Sunteți pe pagina 1din 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAO LATINO AMERICANA

TRABALHO DE TECNOLOGIA DO CONCRETO NDICE DE FORMAS E ENSAIO DE LOS ANGELES

Augusto Raul Garcete Edivaldo Jos da Silva Jnior Jakelline Jard da Silva

Foz do Iguau, 13 de Maro de 2013 1

INTRODUO O ndice de forma do agregado extremamente importante, uma vez que influencia diretamente o comportamento do concreto, e por no ser considerado no ensaio de granulometria este teste deve ser realizado posteriormente atravs de medidas, clculos e ensaios que so abordados no trabalho. A abraso de Los Angeles um ensaio que determina a resistncia superficial bem como a resistncia geral do agregado, atravs de mtodos definidos por normas. A importncia desse teste se d pela deteco vulnerabilidade e assim classifica o seu uso considerando sua abrasividade.

NDICE DE FORMA DE AGREGADO GRADO

A qualidade de um agregado grado tendo em conta a forma dos gros pode ser avaliada pelo ndice de forma. A forma tima para agregados britados a cbica, sendo que tero ndice prximo de 1 ao passo que os gros de forma lamelar tero valores mais altos, considerando que o limite 3. Este ndice relaciona o comprimento e a espessura dos gros do agregado. Os equipamentos necessrios para realizar este ensaio so: a. Paqumetro; b. Balana; c. Srie normal e intermediria de peneiras; d. Estufa para (100 + 5)C. Procedimento A amostra deve ser preparada secando o material na estufa at a estabilizao do peso. Feito isso, deve-se determinar a composio granulomtrica do agregado de acordo com a NBR NM 248 que distribuir quantidades de agregados retidos em cada peneira, para cada frao retida ser calculada a quantidade de gros que tero suas dimenses analisadas. O nmero de gros que sero analisados, determinado a partir da seguinte frmula:

Onde: 200 = nmero de gros necessrios para o ensaio; Ni = nmero de gros a serem medidos na frao i; Fi = a porcentagem de massa retida individual da frao i. Nota: Quando Ni for fracionrio, deve ser arredondado ao inteiro mais prximo.

Ao finalizar os clculos, devemos quartear cada frao at obter a quantidade necessria de material. Com aproximao de 0,1 mm, determinas as dimenses de comprimento e espessura do gro com ajuda do paqumetro. Posteriormente, calcula-se o fator de comprimento/espessura de cada gro (aproximao de 0,1) e de cada frao, para obter a mdia ponderada da amostra. Diferentes dimenses de agregados causam diferentes comportamentos no concreto. Por isso importante estudar o quanto forma geomtrica da brita influencia no comportamento do concreto. Segundo estudos, um agregado mais arredondado tende a resistir mais compresso quando comparado agregados que ficaram retidos na mesma peneira mas que possuem um ndice de forma mais elevado.

AGREGADO GRADO - ENSAIO DE ABRASO "LOS ANGELES" (NBR NM 51:2001)

Quando os gros de agregado so submetidos ao atrito, eles sofrem um desgaste superficial e apresentam uma certa resistncia conhecida como resistncia abraso que mede a capacidade deste agregado no se alterar quando utilizado. Para isso contamos com a mquina Los Angeles que possui um tambor cilndrico, o qual pode girar durante um tempo estabelecido contendo agregados e bolas de ferro fundido no seu interior. Estas bolas servem para provocar de forma proposital o desgaste nos gros. Este desgaste gera uma mudana na granulometria dos agregados que depois do ensaio devem ser peneirados novamente para medir o desgaste. O resultado no pode ser inferior a 50% com relao massa inicial para concreto NBR 7211:2009.
Aparelhagem a) Mquina Los Angeles completa conforme especificao composta por um tambor de ao cilndrico oco de aproximadamente 500 mm de comprimento e 700 mm de dimetro, eixo horizontal fixado em dispositivo externo que transmite um movimento de rotao ao redor dele prprio. A velocidade deve ser perifrica e uniforme; b) Carga abrasiva que consiste em esferas de ferro ou ao fundido, com aproximadamente 48 mm de dimetro e massa entre 390 g e 445 g; c) A mquina possui abertura com tampa para introduzir o agregado a ser ensaiado e as bolas de ao, a tampa deve ter trava forte, boa vedao para no permitir perda de p e de fcil abertura; d) Balana com resoluo de 0,5 g; e) Estufa capaz de manter a temperatura entre (107,5 + 2,5)C; f) Jogo de peneiras com as seguintes aberturas: 75 mm 63 mm 50 mm 37,5 mm 25 mm 19 mm 12,5 mm 9,5 mm 6,3 mm - 4,75 mm 2,36 mm e 1,7 mm; g) Bandeja metlica de aproximadamente 70 x 50 x 50 cm; h) Colher retangular ou p de cabo curto; i) Escova de fibra para limpeza das esferas (carga abrasiva) depois do ensaio. Ao realizar o peneiramento da amostra obteremos diferentes fraes, as quais devem ser lavadas e secadas separadamente na estufa at chegar a estabilizao do peso. Logo deve ser verificado qual tipo de granulometria do material mais prxima a aparncia do agregado. As quantidades devem ser pesadas at chegar massa necessria para as medidas de peneiramento estabelecidas por norma.

Procedimento
A massa da amostra deve ser determinada com preciso de 1 g para secar em estufa e logo colocar dentro do tambor junto com as esferas de ao que correspondem carga abrasiva. Ao ligar a mquina o tambor deve girar com velocidade compreendida entre 30 e 33 r.p.m. completando 1000 rotaes. O material deve ser retirado do tambor e peneirado com a peneira de abertura de malha 1,7 mm, feito isso deve-se lavar e secar em estufa. Finalmente pesamos com ajuda da balana com preciso de 1g. A resistncia a abraso importante para que se possa saber no somente se tem um alto ndice de desgaste, mas tambm para saber se deficiente resistncia em geral. Por exemplo, se um tipo de brita apresenta um alto desgaste superficial no ensaio de Los Angeles, sabe-se que se deve evitar esse agregado em concretos que ficaro expostos. Atravs deste ensaio pode-se detectar tambm o aumento da finura que indica que esse agregado no indicado para concretos de infraestrutura.

INDICE DE FORMA DO AGREGADO RCD (resduos de construo e demolio) Analisando o artigo que aborda a variabilidade de agregados grados RCD reciclados, encontrou-se uma tabela que classifica o ndice de forma do agregado em funo do perodo estipulado entre a demolio e a contnua homogeneizao do agregado no centro de reciclagem.

CLCULOS DO EXERCCIO 5.B

1 =

5000 4105 = 0,179 = 17,9 % 5000

2 =

5000 3760 = 0,248 = 24,8 % 5000

3 =

5000 3695 = 0,261 = 26,1 % 5000

4 =

5000 3870 = 0,226 = 22,6 % 5000

BIBLIOGRAFIA

Influncia do ndice de forma do agregado grado na resistncia compresso do concreto. Josu A. Arndt, Joelcio de Souza e Maurcio Bianchini. Congresso Brasileiro do Concreto CBC2007. 2007.

Variabilidade de agregados grados de resduos de construo e demolio reciclados. Srgio Cirelli ngulo. Dissertao de Mestrado. Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. 2000.

Agregados para concreto. Disponibilizado pela professora Ana Carolina P. Santos.

S-ar putea să vă placă și