Sunteți pe pagina 1din 104

Direito Constitucional Prova 2 CGU 2004

PDF

Imprimir

31 - Analise as assertivas a seguir, relativas Teoria Geral do Estado, aos poderes do Estado e suas respectivas funes e Teoria Geral da Constituio, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opo correta.

Segundo a melhor doutrina, a soberania, em sua concepo contempornea, constitui um atributo do Estado, manifestando-se, no campo interno, como o poder supremo de que dispe o Estado para subordinar as demais vontades e excluir a competio de qualquer outro poder similar.

Em um Estado Parlamentarista, a chefia de governo tem uma relao de dependncia com a maioria do Parlamento, havendo, por isso, uma repartio, entre o governo e o Parlamento, da funo de estabelecer as decises polticas fundamentais.

Em sua concepo materialista ou substancial, a Constituio se confundiria com o contedo de suas normas, sendo pacfico na doutrina quais seriam as matrias consideradas como de contedo constitucional e que deveriam integrar obrigatoriamente o texto positivado.

Um dos objetos do Direito Constitucional Comparado o estudo das normas jurdicas positivadas nos textos das Constituies de um mesmo Estado, em diferentes momentos histrico temporais.

A ideia de uma Constituio escrita, consagrada aps o sucesso da Revoluo Francesa, tem entre seus antecedentes histricos os pactos, os forais, as cartas de franquia e os contratos de colonizao.

a) V, V, V, F, V b) V, V, F, F, V c) F, F, V, V, F d) F, F, F, V, V e) V, V, F, V, V

32 - Analise as assertivas a seguir, relativas Supremacia da Constituio, tipos e classificaes de Constituio, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opo correta. A existncia de supremacia formal da constituio independe da existncia de rigidez constitucional. Na histria do Direito Constitucional brasileiro, apenas a Constituio de 1824 pode ser classificada, quanto estabilidade, como uma constituio semi-rgida. As constituies outorgadas, sob a tica jurdica, decorrem de um ato unilateral de uma vontade poltica soberana e, em sentido poltico, encerram uma limitao ao poder absoluto que esta vontade detinha antes de promover a outorga de um texto constitucional. Segundo a melhor doutrina, a tendncia constitucional moderna de elaborao de Constituies sintticas se deve, entre outras causas, preocupao de dotar certos institutos de uma proteo eficaz contra o exerccio discricionrio da autoridade governamental.Segundo a classificao das Constituies, adotada por Karl Lowenstein, uma constituio nominativa um mero instrumento de formalizao legal da interveno dos dominadores de fato sobre a comunidade, no tendo a funo ou a pretenso de servir como instrumento limitador do poder real.

a) F, V, V, F, V b) V, F, V, F, F c) F, V, F, F, V

d) F, V, V, F, F e) V, V, F, V, V

33 - Analise as assertivas a seguir, relativas ao poder constituinte e princpios constitucionais, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opo correta.

a) F, F, V, F, F b) F, F, V, V, F c) V, F, F, F, F d) F, V, V, V, V e) V, F, F, V, V

35 - Analise as assertivas a seguir, relativas aos princpios fundamentais e aos princpios constitucionais da Constituio Federal de 1988 (CF/88), e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opo correta.

Segundo a melhor doutrina, os princpios constitucionais positivos se dividem em princpios poltico-constitucionais e princpios jurdico-constitucionais, sendo estes ltimos tambm denominados como princpios constitucionais fundamentais.

A possibilidade de interveno da Unio nos Estados onde no ocorra a prestao de contas da administrao pblica, direta e indireta, uma exceo ao princpio federativo que tem por objetivo a defesa do princpio republicano.

Na competncia legislativa concorrente, em face de omisso legislativa da Unio, prev a CF/88 a competncia legislativa plena de Estados e Distrito Federal.

A autonomia financeira dos municpios, reconhecida em razo do princpio federativo, adotado pela CF/88, implica a existncia de autonomia para a instituio de seus tributos e gesto de suas rendas.

A possibilidade de a Unio instituir, mediante lei complementar, imposto no previsto expressamente como sendo um imposto de competncia da Unio, desde que seja no-cumulativo e no tenha fato gerador ou base de clculo prprios de outros impostos discriminados na CF/88, constitui uma competncia legislativa residual.

a) F, F, V, V, V b) V, V, F, F, V c) F, V, V, V, V d) V, F, F, V, F e) F, F, V, V, F

36 - Na questo a seguir, relativa a direitos e garantias fundamentais, marque a nica opo correta.

a) Segundo a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia, o direito inviolabilidade da honra, pela natureza subjetiva desse atributo, no se aplica pessoa jurdica. b) Como forma de assegurar os objetivos da igualdade tributria, que tem natureza distributiva, a CF/88, expressamente, faculta administrao tributria identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as

atividades econmicas do contribuin c) Segundo precedentes do STF, em um processo criminal, possvel a recusa pelo juiz da tomada de depoimento de uma testemunha arrolada pelo advogado do Ru, sem ofensa ao princpio da ampla defesa, quando, de forma evidente, tratar-se de testemunha imprestvel para o processo. d) Segundo precedentes do Supremo Tribunal Federal, toda norma constitucional de aplicabilidade imediata, mesmo as decorrentes de emenda Constituio, possui uma retroatividade mnima, que alcana efeitos futuros de fatos passados, porm no pode a emenda constitucional, em respeito estabilidade dos direitos subjetivos, alcanar os efeitos j produzidos mas no consumados de fatos passados e os efeitos produzidos e consumados de fatos passados. e) Embora qualquer pessoa tenha legitimidade ativa para propor habeas corpus, a seu favor ou de terceiro, independentemente de sua capacidade civil e poltica, segundo a jurisprudncia dos Tribunais, essa legitimidade ativa no se estende ao menor de dezoito anos, em razo dos requisitos essenciais para a validade dos atos judiciais.

37 - Na questo abaixo, relativa a direitos e garantias fundamentais, marque a nica opo correta.

a) Segundo a jurisprudncia do STF, havendo mais de um sindicato constitudo na mesma base territorial, a sobreposio deve ser resolvida com base no princpio da anterioridade, cabendo a representao da classe trabalhadora organizao que primeiro efetuou o registro sindical. b) Segundo a jurisprudncia do STF, a estabilidade do dirigente sindical, no caso do servidor pblico, estende-se inclusive ao cargo em comisso eventualmente por ele ocupado poca de sua elei c) Segundo a jurisprudncia dos Tribunais, a interposio de Mandado de Segurana Coletivo por sindicatos ou associaes legitimadas no dispensa a juntada de procurao individual por parte dos integrantes da coletividade, unida pelo vnculo jurdico comum.

d) A decretao de greve por questes salariais, fora da poca de dissdio coletivo, no encontra respaldo no direito de greve definido no texto constitucional. e) A participao dos empregados nos colegiados dos rgos pblicos em que seus interesses profissionais sejam objeto de deliberao, nos termos da CF/88, depende da existncia de nmero mnimo de empregados registrados na categoria.te.

38 - Analise as assertivas a seguir, relativas organizao polticoadministrativa do Estado brasileiro, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opo correta.

Nos termos hoje definidos na CF/88, no possvel a criao de novos municpios no Brasil, uma vez que ainda no foi elaborada, pela Unio, a lei complementar que definir o perodo em que esses municpios podero ser criados.

Embora os recursos naturais da plataforma continental e da zona econmica exclusiva sejam bens da Unio, a Constituio Federal assegura aos Estados a participao no resultado da explorao de petrleo localizado na plataforma continental correspondente extenso da rea territorial do Estado.

Nos termos da CF/88, a responsabilidade civil por danos nucleares, independentemente da existncia de culpa, da Unio, respondendo a Unidade Federada, subsidiariamente, apenas se demonstrada sua culpa in vigilando.Pertencem aos Estados as ilhas fluviais e lacustres que no se encontrem nas zonas limtrofes com outros pases ou na divisa com outros Estados da Federao.

Compete aos municpios explorar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local, includos o de

transporte coletivo e os servios locais de gs canalizado.

a) V, V, F, V, V b) F, F, F, F, F c) F, V, F, F, V d) V, V, V, F, V e) V, V, F, F, F

Segundo a CF/88, no possvel a percepo de mais de uma aposentadoria conta do regime de previdncia do servidor pblico.f) O servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao.

40 - Na questo abaixo, relativa organizao poltico-administrativa do Estado, marque a nica opo correta.

a) Segundo a CF/88, as eleies para Prefeito seguiro as mesmas regras definidas na Constituio para a eleio do Presidente da Repblica, se o municpio tiver mais de duzentos mil habitantes. b) Segundo a CF/88, a Cmara Municipal no poder gastar mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, no sendo includo nesse percentual o gasto com o subsdio de seus Vereadores. c) Com relao ao controle interno nos municpios, a CF/88 s prev expressamente a existncia de sistemas de controle interno no Poder Executivo municipal, o que no impede que a lei orgnica municipal preveja a existncia de controle interno no mbito do Poder Legislativo. d) O parecer prvio, emitido pelo rgo competente, sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, meramente indicativo, podendo ser

rejeitado pela maioria simples dos membros da Cmara de Vereadores. e) Segundo o STF, por falta de previso expressa no texto da CF/88, no possvel ao Tribunal de Justia do Estado requisitar a interveno estadual no municpio, na hiptese de descumprimento por este de ordem ou deciso judicial.

41 - Na questo abaixo, relativa organizao dos Poderes e Ministrio Pblico, marque a nica opo correta.

a) Admitida pela Cmara dos Deputados a denncia ou queixa contra o Presidente da Repblica por prtica de crime comum, est o Supremo Tribunal obrigado a receber a denncia ou queixa, dando incio ao processo penal. b) obrigatria a audincia, pelo Presidente da Repblica, do Conselho de Defesa Nacional, na hiptese de decretao do Estado de Defesa, sendo a sua manifestao vinculante apenas quando sua posio for contrria decretao da medida. c) Segundo o entendimento do STF, os Ministros nomeados para os Tribunais Superiores, oriundos da advocacia, adquirem estabilidade aps dois anos de efetivo exerccio. d) Segundo a CF/88, so irrecorrveis as decises do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que contrariarem Constituio Federal e as denegatrias de habeas corpus ou mandado de segurana. e) Segundo o entendimento do STF, a vedao ao membro do Ministrio Pblico (MP) de exerccio da advocacia no se aplica nos processos penais em que o membro do MP apresentar sua defesa, atuando em causa prpria.

42 - Analise as assertivas a seguir, relativas organizao dos Poderes e Ministrio Pblico, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em

seguida, marque a opo correta.

A perda de mandato de um Deputado ou Senador que sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado ser declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofcio ou mediante provocao de qualquer de seus membros ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.

Nos termos da CF/88, o Presidente da Repblica s poder solicitar urgncia para apreciao de proposio que verse sobre matria cujo projeto de lei seja de sua iniciativa privativa.

Aprovado, pelo Congresso Nacional, projeto de lei de converso, alterando o texto original da medida provisria, esta s perder sua vigncia quando o projeto for sancionado ou vetado pelo Presidente da Repblica, ainda que isso ocorra aps o prazo mximo de cento e vinte dias contados de sua edio.

Segundo a CF/88, o julgamento das contas da Mesa da Assembleia Legislativa de competncia do Tribunal de Contas do Estado, no sendo sua deciso meramente opinativa.

( ) Segundo a CF/88, o Tribunal de Contas poder sustar diretamente a execuo de contratos administrativos, desde que o responsvel pela execuo do contrato no adote no prazo assinalado as providncias necessrias para o exato cumprimento da lei.

a) V, F, F, F, F b) F, F, V, F, F c) F, V, V, V, V d) F, F, V, V, F e) V, V, V, V,V

43 - Analise as assertivas a seguir, relativas ao Sistema Tributrio Nacional, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opo correta.

Segundo precedentes do STF, constitucional a cobrana pelo municpio de Imposto Sobre Servios (ISS) incidente sobre a locao de aparelhos, mesas e terminais de telefonia e de telecomunicaes.

Segundo precedentes do STF, a revogao de iseno torna o tributo imediatamente exigvel, no se aplicando, nessa hiptese, o princpio da anterioridade.

Segundo a jurisprudncia do STF, a anistia tributria, por ser matria de competncia municipal em relao aos tributos que lhe cabe instituir, pode ser estabelecida na lei orgnica do municpio.

Segundo precedentes do STF, a imunidade tributria, concedida pelo texto constitucional para instituies de assistncia social sem fins lucrativos, impede a cobrana de IPTU sobre imveis da entidade destinados residncia de membros dessa entidade beneficente.

A imunidade recproca, prevista na CF/88, impede a incidncia de tributos sobre o patrimnio e rendas dos entes federados, mas essa imunidade no afasta a incidncia de impostos sobre os valores investidos, pelo membro da federao, no mercado financeiro e as rendas auferidas desse investimento.

a) V, V, F, V, F b) F, F, V, F, F c) F, V, V, F, V

d) V, F, F, V, V e) V, F, V, V, F

44 - Na questo abaixo, relativa s finanas pblicas, marque a nica opo correta.

a) Segundo a CF/88, as disponibilidades de caixa dos municpios podero ser depositadas em instituies financeiras oficiais ou privadas, a critrio do municpio. b) Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelo Congresso Nacional, em sesso conjunta, unicameral. c) Segundo a CF/88, possvel o uso de Medida Provisria com a finalidade de abertura de crditoextraordinrio para atender a despesas decorrentes de comoo interna. d) A CF/88 autoriza, em carter excepcional, a concesso de emprstimos, pelo Governo Federal, a municpios, inclusive por antecipao de receita, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista. e) A vedao de vinculao de receita de impostos a despesas, prevista na CF/88, impede a vinculao de receitas prprias geradas pelos impostos municipais para a prestao de garantia Unio.

45 - Analise as assertivas a seguir, relativas s polticas pblicas, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opo correta.

Segundo a CF/88, um dos requisitos da funo social da propriedade a explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores.

Por serem de relevncia pblica as aes e servios de sade, entendimento do STF que o Ministrio Pblico Federal est autorizado a ajuizar ao civil pblica contra a contratao de rede hospitalar privada, no mbito do SUS, sem o devido processo licitatrio.

Segundo entendimento do STF, a gesto democrtica do ensino pblico impe a adoo da eleio para o provimento dos cargos de direo dos estabelecimentos de ensino pblico.

A CF/88 estabelece que Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios organizaro seus sistemas de ensino em regime de colaborao, cabendo aos municpios atuar, prioritariamente, no ensino fundamental e mdio e, aos Estados, atuar, prioritariamente, nos ensinos mdio e superior.

