Sunteți pe pagina 1din 28

As Seis Imagens

Categorias: - Comunicao no verbal Objetivos: Favorecer uma reflexo sobre auto e hetero-percepo. N de Participantes: No h limites Material: Papel ofcio e canetas coloridas. Desenrolar: O Coordenador distribui 6 folhas de papel oficio para cada participante e pede que representem, atravs de desenhos ou smbolos, as seguintes imagens: Como eu me vejo; Como eu acho que os outros me vem;

Como eu gostaria de ser; Como os outros gostariam que eu fosse; Como eu tenho medo de ser; Como eu posso vir a ser realmente.

Aps todos os participantes terem registrado suas imagens, pede-se que formem subgrupos para que cada um apresente seus desenhos explicando seu significado.

Cara Pintada
Categorias: - Comunicao no verbal - Cooperao Objetivos: Este jogo facilita o estabelecimento de corretas relaes humanas. N de Participantes: de 8 a 30 participantes Material: Msica: Kitaro Mandala, kits de pintura facial para crianas, um para cada 2 participantes, 1 espelho por participante, lenos umedecidos para limpeza do rosto. Desenrolar: Sentar os participantes em crculo, cada um com um espelho e o material de pintura mo. Este um jogo de comunicao no verbal, portanto vamos manter silncio, certo? Sentem-se confortavelmente com as costas eretas e respirem profundamente por trs vezes. A cada vez que voc respira, voc vai ficando mais calmo, tranqilo e relaxado. Sinta a sua respirao e se sintonize com ela. "30 s" Agora, imagine uma tela em branco na sua cabea. Nesta tela, vai passar uma reportagem. Esta reportagem vai ser sobre a maior felicidade que voc j teve na vida. Lembre-se desse fato, e o veja passar como um filme na tela em sua cabea. "30 s" Agora, conforme o filme estiver passando, veja a sua prpria face na tela.... Veja o que voc expressa, como seus olhos irradiam felicidade, amor e paz. Veja o seu sorriso, a sua testa, seu queixo, suas bochechas. E veja que na sua face existe o melhor que voc pode dar para o outro.... "30 s" Agora que voc viu como a sua cara pode irradiar o que voc tem de melhor para dar, voc vai imaginar como seria pintar este melhor na sua cara. E quando estiver pronto, voc vai abrir os olhos, levantar, e em silncio fazer essa pintura na sua cara. Lembre-se de ficar em silncio, concentre-se em si mesmo. "5 min" Agora, ainda em silencio, vamos deixar os espelhos e pinturas de lado, e vamos andar, mostrando nossa pintura e observando a dos outros. "1 min"

Agora, escolha um par e em silncio sentem-se uns em frente aos outros. Olhe para a cara do seu par. O que ela pode lhe contar sobre ele? Como ele expressa essa felicidade? Ele expressa expansivamente? Ou timidamente? Ele mostra tudo, ou tenta esconder alguma coisa? Essa felicidade pacfica ou agressiva? "30 s" Agora, olhe nos olhos de seu parceiro. O que mais esses olhos mostram, que a pintura no pode mostrar? Veja o diamante que est dentro desses olhos... O que voc pode tirar de bom da? Veja a alma maravilhosa que est na sua frente... E, conforme voc perceba o que pode ser acrescentado na pintura para ficar melhor ainda, passe a completar a pintura na cara do seu parceiro. Vocs tm 5 minutos pra isso, podem fazer alternadamente, em 2,5 minutos cada um, ou os dois ao mesmo tempo, como preferirem. O importante manter o silncio... "2,5 minutos" J passou metade do tempo, se forem trocar, troquem agora "2,5 minutos" Agora larguem as pinturas, peguem os espelhos e vejam como ficou a cara de cada um de vocs.... Vocs podem escolher limpar o rosto com os lenos umedecidos, ou ficar pintados mesmo, se tiverem gostado muito. Se forem limpar, limpem agora... "1 minuto" Agora, vocs tem 5 minutos para compartilhar com o seu parceiro o que sentiram "2,5 minutos" J passou metade do tempo, se apenas um falou, troquem agora "2 minutos" Agora, vamos nos sentar em crculo e compartilhar no grupo grande... Dicas: importante que os participantes tenham tempo para colocar tudo o que quiserem na pintura. Tanto na primeira quando na segunda fase, d um tempinho mesmo que todos tenham terminado ? algum pode pintar mais alguma coisa. Se o grupo no se sensibilizar o suficiente para viver a experincia em profundidade, explore a questo dos nossos mecanismos de defesa na partilha.

