Sunteți pe pagina 1din 22

1 FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA GLACI PEREIRA CAMPOS RU- 81353

PRODUO DO CONHECIMENTO A EDUCAO INCLUSIVA E O ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL

CRICIMA 2010

2 FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA GLACI PEREIRA CAMPOS RU - 81353

PRODUO DO CONHECIMENTO A EDUCAO INCLUSIVA E O ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL

Trabalho apresentado s disciplinas de Deficincia Intelectual e Fsica e Deficincias Sensoriais; no Curso de Ps-graduao em Educao Especial e Educao Inclusiva da Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER Professores: Anne Goyos Nascimento, Carlos Mosquera, Claudio Kleina e Sueli Fernandes. Coordenao: Professora Regiane B. Bergamo.

CRICIMA 2010

3 SUMRIO

1. Introduo.................................................................................................. 4 2. O que Paralisia Cerebral.........................................................................6 2.1 Causas.....................................................................................................6 2.2 Incidncia.................................................................................................7 2.3 Classificao............................................................................................8 2.4 Diagnstico.............................................................................................10 2.5 - Prognstico.............................................................................................10 3. - Educao especial e inclusiva na escola Sophia Schwedler....................11 3.1 Observaes...........................................................................................12 4. O ensino e a aprendizagem ao que se refere educao inclusiva e o aluno com Paralisia Cerebral...........................................................................14 4.1 O aluno com Paralisia Cerebral e a escola............................................16 5. Consideraes finais................................................................................ 18 6. Referncias.............................................................................................. 20

1.

INTRODUO

4 O movimento mundial pela incluso uma ao poltica, cultural, social e pedaggica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminao. A educao inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepo de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferena como valores indissociveis, e que avana em relao idia de eqidade formal ao contextualizar as circunstncias histricas da produo da excluso dentro e fora da escola. Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as prticas discriminatrias e criar alternativas para super-las, a educao inclusiva assume espao central no debate acerca da sociedade contempornea e do papel da escola na superao da lgica da excluso. A partir dos referenciais para a construo de sistemas educacionais inclusivos, a organizao de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudana estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. Nesta perspectiva, faz-se necessrio um estudo relevante sobre o tema proposto: A educao inclusiva e o aluno com paralisia cerebral. Neste sentido, me questiono: Qual o tipo de aprendizagem que as escolas oferecem aos alunos com paralisia cerebral? uma educao inclusiva? Com base nisto, considero de suma importncia realizar este estudo investigativo, tendo como objetivos gerais e especficos, conhecer a realidade da educao especial e inclusiva da Escola Municipal Sophia Schwedler (na qual trabalhei nos anos de 2007 e 2008), com um nico intuito: garantir o direito igualdade de oportunidades, respeito dignidade da pessoa, liberdade de aprender e ser diferente e direito a felicidade. No primeiro capitulo est esboado todo o desenvolver deste trabalho, ressaltando a importncia da educao especial e inclusiva vista como um movimento mundial.

5 O segundo capitulo apresenta brevemente a paralisia cerebral, sua definio, causas, classificao, tratamento e prognstico para que possamos entender um pouco mais sobre a deficincia em questo. O terceiro capitulo ser constitudo pelas observaes no mbito escolar, onde pude constatar o mtodo de ensino aprendizagem, com alunos portadores de paralisia cerebral, bem como as barreiras encontradas pelos profissionais de educao em transmitir conhecimentos, colocando em prtica s novas leis de educao especial, onde claramente est longe em ser uma prtica inclusiva. J o quarto capitulo, tem nfase no ensino aprendizagem da instituio de ensino, colocando os pontos bsicos de ensino, na qual foi realizada com base nas perspectivas da escola em questo, onde realiza-se uma educao inclusiva diferenciada (que ao meu ver, no passa de uma educao integradora, cheia de preceitos e preconceitos), mas que est se adequando e tentando dar o seu melhor. Por fim acontecer o fechamento do trabalho expondo consideraes a respeito do estudo desenvolvido, servindo de base para futuros estudos. Nestas condies estes estudos, acima citados, vm e precisam cada vez mais, ocupar um lugar, e um espao de destaque. A educao deve propiciar ao corpo e a alma toda a perfeio e a beleza que podem ter (Plato).