O ato de outorga de concesso, permisso e autorizao para o servio de radiodifuso sonora e de sons e imagens competncia privativa do Poder Executivo, participando o Poder Legislativo do processo apenas quando se tratar de ato de renovao de concesso.

a) V, V, F, V, V b) F, F, V, F, F c) F, V, V, V, V d) V, F, F, F, F e) V, V, F, F, F

31-E 32-D 40-C 33-B 41-D 34-A 42-D

38-E

35-C 43-A 36-B 44-C 37-A 45-E Direito Constitucional INSS 2002 PDF Imprimir

46 - Suponha que um rapaz, inconformado com o trmino de um longo namoro, queira vingar-se da antiga namorada, criando um stio (site) na internet, em que divulga fotografias da moa, expondo-a ao pblico de modo vexatrio. O rapaz, no stio que criou, invoca a liberdade de expresso como fundamento do seu comportamento. vista disso, assinale a opo correta.

a) O comportamento do rapaz ilegtimo do ponto de vista constitucional, porquanto a liberdade de comunicao somente protege a manifestao de ideias e pensamentos expressos por meio verbal no protegendo a divulgao de fotografias. b) Demonstrado que o constituinte de 1988, ao elaborar o texto constitucional, no tinha em mente a internet como meio de comunicao, no se pode dizer que a garantia da liberdade de expresso possa ser invocada em casos de manifestaes feitas em tal meio eletrnico. c) A moa retratada poder pedir indenizao pelos danos materiais que a divulgao das fotografias lhe tenha causado, mas, por conta da garantia da liberdade de expresso, no poder exigir que as fotos sejam retiradas do site. d) Se a moa tiver sofrido prejuzo econmico com a divulgao das fotografias, poder pedir indenizao por danos materiais, que poder ser cumulada com indenizao por danos morais. e) Invocando o direito de resposta, ser legtimo que a moa crie tambm um stio na internet, em que divulgue segredos ntimos do antigo namorado, mantendo-o disposio do pblico, enquanto o seu antigo namorado no desativar o stio que desenvolveu.

47 - Assinale a opo correta.

a) Todas as normas da Constituio relativas a direito fundamental so classificadas como de eficcia plena. b) Normas legais anteriores Constituio nova, que com ela sejam incompatveis no seu contedo, devem ser tidas como revogadas pela nova Constituio. c) Somente o Supremo Tribunal Federal est autorizado a interpretar a Constituio Federal, por ser o guardio da Carta da Repblica. d) Todos os direitos previstos na Constituio, por causa da hierarquia dela no ordenamento jurdico, recebem o nome e o tratamento de direitos fundamentais. e) Uma vez que a Constituio de 1988 no previu a figura do Decreto-Lei, todos os decretos-leis editados antes dela ficaram revogados com o advento da Constituio em vigor.

48 - No configura fator impeditivo da apresentao, discusso ou votao de uma proposta de emenda Constituio:

a) que a proposta de emenda seja a reiterao idntica de outra proposta de emenda rejeitada na sesso legislativa anterior. b) que a proposta de emenda seja apresentada discusso por partido poltico sem representao no Congresso Nacional. c) que durante a votao da emenda esteja em curso uma interveno federal em Estado membro. d) que a proposta tenha por objeto a criao de novos casos de priso civil por dvidas, alm daqueles j previstos pelo constituinte originrio. e) que a proposta tenha por objeto a criao da pena de banimento, para crimes hediondos.

49 - Suponha que um Fiscal do INSS, investigando uma empresa empresa G encontre violaes a trs leis distintas (Leis X, Y e Z), cada qual ensejando uma multa diferente, com base em cada uma dessas leis. Uma semana antes de o Fiscal autuar a empresa, porm, o Supremo Tribunal Federal (STF) julga trs processos relativamente a cada uma das referidas leis. A primeira ao, uma ao declaratria de constitucionalidade contra a Lei X, foi julgada, no mrito, improcedente. Na segunda ao, uma arguio de descumprimento de preceito fundamental, a Lei Y foi julgada inconstitucional. Na terceira ao, um recurso extraordinrio envolvendo outra autarquia Federal e uma outra empresa, diferente da empresa G, a Lei Z foi tida como inconstitucional. A partir desses dados, assinale a opo correta.

a) O Fiscal est impedido de autuar a empresa G com base em qualquer das leis X, Y ou Z. b) Se o Fiscal autuar a empresa G com base na Lei Z, a mesma empresa poder pedir, diretamente no STF, a nulidade do ato. c) O Fiscal somente poder autuar a empresa G com base na lei Y . d) O Fiscal livre para autuar a empresa com base em qualquer das leis X, Y ou Z, uma vez que o INSS no foi parte em nenhuma dessas aes, no estando alcanado pelos efeitos dessas decises do STF. e) As decises quanto s leis X e Y vinculam tambm o INSS, mas no a deciso tomada quanto lei Z.

54 - Sobre as comisses parlamentares de inqurito, correto afirmar:

a) Elas tm competncia para editar leis novas, quando verificarem a inadequao da legislao em vigor. b) Dependem de autorizao judicial para determinar a quebra do sigilo bancrio de investigados.

c) No tm prazo determinado para encerrar os seus trabalhos, valendo o princpio de que, enquanto houver o que investigar, permanece em funcionamento a comisso instaurada. d) Dependem de autorizao judicial para quebrar o sigilo fiscal e telefnico do investigado. e) No podem exigir de testemunha que responda a pergunta que no tenha pertinncia com o objeto da CPI ou que envolva assunto protegido pelo sigilo profissional.

55 - Assinale a opo correta a respeito da medida provisria.

a) medida provisria rejeitada pode ser reeditada na sesso legislativa seguinte quela em que a rejeio se deu. b) enquanto no for votada no Congresso Nacional, a medida provisria pode ser sucessivamente reeditada, sempre que passados 60 dias da sua publicao anterior, at que o Congresso a aprecie. c) embora no caiba medida provisria em matria relativa a direito penal, nada impede que o Cdigo de Processo Penal seja alterado por esse instrumento normativo. d) a medida provisria pode ser editada sobre assunto prprio de lei complementar. e) no sistema constitucional em vigor, no se admite hiptese de majorao de imposto por meio de medida provisria.20

56 - Assinale a opo correta.

a) Toda vez que a Constituio determina que um direito ou uma

competncia seja regulado em lei, essa lei ter nome e o tratamento de lei complementar. b) Lei ordinria que dispe sobre assunto prprio de lei complementar inconstitucional. c) A lei complementar se define por ser aprovada pelo Congresso Nacional mediante o mesmo procedimento de elaborao de emenda Constituio. d) O legislador livre para escolher as matrias que pretende regular sob a forma de lei complementar, conforme lhes queira emprestar maior ou menor estabilidade. e) Leis complementares, como as emendas Constituio, no se sujeitam sano ou ao veto do Presidente da Repblica.

59 - Sobre os limites constitucionais ao da Administrao Pblica num processo administrativo, assinale a opo correta.

a) A Administrao no pode, sob pena de desrespeito ao princpio da ampla defesa, negar-se a realizar prova pedida por investigado num processo disciplinar, mesmo que no haja proveito til algum na prova requerida. b) A Administrao no pode deixar de fornecer advogado dativo a todo investigado em processo administrativo, sempre que o investigado no possua ou no queira indicar advogado prprio, sob pena de desrespeito ao princpio da ampla defesa. c) Mesmo que sejam convincentes para o agente pblico as suspeitas de fraude na concesso de benefcio previdencirio a um certo segurado, a autarquia previdenciria dever, antes de cassar o benefcio, ouvir o segurado, sob pena de desrespeito ao princpio do devido processo legal. d) Nada impede que a Administrao aplique sano a investigado em processo administrativo, com base apenas em dados sigilosos pertencentes ao investigado, que tenham sido enviados Administrao por pessoa que os furtou. e) contrrio ao princpio constitucional da ampla defesa e do contraditrio que um processo administrativo contra um investigado corra sem que o mesmo seja ouvido, mesmo que ele, intimado a tanto, se recuse, imotivadamente, a comparecer audincia marcada.

46 - D

47 - B

48 - A

49 - E

54 - E

55 - A

56 - B

59 - C Direito Constitucional MPE-RN-Promotor de Justica 2000 Imprimir PDF

01. A ideia de controle de constitucionalidade est ligada supremacia da Constituio sobre todo o ordenamento jurdico c tambm rigidez constitucional e proteo dos direitos fundamentais. Em razo desta afirmativa:

I. poder o chefe do Poder Executivo determinar aos seus rgos subordinados que

deixem de aplicar administrativamente as leis ou atos normativos que considerar inconstitucionais;

II. o exame sobre a inconstitucionalidade representa questo prejudicial e no a questo principal debatida na causa por isso, o juiz a decide principaliter, pois ela no figura nunca como objeto do processo e dispositivo da sentena.

III. a declarao de inconstitucionalidade promovida pelo Supremo Tribunal Federal toma ineficaz o ato normativo;

IV. a inconstitucionalidade por ao ocorre com a produo de atos legislativos ou administrativos que contrariem normas ou princpios da Constituio enquanto que a inconstitucionalidade por omisso verifica-se nos casos em que so praticados atos legislativos ou administrativos requeridos para tomar plenamente aplicveis normas constitucionais;

V. o controle de constitucionalidade pode ser realizado atravs de ao direta de inconstitucionalidade genrica, interventiva por omisso, e tambm por ao declarativa de constitucionalidade.

a) I, IV e V esto corretas;

b) II, III e V esto corretas;

c) I, III e IV esto corretas;

d) somente II e III esto corretas;

e) somente I e V esto corretas.

02. O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Ainda podese afirmar:

I. vedado ao membro do Ministrio Pblico exercer atividade polticopartidria;

II. tem o Ministrio Pblico o poder de iniciativa da sua proposta oramentria podendo elabor-la independentemente dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias;

III. o membro do Ministrio Pblico no perder o cargo seno por sentena judicial transitada em julgado;

IV. constitui funo do Ministrio Pblico promover a representao para fins de

interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos na Constituio Federal;

V. os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territrios podero ser destitudos por deliberao da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.

a) somente II e V esto corretas;

b) somente IV e V esto corretas;

c) I, II e IV esto corretas;

d) III, IV e V esto corretas;

e) I, II e III esto corretas.

03. De conformidade com o texto da Constituio Federal, artigo 5, inciso LXVIII, conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. Pode-se ainda afirmar:

a) poder o habeas corpus ser utilizado para correo de qualquer inidoneidade que no implique coao ou iminncia direta de coao liberdade de ir e vir;

b) de competncia do Supremo Tribunal Federal, julgar cm recurso extraordinrio, habeas corpus decidido em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso;

c) compete ao Superior Tribunal de Justia, julgar em recurso especial, os habeas corpus decididos em nica ou ltima instncia pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos Estados, do Distrito Federal c Territrios, quando a deciso for denegatria;

d) poder impetrar habeas corpus o Ministrio Pblico, o analfabeto e a pessoa jurdica em favor da pessoa fsica;

e) ter o Ministrio Pblico legitimidade passiva nas aes de habeas corpus quando requerer e for deferida a realizao de diligncias cm inqurito policial.

04. As garantias constitucionais do trabalhador, ou seja os direitos sociais, esto inseridos no captulo II da Carta Magna. Assim, verdadeira a afirmao:

a) a durao do trabalho normal no ser superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo firmado com o empregado ou atravs de conveno coletiva do trabalho quando se tratar de mais de um empregado;

b) so assegurados categoria dos trabalhadores domsticos, entre outros direitos, salrio mnimo, dcimo terceiro salrio, frias e seguro desemprego;

c) vedada a criao de mais de uma organizao sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econmica, na mesma base territorial, que ser definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, no podendo ser inferior rea de um municpio;

d) vedada dispensa do empregado sindicalizado a partir da investidura em cargo de direo de representao sindical

e) direito dos trabalhadores urbanos ao, quanto a crditos resultantes das relaes de trabalho, com prazo prescricional de at 05 (cinco) anos aps a extino do contrato de trabalho.

05. A Constituio Federal anuncia que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impondo ao poder pblico a sua preservao e defesa. Ainda correto afirmar:

a) objetivando a cooperao internacional para a preservao do meio ambiente, o Governo brasileiro prestar, resguardados a soberania nacional, a ordem pblica c os bons costumes, a necessria cooperao a outro pas, sem qualquer nus, quando solicitada para prestar informaes sobre pessoas e coisas;

b) de competncia concorrente da Unio, dos Estados e dos Municpios proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas;

c) qualquer cidado parte legtima para propor ao popular, visando anulao do ato lesivo ao meio ambiente, ficando o autor da demanda, em qualquer hiptese, isento de custas do processo e da sucumbncia;

d) so indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pela Unio, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais, salvo quando o interessado apresentar estudo prvio de impacto ambiental;

e) as pessoas fsicas ou jurdicas responsveis por condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente esto sujeitas s sanes penais e administrativas, salvo quando procederem reparao do dano causado.

06. Em relao ao Poder Judicirio, correto afirmar:

a) compete ao Superior Tribunal de Justia processar e julgar originariamente os conflitos de atribuies entre autoridades administrativas e judicirias da Unio, alm de conflitos entre autoridades judicirias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal;

b) de competncia exclusiva do tribunal pleno as atribuies administrativas e jurisdicionais. Todavia, nos tribunais com nmero superior a vinte e cinco membros, a Constituio permite a criao de um rgo especial para o exerccio dessas atribuies.

c) o juiz goza de garantias constitucionais, no podendo o tribunal em qualquer hiptese designar-lhe outro lugar onde deva exercer suas funes;

d) a Justia Estadual biparte cm comum e especial, sendo a comum composta de juizes de primeiro grau de jurisdio, inclusive juizados especiais e justia de paz, alm dos Tribunais de Justia e de Alada; enquanto que a especializada composta pela Justia Militar e Fazenda Pblica;

e) somente pelo voto de dois teros de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou do ato normativo do Poder Pblico.

07. Assinale a alternativa certa:

a) o Presidente da Repblica ficar suspenso de suas funes quando cometidas infraes penais comuns, uma vez recebida a denncia ou queixacrime pelo Supremo Tribunal Federal, e nos crimes de responsabilidade aps a instaurao do processo pelo Congresso Nacional;

b) integram o Poder Executivo o Conselho da Defesa Nacional e o Conselho da Repblica, sendo competncia deste ltimo pronunciar-se sobre interveno federal, estado de defesa e estado de stio;

c) a declarao de vacncia pelo Congresso Nacional se dar quando o

Presidente ou o Vice-Presidente no comparecerem para tomar posse no dia 1 de janeiro;

d) compete ao Presidente da Repblica nomear os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, alm do Procurador-Geral da Repblica, aps a aprovao do Congresso Nacional;

e) o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica no podero, sem licena do Congresso Nacional, ausentar-se do pas por perodo superior a dez dias, sob pena de perda do cargo.

