Sunteți pe pagina 1din 2

7- O revelador utilizado destrutvel? Explique.

No, a exposio radiao ultravioleta considerada no destrutiva, visto que a amostra pode ser recuperada posteriormente, diferente da maioria dos mtodos qumicos onde a placa entra em contato com algum reagente qumico que ir revelar os compostos, o que acaba alterando a estrutura qumica das substncias. A visualizao pode ser efetuada inclusive atravs de mtodos fsicos, o que permite a revelao de alguns compostos sem alterar a sua estrutura qumica. o caso da exposio das placas luz ultravioleta ou a vapores de iodo. Como a maioria dos compostos no so modificados pela rpida exposio radiao ultravioleta, esta tcnica considerada uma anlise no destrutiva, podendo a amostra ser recuperada como realizado na cromatografia preparativa1,2. Visualizao (revelao) Mtodo no-destrutivo: lmpada de UV: se a substncia emite fluorescncia na regio visvel, ela poder ser visto. Se no emite, poder ser usada fase estacionria contendo fluorcena, onde a maioria dos compostos aparecem mediante a revelao da fluorcena, aparecendo como manchas pretas. Mtodo destrutivo: sobre a placa espalhada uma soluo de um reagente apropriado que produz uma cor caracteristica para cada tipo de composto. Iodo pode ser usado para revelar substncias com dupla ligao. Srie eleutrpica 8- Discorra sobre a concentrao indicada no frasco do medicamento e a concentrao obtida no experimento. Todos os medicamentos analisados atenderam os padres oficiais, visto que a quantidade de ingrediente ativo detectado nas amostras respeitou a faixa de variao normalmente adotada que compreende entre 95 e 105% para produtos acabados.

9-Qual a importncia deste artigo para a rea farmacutica. Normalmente a anlise de frmacos diurticos em associao em preparaes farmacuticas feita atravs de espectroscopia de absoro na regio do ultravioleta e visvel, amperometria, titulometria, todos envolvendo longo tempo de extrao e, alm disso, gerando altos custos aos laboratrios. O trabalho mostrou que o mtodo estudado apresentou-se promissor visto da aplicabilidade do mtodo cromatografia espectrofotometria, com uma srie de vantagens em relao a outras tcnicas, uma vez que permite a quantificao de

mltiplos ingredientes ativos com preciso adequada, num curto perodo de tempo, alm do seu baixo custo. Quanto a rea farmacutica, o estudo apresentou, um mtodo efetivo e econmico no controle de qualidade dos medicamentos, itens essenciais para indstrias e laboratrios que prezam pela otimizao da produo, sem comprometimento do produto final.

Em geral os mtodos qumicos de revelao so destrutivos e utilizados apenas em separaes analticas. A seguir apresentamos um quadro com alguns exemplos de reveladores utilizados na cromatografia em camada fina analtica.

http://pt.scribd.com/doc/86641013/Padronizacao-e-Identificacao-de-Farmacos

SULFATO DE MERCRIO E DFCGrupos com anel imida, como os barbitricos e a Fenitona, reagem com osulfato de mercrio, com a formao de manchas brancas e, em seguida reagemcom DFC formando manchas violetas.

S-ar putea să vă placă și