Sunteți pe pagina 1din 17

Do tringulo da morte ao crculo das artes: um olhar sobre a movimentao cultural da periferia sul de So Paulo

Elisa Rodrigues Dassoler Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq) Poticas do Urbano (PPGAV/UDESC).

RESUMO Partindo de algumas reflexes tecidas durante a pesquisa de mestrado intitulada Coletivo Arte na Periferia: por uma outra dimenso territorial das artes visuais, realizada entre 2009 e 2011 no Programa de Ps-Graduao em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina, este trabalho tem por objetivo apresentar a anlise feita sobre a movimentao cultural da periferia sul de So Paulo, a partir da experincia de dois projetos artsticoculturais: a Semana de Arte Moderna da Periferia: Antropofagia Perifrica , realizada em novembro de 2007, e a Expedicin Donde Miras: Caminhada Cultural pela Amrica Latina , realizada entre os anos de 2007 e 2010. Tendo em vista que ambos os projetos foram protagonizados por artistas e agentes culturais moradores da referida regio, este artigo procura evidenciar a organizao desses jovens, a partir da anlise dos usos do territrio, do qual fala o gegrafo Milton Santos, destacando, desse modo, a intencionalidade das aes e os contedos dos objetos em meio s condies tcnicas dessas prticas artsticas. Em linhas gerais, este trabalho apresenta a dinmica cultural da periferia sul de So Paulo como um processo hbrido, marcado pelo conflito entre a racionalizao hegemnica do espao e a emergncia de contra-racionalidades que, no lugar, se desenvolvem mediante sistemas tcnicos, na perspectiva da construo de prticas sociais horizontalizadas pautadas na solidariedade e na resignificao da cidadania. PALAVRAS-CHAVE: Periferia Urbana; Movimentos Populares; Horizontalidades;

Introduo Pnico na Zona Sul No ranking das maiores economias do mundo, a cidade de So Paulo considerada o centro econmico, financeiro e poltico mais importante da Amrica Latina. Visto que esta concentra riqueza na mesma lgica em que distribui misria a uma parcela significativa da populao, a cidade-metrpole paulistana carrega, assim, a glria e o peso dessa situao. Espao profcuo das grandes contradies, So Paulo pensada aqui como lugar da concentrao e ao mesmo tempo da fragmentao (SANTOS, 2006, 2009b). Inseridas nesse processo contraditrio, as periferias urbanas se apresentam como os grandes receptculos de pessoas que, geralmente na condio de migrantes, no encontram na cidade grande o sonho de crescer na vida e alcanar as bases, materiais e imateriais, to sonhadas como educao, sade, trabalho e moradia digna. Esse processo de periferizao, de segregao socioespacial, assinala o quo

perverso o modo de produo capitalista na sua fase atual, e nos alerta para a urgncia para a necessidade de se pensar novas formas de habitar, trabalhar, produzir arte, cultura e conhecimento. Formas que se dem de modo solidrio e compartilhado, que respeitem a diversidade humana e que sejam de fato democrticas. A fora popular por melhores condies de existncia percebida em diversos movimentos organizados, mas tambm em movimentos espontneos, sem organizao prvia. Assim como os vetores da globalizao se instituem nos territrios de modos desiguais, o nvel de acirramento das contradies e as formas de luta que emergem desse movimento tambm se apresentam de diferentes maneiras, diferenciando-se, assim, em sua intensidade e intencionalidade. Nesse sentido, Maria Encarnao Spsito (1992), em seu artigo Espacialidade, cotidiano e poder, aponta que:
A construo desta reao a uma espacialidade e a um cotidiano determinados pela produo e pelo consumo vai se dando como um movimento que no retilneo, mas que vai se construindo com avanos e recuos. Esse movimento , s vezes, organizao (o piquete que se organiza para a garantia da greve, ou a ocupao dos sem teto discutida e efetivada), mas , s vezes, exploso (o nibus que depredado, o supermercado que saqueado). informao que se impe (as televises ligadas, de ouvidos no Cid Moreira), mas tambm informao que se produz (o panfleto que circula na fbrica, os jornais das minorias). Esse movimento para conquistar a condio de determinao, enquanto poder social que transforma a sua espacialidade e o seu cotidiano, tem que ser alimentado, educado no sentido mais concreto destes termos tanto quanto no seu sentido mais simblico. No h construo do novo (e no da novidade) se no houver uma alimentao de qualidade, uma escola pblica com proposta social, um sistema que seja realmente de sade (e no das doenas), uma cultura que se d a partir de todos e de cada um e para cada um e para todos. No h construo de cidadania se no houver a construo de uma nova concepo de sociedade, e portanto de poder (SPSITO, 1992, pp. 64-65).

Ressaltamos, desse modo, a importncia da comunicao, da informao, da arte e da cultura para a realizao de processos e lutas sociais que visam melhores condies de vida para toda a sociedade. Sujeitos que foram historicamente marginalizados pela histria oficial conseguem, nos tempos atuais, a partir de bases tcnicas desenvolvidas para intensificar a dominao e a eficcia do capital nos territrios tal com a informtica e as telecomunicaes , efetivar processos artsticos e culturais que problematizam a vida dos pobres e, por sua vez, indicam novas formas organizativas de trabalho e produo de conhecimento.

