Sunteți pe pagina 1din 4

12/04/13

Eletrnica automotiva - 10 (Injeo Eletrnica)

- Buscar...
Principal Instituto New ton C. Braga Mensagens Recebidas Contato

OK

Eletrnica automotiva - 10 (Injeo Eletrnica)


Detalhes Escrito por Newton C Braga Histria Para que um carro funcione preciso injetar nos cilindros uma mistura ar+combustvel com as propores ideais para que ocorra a queima total. Para esta finalidade os carros tradicionais usavam um dispositivo totalmente mecnico denominado carburador. Os carburadores foram aperfeioados com o tempo, mas a soluo mecnica dada por eles entrou em declnio com o advento de recursos eletrnicos muito mais eficientes e confiveis. Na figura 1 temos o aspecto de um caburador tradicional. CURSOS TECNOLASS Termografia nvel 2 15 a 19 de Abril/2013 Anlise de vibrao nvel 2 16 a 19 de Abril/2013 Qualidade da energia 9 e 10 de Maio/2013 Termografia Nvel 3 13 a 17 de Maiol/2013 HOME EXPERT HOME EXPERT 2013: Certificao para integradores de sistemas residenciais PARCERIAS

ELETRNICA
Artigos Banco de circuitos Circuitos Simulados Como Funciona Dicas de PIC Eletrnica Paranormal Idias, Dicas e Inf. Instrumentao Microcontroladores Mundo das Vlvulas Novos Componentes Telecomunicaes

TECNOLOGIA
Curiosidades Meio Ambiente e Sade Memria Histrica Novas Tecnologias Profisses e Carreiras Videolog Um carburador tradicional usado em m otor de carro.

EDUCAO TECNOLGICA
Almanaque Tecnolgico Apostilas Astronomia e Astrofsica Ingls para eletrnica Matemtica na eletrnica Mini Projetos Projetos Educacionais

A partir dos anos 50 a tecnologia j estava suficientemente desenvolvida para se criar uma soluo eletrnica para se injetar combustvel num motor e assim obter-se melhor funcionamento, inclusive em termos de rendimento e menor emisso de poluentes. Assim, gradualmente os veculos foram adotando essa soluo e em 1990 os carros deixaram de usar o carburador mecnico. Hoje, todos os carros adotam a soluo eletrnica que estudaremos nesta lio.

Princpio de funcionamento No sistema de injeo eletrnica temos vlvulas solenide que so acionadas eletricamente a partir do comando de um sistema eletrnico inteligente (central de controle). Este controle possui um microprocessador que, a partir da informao enviada por sensores dosa tanto a quantidade de combustvel que deve ser injetada naquele instante, como o tempo exatato em que isso deve ser feito. Com este tempo controlado e a quantidade, pode-se obter o maior desempenho possvel para o motor com a queima total do combustvel em qualquer condio de operao do motor.

ELETRICIDADE
Industrial - Eletrotcnica Instalaes residenciais

PRTICAS DE SERVICE
Aparelhos de TV Aparelhos de Som Aparelhos Diversos Um injetor de um sistem a de injeo eletrnica.

AUTOMAO
Industrial Residencial - Predial

O princpio de funcionamento do sistema de injeo o seguinte: Quando o injetor recebe um comando do sistema de controle eletrnico do carro, sua bobina energizada, ou seja, percorrida por uma porte corrente. A intensidade dessa corrente vai determinar a quantidade de combustvel que vai ser injetada naquele instante. A fora de atrao magntica criada pela energizao da bobina faz com que um mbolo se mova fazendo com que o combustvel seja injetado por um pequeno bocal. O bocal tem um formato especial que atomiza o combustvel injetado, de modo a formar umanvoa composta deste combustvel mais o ar, ou seja, formando a mistura que deve ser queimada no interior do cilindro. A central eletrnica de controle (ECU) determina pelo tempo de acionamento a quantidade de combustvel a ser injetado, o que feito pelo controle da largura de pulso (figura 3).

CURSOS PRESENCIAIS Projetando Sistemas de udio e Vdeo residenciais Microcontroladores PIC Guarulhos BUSCAR DATASHEET
OK
Como usar este quadro de busca

MECATRNICA
Kits Modelix Kits PNCA Robtica

CURSOS ON-LINE
Eletrnica Automotiva Eletrnica Digital Eletrnica Bsica Reparao eletrnica MultiSIM 11 Tcnicas de Montagem

+CONEXES RSS facebook twitter

12/04/13
O AUTOR
Mtodo de Ensino Sobre o Autor Palestras e Cursos Fotolog As trapalhadas de Eltron Aventuras do Prof. Ventura

Eletrnica automotiva - 10 (Injeo Eletrnica)


ADVERTISE IN BRAZIL If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more) APOIO SOCIAL
Form a do pulso m odulado aplicado a um injetor de com bustvel visualizada num osciloscpio.