08. A Constituio Federal declara que a ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justia sociais. Diz-se ainda:

I. o prazo da concesso ou permisso ser de dez anos para as emissoras de televiso e de quinze anos para as de rdio;

II. o Poder Judicirio s admitir aes relativas disciplina e s competies desportivas aps esgotarem-se as instncia da justia desportiva, reguladas em lei;

III. ao contrrio do que ocorre com os ndios isoladamente, as suas comunidades e organizaes so partes legtimas para ingressar cm juzo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministrio Pblico cm todos os atos do processo

IV. as Universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso

V. a propriedade de empresa jornalstica e de rdio d1lilso sonora e de sons e imagens privativa de brasileiros natos ou naturalizados h mais de quinze anos, aos quais caber a responsabilidade por sua administrao e orientao intelectual.

a) I, II e IV esto corretas;

b) II, III e IV esto corretas;

c) I, III e V estas corretas;

d) somente II e IV esto corretas;

e) somente III e V esto corretas. 0102-B 03-D 04-C 05-A 06-A 07-B 08-D Direito Constitucional MPE-RN-Promotor de Justica 2001 Imprimir PDF

60 - Assinale a alternativa incorreta:

a) a ao declaratria no se presta para a simples declarao de fatos, exceo da declarao da autenticidade ou falsidade de documento, sendo sua finalidade primordial a declarao da existncia ou da inexistncia de relao juridica; b) se o ato processual for passvel de ser fracionado em partes independentes, a nulidade que atinja uma destas partes no contaminar as demais, que continuaro hgidas e aptas a produzirem efeito; c) a ao monitria tem por finalidade acudir a todo aquele que deseja receber algum pagamento em dinheiro, ver entregue coisa fungvel ou determinado bem mvel, valendo-se de alguma prova escrita que no tenha eficcia de ttulo executivo; d) na jurisdio voluntria, face a inexistncia de litgio e, consequentemente, de sucumbncia, as despesas decorrentes do procedimento sero adiantadas por quem o requereu, sendo posteriormente rateadas entre todos os interessados; e) a causa de pedir a norma legal invocada pelo autor para fundamentar o seu pedido.

61 - Julgue as afirmaes seguintes sobre imunidade parlamentar atribuindolhes V (verdadeiro) ou F (falso), assinalando a alternativa que contenha a sequncia correta: I somente aps a posse para o exerccio de seus respectivos mandatos os Deputados Federais e os Senadores passam a ter foro privilegiado, ou seja, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal; II no caso de priso em flagrante de Senador, pela prtica de crime inafianvel, os autos da referida priso sero remetidos dentro de, no mximo, vinte e quatro horas ao Senado, para que, pelo voto de dois teros de seus membros, mantenha, revogue ou relaxe a priso; IlI recebida denncia contra Deputado Federal, o Supremo Tribunal Federal dar cincia ao Cmara dos Deputados, que, por iniciativa de partido politico nela representado e pelo voto de dois teros de seus membros, poder, at a deciso final, extinguir o referido processo crime; IV somente em caso ou iminncia de guerra externa a incorporao de Deputados Federais e Senadores militares s Foras Armadas, depender de prvia licena da Casa respectiva; V as imunidades de Deputados Federais ou Senadores

subsistiro durante o estado de stio, s podendo ser suspensas mediante o voto de dois teros dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatveis com a execuo da medida.

a) VVVVV b) VVFFF c) FFFFV d) FVVVF e) FFVVF

62 - As Constituies rgidas so aquelas que necessitam de um processo formal, que dificulta a alterao de seu texto, estabelecendo mecanismos parlamentares especficos, quorum para a aprovao com maiorias especiais, competncia restrita para propor a sua alterao, alm de limites temporais, circunstanciais e materiais para o funcionamento do poder de reforma. So caractersticas da rigidez da Constituio de 1988, exceto:

a) a proposta de emenda Constituio ser discutida e votada em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, 3/5 (trs quintos) dos votos dos respectivos membros; b) a proposta de emenda s poder partir de 1/3 (um tero), no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, do Presidente da Repblica ou de mais da metade das Assembleias Legislativas, que encaminharo a proposta aprovada por maioria relativa de seus membros; c) a existncia de limites circunstanciais, consubstanciados na proibio do funcionamento do poder constituinte derivado, durante a vigncia do estado de stio, do estado de defesa e de interveno federal; d) a impossibilidade de controle de constitucionalidade por parte do poder judicirio sobre o produto oriundo do processo legislativo utilizado pelo poder constituinte de segundo grau, por se tratar de manifestao soberana do

povo efetuada por seus representantes; e) a existncia de limites materiais, onde se probe emendas tendentes a abolir a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e peridico; os direitos individuais e suas garantias; e a separao de poderes.

63 - Do controle da constitucionalidade concentrado no ordenamento jurdicoconstitucional brasileiro, considerando a supremacia da Constituio Federal, infere-se que:

a) compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio Federal, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente, a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal; b) compete ao Supremo Tribunal Federal a guarda da Constituio Federal e a dos Estados Federados, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente, a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal, estadual e municipal e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual; c) compete ao Superior Tribunal de Justia a guarda da Constituio Federal, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente, a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal, estadual e municipal e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual; d) compete aos Tribunais de Justia dos Estados Federados processar e julgar originariamente a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal; e) compete ao Superior Tribunal de Justia, precipuamente, a guarda da Constituio Federal, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal.

64 - A Constituio Federal de 1988 assegura que o processo legislativo compreende a elaborao de:

a) emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos, resolues, decretos e portarias; b) emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, decretos legislativos, resolues e portarias; c) leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos, decretos-lei, decretos regulamentadores e resolues; d) leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos, portarias, pareceres normativos e resolues; e) emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos e resolues.

65 - Na conformidade da atual Carta Magna, compete privativamente ao Senado Federal:

a) decretar o estado de defesa, o estado de stio e decretar e executar a interveno federal; b) processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles, e processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, o Procurador-Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio nos crimes de responsabilidade; c) processar e julgar nas infraes penais comuns, o Presidente da Repblica, o Vice- Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus prprios Ministros e o Procurador-Geral da Repblica;

d) processar e julgar nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os desembargadores dos Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios e os do Ministrio Pblico da Unio que oficiem perante tribunais; e) processar e julgar, originariamente, o crime politico, bem como conceder indulto e comutar penas.

66 - Assinale a alternativa correta:

a) aos juzes federais compete processar e julgar as causas em que a Unio, entidade autrquica, empresa pblica federal ou sociedade de economia mista com predominncia acionria federal forem interessadas na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho; b) aos Tribunais Regionais Federais compete processar e julgar originariamente os crimes previstos em tratado ou conveno internacional, quando, iniciada a execuo no Pas, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente; c) ao Supremo Tribunal Federal compete julgar em recurso ordinrio as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Municpio ou pessoa residente ou domiciliada no Pas; d) o Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de dezessete Ministros, togados e vitalcios, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da Repblica, aps aprovao pelo Senado Federal, dos quais onze 26 escolhidos dentre juzes dos Tribunais Regionais do Trabalho, integrantes da carreira da magistratura trabalhista, trs dentre advogados e trs dentre membros do Ministrio Pblico do Trabalho; e) ao Superior Tribunal de Justia compete apreciar a arguio de descumprimento de preceito fundamental decorrente da Constituio

Federal, sendo possvel recurso ordinrio para o Supremo Tribunal Federal, na forma da lei.

67 - Assinale a alternativa incorreta:

a) o Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem juridica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis, sendo seus princpios institucionais a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional; b) ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observada a Constituio Federal, propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, a poltica remuneratria e os planos de carreira; a lei dispor sobre sua organizao e funcionamento; c) os Ministrios Pblicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territrios formaro lista trplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que ser nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo; d) os Procuradores-Gerais de Justia nos Estados e no Distrito Federal e Territrios podero ser destitudos por deliberao da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva; e) conforme dispe a Constituio Federal, leis complementares da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecero a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas, relativamente a seus membros as seguintes garantias: vitaliciedade com a posse e exerccio, no podendo perder o cargo seno por sentena judicial transitada em julgado; inamovibilidade absoluta; e irredutibilidade de subsdio.

68 - Tendo em vista o que dispe a Constituio Federal, assinale a alternativa incorreta:

a) livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato; assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; b) as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; c) no iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, independentemente da existncia de dano decorrente do uso; d) so a todos assegurados independentemente do pagamento de taxas, o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; e) aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.

69 - Considerando o que dispe a Constituio Federal de 1988, em relao s garantias da magistratura, assinale a alternativa correta:

a) a vitaliciedade impede definitivamente a perda do cargo pelos juzes; b) a irredutibilidade de subsdio torna os juzes imunes tributao por meio do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza; 27 c) a vitaliciedade somente adquirida pelos magistrados aps dois anos de exerccio no cargo; d) quando em disponibilidade, aos juzes facultado exercer qualquer outro cargo ou funo; e) a inamovibilidade pode ser afastada por motivo de interesse pblico,

declarado pelo voto de dois teros do respectivo tribunal, assegurada a ampla defesa.

70 - Segundo a Constituio Federal de 1988, uma pessoa nascida no Brasil, filha de pai uruguaio e me argentina, considerada:

a) brasileira naturalizada; b) brasileira nata, em qualquer hiptese; c) aptrida; d) estrangeira, pois o Brasil adota o critrio do jus sanguinis; e) brasileira nata, desde que os pais no estejam a servio de seu pas.

71 - So privativos de brasileiros natos os cargos de:

a) Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Presidente da Cmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomtica, de oficial das Foras Armadas e de Ministro de Estado da Defesa; b) Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Deputado Federal, Senador da Repblica, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomtica, de oficial das Foras Armadas e de Ministro de Estado da Defesa; c) Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Presidente da Cmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Procurador Geral da Repblica, da carreira diplomtica, de oficial das Foras Armadas e de Ministro de Estado da Defesa; d) Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Presidente do Congresso

Nacional, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ministro do Superior Tribunal de Justia, da carreira diplomtica, de oficial das Foras Armadas e de Ministro de Estado da Defesa; e) Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Presidente da Cmara dos Deputados,

72 - 0 brasileiro nato pode perder a nacionalidade:

a) em consequncia da sano acessria a condenao pena de recluso; b) se adquirir outra nacionalidade por naturalizao voluntria; c) se banido do territrio nacional; d) se cancelada a sua nacionalidade por naturalizao voluntria; e) se privado dos seus direitos polticos por invocar crena religiosa ou convico poltica para no prestar o servio militar.

60-A 61-A 62-B 63-C 64-E 65-E 66-A 67-D 68-C 69-D 70-B

71-B 72-C Direito Constitucional e Administrativo Prova 2 MTE 2003 PDF Imprimir

01 - Analise as assertivas a seguir, relativas aos Poderes do Estado e s suas respectivas funes e ao princpio hierrquico das normas, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opo correta.

Segundo a melhor doutrina, poder poltico a energia que possui o Estado que o torna capaz de coordenar e impor decises sociedade estatal com o intuito de ordenar as relaes entre os grupos sociais e entre os indivduos entre si, com vistas a realizar seus fins globais, possuindo por caractersticas essenciais: a unicidade, a indivisibilidade e a indelegabilidade.

A funo executiva, por meio da qual o Estado realiza atos concretos voltados para a realizao dos fins estatais e da satisfao das necessidades coletivas, compreende a funo de governo, relacionada com atribuies polticas, colegislativas e de deciso, e a funo administrativa, da qual se vale o Estado para desenvolver as atividades de interveno, fomento, polcia administrativa e servio pblico.

Segundo a melhor doutrina, o respeito que um Poder da Unio deve s prerrogativas e faculdades de outro Poder insere-se dentro da caracterstica de independncia dos poderes, prevista no artigo 2 da Constituio Federal de 1988 (CF/88).

Por no existir hierarquia entre leis federais e estaduais, no h previso, no texto constitucional, da possibilidade de uma norma federal, quando promulgada, suspender a eficcia de uma norma estadual.

Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal (STF), a distino entre a lei complementar e a lei ordinria no se situa no plano da hierarquia, mas no da reserva de matria.

a) V, V, V, V, F b) F, F, V, F, V c) V, V, F, F, V d) V, F, V, F, V e) V, V, V, F, F

03 - Na questo abaixo, relativa ao controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos no direito brasileiro, marque a nica opo incorreta.

a) No mbito da Administrao Pblica Federal, a suspenso, pelo Senado Federal, da execuo de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal tem efeitos ex tunc. b) Segundo a atual disciplina do processo da Ao Direta de Inconstitucionalidade, possvel a declarao de inconstitucionalidade sem a pronncia da nulidade da lei, diferindo-se a data da nulidade para um termo futuro, especificado na deciso. c) Segundo a jurisprudncia do STF, admite-se Recurso Extraordinrio de deciso de Tribunal de Justia Estadual que, em sede de representao de inconstitucionalidade estadual, declarou constitucional uma lei municipal confrontada com dispositivo da Constituio Estadual cujo contedo reproduo obrigatria de contedo de dispositivo da Constituio Federal. d) admissvel a propositura, perante o STF, de uma Ao Direita de Inconstitucionalidade contra uma lei distrital que disciplinou a cobrana do Imposto Predial e Territorial Urbano em desconformidade com o texto da Constituio Federal. e) A doutrina e a jurisprudncia reconhecem o efeito repristinatrio em relao lei que foi revogada por lei declarada inconstitucional pelo STF.

04 - Analise as assertivas a seguir, relativas ao controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos no direito brasileiro, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opo correta.

Segundo a jurisprudncia do STF, no cabe concesso de medida cautelar em sede de Ao Direta de Inconstitucionalidade por omisso.

Segundo a jurisprudncia do STF, o cabimento de Ao Direta de Inconstitucionalidade para verificao de ofensa ao princpio constitucional da reserva legal depende da comprovao de que o ato normativo impugnado autnomo.

Segundo o entendimento do STF, possvel ao Autor requerer a desistncia em relao a uma Ao Direta de Inconstitucionalidade, desde que demonstre razes de interesse pblico para essa desistncia.

A admisso de Ao Declaratria de Constitucionalidade, para processamento e julgamento pelo STF, pressupe a comprovao liminar de existncia de divergncia jurisdicional, caracterizada pelo volume expressivo de decises judiciais que tenham por fundamento teses conflitantes.

posio majoritria, no STF, o entendimento de que no possvel o deferimento de medida cautelar, com efeito vinculante, em sede de Ao Declaratria de Constitucionalidade.

a) V, V, F, V, F b) F, F, V, F, F c) F, V, V, V, V

d) V, V, F, V, V e) V, V, V, V, F

06 - Analise as assertivas a seguir, relativas aos direitos e garantias fundamentais, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opo correta.

Segundo precedentes do STF, a ofensa intimidade e vida privada, praticada por um Senador, ainda que no exerccio da sua atividade parlamentar, no o exime do pagamento da indenizao por danos materiais ou morais, porque esta hiptese no est coberta pela imunidade material que lhe confere a CF/88.

Segundo a jurisprudncia do STF, a inviolabilidade do sigilo das correspondncias, das comunicaes telegrficas e dos dados no absoluta, sendo possvel sua interceptao, sempre excepcionalmente, com fundamento em razes de segurana pblica, de disciplina prisional ou de preservao da ordem jurdica, quando este direito estiver sendo exercido para acobertar prticas ilcitas.

Segundo a jurisprudncia do STF, a contribuio confederativa, como instrumento essencial para a manuteno do sistema de representao sindical, um direito coletivo dos trabalhadores, compulsria para os integrantes de uma categoria patronal ou laboral, sindicalizados ou no. Aplicado o princpio da reserva legal a uma determinada matria constante do texto constitucional, a sua regulamentao s poder ser feita por meio de lei em sentido formal, no sendo possvel disciplin-la por meio de medida provisria ou lei delegada.

Segundo a CF/88, o princpio da anterioridade, garantia individual do contribuinte, no se aplica ao decreto presidencial que alterar a alquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).Um dos elementos essenciais do

princpio republicano a obrigatoriedade de prestao de contas, pela administrao pblica, sob as penas da lei, no caso de descumprimento desta obrigao.

elemento essencial do princpio federativo a concentrao da soberania estatal na Unio, a quem compete a representao do Estado Federal no plano internacional.A repartio de competncias o ponto nuclear da noo de Estado Federal, tendo a CF/88 adotado como princpio geral de repartio de competncia a predominncia do interesse. So elementos essenciais do Estado de Direito: a submisso do Estado, seus agentes e dos particulares ao imprio da lei de cuja elaborao o povo participa direta ou indiretamente; a separao dos poderes e a enunciao dos direitos fundamentais.

