Sunteți pe pagina 1din 9

Concurso Pblico para Cargo Tcnico Administrativo em Educao Nvel Mdio / 2009

Comisso de Concursos

Tcnico em Contabilidade

Concurso Pblico para Cargo Tcnico Administrativo em Educao Nvel Mdio / 2009

QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA Texto I

Quando se compara o sucesso financeiro de duas firmas da mesma espcie, no dizemos simplesmente que a firma de maior lucro a de maior sucesso. O que comparamos no o lucro isoladamente, mas os ganhos relativos. Ou seja, se P e I representam, respectivamente, o lucro e o investimento, o valor do quociente P/I serve para medir o sucesso financeiro relativo.
(A escritura do Texto Agostinho Dias) Texto para as questes 01 e 02. 1. O pargrafo uma unidade escrita em que, por meio de vrios enunciados, desenvolve-se uma ideia. Analisando-se a organizao do texto acima, assinale a alternativa que contm a ideia central do pargrafo. a) O ganho atingido por duas firmas literalmente mensurado pelo xito financeiro de ambas. b) O xito financeiro de duas firmas tem como parmetro a medida entre o quociente do ganho e a aplicao do capital.

Os rabes j comeam a tomar conscincia do perigo que representa a AIDS. Os rgidos ensinamentos morais da religio no bastaram para mant-los livres da enfermidade, embora a imprensa se refira ao mal como fenmeno ocidental. Os governos j comeam a tomar medidas para evitar a disseminao da sndrome da deficincia imunolgica adquirida.
(A escritura do texto Agostinho Dias) No que se refere ao emprego dos recursos de coeso no Texto II, correto afirmar: a) A palavra sndrome enfermidade. antecipa a palavra

b)

c)

O xito financeiro de firmas diversas tem como medida o quociente da aplicao do capital. d) O xito financeiro de duas firmas no somente medida pelo lucro, mas tambm pelo ganho. e) O xito financeiro de duas firmas medido relativamente pelo quociente entre o investimento e a aplicao do capital. 2. Um enunciado pode ser reescrito de diversas maneiras, mantendo-se o sentido primeiro com que ele foi escrito. Assinale a alternativa em que o sentido do enunciado destacado no permanece o mesmo quando da sua reescritura. a) ...se P e I representam, respectivamente, o lucro e o investimento, o valor do quociente P/I serve para medir o sucesso financeiro relativo. O valor do quociente P/I serve para medir o sucesso financeiro relativo conquanto P e I representem, respectivamente, o lucro e o investimento. Quando se compara o sucesso financeiro de duas firmas da mesma espcie, no dizemos simplesmente que a firma de maior lucro a de maior sucesso. No dizemos simplesmente que a firma de maior lucro a de maior sucesso sempre que se compara o sucesso financeiro de duas firmas. O que comparamos no o lucro isoladamente... Aquilo que comparamos no o lucro isoladamente... O que comparamos no o lucro isoladamente, mas os ganhos relativos ao total de investimento. O que comparamos no o lucro isoladamente, e sim os ganhos relativos ao total de investimento. ...se P e I representam, respectivamente, o lucro e o investimento, o valor do quociente P/I serve para medir o sucesso financeiro relativo. Contanto que P e I representem, respectivamente, o lucro e o investimento, o valor do quociente P e I serve para medir o sucesso financeiro relativo.

Existe somente um procedimento de coeso: o uso da palavra mal fazendo aluso expresso fenmeno ocidental. c) Os termos lexicais sndrome da deficincia imunolgica adquirida, fenmeno ocidental, mal e enfermidade retomam a palavra AIDS. d) A palavra medida retoma a expresso rgidos ensinamentos morais da religio. e) A palavra enfermidade antecipa a palavra disseminao.

b)

c)

d)

e)

3.

