Sunteți pe pagina 1din 8

Carssimos alunos e alunas, As consideraes aqui traadas tm por objetivo auxili-los, de forma direta e concreta, naquelas questes em que

vejo real chance de alterao do gabarito ou anulao COM BASE NO POSICIONAMENTO DO EXAMINADOR. Embora hoje, por determinao do CNJ e CNMP, no seja possvel a cobrana de posicionamentos isolados, todos sabemos que nosso Examinador possui vrias obras escritas, nas quais apresenta seu posicionamento, mas o embasa, muitas vezes, citando outros autores. Sei que muitos esto tristes, abalados, muitas vezes at revoltados com a prova a que se submeteram. Foram horas de estudo, de abdicao e dedicao, mas tambm no acho justo alimentar em vocs a expectativa de anulaes que, tenho quase certeza, teriam poucas chances de ocorrer. Os que me conhecem sabem que costumo gui-los, em minhas aulas, pelos posicionamentos das bancas. Afinal, preparo vocs para concursos, e existe uma porta de entrada. Assim, em algumas das questes sobre as quais me tem sido requerido um posicionamento, indicarei tambm meu posicionamento sobre se acredito ou no haver a chance de anulao, sempre com o olhar do que o Examinador estaria buscando. Espero que compreendam. Estou com vocs, mas, infelizmente, conhecemos o jogo, no mesmo? Para adiantar, estou postando aos poucos cada um dos comentrios, ok? Portanto, acessem o link novamente em alguns minutos. Um enorme abrao no corao de cada um de vocs. Ana Cristina Mendona Professora de Direito Processual Penal

XXXII Concurso MPRJ 2011 Gabarito - A Classe Inicial da Carreira do Ministrio Pblico DIREITO PROCESSUAL PENAL 16. Sob o prisma da Teoria Geral do Processo Penal, por muitos autores reconhecida como doutrina jurdica autnoma, seria caracterstica mais marcante do Processo Penal, diferentemente do Processo Civil, centrar-se principalmente no conceito jurdico: A) de ao; B) de jurisdio; C) de pretenso; D) de lide; E) de retribuio. Consideraes sobre/para eventual recurso: Questo controversa na doutrina. Muitos autores compreendem que no processo penal o conflito de interesses estaria baseado na contraposio entre a pretenso punitiva estatal e direito de liberdade, bem jurdico tutelado pelo prprio Estado, caracterizando-se, assim, a lide penal. Tal posicionamento apresentado inclusive pelo d. Examinador s fls. 5 de

sua obra (Polastri, Marcellus. Curso de Processo Penal. Vol. I. 5. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010), ao citar autores como Mirabete e Frederico Marques. Contudo, s fls 6-7 da mesma obra, o autor deixa claro que, para os autores modernos como Badar e Tucci, e tambm em seu posicionamento, no existe lide no processo penal. Indica que o conceito de lide estaria adaptado ao direito privado, no sendo compatvel com as controvrsias caractersticas do processo penal, e que, para o mesmo, seria irrelevante. Ao mesmo tempo, o enunciado menciona sob o prisma da Teoria Geral do Processo Penal, tema do que Rogrio Lauria Tucci autor de relevante obra, em sua obra citada pelo Examinador. Por tal motivo, e pelas razes expostas acima, no vejo muitas chances de anulao da referida questo.

17. Na reforma pontual do Cdigo de Processo Penal Brasileiro, Recentemente realizada, segundo a Lei e sua interpretao doutrinria, foi adotado um sistema: A) de integrao entre as funes de acusar e julgar; B) de separao entre as funes de acusar e julgar; C) adversarial, que prestigia o debate das partes; D) de completa equidistncia do juiz no processo; E) que possibilita ao juiz agir de ofcio no procedimento. Sistema acusatrio. As reformas de 2008 e 2011 fazem significativas alteraes no CPP para adequ-lo ao sistema adotado pela Constituio de 2008. Ainda que se possa considerar ambgua a assertiva E, no vejo chance de a nulao, j que a referida assertiva genrica e o Examinador, embora defenda os poderes instrutrios do juiz em nome da verdade real, tem por hbito rechaar questes que atribuam genericamente poderes aos juzes. No momento que esta assertiva fala em procedimento estaria incluindo a fase inquisitiva e o Examinador, bem como a prpria Instituio no admitem a atuao ex officio do juiz naquela etapa.

