Sunteți pe pagina 1din 2

O QUE

AUTORIA

OBJETIVO DE CRIAO
Estabelecer as metas educacionais a serem alcanadas pelo pas at 2020. Cada uma das metas vem acompanhada das respectivas estratgias que buscam atingir os objetivos propostos. As metas so em nmero de 20.

ANO DE CRIAO
2010

PRINCIPAIS DIRETRIZES
Erradicao do analfabetismo; universalizao do atendimento escolar; superao das desigualdades educacionais; melhoria da qualidade de ensino; formao para o trabalho; promoo da sustentabilidade socioambiental; promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do pas; estabelecimento de meta de aplicao de recursos pblicos em educao como proporo do produto interno bruto; valorizao dos profissionais da educao; difuso dos princpios de equidade, respeito diversidade e gesto democrtica da educao. Plano constitudo de metas expressivas, citarei algumas: Formao e valorizao dos profissionais da educao; alterao na avaliao da educao bsica (conexo entre avaliao, financiamento e gesto); o plano de metas abordando planejamento e gesto educacional; reestruturao e expanso das Universidades Federais (REUNI e PNAES); Democratizao ao acesso s Universidades(PROU NI e FIES); avaliao das IES (SINAES); Educao Profissional e Educao Cientfica (IFET); Educao Profissional e Tecnolgica e EJA Profissionalizante,(...) Construo de um Sistema Nacional de Educao que garanta direito educao; manuteno constante de debate nacional, mobilizando agentes para valorizao da educao; garantia que acordos firmados na CONAE redundem em polticas pblicas de educao; Propiciamento de condies para que as polticas educacionais promovam o direito do aluno formao integral de qualidade; Universalizao da educao.

REPRESENTAO PARA A EDUCAO


O PNE um instrumento decisivo, estratgico para o presente e o futuro da educao brasileira e os destinos do pas. Criado para possibilitar uma educao republicana, gratuita, laica, universal, inclusiva e de qualidade para as geraes presentes e futuras.

EIXOS TEMTICOS
Educao Bsica; Educao de Jovens e Adultos; Educao Superior; Educao Profissionalizante ; Educao Infantil; Educao Especial.

PILARES DE SUSTENTAO
Vigente pelos prximos dez anos, o PNE estabelece as metas a serem alcanadas pelo pas at 2020. O PL n 8530/10 chega ao Congresso Nacional legitimado pelos vrios seminrios e debates realizados at a finalizao do texto, com destaque para os encontros regionais promovidos pela Comisso de Educao e Cultura da Cmara dos Deputados, o documento do CNE (Conselho Nacional de Educao) e a CONAE (Conferncia Nacional de Educao - Braslia 2010), que se constitui na principal referncia da proposta do novo PNE.

Projeto de Lei do Plano Nacional de Educao (PNE 2011-2020) em tramitao no Congresso Nacional PL N 8035/2010

Poder Executivo /Governo Federal

PROJETO DE LEI DO PLANO NACIONAL DE EDUCA02011/ 2020

Plano de Desenvolvimento para a Educao

Ministrio da Educao/ Governo Federal

PDE

Conferncia Nacional Educao

de

Ministrio da Educao /Governo Federal, como orientador. O Documento fruto de debates sobre educao entre diferentes atores polticos e sociais.

CONAE

A razo de ser do PDE est precisamente na necessidade de enfrentar a desigualdade de oportunidades educacionais. Reduzir desigualdades sociais e regionais, na educao, exige pens-la no plano do Pas. O PDE pretende responder a esse desafio atravs de um acoplamento entre as dimenses educacional e territorial operado pelo conceito de arranjo educativo. No possvel perseguir a equidade sem promover esse enlace. A CONAE visa mobilizao social em prol da educao, para que, atravs de significativa participao dos mais diferentes atores sociais, sirva de referencial para se estabelecer e consolidar as polticas e a gesto da educao demandadas pela nao.

2007

O PDE representa um avano em direo construo de uma resposta institucional amparada na concepo de educao como processo dialtico que se estabelece entre socializao e individuao da pessoa, que tem como objetivo a construo da autonomia, isto , a formao de indivduos capazes de assumir uma postura crtica e criativa frente ao mundo. Os programas que compem o PDE expressam essa orientao educacional, que est bem de acordo com as exigncias da educao contempornea.

Educao Bsica; Educao Superior; Educao Profissional e Alfabetizao.

Viso sistmica da educao; territoriedade; desenvolvimento; regime de colaborao; responsabilizao; mobilizao social.

A Comisso Nacional organizadora da CONAE surge em 2008, atravs da Portaria Ministerial de n 10. J, o documento em anlise CONAEDocumentoReferncia foi redigido em 2010.

Representa um importante espao democrtico para a construo de diretrizes para a poltica nacional de educao e dos seus marcos regulatrios, na perspectiva da incluso, igualdade e diversidade. Sendo um espao social de discusso da educao brasileira, articula os diferentes agentes institucionais, da sociedade civil e dos governos, em prol da construo de um projeto nacional de educao e de uma Poltica de Estado.

Garantia do direito educao de qualidade: organizao e regulao da educao nacional; qualidade da educao, gesto democrtica e avaliao; democratizao do acesso, permanncia e sucesso escolar; formao e valorizao dos trabalhadores em educao; financiamento da educao; justia social.

Os pilares de sustentao para garantir o cumprimento dos consensos estabelecidos pela CONAE so: CONSTITUIO FEDERAL DE 1988, PNE/2001, LDB/1996, isto , ordenamentos jurdicos e marcos legais que expressam a efetivao do direito social educao, com qualidade para todos.

UNIVERSIDADE VALE DO ITAJAI UNIVALI

CARLA AVENA CAMILOTTO

MARO/2013 ITAJAI

S-ar putea să vă placă și