa da formao tem importncia para a instituio trabalhada neste estudo no sentido tanto de iniciar a estrutura dos conhecimentos relativos leitura, escrita e clculo ao se apropriar de linguagens e formas de representao materializadas em noes e conceitos, quanto de desenvolver no estudante a percepo deste enquanto integrante de um grupo, forjando sua identidade diante do coletivo.

Ensino Fundamental II 6 ao 9 ano

A escola Nossa Senhora das Graas constata que na faixa etria de 11 a 14 anos os estudantes passam por transformaes fsicas e psicolgicas que resignificam a formao da identidade pessoal e que devem ser consideradas no mbito da instituio. Entre os elementos centrais desse perodo, destaca-se o amadurecimento das capacidades cognitivas evidenciado pelo aumento da autonomia de pensamento e maior rigor no raciocnio. Dessa forma, entre o 6 ano e o 9 ano a escola preza pelo desenvolvimento cognitivo e pelo autoconhecimento por parte dos seus estudantes. Neste perodo busca-se desenvolver diversas atividades de trabalho em grupo, para que se privilegie o dilogo e o respeito s diferenas, alm de despertar no estudante a percepo de que este agente de sua educao e de estimular a reflexo sobre as transformaes bio-psico-sociais que marcam a adolescncia.

Ensino Mdio

Para a escola Nossa Senhora das Graas, o Ensino Mdio deve instrumentalizar o estudante para a interveno na sociedade a partir de seu ingresso na vida adulta. Nesta etapa evidencia-se, ento uma mudana substantiva frente aos dois momentos que compem a etapa do Ensino Fundamental: enquanto aquela se pauta em aprimorar a expresso e consolidar posicionamentos dos estudantes frente a diversas circunstncias em que estes se encontram na sociedade em meio a sua vivncia cotidiana, essa se centraliza por um amadurecimento de carter mais interno ao indivduo. Dessa forma, a principal peculiaridade a que o Ensino Mdio da instituio estudada se prope frente ao Ensino Fundamental o foco absoluto em tratar os contedos curriculares a partir de problemas sociais em voga, despertando nos estudantes a conscincia de que estes esto inseridos em uma realidade dinmica e mutvel a partir do protagonismo dos sujeitos sociais nela envolvidos e, alm disso, que o processo de desenvolvimento do conhecimento deve muni-los para uma interveno solidria nas esferas coletivas. Verifica-se assim, uma convergncia da formulao do PPP da escola Nossa Senhora das Graas e o que aponta Veiga (2000, p.13) sobre o carter indissocivel entre a dimenso poltica e a dimenso pedaggica presentes nos projetos polticos pedaggicos em relao dialtica. Ao entender a escola como uma instituio social constituinte de uma sociedade, devemos entend-la ao mesmo tempo como resultado e condio de realizao dessa sociedade. Nesse sentido, a finalidade presente em diferentes configuraes de formao educacional, expressas em distintos projetos poltico pedaggicos explicitam qual o entendimento que as coordenaes de diferentes instituies possuem sobre o papel que deve cumprir a escola: formadora de indivduos tcnicos, executores de tarefas, ou formadora de cidados com uma prtica social vinculada aos interesses reais e coletivos da populao majoritria (VEIGA, 2000, p.13).

Currculo: caso da disciplina Geografia

A anlise sobre o currculo da escola Nossa Senhora das Graas neste estudo ter como exemplo a disciplina de Geografia. A proposta pedaggica da escola, no que toca a disciplina da Geografia, distingue em termos gerais os propsitos do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio. Enquanto no primeiro momento a escola preocupa-se em introduzir aos estudantes gradativamente atravs de contedos procedimentais debates iniciais sobre o papel que cumpre a dimenso espacial em nosso cotidiano, especialmente problematizando o meio urbano, por meio das noes de paisagem, natureza, territrio, Estado e sociedade; no segundo momento centra-se sobre a anlise do real em relaes de causas e efeitos e heterogeneidade. Veiga (2000, p.13) aponta que o currculo no um elemento neutro e o PPP da escola em questo corrobora esta perspectiva ao localizar o estudante como sujeito do processo ensino-aprendizagem por meio do trabalho de questes que tocam o cotidiano dos alunos no que se refere especificamente as conseqncias para vida de uma especfica ordenao territorial dos objetos tcnicos (vias de transporte, parques, indstrias, moradias); ou seja, a capitalista. Contempla tambm o entendimento de que o currculo no se separa, ento, de um contexto social ao ter como meta o reconhecimento das contradies e conflitos da ordenao vigente; demonstrando que essa no imutvel e que todos devem se configurar como agentes transformadores. No que diz respeito organizao curricular, Veiga considera problemtica quando hierrquica e tambm neste ponto h convergncia com a proposta da escola, pois h uma preocupao explcita com o que a autora chama de currculo integrao; ou seja com um contedo integrado entre as diferentes reas do saber.