Segundo o entendimento majoritrio do STF, possvel a aplicao por analogia de um dispositivo constitucional integrante do denominado sistema de freios e contrapesos, quando o objetivo pretendido visa defesa da ordem institucional.

a) V, F, V, V, F b) V, V, V, F, V c) V, V, F, F, V d) F, V, F, V, F e) F, V, F, F, V

11 - O regime jurdico administrativo consiste em um conjunto de princpios e regras que balizam o exerccio das atividades da Administrao Pblica, tendo por objetivo a realizao do interesse pblico.Vrios institutos jurdicos integram este regime.

Assinale, entre as situaes abaixo, aquela que no decorre da aplicao de

tal regime.

a) Clusulas exorbitantes dos contratos administrativos. b) Auto-executoriedade do ato de polcia administrativa. c) Veto presidencial a proposio de lei. d) Natureza estatutria do regime jurdico prevalente do servio pblico. e) Concesso de imisso provisria na posse em processo expropriatrio.

12 - A Constituio Federal estabeleceu a possibilidade de se firmar um contrato de gesto entre organismos da Administrao Pblica para concesso de autonomia gerencial, oramentria e financeira a rgos e entidades. A norma constitucional prev uma lei para reger o assunto.

No est prevista para esta lei dispor sobre o seguinte:

a) prazo de durao do contrato. b) critrios de avaliao de desempenho. c) remunerao de pessoal. d) formas de contratao de obras, compras e servios. e) responsabilidade dos dirigentes.

13 - Tratando-se dos poderes administrativos, correlacione as duas colunas, vinculando a cada situao o respectivo poder:

1- poder hierrquico

2- poder disciplinar

3- poder discricionrio

4- poder de polcia

( ) penalidade em processo administrativo

( ) nomeao para cargo de provimento em comisso

( ) delegao de competncias

( ) limitao do exerccio de direitos

a) 2/3/1/4 b) 4/2/1/3 c) 4/3/2/1 d) 2/1/3/4 e) 4/2/3/1

14 - A convalidao de ato administrativo decorre de certos pressupostos.

No se inclui entre estes pressupostos:

a) no acarretar leso ao interesse pblico. b) no causar prejuzo a terceiros. c) o defeito ter natureza sanvel. d) juzo de convenincia e oportunidade da autoridade competente. e) autorizao judicial quando se tratar de matria patrimonial.

15 - Tratando-se de concesso de servios pblicos, assinale a afirmativa verdadeira quanto caducidade da concesso.

a) A caducidade pode ser declarada pelo poder concedente ou por ato judicial. b) Declarada a caducidade, o poder concedente responde por obrigaes com os empregados da concessionria. c) A declarao de caducidade depende de prvia indenizao, apurada em processo administrativo. d) A caducidade pode ser declarada caso a concessionria seja condenada por sonegao de tributos, em sentena transitada em julgado. e) Constatada a inexecuo parcial do contrato impe-se, como ato vinculado, a declarao de caducidade.

18 - Tratando-se de controle jurisdicional da Administrao Pblica, assinale a afirmativa falsa quanto s aes direta de inconstitucionalidade e declaratria de constitucionalidade, perante o Supremo Tribunal Federal.

a) No se admite interveno de terceiros no processo de ao direta de inconstitucionalidade. b) A deciso que declare a constitucionalidade ou inconstitucionalidade de lei em ao direta ou declaratria irrecorrvel, ressalvada a interposio de embargos declaratrios. c) Salvo no perodo de recesso, a medida cautelar em ao direta ser concedida por maioria absoluta dos membros do Tribunal. d) Por maioria absoluta dos membros do Tribunal, pode ser restringida os efeitos da declarao de inconstitucionalidade, estabelecendo-se o efeito ex nunc. e) O quorum mnimo para julgamento destas aes de oito Ministros.

19 - No mbito do processo administrativo, nos termos da Lei Federal n 9.784/99, o dever da Administrao em impulsionar o procedimento de forma automtica, sem prejuzo da atuao dos interessados, denomina-se princpio da(o):

a) segurana jurdica b) oficialidade c) contraditrio d) motivao e) proporcionalidade

20 - No se inserem entre as atribuies constitucionais do Ministrio Pblico do Trabalho:

a) promover inqurito civil e ao civil pblica. b) expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos. c) requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial. d) zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados na Constituio. e) propor ao direta de inconstitucionalidade. 01 - C

03 - D

04 - A

06 - E

11 - C

12 - D

13 - A

14 - E

15 - D

18 - C

19 - B

20 - E Direito Constitucional Prova 1 MPOG 2005 PDF Imprimir

41 - Sobre conceito, funes, classificaes e eficcia das normas constitucionais, assinale a assertiva correta.

a) Segundo a doutrina, so caractersticas associadas s normas constitucionais, entre outras, a superioridade hierrquica e o carter poltico. b) As normas constitucionais, ao institucionalizarem o sistema de direitos fundamentais, esto exercendo, primordialmente, uma funo de ordem ou de ordena c) Quanto natureza jurdica, a doutrina mais moderna considera que certas disposies de uma Constituio, por no possurem eficcia positiva direta e imediata, no devem ser classificadas como normas jurdicas, mas como normas meramente diretivas, de carter no obrigatrio. d) No caso de normas constitucionais, sempre h identidade entre sua vigncia e sua eficcia. e) Uma norma constitucional que possua em seu texto a expresso " na forma da lei", at a promulgao e publicao dessa lei, classificada por Jos Afonso da Silva, quanto sua aplicabilidade, como norma constitucional de eficcia contida.

42 - Quanto aos princpios fundamentais da Constituio Federal de 1988, assinale a assertiva correta.

a) A adoo do princpio federativo como um dos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil implica a obrigao de que a Unio e os Estados possuam sistema de controle externo, sempre exercido pelo Poder

Legislativo, e sistema de controle interno nos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio que atuaro de forma integrada. b) Decorre do princpio republicano a previso constitucional da competncia do presidente da Repblica de manter relaes com Estados estrangeiros. c) A possibilidade de um Parlamentar ser nomeado, em nvel federal, Ministro de Estado sem a perda de seu mandato , segundo a doutrina, uma exceo ao princpio de separao de poderes. d) O contedo do princpio do estado democrtico de direito, no caso brasileiro, no guarda relao com o sistema de direitos fundamentais, uma vez que esse sistema possui disciplina prpria no texto constitucional. e) O Estado brasileiro adota a soberania como um de seus fundamentos, assegurando ao titular da soberania o seu exerccio direto, que se d pela eleio de seus representantes.

43 - Sobre direitos e garantias individuais da Constituio Federal de 1988, assinale a assertiva correta.

a) Embora a pena no passe da pessoa do condenado, a Constituio autoriza que a obrigao de reparar o dano seja estendida aos sucessores, sendo a obrigao contra eles executada at o valor do seu patrimnio. b) Nos termos da Constituio Federal, no h possibilidade do civilmente identificado ser obrigado a ser submetido identificao criminal. c) Nos termos da Constituio, o direito de uso da propriedade privada pode sofrer restries no caso de iminente perigo pblico, assegurando-se ao proprietrio indenizao ulterior, ainda que do uso no decorra dano. d) O habeas data pode ser utilizado para que o impetrante tenha conhecimento de informaes relativas sua pessoa, porm a retificao de dados incorretos s pode ser promovida por meio do devido processo administrativo sigiloso. e) A razovel durao do processo administrativo um direito individual assegurado expressamente no texto constitucional brasileiro.

44 - Sobre a organizao do Estado brasileiro, assinale a nica opo correta.

a) As terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios pertencem Unio, salvo aps a sua demarcao, quando passaro a ser bens da comunidade indgena que as ocupe de forma tradicional. b) Em relao polcia militar do Distrito Federal, compete ao Distrito Federal disciplinar a sua remunerao, uma vez que os policiais militares do Distrito Federal so servidores do Distrito Federal. c) Estabelece o texto constitucional que o subsdio dos Deputados Estaduais ser fixado por lei de iniciativa da Assemblia Legislativa, tendo por limite o subsdio, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Fede d) A decretao da interveno federal em um Estado, no caso de recusa execuo de lei federal, depender de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representao do procurador-geral da Repblica. e) Nos Territrios divididos em Municpios, as contas do governo do territrio sero submetidas Cmara Territorial, com prvio parecer do Tribunal de Contas Territorial.

45 - Sobre Administrao Pblica na Constituio Federal de 47- Sobre processo legislativo, marque a nica opo correta. 1988, assinale a nica opo correta.

a) Na Administrao Pblica, as funes de confiana, a serem preenchidas por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. b) possvel disciplinar por lei a aplicao de recursos oramentrios

provenientes da economia com despesas correntes em cada rgo no desenvolvimento de programas de produtividade, inclusive sob a forma de adicional ou prmio de produtividade. c) Nos termos da Constituio, vedada a acumulao remunerada de dois empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas, salvo dois cargos de mdico. d) O servidor pblico da administrao direta, investido no mandato de Prefeito, ser afastado do cargo, no lhe sendo facultado optar pela remunerao do cargo que exercia. e) Por expressa determinao constitucional, vedada a vinculao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico, salvo no caso de carreiras estruturadas que desenvolvam atividades correlatas.

48 - Sobre controle de constitucionalidade perante a Constituio Federal, assinale a opo correta.

a) Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual. b) Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia quando a deciso recorrida julgar inconstitucional lei ou ato de governo local contestado em face da Constituio Federal. c) Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia quando a deciso recorrida julgar invlida lei local contestada em face de lei federal. d) Para que o Supremo Tribunal Federal admita recurso extraordinrio, preciso que o recorrente demonstre a repercusso geral da questo constitucional discutida no caso concreto; porm, a recusa, pelo Tribunal, da admisso do recurso extraordinrio s poder ocorrer pela manifestao de dois teros de seus membros. e) As decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal

nas aes diretas de inconstitucionalidade, por fora de expressa determinao constitucional, produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, apenas no mbito da administrao pblica direta e indireta federal.

49 - Sobre o Sistema Tributrio Nacional e Finanas Pblicas, marque a nica opo correta.

a) Lei complementar federal, que definir tratamento diferenciado e favorecido para microempresas, poder instituir regime nico de arrecadao de impostos e contribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, sendo vedado o estabelecimento de condies de enquadramento diferenciadas por Estado. b) A lei complementar, que definir os combustveis sobre os quais incidir uma nica vez o imposto sobre circulao de mercadorias e sobre prestao de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao (ICMS), dever estabelecer que, nas operaes interestaduais com gs natural e seus derivados, destinadas a no-contribuinte, o imposto caber ao Estado de origem. c) Em razo de determinao constitucional, os municpios podero optar por fiscalizarem e cobrarem o imposto territorial rural dos imveis rurais neles situados, hiptese em que lhes pertencer cinqenta por cento do produto da arrecadao desse imposto. d) Ainda que o ato de autorizao do crdito especial tenha sido promulgado nos ltimos quatro meses do exerccio financeiro, ele ter vigncia apenas no exerccio em que foi autorizado, sendo vedada a incorporao de seus saldos ao oramento do exerccio financeiro subsequente. e) Os recursos que, em decorrncia de veto ao projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, a critrio do Poder Executivo, mediante crditos especiais ou suplementares.

50 - Sobre os princpios gerais da atividade econmica, assinale a opo correta.

a) A explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria ao relevante interesse coletivo, conforme definido em lei. b) A empresa pblica que explore prestao de servio poder, desde que com autorizao legal, gozar de privilgio no extensivo s empresas do setor privado. c) Como agente normativo da atividade econmica, o Estado exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao e planejamento, sendo este determinante, tanto para o setor pblico, como para o setor privado. d) As concesses de lavra de jazidas e demais recursos minerais podero ser cedidas total ou parcialmente sem prvia anuncia do poder concedente, sendo necessria to-somente a comunicao da cesso. e) Constituem monoplio da Unio a pesquisa e a lavra das jazidas de petrleo e gs natural e o transporte martimo do petrleo bruto de origem nacional, sendo que a Unio poder contratar empresa estatal ou privada para a realizao dessas atividades.

41-A

42-C

43-E

44-D

45-B

48-D

49-B

50-E Direito Constitucional PGE-SP Procurador Geral do Estado 2002 Imprimir PDF

1 - O art. 26, caput, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, prescreve que, no prazo de um ano a contar da promulgao da Constituio Federal, o Congresso Nacional promover, atravs de Comisso mista, exame analtico e pericial dos atos e fatos geradores do endividamento externo brasileiro.

Considerando que, at a presente data, no foi constituda a referida Comisso,

a) nenhuma sano pode ser aplicada ao rgo omisso, porque o dispositivo constitucional em referncia, por ser transitrio, perdeu a sua eficcia um ano aps a promulgao da Constituio Federal. b) o Presidente da Cmara dos Deputados, a quem compete presidir a Mesa do Congresso Nacional, pode ser processado por falta de decoro parlamentar, vindo a perder o mandato, na medida em que deixou de praticar ato de ofcio. c) nenhuma sano pode ser aplicada ao rgo omisso, porque o prazo fixado pela disposio transitria no peremptrio. d) a sano de inconstitucionalidade por omisso somente pode ser aplicada ao Poder Legislativo; logo, a Mesa do Congresso Nacional no tem legitimidade para figurar no plo passivo da ao prevista no art. 103, 2, da Constituio Federal.

e) pode ser declarada a inconstitucionalidade por omisso, porque a resoluo do Congresso Nacional a medida normativa necessria para efetivar o dispositivo constitucional em questo.

2 - O princpio da separao dos poderes, expresso no art. 2 da Constituio Federal,

a) possibilita que o Poder Judicirio conceda mandado de segurana, impetrado com a finalidade de anular ato imotivado de Presidente de Comisso Parlamentar de Inqurito que determine a quebra de sigilo bancrio de pessoa suspeita de cometimento de crime contra o sistema financeiro nacional. b) probe que o Chefe do Poder Executivo exonere o Advogado-Geral da Unio sem a aprovao, por maioria absoluta e por voto secreto, do Senado Federal. c) permite que o Presidente da Repblica expea decretos visando a suprir a falta de leis. d) autoriza o Supremo Tribunal Federal a declarar, em sede de ao direta de inconstitucionalidade, a nulidade de projeto de lei que vise a instituir o controle externo do Poder Judicirio. e) autoriza que o Poder Legislativo receba queixas de qualquer pessoa contra atos ou omisses de autoridades pblicas federais, estaduais, distritais e municipais com a finalidade de aplicar-lhes sanes administrativas.