Crculo Refeito
Categorias: - Comunicao - Comunicao no verbal - Quebra-Gelo Objetivos: Quebrar o Gelo e tambm permitir a introduo do tema Comunicao. N de Participantes: no mnimo 8 participantes Material: Vendas para os olhos. Desenrolar: O facilitador pede aos participantes que formem um crculo, em p. Pede ento que, um por vez, cada participante faa um som (com a boca, p, mo, etc) caracterstico de forma que todo o grupo oua. Nenhum participante poder fazer um som igual a outro que j tenha sido feito. O facilitador pergunta se todos ouviram os rudos da esquerda e direita e, se necessrio, pode pedir que repitam, pela ordem, os sons. Pede-se ento que os participantes andem pela sala misturando-se. Ao pararem o facilitador distribui vendas e pede que um auxilie o outro a colocar a venda. Aps todos estarem devidamente vendados o facilitador pede que os participantes reconstruam o crculo, na posio em que se encontravam, localizando os rudos certos e indo na direo deles.

Comunicao
Categorias: - Assertividade - Comunicao - Comunicao no verbal - Comunicao verbal - Criatividade - Expresso emocional - Liderana - Poder de persuaso e influncia Objetivos: Desenvolver, entre outras competncia, a auto estima, observao, negociao , organizao, planejamento e agilidade. N de Participantes: No h limites Material: Lpis ou caneta e folhas em branco. Desenrolar: O facilitador comea propondo ao grupo que cada participante se imagine em "situaes passadas da vida em que no se sentiram vontade nas comunicaes com outras pessoas". Ou ainda, situaes em que as palavras no saram facilmente, pelo acanhamento, medo ou outras dificuldades (quase todas as pessoas passaram por tais situaes, na vida). Aps alguns minutos, todos, um a um lem suas anotaes. Em geral se observa que as situaes mais constrangedoras e apresentadas pela maioria dos grupos se referem comunicao com os superiores, e no com iguais ou com os subordinados. Diante dessa situao, o facilitador escolhe para o exerccio uma secretria e dois protagonistas e prope a dramatizao do seguinte fato: Uma determinada pessoa foi procurar o Chefe de Pessoal de uma empresa para informar-se acerca de um emprego, antes de candidatar-se ao mesmo. O pretendente bate porta. A secretria atende, convidando-o a entrar. Ao atender, sada-o, pedindo que aguarde sentado, entra na sala do chefe para anunci-lo. Enquanto espera, apressado e nervoso, procura no bolso um bilhete no qual anotara o seu pedido. Nisso aparece a secretria, o que no permitiu fosse lido o bilhete, antes de ser atendido pelo chefe. O chefe pede para entrar, anuncia a secretria. Imediatamente ele se levanta, e, com um sorriso nos lbios, entra. Olha para o chefe, que continua sentado sua mesinha, parecendo neutro, preocupado com seu trabalho, de escritrio. "Bom dia", diz ele, e

espera mais um pouco. Aps alguns minutos, o chefe manda-o sentar. Ele se assenta na beirada da cadeira, ocupando s um tero da mesma. Acanhado, meio encurvado, a cabea inclinada levemente para frente, comea a falar, dizendo ter lido um anncio de que a empresa estava precisando contratar mais funcionrios e que, antes de candidatar-se, desejava obter algumas informaes a respeito do trabalho. Sua fala fraca, tmida preocupando-se em no dizer demais. Sua cabea est apoiada nas mos, olhando sempre o chefe por baixo das sobrancelhas. Eis que o chefe, que at agora permanecia calado, diz ao candidato: "Fale-me primeiro algo a respeito de sua formao e de sua experincia". A esta altura, o candidato j no insiste em ter informaes, procurando responder imediatamente pergunta do chefe, continuando sempre sentado na beirada da cadeira. A esta altura o facilitador aplica uma tcnica usada em Psicodramatizao, parando e invertendo os papis. O candidato se torna o Chefe de Pessoal, sentando-se no escritrio, no lugar ocupado pelo chefe, e este ocupa a posio do candidato, fazendo o seu papel. importante observar como o comportamento das pessoas muda radicalmente. O candidato toma uma posio reta, firme, sentando-se corretamente. Enquanto o chefe deixa seu ar de autoridade, e apresenta-se humilde, acanhado, falando com voz sumida. E o exerccio continua. O facilitador pede aos observadores do grupo que faam uma lista das anotaes de tudo o que constataram e a mensagem que os dois protagonistas deixaram na dramatizao. A seguir, cada observador ler suas anotaes, e segue a verbalizao acerca da experincia vivida. Competncias observadas: auto estima, observao, negociao , organizao, planejamento, agilidade, motivao, relacionamento interpessoal, comunicao, ateno concentrada, humor, criatividade, resistncia a frustrao, sociabilidade, raciocnio lgico, resistncia a presso, liderana, trabalho em equipe.