Considere o seguinte texto: Texto II

Comisso de Concursos

Tcnico em Contabilidade

Concurso Pblico para Cargo Tcnico Administrativo em Educao Nvel Mdio / 2009

Texto III

Texto para as questes 04 e 05. 4. Sobre a estrutura tipolgica do texto s no se pode afirmar: a) b) c) d) e) 5. Ainda que se apresente como tirinha, tambm possui elementos estruturais de receita. Tem a forma de uma receita, mas no a funo de receita. Tem-se um gnero receita a servio do gnero tirinha. H um posicionamento crtico, prprio do texto em tiras. No se percebe uma heterogeneidade tipolgica, pois o texto est caracterizado essencialmente no gnero tirinha.

Sobre o contexto do Texto III assinale a alternativa em que a regncia verbal do verbo JUNTAR est de acordo com a norma culta escrita. a) b) c) d) e) Junte Junte Junte Junte Junte esse tufo de cabelo e essa calcinha velha. sua calcinha velha e seu tufo de cabelo. os pedaos de calcinhas e tufos de cabelo. ao tufo de cabelo os pedaos de sua calcinha velha. s unhas dos ps e das mos ao tufo de cabelo.

Texto IV

6.

Todas as alternativas so vlidas em relao ao Texto IV, exceto a que explicita: a) O produtor do texto deixa lacunas para que o leitor possa fazer pressuposies sobre o que est por acontecer. Trata-se da descrio de uma decolagem de avio com as pessoas tendo reaes previsveis. A ausncia de verbo, dificulta a recriao mental do leitor, pois o verbo, como ncleo, denota as aes do texto. Atravs do ttulo, o leitor levanta hipteses sobre o que o texto possa lhe apresentar. O texto d margem para que o leitor faa inferncias, ou seja, capte no o que est dito, mas o que, logicamente, ele pode concluir.

Levantando voo De repente, o silncio, coraes palpitantes, oraes sem segredos, nervosismo. Decolagem perfeita. Cintos desapertados, suspiros, alvio total. Tenses relaxadas, silncio quebrado, sussurros, vozes, alaridos, risadas . No banco da frente, um casal em romance. Atrs, duas crianas em algazarra e a me absorta, em pensamentos inconfessveis. Talvez uma fuga intil. De retorno, na turbulncia, gritos histricos e o retorno ao silncio.
(Tpicos sobre leitura Sebastio Igncio) b)

c)
d)

e)

Comisso de Concursos

Tcnico em Contabilidade

Textos para as questes 07 e 08. Texto V (CONTRA) e Texto VI (A FAVOR)

Texto V

Texto VI

7.

Considere o seguinte excerto: E, ambientalmente, o uso da garrafa no faz sentido. Identifique a alternativa em que as vrgulas intercalam elemento gramatical correspondente ao destacado no excerto acima: a) b) A gua, um lquido incolor, no deve ser colocada em garrafas plsticas. A gua, por conseguinte, deve ser colocada somente em garrafas de vidro. No podem mais ser usadas, ou melhor, comercializadas garrafas plsticas. No se tem gua potvel, atualmente, enviada em torneiras de metal. Nesta casa, meus irmos, s se bebe gua mineral.

c)
d) e) 8.

Assinale a alternativa em que os contextos dos Textos V e VI apresentam a mesma relao de sentido. a) A gua no apresenta nenhuma preocupao ao ser consumida.

b) A gua deve ser engarrafada em produto plstico adequado. c) A canalizao para envio da gua deve ser em metal adequado. d) As fontes fornecedoras de gua devero ser adequadamente tratadas.
e) A gua deve ser consumida com qualidade por meio de material adequado.

QUESTES DE NOES DE INFORMTICA 9. O sistema de arquivos mais comum de um CDROM o a) b) c) d) CDFS CDR CDRW FAT 10. Os processadores de texto mais utilizados no mercado so capazes de gerar arquivos com extenso RTF. Com relao a um texto que foi salvo neste formato, correto afirmar que: a) em seu contedo no possvel incluir uma tabela.

e) NTFS

b) em seu contedo podem existir caracteres formatados


em negrito e em itlico.

c) em seu contedo no pode existir uma palavra formatada com uma fonte diferente da utilizada pelo restante do texto.