LITERATURA TCNICA
Livros Nacionais Livros Internacionais Livros para Dow nloads Li, Lendo e Recomendo Biblioteca do Instituto

Para melhor entender a estrutura de um injetor (bico injetor, como popularmente chamado), temos na figura um deles visto em corte na figura 4.

COLABORADORES
Perfil

Injetor visto em corte.

Sensores Num sistema de injeo de eletrnica, o acionamento dos injetores deve ser feito a partir de informaes processadas pela ECU e obtidas a partir de sensores. Assim, num sistema de injeo eletrnica entre em jogo diversos sensores cujo funcionamento correto fundamental para se obter o mximo de desempenho de um motor. Os sensores que controlam o sistema de injeo eletrnica so: A) Sensor de massa do fluxo de ar a finalidade deste sensor informar ao microcontrolador a quantidade de ar que est entrando no motor. Na figura 5 temos um sensor deste tipo.

Um sensor de m assa do fluxo de ar de uso autom otivo.

B) Sensor de oxignio este sensor monitora a quantidade de oxignio presente no escapamento de modo a poder ser determinada se est havendo a combusto completa ou no, ou seja, se a mistura rica ou pobre (figura 6).

O sensor de oxignio.

C) Sensor de posio do acelerador este sensor leva central de controle (ECU) a informao sobre a velocidade que o condutor deseja imprimir ao veculo, de modo a haver uma resposta rpida s variaes de velocidade (acelerao ou desacelerao). Na figura 7 mostramos este sensor acoplado a um pedal de acelerador.

O sensor de posio do acelerador.

D) Sensor de temperatura da gua este sensor informa as condies de temperatura do motor adequando a

12/04/13

Eletrnica automotiva - 10 (Injeo Eletrnica)


injeo de combustvel s condies de funcionamento em funo deste parmetro. Na figura 8 temos um exemplo de sensor deste tipo.

Um sensor de tem peratura da gua de uso em autom veis.

E) Sensor de tenso na realidade, um circuito eletrnico que compensa eventuais alteraes da tenso que ocorrem com a mudana da velocidade do motor, fazendo correes. Por exemplo, a rotao do motor aumentada em ponto morto se for detectada uma queda de tenso no sistema por haver um consumo excessivo de corrente (faris acesos, ou som potente ligado).

F) Sensor de presso absoluta do coletor a finalidade deste sensor monitorar a presso do ar que est sendo aspirado para o interior do motor. A presso tanto mais baixa quanto maior for a quantidade de ar que est entrando no motor. Atravs de informaes deste sensor possvel monitorar a potncia que est sendo desenvolvida pelo motor. Na figura 9 temos o aspecto de sensores deste tipo.

Sensores de presso absoluta

G) Sensor de rotao do motor a rotao do motor um dado importante para o microcontrolador poder controlar seu funcionamento correto. O sensoriamento feito normalmente por sensores do tipo Hall que se valem de campos magnticos para poder determinar a rotao ou movimentao de qualquer parte mvel de um sistema. Na figura 10 temos um sensor deste tipo.

Sensor Hall de rotao m ontado no distribuidor.

Sistemas Existem dois tipos de sistemas de injeo eletrnica em uso nos veculos de combusto interna. No sistema multiponto os injetores so acionados simultaneamente ou aos pares. No sistema seqencial os injetores so acionados ou pouco antes da abertura da vlvula coletora de cada cilindro. A vantagem do sistema seqencial que ele pode responder com mais facilidades as modificaes rpidas de velocidade, pois ele s precisa esperar at a abertura da vlvula seguinte enquanto que no sistema multiponto preciso esperar que o ciclo completo de funcionamento do motor ocorra.

Diagnstico O diagnstico de problemas de um sistema de injeo eletrnica exige o uso de recursos avanados de anlise de motores, ou seja, os equipamentos profissionais que alm de verificar o funcionamento dos sensores, da ECU e dos injetores tambm detecta outros tipos de falhas importantes. Estes analisadores so programados com os algoritmos de funcionamento de cada tipo de motor para poder fazer a anlise do funcionamento. Para a limpeza dos bicos injetores tambm so utilizadas cubas especiais que funcionam por ultrassons. Os ultrassons fazem com que os detergentes especiais penetrem nas partes mais difceis removendo qualquer sujeira. Na figura 11, uma mquina de limpeza de injetores.

Aparelho utilizado para a lim peza de injetores.

12/04/13
Nossos Livros

Eletrnica automotiva - 10 (Injeo Eletrnica)


Livro Virtual - Podemos Confiar?

LANAMENTO

Muito e Pouco O muito torna-se pouco em se desejando um pouco mais. Quevedo (As Quatro Pestes do Mundo) Instituto Newton C Braga - 2013 - Entre em contato - Como Anunciar - Polticas do Site

S-ar putea să vă placă și