Sunteți pe pagina 1din 2

ESTUDO DIRIGIDO: produo de energia por bactrias quimioheterotrficas 1.

Respirao celular definida como um processo de gerao de ATP em que molculas so oxidadas e o aceptor final de eltrons (quase sempre) uma molcula inorgnica; possui ao de uma cadeia de transporte de eltrons. Respirao Aerbica: o tipo de respirao que utiliza oxignio pelo organismo celular e possui como aceptor final de eltrons o O2. A CTE regenera NAD+ e FAD+, que podem ser utilizados novamente na gliclise e no ciclo de Krebs. As vrias transferncias de eltrons na cadeia de transporte de eltrons geram em torno de 34 molculas de ATP a partir de cada molcula de glicose oxidada: aproximadamente trs de cada das dez molculas de NADH (um total de 30) e aproximadamente duas de cada das duas molculas de FADH2 (um total de 4). Para alcanar o nmero total de molculas de ATP geradas a partir de cada molcula de glicose, as 34 da quimiosmose so adicionadas quelas geradas pela oxidao na gliclise e no CK. Na respirao aerbica em procariotos, um total de 38 molculas de ATP pode ser gerado a partir de uma molcula de glicose. A respirao aerbica nos eucariotos produzem cerca de 36 molculas de ATP: isso se deve a dissipao energtica quando os eltrons so movidos atravs da membrana mitocondrial que separa a gliclise (no citoplasma) da CTE que no existe em procariotos. Respirao Anaerbica: o tipo de respirao que no utiliza oxignio pela clula e possui como aceptor final de eltrons na CTE, uma molcula inorgnica diferente de O2 ou ainda (mesmo que raramente) uma molcula orgnica. Algumas bactrias do gnero Bacillus utilizam o nitrato e sulfato como aceptor final de eltrons, sendo essencial para os ciclos de nitrognio e enxofre que ocorrem na natureza. A quantidade de ATP gerada na respirao anaerbica varia com o microrganismo e a via. Devido a somente uma parte do CK funcionar sob condies anaerbicas, e desde que nem todos transportadores participam da cadeia de transporte de eltrons na respirao anaerbica, o rendimento de aTP nunca to alto quanto na respirao aerbica. O rendimento energtico varia ento: maior que 2 ATPS e menor que 38 ATPS. Fermentao: aps a glicose ser quebrada em cido pirvico, este pode seguir para a respirao ou pode ser convertido em um produto orgnico na fermentao, em consequncia do que NAD+ e NADP+ so regenerados e podem participar da gliclise. Durante a fermentao, os eltrons so transferidos das coenzimas reduzidas (NADH e NADPH) para o cido pirvico ou para seus derivados. Existem dois tipos de fermentao:

- Fermentao cido Ltica: durante a gliclise, uma molcula de glicose oxidada em duas molculas de cido pirvico, gerando energia que utilizada para formar as duas molculas de ATP. Logo depois, as duas molculas de c. pirvico so reduzidas por duas molculas de NADH para formar duas molculas de c. ltico. H pouca produo de energia. Dois importantes gneros de bactrias do cido ltico so Streptococcus e Lactobacillus. Uma vez que esses m.o. s produzem c. ltico, eles so referidos como homolticos.

- Fermentao Alcolica: comea na gliclise, onde uma molcula de glicose quebrada para obteno de duas molculas de cido pirvico e produo de duas molculas de ATP com a energia obtida atravs da oxidao de glicose em c. pirvico. Aps, as duas molculas de c. pirvico so convertidas em duas molculas de acetaldedo e duas molculas de CO2. As duas molculas de acetaldedo so ento reduzidas pela NADH para formar duas molculas de etanol. Esse tipo de fermentao realizado por algumas bactrias e leveduras. Os m.o. que produzem cido ltico tambm como outros cidos ou lcoois so conhecidos como heterolticos. 1 A) via em 1: Gliclise; via em 2: Ciclo do cido Ctrico ou Ciclo de Krebs; via em 3: Cadeia Transportadora de Eltrons e Quimiosmose. B) Apenas a via da gliclise. C) A via da gliclise, juntamente com o Ciclo de Krebs e a CTE. D) A via da gliclise, que a via comum. 2 A) durante a gliclise, onde ir ocorrer oxidao de uma molcula de glicose em duas de cido pirvico, levando a produo de ATP com base nessa energia. B) Porque na respirao aerbica h o funcionamento de todas de todas as partes e reaes envolvidas no ciclo de Krebs, alm da ao de todos os carreadores de eltrons da CTE, uma vez que na respirao anaerbica no h o funcionamento total do ciclo de Krebs nem a ao de todos os transportadores da CTE. C) Justamente devido ao baixo funcionamento do CK e dos transportadores da CTE (muitos inativos), no gerando quantidades de energia em forma de ATP suficientemente semelhantes s geradas pela respirao aerbica. D) O oxignio funciona como o aceptor final de eltrons na CTE durante a respirao aerbica; o mesmo papel na respirao anaerbica desempenhado por outra molcula inorgnica diferente do oxignio, como nitratos e sulfatos, ou at mesmo molculas orgnicas. 3 Lacuna a: Catabolismo de Carboidratos. Lacuna b: Membrana Plasmtica. Lacuna c: Quimiosmose.

S-ar putea să vă placă și