Dinmica do Limo
Categorias: - Comunicao no verbal Objetivos: Desenvolver a percepo ttil e a comunicao no verbal. N de Participantes: de 8 a 15 participantes Material: Um limo para cada participante. Desenrolar: Todos os participantes devem estar sentados (no cho ou na cadeira) e vendados. Ficar critrio do facilitador se os participantes podero falar uns com os outros durante a dinmica ou no. Entrega-se um limo para cada participante, pedindo que eles fiquem com o limo por dois minutos. Passados os dois minutos o facilitador recolhe os limes e mistura-os, distribuindo novamente um para cada participante. O facilitador pede que, ainda vendados, cada um procure identificar se est com o seu limo. Quem identificar que est com o seu limo dever levantar a mo direita, caso contrrio, passar o limo para o colega do lado direito e pegar o limo do colega do lado esquerdo. Prossegue-se assim at que todos reconheam o seu limo. Para os participantes que forem identificando seu limo, o facilitador pedir que permaneam sentados e que retirem a venda mas que continue servindo de ponte para a passagem do limo. Objetivo desta dinmica verificar quem consegue identificar o seu limo apenas pelas particularidades observadas em dois minutos. Pode-se solicitar, antes do incio da dinmica, que um ou mais voluntrios, fiquem de fora para serem observadores, os quais iro, ao trmino, dar suas concluses a respeito das dificuldades observadas e das solues encontradas pelo grupo. Estes voluntrios no podero interagir com os demais participantes mas apenas observ-los. Ao final abre-se para comentrios com o grupo.

Emoes
Categorias: - Comunicao - Comunicao no verbal Objetivos: Introduzir o tema: Comunicao no Atendimento. N de Participantes: No h limites Material: 2 baralhos, Flip Chart, pincel. Desenrolar: Enumerar todas as cartas do baralho no flip chart. Solicitar que sejam atribudas emoes a cada carta do baralho (do s ao Rei). Embaralhar as cartas e distribuir de 7 a 11 cartas para cada participante (depender do tamanho do grupo) Regras do jogo: Um voluntrio deve escolher uma emoo e separar a(s) carta(s) correspondente(s), atentando para que o restante do grupo no descubra a carta escolhida. Dirigir-se frente da sala e expressar a emoo sem verbaliz-la (duas no mnimo).

Os outros participantes separam a(s) carta(s) relativa(s) emoo apresentada (sem mostrar a figura ou comentar em voz alta). Ao sinal do facilitador, todos viram as cartas. Quem acertou, tira as cartas em questo do jogo. Quem errou, recebe duas novas cartas por carta que tinha separado. O participante que terminar as cartas pode optar por sair do jogo ou solicitar mais cartas ao facilitador.

Nota: Todos devem representar emoes. Se mais de 50% do grupo errar a emoo apresentada por um participante, este recebe carta, porque provavelmente no soube expressar a emoo adequadamente. Fechamento:

O facilitador deve reforar que a comunicao seja ela verbal (entonao de voz por exemplo) ou no verbal (movimentos faciais e corporais, gestos, olhares, etc.) muito importante nas relaes com as pessoas. Como estamos nos relacionando o tempo todo com nossos clientes, devemos utilizar e saber interpretar essas reaes. Ao praticar a gerncia por circulao (acompanhamento) possvel identificar atravs da observao da postura do funcionrio diante do cliente, bem como atravs das reaes expressadas pelos clientes, obter indicativos para avaliar se o atendimento est adequado ou no. No possvel acompanhar todos os funcionrios individualmente, durante o tempo todo. Porm pode-se ficar atento ao movimento dos negcios e avaliar o desempenho dos funcionrios e satisfao dos clientes, atravs da observao de posturas e atitudes. Ao praticar este tipo de acompanhamento, deve-se ter o cuidado de agir com naturalidade e espontaneidade, a fim de no propiciar um clima de tenso e insegurana por parte dos funcionrios. Comentar a importncia da comunicao no processo de gerenciamento de pessoas e desenvolver o tema com base no contedo da apostila e material de apoio.