IV-

O servidor no aprovado no estgio probatrio ser demitido.

d) seu contedo s pode ser visualizado em computadores

que utilizam este formato como padro para seus editores de texto. e) para convert-lo para o formato DOC deve-se primeiro convert-lo para o formato TXT. 11. Os aplicativos de planilhas eletrnicas mais utilizados no mercado disponibilizam ferramentas capazes de calcular a mdia ou o somatrio dos elementos de uma determinada coluna. Com relao a estas ferramentas, correto afirmar que: a) elas no so capazes de manipular dados no formato moeda. b) elas s permitem a manipulao de nmeros inteiros.

Est(o) correta(s), apenas, a(s) afirmativa(s): a) b) c) d) e) IV. II. I e II. II e III. II e IV.

14. Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa que corresponde s definies estipuladas pela Lei 8.112/90: 1. Vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. ( ) Concesso

c) o somatrio de nmeros negativos ter como resultado

um nmero positivo. d) o somatrio de valores configurados com formato de porcentagem ter como resultado padro um valor configurado com formato de porcentagem. e) o somatrio de valores configurados com formato de data ter como resultado padro um valor inteiro. 12. Analise as seguintes afirmaes relacionadas processamento de dados, hardware, software perifricos. Ia e

2.

IIIII-

IV-

O barramento AGP (Accelerated Graphics Port) um padro de barramento desenvolvido pela Intel e trata-se de um slot parte, sem qualquer envolvimento com os slots PCI e ISA, para ser utilizado por placas de vdeo 3D. Para adaptadores de vdeo que utilizam o slot PCI, as texturas e o elemento z so armazenados diretamente na memria RAM do micro. Adaptadores de vdeo que utilizam o slot PCI oferecem uma taxa de transferncia tpica de 132 MB/s. Esta taxa lenta para aplicaes grficas 3D.16. Para adaptadores de vdeo que utilizam o slot PCI, o desempenho aumentado consideravelmente, pois o processador e o adaptador conseguem acessar a memria RAM a uma taxa de transferncia altssima.

Aps cada quinqunio de efetivo exerccio, o servidor poder, no interesse da Administrao, afastar-se do exerccio do cargo efetivo, com a remunerao, por at 3 (trs) meses, para participar de curso de capacitao profissional. 3. O servidor poder ausentar-se do servio por 1(um) dia, para doao de sangue. 4. O servidor que trabalha com habitualidade em local insalubre faz jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo. a) b) c) d) e) 3, 1, 4, 3, 3, 4, 2, 3, 2, 4, 1 3 1 4 2 e e e e e 2. 4. 2. 1. 1.

) Adicional de insalubridade

) Remunerao

) Licena para capacitao

Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) II e III. I e II. I e III. III e IV. II e IV. QUESTES DE RJU 13. Quanto ao estgio probatrio, segundo a Lei 8.112/90, julgue as afirmativas a seguir: IAo tomar posse, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio por perodo de 24 (vinte e quatro) meses. A assiduidade, a disciplina, a capacidade de iniciativa, a produtividade e a responsabilidade so fatores de avaliao para o desempenho do cargo do servidor em estgio probatrio. O servidor em estgio probatrio no poder exercer quaisquer cargos de provimento em comisso ou funes de direo, chefia ou assessoramento no rgo ou entidade de lotao.

15. Conforme a Lei 8.112/90, no que diz respeito s penalidades aplicveis ao servidor pblico, assinale a opo incorreta: a) Ser cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punvel com demisso. b) Poder ser aplicada advertncia por escrito ao servidor que se ausentar do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato. c) Ser punido com suspenso de at 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeo mdica determinada pela autoridade competente. d) Valer-se do cargo pblico para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica, causa de demisso.

b)
c)

d) e)

e)

O abandono de cargo, por ausncia intencional do servidor estvel no servio, por perodo superior a 30 (trinta) dias, causa de exonerao.

II-

16. O servidor ser aposentado, voluntariamente, com proventos integrais, de acordo com a Lei 8.112/90, quando preencher os seguintes requisitos: a) Aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem; e aos 60 (sessenta), se mulher. Aos 25 (vinte e cinco) anos de efetivo exerccio em funes de magistrio, se professor; e 20 (vinte), se professora. Aos 30 (trinta) anos de servio, se homem; e aos 25 (vinte e cinco), se mulher.

b) c)

III-

d)

Aos 35 (trinta e cinco) anos de servio, se homem; e aos 30 (trinta), se mulher. Aos 70 (setenta) anos de idade, para ambos os sexos.

e)

QUESTES ESPECFICAS

21.

