Sunteți pe pagina 1din 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Aula: Administrao financeira

Disciplina: Administrao de Obras 101292 Professora: Dbora de Gois Santos

So Cristvo, Sergipe Verso 1

Profa. Dbora de Gois Santos

GLOSSRIO Ativo Capital em circulao Bruto Inteiro, sem descontos (renda). Dvidas Obrigao, dever. Dividendo Lucros que so distribudos aos acionistas de uma companhia. Duplicata Ttulo de crdito, negocivel, pelo qual o comprador se obriga a pagar no prazo estipulado a importncia da fatura. Fundo Capital (em espcie ou em dinheiro). Inativo Que no est em atividade. Insolvncia Falncia. Liquidez Capacidade da empresa pagar suas dvidas no vencimento e no valor especificado. Lquido Livre de descontos; livre de despesas. Passivo Conjunto das dvidas, encargos e obrigaes de uma empresa.

Profa. Dbora de Gois Santos

Administrao financeira
1. A funo financeira na empresa 1.1. Principais reas de deciso A funo financeira de uma empresa determinada pelas reas de tomada de deciso, de acordo com o tipo de problema envolvido. Seu objetivo assessorar a empresa, proporcionando-lhe os recursos monetrios necessrios. Os problemas que comumente ocorrem so/esto: a) Nas reas de decises de investimento, financiamento e utilizao do lucro lquido; e b) Pelas tarefas de obteno de recursos financeiros e anlise da utilizao destes recursos pela empresa. A seguir descreve-se mais detalhadamente os assuntos contidos no item a). Em termos de investimento deve-se avaliar e escolher as alternativas da aplicao de recursos nas atividades normais da empresa. Para dar empresa a estrutura ideal em termos de ativos, sejam eles fixos ou correntes, de modo a atingir os objetivos propostos, considerando-se o risco que os proprietrios esto dispostos a correr. Os ativos fixos so aplicaes com longo perodo de maturao. Por sua vez, os ativos correntes podem ainda ser chamados de circulantes ou capital de giro. So os saldos mantidos por uma empresa nas contas de disponibilidades, investimentos temporrios (aplicaes vinculadas ao mercado aberto); contas a receber (ou duplicatas a receber de clientes); e estoques de matrias-primas, mercadorias para vende, produo em andamento e produtos acabados. A soma destes saldos representa o montante investido pela empresa. Existe ainda o capital de giro bruto e o lquido. O primeiro o citado no pargrafo anterior e o segundo resulta da subtrao de todos os compromissos a curto prazo da empresa com fornecedores, funcionrios, fisco, etc., do total dos itens que compem o capital de giro bruto. Por lei o curto prazo corresponde a um perodo de 180 dias, em termos financeiros, pois considerado um perodo igual ao de um exerccio social, variando conforme a natureza das operaes da empresa considerada. Segundo Sanvicente (1987), ele o tempo exigido para que uma aplicao de dinheiro ou insumos variveis gire inteiramente, desde a compra de matria-prima e o pagamento de funcionrios at o recebimento correspondente venda do produto ou servio ao cliente (figura 01).