Milton Santos (2002) traz tambm algumas reflexes nesse sentido. Para ele, na contemporaneidade, existem dois comportamentos polticos indissociveis: a poltica dos de cima e a poltica dos de baixo. A poltica dos de cima faz referncia direta s [...] questes das grandes empresas e do aparelho do Estado [... e] se constitui dentro de um sistema que solidamente estabelecido, funcionalmente autnomo e auto-referido. J na poltica dos de baixo, [...] h uma busca de coerncia entre o interesse do maior nmero de pessoas e a elaborao de novas idias e novos projetos. Ainda assim, por no deterem a fora material, jurdica e poltica dos de cima, os de baixo [...] mostram-se freqentemente incapazes de uma articulao mais ampla e continuada, e em conseqncia, encontram dificuldades tanto para propor como para levar adiante aes polticas mais vlidas (SANTOS, 2002, pp. 106-107) Esse jogo de foras hostil ao desenvolvimento humano, j que privilegia uns poucos em detrimento da maioria, est cada vez mais sendo discutido e pensado pelos de baixo. A atual geografia do mundo impe um novo olhar aos povos oprimidos pelo capital e violentamente reprimidos pelas polticas de Estado. Daniela Embn, integrante do coletivo Arte na Periferia e moradora da periferia sul de So Paulo, argumenta que a efervescncia da movimentao cultural na periferia da zona sul de So Paulo teve incio nos anos 1990, principalmente com a repercusso das primeiras msicas do grupo de rap Racionais MCs, do Capo Redondo, e em especial com a msica Pnico na zona sul que chamava a ateno dos moradores para a necessidade de mudana daquela realidade. O surgimento de escritores de prosa e poesia, juntamente com os Saraus Literrios, assim como a emergncia de diversos coletivos de arte, incluindo, alm da msica, o teatro, a dana e o audiovisual, veio se desenvolvendo ao longo desse perodo, ganhando maior fora e visibilidade a partir dos anos 2000 (EMBN, 2009, p. 43). Nesse sentido, destacamos a importncia do Movimento Hip-Hop como elemento basilar no processo de organizao popular atravs da arte e da cultura na referida regio (MOASSAB, 2008; EMBN, 2009). Seu carter aglutinador e propulsor da revoluo da palavra expresso atravs do canto falado do rap, entoado pelos MCs, da dana break, da pintura grafite, e da [...] chamada conscincia ou atitude, que o modo pelo qual os integrantes do hip-hop se posicionam diante do grupo e da sociedade, isto , seu comprometimento social (MOASSAB, 2008, p. 50).

Para Clia Ramos, o hip-hop apresenta-se, assim, dotado de novas possibilidades de ser e agir frente aos sistemas hegemnicos de dominao capitalista (RAMOS, 2006, p. 03).
Os rappers contam o cotidiano da vida nas favelas, contestam as polticas discriminatrias, denunciam a corrupo e a brutalidade do sistema que explora sistematicamente os habitantes das favelas. Condenam a ideologia dominante, descrevem a crise da modernidade e o sistema de valores da elite dirigente. O movimento hip-hop vem provocando mudanas significativas no sistema cultural, artstico e poltico-social (RAMOS, 2006, p. 07).

Sugerimos, desse modo, que a intensificao do movimento hip-hop na dcada de 1990 e seu desdobramento, nos ltimos anos, em um movimento artstico-cultural ainda maior, com a proliferao de saraus literrios, grupos de dana, msica, teatro e produo audiovisual, podem ser pensados como resposta das classes populares s crescentes contradies do sistema capitalista, no que tange, principalmente, as condies de vida dos pobres urbanos. A dcada de 1990 no Brasil, como cedio, foi caracterizada por uma enorme crise de desemprego e o abandono do Estado em diversos servios pblicos. A adoo de polticas econmicas neoliberais se intensificaram e proporcionaram, para parcelas significativas da populao, precrias condies de existncia nesse territrio. No caso particular da periferia sul de So Paulo, as repercusses foram ainda maiores. Estimativas indicam que nesse perodo praticamente metade da populao encontrava-se desempregada, e as conseqncias,
1

nesse

sentido,

foram

inevitveis: aumento exponencial da pobreza, da misria e da violncia urbana2. Para se ter uma ideia, o bairro do Jardim ngela foi considerado em 1996 pela Organizao das Naes Unidas o distrito mais violento do mundo (FILHO, 2006). Foi nesse perodo que o Jardim ngela, juntamente com os bairros vizinhos Jardim So Luis e Capo Redondo, ficaram conhecidos pela mdia hegemnica como o tringulo da morte, dado os altos ndices de homicdios. Hoje, a situao se difere. Ainda que a regio mantenha altos ndices de violncia, quando comparada a outras localidades, notamos um grande avano na diminuio nas taxas de homicdios. De acordo com as pesquisas do SEADE3, as taxas de homicdio nessa regio caram mais de 45% entre os anos 2000 e 2004, de, aproximadamente, 118 para 64 homicdios por cem mil habitantes (FILHO, 2006). Essa queda no pode ser explicada somente pela interveno do poder pblico em aumentar o sistema de policiamento e os investimentos em infra-estrutura no local. A mobilizao da populao foi, sem dvida, a base desse processo (EMBN, 2009;

FILHO 2006). A Caminhada pela Vida e pela Paz, realizada em 1996 e liderada pelo padre Jaime Crowe, que reuniu mais de cinco mil pessoas ao longo do trajeto entre a igreja e o cemitrio da regio, e que logo se converteu no Frum de Defesa da Vida, se apresenta apenas como um exemplo, dentre tantos outros, da importncia das aes coletivas no processo de mobilizao popular nessa regio. Percebemos, assim, que diante dessa necessidade de mudana dessa urgncia de transformao nas condies de vida dos moradores desse lugar , que as classes populares procuraram, com maior intensidade, articular foras e organizar novas formas de se reproduzir a vida. As reflexes de Milton Santos, sobre as populaes empobrecidas, nos parecem reveladoras:
Crescentemente reunidas em cidades, cada vez mais numerosas e maiores, e experimentando a situao de vizinhana (que, segundo Sartre, reveladora), essas pessoas no se subordinam de forma permanente a racionalidade hegemnica e, por isso, com freqncia podem se entregar a manifestaes que so a contraface do pragmatismo. Assim, junto busca da sobrevivncia, vemos produzir-se, na base da sociedade, um pragmatismo mesclado com a emoo, a partir dos lugares e das pessoas juntos. Esse , tambm, um modo de insurreio em relao globalizao, com a descoberta de que, a despeito de sermos o que somos, podemos desejar ser outra coisa (SANTOS, 2009a, p. 114).