18. Tendo o Brasil ratificado o Pacto de So Jos da Costa Rica, a determinao de uma necessria durao razovel do processo, estabelecida por essa Conveno, foi incorporada Constituio Federal. Sobre o tema, correto afirmar que: A) a recente reforma pontual processual penal previu essa durao no Cdigo de Processo Penal, estipulando prazos e sanes; B) a jurisprudncia brasileira j determinou os prazos e sanes para o descumprimento dessa norma constitucional; C) a prpria Constituio estipulou sanes, inclusive a indenizao; D) a norma ainda no foi regulamentada, dependendo de estipulao de prazos e sanes; E) em caso de processo com durao no razovel, pode o juiz extinguir o processo. Por enquanto, o Brasil adota a teoria do no prazo, por falta de regulamentao da durao razovel do processo. Sem chance de anulao.

19. No sistema processual penal brasileiro, a investigao penal presidida, em regra, por um delegado de polcia. Em se tratando de inqurito policial, nessa forma de investigao, teremos: A) impossibilidade de se iniciar uma a investigao com denncia annima, mesmo sendo colhidos elementos posteriores pela autoridade antes da instaurao; B) coleta de provas que podem levar condenao, caso sejam contundentes, e demonstrem a verdade real; C) sigilo e incomunicabilidade do investigado, caso tal se faa necessrio para os fins da investigao; D) poder do Delegado de colher subsdios referentes a inqurito arquivado, caso tenha novas informaes, desde que com autorizao do ProcuradorGeral de Justia; E) direito de informao e cincia defesa do indiciado atravs de acesso s diligncias, aps colhidas e juntadas aos autos. Smula Vinculante 14 do STF. Sem chance de anulao.

20. Com a reforma processual penal de 2008, foram inseridas vrias novidades no arcabouo da lei processual penal, nas fases de recebimento e absolvio sumria. Dentre elas, encontra-se: A) a desnecessidade de demonstrao na denncia oferecida pelo Membro do Ministrio Pblico da existncia dos pressupostos processuais; B) a adoo da tese doutrinria de que a justa causa seria a quarta condio para o exerccio da ao penal; C) o no acatamento da inicial se faltar condio de procedibilidade para incio da ao penal pblica condicionada; D) a impossibilidade de absolvio sumria no jri, caso seja o ru inimputvel por doena mental comprovada; GABARITO DIVULGADO EM 07/11 E) a previso expressa de se propor outra ao caso se corrija o defeito da ilegitimidade de parte ad causam. GABARITO INICIALMENTE DIVULGADO E DEPOIS ALTERADO Consideraes sobre/para eventual recurso: Novamente a questo controversa. Da mesma forma tivemos o problema da alterao do gabarito pela prpria banca, dia 07/11 tarde. Aqui vejo chances de anulao. Primeiro porque muitos autores defendem a justa causa como uma quarta condio da ao, embora este no seja o posicionamento do Examinador que, s fls. 187-8 de sua obra (Polastri, Marcellus. Curso de Processo Penal. Vol. I. 5. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010), a reconhece como um requisito especial para recebimento da inicial, utilizando o fato da reforma elenc-la em um inciso a parte como confirmao de seus argumentos. Contudo, a alterao do gabarito indica a insegurana do prprio Examinador, que, pior, alterou o gabarito para uma opo absolutamente CONTRRIA PRPRIA LEI (art. 415, pargrafo nico, do CPP).

