Sunteți pe pagina 1din 8

INTENSIVO DELEGADO CIVIL DE GOIAS Disciplina: Direito Processual Penal Prof.

Renato Brasileiro

MATERIAL DE APOIO MONITORIA

I. ANOTAES DE AULA COLABORAO E DELAO PREMIADA 1. CONCEITO Consiste em tcnica especial de investigao por meio da qual as autoridades incumbidas da persecuo penal negociam com o criminoso a fim de que este preste informaes relevantes acerca do crime por ele praticado, recebendo, em contrapartida, determinado benefcio legal. 2. DISTINO ENTRE COLABORAO E DELAO PREMIADA A colaborao funciona como o gnero e a delao premiada a espcie. Na delao, alm do criminoso confessar o delito, este tambm ir delatar seus coautores e partcipes. Note-se que possvel prestar uma colaborao sem a indicao de coautores e partcipes e, por isso, ela deve ser entendida como gnero. Assim, possvel colaborar com o Estado de vrias formas, conforme segue: a) Delao premiada (uma das espcies de colaborao com o Estado); b) Prestando informaes sobre a localizao da vtima; c) Indicao da localizao e recuperao do produto do crime; 3. PREVISO LEGAL a) Lei 8.072/90, art. 8, pargrafo nico. Alm de tratar da colaborao premiada, alterou o art. 159, 4, do CP, o qual foi alterado pela Lei 9.269/96; b) Lei 9.034/95, art. 6 (Lei do Crime Organizado). Aqui vale ressaltar que houve uma importante alterao legislativa no que se refere ao conceito legal de organizaes criminosas, atravs do art. 2 da Lei 12.694/2012. Esta lei passar a vigorar em 23 de outubro de 2012. Interessante notar que a lei conceitua a organizao criminosa, mas no a tipifica como crime, pois no lhe comina pena, ao contrrio do que ocorre com a quadrilha ou bando do CP; c) Lei 9.080/95, a qual alterou a Lei 7.492/86, art. 25, 2 e Lei 8.137/90, art. 16, pargrafo nico. Em todos os artigos supracitados, a colaborao premiada resultar na diminuio da pena de 1/3 a 2/3. d) Lei 9.613/98, art. 1, 5. Esta lei foi alterada pela Lei 12.683/2012. Aqui h uma inovao, pois a lei estabelece trs prmios legais, quais sejam: d.1) A diminuio da pena de 1/3 a 2/3 e a fixao do regime inicial aberto ou semiaberto;

INTENSIVO DELEGADO CIVIL Direito Processual Penal Renato Brasileiro Material elaborado pelo monitor Anderson Miranda

d.2) Possibilidade de substituio de pena privativa de liberdade por restritivas de direitos, ainda que no preenchidos os requisitos do art. 44 do CP; d.3) Possibilidade de concesso do perdo judicial, que causa extintiva da punibilidade; e) Lei 9.807/99, arts. 13 e 14. Essa lei, ao contrrio das anteriores, no trata de um crime especfico. Vale dizer que a colaborao prevista nessa lei pode ser usada para todo e qualquer delito, salvo se houver lei especial dispondo sobre a colaborao em determinado crime; f) Lei 11.343/06, art. 41; g) Lei 12.529/2011, arts. 86 e 87. Nessa lei a colaborao chamada de acordo de lenincia (ou acordo de brandura ou doura, conforme Damsio de Jesus). Nessa lei, em seu art. 86, a colaborao tem reflexos nas penalidades administrativas e no penais. J no art. 87, tem reflexos penais, tendo em vista que a colaborao premiada enseja o prmio legal de suspenso do prazo prescricional e o impedimento do oferecimento da denncia. 4. NATUREZA JURDICA Pode ter sua natureza jurdica analisada sob a tima do direito penal ou sob a tica do direito processual penal. Sob a tica do Direito Penal: a) Causa de diminuio da pena de 1/3 a 2/3; b) Causa de fixao do regime inicial aberto ou semi-aberto; c) Causa de substituio da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos; d) Causa extintiva da punibilidade em virtude da concesso do perdo judicial; e) Causa suspensiva da prescrio. Sob a tica do Direito Processual Penal: a) Tcnica especial de investigao; b) No caso especfico do acordo de lenincia, a colaborao premiada tambm funciona como causa de impeditiva do oferecimento de denncia. Destaque-se, ainda, que sob a tica do Direito Penal: todos os benefcios so de natureza pessoal, ou seja, no se estendem aos demais coautores e partcipes. 5. MOMENTO O primeiro momento aquele durante a fase investigatria. Depois pode ser celebrada na fase processual, ou seja, durante o processo de conhecimento. Questo: a colaborao premiada pode ser feita durante a execuo penal, isto , depois do trnsito em julgado? Antes era uma questo debatida na doutrina, mas agora, a partir das alteraes trazidas pela Lei 12.683/12, expresso que a colaborao poder ser celebrada a qualquer tempo, conforme seu art. 6, 5.