Essa busca incessante, dia a dia, pela sobrevivncia, atravs de novas formas de se produzir a vida, gera, segundo o autor, a construo e efetivao de uma poltica territorializada, visto que esta encontra no lugar e nos sistemas tcnicos ali disponveis, as bases para o seu desenvolvimento. Nas palavras do autor:
dessa forma que, na convivncia com a necessidade e com o outro, se elabora uma poltica, a poltica dos de baixo, constituda a partir das suas vises do mundo e dos lugares. Trata-se de uma poltica de novo tipo, que nada tem que ver com a poltica institucional. Esta ltima se funda na ideologia do crescimento, da globalizao etc. e conduzida pelo clculo dos partidos e das empresas. A poltica dos pobres baseada no cotidiano vivido por todos, pobres e no pobres, e alimentada pela simples necessidade de continuar existindo (SANTOS, 2009a, p. 132).

Como exemplo de poltica territorializada, marcada pela experincia da escassez e pela tomada de conscincia pelos pobres a partir do lugar, citamos, no campo da produo artstico-cultural, a organizao da Semana de Arte Moderna da Periferia: Antropofagia Perifrica, realizada em novembro de 2007 e referendada por muitos artistas como um marco da cultura poltica produzida na periferia sul de So Paulo nos ltimos anos.

Semana de Arte Moderna da Periferia: Antropofagia Perifrica Acompanhando a efervescncia dos saraus e das formaes coletivas em arte, integrantes da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia, liderada pelo poeta Srgio Vaz) decidiram se juntar com outros agentes culturais e artistas da regio para a realizao de uma semana de arte aos moldes daquela de 1922, s que dessa vez, segundo Vaz, tinha que ser uma semana produzida na periferia, pelos artistas da periferia e, principalmente, para a periferia. Vaz comenta que ao longo de trs meses foram realizados diversos encontros, inicialmente s segundas-feiras no Bar Z Batido, sede da Cooperifa, com um grupo amplo, que variava de encontro para encontro, e que gradativamente ia discutindo e delineando o projeto da Semana. Sobre esse processo, diz:
A primeira discusso foi entorno do nome Semana de Arte Moderna da Periferia. Muitos no queriam porque era um nome usado pela elite cultural de So Paulo, e que deveramos ter um nome voltado para a semana cultural da periferia, ou coisa assim. Mas quem daria bola para uma semana de artes produzida no gueto da maior e mais preconceituosa metrpole do Brasil? Ningum. Mas o que alguns no sabiam era que ns da Cooperifa queramos justamente isso mesmo, comer desta arte enlatada produzida pelo mercado, que nos enfiam goela abaixo, e vomitar uma nova verso dela, s que desta vez na verso da periferia. Sem exotismos, mas carregada de engajamento. Uma arte com endereo e com sua bssola apontada para o subrbio, 85 anos depois, como previu o poeta. (VAZ, 2008, p. 235).

Alm de se apropriarem do nome da Semana de 22, os artistas da periferia tambm fizeram uma releitura do cartaz, da fotografia de seus organizadores e do Manifesto Antropfago, escrito por Oswald de Andrade. Na verso da periferia:
MANIFESTO DA ANTROPOFAGIA PEIRFRICA. A Periferia nos une pelo amor, pela dor e pela cor. Dos becos e vielas h de vir a voz que grita contra o silncio que nos pune. Eis que surge das ladeiras um povo lindo e inteligente galopando contra o passado. A favor de um futuro limpo, para todos os brasileiros. A favor de um subrbio que clama por arte e cultura, e universidade para a diversidade. Agogs e tamborins acompanhados de violinos, s depois da aula. Contra a arte patrocinada pelos que corrompem a liberdade de opo. Contra a arte fabricada para destruir o senso crtico, a emoo e a sensibilidade que nasce da mltipla escolha. A Arte que liberta no pode vir da mo que escraviza. A favor do batuque da cozinha que nasce na cozinha e sinh no quer. Da poesia perifrica que brota na porta do bar. Do teatro que no vem do ter ou no ter.... Do cinema real que transmite iluso. Das Artes Plsticas, que, de concreto, quer substituir os barracos de madeiras. Da Dana que desafoga no lago dos cisnes. Da Msica que no embala os adormecidos. Da Literatura das ruas despertando nas caladas. A Periferia unida, no centro de todas as coisas. Contra o racismo, a

intolerncia e as injustias sociais das quais a arte vigente no fala. Contra o artista surdo-mudo e a letra que no fala. preciso sugar da arte um novo tipo de artista: o artista-cidado. Aquele que na sua arte no revoluciona o mundo, mas tambm no compactua com a mediocridade que imbeciliza um povo desprovido de oportunidades. Um artista a servio da comunidade, do pas. Que armado da verdade, por si s exercita a revoluo. Contra a arte domingueira que defeca em nossa sala e nos hipnotiza no colo da poltrona. Contra a barbrie que a falta de bibliotecas, cinemas, museus, teatros e espaos para o acesso produo cultural. Contra reis e rainhas do castelo globalizado e quadril avantajado. Contra o capital que ignora o interior a favor do exterior. Miami pra eles? Me ame pra ns!. Contra os carrascos e as vtimas do sistema. Contra os covardes e eruditos de aqurio. Contra o artista servial escravo da vaidade. Contra os vampiros das verbas pblicas e arte privada. A Arte que liberta no pode vir da mo que escraviza. Por uma Periferia que nos une pelo amor, pela dor e pela cor. TUDO NOSSO! (VAZ, 2008, pp. 246 - 247).