17.

O contedo da Resoluo CFC n. 750/93 dispe sobre os princpios fundamentais de contabilidade, que so: a) Entidade, oportunidade, competncia, prudncia, consistncia, registro pelo valor original e atualizao monetria. b) Entidade, oportunidade, competncia, prudncia, continuidade, registro pelo valor original e atualizao monetria. c) Entidade, oportunidade, competncia, prudncia, continuidade, registro pelo valor original e objetividade. d) Entidade, essncia sobre a forma, competncia, prudncia, continuidade, registro pelo valor original e atualizao monetria. e) Entidade, oportunidade, competncia, prudncia, consistncia, objetividade e atualizao monetria.

A partir de 01/01/2008 (art.176 da lei das S/A), ao final de cada exerccio social a diretoria far elaborar as seguintes peas contbeis:

a) b) c) d)

Balano patrimonial, demonstrao do resultado do exerccio, demonstrao das mutaes do patrimnio lquido, demonstrao das origens e aplicaes de recursos. Balano patrimonial, demonstrao do resultado do exerccio, demonstrao de lucro e prejuzos acumulados, demonstrao das origens e aplicao de recursos, demonstrao do valor adicionado. Balano patrimonial, demonstrao do resultado do exerccio, demonstrao de lucro e prejuzos acumulados. Balano patrimonial, demonstrao do resultado do exerccio, demonstrao de lucro e prejuzos acumulados, demonstrao de fluxo de caixa, demonstrao do valor adicionado, se companhia aberta. Balancete patrimonial, demonstrao do resultado do exerccio, demonstrao de fluxo de caixa, demonstrao do valor adicionado.

18.

Considere que uma empresa apure o custo das mercadorias vendidas pelo mtodo PEPS em um sistema de inventrio permanente. Em setembro de 2009, ocorreram os seguintes fatos no estoque: 01/09/2009 Estoque inicial 02/09/2009 Compra 03/09/2009 Venda 08/09/2009 Compra 14/09/2009 Venda 10 unidades a R$ 2,50. 20 unidades a R$ 2,80. 22 unidades a R$ 3,90. 30 unidades a R$ 2,90. 10 unidades a R$ 4,10.

e) 22.

Considerando a escriturao pelo mtodo das partidas dobradas, o lanamento de reconhecimento de despesa de folha de pagamento no valor de R$ 62.500,00 ser registrado mediante:

a) b)

Caixa a Salrios a pagar

62.500

62.500

Pode-se afirmar que o valor do saldo final :

a)

R$ 58,60 b) R$ 61,20 c) R$ 81,20

Despesa c/salrios a Salrios a pagar

62.500

62.500

d) 19.

R$ 93,40 e) R$ 56,00 Considerando que a empresa possui um funcionrio com o salrio de R$ 1.000,00 com encargos de INSS e FGTS de 27% e 8%, respectivamente. Com base nas informaes podemos afirmar que o valor total da proviso mensal para 13 salrio igual a: a) R$ 112,50 b) R$ 1.350,00

c) Salrios a pagar Caixa d) Despesas financeiras a Salrios a pagar

62.500

62.500

62.500

62.500

e) 23.

Banco a Salrios a pagar

62.500

62.500

c)

R$ 83,33 d) R$ 1.270,00 e) R$ 1.080,00 20. Os seguintes elementos patrimoniais foram extrados do balano da So Luis Confeco Masculina Ltda. em 31/12/2009. Banco conta movimento Duplicata a pagar Mveis e utenslios Reserva legal Salrios a pagar Prejuzo acumulado Capital Social R$ 15.100,00 R$ 2.500,00 R$ 36.800,00 R$ 10.400,00 R$ 8.000,00 R$ (21.000,00) R$ 52.000,00

A empresa Ilha Bela Confeco Feminina vendeu, em setembro de 2009, o valor de R$ 45.000,00 vista e R$ 120.000,00 a prazo para recebimento em 90 dias. O custo e a despesa totalizaram R$ 90.000,00 pagos 40% vista e 60% a prazo. Considerando o princpio da competncia, o resultado do ms de setembro foi:

a) b) c) d) e) 24.

