Sunteți pe pagina 1din 4

Como comear a pintar a leo? Com estas tcnicas bsicas de pintura!

s vezes o iniciante precisa ter acesso ao bsico das tcnicas de pintura a leo, porque muitas vezes elas no esto to facilmente disponveis e mesmo os professores no sabem como passar essas noes bsicas e assim no se sabe realmente por onde comear. Ento mostrarei algumas noes bsicas da tcnica que aqui apresento de forma mais detalhada em outros artigos.

Existem muitos mtodos para se pintar leo. Alguns so melhores que outros, ou melhor, alguns funcionam melhor para uns que para outros. Ento como decidir qual processo ou tcnica utilizar? Para mim, a melhor forma foi comear a visitar museus, estudando livros e tratados de arte e cursando algumas matrias da Escola de Arte da Universidade. Entendendo por que algumas pinturas antigas parecem to melhores que as novas, A arte veneziana e flamenga parecem estar sempre no topo. Mas neste artigo exploraremos algumas tcnicas que tambm possuem seu mrito para ajudar o artista a criar obras bem feitas e bonitas. Se voc se preocupar em seguir algumas poucas regras quando estiver pintando a leo, sua obra ir durar muito tempo! Ento aqui est uma breve lista de tcnicas bsicas de pintura leo.

Pinte sempre com camadas magras sobre gordurosas; Pinte sempre com camadas espessas sobre ralas; Pinte usando apenas tintas frescas, ou seja, com tintas que no perderam a textura cremosa, amanteigada que voc tem assim que tira a tinta do tubo. Pinte em uma superfcie adequada, que tenha sido apropriadamente preparada para pintura leo.

Grasso su magro

Este um princpio da pintura leo que, se seguido, far que sua pintura permanea intacta. Se no seguida, as chances de sua pintura rachar sero muito grandes. Isto acontece, porque cada camada possui um tempo de secagem diferente. Suas camadas gordas devem sempre ser as de cima, sua ltima camada pintada. Ou seja, esta camada tem que ter sempre mais leos nela do que as debaixo. As tintas em tubo j contm uma quantidade razovel de leo e mistur-las com mais leos as far mais gordas e isso far com que demorem a secar. Este o porqu as camadas inferiores so pintadas com uma quantidade maior de solvente, terebintina por exemplo, Elas secam mais rpido e ento voc pode retomar suas pinturas mais rpido. Esta camada de secagem rpida, com muito diluente, se for aplicada sobre uma camada gorda, ir causar uma tenso desigual na camada debaixo, posto que se contrair muito mais rpido, repuxando, assim, a camada de baixo. Este processo muito lento e no pode ser visto. Quando eu me refiro a tempo de secagem, pintura a leo na verdade no 'seca', mas tem uma reao qumica com o oxignio que faz que a superfcie parea seca, mas uma reao que leva dcadas. Certas tintas tero um baixo teor de leo e, por isso, secaro mais rapidamente. Principalmente os Azuis da Prssia e as Sombras queimadas. Outras que levaro uma eternidade para secar so os vermelhos e amarelos de cdmio. Pintura espessa sobre pintura rala O mesmo conceito que vimos acima, mas em algumas tcnicas onde algumas passagens de impasto pesadas so criadas, voc precisar se lembrar desta regra. A camada mais espessa leva mais tempo para secar e as camadas mais ralas secaro muito mais rapidamente. Por causa da tenso criada, uma camada muito rala sobre uma camada mais espessa ir fazer com que a pintura rache. A camada mais fica secando mais rpido ir repuxar a camada mais grossa que ainda est secando. Mtodos de aplicar a tinta leo.

Antes do sculo XX, os artistas eram treinados como aprendizes de uma tradio rigorosa. A maioria dos artistas tinham muito pouca exposio mtodos alternativos. O aprendiz tinha apenas contato com o mtodo do Mestre, e a seu prprio turno, aps anos de sucesso, riria desenvolver seu prprio estilo nico sem se desviar muito do que aprendeu anteriormente. Mais para frente, permitiu-se um pouco mais de expresso prpria e nos tempos de hoje, estamos cercados por muitas opes, que mais que ajudar pode vir a atrapalhar. Ento, para clarear um pouco a questo, vamos simplificar os 3 mtodos que so utilizados para se aplicar a tinta leo. O mtodo transparente Este mtodo comea por volta do sculo XV. Os pintores flamengos, pioneiros da tcnica leo, usavam camadas transparentes ricas em leo sobre uma base opaca, geralmente feita em tmpera. A luz incidia sobre a camada transparente, refletindo o fundo da mesma forma que acontece quando o sol refletido por um vidro fum. Este mtodo como a aquarela, nas quais as camadas so construdas gradualmente. Um excelente resultado pode ser obtido, na mistura de cores, quando uma camada de uma cor aplicada sobre outra de outra cor. Um exemplo seria uma primeira camada transparente de azul, que deixada secar, e ento uma outra camada transparente de amarelo sobre ela, ir produzir um verde luminoso que no pode ser conseguido por qualquer outra tcnica ou mdium. O mtodo opaco As tcnicas mais modernas incluem, quase sempre, este mtodo de aplicao de tintas. Fisicamente misturando a tinta para se produzir a cor e aplicando a cor diretamente ao suporte com uma pincelada s de tinta. O uso de uma camada de tinta opaca slida, data por volta do sculo XVII. Alguns artistas trabalham a partir de uma base escura e ento a clareiam. Alguns trabalham de uma base mdia e ento as escurecem e clareiam onde for necessrio. O uso de camadas opacas permite que o impasto e as pinceladas marcadas fiquem bem visveis. O mtodo opaco pode tambm ser associado com a pintura Alla Prima. O mtodo combinado

A maioria dos pintores usa esse mtodo. A idia de usar uma camada profunda transparente para uma sombra, com uma mais espessa, com uma massa de luz opaca, tornou-se um padro desde o sculo XV. necessria alguma habilidade para passar de uma camada transparente para uma opaca. Por que o mtodo combinado mais amplamente usado? Eu creio que tem algo a ver com os resultados obtidos. Seus meio-tons e tons escuros possuem uma qualidade luminosa que nenhuma outra fotografia ou outra tcnica conseguiria obter. Suas partes mais claras iro receber mais luz do ambiente, posto que elas so opacas e tendero a se destacar na tela, gerando um efeito luminoso que nenhum outro meio conseguir reproduzir. Para ver com seus prprios olhos, visite um museu e procure as obras dos grandes mestres flamengos ou venezianos e compare com as obras feitas hoje em dia. Aquelas peas com mais de 400 anos possuem uma beleza rara, dificilmente vista em outras tcnicas.

S-ar putea să vă placă și