Em entrevista Karina Costa do Jornal Aprendiz, Vaz explica melhor o objetivo dessas apropriaes:
Queremos com esse movimento causar a emancipao das artes e atrair para a periferia investimentos para essa rea. [...] Quando voc se apropria de um nome sagrado da elite cultural, chama a ateno, diferente disso, passaramos como mais uma mostra cultural. [...] Para termos uma lei que nos favorea, precisamos mostrar o que sabemos e o que estamos fazendo, seno, no adianta cobrar. A semana uma sensibilizao para que novos trabalhos aconteam na periferia, realizados por toda a comunidade (VAZ apud COSTA, 2007, s/p).

Cartazes da Semana de Arte Moderna de 1922 e da Semana de Arte Moderna da Periferia4

Sobre a proposta do cartaz, comenta Srgio Vaz:


O cartaz de 22 era apenas um arbusto seco com poucas folhas vermelhas e sugerindo um terreno rido. Parodiando o cartaz, o artista plstico Jair Guilherme transformou o pequeno arbusto em um enorme Baob e cheio de frutos, o que muitos interpretaram como gotas de sangue, o qualificaram como violento; ns achamos do caralho. Isso basta. (VAZ, 2008, p. 235).

Como se percebe, os organizadores do evento no estavam muito preocupados com a crtica externa5, o que eles queriam, de fato, era realizar esse projeto de forma endgena, pelos artistas e moradores da regio. Entretanto, foi preciso buscar apoio externo para a realizao da Semana, pois somente com os recursos de seus organizadores seria insuficiente. Algumas firmas e instituies, pblicas e privadas, em alguma medida, colaboraram com a Semana, como por exemplo, a ONG Ao Educativa, a Editora Global, o SESC Santo Amaro, a Associao Amigos das Oficinas Culturais do Estado de So Paulo e o Instituto Ita Cultural. Sobre os objetivos da realizao da Semana, comenta o poeta:
A ideia da Semana no somente propor um outro tipo de linguagem, mas tambm um outro tipo de artista. Um artista mais humano e solidrio e uma arte que preze pela esttica, mas que tambm oferea contedo. [...] A Cooperifa, ao produzir a Semana, deseja estimular o interesse pela leitura, a criao potica, o gosto pelo teatro, cinema, e aliar-se escola, a universidade para que a cultura seja um elemento primordial para a construo de seres humanos melhores e mais conscientes. Moderno por aqui tem sido ousar e encarar novos desafios: o medo ficou no perodo Barroco (VAZ, 2008, p. 252).

Imbudos do carter de socializao da arte produzida pela periferia, a Semana contou, ao longo de seus sete dias, com a colaborao voluntria de mais de trezentos artistas de diversas reas: cinema, teatro, msica, literatura, dana e artes plsticas. Segundo Vaz, a Semana foi um sucesso, pois conseguiu articular a apresentao de mais de trinta grupos de forma harmonios a. Outra coisa que contribuiu para o brilho do evento foi o profissionalismo dos grupos, nenhum deles atrasou, nenhum! Comeou no horrio previsto e acabou no horrio combinado (Ibid., p. 267). Para ele, esse profissionalismo foi resultado do comprometimento e do esprito de coletividade que acompanhou todo o processo do evento, desde seu planejamento at sua realizao.

Expedicin Donde Miras: Caminhada Cultural pela Amrica Latina

Trajeto percorrido na primeira caminhada, So Paulo Curitiba 6.

Outro projeto de cultura jovem desenvolvido na periferia da zona sul de So Paulo, e que destacamos aqui, a Expedicin Donde Miras: Caminhada Cultural pela Amrica Latina. Organizado a partir do Sarau do Binho, localizado no bairro Campo Limpo, a Caminhada se apresenta como um projeto de intercmbio cultural, onde um grupo de artistas, produtores culturais e educadores, viajam a p pela Amrica Latina em busca de conhecer pessoas e trocar experincias e prticas culturais. De acordo com o projeto, os objetivos dos caminhantes, e sua proposta inicial, seriam:
[...] observar, conhecer e pesquisar as diversas atividades culturais de cada um dos lugares visitados (lugares esses que incluem comunidades quilombolas, aldeias indgenas, populaes ribeirinhas e assentamentos situados no caminho entre os municpios citados). Isto se realizar principalmente atravs de encontros culturais (saraus) onde acontecero: exibies de filmes, apresentaes de msicas, danas e teatro, performances, exposies, recitais de poesias, lanamentos de livros e possveis manifestaes espontneas (DONDE MIRAS, 2007).

Com quatro viagens realizadas7, totalizando 101 dias de caminhada, mais de 1.500 quilmetros percorridos, e a realizao de saraus em 55 cidades, a Expedicin se apresenta como um exemplo de mobilizao popular da periferia sul de So Paulo em direo ao mundo. Unio entre organizao e espontan eidade, entre planejamento e improviso, entendemos o referido projeto como uma prtica hbrida, dada sua natureza mltipla, que leva e recebe conhecimento numa troca relacional. nesse intercmbio dialgico que a caminhada encontra os elementos fundamentais para garantir a sua recriao e reproduo a cada novo trajeto.

O ato de caminhar, de trilhar a p, lentamente, os inmeros rinces dessa nossa Amrica Latina, argumentado por seus integrantes da seguinte forma:
Percorrer a p esse caminho para que as relaes sejam mais diretas e verdadeiras, e para que isto possibilite aos artistas experimentar novos aspectos de sua prpria arte e tambm da vida humana, para que possam trocar, re-criar, criar, num processo que acontecer ora individualmente, ora coletivamente. E que deste, surgir novas poesias, novos modos de danar, novos trabalhos plsticos, novas msicas, etc. (DONDE MIRAS, 2007).

