Sunteți pe pagina 1din 23

SENAI-RJ

AUTOMAO ESPECIAL

SENAI-RJ Rio de Janeiro 2007

Federao das Indstrias do Estado do Rio de Janeiro Eduardo Eugenio Gouva Vieira Presitente Augusto Franco de Alencar Diretoria-Geral Roterdan Pinto Salomo Diretor Regional Andra Marinho de Souza Franco Diretora de Educao ThyssenKrupp CSA Companhia Siderrgica Dr. Hans-Ulrich Lindenberg Presidente do Conselho Administrativo Aristides Corbellini Diretor Presidente ThyssenKrupp Steel Klaus Bailer

Prezado aluno,
Quando voc resolveu fazer um curso em nossa instituio, talvez no soubesse que, desse momento em diante, estaria participando do maior sistema de educao profissional do pas: o SENAI. H mais de sessenta anos, estamos construindo uma histria de educao voltada para o desenvolvimento tecnolgico da indstria brasileira e da formao profissional de jovens e adultos. Devido s mudanas ocorridas no modelo produtivo, o trabalhador no pode continuar com uma viso restrita dos postos de trabalho. Hoje, o mercado exigir de voc, alm do domnio do contedo tcnico de sua profisso, competncias que lhe permitam decidir com autonomia, proatividade, capacidade de anlise a soluo de problemas, a avaliao de resultados e propostas de mudanas no processo do trabalho. Voc dever estar preparado para o exerccio de papis flexveis e polivalentes, assim como para a cooperao e a interao, o trabalho em equipe e o comprometimento com os resultados. Acresce, ainda, que a produo constante de novos conhecimentos e tecnologias exigir de voc a atualizao contnua de seus conhecimentos profissionais, evidenciando a necessidade de uma formao consistente que lhe proporcione maior adaptabilidade e instrumentos essenciais autoaprendizagem. Essa nova dinmica do mercado de trabalho vem requerendo que os sistemas de educao se organizem de forma flexvel e gil, motivo que levou o SENAI a criar uma estrutura educacional, com o propsito de atender s novas necessidades da indstria, estabelecendo uma formao flexvel e modularizada. Essa formao tornar possvel a voc, aluno do sistema, voltar e dar continuidade sua educao, criando o prprio percurso. Alm de toda a infra-estrutura necessria ao seu desenvolvimento, voc poder contar com o apoio tcnico-pedaggico da equipe de educao dessa escola do SENAI para orient-lo em seu trajeto.

Mais do que formar um profissional, estamos buscando formar cidados. Seja bem-vindo! Andra Marinho de Souza Franco Diretora de Educao

Automao Especial - SENAI-RJ

Sumrio
AUTOMAO ESPECIAL

1 DESCRIO GERAL DO PROJETO 2 DESCRIO DETALHADA DAS ESTAES 3 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 4 OBJETIVOS GERAIS 5 SUGESTES 6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Automao Especial - SENAI-RJ

Apresentao

A automao nos dias de hoje considerada como uma importante aliada nas indstrias. Este mdulo proporcionar a voc pratica de aplicar os conhecimentos adquiridos nos mdulos anteriores de Automao Bsica e Avanada, bem como apresentar novos conhecimentos que o auxiliaro no desenvolvimento do trabalho em automao industrial. Obviamente, devido diversidade de equipamentos e softwares de automao existentes e dos inmeros tipos e aplicaes de sistemas de automao, o aprofundamento de todos os sistemas e tcnicas assunto para um curso mais avanado.

Bom estudo!

Automao Especial - SENAI-RJ

1. DESCRIO GERAL DO PROJETO


O equipamento deve ser composto por quatro estaes de trabalho, que em conjunto (ligadas numa rede industrial) ir produzir um determinado produto. As estaes 1 e 3 devem possuir uma IHM local para proporcionar os comandos e a visualizaes referentes estao em questo, sendo que a estao 2, ter apenas uma botoeira de emergncia. A estao 4, que ser formada por um computador (PC), ter um software supervisrio que far a superviso de todo o processo. O processo comea com a entrada da matria-prima, na qual a dosagem deve ser controlada por uma vlvula proporcional. Uma vez passado o tempo de enchimento (pois o enchimento se dar por tempo) e a matria-prima esteja na temperatura predeterminada, o manipulador da segunda estao deve pegar o recipiente e coloc-lo na esteira. Em seguida, a esteira deve transportar o recipiente para a estao 3 (estao do misturador). A estao 3 dever retirar o recipiente da esteira e conduzi-lo ao misturador e em seguida acionar o motor do misturador durante o tempo predeterminado.