3 - Visando a conferir maior eficincia prestao do servio de atendimento ao pblico em reparties do Ministrio da Sade, lei de iniciativa de deputado federal previu a criao de comisso destinada a avaliar o desempenho profissional de cada servidor. O ato legislativo em questo

a) constitucional, porque efetiva o princpio da eficincia, previsto no art. 37, caput, da Constituio Federal. b) padece de vcio de inconstitucionalidade formal, na medida em que a iniciativa da lei cabe privativamente ao Presidente da Repblica. c) inconstitucional, logo o Ministro da Sade pode determinar o seu descumprimento pelos servidores pblicos de sua pasta. d) constitucional e, se descumprido pelo Presidente da Repblica, ser admitida acusao pelo crime de responsabilidade previsto no art. 85, VII, da Constituio Federal. e) impugnvel por qualquer servidor pblico do Ministrio da Sade atravs de mandado de segurana cujo julgamento caber ao Supremo Tribunal Federal.

4 - Em relao s aes de arguio de descumprimento de preceito fundamental, de inconstitucionalidade por omisso e de mandado de injuno, correto afirmar que

a) no mandado de injuno, a falta de norma regulamentadora deve dizer respeito a direitos constitucionais; na ao de inconstitucionalidade por omisso, a medida omitida pode ou no ter por objeto direitos constitucionais. b) entidade de classe de mbito nacional no pode ajuizar mandado de injuno visando defesa de direitos constitucionais coletivos ou individuais da categoria cujo exerccio esteja inviabilizado pela falta de norma regulamentadora, mas somente argio de descumprimento de preceito fundamental, nos termos do art. 22, I, da Lei Federal n 9.882/99, combinado com o art. 103, IX, da Constituio Federal. c) a ao de inconstitucionalidade por omisso destina- se a dar efetividade a normas cuja eficcia possa ser restringida pelo legislador e o mandado de injuno, a emprestar efetividade a normas cuja eficcia dependa da edio de norma regulamentadora. d) invivel a propositura de arguio de descumprimento de preceito fundamental contra omisso parcial de rgo do Poder Pblico, haja vista o

seu objeto cingir-se a evitar ou reparar leso a preceito fundamental, resultante de ato estatal. e) no mandado de injuno, a omisso de norma regulamentadora relacionase falta de atuao material do Estado, que, por exemplo, no destina recursos financeiros para incentivar o desenvolvimento cientfico, a pesquisa e a capacitao tecnolgicas, nos termos do art. 218 da Constituio Federal; na ao de inconstitucionalidade por omisso, a falta de medida relaciona-se inrcia do Poder Pblico, que descumpre um dever de agir previsto especificamente em norma constitucional.

5 - Constitui caracterstica do Estado Federal brasileiro

a) a prevalncia de lei federal sobre lei estadual que disponha sobre a organizao da Advocacia Pblica. b) a existncia de Tribunais de Justia das entidades federadas, com a funo de assegurar a indissolubilidade do pacto federativo, atravs da verificao da conformidade das leis estaduais com a Constituio Federal. c) a possibilidade de lei complementar da Unio autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas de direito tributrio, como a iseno de IPVA. d) a proibio de um Estado-membro prever, em sua legislao, alquotas menores do ICMS para operaes com mercadorias produzidas em seu territrio. e) o poder da Unio de intervir no Distrito Federal a fim de assegurar a autonomia municipal.

6 - Sustentando que os Estados do Sul e do Sudeste tm 57,7% da populao do Pas, mas somente 45% de representantes no Poder Legislativo federal, circunstncia que fere o princpio da isonomia e a clusula "voto com valor

igual para todos", partidos polticos do bloco de oposio, todos com representao no Congresso Nacional, ajuizaram, perante o Supremo Tribunal Federal, ao direta de inconstitucionalidade a fim de obter provimento judicial declaratrio da inconstitucionalidade da expresso "para que nenhuma daquelas unidades da Federao tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados" e da palavra "quatro", constantes dos 1 e 2 do art. 45 da Constituio Federal. Referida ao

a) est fadada ao insucesso, porque somente partido poltico majoritrio tem legitimidade para propor ao direta de inconstitucionalidade. b) deve ser julgada procedente, pois h manifesto conflito entre princpios supra-constitucionais e normas constitucionais, o qual se resolve em favor dos primeiros. c) deve ser acolhida, porque, se a escolha de Governador de Territrio tem de ser aprovada previamente pelo Senado Federal, segundo o art. 52, III, c, da Constituio Federal, e no por eleio direta, nada justifica a norma pela qual "cada Territrio eleger quatro Deputados". d) deve ser julgada improcedente, na medida em que, se no existe diferena entre princpios e normas para efeito de interpretao constitucional, no se pode falar de contradio entre dispositivos de uma mesma constituio. e) no pode ser admitida, pois a rigidez constitucional no se coaduna com o estabelecimento de hierarquia entre normas postas pelo Poder Constituinte originrio.

7 - Com o objetivo de regulamentar o art. 5, XVI, da Constituio Federal, o Governador do Estado expede decreto proibindo a utilizao de carros, aparelhos e objetos sonoros em manifestaes polticas pblicas a serem realizadas nas imediaes da sede do Governo e das Secretarias de Estado. Tal decreto

a) insere-se na competncia regulamentar do Chefe do Poder Executivo estadual. b) est de acordo com a Constituio Federal, porque o dispositivo em

referncia no tem eficcia plena, necessitando, pois, de regulamentao para ser aplicado. c) inconstitucional, porque a liberdade de reunio, para ser exercitada, dispensa regulamentao por parte do Estado. d) constitucional, pois o Governador do Estado pode, sem correr o risco de ser responsabilizado criminalmente, restringir ou cercear reunio pacifica, sem armas, realizada em local aberto ao pblico, convocada para fim lcito, com prvio aviso autoridade competente. e) inconstitucional, porque a proibio veiculada somente poderia ter como destinatrios os estrangeiros residentes no pas e no os brasileiros.

8. Considere as seguintes afirmaes:

I. No Supremo Tribunal Federal, ficou assentado o entendimento dualista de que os tratados internacionais de direitos humanos ratificados incorporam-se automaticamente ao direito interno. II. Os tratados internacionais de direitos humanos ingressam no ordenamento jurdico brasileiro com grau hierrquico constitucional. III. O Supremo Tribunal Federal adota a teoria monista internacionalista, segundo a qual a incorporao dos tratados internacionais de direitos humanos ao direito interno automtica. IV. O Supremo Tribunal Federal entende que os tratados internacionais de direitos humanos tm a mesma hierarquia das leis federais. V. Nos termos do art. 5, 2, da Constituio Federal, os tratados internacionais de direitos humanos ingressam no ordenamento jurdico brasileiro aps a sua assinatura pelo Presidente da Repblica. Sobre a relao entre os tratados internacionais de direitos humanos e o direito interno, em particular a Constituio Federal de 1988, luz da doutrina e da jurisprudncia, SOMENTE est correto o que se afirma em a) b) c) d) I. III. IV. II e IV.

e)

III e V.

9 - O art. 5, XVII, da Constituio Federal, dispe que plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar. Por sua vez, o art. 16, n 3, da Conveno Americana de Direitos Humanos (Pacto de San Jos da Costa Rica) prescreve que a liberdade de as pessoas se associarem livremente com fins ideolgicos, religiosos, polticos, econmicos, trabalhistas, sociais, culturais, desportivos ou de qualquer outra natureza no impede a imposio de restries legais, e mesmo a privao do exerccio do direito de associao, aos membros das foras armadas e da polcia. Em cumprimento a esse comando da aludida conveno, que foi ratificada pelo Brasil em 25 de setembro de 1992, lei de iniciativa do Governador do Estado proibiu a associao, de finalidade desportiva, de membros da polcia civil. Referida lei

a) inconstitucional, pois a iniciativa da lei cabe ao delegado-geral da polcia civil. b) inconstitucional, e o conflito se resolve mediante a aplicao do princpio da prevalncia da norma mais favorvel proteo dos direitos humanos, qual seja, a do art. 5, XVII, da Constituio Federal. c) viola direito adquirido dos membros da polcia civil, j que a ratificao da conveno ocorreu depois da promulgao da Constituio Federal de 1988, em cujo texto somente est vedada a associao para fins ilcitos e de carter paramilitar. d) constitucional, porque, se os tratados internacionais de direitos humanos ingressam no ordenamento jurdico com fora de norma constitucional, segundo o art. 5, 22, da Constituio Federal, prevalece o disposto na conveno, que, por ser posterior e tratar da mesma matria, revogou a norma do art. 5, xvi I. e) constitucional, pois, como cabe s polcias civis a apurao de infraes penais e o uso de armas de fogo, a associao de policiais violaria o princpio da defesa da paz, expresso no art. 4, VI, da Constituio Federal.

10 - O devido processo legal

a) garante aos administrados, no mbito da Administrao Pblica, o direito de interpor recurso em processo administrativo, mediante o pagamento de taxa. b) assegura aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, o direito motivao apenas das decises sobre questes complexas. c) determina, no mbito do Poder Judicirio, que o acusado seja processado perante juzo pr-constitudo na forma da lei. d) legitima, no mbito do processo administrativo disciplinar, a responsabilizao de servidor pblico por ter permanecido calado. e) assegura ao investigado, em inqurito policial, o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. 01-E 02-A 03-B 04-A 05-D 06-E 07-C 08-D 09-B 10-C Direito Constitucional SAEB - Politicas Publicas - Politicas Sociais 2004 Imprimir PDF

36. No mbito da legislao concorrente, conforme estabelece a Constituio brasileira de 1988,

a) tm os Estados-membros apenas competncia suplementar. b) cabe Unio e aos Estados-membros legislar conjuntamente sobre normas gerais. c) no podem os Estados-membros editar lei se no houver prvia legislao federal estabelecendo normas gerais. d) inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena, para atender a suas peculiaridades. e) as leis federais podem ser elaboradas indistintamente por qualquer dos entes federativos.

37 - Os poderes Legislativo, Executivo e Judicirio na Repblica Federativa do Brasil

a) exercem funes tpicas e atpicas, afrontando estas ltimas o princpio da separao de poderes. Assim, inconstitucional o julgamento do Presidente da Repblica pelo Senado Federal, na hiptese de processo de impeachment. b) exercem funes tpicas e atpicas, significando que eles desempenham preponderantemente certas funes e colaboram, em carter secundrio, no desempenho de outras funes. c) no podem atuar de acordo com o sistema de freios e contrapesos. d) devem ser dependentes entre si, segundo o princpio da separao de poderes. e) exercem funes tpicas, to-somente.

38 - "Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei." Por este princpio, art. 5, II, da Constituio da Repblica Federativa brasileira de 1988,

a) o destinatrio da garantia s poder ser compelido a fora de lei. No havendo lei, este tem uma atuao livre, desvinculada. b) o destinatrio da garantia apenas poder ser compelido a atuar (ou no atuar) desta ou daquela forma por fora de lei ordinria. c) os poderes pblicos tm toda sua atuao pautada pela vontade da lei, podendo a autoridade pblica atuar fora dos trilhos legais. d) o destinatrio da garantia s poder ser compelido a fora de lei elaborada pelo Poder Legislativo. Isto implica dizer que ele no est obrigado a obedecer medidas provisrias, posto serem elas atos normativos editados pelo chefe do Poder Executivo. e) o destinatrio da garantia s poder ser compelido a fora de lei complementar.

39. A classificao adotada pelo legislador constituinte de1988 estabeleceu como espcies do gnero direitos fundamentais to-somente os direitos

a) individuais e coletivos. b) individuais, coletivos e sociais. c) individuais, coletivos, sociais, de nacionalidade,polticos e relacionados existncia, organizao e participao em partidos polticos. d) sociais, de nacionalidade, polticos e relacionados existncia, organizao e participao em partidos polticos. e) individuais, sociais, de nacionalidade, polticos e relacionados existncia, organizao e participao em partidos polticos.

40 - Com fundamento em conceitos bsicos da Teoria Geral do Estado, INCORRETO afirmar:

a) Todas as pessoas presentes no territrio do Estado, num determinado momento, inclusive estrangeiros e aptridas, fazem parte da populao. b) O conceito de Estado no se confunde com o de Nao. c) O territrio de um Estado a base geogrfica do poder soberano. d) So elementos constitutivos do Estado Moderno: povo, territrio e soberania. e) A soberania una, divisvel, alienvel e imprescritvel. 36 - D 37 - B 38 - A 39 - C 40 - E Direito Constitucional SAEB - Politica Publicas -desenv economico 2004 PDF Imprimir

36. No mbito da legislao concorrente, conforme estabelece a Constituio brasileira de 1988,

a) tm os Estados-membros apenas competncia suplementar. b) cabe Unio e aos Estados-membros legislar conjuntamente sobre normas gerais. c) no podem os Estados-membros editar lei se no houver prvia legislao federal estabelecendo normas gerais. d) inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena, para atender a suas peculiaridades. e) as leis federais podem ser elaboradas indistintamente por qualquer dos entes federativos.

37 - Os poderes Legislativo, Executivo e Judicirio na Repblica Federativa do Brasil

a) exercem funes tpicas e atpicas, afrontando estas ltimas o princpio da separao de poderes. Assim, inconstitucional o julgamento do Presidente da Repblica pelo Senado Federal, na hiptese de processo de impeachment. b) exercem funes tpicas e atpicas, significando que eles desempenham preponderantemente certas funes e colaboram, em carter secundrio, no desempenho de outras funes. c) no podem atuar de acordo com o sistema de freios e contrapesos. d) devem ser dependentes entre si, segundo o princpio da separao de poderes. e) exercem funes tpicas, to-somente.

38 - "Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei." Por este princpio, art. 5, II, da Constituio da Repblica Federativa brasileira de 1988,

a) o destinatrio da garantia s poder ser compelido a atuar (ou no atuar) desta ou daquela forma, por fora de lei. No havendo lei, este tem uma atuao livre, desvinculada. b) o destinatrio da garantia apenas poder ser compelido a atuar (ou no atuar) desta ou daquela forma por fora de lei ordinria. c) os poderes pblicos tm toda sua atuao pautada pela vontade da lei, podendo a autoridade pblica atuar fora dos trilhos legais. d) o destinatrio da garantia s poder ser compelido a atuar (ou no atuar) desta ou daquela forma, por fora de lei elaborada pelo Poder Legislativo. Isto implica dizer que ele no est obrigado a obedecer medidas provisrias, posto serem elas atos normativos editados pelo chefe do Poder Executivo.

e) o destinatrio da garantia s poder ser compelido a atuar (ou no atuar) desta ou daquela forma por fora de lei complementar.

39. A classificao adotada pelo legislador constituinte de1988 estabeleceu como espcies do gnero direitos fundamentais to-somente os direitos

a) individuais e coletivos. b) individuais, coletivos e sociais. c) individuais, coletivos, sociais, de nacionalidade,polticos e relacionados existncia, organizao e participao em partidos polticos. d) sociais, de nacionalidade, polticos e relacionados existncia, organizao e participao em partidos polticos. e) individuais, sociais, de nacionalidade, polticos e relacionados existncia, organizao e participao em partidos polticos.

40 - Com fundamento em conceitos bsicos da Teoria Geral do Estado, INCORRETO afirmar:

a) Todas as pessoas presentes no territrio do Estado, num determinado momento, inclusive estrangeiros e aptridas, fazem parte da populao. b) O conceito de Estado no se confunde com o de Nao. c) O territrio de um Estado a base geogrfica do poder soberano. d) So elementos constitutivos do Estado Moderno: povo, territrio e soberania. e) A soberania una, divisvel, alienvel e imprescritvel.