INTENSIVO DELEGADO CIVIL Direito Processual Penal Renato Brasileiro Material elaborado pelo monitor Anderson Miranda

Se essa colaborao ocorrer durante a execuo penal, h duas correntes a respeito do meio adequado para tanto: a) Atravs de uma reviso criminal; b) Deve a colaborao ser tratada e trabalhada como um incidente da execuo. a posio majoritria. Obs.: para que o agente faa jus aos benefcios legais, indispensvel que suas informaes sejam objetivamente eficazes. 6. ACORDO DE COLABORAO PREMIADA Trata-se de acordo celebrado entre o Ministrio Pblico e o acusado, assegurada a presena de defensor, a ser submetido ao juiz para fins de homologao, caso o acusado resolva prestar informaes capazes de auxiliar o Estado na persecuo penal. De acordo com o STF, esse acordo sigiloso, ou seja, no deve constar dos autos nem se tornar pblico, conforme HC 90.688. 7. VALOR PROBATRIO DA COLABORAO PREMIADA De acordo com o STF e STJ, a colaborao isoladamente considerada no pode fundamentar um decreto condenatrio. Por isso, ela no tem valor absoluto, devendo ser confrontada com as demais provas do processo. Ex.: RE 213.937. Obs.: se o colaborador for ouvido em Juzo, os advogados dos demais acusados tambm tero direito de fazer reperguntas. Antigamente, quando o juiz ouvia o delator ou colaborador o nico advogado que podia fazer reperguntas era o advogado dele. Isso mudou, pois a colaborao ou delao ir interferir na defesa dos demais coautores e partcipes, j que o colaborador se transforma praticamente numa testemunha de acusao, sendo imprescindvel a observncia do contraditrio e da ampla defesa. Nesse sentido, HC 90.830 do STF.

INTERCEPTAO TELEFNICA

1. PREVISO CONSTITUCIONAL E LEGAL - CF/88, art. 5, XII. Antes da CF/88 havia uma lei que, segundo alguns, podia ser usada para interceptao, qual seja, a Lei 4.117 (Cdigo Brasileiro de Comunicaes), atravs de seu art. 57, II, e. Contudo, o STF entendeu que esse dispositivo no fora recepcionado pela CF/88, pois seria necessrio uma lei especfica para tratar da interceptao telefnica. Ex.: HC 72.588. Assim, todas as interceptaes com base naquela lei foram tidas por inconstitucionais. - Depois da CF/88 surge a Lei 9.296/96.

2. CONCEITOS RELEVANTES a) Interceptao Telefnica: consiste na captao da comunicao telefnica alheia feita por um terceiro, sem o conhecimento dos interlocutores;

INTENSIVO DELEGADO CIVIL Direito Processual Penal Renato Brasileiro Material elaborado pelo monitor Anderson Miranda

b) Escuta Telefnica: consiste na captao da comunicao telefnica por terceiro, com o conhecimento de apenas um dos interlocutores; c) Gravao telefnica clandestina: consiste na gravao da comunicao telefnica feita por um dos interlocutores, sem o conhecimento do outro. H quem entenda que a lei cuida apenas da interceptao telefnica. Contudo, prevalece que a lei tem como objeto tanto a interceptao telefnica propriamente dita, como tambm a escuta telefnica, restando fora desse regime a gravao clandestina. Nesse sentido, HC 80.949 do STF.