Escultura
Categorias: - Comunicao no verbal - Criatividade Objetivos: Estimular a expresso corporal e criatividade. N de Participantes: no mnimo 6 participantes Material: No necessita material Desenrolar: 2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa: Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam esttua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar: - esttua mais engraada - esttua mais criativa - esttua mais assustadora - esttua mais bonita, etc. Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiao ou apenas palmas.

Espelho
Categorias: - Comunicao no verbal - Respeito e Valores Pessoais Objetivos: Fazer com que as pessoas descubram suas prprias limitaes (aprendendo tambm a respeitar as limitaes do outro) e proporcionar uma oportunidade de lidar com a timidez, na tentativa de super-la. N de Participantes: No h limites Material: Msica (preferencialmente clssica) para o fundo. Desenrolar: O facilitador solicita que as pessoas formem pares (de preferncia, pares entre duas pessoas que ainda no se conhecem). Em seguida forma-se um crculo, com todos sentados no cho, solicitando-se que cada par se coloque no centro e desenvolva a dinmica abaixo descrita: Tudo aquilo que um fizer (gestos, movimentos, expresses, etc) deve ser imitado pelo outro colega que compe o par, como se fosse um espelho, e vice-versa. medida que o processo vai acontecendo, o facilitador dever anotar, sobre cada par, os aspectos identificados, tais como: timidez, auto-cobrana, cuidados que devemos ter ao lidar com um ser humano (um simples gesto pode ofender), quais os sentimentos que surgiram durante o processo, medo em se expressar, ritmo, etc. Quando todos os pares do grupo passarem pela execuo da dinmica, forma-se um nico crculo e conduz-se uma discusso dirigida sobre os aspectos levantados.

Formas Com o Corpo


Categorias: - Comunicao no verbal Objetivos: Exercitar a comunicao no verbal e evidenciar a importncia de cada indivduo no processo grupal. N de Participantes: No h limites Material: No necessita material Desenrolar: Formam-se equipes de aproximadamente cinco pessoas. O facilitador explica que dir uma palavra e, simultaneamente, cada equipe dever compor com seus corpos, sem falar, uma imagem que corresponde palavra dita. Exemplo: casa, corao, avio, cama, ponte, vela, barco, estrela, etc.

Maquinas de Pessoas
Categorias: - Comunicao no verbal - Criatividade Objetivos: Perceber que h sempre uma forma interessante de se trabalhar com o inusitado. Despertar da criatividade e quebra de paradigmas. N de Participantes: No h limites Material: No necessita material Desenrolar: O facilitador divide o grupo em equipes de 08 a 10 pessoas. Cada equipe ter como objetivo construir uma mquina. As mquinas so:

Uma banheira de hidromassagem para girafas; Um lava-jato para elefantes; Um chuveiro especial para gatos do mato.

Ao final cada grupo dever representar com os prprios corpos e movimentos a mquina em funcionamento. Ao final o facilitador conversa com o grupo sobre a experincia e seus desafios, correlacionando com as concepes de possvel e impossvel, o habitual e o novo no trabalho.

O Vivo
Categorias: - Comunicao no verbal - Cooperao Objetivos: Trabalhar cooperao e introduzir o tema de comunicao no verbal. N de Participantes: de 8 a 32 participantes Material: Cadeiras. Desenrolar: O facilitador dispe as cadeiras em crculo e divide o grupo em dois. Um grupo ficar sentado nas cadeiras, menos em uma que dever estar vazia. O outro grupo ficar em p, atrs de cada cadeira, inclusive da vazia. Aquele que ficar em p, atrs da cadeira vazia ser o "vivo". Os demais que estaro em p tero suas mos apoiadas nas costas da cadeira e s podero olhar para a nuca desta pessoa, sem toc-la. Ao iniciar a dinmica o "vivo" dever, dissimuladamente, piscar um olho para umas pessoas sentadas no crculo. A pessoa a quem foi direcionada a piscada de olho dever sair de sua cadeira e ir sentar-se na cadeira vazia do "vivo". Se, na hora de sair, a pessoa foi tocada por quem est de p nas suas costas dever voltar a se sentar. Caso consiga partir sem ser tocada a pessoa que estava em p atrs desta passar a ser o "vivo". A dinmica continuar com o novo "vivo" piscando para outras pessoas e assim sucessivamente. Ao fim da dinmica o facilitador abrir a discusso para que os participantes compartilhes suas sensaes e idias.