Inicialmente liberou como gabarito a opo E, mesmo porque ele defende que a reforma decidiu por separar as hipteses antes indicadas pela doutrina como hipteses de rejeio (que faziam coisa julgada material) daquelas de no recebimento (que s faziam coisa julgada formal), o que de fato ocorreu com a revogao do antigo art. 43 do Cdigo, que deu lugar aos atuais artigos 395 e 397. Embora seja criticvel a expresso previso expressa. A questo deve ter o gabarito incialmente divulgado restitudo (letra E), ou, o ideal, deve ser ANULADA.

21. No que se refere ao poder-dever do Ministrio Pblico de promover e fiscalizar a ao penal e sua atuao anterior a essa fase, correto afirmar que: A) a garantia da independncia funcional do promotor, apesar de no estar elencada na Constituio, prevista na lei e em regulamentos da Instituio; B) na ao pblica condicionada, no esto presentes os mesmos princpios reitores da ao pblica incondicionada; C) o princpio da indivisibilidade da ao penal exclusivo da ao penal privada e deve ser fiscalizado pelo Ministrio Pblico; D) na requisio do Ministro da Justia para fins de promover a ao penal pblica condicionada, o promotor poder oferecer a denncia mesmo aps o prazo decadencial de 6 meses; E) com a reforma processual penal pontual recentemente introduzida no Cdigo, inexiste qualquer tipo de aditamento provocado previsto em artigo do CPP. Sem chance de anulao. Entretanto, devemos nos lembrar que alguns autores apresentem o entendimento de que o princpio da oficialidade mitigado no caso de ao penal pblica condicionada. Da mesma forma, e at mais importante, muitos consideram que o princpio da indivisibilidade est presente apenas nas aes penais privadas, no sendo princpio reitor das aes penais pblicas, para as quais bastaria o princpio da obrigatoriedade. Este , inclusive, o posicionamento do STF. Entretanto, a posio doutrinria majoritria (incluindo o Examinador) e do MPRJ sempre foi por considerar a ao penal pblica indivisvel, sendo que tal princpio seria um consectrio lgico da prpria obrigatoriedade. Por isso no vejo chance de anulao.

22. Jos, prefeito na cidade de Campos, no Estado do Rio de Janeiro, cometeu um crime federal e dever, portanto, ser julgado no: A) Tribunal de Justia do Rio de Janeiro, em vista de sua prerrogativa de funo; B) Juzo Federal da Comarca de Campos, em vista da natureza do crime praticado; C) Superior Tribunal de Justia, em vista de reconhecido dissdio jurisprudencial; D) Supremo Tribunal Federal, considerando ser esta uma evidente questo federal; E) Tribunal Regional Federal da 2a Regio, competente para RJ e ES.

Pacificado e sumulado. Sem chance de anulao.

23. Pedro cometeu em Niteri um crime federal de roubo em conexo com uma contraveno penal. Considerando as regras sobre conexo do Cdigo Processual Penal e o fato de inexistir na rea federal competncia para julgar contraveno, pois no h previso legal de contraveno federal, e ainda a nova tendncia jurisprudencial dos Tribunais Regionais Federais, correto dizer que a competncia para julgamento : A) do Juzo Federal Comum da rea em que se deu o cometimento das infraes; B) do crime, no Juzo Federal Comum; da contraveno, no Juizado Especial Federal; C) do Juzo Federal Comum, mas com aplicao de medidas despenalizadoras para a contraveno; D) do crime, no Juzo Federal Comum; da contraveno, no Juizado Especial Estadual de Niteri; E) da Justia Comum Estadual para ambas as infraes, mas com aplicao de medidas despenalizadoras.