3. INTERCEPTAO TELEFNICA E INTERCEPTAO (OU ESCUTA) AMBIENTAL

Comunicao ambiental so as comunicaes realizadas diretamente no meio-ambiente, sem a utilizao de quaisquer aparelhos destinados transmisso de sons e imagens. Se a interceptao ambiental for feita por particulares (ex.: cmeras de segurana ou vigilncia) no h necessidade de autorizao judicial. Nesse caso, os elementos probatrios obtidos so vlidos, salvo quando a comunicao ambiental for realizada em ambiente no qual haja expectativa de privacidade ou quando praticada a interceptao com violao de confiana decorrente de relaes interpessoais (ex.: caso Suzane Von Richthofen, na situao em que ela conversava com o advogado e foi gravada por reportagem de televiso). Se as interceptaes ambientais forem feitas por autoridades estatais, indispensvel prvia autorizao judicial, conforme art. 2, IV, da Lei 9.034/95. Quanto a esse dispositivo, h uma deciso do STF no INQ 2424. Nesse caso, o STF entendeu vlido ingresso em escritrio de advocacia (considerado como casa para fins penais) durante o perodo noturno, para instalao de equipamentos visando interceptao ambiental. 4. COMUNICAES TELEFNICAS Lei 9.296/96, art. 1, pargrafo nico. STJ, RHC 18116, no qual se entendeu possvel a captao de conversas em sala de bate papo. E se tal sala for aberta ao pblico, no h sequer necessidade de autorizao judicial. Cuidado porque a interceptao das comunicaes telefnicas no se confunde com a quebra do sigilo de dados telefnicos. A interceptao diz respeito s conversas em andamento. J a quebra do sigilo de dados telefnicos guarda relao com as chamadas telefnicas pretritas. Na quebra de sigilo telefnico, portanto, o grau de informaes muito menor, mesmo assim possvel demonstrar a relao entre os agentes. Ainda quanto quebra dos dados telefnicos temos a quebra do chamado ERB (Estao Rdio Base). Enquanto o telefone est ligado ele est emitindo sinal a uma antena. Assim, possvel demonstrar o deslocamento da pessoa e indicar a regio em que a pessoa estava. Obs.: STJ, HC 66.368. Nesse julgado, o STJ entendeu que a autoridade policial, quando prende uma pessoa, pode verificar as ligaes pretritas, mesmo sem autorizao judicial. 5. FINALIDADE DA INTERCEPTAO TELEFNICA (PRXIMA AULA).

II JURISPRUDNCIA CORRELATA

INTENSIVO DELEGADO CIVIL Direito Processual Penal Renato Brasileiro Material elaborado pelo monitor Anderson Miranda

II.1 STF - RE90688 PR, Relator: Min. RICARDO LEWANDOWSKI, Data de Julgamento: 12/02/2008, Primeira Turma, Data de Publicao: DJe-074 DIVULG 24-04-2008 PUBLIC 25-042008 EMENT VOL-02316-04 PP-00756 RTJ VOL-00205-01 PP-00263 LEXSTF v. 30, n. 358, 2008, p. 389-414. PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. ACORDO DE COOPERAO. DELAO PREMIADA. DIREITO DE SABER QUAIS AS AUTORIDADES DE PARTICIPARAM DO ATO. ADMISSIBILIDADE. PARCIALIDADE DOS MEMBROS DO MINISTRIO PBLICO. SUSPEITAS FUNDADAS. ORDEM DEFERIDA NA PARTE CONHECIDA.I - HC parcialmente conhecido por ventilar matria no discutida no tribunal ad quem, sob pena de supresso de instncia.II - Sigilo do acordo de delao que, por definio legal, no pode ser quebrado.III - Sendo fundadas as suspeitas de impedimento das autoridades que propuseram ou homologaram o acordo, razovel a expedio de certido dando f de seus nomes.IV - Writ concedido em parte para esse efeito.