36- D 37- B 38- A 39- C 40- E Direito Constitucional Prova 1 STN 2005 PDF Imprimir

71 - Sobre teoria geral do Estado, processo evolutivo do ente estatal, poderes e funes do Estado e formas de governo e de Estado, assinale a nica opo correta.

a) O Estado moderno de tipo europeu, quando do seu surgimento, tinha como caractersticas prprias: ser um Estado nacional, correspondente a uma nao ou comunidade histrico-cultural, possuir soberania e ter por uma de suas bases o poder religioso. b) O poder poltico ou poder estatal o instrumento de que se vale o Estado moderno para coordenar e impor regras e limites sociedade civil, sendo a delegabilidade uma das caractersticas fundamentais desse poder. c) A funo executiva, uma das funes do poder poltico, pode ser dividida em funo administrativa e funo de governo, sendo que esta ltima comporta atribuies polticas, mas no comporta atribuies co-legislativas. d) Forma de governo diz respeito ao modo como se relacionam os poderes, especialmente os Poderes Legislativo e Executivo, sendo os Estados, segundo a classificao dualista de Maquiavel, divididos em repblicas ou monarquias. e) A diviso fundamental de formas de Estados d-se entre Estado simples ou unitrio e Estado composto ou complexo, sendo que o primeiro tanto pode ser Estado unitrio centralizado como Estado unitrio descentralizado ou regional.

72 - Sobre teoria geral da Constituio, eficcia e significado da Constituio, conceito de norma constitucional e princpio hierrquico das normas, assinale a nica opo correta.

a) Na concepo de constituio em seu sentido poltico, formulada por Carl Schmmitt, h uma identidade entre o conceito de constituio e o conceito de leis constitucionais, uma vez que nas leis constitucionais que se materializa a deciso poltica fundamental do Estado. b) Pela funo da constituio de legitimao da ordem poltica, as normas constitucionais devem definir as competncias e os limites do poder poltico, atribuir o seu exerccio a um rgo especfico, e estabelecer o grau de independncia entre esses rgos e a exata extenso da interferncia de um sobre o outro. c) Uma norma constitucional de eficcia limitada no produz seus efeitos essenciais com a sua simples entrada em vigor, porque o legislador constituinte no estabeleceu sobre a matria, objeto de seu contedo, uma normatividade suficiente, deixando essa tarefa para o legislador ordinrio ou para outro rgo do Estado. d) Em razo da superioridade hierrquica da lei complementar sobre a lei ordinria, a disciplina de uma matria, por lei complementar, ainda que ela no esteja reservada a essa espcie de instrumento normativo, impede que ela venha a ser disciplinada de forma distinta em lei ordinria. e) Os tratados internacionais, dentro da hierarquia das normas, sero sempre equiparados lei ordinria.

73 - Sobre controle de constitucionalidade, assinale a nica opo correta.

a) Caber recurso extraordinrio da deciso de Tribunal que declarar a inconstitucionalidade de lei federal ou que julgar vlida lei estadual ou municipal contestada em face de lei federal. b) Da deciso, em representao de inconstitucionalidade, proposta perante Tribunal de Justia, que considerar inconstitucional uma lei municipal, contestada em face de dispositivo da constituio estadual que mera

reproduo de dispositivo da constituio federal, caber, segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, recurso extraordinrio. c) As decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas aes diretas de inconstitucionalidade produziro, por fora de expressa determinao constitucional, eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais Poderes e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. d) No recurso extraordinrio, o recorrente dever demonstrar a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, para que o Supremo Tribunal Federal examine a admisso do recurso, s sendo admitido o recurso que obtiver manifestao favorvel de dois teros dos membros do Tribunal. e) cabvel a ao declaratria de constitucionalidade em relao lei ou ato normativo federal ou estadual, tendo legitimidade para a sua propositura, apenas, o Presidente da Repblica, o Procurador-Geral da Repblica e as Mesas do Senado Federal e da Cmara dos Deputados.19

74 - Sobre direitos individuais, coletivos e sociais e processo legislativo brasileiro, assinale a nica opo correta.

a) As associaes no podero ser compulsoriamente dissolvidas, havendo a necessidade de deciso judicial, transitada em julgado, para a simples suspenso de suas atividades. b) O princpio da anterioridade nonagesimal, direito individual do contribuinte, no se aplica ao imposto de renda. c) A possibilidade das entidades associativas de representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente no se estende s associaes de segundo grau, as quais tm como filiadas outras associaes. d) vedada a edio de medida provisria sobre matria relativa a crditos adicionais e suplementares, salvo para atender a despesas imprevisveis e urgentes. e) Tendo o presidente da Repblica enviado ao Congresso Nacional um projeto de lei que cria o Cdigo de Direito Administrativo Federal e j tendo a proposio sido aprovada na Cmara dos Deputados, poder o presidente

pedir urgncia constitucional para esse projeto de lei, o qual dever ser votado pelo Senado Federal no prazo mximo de quarenta e cinco dias contado do recebimento do pedido, sob pena de sobrestarem-se todas as demais deliberaes legislativas dessa Casa Legislativa.

75 - Sobre os princpios fundamentais, repartio de competncias entre os entes federativos e bens da Unio, assinale a nica opo correta.

a) A obrigao de prestar contas, que tem por conseqncia a existncia de sistemas de controle interno e externo da Unio, dos Estados e dos Municpios, um elemento essencial do princpio federativo, o qual adotado como princpio fundamental da Repblica Federativa do Brasil. b) A Constituio Federal de 1988, ao estabelecer que compete Unio legislar sobre diretrizes e bases da educao nacional (art. 22, XXIV), combina a tcnica de enumerao de poderes da Unio com a tcnica de estabelecimentos de setores concorrentes, o que assegura uma competncia legislativa suplementar para os Estados. c) A criao de novos municpios, a partir do desmembramento de reas de um municpio j existente, que ser precedida de consulta prvia s populaes interessadas, somente ser possvel quando a Unio editar lei complementar disciplinando a forma de apresentao e publicao do Estudo de Viabilidade Municipal. d) Os potenciais de energia hidrulica localizados em rios estaduais so bens estaduais, assegurando a Constituio a possibilidade de explorao desses bens pela Unio, desde que demonstrado o interesse pblico e assegurada ao Estado a participao no resultado da explorao ou a compensao financeira por essa explorao. e) Por expressa determinao constitucional, na organizao polticoadministrativa da Repblica Federativa do Brasil, assegurada soberania Unio e autonomia aos Estados, Distrito Federal e Municpios. 71 - E

72 - C

73 - A

74 - D

75 B Direito Constitucional-TCE-PI Assessor Juridico 2002 PDF Imprimir

21 - A obrigatria aprovao, por referendo popular, de uma Constituio elaborada por uma assembleia constituinte, caracteriza o procedimento constituinte chamado de

a) essencialmente direto. b) indireto. c) necessariamente federal. d) misto. e) essencialmente representativo.

22 - Segundo a concepo positivista, o poder constituinte originrio um poder

a) precedente Constituio e limitado juridicamente. b) de fato e limitado juridicamente. c) de direito, ilimitado jurdica e sociologicamente. d) supra-constitucional e limitado unicamente pelo direito natural.

e) de fato ou de direito, dependendo da maneira como se manifesta e limitado apenas pela norma fundamental hipottica.

23 - Uma Constituio em que predominam, como seus elementos constitutivos, o princpio da subsidiariedade, o princpio do Estado mnimo e o princpio da no- interveno ou da neutralidade, caracteriza, segundo a doutrina, a Constituio do Estado

a) socialista. b) social. c) liberal. d) federal. e) unitrio.

24 - O princpio da separao de Poderes assegurado pela Constituio brasileira tem como clusula parmetro a independncia entre os Poderes, que significa, inclusive na sua interpretao e aplicao, que

a) os rgos do governo atuam de modo inteiramente discricionrio. b) todos os membros do Poder Judicirio so nomeados pelo prprio Poder, em razo de sua autonomia administrativa. c) os Poderes no sofrem qualquer tipo de controle uns pelo outros. d) a permanncia nos rgos de um dos Poderes polticos no depende da confiana nem da vontade dos outros. e) um Poder no pode atuar sem a concordncia, autorizao ou colaborao do outro.

25 - Os direitos sociais (ou de 2 gerao), assegurados pela Constituio brasileira, podem ser corretamente qualificados de direitos fundamentais

a) negativos, do cidado perante o Estado. b) de natureza positiva, porquanto exigem prestaes positivas do Estado. c) de participao, porquanto permitem a participao do cidado no exerccio do poder estatal. d) positivos, de natureza exclusivamente econmica. e) negativos, de natureza econmica, social e cultural.

26. A Constituio brasileira assegura a todos o acesso informao, mas resguarda o sigilo da fonte

a) exclusivamente aos parlamentares. b) a todos, em qualquer caso ou processo, como proteo ao princpio da intimidade. c) aos parlamentares e aos servidores pblicos em geral. d) exclusivamente nos processos de natureza penal. e) quando necessrio ao exerccio profissional.

27 - Segundo a Constituio brasileira, a pequena propriedade rural, assim definida por lei, desde trabalhada pela famlia,

a) insuscetvel de penhora, em qualquer caso. b) poder ser objeto de penhora em todas as hipteses em que pode ocorrer a aplicao do instituto. c) no ser objeto de penhora, no caso de pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva. d) s suscetvel de penhora nas hipteses em que se resguarda o bem de famlia. e) s suscetvel de penhora para pagamento de penso alimentcia.

28 - A Constituio brasileira

a) veda, em qualquer caso, a perda ou suspenso de direitos polticos. b) admite a cassao de direitos polticos no caso de condenao criminal transitada em julgado. c) sempre admite a cassao de direitos polticos nos casos de apenao por improbidade administrativa. d) admite a perda ou suspenso de direitos polticos para o objetor de conscincia, somente se este se recusar a cumprir tanto obrigao geral, quanto prestao alternativa imposta por lei. e) s admite a cassao de direitos fundamentais no caso de cancelamento da naturalizao, desde que por sentena judicial transitada em julgado.

29 - Para garantir o livre exerccio de qualquer dos Poderes estaduais, a

interveno da Unio no Estado

a) depende, sempre, de requisio do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justia, por fora da autonomia constitucional do Estado. b) depende de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representao do Procurador-Geral da Repblica. c) depende de provimento, pelo Superior Tribunal de Justia, de representao do Procurador-Geral da Repblica. d) ato discricionrio do Presidente da Repblica e independe de solicitao dos poderes estaduais. e) depende de solicitao do Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto, ou de requisio do Supremo Tribunal Federal, se a coao for exercida contra o Poder Judicirio.

30 - Consoante disposio expressa da Constituio Federal, em matria de competncia legislativa, o Distrito Federal tem competncia

a) privativa, para legislar sobre sade e assistncia pblica. b) privativa, para legislar sobre produo e consumo. c) delegada, para legislar sobre registros pblicos. d) concorrente, para legislar sobre oramento e custas dos servios forenses. e) concorrente, para legislar sobre assuntos de interesse local.

31 - A composio numrica do Poder Legislativo estadual

a) matria da competncia exclusiva do Poder Constituinte Estadual e fixada na Constituio do Estado. b) depende de lei complementar federal. c) determinada por norma da Constituio brasileira, insuscetvel de alterao pelo Poder Constituinte estadual. d) depende de resoluo do Tribunal Superior Eleitoral. e) no matria constitucional.

32 - Se um membro do Tribunal de Contas do Estado praticar um ato de improbidade administrativa, tipificado como crime de responsabilidade, ser ele julgado perante

a) o Supremo Tribunal Federal. b) o Senado Federal. c) a Assembleia Legislativa do Estado. d) o Superior Tribunal de Justia. e) o Tribunal de Justia do Estado.

33 - Dentre os princpios constitucionais estaduais expressos, a serem observados pelo Tribunal de Contas do Estado do Piau no exerccio do controle externo destacam-se os da

a) legalidade, legitimidade e economicidade. b) isonomia, responsabilidade objetiva do Estado e motivao.

c) legalidade, razoabilidade e prevalncia do interesse pblico. d) legalidade, equilbrio financeiro do contrato e publicidade. e) motivao, legitimidade e igualdade.

34 - Ante a Constituio do Estado do Piau, competncia do Tribunal de Contas do Estado, no caso de ilegalidade de despesas ou de irregularidades na prestao de contas,

a) propor Assembleia Legislativa a aplicao das sanes legais cabveis. b) aplicar sanes independentemente de previso legal. c) aplicar sanes previstas em lei, salvo no caso de multa, cuja aplicao independe de previso legal. d) propor ao Governador do Estado a aplicao das sanes legais cabveis. e) aplicar as sanes previstas em lei, inclusive multa proporcional ao valor do dano causado.

35 - Dentre as formas de participao popular no exerccio do controle das funes da Administrao, a Constituio do Estado do Piau prev

a) a iniciativa popular das leis. b) o referendo constitucional. c) a legitimao do cidado para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas. d) a legitimao do cidado para propor ao direta de controle de constitucionalidade de leis populares.

e) a legitimao de qualquer partido poltico para propor a ao direta de inconstitucionalidade por omisso do Poder Legislativo ou do Poder Executivo.

36 - O voto, nas deliberaes da Assembleia Legislativa do Estado do Piau,

a) ser sempre secreto, a fim de resguardar a independncia dos parlamentares. b) ser necessariamente proferido em escrutnio secreto, no caso de veto. c) nunca poder ser secreto, tendo-se em vista, o princpio democrtico de transparncia que deve nortear a atuao parlamentar. d) poder ser secreto, nominal ou aberto, conforme determinar, discricionariamente, o Presidente da Assemblia Legislativa. e) ser direto e secreto apenas nos casos definidos pelo Regimento Interno da Assemblia Legislativa.

37 - No Estado do Piau, a faculdade de o Governador do Estado expedir medida provisria constitui

a) exerccio do poder regulamentar, inerente ao Poder Executivo. b) delegao legislativa. c) violao do princpio constitucional da inacumu- labilidade de funes, inerente ao princpio da separao de poderes. d) exerccio da funo legislativa, decorrente de competncia constitucional prpria e expressa. e) exceo ao princpio da harmonia entre os poderes.

38 - A Constituio do Estado do Piau adota, entre as espcies normativas relacionadas no processo legislativo, a medida provisria. Na redao original do texto constitucional estadual, a medida provisria no mbito estadual diferia da medida provisria disciplinada originalmente no mbito federal quanto

a) aos pressupostos. b) aos prazos. c) matria vedada a essa espcie normativa. d) aos efeitos. e) natureza.

39 - Conforme a doutrina e ante o disposto na Constituio do Estado do Piau, possvel afirmar que

a) a Constituio estadual no estabelece diferena hierrquica ou material entre lei complementar e lei ordinria. b) lei complementar toda lei aprovada por quorum de maioria absoluta de votos dos membros da Assembleia Legislativa. c) lei complementar toda lei aprovada por quorum qualificado de dois teros dos votos dos membros da Assembleia Legislativa. d) qualquer matria pode ser veiculada por lei complementar desde que aprovada pela maioria dos votos dos deputados estaduais. e) a lei complementar tem matria reservada e quorum de aprovao qualificado.