Olhos de guia
Categorias: - Comunicao - Comunicao no verbal - Confiana Objetivos: Fortalecer vnculos, trabalhar a importncia e o significado do "olhar nos Olhos", a verdade, a honestidade, e a segurana. N de Participantes: de 10 a 32 participantes Material: Msica. Desenrolar: O facilitador pede que os participantes, divididos em 2 equipes, formem duas linhas de forma que fiquem um de frente para o outro. Cada participante dever ter os OLHOS FIXOS no parceiro da outra equipe. O facilitador colocar uma msica para embalar a dinmica. Ao comando do facilitador (pode ser um sinal sonoro), cada participante da dupla dar um pequeno passo pra trs, depois mais um, e mais outro. Aps alguns passos todos iro danar, pular, se virar, dar cambalhota, etc, mas sempre com os OLHOS FIXO no parceiro. Passados alguns minutos e ao sinal do facilitador, todos comearo a voltar para o lugar de incio, formando novamente as duas linhas. Ao final o facilitador ir abrir a palavra para que os participantes compartilhem sensaes, idias, etc.

Orquestra Humana
Categorias: - Comunicao no verbal - Criatividade Objetivos: Desenvolver a sintonia do Grupo, a criatividade e a agilidade. N de Participantes: de 6 a 20 participantes Material: No necessita material Desenrolar: O Facilitador divide o grupo em equipes de 6 pessoas. Um ser o maestro e os outros sero os instrumentos musicais. Cada "instrumento" dever escolher um som distinto para cada uma de suas mos. Este som no poder mudar depois de iniciada a dinmica. Os "instrumentos" da equipe ficaro com as mos estendidas para frente (ou sobre uma mesa, cerca ou mureta) de forma que o maestro possa toc-las facilmente sem se deslocar muito. Caber aos mastros, cada um a seu tempo, tocar uma "composio" musical utilizando-se de seus "instrumentos". O facilitador dever permitir que eles treinem por alguns minutos e ento cada um far a sua apresentao. Os maestros podero se divertir tocando as msicas que quiserem. A critrio do facilitador os maestros podero ser substitudos durante a dinmica. Ao final o facilitador permitir que todos compartilhes sensaes e idias a respeito da dinmica.

Os Corpos Que Revelam Uma Posio Social


Categorias: - Comunicao - Comunicao no verbal - Comunicao verbal - Criatividade - Expresso emocional - Liderana - Poder de persuaso e influncia Objetivos: Sentir que atrs de nosso corpo h uma instituio (os organismos, os ritos, os direitos e os temores); sentir que atrs das instituies h pessoas, h decises tomadas por elas, h relaes. etc. N de Participantes: de 5 a 15 participantes Material: Lpis ou caneta e folhas em branco para os participantes. Desenrolar: O facilitador inicia propondo ao grupo que cada um se imagine em situaes passadas da vida em que no se sentiram vontade nas comunicaes com outras pessoas, ou ainda, situaes em que as palavras no saram facilmente quer seja pelo acanhamento, medo ou outras dificuldades. Imagina-se que quase todas as pessoas passaram por tais situaes, na vida. Cada participante ir fazer suas anotaes a respeito destas lembranas. Aps alguns minutos pede-se que, um a um, os participantes leiam suas anotaes. Geralmente se observa que as situaes mais constrangedoras e apresentadas pela maioria dos grupos se referem comunicao com os superiores, e no com iguais. Diante dessa situao, o facilitador escolhe para o exerccio uma secretria e dois protagonistas e prope uma dramatizao baseada no seguinte texto: Uma determinada pessoa foi procurar o chefe de pessoal de uma empresa para informarse acerca de um emprego, antes de candidatar-se ao mesmo. O pretendente bate porta. A secretria atende e convidando-o a entrar. Ao atender, sada-o, pedindo que aguarde sentado. Entra na sala do chefe para anunci-lo. Enquanto espera, apressado e nervoso, procura no bolso um bilhete no qual anotara o seu pedido. Nisso aparece a secretria, o que no permitiu fosse lido o bilhete, antes de ser atendido pelo chefe. "O chefe pede para voc entrar", anuncia a secretria. Imediatamente ele se levanta, e, com um sorriso nos lbios, entra. Olha para o chefe, que continua sentado sua mesinha, parecendo neutro, preocupado com seu trabalho de escritrio. "Bom dia", diz ele, e espera mais um pouco. Aps alguns minutos, o chefe manda-o sentar. Ele se senta na beirada da cadeira, ocupando s um tero da mesma. Acanhado, meio encurvado, a