Esta , com certeza, a pior questo da prova. Primeiro, porque contradiz a posio da prpria banca, j que o Examinador, s fls. 336 de sua obra (Polastri, Marcellus. Curso de Processo Penal. Vol. I. 5. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010), afirma: Porm, pensamos que a Smula 122 do STJ somente ressalta a ocorrncia de conexo entre crimes, justamente porque a Constituio no d competncia Justia Federal para julgamento de contravenes.. Alm disso, a questo pede a nova tendncia dos TRFs, mas o que encontramos neste sentido foi:
CONFLITO DE COMPETNCIA. CRIME DE CONTRABANDO. CONTRAVENO PENAL. CONEXO. NO CABIMENTO. AO DE BUSCA E APREENSO. BINGO. SMULA N.38/STJ. INCIDNCIA. CONFLITO NO CONHECIDO. I. A competncia para o processo e julgamento de contravenes penais sempre da Justia Estadual, a teor da Smula 38/STJ. II. Deve ser mantida perante o Juzo estadual a ao de busca e apreenso tendente apurao de suposta contraveno penal e, perante o Juzo Federal, a medida relativa investigao de eventual crime de contrabando. III. Conflito no conhecido. (STJ. CC 40646 MT 2003/0193897-4. Relator(a): Ministro GILSON DIPP. J. 25/05/2004. Terceira Seo. DJ 28.06.2004 p. 185) PENAL. HABEAS CORPUS. MQUINAS DE JOGO DE AZAR. DESCAMINHO. ART. 334, 1, C, DO CDIGO PENAL. CONTRAVENO PENAL. ART. 50, 3, A, DO DECRETO3.688/41. INCOMPETNCIA DE JUSTIA FEDERAL. 1. Resta firmada a orientao de que a competncia para o processo e julgamento de contravenes penais sempre da Justia Estadual (Smula 38 do STJ). 2. Conforme expresso no inciso IV do art. 109 da Constituio Federal, aos juzos federais, compete processar e julgar as infraes penais praticadas em detrimento de bens, servios ou interesse da Unio ou de suas entidades autrquicas ou empresas pblicas, excludas as contravenes penais. 3. Trata-se de regra constitucional que prevalece sobre eventual conexo com crime que deva ser julgado por juzo federal. 4. Assim, deve o Juzo Federal processar e julgar o suposto delito de que trata o art. 334, 1, c, do Cdigo Penal, e o Juzo Estadual a contraveno penal. (TRF 4. 42908 RS 2009.04.00.042908-1, Relator: SEBASTIO OG MUNIZ, Data de Julgamento: 23/03/2010, STIMA TURMA, Data de Publicao: D.E. 25/03/2010)

Por tais motivos, a questo deve ter o gabarito alterado para a letra D ou deve ser ANULADA.

24. Entre as defesas indiretas no processo penal, alm de mltiplas variabilidades de mecanismos a serem utilizados pela defesa tcnica, o defensor pode ainda recorrer s chamadas questes prejudiciais, sendo certo que: A) as questes circunstanciais acidentais que advm da prtica de um tipo penal, como o agravamento da pena nos casos de estado de pessoa e que sejam objeto de processo cvel, no autorizam a suspenso do processo criminal; B) a questo prejudicial cvel que modifique o ttulo ou o nomen juris do crime no autoriza a suspenso do processo; C) na presena de questo prejudicial homognea obrigatria, o juiz criminal deve aguardar a deciso do juiz civil para proferir sua deciso final; D) se o juiz no acatar a questo prejudicial obrigatria arguida, mesmo sendo esta sria e fundada, o prejudicado pode ingressar com recurso em sentido estrito; E) a questo prejudicial obrigatria nada tem a ver com a competncia do juiz, sendo mera questo incidente que visa verdade possvel no processo penal. 25. A coisa julgada no processo penal se d para se evitar o bis in idem, pois no pode haver dois julgamentos sobre o mesmo caso, j que ningum pode ser processado duas vezes pelo mesmo fato. Sobre o tema, correto afirmar que: A) havendo duas demandas criminais, uma j decidida, com identidade de pedido, partes e causa de pedir, estamos diante de uma coisa julgada, sendo certo que o pedido pode ser de qualquer natureza; B) havendo coisa julgada, a parte interessada deve entrar com a exceo prpria; caso contrrio, se dar a precluso, no havendo mais possibilidade de questionamento; C) alm do fato principal, pode ser objeto da exceo de coisa julgada a fundamentao da sentena e fatos prejudiciais, desde que correspondentes imputao, considerando-se o favor rei; D) caso haja o julgamento de duas aes idnticas, o segundo julgamento nulo, mas a parte do primeiro julgamento no atingido pela coisa julgada permanece gerando efeitos; E) o processamento da exceo de coisa julgada tem uma disciplina prpria e especfica, e, se o juiz acolhe a exceo, cabe recurso em sentido estrito. 26. De acordo com a lei, ningum poder ser preso a partir do quinto dia antes das eleies e at 48 horas aps as eleies. Em vista dessa regra, correto dizer que: A) o agente no pode ser preso em flagrante delito, preventivamente ou por priso temporria;