De acordo com seus propositores, o projeto se viabiliza tanto atravs de recursos prprios, que vm diretamente de seus caminhantes, como tambm pela colaborao de outras pessoas e entidades. Nesse sentido, explicam:
Para que a Expedicin Donde Miras seja possvel, este grupo de artistas-caminhantes est promovendo aes para a arrecadao de recursos e buscando apoios, parcerias e contribuies, que podem acontecer das mais diversas formas: acolhimento nas cidades por onde passaro (abrigo, comida), doaes materiais (equipamentos, alimentos) e em dinheiro. (DONDE MIRAS, 2007).

Motivados em conhecer e se relacionar com o mundo, esses artistas se aventuram nas Caminhadas com a proposta dialtica de aprender com o outro e levar as experincias bem sucedidas dos saraus da zona sul para novos lugares. Em entrevista, David Vidad e Alisson da Paz, integrantes do coletivo de produo audiovisual Arte na Periferia e participantes do Donde Miras, relatam suas experincias. Sobre o processo de caminhar, diz David:
A caminhada muito livre. A gente no tem essa pregao de que voc tem que caminhar. Voc anda, mas tambm se achar que j andou demais, no est mais afim, pode ir direto para outra cidade. mais um processo individual mesmo. s vezes uma superao. Tem caminhos que voc faz que, putz, voc v as pessoas caminhando, e pensa: Vou daqui at l, e ai voc vai. Voc sente esse processo se formando dentro de voc. Na primeira caminhada isso era muito forte, porque tinha uma brincadeira do tipo: Ser que eles vo chegar?, tinha esse desafio. E isso acabou pesando mais, porque foram 560 km at Curitiba, que a gente fez em 30 dias. Nessa caminha a gente andava mesmo, mesmo. Nas outras, a gente comeou a perceber que o interessante era ter um limite de 20 km por dia, no mximo, para que a gente pudesse ir no caminho, na verdade, conhecendo e curtindo, muito mais do que chegar de uma cidade a outra. Porque quando a gente sai pra caminhar tambm o momento em que a gente vai conhecendo e convivendo com as outras pessoas que esto passando por esse caminho (Entrevista com David Vidad em 10/09/2010).

Ao chegar s localidades, o grupo se organiza para divulgar o projeto e chamar a populao local para participar do Sarau, que se inicia ainda no mesmo dia. A cada lugar, uma programao diferente. Sobre as exibies audiovisuais, por exemplo, David comenta que em alguns casos foram realizados uma seleo prvia dos filmes, levando em considerao as especificidades dos pblicos locais:
Nessa ltima caminhada [Santos Paraty], por exemplo, a gente fez uma curadoria dos filmes que iriamos passar em cada lugar, porque a gente j tinha feito uma pesquisa prvia, por conta da questo do Pr-Sal. Ento a gente sabia que filme passar no quilombo, que filme passar na aldeia. Nem sempre os filmes eram nossos, mas os nossos tambm sempre estavam ali juntos. Normalmente a gente exibia algo que tinha haver com a cultura do lugar. Um filme que dialogasse e que houvesse mesmo essa troca (Entrevista com David Vidad em 10/09/2010).

Sobre a recepo da trupe nas cidades, conta David:


Voc imagina, depois que a gente caminha o dia inteiro, as pessoas chegam nos lugares mulambos, enfim, daquele jeito [risos]. Tem lugares que a gente passa que s barro, ento a gente chega naquele estado. Em cidades muito pequenas, por exemplo, quando chega esse grupo de 20, 30 pessoas andando, com bandeiras, cantando e tocando, enfim, um bando de loucos, s vezes muito impactante para a cidade. Dependendo do tamanho da cidade, voc percebe que as pessoas j vo falando: Alguma coisa vai acontecer aqui!. E interessante esse processo, do momento em que a gente chega essa coisa da ambientao nas cidades, onde as pessoas se perguntam: Ah? Como assim? Vieram andando? at o momento dos saraus. Depois do sarau, a coisa vira completamente. A gente vira as pessoas mais adoradas da cidade: Ah, aquele artista, aquela msica, aquela poesia!. Tem um imaginrio das pessoas que vai se transformando ao longo desse processo desse caminho de chegar cidade e sair dela. E uma pena que a gente sempre vai embora depois de realizar o sarau, no dia seguinte logo de manh cedo. A gente acaba no curtindo muito esse convvio com as pessoas depois do sarau (Entrevista com David Vidad em 10/09/2010).

Ainda que de passagem, percebemos, atravs desse e de outros relatos, que as caminhadas marcam os locais por onde passam, tendo em vista a fora que carregam um sentido poltico, social e artstico que extrapola, em grande medida, os parmetros comuns das prticas cotidianas. Muitas vezes, em locais de vida mais simples, propiciam um primeiro contato da populao com a linguagem do teatro, da poesia e do audiovisual. Outra situao comum, relatada por eles, se apresentou no incentivo para que a populao local ocupasse os espaos pblicos de sua cidade e fomentasse ali atividades culturais. Nessa perspectiva, David comenta a experincia do grupo na cidade de Itu, interior do estado de So Paulo:

A gente foi recepcionado por uns meninos que tinham um cineclube numa biblioteca. De repente eles viram a gente subindo em rvore, puxando extenso da barraquinha de hot dog, e comeando a fazer a exibio na praa. Ai eles falaram: Putz, a gente sempre faz l dentro do cineclube e no vai ningum. Olha s, a gente pode fazer aqui na praa!. Ento tem essa coisa de que, com os grupos, voc abre algumas possibilidades (Entrevista com David Vidad em 10/09/2010).