Lucro de R$ 9.000. Prejuzo de R$ 45.000. Lucro de R$ 30.000. Prejuzo de R$ 15.000. Lucro de R$ 75.000.

Dessa forma, com base nas informaes acima, pode-se afirmar que o ativo, passivo e patrimnio lquido tm, respectivamente, os seguintes valores: a) b) c) d) e) 51.900, 51.900, 62.500, 62.500, 51.900, 10.500, 20.900, 10.500, 10.500, 10.500, 31.000 31.000 52.000 31.000 41.400

A aes em tesouraria uma conta do tipo

a) b) c) d) e)

Ativo diferido. Resultado. Ativo. Patrimonial. Exigvel a longo prazo.

25.

Uma empresa comprou uma mquina em 01 de setembro de 2009 para utilizao imediata. Sabendo-se que: A taxa de depreciao 10% ao ano; O valor da mquina foi R$ 20.000; A depreciao contabilizada ao final de cada ms. Qual o valor contbil da mquina em 30 de novembro de 2009? a) b) c) d) e) R$ R$ R$ R$ R$ 19.500 18.000 19.834 20.000 19.800 IIIIII-

IV) V)

O saldo credor da conta Caixa pode ocorrer quando existirem casos de lanamentos em duplicidade de vendas vista. A conta prejuzo acumulado uma conta de natureza devedora.

Dessa forma, so falsas: a) I, II, III, IV. b) I, II, III, V.

c) d) e) 30.

I, III, IV, V. I, II, IV, V. II, III, IV, V.

26.

No sinnimo de patrimnio lquido:

Indique a opo correta.

a) b) c) d) e)

Passivo no exigvel. Situao lquida. Recursos de terceiros. Capital prprio. Recursos prprios.

a) b) c)

De acordo com o 1 do artigo 178 da Lei n 6.404/76, as contas do ativo devem ser dispostas em ordem crescente de liquidez. O caput do artigo 175 da Lei n 6.404/76 define o tempo de durao do exerccio social como sendo 1 ano, e a data do trmino ser fixada no Estatuto da Companhia.

27. Considere os valores seguintes: Bens.................. R$ 56.000 Direitos............. R$ 16.000 Obrigaes........ R$ 34.000 Assim, pode-se afirmar que o patrimnio bruto e o patrimnio lquido valem, respectivamente: a) b) c) d) e) 56.000 e 38.000 56.000 e 34.000 72.000 e 38.000 72.000 e 34.000 106.000 e 38.000

No regime de caixa, as despesas e receitas so caracterizadas por seus respectivos fatos geradores, independentemente das sadas ou entradas de dinheiro. d) O ativo imobilizado formado pelos bens no destinados manuteno das atividades da entidade. e) As despesas antecipadas podem ser avaliadas pelo custo histrico menos variao monetria.

31.

Assinale a alternativa com o contedo incorreto.

a)

28.

Julgue as afirmativas com base no conhecimento de escriturao contbil e marque a alternativa correta. a) O livro dirio deve registrar todas as operaes que ocorrem numa empresa, em ordem cronolgica de sua realizao. Contudo, no uma exigncia da lei.

O princpio da Oportunidade refere-se, simultaneamente, tempestividade e integridade do registro do patrimnio e das suas mutaes. b) O princpio do Registro pelo valor original determina que os componentes do patrimnio devem ser registrados com base nos valores de entrada, considerando-se como tais os resultantes do consenso com os agentes externos ou da imposio destes.

c)

b)

Os mtodos de escriturao mais conhecidos so o mtodo das partidas simples e o mtodo das partidas dobradas, sendo o princpio fundamental o de que no h devedor sem credor e vice-versa, correspondendo a cada dbito, invariavelmente, um crdito de igual valor. c) Os livros de escriturao contbil so divididos em quatro categorias: livros econmicos, livros fiscais, livros contbeis e livro dirio. d) As demonstraes contbeis podem ser consideradas como tcnica contbil que tem por objetivo o registro de todos os fatos contbeis em livros prprios. e) A escriturao contbil e a emisso de relatrios, peas, anlises e mapas demonstrativos e demonstraes contbeis so de atribuio e responsabilidade exclusivas do contabilista legalmente habilitado.