II.2 RE 213937 PA, Relator: ILMAR GALVO, Data de Julgamento: 26/03/1999, Primeira Turma, Data de Publicao: DJ 25-06-1999 PP-00030 EMENT VOL-01956-06 PP-01181. CRIMINAL. PROVA. CONDENAO. DELAO DE CO-RUS.INVOCAO DO ART , 5, INCISOS LIV E LV, DA CONSTITUIO: AFRONTA INOCORRENTE. certo que a delao, de forma isolada, no respalda decreto condenatrio. Sucede, todavia, que, no contexto, est consentnea com as demais provas coligidas. Mostra-se, portanto, fundamentado o provimento judicial quando h referncia a outras provas que respaldam a condenao. Ademais, deixando a defesa de requerer o procedimento previsto no art. 229 do Cdigo de Processo Penal "a acareao" descabe, ante a precluso, arguir a nulidade do feito. Em verdade, o recorrente, embora sustente a existncia de uma questo de direito, consistente na suposta ofensa aos incisos LV e LVI do art. 5 da Constituio, busca, na verdade, o reexame da questo de fato, pretendendo que esta Corte reavalie a convico da instncia ordinria. Recurso no conhecido.

II.3 RE 90830 BA , Relator: Min. CEZAR PELUSO, Data de Julgamento: 02/03/2010, Segunda Turma, Data de Publicao: DJe-071 DIVULG 22-04-2010 PUBLIC 23-04-2010 EMENT VOL02398-01 PP-00116. AO PENAL.Interrogatrio. Subscrio, sem ressalvas, do termo de audincia pela defesa de corru. Pedido de realizao de novo interrogatrio. Indeferimento. Nulidade. Inexistncia. Arguio extempornea. Precluso. Ordem denegada. Se a defesa, no interrogatrio, no requereu reperguntas ao corru, subscrevendo sem ressalvas o termo de audincia, a manifestao posterior de inconformismo no elide a precluso.

II.4 HC 72588 PB , Relator: MAURCIO CORRA, Data de Julgamento: 12/06/1996, Tribunal Pleno, Data de Publicao: DJ 04-08-2000 PP-00003 EMENT VOL-01998-02 PP-00289 RTJ VOL00174-02 PP-00491. HABEAS-CORPUS. CRIME QUALIFICADO DE EXPLORAO DE PRESTGIO (CP, ART. 357, PAR. NICO). CONJUNTO PROBATRIO FUNDADO, EXCLUSIVAMENTE, DE INTERCEPTAO TELEFNICA, POR ORDEM JUDICIAL, PORM, PARA APURAR OUTROS FATOS (TRFICO DE ENTORPECENTES): VIOLAO DO ART. 5, XII, DA CONSTITUIO.CP357PAR. NICO5XIICONSTITUIO1. O art. 5, XII, da Constituio, que prev, excepcionalmente, a violao do sigilo das comunicaes telefnicas para fins de investigao criminal ou instruo processual penal, no auto-aplicvel: exige lei que estabelea as hipteses e a forma que permitam a autorizao judicial. Precedentes. a) Enquanto a referida lei no for editada pelo Congresso Nacional, considerada prova ilcita a obtida mediante quebra do sigilo das comunicaes telefnicas, mesmo quando haja ordem judicial (CF, art. 5, LVI). b) O art. 57, II, a, do Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes no foi recepcionado pela atual Constituio (art. 5, XII), a qual exige numerus clausus para a definio das hipteses e formas pelas quais legtima a violao do sigilo das comunicaes telefnicas.5XIIConstituioCF5LVI57IIaCdigo Brasileiro de TelecomunicaesConstituio2. A garantia que a Constituio d, at que a lei o defina, no distingue o telefone pblico do particular, ainda que

INTENSIVO DELEGADO CIVIL Direito Processual Penal Renato Brasileiro Material elaborado pelo monitor Anderson Miranda

instalado em interior de presdio, pois o bem jurdico protegido a privacidade das pessoas, prerrogativa dogmtica de todos os cidados.Constituio3. As provas obtidas por meios ilcitos contaminam as que so exclusivamente delas decorrentes; tornam-se inadmissveis no processo e no podem ensejar a investigao criminal e, com mais razo, a denncia, a instruo e o julgamento (CF, art. 5, LVI), ainda que tenha restado sobejamente comprovado, por meio delas, que o Juiz foi vtima das contumlias do paciente.CF5LVI4. Inexistncia, nos autos do processo-crime, de prova autnoma e no decorrente de prova ilcita, que permita o prosseguimento do processo.5. Habeas-corpus conhecido e provido para trancar a ao penal instaurada contra o paciente, por maioria de 6 votos contra 5.