Estrutura organizacional, Processo de deciso e relaes de trabalho

Veiga (2000, p.13) divide a estrutura organizacional em dois tipos bsicos: administrativas e pedaggicas. As administrativas do conta da gesto de recursos humanos, fsicos e financeiro. A escola estudada apresenta tanto no plano quanto na realidade uma

biblioteca; laboratrios de cincias, biologia, qumica e fsica; recursos audiovisuais e o uso de tecnologia na educao. Quanto a estrutura organizacional pedaggica, o plano apresenta um setor pedaggico-educacional, onde cita a existncia de um Setor de orientao, Apoio a aprendizagem e Assessoria de disciplina. Estes trs setores apresentam uma organizao muito vertical, onde

Os orientadores coordenam semanalmente reunies pedaggicas, realizadas com os professores, e participam de reunies com a direo e com a coordenao para discutir e definir caminhos pedaggicos da escola(PPP Escola Nossa Senhora das Graas).

De acordo com o plano, as reunies servem para assessorar professores e orientadores no trabalho com os alunos, alm de haver na Assessoria de disciplina um planejamento das aulas feito por professores especialistas, que traam planos e metas para as diferentes disciplinas. Acreditamos que estas estruturas ainda apresentem uma forma fechada de trabalhar, apesar da participao dos atores como pais e alunos estarem presentes. Ainda assim acreditamos que

as escolas tem que romper com a atual forma de organizao burocrtica que regula o trabalho pedaggico pela conformidade s regras fixadas, pela obedincia a leis e diretrizes emanadas do poder central e pela ciso entre os que pensam e executam - , que conduz fragmentao e ao conseqente controle hierrquico que enfatiza trs aspectos inter-relacionados: o tempo, a ordem e a disciplina (VEIGA, 2000, p.26).

Quanto ao processo de deciso, acreditamos que apesar de garantir espaos para a participao de professores, pais e alunos, ele se mostra ainda concentrado na direo da escola. Este fato explicitado em passagens do plano onde colocado que os estudante tem o direito de ser informado sobre a proposta pedaggica da escola, e no consultado, ou o mesmo caso sobre os critrios de avaliao.

Veiga (2000, p.31) acredita que preciso haver uma reviso das atribuies especficas e gerais, bem como da distribuio do poder e da descentralizao do processo de deciso, a autora cita Paro (1993, p.34) que sugere a instalao de processos de escolha tanto para alunos, pais quanto para professores em colegiados de deciso. Pelo plano, podemos perceber que as relaes de trabalho tem tambm uma tendncia a centralizao. Essa tendncia reforada por uma passagem no PPP onde o professor deve planejar adequadamente o seu trabalho junto aos alunos no que se refere a objetivos, contedos, estratgias, tcnicas, atividades e avaliao, sob a orientao do Orientador Pedaggico Educacional. Chama a ateno o fato de planejamento ser sob a orientao , quando o que se espera que esse planejamento seja realizado conjuntamente .

O tempo escolar

O plano prev um calendrio fechado de aulas, desde o primeiro ao ltimo dia letivo do ano. Prev tambm as datas das provas e trabalhos. A escola, porm j conta com a possibilidade de mudanas nos horrios devido as demandas no planejadas. Outro ponto importante o estabelecimento de reunies entre os professores para avaliao conjunta do andamento dos alunos e para aprofundarem os prprios conhecimentos.

Avaliao

O Plano Pedaggico estudado considera que a avaliao deve ser diagnstica, formativa, processual, contnua, inclusiva e afetiva. Considera tambm as diferenas entre os alunos e respeita suas particularidades. O plano apresenta ainda quais so as funes e caractersticas gerais da avaliao, como:

diagnosticar conhecimentos prvios do aluno; mostrar ao professor o que os alunos aprenderam e no aprenderam, servindo como base para que ele possa fazer as intervenes necessrias;

indicar ao professor a necessidade de possveis ajustes no processo educativo (rever procedimentos, replanejar suas aes e atuao);

fornecer dados para a auto-avaliao do professor e do aluno, possibilitando a reviso de suas prticas;

permitir que o aluno se perceba como sujeito do processo de aprendizagem;

promover o dilogo entre professor e aluno durante esse processo explicitando as intenes e tendo em vista objetivos comuns;

permitir a tomada de deciso coletiva (equipe de professores da srie) quanto a promoo ou reteno do aluno.

possvel notar uma concordncia entre o plano estudado e o texto de veiga quanto ao papel da avaliao.

Concluso

Apesar de apresentar diversos espaos de integrao de professores e alunos s instncias de deciso da escola, acreditamos que o Projeto Poltico Pedaggico da Escola Nossa Senhora das Graas est longe de ser um projeto que preza pela participao efetiva de fato. Durante a leitura do projeto foi possvel perceber que a maioria das decises ficam a cargo da direo da escola. Os professores sempre esto sob a superviso de um orientador, que ao que nos parece no realiza um trabalho conjunto, mas sim vertical. A estrutura organizativa o ponto mais crtico, pois reflete a concepo de educao da instituio que, embora tenha um currculo que se pretende crtico e reflexivo, alm de uma posio que coloca a relao aluno-professor

como dialtica, no possui essa correspondncia de carter no que toca a estruturao do cotidiano do colgio. Infelizmente no foi possvel uma entrevista com professores,

funcionrios e alunos da escola para saber o quanto do projeto aplicado na realidade, acreditamos que este seja um passo para um outro trabalho.

S-ar putea să vă placă și