11

Automao Especial - SENAI-RJ

2. DESCRIO DETALHADA DAS ESTAES


Estao 1 A estao 1 composta por um CLP que ter a funo de controlar as seguintes aes: tempo de enchimento do recipiente com o determinado produto e conseqentemente, o percentual da abertura da vlvula; leitura do sensor de temperatura do produto, neste caso, um sensor de temperatura dever ser ligado diretamente ou indiretamente (via transmissor) entrada analgica do CLP; comandos e status para um operador a partir de uma IHM local, seguindo as seguintes exigncias: - chave Local/Remoto; - chave Start/Stop; - entrada de tempo de enchimento; - status de tempo de enchimento decorrido (via bargraph ou numrico de forma percentual); - status da temperatura atual; - entrada da faixa de temperatura desejada (numrico em oC); - informao da presena do recipiente no local de origem. transporte do recipiente (via manipulador pneumtico) para a esteira transportadora (controlada pela estao 2). Condies: A chave Local/Remoto ter a funo de determinar a fonte de comando, ou seja, em modo local todos os comandos devem ser por meio da IHM local. No modo Remoto, a IHM local ter apenas a funo de Status, sendo os comandos e ajustes de set-point feitos a partir do Sistema Supervisrio (estao 4).

13

Automao Especial- SENAI-RJ

A nica exceo a do comando Local/Remoto, que s poder ser feito pela IHM. A chave Start/Stop ter a funo de iniciar ou parar todo o processo.

OBS.
Este comando ter efeito em todas as estaes de trabalho.

O processo dever comear a partir do momento em que o recipiente for colocado na frente do sensor de incio (sensor INIT) e o comando Start tenha sido executado.

OBS.
Caso o comando Start/Stop seja passado para Stop durante a execuo do processo, dois procedimentos podem ser executados (a escolha):

parar o processo, independentemente do estgio em que o mesmo se encontra; completar o processo e depois desligar, no admitindo outro ciclo. A entrada para definir o tempo de enchimento dever ser feita via teclado da IHM (no modo Local) pelo operador segundo a tabela: Tempo de enchimento em segundos 5 8 10 12 15 Percentagem de abertura da vlvula 100 75 50 30 10

14

Automao Especial- SENAI-RJ

Estao 2 composta de um CLP que ter a funo de controlar a esteira a partir das informaes dos sensores L (esquerdo) e R (direito) e um inversor de freqncia, alm de uma chave de emergncia. Condies: A esteira s poder transportar o recipiente para a estao 3, se o sensor L (esquerdo) detectar o recipiente na esteira.

2. DESCRIO DETALHADA DAS ESTAES

OBS.
Esta ao deve ser realizada em condies normais de funcionamento, ou seja, fora da situao de emergncia.

Na situao de emergncia algumas aes devem ser executadas: 1. no caso de o recipiente estar ainda na etapa de enchimento, a vlvula deve fechar totalmente, interrompendo a etapa de enchimento; 2. uma vez restabelecido o processo (sair da condio de emergncia), o enchimento deve prosseguir de onde parou; 3. e o recipiente estiver em um dos manipuladores, ele deve ser colocado no seu local de destino; 4. se a esteira estiver acionada, dever parar imediatamente. Caso o recipiente esteja na esteira e em frente ao sensor R (sensor direito), o manipulador da estao 3 no dever pegar o recipiente at o restabelecimento do processo; 5. o comando Stop no poder ser aceito enquanto na situao de emergncia. 6. o comando Start no poder ser aceito enquanto a chave de emergncia estiver acionada. Esta situao acontece, caso algum aperte a botoeira de emergncia, antes mesmo de ligar a mquina;

15

Automao Industrial - SENAI-RJ

7. as IHMs locais devem sinalizar a situao de emergncia (a critrio). Estao 3 A Estao 3 composta de um manipulador que tem a funo de retirar o recipiente da esteira (se o mesmo estiver em frente ao sensor R) e coloc-lo no local para a mistura. Uma vez que o recipiente esteja no local de mistura, o motor do misturador deve ser ligado e acelerar at atingir a sua velocidade mxima. Quando atingida a velocidade mxima, comea a contar o tempo de mistura pr-estabelecido pelo operador via IHM local desta estao. Neste tempo, o motor dever permanecer ligado na sua velocidade mxima. Depois de o tempo de mistura ter sido cumprido, o motor dever ser desligado (desacelerao natural), ocorrendo, assim o final de um dos ciclos do processo. Condies para o desenvolvimento do projeto: a IHM dever possuir STATUS para o operador (mquina ligada, emergncia, tempo decorrido, barra de acelerao etc.); a IHM dever possuir uma entrada de tempo de mistura (5 a 20 segundos); o motor deve ser controlado via CLP, a qual deve acelera-lo at a velocidade final ser atingida (numa rampa linear de 4 segundos). Estao 4 Esta estao deve apresentar informaes das estaes de trabalho (estaes 1, 2 e 3) e mostrar STATUS gerais de todo o andamento do processo, alm de promover comandos remotos quando a chave Local/ Remoto estiver na posio Remoto. A forma de mostrar os parmetros pode ser feita por meio de telas, conforme a deciso do integrador do projeto. Esta estao ser implementada a partir de um software supervisrio instalado em um computador pessoal (PC).