40 - Segundo estabelece a Constituio do Estado do Piau, o Ministrio Pblico Estadual junto ao Tribunal de Contas do Estado

a) integra o Ministrio Pblico Estadual, sendo submetido aos mesmos princpios institucionais que o disciplina. b) rgo autnomo em relao ao Ministrio Pblico Estadual e integrado por membros que gozam dos mesmos direitos e vantagens e se submetem s mesmas vedaes dos Procuradores de Justia do Ministrio Pblico Estadual. c) instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, e tem como atribuio a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico, do patrimnio pblico e do interesse pblico em geral. d) tem regime funcional prprio, no se lhe aplicando, por expressa determinao constitucional, as normas relativas aos direitos e deveres do Ministrio Pblico Estadual. e) integrado por Procuradores que gozam das garantias da vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos, nos termos em que as estabelecer a Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Estado. 21-D 32-D 22-* 33-A

23-C 34-E 24-D 35-C 25-B 36-B 26-E 37-D

27-C 38-A 28-D 39-E 29-E 40-B

30-D 31-C Direito Constitucional-TCE-PI Auditor Contabil 2002 PDF Imprimir

21 - A obrigatria aprovao, por referendo popular, de uma Constituio elaborada por uma assembleia constituinte, caracteriza o procedimento constituinte chamado de

a) essencialmente direto. b) indireto. c) necessariamente federal. d) misto. e) essencialmente representativo.

22 - Segundo a concepo positivista, o poder constituinte originrio um poder

a) precedente Constituio e limitado juridicamente. b) de fato e limitado juridicamente. c) de direito, ilimitado jurdica e sociologicamente. d) supra-constitucional e limitado unicamente pelo direito natural. e) de fato ou de direito, dependendo da maneira como se manifesta e limitado apenas pela norma fundamental hipottica.

23 - Uma Constituio em que predominam, como seus elementos constitutivos, o princpio da subsidiariedade, o princpio do Estado mnimo e o princpio da no- interveno ou da neutralidade, caracteriza, segundo a doutrina, a Constituio do Estado

a) socialista. b) social. c) liberal. d) federal. e) unitrio.

24 - 0 princpio da separao de Poderes assegurado pela Constituio brasileira tem como clusula parmetro a independncia entre os Poderes, que significa, inclusive na sua interpretao e aplicao, que

a) os rgos do governo atuam de modo inteiramente discricionrio. b) todos os membros do Poder Judicirio so nomeados pelo prprio Poder, em razo de sua autonomia administrativa. c) os Poderes no sofrem qualquer tipo de controle uns pelo outros. d) a permanncia nos rgos de um dos Poderes polticos no depende da confiana nem da vontade dos outros. e) um Poder no pode atuar sem a concordncia, autorizao ou colaborao do outro.

25 - Os direitos sociais (ou de 2 gerao), assegurados pela Constituio brasileira, podem ser corretamente qualificados de direitos fundamentais

a) negativos, do cidado perante o Estado. b) de natureza positiva, porquanto exigem prestaes positivas do Estado. c) de participao, porquanto permitem a participao do cidado no exerccio do poder estatal. d) positivos, de natureza exclusivamente econmica. e) negativos, de natureza econmica, social e cultural.

26 - A Constituio brasileira assegura a todos o acesso informao, mas resguarda o sigilo da fonte

a) exclusivamente aos parlamentares. b) a todos, em qualquer caso ou processo, como proteo ao princpio da intimidade. c) aos parlamentares e aos servidores pblicos em geral. d) exclusivamente nos processos de natureza penal. e) quando necessrio ao exerccio profissional.

27 - Segundo a Constituio brasileira, a pequena propriedade rural, assim definida por lei, desde trabalhada pela famlia,

a) insuscetvel de penhora, em qualquer caso. b) poder ser objeto de penhora em todas as hipteses em que pode ocorrer a aplicao do instituto.

c) no ser objeto de penhora, no caso de pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva. d) s suscetvel de penhora nas hipteses em que se resguarda o bem de famlia. e) s suscetvel de penhora para pagamento de penso alimentcia.

28 - A Constituio brasileira

a) veda, em qualquer caso, a perda ou suspenso de direitos polticos. b) admite a cassao de direitos polticos no caso de condenao criminal transitada em julgado. c) sempre admite a cassao de direitos polticos nos casos de apenao por improbidade administrativa. d) admite a perda ou suspenso de direitos polticos para o objetor de conscincia, somente se este se recusar a cumprir tanto obrigao geral, quanto prestao alternativa imposta por lei. e) s admite a cassao de direitos fundamentais no caso de cancelamento da naturalizao, desde que por sentena judicial transitada em julgado.

29 - Para garantir o livre exerccio de qualquer dos Poderes estaduais, a interveno da Unio no Estado

a) depende, sempre, de requisio do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justia, por fora da autonomia constitucional do Estado. b) depende de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representao do Procurador-Geral da Repblica.

c) depende de provimento, pelo Superior Tribunal de Justia, de representao do Procurador-Geral da Repblica. d) ato discricionrio do Presidente da Repblica e independe de solicitao dos poderes estaduais. e) depende de solicitao do Poder Legislativo ou do Poder Executivo, ou de requisio do Supremo Tribunal Federal, se a coao for exercida contra o Poder Judicirio.

30 - Consoante disposio expressa da Constituio Federal, em matria de competncia legislativa, o Distrito Federal tem competncia

a) privativa, para legislar sobre sade e assistncia b) privativa, para legislar sobre produo e consumo. c) delegada, para legislar sobre registros pblicos. d) concorrente, para legislar sobre oramento e custas dos servios forenses. e) concorrente, para legislar sobre assuntos de interesse local.

31 - A composio numrica do Poder Legislativo estadual

a) matria da competncia exclusiva do Poder Constituinte Estadual e fixada na Constituio do Estado. b) depende de lei complementar federal. c) determinada por norma da Constituio brasileira, insuscetvel de alterao pelo Poder Constituinte estadual. d) depende de resoluo do Tribunal Superior Eleitoral.

e) no matria constitucional.

32 - Se um membro do Tribunal de Contas do Estado praticar um ato de improbidade administrativa, tipificado como crime de responsabilidade, ser ele julgado perante

a) o Supremo Tribunal Federal. b) o Senado Federal. c) a Assembleia Legislativa do Estado. d) o Superior Tribunal de Justia. e) o Tribunal de Justia do Estado.

33 - Dentre os princpios constitucionais estaduais expressos, a serem observados pelo Tribunal de Contas do Estado do Piau no exerccio do controle externo destacam-se os da

a) legalidade, legitimidade e economicidade. b) isonomia, responsabilidade objetiva do Estado e motivao. c) legalidade, razoabilidade e prevalncia do interesse pblico. d) legalidade, equilbrio financeiro do contrato e publicidade. e) motivao, legitimidade e igualdade.

34 - Ante a Constituio do Estado do Piau, competncia do Tribunal de Contas do Estado, no caso de ilegalidade de despesas ou de irregularidades na prestao de contas,

a) propor Assembleia Legislativa a aplicao das sanes legais cabveis. b) aplicar sanes independentemente de previso c) aplicar sanes previstas em lei, salvo no caso de multa, cuja aplicao independe de previso legal. d) propor ao Governador do Estado a aplicao das sanes legais cabveis. e) aplicar as sanes previstas em lei, inclusive multa proporcional ao valor do dano causado.

35 - Dentre as formas de participao popular no exerccio do controle das funes da Administrao, a Constituio do Estado do Piau prev

a) a iniciativa popular das leis. b) o referendo constitucional. c) a legitimao do cidado para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas. d) a legitimao do cidado para propor ao direta de controle de constitucionalidade de leis populares. e) a legitimao de qualquer partido poltico para propor a ao direta de inconstitucionalidade por omisso do Poder Legislativo ou do Poder Executivo.

36 - O voto, nas deliberaes da Assembleia Legislativa do Estado do Piau,

a) ser sempre secreto, a fim de resguardar a independncia dos parlamentares. b) ser necessariamente proferido em escrutnio secreto, no caso de veto. c) nunca poder ser secreto, tendo-se em vista, o princpio democrtico de transparncia que deve nortear a atuao parlamentar. d) poder ser secreto, nominal ou aberto, conforme determinar, discricionariamente, o Presidente da Assemblia Legislativa. e) ser direto e secreto apenas nos casos definidos pelo Regimento Interno da Assemblia Legislativa.

37 - No Estado do Piau, a faculdade de o Governador do Estado expedir medida provisria constitui

a) exerccio do poder regulamentar, inerente ao Poder Executivo. b) delegao legislativa. c) violao do princpio constitucional da inacumulabilidade de funes, inerente ao princpio da separao de poderes. d) exerccio da funo legislativa, decorrente de competncia constitucional prpria e expressa. e) exceo ao princpio da harmonia entre os poderes.

38 - A Constituio do Estado do Piau adota, entre as espcies normativas relacionadas no processo legislativo, a medida provisria. Na redao original do texto constitucional estadual, a medida provisria no mbito estadual

diferia da medida provisria disciplinada originalmente no mbito federal quanto

a) aos pressupostos. b) aos prazos. c) matria vedada a essa espcie normativa. d) aos efeitos. e) natureza.

39 - Conforme a doutrina e ante o disposto na Constituio do Estado do Piau, possvel afirmar que

a) a Constituio estadual no estabelece diferena hierrquica ou material entre lei complementar e lei ordinria. b) lei complementar toda lei aprovada por quorum de maioria absoluta de votos dos membros da Assembleia Legislativa. c) lei complementar toda lei aprovada por quorum qualificado de dois teros dos votos dos membros da Assembleia Legislativa. d) qualquer matria pode ser veiculada por lei complementar desde que aprovada pela maioria dos votos dos deputados estaduais. e) a lei complementar tem matria reservada e quorum de aprovao qualificado.

40 - Segundo estabelece a Constituio do Estado do Piau, o Ministrio Pblico Estadual junto ao Tribunal de Contas do Estado

a) integra o Ministrio Pblico Estadual, sendo submetido aos mesmos princpios institucionais que o disciplina. b) rgo autnomo em relao ao Ministrio Pblico Estadual e integrado por membros que gozam dos mesmos direitos e vantagens e se submetem s mesmas vedaes dos Procuradores de Justia do Ministrio Pblico Estadual. c) instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, e tem como atribuio a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico, do patrimnio pblico e do interesse pblico em geral. d) tem regime funcional prprio, no se lhe aplicando, por expressa determinao constitucional, as normas relativas aos direitos e deveres do Ministrio Pblico Estadual. e) integrado por Procuradores que gozam das garantias da vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos, nos termos em que as estabelecer a Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Estado. Direito Constitucional-TCE-SE-Subprocurador 2002 PDF Imprimir

1 - A conceituao de Constituio como "a soma dos fatores reais do poder que regem nesse Pas", atribuda a Lassalle, indica, segundo a doutrina, uma concepo de Constituio no sentido

a) sociolgico. b) jurdico. c) poltico. d) axiolgico ou normativo. e) instrumental ou estrutural.

2 - Conforme a doutrina brasileira predominante, nos sistemas de constituio rgida, as normas constitucionais programticas

a) so normas jurdicas, sempre dotadas de plena eficcia jurdica. b) no configuram normas jurdicas, caracterizando apenas, pelo seu alto teor de abstrao, princpios constitucionais. c) so normas jurdicas, dotadas de pelo menos um mnimo de eficcia jurdica. d) so normas de contedo concreto, completas quanto ao seu enunciado e dotadas de incontrastvel juridicidade, embora no suscetveis de imediata aplicao. e) so, a um s tempo, princpios e normas constitucionais, suscetveis sempre de imediata aplicao e dotadas de inconstrastvel juridicidade.

3 - A existncia das chamadas "clusulas ptreas" e de um procedimento especial de alterao formal, em uma Constituio, implica a noo de

a) distino entre o Poder Constituinte Originrio e o Poder Constituinte Derivado, a existncia de uma Constituio rgida e a inviabilidade de qualquer mudana formal ou informal da Constituio. b) uma Constituio super-rgida ou dotada de superlegalidade, obra de um Poder Constituinte Originrio axiologicamente limitado. c) um Poder Constituinte Originrio e de um Poder Constituinte Derivado juridicamente limitados. d) uma Constituio flexvel, na medida em que tudo o que no configurar "clusula ptrea" pode sofrer alterao formal pelo Poder Constituinte Derivado. e) conseqente distino entre Poder Constituinte Originrio e Poder Constituinte Derivado, este submetido a limites materiais e formais.

4 - O "povo" ou a "nao", segundo as diferentes doutrinas sobre o Poder Constituinte Originrio, constituem seus

a) representantes. b) titulares. c) agentes. d) veculos. e) meios de expresso.

5 - O bicameralismo federativo clssico, em que a Segunda Cmara ou Cmara Alta representa paritariamente os Estados-Membros da Federao, esteve presente nas constituies brasileiras, salvo na de

a) 1824, quando o Senado tinha feio de rgo moderador de poderes. b) 1891, quando o Brasil adotou o federalismo dualista. c) 1934, quando o Senado passou a ser um rgo de colaborao da Cmara de Deputados. d) 1946, quando a representao da Cmara dos Deputados era escolhida pela Assembleia Legislativa do Estado-Membro. e) 1967, quando o Brasil adotou um federalismo dito de integrao.

6 - Considerando o sistema constitucional brasileiro, correto afirmar que o princpio da hierarquia das normas implica a noo de que

a) para ter validade e eficcia, a lei inferior deve estar conforme s leis infraconstitucionais superiores.

b) uma norma fundada diretamente na Constituio pode ser classificada como primria ou secundria. c) a lei complementar federal , sempre, hierarquicamente superior Constituio Estadual e s leis estaduais e municipais. d) todos os atos de todos os poderes pblicos devem estar em conformidade com a Constituio. e) a lei municipal sempre hierarquicamente inferior lei estadual.

7 - correto afirmar que, segundo a Constituio brasileira e a legislao em vigor, a arguio de descumprimento de preceito fundamental configura exerccio de controle de constitucionalidade

a) de competncia originria do Supremo Tribunal Federal, pode ser provocado pelos legitimados para a ao direta de inconstitucionalidade e a deciso proferida tem eficcia contra todos e efeitos vinculantes relativamente aos demais rgos do Poder Pblico. b) difuso, pode ser provocado por qualquer pessoa lesada por ato do Poder Pblico que venha a ferir qualquer preceito fundamental e a deciso proferida tem eficcia contra todos e efeitos vinculantes para os demais rgos do Poder Judicirio e para o Poder Executivo. c) destinado a evitar ou a reparar leso a direito fundamental provocada por ato de qualquer dos poderes pblicos, pode ser provocado pelo lesado ou pelos legitimados para a ao declaratria de constitucionalidade e a deciso produz efeitos contra todos e vinculantes, inclusive para o Poder Legislativo. d) concentrado, pode ser provocado pelo lesado por ato do Poder Pblico ou pelos legitimados para a ao declaratria de constitucionalidade e a deciso proferida produz efeitos contra todos e vinculantes somente para os rgos do Poder Judicirio. e) misto, pode ser provocado pelo lesado ou pelo Procurador-Geral da Repblica, perante qualquer juiz ou tribunal ou perante o Supremo Tribunal Federal, e a deciso proferida tem defeitos inter partes ou erga omnes, conforme o caso.