Profa. Dbora de Gois Santos

Figura 01: Ciclo de caixa. FONTE: SANVICENTE (1987). Com relao ao financiamento, este tem a funo de definir e alcanar uma estrutura ideal em termos de fonte de recursos. Assim, a partir das decises tomadas no nvel estratgico que as aplicaes so feitas. Ainda, a deciso determina em que setor a empresa vai atuar e isso condiciona a estrutura do ativo, de acordo com a tecnologia existente no setor. Logo, a administrao financeira tem que conseguir recursos para financiar essa estrutura de investimento ao custo o mais baixo possvel. Onde os custos esto relacionados com prazos, datas de pagamento, garantias exigidas, etc. As decises de financiamento refletem no lado passivo do balano, ou seja, que fontes de recursos vem sendo usadas pela empresa ou sero empregadas para sustentar atividades futuras. Quanto utilizao do lucro lquido, essa a rea de deciso conhecida por poltica de dividendos, isto , que se preocupa com a destinao dada aos recursos financeiros que a prpria empresa gera em suas atividades operacionais. Esta rea se relaciona diretamente com as duas anteriores. 1.2. Atribuies do administrador financeiro em uma empresa O administrador financeiro pode ser chamado de diretor financeiro, tesoureiro, controlador, vice-presidente de finanas, gerente financeiro, etc. Ele se preocupa com a obteno de recursos monetrios para que a empresa desenvolva suas atividades e a analise da maneira como os recursos obtidos sero utilizados. No geral, a funo situa-se na esfera estratgica da empresa. Essa posio central justifica-se por: a) Economia de escala no levantamento de recursos. b) Pela viso global da empresa. Um exemplo o setor de oramento global, responsvel pelo planejamento e controle das funes operacionais e financeiras no curto e no mdio prazo. O administrador financeiro tem como atribuies: a) Anlise de registro e informaes contbeis para projees futuras, com contabilidade como fonte de dados internos, ou seja, comportamento do passado. Profa. Dbora de Gois Santos 4

b) Projeo do movimento de fundos para aferir o grau de liquidez da empresa e verificar se ela ter condies de se manter funcionando, cumprindo compromissos externos de pagamento e fornecendo recursos para a produo. Como a liquidez a capacidade que a empresa tem de pagar dvidas no vencimento e no valor especificado, se ela for excessiva saber quanto do excedente poder ser aplicado. Se a liquidez no for suficiente corre-se o risco de insolvncia. As empresas fazem uso de fluxo de caixa para verificar as entradas e sadas em dado perodo de tempo, considerando vendas a prazo, emprstimos e financiamentos j contratados, e compromissos de pagamentos assumidos e conhecidos. c) Aplicao de fundos excedentes fazse com o maior rendimento possvel e com velocidade de resgate suficiente para recuperar o dinheiro caso seja necessrio, em decorrncia da liquidez excessiva. d) Fornecimento alta administrao de informaes sobre as perspectivas financeiras futuras da empresa. Auxiliam na tomada de deciso de compra, comercializao e produtos ou servios, fixao de preos, etc. Essas decises competem ao administrador financeiro, mas podem envolver diversas reas, como produo, marketing, pessoal e finanas. e) Elaborao de planos para fontes e uso de fundos, a curto e longo prazos. Consideramse os custos e os lucros possibilitados pelas aplicaes. Os itens b) e e) funcionam mais como uma assessoria alta direo e a outros setores da empresa. 1.3.Estrutura organizacional tpica da funo financeira A figura 02 apresenta uma estrutura organizacional tpica da funo financeira.

FIGURA 02: Estrutura organizacional tpica da funo financeira. FONTE: SANVICENTE (1987). Nada impede que na empresa as funes sejam acumuladas ou que um diretor administrativo acumule a funo de diretor financeiro. A rea do tesoureiro est mais voltada para o uso do dinheiro, sua manipulao e a posse real de fundos.