II.5 HC 80949 SP 2007/0078252-5, Relator: Ministro NAPOLEO NUNES MAIA FILHO, Data de Julgamento: 22/08/2007, T5 - QUINTA TURMA, Data de Publicao: DJ 10.09.2007 p. 286. HABEAS CORPUS. EXECUO PENAL. PROGRESSO DE REGIME. REQUISITO OBJETIVO. FALTA GRAVE. PERDA DOS DIAS REMIDOS. TEMAS NO EXAMINADOS PELO TRIBUNAL A QUO. SUPRESSO DE INSTNCIA. WRIT NO CONHECIDO.1. No compete a este Tribunal Superior apreciar, originariamente, Habeas Corpus impetrado contra ato oriundo de Juiz das Execues Criminais (art. 105, I, c da CF).105IcCF2. Para que no se configure a supresso de instncia, necessria se revela a prvia impetrao do remdio herico perante a Corte a quo.3. Parecer do Ministrio Pblico Federal pelo no conhecimento do writ ou, acaso conhecido, pela denegao da ordem.4. Habeas Corpus no conhecido, determinando-se a remessa dos autos ao Tribunal competente II.6 STJ - 18116 SP 2005/0120859-5, Relator: Ministro HLIO QUAGLIA BARBOSA, Data de Julgamento: 15/02/2006, T6 - SEXTA TURMA, Data de Publicao: DJ 06.03.2006 p. 443RSTJ vol. 201 p. 636. RECURSO EM HABEAS CORPUS. PENAL. ART. 241. INTERNET. SALA DE BATE PAPO. SIGILO DAS COMUNICAES. INVIABILIDADE. TRANCAMENTO DO INQURITO POLICIAL. NECESSIDADE DE EXAME APROFUNDADO DO CONJUNTO PROBATRIO. INADEQUAO DA VIA ELEITA.1. A conversa realizada em "sala de bate papo" da internet, no est amparada pelo sigilo das comunicaes, pois o ambiente virtual de acesso irrestrito e destinado a conversas informais. 2. O trancamento do inqurito policial em sede de recurso em habeas corpus medida excepcional, somente admitida quando constatada, prima facie, a atipicidade da conduta ou a negativa de autoria.3. Recurso que se nega provimento, com a recomendao de que o juzo monocrtico determine a realizao imediata da percia requerida pelo parquet nos autos, sob pena de trancamento da ao penal.