8 - correto afirmar que, ante a legislao em vigor,

a) atos anteriores Constituio so considerados revogados, por incompatibilidade material, e no podem se submeter a qualquer tipo de controle de constitucionalidade. b) lei municipal e atos anteriores Constituio podem ser objeto de controle abstrato pelo Supremo Tribunal Federal. c) lei municipal pode ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal de Justia do Estado. d) decreto normativo federal somente pode ser objeto de ao declaratria de constitucionalidade. e) lei e ato normativo estadual, no plano federal, somente podem ser objeto de controle concentrado perante o Superior Tribunal de Justia.

9 - da ndole do federalismo clssico a

a) descentralizao territorial do poder. b) autonomia constitucional da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. c) participao de todos os entes federativos no produto de quaisquer receitas tributrias arrecadadas no Estado Federal. d) hierarquia das leis estaduais sobre as leis federais. e) adoo do critrio de repartio vertical de competncias legislativas entre a Unio e os Estados-Membros.

10 - A interveno federal nos Estados, para o fim de assegurar a prestao de contas da administrao pblica direta,

a) depende de solicitao do Tribunal de Contas do Estado e do ProcuradorGeral da Repblica, tendo o Presidente da Repblica poder discricionrio para decret-la. b) depende de requisio do Procurador-Geral da Repblica, tendo o Presidente da Repblica o poder-dever vinculado de decret-la. c) depende de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representao do Procurador-Geral da Repblica, que necessariamente obriga a expedio, pelo Presidente da Repblica, do decreto de interveno. d) independe de qualquer solicitao ou provocao, cabendo ao Presidente da Repblica decret-la ou no, conforme poder discricionrio de que dispe. e) depende, sempre, de provimento, pelo Supremo Tribunal Federa, derepresentao do Procurador-Geral da Repblica, facultado ao Presidente da Repblica, se for o caso, apenas expedir decreto suspendendo o ato impugnado.

11 - Segundo a Constituio brasileira em vigor, o Distrito Federal, dentre outros pontos, se assemelha aos Estados-Membros porque

a) tem as mesmas competncias legislativas reservadas e concorrentes e os deputados distritais gozam das mesmas imunidades aplicadas aos deputados estaduais. b) goza de autonomia e tem expressa competncia constitucional para dispor, em lei prpria, sobre o auto-governo e a organizao judiciria e do Ministrio Pblico distrital. c) tem competncia para instituir tributos, inclusive o IPVA, o IPTU e o IPTR. d) tem representao na Camara dos Deputados e no Senado Federal e expressa competncia constitucional para legislar, mediante autorizao, sobre as matrias de competncia privativa da Unio.

e) todas as leis distritais, sem exceo, se submetem aos controles difuso e concentrado de constitucionalidade, este perante o Supremo Tribunal Federal.

12 - So caractersticas jurdicas do sistema presidencialista de governo a

a) atribuio da Chefia de Estado e da Chefia de Governo a um rgo unipessoal. b) faculdade de o Presidente da Repblica legislar autonomamente. c) adoo do princpio da eleio direta do Presidente da Repblica. d) nomeao de juzes e membros do Poder Judicirio pelo Chefe do Poder Executivo. e) a predominncia poltica do Presidente da Repblica.

13 - correto afirmar que, segundo a doutrina, o parlamentarismo, como sistema de governo, chamado de

a) dualista, quando apenas dois partidos polticos disputam os postos eletivos do Parlamento, dentre cuja maioria indicado o Primeiro Ministro. b) monista, quando o gabinete toma, em conjunto, todas as decises polticas fundamentais. c) dualista, quando o gabinete formado por um Primeiro Ministro e um Ministrio por ele composto, mediante prvia aprovao do Parlamento. d) monista, porque a responsabilidade poltica pode conduzir queda de todo o gabinete ministerial a um s tempo. e) dualista, quando o gabinete de ministros fundado em dupla confiana: a do rei ou do presidente e a do parlamento.

14 - Os princpios da anterioridade e da legalidade tributria so limitaes constitucionais ao poder de tributar que

a) incidem, sem exceo, sobre a instituio de todos os tributos, de todos os entes federativos. b) incidem, sem exceo, sobre medidas provisrias que instituam impostos da Unio. c) incidem, sem exceo, sobre leis estaduais e municipais instituidoras de tributos. d) no incidem, sem exceo, sobre a criao de taxas ou contribuies de melhoria por qualquer ente federativo. e) incidem, sem exceo, sobre a instituio de alquotas mnimas e mximas sobre operaes que envolvam interesses dos Estados.

15 - O Fundo de Participao dos Estados e do Distrito Federal constitudo de percentual do produto

a) dos impostos federais, estaduais e municipais. b) de todos os tributos arrecadados pela Unio. c) apenas do imposto sobre rendas e proventos de qualquer natureza. d) da arrecadao da Unio sobre renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados. e) apenas dos impostos sobre a exportao, rendas e proventos de qualquer natureza e a propriedade territorial rural.

16. Ante a consagrao, na Constituio brasileira em vigor, dos princpios constitucionais relativos Administrao Pblica, possvel afirmar que

a) o princpio da discricionariedade administrativa foi suprimido. b) o controle jurisdicional dos atos administrativos alargou-se. c) a motivao dos atos administrativos passou a ser princpio constitucional expresso. d) os atos administrativos ultra ou extra legem so, sempre, inconstitucionais. e) tais princpios no incidem sobre quaisquer atos praticados pelos Tribunais de Contas da Unio e dos Estados, visto que estes rgos constitucionais no se inserem nos quadros da Administrao Pblica.

17. A convocao extraordinria do Congresso Nacional far-se-

a) exclusivamente pelo Presidente do Senado Federal, a quem caber estabelecer, previamente, a pauta para a sesso legislativa extraordinria. b) exclusivamente pelo Congresso Nacional ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas congressuais, e na sesso legislativa extraordinria somente ser objeto de deliberao a matria para a qual foi convocado o Congresso Nacional. c) exclusivamente pelo prprio Congresso Nacional que, na sesso legislativa extraordinria, deliberar somente sobre a matria para a qual foi feita a convocao, com exceo dos vetos e das medidas provisrias em vigor, que sero automaticamente includos na pauta. d) pelo Presidente da Repblica e pelo prprio Congresso Nacional, e na

sesso legislativa extraordinria o Congresso Nacional poder deliberar sobre a matria para a qual foi convocado, ressalvados os projetos presidenciais em regime de urgncia. e) dentre outros, pelo Presidente da Repblica e na sesso legislativa extraordinria dever ser includa,na pauta,automaticamente, a medida provisria que estiver em vigor.

18 - Ante as normas constitucionais em vigor, correto afirmar

a) as medidas provisrias tero sua votao iniciada na Cmara dos Deputados e que a deliberao sobre o respectivo mrito, pelas casas congressuais, depender de juzo prvio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais. b) os projetos de lei complementar sempre tero sua votao iniciada na Cmara dos Deputados e que as leis complementares somente podero ser aprovadas pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional. c) o veto, a medida provisria e os projetos de lei complementar somente podero ser aprovados por maioria qualificada dos membros do Congresso Nacional, em sesso conjunta. d) todas as deliberaes do Congresso Nacional ou de suas casas sero sempre tomadas por maioria absoluta de votos dos membros de cada casa. e) dentre outras limitaes constitucionais expressas, no podero ser objeto de delegao ou medida provisria a instituio de tributos, a criao e extino de Ministrios e de cargos pblicos, o direito processual penal e o direito processual civil.

19 - Consoante estabelece expressamente a Constituio Federal, em caso de ilegalidade de despesa, o Tribunal de Contas da Unio

a) no poder aplicar quaisquer sanes, salvo multa.

b) poder executar suas prprias decises, que impliquem imputao de multa, independentemente de previso legal. c) poder aplicar aos responsveis sanes, inclusive multa proporcional ao dano causado ao errio pblico, desde que previstas em lei. d) somente poder aplicar sanes aps aprovao do Congresso Nacional. e) dever, no caso de aplicao de quaisquer sanes, inclusive a multa, solicitar ao Poder Pblico competente as providncias cabveis.

20. Dentre os direitos fundamentais cuja observncia, pelo Tribunal de Contas de Sergipe, expressamente determinada por normas da Constituio do Estado de Sergipe, se encontra o respeito s garantias processuais que implicitamente se reportam ao princpio

a) da moralidade administrativa. b) do devido processo legal, em seu sentido subjetivo. c) da legalidade. d) do devido processo legal, em seu sentido processual. e) da igualdade.

21 - Ante a Constituio do Estado de Sergipe e a legislao complementar pertinente, ao Procurador-Geral, chefe do Ministrio Pblico Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado, compete

a) promover a defesa da ordem jurdica, requerendo, perante o Tribunal de Contas do Estado, as medidas de interesse da justia, da Administrao e dos errios estadual e municipal. b) promover a ao civil pblica para a proteo do patrimnio pblico e

social. c) instaurar procedimento administrativo e, para instru-lo, dentre outras providncias, requerer informaes, exames e percias de autoridades municipais e estaduais da administrao direta ou indireta, bem como promover inspees investigatrias. d) interpor, perante o Tribunal de Justia do Estado, reviso e resciso dos julgados do Tribunal de Contas do Estado. e) promover, perante o Tribunal de Justia do Estado, a ao de inconstitucionalidade de lei ou ato municipal ofensivo ao princpio de fiscalizao contbil, financeira, oramentria ou patrimonial, fixado pela Constituio Federal.

22 - Conforme dispe a Constituio Federal, a recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa fixada em lei pode acarretar a

a) cassao de direitos polticos. b) suspenso de direitos individuais. c) perda de direitos polticos. d) cassao de direitos fundamentais. e) perda, a suspenso ou a cassao de direitos polticos e fundamentais, conforme o caso.

23 - Segundo jurisprudncia firmada pelo Supremo Tribunal Federal, direitos institudos por tratados internacionais, ratificados pelo Congresso Nacional e integrados ao ordenamento jurdico ptrio por decreto presidencial, tm a hierarquia de

a) lei ordinria, apenas em sentido material, e no revogam as leis ordinrias anteriores sobre a mesma matria. b) norma constitucional e revogam quaisquer normas anteriores incompatveis, inclusive as normas constitucionais. c) lei complementar Constituio, e somente revogam leis de hierarquia inferior. d) norma constitucional mas no revogam as normas constitucionais anteriores sobre o assunto, ainda que incompatveis com as normas do tratado. e) lei ordinria e revogam a lei ordinria anterior, incompatvel com as normas do tratado.

24 - Consoante expressa disposio constitucional, em matria de competncia concorrente,

a) os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e os Territrios podem legislar, ante a inexistncia da lei federal estabelecendo normas gerais sobre a matria. b) somente os Estados podero ser autorizados, mediante lei complementar, a legislar sobre questes especficas relativas s matrias compreendidas nessa competncia. c) os Estados e o Distrito Federal no podem, em qualquer caso, legislar sobre a matria compreendida nessa competncia. d) os Estados podem, em qualquer caso, legislar plenamente sobre questes especificas compreendidas nessa competncia. e) os Estados e o Distrito Federal, mediante lei delegada, podem legislar plenamente sobre a matria compreendida nessa competncia.

25 - A Constituio brasileira em vigor, no tocante a competncias tributrias, discrimina, de modo expresso, as competncias dos entes federativos, reserva a competncia residual para a Unio e determina a partilha do produto de receitas tributrias entre as entidades federativas. Ante tal constatao, correto afirmar que

a) a Constituio adota, em matria tributria, exclusivamente a tcnica de repartio horizontal de competncias. b) a Constituio adota o federalismo cooperativo. c) com a partilha de tributos, a autonomia dos Estados foi fortalecida e a da Unio e dos Municpios reduzida. d) a Constituio adota o federalismo de integrao. e) a Constituio adota o federalismo dualista. 01-A 14-C

02-C 15-D 03-E 16-B

04-B 17-E 05-C 18-A 06-D 19-C 07-A 20-D 08-B 21-A 09-A 22-C 10-E 23-E

11-A 24-D 12-A 25-B 13-E Direito Constitucional TRF - Analista Judiciario - area judiciaria 2004 Imprimir PDF

37 - Em matria de nacionalidade, certo que

a) os cargos de Ministro e de oficial das Foras Armadas, entre outros, podem ser providos tanto por brasileiros natos como naturalizados. b) a naturalizao tem natureza jurdica de um convnio de direito privado, classificado como unilateral, oneroso e internacional. c) aos brasileiros natos e naturalizados no se aplica rigorosamente o princpio da isonomia, porque a lei ordinria pode estabelecer distino entre ambos. d) a Constituio Federal vigente reconhece somente a naturalizao expressa, no havendo, pois, qualquer hiptese de naturalizao tcita. e) o brasileiro pode perder sua nacionalidade quando tiver cancelada sua naturalizao por deciso judicial ou administrativa federal.

38 - O fato de permanecer calado, quando qualquer pessoa, na condio de indiciado, ru ou co-ru, deva ser inter- rogado perante os rgos competentes, constitui

a) privilgio contra a auto-incriminao, traduzindo um direito pblico subjetivo da pessoa. b) o princpio do juiz natural, implicando em direito pblico do inquiridor e inquirido. c) garantia integridade fsica e moral dessas pessoas resultante de um direito privado das partes. d) o princpio da presuno da inocncia, visto que a pessoa no pode ser considerada culpada antes de sua condenao. e) prerrogativa da personalizao da pena, implicando em direito objetivo do inquirido.

39 - certo que, se o Presidente da Repblica praticar uma infrao penal comum e a denncia for recebida pelo

a) Senado Federal, ficar suspenso de seus direitos b) Congresso Nacional, ser declarado seu impeachment. c) Superior Tribunal de Justia, ficar impedido do exerccio do cargo. d) Cmara dos Deputados, ser declarada a perda de seus direitos polticos. e) Supremo Tribunal Federal, ficar suspenso de suas funes.

40 - INCORRETA a afirmao de que o Magistrado

a) ser recolhido a sala especial de Estado-Maior desde que haja ordem escrita do rgo Especial competente, quando sujeito priso antes do julgamento final. b) no est sujeito notificao ou intimao para comparecimento, salvo se expedida por autoridade judicial. c) no pode fazer juzo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenas de rgos judiciais, inclusive a crtica nos autos e obras literrias. d) dever ser ouvido como testemunha somente em dia, hora e local previamente ajustados com Juiz de instncia igual ou inferior. e) no ser preso seno por ordem escrita do rgo Especial competente para julgamento, salvo em flagrante por crime inafianvel.

42 - No processo legislativo, considerando as proposies apresentadas com exclusividade pelos parlamentares como acessrias de outras, a exemplo daquelas que

I. so apresentadas como sucedneo a parte de outra proposio, quando a alterar substancial ou formalmente, em seu conjunto.

II. resultam da fuso de outras emendas, ou destas com o texto original, por transao tendente a aproximao dos respectivos objetos.

III. alteram a proposio sem a modificar substancialmente.

Essas proposies denominam-se, respectivamente, emendas

a) substitutivas, aglutinativas e modificativas. b) supressivas, aditivas e substitutivas. c) aditivas, substitutivas e de redao. d) aglutinativas, modificativas e substitutivas. e) aditivas, supressivas e de redao. 37 38 39 40 42 D A E C A

S-ar putea să vă placă și