Sunteți pe pagina 1din 4

Enquadramento legislativo

Actualizado em Quarta, 28 Outubro 2009 14:46

ENQUADRAMENTO

O Decreto-Lei n.46/2009 , de 20 de Fevereiro que altera o Decreto-Lei n.380/99 (pdf, 828.15 kB) , de 22 de Setembro, que definiu o regime jurdico dos instrumentos de gesto territorial (RJIGT) aplica-se aos procedimentos j iniciados data da sua entrada em vigor, sem prejuzo da salvaguarda dos actos j praticados.

As regras estabelecidas no presente diploma que sejam directamente exequveis aplicam -se elaborao, aprovao, execuo, alterao, reviso, suspenso e avaliao de qualquer instrumento de gesto territorial que se encontre em curso data da respectiva entrada em vigor.

O RJIGT remetia algumas definies para Regulamentos entretanto publicados: - Portaria n.1474/2007 (pdf, 183.79 kB) , de 16 de Novembro Regula a constituio, a composio e o funcionamento da Comisso de Acompanhamento (CA) da elaborao e da reviso do Plano Director Municipal (PDM) (ver tb. Declarao de Rectificao n.1-C/2008 (pdf, 214.92 kB) , de 15 de Janeiro); - Decreto Regulamentar (pdf, 198.47 kB) , de 29 de Maio Fixa os conceitos tcnicos nos domnios do ordenamento do territrio e do urbanismo a utilizar pelos IGT (instrumentos de gesto territorial) (ver tb. Declarao de Rectificao n.53/2009 (pdf, 194.24 kB) , de 28 de Julho); - Decreto Regulamentar n10/2009 (198.47 kB) , de 29 de Maio Fixa a cartografia a utilizar nos IGT e na representao das condicionantes (ver tb. Declarao de Rectificao n.54/2009 (pdf, 194.24 kB) , de 28 de Julho); - Decreto Regulamentar n11/2009 (199.28 kB) , de 29 de Maio Estabelece os critrios de classificao e reclassificao do solo, bem como os critrios e as categorias de qualificao do solo rural e urbano.

1/4

Enquadramento legislativo

Actualizado em Quarta, 28 Outubro 2009 14:46

OBJECTIVO

O plano director municipal estabelece a estratgia de desenvolvimento territorial, a poltica municipal de ordenamento do territrio e de urbanismo e as demais polticas urbanas, integra e articula as orientaes estabelecidas pelos instrumentos de gesto territorial de mbito nacional e regional e estabelece o modelo de organizao espacial do territrio municipal.

O plano director municipal um instrumento de referncia para a elaborao dos demais planos municipais de ordenamento do territrio e para o estabelecimento de programas de aco territorial, bem como para o desenvolvimento das intervenes sectoriais da administrao do Estado no territrio do municpio, em concretizao do princpio da coordenao das respectivas estratgias de ordenamento territorial.

O modelo de organizao espacial do territrio municipal tem por base a classificao e a qualificao do solo.

O plano director municipal de elaborao obrigatria.

PROCEDIMENTOS

Procedimento PDM (pdf, 20.6 kB)

CONTEDO MATERIAL

O plano director municipal define um modelo de organizao municipal do territrio nomeadamente estabelecendo:

2/4

Enquadramento legislativo

Actualizado em Quarta, 28 Outubro 2009 14:46

1. A caracterizao econmica, social e biofsica, incluindo da estrutura fundiria da rea de interveno; 2. A definio e caracterizao da rea de interveno, identificando as redes urbana, viria, de transportes e de equipamentos de educao, de sade, de abastecimento pblico e de segurana, bem como os sistemas de telecomunicaes, de abastecimento de energia, de captao, de tratamento e abastecimento de gua, de drenagem e tratamento de efluentes e de recolha, depsito e tratamento de resduos; 3. A definio dos sistemas de proteco dos valores e recursos naturais, culturais, agrcolas e florestais, identificando a estrutura ecolgica municipal; 4. Os objectivos de desenvolvimento estratgico a prosseguir e os critrios de sustentabilidade a adoptar, bem como os meios disponveis e as aces propostas; 5. A referenciao espacial dos usos e das actividades nomeadamente atravs da definio das classes e categorias de espaos; 6. A identificao das reas e a definio de estratgias de localizao, distribuio e desenvolvimento das actividades industriais, tursticas, comerciais e de servios; 7. A definio de estratgias para o espao rural, identificando aptides, potencialidades e referncias aos usos mltiplos possveis; 8. A identificao e a delimitao dos permetros urbanos, com a definio do sistema urbano municipal; 9. A definio de programas na rea habitacional; 10. A especificao qualitativa e quantitativa dos ndices, indicadores e parmetros de referncia, urbansticos ou de ordenamento, a estabelecer em plano de urbanizao e plano de pormenor, bem como os de natureza supletiva aplicveis na ausncia destes; 11. A definio de unidades operativas de planeamento e gesto, para efeitos de programao da execuo do plano, estabelecendo para cada uma das mesmas os respectivos objectivos, bem como os termos de referncia para a necessria elaborao de planos de urbanizao e de pormenor; 12. A programao da execuo das opes de ordenamento estabelecidas; 13. A identificao de condicionantes, designadamente reservas e zonas de proteco, bem como das necessrias concretizao dos planos de proteco civil de carcter permanente; 14. As condies de actuao sobre reas crticas, situaes de emergncia ou de excepo, bem como sobre reas degradadas em geral; 15. As condies de reconverso das reas urbanas de gnese ilegal; 16. A identificao das reas de interesse pblico para efeitos de expropriao, bem como a definio das respectivas regras de gesto; 17. Os critrios para a definio das reas de cedncia, bem como a definio das respectivas regras de gesto; 18. Os critrios de perequao compensatria de benefcios e encargos decorrentes da gesto urbanstica a concretizar nos instrumentos de planeamento previstos nas unidades operativas de planeamento e gesto; 19. A articulao do modelo de organizao municipal do territrio com a disciplina consagrada nos demais instrumentos de gesto territorial aplicveis; 20. O prazo de vigncia e as condies de reviso.

3/4

Enquadramento legislativo

Actualizado em Quarta, 28 Outubro 2009 14:46

CONTEDO DOCUMENTAL

O plano director municipal constitudo por: - Regulamento; - Planta de ordenamento, que representa que representa o modelo de organizao espacial do territrio municipal, de acordo com os sistemas estruturantes e a classificao e qualificao dos solos e ainda as unidades operativas de planeamento e gesto definidas; - Planta de condicionantes que identifica as servides e restries de utilidade pblica em vigor que possam constituir limitaes ou impedimentos a qualquer forma especfica de aproveitamento.

O plano director municipal acompanhado por: - Estudos de caracterizao do territrio municipal; - Relatrio, que explicita os objectivos estratgicos e as opes de base territorial adoptadas para o modelo de organizao espacial, bem como a respectiva fundamentao tcnica, suportada na avaliao das condies econmicas, sociais, culturais e ambientais para a sua execuo; - Relatrio ambiental, no qual se identificam, descrevem e avaliam os eventuais efeitos significativos no ambiente resultantes da aplicao do plano e as suas alternativas razoveis que tenham em conta os objectivos e o mbito de aplicao territorial respectivos; - Programa de execuo, contendo designadamente disposies indicativas sobre a execuo das intervenes municipais previstas, bem como sobre os meios de financiamento das mesmas.

4/4

S-ar putea să vă placă și