cabea inclinada levemente para frente, comea a falar, dizendo ter lido um anncio de que a empresa estava precisando contratar mais funcionrios e que, antes de candidatarse, desejava obter algumas informaes a respeito do trabalho. Sua fala fraca, tmida preocupando-se em no dizer demais. Sua cabea est apoiada nas mos, olhando sempre o chefe por baixo das sobrancelhas. Eis que o chefe, que at agora permanecia calado, diz ao candidato: "Fale-me primeiro algo a respeito de sua formao e de sua experincia". A esta altura, o candidato j no insiste em ter informaes, procurando responder imediatamente pergunta do chefe, continuando sempre sentado na beirada da cadeira. Ento o facilitador aplica uma tcnica usada em psicodramatizao, parando a cena e invertendo os papis. O candidato se torna o chefe do pessoal, sentando-se no escritrio, no lugar ocupado pelo chefe, e este ocupa a posio do candidato, fazendo o seu papel. importante observar como o comportamento das pessoas muda radicalmente. O candidato toma uma posio reta, firme, sentando-se corretamente. Enquanto o chefe deixa seu ar de autoridade, e apresenta-se humilde, acanhado, falando com voz sumida. A dinmica continua. O facilitador pede aos observadores do grupo que faam uma lista das anotaes de tudo o que constataram e a mensagem que os dois protagonistas deixaram na dramatizao. A seguir, cada observador ler suas anotaes, dar-se- uma discusso dirigida a respeito da dinmica.

Os Trs Desafios do Crculo Yurt


Categorias: - Comunicao no verbal - Criatividade - Liderana - Negociao e gesto de conflitos Objetivos: Vivenciar de forma prtica o funcionamento das equipes em sua dinmica, incluindo: ritmos, mudanas, diferenas individuais, presena e ocupao de espaos na equipe e empatia. N de Participantes: at 30 participantes Material: Msicas harmonizantes e euforizantes (mximo 30 segundos por ritmo) . Giz ou fita adesiva para marcar crculo o cho. Desenrolar: O Crculo de Yurt originrio da tenda circular dos nmades da Monglia. A dinmica em si pode ser utilizada em seminrios de atitudes com finalidade de melhoria das relaes de trabalho e leitura do tecido social das equipes. Previamente o facilitador desenha um crculo grande no cho com giz ou fita adesiva. Metade do grupo ficar dentro do crculo e a outra metade fora deste. Desafio 1: Ao sinal dado pela msica os participantes dentro do crculo devem se movimentar no ritmo da mesma e os de fora no ritmo contrrio. Aps algum tempo, os grupos trocam de lugar: os de dentro passam para fora e vice-versa. Fala do facilitador: "Precisamos aprender a conviver com diversos ritmos, adaptandonos e fluindo com as mudanas". Desafio 2: Os participantes de dentro do crculo sentam-se no cho. Os de fora fecham os olhos e ao som de uma msica harmonizante, passeiam dentro do crculo, desviando dos obstculos (aqueles que esto sentados e os prprios colegas). Fala do facilitador: "Existem espaos desocupados que cabem todos os componentes de uma equipe. Para ocup-los precisamos perceber onde esto, fluir, enfrentar os obstculos com sabedoria e achar o nosso lugar na empresa, sem necessariamente

eliminar os outros." Desafio 3: Os participantes formam duas rodas concntricas, de frente uns para os outros. Ao som de uma msica, a roda de dentro gira para a direita, bem devagar e as pessoas se olham por alguns segundos. Este momento deve ser realizado de forma solene e em silncio Fala do facilitador: "O maior desafio do ser humano olhar nos olhos do outro. Ao olhar para o outro nos vemos como seres iguais, humanos, com as mesmas dificuldades e competncias. Costumamos olhar para o semelhante com dois tipos de olhar: crtica e cobia. Hoje vamos experimentar o olhar do respeito, da admirao, a fraternidade. Procurem enxergar o que existe de humano em cada olhar." Terminar a atividade com abraos. Sugestes de msicas: Desafio 01 - coletnea com 30 segundos de ritmos diferentes. Desafio 02 - CD Blade Runner - Vangelis. Msica One more kiss me dear Desafio 03 - CD 1492 - Vangelis . Msica: Conquista do paraso. Abraos - Msica: Amizade sincera - Renato Teixeira e Dominguinhos. Ao final, em crculo, realiza-se um painel livre onde cada participante fala sobre:

Seus sentimentos; Suas facilidades e dificuldades; As semelhanas do crculo de yurt e os crculos reais do trabalho; Os aprendizados e insights.

O facilitador poder ainda reforar os temas vivenciados: ritmos, mudanas, percepo e ocupao de espaos, empatia. Competncias que podem observadas: Observao, negociao , organizao, planejamento, agilidade, motivao, relacionamento interpessoal, comunicao, ateno concentrada, humor, criatividade, resistncia a frustrao, sociabilidade, raciocnio lgico, resistncia a presso, liderana, trabalho em equipe.