16

Automao Industrial - SENAI-RJ

3. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O desenvolvimento do projeto deve ser executado por equipes que trabalhem em paralelo e de forma integrada. Cada equipe deve eleger um lder. Este ter a funo de gerenciar todos os trabalhos e delegar funes para os elementos do seu grupo. As dvidas gerais devem ser informadas ao lder do grupo, que ter a funo de repassa-las aos outros componentes do grupo. A execuo do projeto deve ser feita por diviso de trabalho, mas observando-se que todos os membros dos grupos devem estar interados em todas as etapas. Para isso, deve haver intercmbio entre as equipes. Componentes: 3 CLPs; 3 IHMs alfanumricas com teclados de membrana; 1 IHM grfica 2 inversores de freqncia; 2 blocos de 4 vlvulas direcionais de 5 vias por duas posies; 6 cilindros de dupla ao, cada um com dois sensores magnticos de dois fios; 2 unidades de tratamento; 1 esteira com 2 sensores ticos reflexivos e motor trifsico; 1 sensor por difuso; 1 sensor ativo de temperatura (0oC a 60oC); 1 controlador e indicador de temperatura; 1 vlvula proporcional (4mA a 20mA); 1 motor trifsico.

OBS.
Somente os principais componentes foram citados.

17

Automao Especial - SENAI-RJ

4. OBJETIVOS GERAIS
Os objetivos so os seguintes: mostrar a importncia do trabalho em equipe; verificar a capacidade de superar desafios; estimular a leitura de manuais segundo as necessidades do desenvolvimento do projeto; integrar os diversos dispositivos e equipamentos; organizar o trabalho; aplicar os conhecimentos adquiridos, assim como a perceber necessidade de se adquirirem novos conhecimentos; executar uma tarefa dentro de um tempo crtico; fazer adaptaes necessrias para que o projeto seja executado, sem ferir normas de segurana; elaborar questionamentos necessrios para a execuo do projeto.

19

Automao Especial - SENAI-RJ

5. SUGESTES
Verifique que pessoas se identificam mais com aquela determinada funo ou tenha mais afinidade para realizar uma tarefa (voc pode deixar a pessoa se manifestar, por exemplo). Distribua as tarefas e responsabilidades entre os elementos do grupo. Tente estabelecer as aes de forma organizada e faa o mximo para todos terem o conhecimento de todas as etapas. Tente fazer um cronograma geral das atividades, fixando prazos, alm de executar tarefas paralelas. Realize o levantamento das necessidades para e execuo do projeto: necessidades de componentes ou de novos conhecimentos, especficos ou no, procurando atribuir essa responsabilidade a uma pessoa (de preferncia a pessoa relacionada com a funo), sem parar os outros trabalhos. Depois essa pessoa ter a funo de repassar tais necessidades para o grupo.

21

Automao Especial - SENAI-RJ

6 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Telecurso 2000 Automao So Paulo 2000 SENAI-SP Sistemas Digitais de Controle So Paulo 2003 SENAI-RJ Controladores Lgicos Programveis Rio de Janeiro 2004 SENAI-ES Automao bsica 2005 SIEMENS Redes ASI e Sensores Rio de Janeiro 2003 Mecatrnica Atual Encoders v.3 So Paulo 2002

23

Automao Especial - 2007 FICHA TCNICA


Luis Arruda - Gerente de Projetos em Educao - SESI-RJ/SENAI-RJ Frank W . Geissler - Diretor Adjunto do Projeto - ThyssenKrupp CSA Valdir Monteiro - Gerente Geral de Recursos Humanos - ThyssenKrupp CSA Coordenao do Projeto Eliezer Henrique Dias - ThyssenKrupp Steel AG Fernanda Moreira - ThyssenKrupp CSA Kurt Lehmann - ThyssenKrupp Steel AG Rosemary Lomelino de Souza Xavier - SESI-RJ/SENAI-RJ Pesquisa de Contedo e Redao Leila Monteiro Reges - SENAI-RJ Roberto Lopes de Oliveira Filho - SENAI-RJ Reviso Tcnica Jayme Barg - ThyssenKrupp CSA Hugo Cardoso - ThyssenKrupp CSA Reviso Pedaggica Rosemary Lomelino de Souza Xavier - SESI-RJ/SENAI-RJ Reviso Gramatical e Editorial Raquel Soares Corra Coordenao de Comunicao Pricles Monteiro - ThyssenKrupp CSA Projeto Grfico Leandro Diniz Capa: Crtex Comunicao

Material elaborado para o projeto SENAI-ThyssenKrupp CSA. Reproduo, total e parcial, sob expressa autorizao

SESI-RJ/SENAI-RJ GPR - Gerncia de Projetos em Educao Rua Mariz e Barros, 678 - Tijuca 20270-903 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 2587-1117 - Fax: (21) 2254-5472 http://www.firjan.org.br

S-ar putea să vă placă și