Profa. Dbora de Gois Santos

O controlador preocupa-se com o controle e os fluxos de informaes dentro da empresa, lembrando que a primeira tem contato com o pblico. A controladoria se preocupa com a anlise de eficincia relativa com que os recursos obtidos so aplicados pela empresa. 1.4.Definies e objetivos da funo financeira A funo financeira compreende os esforos dependidos para a maximizao dos retornos dos proprietrios das aes ordinrias da empresa e possa ter um certo grau de liquidez. Logo, o objetivo a maior rentabilidade possvel sobre os investimentos, desde que no seja comprometida a liquidez da empresa. Isto gera um dilema entre aplicar todos os fundos disponveis (leva a maior rentabilidade) e manter inativos alguns fundos, como forma de proteo ou defesa contra o risco de no poder pagar alguma dvida, e esse dinheiro inativo no produz retorno. O proprietrio (acionista) busca a maximizao do valor atual da riqueza, sendo responsvel pelo risco ltimo do negcio e por oscilaes operacionais. Alm disso, o ltimo a receber a remunerao pelo seu investimento. Segundo Sanvicente (1987), o preo de mercado representa um ndice do desempenho ou progresso da empresa. a atuao da administrao frente aos interesses dos acionistas. Os acionistas ao investir procuram saber quanto recebero (estimar dividendos), e quando, alm do valor de revenda a qualquer momento, para um comprador potencial e assim por diante. Um exemplo apresentado na figura 03, onde so mostradas trs alternativas de aplicao em aes, de acordo com dividendos esperados no futuro. Considera-se na figura que o valor investido de $1,00.

FIGURA 03: Exemplo de avaliao de alternativas de aplicao em aes. FONTE: SANVICENTE (1987). Qual das trs opes possui um valor mais alto? A resposta correta a opo C, porque recebe os dividendos mais rapidamente e o investidor pode retirar o dinheiro mais logo e reinvestir ou adquirir algum bem de consumo para a produo. Sendo assim, o exemplo colocado uma comparao de alternativas com base no valor atual. 1.5.Viso geral das preocupaes da administrao financeira Na viso das preocupaes da administrao financeira (figura 04), a empresa representada pelo retngulo central com a movimentao interna do dinheiro. As entradas de capital podem provir de terceiros (emprstimos e financiamentos), da venda de produtos ou servios (contas a receber), da liquidao de ativos imobilizados ou ativos financeiros, e dos proprietrios (recursos prprios, aumentos de capital). Do outro lado, tm-se os pagamentos Profa. Dbora de Gois Santos 6

efetuados para remunerar terceiros (principal e encargos de emprstimos e financiamentos), proprietrios (dividendos), fornecedores de servios e bens empresa (fornecedores, funcionrios, arrendadores) e pagamento de impostos.

FIGURA 04: O processo da administrao financeira. FONTE: SANVICENTE (1987). 2. Administrao do capital de giro 2.1. Natureza do capital de giro Os ativos correntes ou capital de giro representam um investimento necessrio para que a empresa opere. Se o ramo exigir vendas a prazo, a empresa ficar obrigada a investir em contas a receber (crdito a clientes), se no correr o risco de no alcanar seus objetivos de venda e lucro. Os ativos correntes nada mais so do que o capital de giro. Eles so diferentes dos ativos imobilizados (capital fixo). comum o administrador financeiro dedicar-se ao planejamento e controle do investimento em ativos correntes, por serem atividades cotidianas. J alterar os investimentos de capital fixo mais difcil porque so de longo perodo de maturao da aplicao de recursos. Alm disso, os investimentos em ativos correntes esto relacionados com as vendas que so dirias e podem oscilar de um momento para outro. Logo, adquirem um senso de urgncia quando comparado com o imobilizado. Os investimentos em capital de giro so divisveis e podem ser efetuados em partes pequenas, de acordo com as necessidades imediatas, imprimindo variabilidade, e seu valor mdio e os custos decorrentes podem ser minimizados (so dimensionados com mais exatido). Por outro lado, os investimentos mais freqentes resultam em custos de obteno mais altos, devido movimentao administrativa da empresa para conseguir os ativos necessrios e as flutuaes dessas necessidades no so previsveis, porque dependem do comportamento das vendas da empresa. Alm do risco de falta de algum elemento do capital de giro, como estoques para um pedido inesperado, recusa de pedidos de crdito de um cliente que seria um bom pagador, ou insuficincia de fundos para pagar contas ou fazer novas compras a preo vantajosos.