Sobre essa esttica da ginga, criao que vem do improviso e da necessidade, relata Alisson:
Essa caracterstica de chegar e falar: Oi, a gente pode usar aqui? Isso aqui?, muito caracterstico dessa arte que a gente faz aqui na zona sul, porque a gente tem poucos recursos, e em grande parte das vezes, pouco planejamento e estrutura nenhuma. Agora que a gente est conseguindo alguma coisa. Mas sempre teve que chegar com a cara e a coragem, e falar: isso que a gente tem? Ento como que a gente faz? Que espao a gente pode ocupar?. [...] Ento a gente chega e olha a situao local e joga com aquilo que a gente tem. Porque as pessoas ainda esto muito acostumadas que se no tiver um ateli, se no tiver um espao de exposio, ento no se pode fazer nada. (Entrevista com Alisson Paz em 10/09/2010).

Furto dessa experincia de buscar, e de no ficar apenas esperando, citamos aqui o projeto Bicicloteca: no meio do caminho tinha um livro. Segundo David, a ideia surgiu durante a Expedicin pelo litoral paulista, em julho de 2008, e consistia em colocar todos os livros dentro de uma bicicleta e sair de porta em porta distribuindo e arrecadando os livros. Sobre esse processo, conta Alisson:
A gente estava na Caminhada, e algum falou: Vamos l, arranjar uma bicicleta. Vamos l, comprar uma bicicleta pra gente fazer uma Bicicloteca. Vamos ento. Chegando l, 60 paus. Ui, est muito caro... p e p, conseguimos por 39 reais. E agora? Como que a gente pe os livros? Achamos no meio da rua uma caixa, daquelas de feira. J pegamos a caixa e amarramos l atrs. E agora os livros? Vamos l, andando, andando. Chegamos num bazar que tinha uma pilha de livros. Explica pro cara a ideia, e papo vai, e tal, e o cara doou os livros. Te juro, tinha uns 15 livros! Ai chegamos l, e o pessoal: Ah, que legal! Vamos comear a Bicicloteca!. Da compramos um spray, pixa aqui, pixa ali, pe uns balezinhos, e j samos. Isso foi em Mongagu. Ento a bicicleta tinha uns balezinhos, tinha um monte de coisa, e o pessoal, cada um, contribuiu de alguma forma pra deixar a Bicicloteca, no mnimo, vistosa [risos]. Se no bonita, no mnimo vistosa. Assim a gente comeou, com 15 livros de doao, e quando a gente terminou, que foi em Canania, a gente j tinha feito circular na Bicicloteca uns 500 livros (Entrevista com Alisson Paz em 10/09/2010).

Depois de realizada a Expedicin, e de volta a So Paulo, o projeto encontrou junto ao Programa VAI da Prefeitura de So Paulo, apoio financeiro para continuar. Agora so duas bicicletas, e o acervo j conta com mais de quatro mil livros. Com mdia de 40 livros emprestados por dia, as Biciclotecas se situam na maior parte do tempo em dois pontos de nibus. Para dinamizar o projeto, as Biciclotecas percorrem diariamente ruas da periferia sul de So Paulo na busca por novos emprstimos e doaes de livros. A partir dessas consideraes, sugerimos o entendimento da dinmica cultural da periferia sul de So Paulo como um processo hbrido, marcado pelo conflito entre a racionalizao hegemnica do espao e a emergncia de contra-racionalidades. A primeira caracterizada pelo pensamento nico que, segundo Santos, se impe como verticalidade. J as contra-racionalidades, do domnio das horizontalidades, segundo este mesmo autor, se apresentam pautadas na solidariedade e na resignificao popular da cidadania. Em suas palavras:
Essas contra-racionalidades se localizam, de um ponto de vista social, entre os pobres, os migrantes, os excludos, as minorias; de um ponto de vista econmico, entre as atividades marginais, tradicional ou recentemente marginalizadas; e, de um ponto de vista geogrfico, nas reas menos modernas e mais opacas, tornadas irracionais para os usos hegemnicos. Todas essas situaes se definem pela sua incapacidade de subordinao completa s racionalidades dominantes, j que no dispem de meios para ter acesso modernidade material contempornea (SANTOS, 2006, p. 309).

Desse modo, podemos dizer que as experincias culturais aqui apresentadas, tanto da Semana como da Caminhada, se caracterizam, cada uma a seu modo, pela busca de fortalecimentos de relaes horizontais em contraposio aos tempos de violncia estrutural, competitividade e banalizao da poltica8.

Consideraes Finais Ao enxergamos na base comunicacional da periferia sul de So Paulo polticas e poticas em busca de melhores condies de existncia, evidenciadas atravs de novos usos do territrio (SANTOS, 2006), procuramos sugerir neste trabalho a emergncia de uma cultura poltica que pode ser compreendida tanto pelas suas formas-contedo, inerentes aos usos contra-hegemnicos do sistema tcnico, como tambm atravs de sua situao9 (SILVEIRA, 1999), ou seja, de seu mbito

socioespacial de periferia, levando, em considerao, portanto, sua dimenso segregada no espao urbano. Entendemos que a referida movimentao cultural procura, em vrios aspectos, fomentar a produo de uma conscincia poltica de resistncia aos sistemas hegemnicos, que alie tanto a produo da arte e cultura a lutas por polticas pblicas, quanto a prticas coletivas emancipatrias e autnomas. A busca por recursos, que ajudem a viabilizar a permanncia ou a instaurao de novas iniciativas populares, apresenta-se apenas como uma caracterstica de demanda dessa movimentao. Podemos dizer, portanto, que o seu modo particular de operao se anuncia principalmente pelo intercmbio e dilogo, em contraposio ao isolamento ou localismo. atravs da criao de redes de apoio s realizaes que diversos grupos e artistas independentes vm contribuindo para a construo coletiva desse novo crculo das artes na cidade de So Paulo. Consideramos, assim, que os processos de produo desse crculo emergem de forma endgena, no que diz respeito sua motivao e organizao, entretanto, se realizam recursos dialeticamente financeiros e junto a foras de exgenas, tecnologias atravs de relaes dos de colaborao com o centro10, evidenciadas nos cursos de formao, aquisio de apropriao prprias sistemas hegemnicos. Quando Milton Santos diz, [...] nos tempos de hoje, a cidade grande o espao onde os fracos podem subsistir (SANTOS, 2006, p. 322), alerta-nos de que graas a diversidade socioespacial do meio urbano que os pobres conseguem, atravs de suas relaes de proximidade (solidariedade orgnica), de sua criatividade, e de sua grande capacidade de adaptao, criar novos ofcios e linguagens, num permanente movimento de combinaes, um hbrido de materialidade e relaes sociais. Assim, as cidades podem proporcionar aos seus cidados tanto espaos que tendem ao individualismo, como tambm espaos de socializao. A partir da leitura de textos de Karl Marx, Milton Santos indica que [...] somente na Polis, em comunidade com os outros, o homem capaz de cultivar em todas as direes todos os seus dotes, afirmando a sua liberdade, pois no h liberdade solitria (SANTOS, 2007 , p. 103). nessa perspectiva de socializao e democratizao dos meios tcnicos, em busca de uma prxis libertadora, que compreendemos a virtude da referida movimentao cultural na periferia sul de So Paulo.