Percepo do Outro
Categorias: - Comunicao - Comunicao no verbal - Respeito e Valores Pessoais Objetivos: Exercitar a percepo e memria visual, observar detalhes, descontrair. N de Participantes: no mnimo 6 participantes Material: No necessita material Desenrolar: Esta dinmica que no precisa ser realizada com todos os participantes, sendo satisfatria (e at mesmo desejvel) mesmo se aplicada em parte do grupo, onde os demais participantes apenas observariam. Se necessrio pode-se inverter os papis ao final: quem observou participa e vice-versa. O facilitador solicita alguns voluntrios (de 8 a 10 pessoas), pedindo que fiquem em duplas, de frente para o outro. Orienta-se que os participantes de cada dupla, durante alguns segundos, observem-se minuciosamente um ao outro. O facilitador pede ento que, nas duplas, fiquem de costas um para o outro. Enquanto esto de costas cada um dever alterar alguma coisa em si (objeto, cabelo, roupa, etc.). Feita a alterao voltam a ficar de frente um para o outro e o facilitador pergunta, por dupla, o que cada um percebe de mudana no outro. Finaliza-se com a leitura do texto "Ver Vendo", fazendo algumas reflexes acerca da loucura do dia-a-dia, onde no nos percebemos e muito menos percebemos a riqueza dos detalhes nas coisas e pessoas que nos cercam. VER VENDO Otto Lara Rezende "De tanto ver, a gente banaliza o olhar - v... no vendo. Experimente ver, pela primeira vez, o que voc v todo dia, sem ver. Parece fcil mas no : o que nos cerca, o que nos familiar, j no desperta curiosidade. O campo visual da nossa retina como um vazio. Voc sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta. Se algum lhe perguntar o que voc v no caminho, voc no sabe. De tanto ver, voc banaliza o olhar. Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prdio do seu

escritrio. L estava sempre, pontualssimo, o porteiro. Dava-lhe bom dia e, s vezes, lhe passava um recado ou uma correspondncia. Um dia o porteiro faleceu. Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? No fazia a mnima idia. Em 32 anos nunca conseguiu v-lo. Para ser notado, o porteiro teve que morrer. Se, um dia, em seu lugar estivesse uma girafa cumprindo o rito, pode ser, tambm, que ningum desse por sua ausncia. O hbito suja os olhos e baixa a voltagem. Mas h sempre o que ver: gente, coisas, bichos. E vemos? No, no vemos. Uma criana v o que o adulto no. Tem olhos atentos e limpos para o espetculo do mundo. O poeta capaz de ver pela primeira vez o que, de to visto, ningum v. H pai que raramente v o prprio filho. Marido que nunca viu a prpria mulher. Nossos olhos se gastam no dia-a-dia, opacos. ... por a que se instala no corao o monstro da indiferena."

Rtulos
Categorias: - Comunicao no verbal - Criatividade - Unio Objetivos: Discutir sentimentos dos participantes do grupo. N de Participantes: No h limites Material: Etiquetas auto-adesivas previamente confeccionadas. Desenrolar: O instrutor cola uma etiqueta na testa de cada participante, sem que o participante veja o que est escrito nela. Movimentam-se pela sala, os participantes devem se tratar uns aos outros conforme o rtulo que virem na testa dos companheiros. Cada um deve tentar adivinhar que rtulo recebeu. Depois de 10 minutos, o coordenador pede para cada um diga o rtulo que acha que recebeu e o que sentiu. Deve-se conversar tambm sobre os efeitos que os rtulos provocaram nas pessoas, se gostam ou no de serem tratadas a partir de rtulos e comparar com o que acontece na vida real no cotidiano do grupo. Sugestes de rtulos: aprecie-me ensine-me tenha piedade de mim aconselhe-me respeite-me ajude-me rejeite-me ignore-me ria de mim zombe de mim trate-me como celebridade