Profa. Dbora de Gois Santos

Conforme Sanvicente (1987), a outra conseqncia da maior divisibilidade do investimento em ativos correntes a maior flexibilidade que concede administrao da empresa. No caso de ativo fixo, a empresa se compromete com ele por anos, a menos que o projeto seja abandonado. Existem ainda os ativos correntes temporrios e ativos correntes permanentes (figura 05).

FIGURA 05: Capital de giro temporrio e permanente. FONTE: SANVICENTE (1987). Quando as vendas oscilam no curto prazo, e como os investimentos acompanham as vendas, eles tambm vo apresentar saldos oscilantes durante o ano. Elas correspondem aos movimentos sazonais das vendas e ocorrem com produtos tpicos de perodos especiais como Pscoa, Semana da Criana, Natal e Ano Novo, ou esto ligadas a caractersticas climticas do mercado geogrfico onde so vendidas; so ativos correntes temporrios com saldos eu apresentam comportamento sazonal. O capital de giro permanente e o ativo imobilizado esto ligados ao mdio e ao longo prazo. Os primeiros acompanham a tendncia do volume de vendas da empresa. O segundo apresentado em degraus para denotar a menor divisibilidade dos investimentos. Eles determinam a capacidade mxima de produo, ou seja, algo que no pode ser mudado a curto prazo. 2.2.Administrao financeira de estoque De acordo com Sanvicente (1987), o objetivo bsico minimizar as necessidades de investimento neste tipo de ativo, porque esse tipo de investimento reduz a rotao geral dos recursos, o que compromete a rentabilidade geral da empresa e produz custos com sua manuteno. Um saldo mnimo de estoque deve estar disponvel para equilibrar entradas e sadas, sua quantidade depende do padro dos fluxos, que podem ser regulares ou irregulares. O saldo serve ainda para equilibrar o sistema frente a imprevistos. Um outro uso do saldo para atender a necessidades futuras crescentes, neste caso saldos de antecipaes. Estas situaes transformam os saldos em lotes com quantidades econmicas. Os custos relacionados aos estoques podem ser: Profa. Dbora de Gois Santos 8

a) Proporcionais ao volume mantido em estoque armazenagem.

custo de manuteno ou

b) Inversamente proporcionais a esse volume os prejuzos da empresa em conseqncia da falta de estoques para produo ou venda (custos de obteno). Devem-se equilibrar as duas situaes de perigo para a empresa, porque pode perturbar a produo e/ou provocar perdas de vendas. Alm disso, os estoques excessivos elevam custos de armazenagem, capital, risco de obsolescncia, etc. Com relao liquidez desse tipo de ativo, os estoques so os ativos mais problemticos, no s pela dificuldade de vend-los, mas pela liquidao forada, devido ao risco de prejuzo, comparando-se os gastos com os preos de venda disponveis. Segundo Sanvicente (1987), os estoques devem ser excludos de medidas da capacidade de liquidao de dvidas a curto prazo por uma empresa, embora representem significativa parcela do capital de giro da empresa. Para evitar a excessiva imobilizao de bens (estoque) importante se preocupar com a adoo de procedimentos para seu controle. Isto possvel ao planejar o nvel timo do estoque, buscando o lote econmico, alm disso, pode-se: a) Emitir relatrios regulares, indicando os principais problemas em relao ao aproveitamento do investimento de recursos em estoque; b) Movimentar o estoque apenas por pessoas competentes; c) Dar nfase aos itens mais significativos do investimento total; d) Preocupar-se apenas com unidades fsicas e no com preos unitrios, muito esforo. Esses preos s devem ser utilizados com base na montagem de uma classificao ABC para controle, pois o melhor critrio de classificao a percentagem do valor total investido em estoque (SANVICENTE, 1987); e e) Efetuar contagens fsicas peridicas por amostragem e separar os registros de recebimento e expedio, por setores ou funcionrios diferentes. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. SANVICENTE, Antnio Zoratto. Administrao financeira. 3 ed. So Paulo: Atlas, 1987.

Profa. Dbora de Gois Santos

S-ar putea să vă placă și