Referncias
COSTA, Karina. Periferia faz sua prpria Semana de Arte Moderna. In: Portal Aprendiz UOL. 01/11/2007. Disponvel em: http://aprendiz.uol.com.br/content/clegucekuh.mmp COSTA, Mrcia Regina da. Violncia e ilegalidade na sociedade brasileira. In: SOUZA, Maria Adlia Aparecida de (org. et al). Metrpole e Globalizao: conhecendo a cidade de So Paulo. So Paulo: CEDESP, 1999. DASSOLER, Elisa Rodrigues. Coletivo Arte na Periferia: por uma outra dimenso territorial das artes visuais. Dissertao de Mestrado do Curso de Ps-Graduao em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. Florianpolis, 2011. DONDE MIRAS. Projeto da Expedicin Donde Miras: Caminhada Cultural pela Amrica Latina . Dez/2007. Disponvel em: http://expediciondondemiras.blogspot.com/2007/12/expedicindonde-miras_07.html EMBN, Daniela Almeida. A Produo Cultural da periferia de So Paulo e a construo da identidade territorial. Trabalho de Concluso do Curso de Graduao em Cincias Sociais da Pontifcia Universidade Catlica, PUC. So Paulo, 2009. MOASSAB, Andria. Brasil Periferia(s): a comunicao insurgente do hip-hop. Tese de Doutorado do Curso de Ps-Graduao em Comunicao e Semitica da Pontifcia Universidade Catlica PUC. So Paulo, 2008. RAMOS, Clia Maria Antonacci. Hip Hop: protagonista de novas polticas miditicas. Anais: 15 Encontro Nacional da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas ANPAP. Salvador: UNIFACS/ANPAP, 2006. REZENDE, Neide Luiza. Sobre Vanguardas e Periferia. In: Revista poca. 19/11/2007. Edio n 487. Disponvel em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EDG790705856,00.html SANTOS, Milton. O Pas distorcido: o Brasil, a globalizao e a cidadania. So Paulo: Publifolha, 2002. ______. A Natureza do Espao: Tcnica e Tempo, Razo e Emoo. 4 edio, 2 reimpresso. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2006. ______. O Espao do Cidado. 7 edio. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2007. ______. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. 18 edio. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2009a. ______. Por uma Economia Poltica da Cidade: o caso de So Paulo . 2 edio. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2009b. SILVEIRA, Maria Laura. Uma situao geogrfica: do mtodo metodologia. In: Revista Territrio, ano IV, n. 6, jan./jun. 1999. VAZ, Srgio. Cooperifa: antropofagia perifrica. Coleo Tramas Urbanas. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2008.
1

Milton Santos distingue pobreza de misria no exame da produo do presente e futuro. Para o autor: A misria acaba por ser a privao total, como um aniquilamento, ou quase, da pessoa. A pobreza uma situao de carncia, mas tambm de luta, um estado vivo, de vida ativa, em que a tomada de conscincia possvel. Miserveis so os que se confessam derrotados. Mas os pobres no se entregam. Eles descobrem cada dia formas inditas de trabalho e de luta. Assim, eles enfrentam e buscam remdio para suas dificuldades. Nessa condio de alerta permanente, no tem repouso intelectual. A memria sua inimiga. A herana do passado temperada pelo sentimento de urgncia, essa conscincia do novo que , tambm, um motor do conhecimento (SANTOS, 2009a, p. 132).

De acordo com a sociloga Mrcia Costa, A violncia produz um efeito desagregador dentro da sociedade. [...] Segundo o Jornal Folha de So Paulo (05/01/1997, p. 03), citando levantamento efetuado em fins de 1996 em uma favela da zona sul da capital paulista, realizado por assistentes sociais, 80% da populao masculina possuam armas, principalmente armas de fogo. Adolescentes dessa favela trocavam com traficantes locais toca-fitas e bicicletas por revlveres calibre 22 ou 38. Esse exemplo de portar armas de fogo pode ser estendido no apenas aos moradores de bairros perifricos e favelas, mas tambm a classe mdia e a elite. [...] A ilegalidade e a violncia presentes na sociedade brasileira, em suas cidades, no podem ser analisadas fora de suas ramificaes e determinaes internacionais. A dinmica atual existente no capitalismo neste fim de sculo acentuou a crise social e suas conseqncias desagregadoras. Todavia, essa violncia e essa ilegalidade se embaralham com as condies geradas nos limites de nossa sociedade, como a tradicional truculncia estrutural, as desigualdades sociais, a corrupo de polticos e a ao brutal e autoritria presentes historicamente em nosso sistema poltico (COSTA, 1999, p. 243).
3

Sistema Estadual de Anlise de Dados de So Paulo.