Salve-se Antes da Msica Parar


Categorias: - Comunicao no verbal - Cooperao - Unio Objetivos: Comunicao no-verbal e cooperao. N de Participantes: de 16 a 32 participantes Material: Bolinhas adesivas com 4 cores diferentes. 4 Objetos, desenhos ou etiquetas maiores para cada uma das quatro cores correspondentes aos grupos a serem formados. Desenrolar: Antes de iniciar a dinmica o facilitador dever informar que trata-se de uma atividade sem comunicao verbal. O facilitador dever colocar em cada participante uma bolinha colorida (adesivo) na testa, sem que o integrante veja qual a cor que lhe foi destinada. Cada cor de adesivo dever ter um lado da sala correspondente, ou seja, em uma das paredes da sala ter um objeto, desenho ou etiqueta simbolizando que aquela a parede amarela, e da mesma forma, com as demais cores. Inicia-se uma dinmica com uma msica e o objetivo de cada participante ser o de se dirigir para o lado da sua cor correspondente. Os participantes devero se ajudar sem falar entre si e, ao mesmo tempo, tambm serem ajudadas. Quando a msica parar os participantes sero convidados a se abraarem. Ao final o facilitador dever abrir a palavra a todos para que compartilhem sensaes, idias, etc.

Sensibilidade
Categorias: - Comunicao no verbal Objetivos: Melhorar a sensibilidade, concentrao e socializao do grupo. N de Participantes: No h limites Material: No necessita material Desenrolar: Dois crculos com nmeros iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mos, senti-las, toc-las bem, estud-las. Depois, todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do crculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que faam novo crculo voltado para fora, dentro do respectivo crculo. Ainda com os olhos fechados, proibido abri-los, vo tocando de mo em mo para descobrir quem lhe deu a mo anteriormente. O Grupo de fora quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mo correta deve dizer: Esta ! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta novamente. Obs: Essa dinmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Ps, orelha, olhos, joelhos, etc.

Substantivo
Categorias: - Comunicao no verbal - Criatividade Objetivos: Desenvolver a criatividade e desinibio. N de Participantes: No h limites Material: Papel e caneta para cada participante. Desenrolar: Em crculo os participantes devem estar de posse de um pedao de papel e caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em forma de mmicas. Podendo representar uma palavra mais fcil, dividi-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas proibido soltar qualquer tipo de som.

Telefone Sem Fio Com Mmicas


Categorias: - Comunicao no verbal Objetivos: Ilustrar a repercusso que pequenos erros tm sobre o resultado final de um processo. Demonstrar a importncia da comunicao no verbal. N de Participantes: no mnimo 5 participantes Material: No necessita material Desenrolar: Escolhe-se um voluntrio para iniciar a dinmica e lhe diz no ouvido, ou fora da sala, que este ter que, atravs de gestos, representar uma pessoa dando banho num elefante para outro participante do grupo. O outro participante ir repassar para um terceiro o que entendeu, tambm atravs de mmica, no podendo haver comunicao verbal, de forma alguma. Apenas o ltimo participante a assistir a mmica vai dizer o que entendeu. Ao final o facilitador conduzir uma discusso dirigida sobre as distores verificadas durante o trnsito da mensagem. Correlacionar com a cadeia de processos dentro da rotina do ambiente de trabalho ou familiar. Dica: Em grandes grupos escolhe-se um sub-grupo de voluntrios para participar e os demais ficam como observadores.

Torre de Controle
Categorias: - Comunicao - Comunicao no verbal Objetivos: Um apito, uma cadeira, uma caixa com panos, fitas, chapus diversos. N de Participantes: no mnimo 10 participantes Material: Trabalhar com assuntos como a comunicao no verbal, a prontido, a memria, a ateno e a capacidade de concentrao. Desenrolar: O facilitador solicita ao participantes que formem um semicrculo de frente para si. Etapa I: O facilitador desafia o grupo a responder, com prontido, s orientaes da "torre de comando", informando que ele quem ir passar as orientaes mediante 4 sinais distintos, atravs dos quais os participantes agiro de forma diferenciada: 1 palma: deslocar-se pela sala, usando somente um p e movimentando os braos para cima; 2 palmas: sentar-se no cho;

3 palmas: caminhar segurando o joelho; 1 apito: formar um crculo.

O facilitador realiza um rpido teste a fim de verificar se todos compreenderam os comandos. A seguir, inicia os comandos efetivamente alternando-os e eliminando aqueles que responderem de forma incorreta. Etapa II: Solicita-se alguns voluntrios os quais devero criar novas formas de comando e conduzir a atividade. O facilitador coloca disposio dos voluntrios uma caixa com alguns objetos intermedirios (panos, chapus, fitas) que podero ser utilizados para as novas formas de comando. Pede-se que, um por vez, cada voluntrio comande a "torre de controle" por no mximo 5 minutos. Ao final o facilitador abre espao para comentrios indagando aos participantes sobre os sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que eles julgarem importantes, relacionando a atividade necessidade da prontido para responder s demandas dirias na funo.

S-ar putea să vă placă și