O princpio da Continuidade influencia o valor econmico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extino da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsvel. d) Como decorrncia do princpio do Registro pelo Valor Original, na contabilidade devem ser escrituradas as variaes patrimoniais na medida e na extenso em que estas ocorrem.

e)

O princpio da Prudncia impe a escolha da hiptese de que resulte menor patrimnio lquido, quando se apresentarem opes igualmente aceitveis diante dos demais princpios fundamentais da contabilidade.

32.

Marque a alternativa incorreta.

a)

29.

Sobre planos de contas, analise as afirmativas abaixo.

I) II)

A conta Duplicatas a pagar tem saldo devedor, pois representa um dbito da empresa. So contas patrimoniais de natureza devedora: proviso para frias, proviso para crditos de liquidao duvidosa, depreciao acumulada e salrios a pagar. classificarmos a conta Impostos a recolher podemos dizer que ela uma conta patrimonial, de saldo devedor.

As participaes permanentes em outras sociedades so classificadas em investimentos no Balano Patrimonial. b) A Reserva Legal calculada com base em 5% (cinco por cento) do lucro lquido, no podendo exceder a 20% (vinte por cento) do capital social.

c) d) e)

A conta Duplicatas a receber no pode ser retificada por nenhuma proviso. A conta Fundo de Comrcio Adquirido classificada na conta intangvel do Balano Patrimonial. O Ativo possui como grupos: ativo circulante e ativo no circulante.

III) Ao

33.

Assinale a alternativa incorreta.

a)

A amortizao um processo semelhante depreciao, porm aplicado aos bens imateriais. Enquanto a depreciao considera como despesa ou custo do perodo uma parte do valor gasto na compra dos bens de uso da empresa, a amortizao considera como despesa ou custo do perodo uma parte do capital aplicado em bens imateriais, integrantes do intangvel. A manuteno refere-se aos servios que recolocam o ativo em condies normais de operaes. Pode adicionar vida til ao ativo desde que no seja considerada despesa do exerccio.

b) c)

A depreciao calculada em funo da vida til dos bens do imobilizado sujeitos a desgastes pelo uso, ao da natureza e obsolescncia. d) A amortizao est relacionada recuperao do capital aplicado pelo empreendedor na aquisio de direitos. A existncia ou exerccio deve ter durao limitada.

e)

Exausto a importncia correspondente diminuio do valor dos recursos naturais, minerais e florestais, resultantes de sua explorao.

34. Observe o seguinte lanamento contbil: Diversos a Financiamentos Bancrios a Juros Passivos 50.000,00 40.000,00 10.000,00

Pelo Mtodo das Partidas Dobradas, pode-se dizer que este lanamento : a) Pagamento de financiamento bancrio com acrscimo de juros. b) Primeira frmula. c) Segunda frmula. d) Pagamento de duplicatas com desconto. e) Recebimento de duplicatas com desconto.

35.

Os livros x so livros sujeitos fiscalizao na esfera federal. Sua manuteno imposta pela CLT e podem ser Livro de Registro de Empregados e Livro de Inspeo do Trabalho: a) b) c) d) e) Livros Livros Livros Livros Livros Econmicos. Fiscais. Sociais. Contbeis. Trabalhistas.

36. As tcnicas utilizadas pela Contabilidade para alcanar os seus objetivos so:

a) b) c) e)

Auditoria, Coordenao, Controle e Planejamento. Escriturao, Inventrios, Oramentos e Balanos.

Auditoria, Controle, Anlise de Balanos e Planejamento. d) Escriturao, Auditoria, Demonstraes Contbeis e Anlise de Balanos. Contabilizao, Auditoria, Demonstraes Contbeis. Escriturao e

S-ar putea să vă placă și