Sunteți pe pagina 1din 5

1. Cite e comente as duas principais regras que norteiam o sistema kanban de abastecimento.

O objetivo era tornar simples e rpidas as atividades de programao, controle e acompanhamento da produo em lotes. Porque a organizaao tradicional gera estoques de produtos em processo sempre que h desbalanceamento de capacidade produtiva ou algum imprevisto que exija a paralisao das atividades em algum ponto. O sistema kanban busca movimentar e fornecer os itens de produo apenas na medida em que vo sendo consumidos. O kanban um mtodo que se baseia em puxar os itens necessrios para o prximo estgio de produo (ou para o consumo) apenas quando necessrios. Funciona, portanto, de forma oposta ao sistema de produo administrado pelo MRP, que se baseia em "empurrar" os materiais para os postos de produo.
O MRP uma tcnica que permite determinar as necessidades dos materiais que sero utilizados na fabricao de um produto. A produo em larga escala exigia o controle de um nmero muito grande de informaes sobre os materiais necessrios produo, envolvendo a determinao, com preciso, das quantidades e das datas de entrega dos materiais necessrios para a produo.

2. Qual a diferena entre um sistema de empurrar e um sistema de puxar a produo?

Empurrar a produo significa que o plano mestre de produo elabora periodicamente um programa de produo, emitindo ordens de compra e ordens de fabricao. O prximo perodo de programao considera os estoques remanescentes ou por vir, incorporando-os de forma natural. Como mencionado anteriormente, como se os estoques empurrassem a produo. No sistema kanban, os estoques de materiais s entram na empresa ou so produzidos por um processo interno anterior de acordo com o que as linhas de produo subsequentes podem absorver. como se a produo puxasse os estoques.

3. O que um carto kanban de produo e um carto kanban de movimentao? O reabastecimento dos estoques no sistema kanban controlado de forma visual com a utilizao de diversos possveis tipos de sinalizao. Os cartes Kanban se classificar em dois grupos, de acordo com a funo que exercem : 1 - Os cartes kanban de produo autorizam a fabricao ou montagem de determinado lote de itens. 2 - Os cartes kanban de requisio autorizam a movimentao de lotes entre o cliente e o fornecedor de determinado item, podendo ser cartes kanban de requisio interna ou de requisio externa empresa (aos fornecedores). O carto da rea fornecedora denominado de carto de produo. O carto da rea consumidora chamado de carto de Movimentao.

4. Quando recomendvel a utilizao do sistema kanban com dois cartes? Este sistema de dois quadros kanban, normalmente utilizado quando o fornecedor externo, caso em que o transporte, em si, j representa um fator adicional de consumo de tempo, sendo aconselhvel dispor de uma quantidade pr-definida de itens para serem transportados imediatamente. Na prtica, a utilizao de dois cartes gera um estoque duas vezes maior do que o uso do sistema com um nico carto, j que h um contentor cheio na sada do processo fornecedor e outro na entrada do processo cliente, diferentemente do que acontece no sistema de carto nico, em que s h um contentor na entrada do processo cliente. 5. O que o kanban com setup e o kanban sem setup? D um exemplo prtico dos dois casos. Com setup significa que quando realiza o calculo de kanban, existe tempo de setup, ou seja, a maquina pode produzir diferentes itens. O kanban com setup aplicado nas situaes em que diversos tipos de peas so produzidos em uma nica mquina, ou em um nico centro produtivo. Sem setup significa que de qualquer jeito quando sera realizado o calculo de kanban, nao existira tempo de setup de maquinas, a maquina exlusiva para sua produao (uma pea so). O kanban sem setup aplicado nas situaes em que um tipo de pea so produzida em uma nica mquina, ou em um nico centro produtivo. 6. Em que condies de volume e flutuao de demanda recomendado utilizar o sistema kanban e quando recomendado o sistema MRP? Ambos os sistemas apresentam vantagens e desvantagens. Dependo do volume e variao da demanda pode ser interessante usar o mtodo kanban ou o mtodo do MRP. O melhor aproveitar as vantagens que cada mtodo apresenta. Para isto, deve-se identificar com clareza quando utilizar o sistema kanban ou o MRP para determinado item de material.

1) - itens que possuem demanda alta, que uma caracterstica favorvel ao sistema kanban, mas com alta flutuao, que uma caracterstica favorvel ao sistema MRP. Assim, tem-se que os itens deste quadrante devem ser estudados caso a caso para se definir qual o melhor sistema de abastecimento. 2) - O sistema kanban deve ser utilizado em um ambiente que permita entregas frequentes, em lotes pequenos, no mnimo uma vez por dia. 3) - Tratam-se de itens que se usa pouco e s de vez em quando. Para estes casos, o sistema recomendado o tradicional MRP. 4) - itens que possuem demanda baixa, que uma caracterstica favorvel ao sistema MRP, mas com baixa flutuao, que uma caracterstica favorvel ao sistema kanban. Tambm para itens que se encontram nesse quadrante necessrio estudar, para cada caso, qual sistema de abastecimento adotar. 7. Cite e comente as quatro caractersticas no abastecimento de um supermercado que foram base de inspirao para a criao do sistema kanban de abastecimento. A inspirao (kanban) foi proporcionada pelo supermercado. Quatro caractersticas principais foram percebidas por Ohno: 1. As mercadorias so retiradas pelo prprio consumidor.

2. As mercadorias so distribudas em prateleiras.

3. A reposio feita de acordo com a demanda.

4. As informaes necessrias so apresentadas em um carto.

8. Um supervisor de produo sabe que, se o quadro kanban estiver vazio, o funcionrio no dever produzir nada. Por outro lado, ele sabe que um funcionrio no deve ficar muito tempo ocioso. O que voc recomendaria para este supervisor de produo? Se possivel, eu mandaria o funcionario ajudar sobre um outro quadro kanban. Se nao possivel, e dependendo do tempo que precisaria para ter o quadro kanban de novo cheio, eu mandaria ele para casa para nao ultrapassar essas duas regras.

S-ar putea să vă placă și