B) a ordem de priso contra o agente expedida anteriormente a esse perodo poder ser executada; C) o juiz, estando presente motivo que demonstre o periculum libertatis, poder decretar a priso; D) o agente com priso preventiva decretada em razo de crime hediondo poder ser preso; E) o estrangeiro com priso preventiva decretada, se estiver embarcando para o exterior, no poder ser preso. 27. Aps a reforma pontual operada no processo penal brasileiro, o procedimento do jri sofreu grandes transformaes. Quanto ao novo procedimento, pode-se afirmar que: A) est previsto na lei dentro dos procedimentos comuns; B) est previsto na lei dentro dos procedimentos especiais; C) ficou, na lei, fora da previso clssica dos procedimentos; D) podem ser inseridas agravantes e atenuantes na pronncia; E) ao decidir pela absolvio sumria, o juiz deve recorrer de ofcio. 28. Pedro, que estava indiciado por crime de roubo, teve sua priso decretada pelo juiz da comarca de Miracema-RJ em 08 de agosto de 2011, uma segunda-feira, sendo preso provisoriamente no mesmo dia, enquanto ainda estava sendo investigado. Terminado o inqurito, o delegado, no ltimo dia do prazo determinado em lei, fez logo cedo a remessa a juzo. O juiz, no mesmo dia em que recebeu os autos, tendo-se em conta que era um dia til, deu vista pessoal ao promotor. Considerando-se o prazo legal que o promotor tem para oferecer a denncia e que esse prazo venceria em um dia til, o trmite do inqurito, o prazo utilizado pelo delegado, o recebimento e a vista do inqurito pelo promotor e a denncia contra Pedro, somando-se todos esses atos e prazos, desde a priso, teria que ser oferecida em: A) 15 dias; B) 10 dias; C) 12 dias; D) 14 dias; E) 07 dias. 29. Em relao aos recursos excepcionais ou extraordinrios, correto dizer que: A) cabe recurso especial da deciso do Tribunal de Justia que, em grau de recurso, denega o Habeas Corpus; B) pode ser interposto o recurso especial quando a deciso criminal for injusta para o ru, em face do favor rei; C) interposta apelao, havendo deciso final da Cmara por maioria que afronte a Constituio, cabe Recurso Extraordinrio; D) o prequestionamento se dar se o Ministrio Pblico acentuar a questo federal criminal desde as alegaes finais e o acordo no apreciar tal questo; E) a tcnica do sobrestamento de recurso extraordinrio com idntica controvrsia com outro recurso tambm se aplica ao especial. 30. Em relao aos vcios processuais no processo penal, correto afirmar que:

A) a nulidade absoluta poder ser decretada de ofcio pelo juiz mesmo se findo o processo penal; B) a nulidade relativa no poder ser reconhecida de ofcio pelo juiz no curso do processo penal; C) as nulidades relativas alegadas no momento prprio da lei precisam de demonstrao de prejuzo; D) haver nulidade se o juiz no nomear um curador ao ru menor de vinte e um anos no processo penal; E) o juiz penal, em se tratando de nulidade absoluta, pode deixar de reconhec-la, se ausente o prejuzo.

S-ar putea să vă placă și