Fontes: Cartaz da Semana de Arte Moderna de 1922, http://www.etecetera.net/semanade-arte-moderna-de-1922/; Cartaz da Semana de Arte Moderna da Periferia: Antropofagia Perifrica, http://colecionadordepedras.blogspot.com/2007/11/semana-de-arte-moderna-daperiferia_14.html.
5

Nesse sentido, citamos aqui, trecho da matria elaborada por Neide Rezende professora da Faculdade de Educao da USP, especialista em Oswald de Andrade publicada na Revista poca. Se referindo linguagem do cartaz da Semana de Arte Moderna da Periferia, diz Rezende: As folhas tornaram-se mais numerosas, parecem frutos vermelhos caindo, mas tambm sangue gotejando do fundo negro sobre a palavra Antropofagia Perifrica escrita logo abaixo. A frondosa rvore que substituiu o esqulido arbusto modernista pode sugerir que no s cresceu o movimento como deu frutos 85 anos depois e deu frutos na periferia. Na alegoria do cartaz, porm, a vitalidade no elimina a carga dramtica do sangue gotejante. Embora a alegria prova dos nove do Manifesto Antropfago esteja presente nos saraus da periferia, sua produo literria marcada por um outro esprito: sria, realista, dolorosa. de outra ordem o estranhamento produzido pela linguagem que em 22 era ldica e contrria ao naturalismo. Os novos buscam construir sua obra literria muitas vezes a partir do brutalismo da linguagem cotidiana das camadas pobres da periferia e da transcrio fontica da fala popular, o que provoca e incomoda o leitor acostumado linguagem-padro da escrita e das produes letradas dominantes (REZENDE, 2007, s/p.).
6

Fonte: acervo do Projeto, disponvel em: https://picasaweb.google.com/dondemiras.

O primeiro trecho percorrido, em janeiro de 2008, foi o de So Paulo Curitiba, ao longo de 30 dias. A segunda viagem aconteceu em julho de 2008 nos limites do Estado de So Paulo da capital paulista at Canania, ao longo de 20 dias. O terceiro trecho, realizado em janeiro de 2009, foi de So Paulo em direo ao interior paulista, mais especificamente, at a cidade de Botucatu. Esse percurso foi realizado em 23 dias. A ltima caminhada foi em janeiro de 2010, de Santos Paraty (RJ), ao longo de 28 dias. Fonte: www.dondemiras.tk
8

Sobre a violncia estrutural e a perversidade sistmica, Santos explica: Fala-se, hoje, muito em violncia e geralmente admitido que quase um estado, uma situao caracterstica do nosso tempo. Todavia, dentre as violncias de que se fala, a maior parte sobretudo formada de violncias funcionais derivadas, enquanto a ateno menos voltada para o que preferimos chamar de violncia estrutural, que est na base da produo das outras e constitui a violncia central original. Por isso, acabamos por apenas condenar as violncias perifricas particulares. Ao nosso ver, a violncia estrutural resulta da presena e das manifestaes conjuntas, nessa era da globalizao, do dinheiro em estado puro, da competitividade em estado puro e da potncia em estado puro, cuja associao conduz a emergncia de novos totalitarismos e permite pensar que vivemos numa poca de globalitarismo muito mais que de globalizao (SANTOS, 2009a, p. 55).
9

Silveira aponta que a situao: [...] reafirma a especificidade do lugar e, metodologicamente, aparece como uma instncia de anlise e de sntese. uma categoria

de anlise porque permite identificar problemas a pesquisa e, desse modo, compreender os sistemas tcnicos e as aes no lugar. Mas, ela prope, ao mesmo tempo, uma sntese, pois um olhar horizontal de conjunto, um olhar sobre o espao banal, exigindo, tambm um olhar vertical, ambos no processo permanente da histria. N de verticalidades e horizontalidades, a situao apenas um pedao do territrio, uma rea contnua, mas tambm um conjunto de relaes. uma combinao que envolve, de um lado, fragmentos e solidariedades vizinhos porque constituda de pedaos contguos de sistemas de objetos e das aes emanadas de um trabalho comum e, de outro, vinculaes materiais e organizacionais longnquas e mais ou menos alheias ao lugar, como as redes e as formas de consumo e produo globalizadas. Construo histrica e concreta, uma situao , sobretudo, um instrumento metodolgico, frtil para abrigar, num esquema lgico e coerente, os contedos do espao geogrfico a cada momento, atualizando assim os conceitos (SILVEIRA, 1999, p. 27).
10

Centro, no sentido dos espaos onde o meio tcnico-cientfico-informacional (SANTOS, 2006, p. 238) se faz mais presente; onde a fora do capital atua com mais intensidade, com a intencionalidade de se fazer crescer, afirmar e disseminar. Assim, conceitos como periferia e centro somente fazem sentido, a nosso ver, quando buscam caracterizar as discrepncias , as segregaes socioespaciais existentes no territrio. A localizao, no sentido de um posicionamento referencial cartogrfico, no necessariamente define o que central e o que perifrico. Nos dias de hoje, as contaminaes so constantes. Por diversas vezes, em um mesmo bairro, ou at mesmo em uma mesma rua, convivem lado-a-lado o centro e a periferia. E como podemos ento reconhecer as diferenas? Um caminho possvel seria a partir da anlise dos usos das tcnicas em seus processos, ou seja, em suas relaes polticas e econmicas a partir dos sujeitos ali existentes. A anlise das formas-contedo, por conseguinte, insere-se aqui como um importante referencial metodolgico. da segregao imposta pelo sistema capitalista, a partir do meio tcnico-cientfico-informacional, que estamos nos referindo. Em ltima instncia, o que estamos falando da luta de classes, entre proprietrios e no proprietrios dos meios de produo, da luta entre foras polticas, simblicas, e culturais; entre o domnio das verticalidades e horizontalidades, como bem frisou Milton Santos em sua formulao terica.

S-ar putea să vă placă și