II.7 STJ, 66368 PA 2006/0201607-4, Relator: Ministro GILSON DIPP, Data de Julgamento: 04/06/2007, T5 - QUINTA TURMA, Data de Publicao: DJ 29.06.2007 p. 673. CRIMINAL. HC. HOMICDIO QUALIFICADO. TRANCAMENTO DA AO PENAL. INPCIA DA DENNCIA. INEXISTNCIA DE DESCRIO MNIMA DAS ELEMENTARES DOS CRIMES. OFENSA AO ART. 41 DO CPP. NO OCORRNCIA. NOME COMPLETO DAS VTIMAS NO EXPLICITADO. IRRELEVNCIA. CERCEAMENTO DE DEFESA NO DEMONSTRADO. ILEGALIDADE DE PROVA COLHIDA NO INQURITO POLICIAL. INEXISTNCIA DE QUEBRA DE SIGILO TELEFNICO. INTERCEPTAO TELEFNICA. CONVERSAS ENTRE OS RUS E SEUS DEFENSORES. INTERCEPTAO NOS TELEFONES DOS INVESTIGADOS. FILTRAGEM QUE NO DEVE SER FEITA PELA AUTORIDADE POLICIAL. AFRONTA AO ESTATUTO DO ADVOGADO NO CONFIGURADA. DOCUMENTOS QUE PODEM SER DESCARTADOS PELO JUZO. SENTENA NO PROFERIDA. ORDEM DENEGADA.41CPPEventual inpcia da denncia s pode ser acolhida quando demonstrada inequvoca deficincia a impedir a compreenso da acusao, em flagrante prejuzo defesa dos acusados, ou na ocorrncia de qualquer das falhas apontadas no art. 43 do CPP -o que no se vislumbra no presente caso. Se o rgo de acusao descreveu minuciosamente os fatos praticados pelo co-ru, esclarecendo que os pacientes, juntamente com os outros dois denunciados, seriam os mandantes da prtica delitiva, demonstrando por meio de provas testemunhais os motivos do delito, bem como a ligao destes com o contratado para efetuar os disparos fatais, resta evidenciada a existncia de elementos suficientes a embasar a acusao, no havendo que se falar em ofensa ao art. 41 do CPP. O fato de os nomes das vtimas de outros homicdios citados na exordial no terem sido apresentados de forma completa no

INTENSIVO DELEGADO CIVIL Direito Processual Penal Renato Brasileiro Material elaborado pelo monitor Anderson Miranda

prejudica a defesa dos acusados, pois, alm de se tratarem de delitos praticados em pequeno municpio, onde a comunidade tem conhecimento generalizado dos fatos que ali acontecem, a supresso destes dados no impede a associao da narrativa com a realidade ftica. Existindo vinculao mnima entre os fatos da denncia e a conduta dos pacientes, mesmo que a autoria no se mostre claramente comprovada, a fumaa do bom direito deve ser abrandada, dentro do contexto ftico de que dispe o Ministrio Pblico no limiar da ao penal, no sendo indispensvel a descrio pormenorizada da conduta de cada agente. O fato de ter sido verificado o registro das ltimas chamadas efetuadas e recebidas pelos dois celulares apreendidos em poder do co-ru, cujos registros se encontravam gravados nos prprios aparelhos, no configura quebra do sigilo telefnico, pois no houve requerimento empresa responsvel pelas linhas telefnicas, no tocante lista geral das chamadas originadas e recebidas, tampouco conhecimento do contedo das conversas efetuadas por meio destas linhas. dever da Autoridade policial apreender os objetos que tiverem relao com o fato, o que, no presente caso, significava saber se os dados constantes da agenda dos aparelhos celulares teriam alguma relao com a ocorrncia investigada. Se o Magistrado singular, ao determinar a escuta telefnica, o fez em relao s pessoas investigadas, explicitando os nmeros dos telefones, no cabe Autoridade policial fazer qualquer tipo de "filtragem". Mesmo que em algumas interceptaes os investigados tenham recebido e feito ligaes para os seus defensores, estas foram gravadas e transcritas de maneira automtica, do mesmo modo como ocorreu com as demais conversas efetivadas atravs dos celulares dos pacientes. Cabe ao Juiz, quando da sentena, avaliar os dilogos que sero usados como prova, podendo determinar a destruio de parte do documento, se assim achar conveniente, no momento da prolao da sentena. Ordem denegada.

III. SIMULADOS

III.1 (CESPE - 2011 - TRF - 5 REGIO Juiz). No que se refere a delao premiada, interceptao telefnica, habeas corpus, conexo e jurisdio, assinale a opo correta. a) Tem sido reiteradamente aceita, conforme a jurisprudncia do STJ, a utilizao do habeas corpus, inclusive como substitutivo de recurso prprio e, em respeito ao princpio constitucional da celeridade processual, para o reconhecimento de nulidades (error in procedendo), mesmo aps o trnsito em julgado da ao penal e ainda que j cumprida a condenao, desde que a prova se mostre de plano. b) Conforme entendimento dos tribunais superiores, suficiente, para a configurao da conexo instrumental, a mera convenincia no simultaneus processus, dispensando-se vnculo objetivo entre os diversos fatos criminosos. c) Uma das caractersticas da jurisdio a substitutividade, segundo a qual o Poder Judicirio, por meio do Estado-juiz, substitui as partes em litgio para pr fim aos conflitos de interesse nas relaes sociais; de acordo com o princpio da imutabilidade, ou definitividade, aps a ocorrncia da coisa julgada, salvo a hiptese de reviso criminal, a sentena no pode ser alterada. d) O sistema geral de delao premiada est previsto na Lei n. 9.807/1999, e, apesar da previso em outras leis, os requisitos gerais ali estabelecidos devem ser preenchidos para a concesso do benefcio, que, conforme as condicionantes legais, assume a natureza jurdica de perdo judicial, o que implica a extino da punibilidade, ou de causa de diminuio de pena. e) Tratando-se de investigao de fatos delituosos, a interceptao telefnica no deve ultrapassar o prazo de seis meses, devendo o pedido de renovao do prazo desse procedimento ser avaliado motivadamente pelo juzo processante, considerando-se os relatrios apresentados pela polcia. III.2 (CESPE - 2008 - MPE-RO - Promotor de Justia). No que se refere a delao premiada e com base no entendimento jurisprudencial dado ao tema, assinale a opo correta. a) Tratando-se de crime hediondo, se o delator prestar informaes eficientes relacionadas aos seus comparsas, ainda que a associao de agentes seja eventual, admite-se o reconhecimento da delao premiada. b) Em caso de delito praticado antes da vigncia da lei que previu o benefcio da delao premiada como causa de reduo de pena, no h que se falar em retroatividade da lei posterior para beneficiar o agente, pois, tratando-se de lei processual penal, tempus regit actum.

INTENSIVO DELEGADO CIVIL Direito Processual Penal Renato Brasileiro Material elaborado pelo monitor Anderson Miranda

c) Constitui constrangimento ilegal a manifestao do MP, por ocasio do oferecimento da denncia, no sentido de apresentar a condio de o ru confirmar em juzo as declaraes prestadas na fase investigatria para que possa vir a ser beneficiado com o perdo judicial previsto no art. 13 da Lei n. 9.807/1999. d) A minorante da delao premiada, por ser circunstncia, e no elementar, incomunicvel e incabvel no que se refere aplicao automtica, por extenso, no caso de concurso de pessoas e) Em caso de crime de extorso mediante seqestro com resultado morte, ainda que as informaes do delator propiciem ou facilitem a libertao da vtima, a incidncia do benefcio delao premiada, que prev a reduo da pena do delator em um a dois teros, facultativa. III.3 (UFPR - 2012 - TJ-PR Juiz). Quanto interceptao telefnica, correto afirmar: a) A mesma pode ocorrer em qualquer fase processual e somente se procede de ofcio. b) Ser sempre admitida pelo Juiz e depende obrigatoriamente de requerimento do Ministrio Pblico. c) No se admite quando a prova puder ser feita por outros meios disponveis. d) Sempre poder ser prorrogada, indefinidamente, e sem a necessidade de nova ordem judicial enquanto durarem as investigaes. III.4 (PGR - 2011 - PGR Procurador). EM TEMA DE INTERCEPTAO TELEFNICA, CORRETO AFIRMAR QUE: a) ( ) a jurisprudncia atual dos tribunais superiores no vem admitindo como lcita a gravao feita por um dos interlocutores da conversa. b) ( ) o pedido de quebra de sigilo telefnico dever ser feito sempre por escrito e decidido de forma fundamentada. c) ( ) no cabe a quebra do sigilo telefnico para investigao de crime de constrangimento ilegal (art. 146 do CP). d) ( ) a interceptao telefnica somente pode ser deferida na fase investigatria, com exceo dos crimes definidos na Lei 11.343/2006 que admite a medida em qualquer fase da persecuo crirninal.

GABARITO; III.1 III.2 III.3 III.4 D; D; C; B;

INTENSIVO DELEGADO CIVIL Direito Processual Penal Renato Brasileiro Material elaborado pelo monitor Anderson Miranda

S-ar putea să vă placă și