6 2. O QUE PARALISIA CEREBRAL

Paralisia cerebral uma leso de uma ou mais partes do crebro, provocada muitas vezes pela falta de oxigenao das clulas cerebrais. Acontece durante a gestao, no momento do parto ou aps o nascimento, ainda no processo de amadurecimento do crebro da criana. importante saber que o portador possui inteligncia normal (a no ser que a leso tenha afetado reas do crebro responsveis pelo pensamento e pela memria). Mas se a viso ou a audio forem prejudicadas, a pessoa poder ter dificuldades para entender as informaes como so transmitidas; se os msculos da fala forem atingidos, haver dificuldade para comunicar seus pensamentos ou necessidades. Quando tais fatos so observados, o portador de paralisia cerebral pode ser erroneamente classificado como deficiente mental ou no-inteligente. importante saber que o portador possui inteligncia normal (a no ser que a leso tenha afetado reas do crebro responsveis pelo pensamento e pela memria).

2.1 CAUSAS As causas podem estar relacionadas a vrias hipteses, e como s diagnosticada aps alguns meses do nascimento da criana, acaba sendo especulativa, mesmo havendo exames como Tomografia Computadorizada e Eletroencefalograma que auxiliam em muito no diagnstico. A classificao da "Paralisia Cerebral" dada conforme a topografia da leso e/ou disfuno motora. Podendo apresentar deficincia mental, epilepsia, disturbio visual, comportamento, de linguagem e/ou ortopdicos. Suas causas encontram-se nos trs perodos da gestao (Antes, durante ou aps).

7 Pr-natais Infeces, Rubola, Sfilis, Listeriose, Citomegaloviruss,

Toxoplasmose, AIDS, Uso de Drogas, Tabagismo, lcool, Desnutrio materna, Alteraes cardiocirculatrias maternas. Peri-natais - Anxia, Hemorragias intracranianas (trauma obsttrico). Ps-natais - Traumas cerebrais; Meningites; Convulses; Desnutrio;

Falta de estmulo; Hidrocefalia. O crebro o rgo que controla todas as funes do organismo e para isso necessita do oxignio. A falta deste nutriente uma das maiores causas de leso cerebral, trazendo prejuzo para o desenvolvimento. O Sistema Nervoso Central (SNC) formado pelo crebro e medula espinhal, seu desenvolvimento inicia dentro do tero e continua at os 18 anos de idade. Conforme as etapas de desenvolvimento do crebro, as suas reas vo criando novas conexes, desta forma as leses cerebrais tem efeitos diferentes. Aps ser lesado, o sistema nervoso passa a contar com as reas no afetadas para continuar exercer suas funes porm possvel que ele consiga estabelecer algumas novas redes nervosas. Esta capacidade conhecida como neuro-plasticidade. Entretanto, como a Paralisia Cerebral raramente diagnosticada at pelo menos vrios meses aps o nascimento da criana, a causa precisa da leso frequentemente especulativa.

2.2 INCIDNCIA Conforme o Instituto Bruno - Juiz de Fora/MG, a incidncia da paralisia cerebral ocorre de forma moderada a severa entre 1,5 e 2,5 por 1000 nascidos vivos em pases desenvolvidos; porm tambm h registros de 7,5 por 1000. Na Inglaterra estuda-se que a incidncia ocorre em cerca de 1,5 por 1000. J no Brasil os estudos no foram capazes de decidir quanto a proporo correta de incidncia, suspeitando apenas de uma alta incidncia.

2.3 CLASSIFICAO Os portadores de Paralesia Cerebral possuem principalmente

comprometimento motor, influenciando no seu desempenho funcional. Segundo Schwartzman (1993) e Souza & Ferraretto (1998)1, a Paralisia Cerebral pode ser classificada por: Tipo de disfuno motora extrapiramidal ou discintico (Atetide, corico e distnico), atxico, misto e espstico; ou pela topografia das leses (Localizao no corpo), que inclui tetraplegia, monoplegia, diplegia e hemiplegia. Na "PC", a forma espstica a mais encontrada e freqente em 88% dos casos. Quanto a disfuno motora: Atetide: Caracterizada por movimentos involuntrios, Neste tipo, os movimentos so involuntrios devido a um estimulo ineficaz e exagerado que o crebro envia ao msculo no sendo capaz de manter um padro. Coreico: Acomete crianas e jovens do sexo feminino com movimentos involuntrios e descoordenados dos membros e dos msculos da face (Dana de S. Guido). Distnico: Incoordenao do tnus muscular Atxico: Dificuldade de coordenao motora (Tremores ao realizar um movimento). Mistos: Quando apresentam pelo menos dois tipos associados de alterao do movimento (Exemplo: espstico e atetide) Espstico: Ocorre uma leso do crtex cerebral, diminuindo a fora muscular e aumentando o tnus muscular. A tenso muscular encontra-se aumentada notada ao realizar algum alongamento da musculatura ou mesmo um estiramento. Quanto a topografia da leso: Tetraplegia (Hemiplegia bilateral ou quadriplegia): Ocorrendo em 9 a 43% dos casos, com leses difusas bilateral no sistema piramidal apresentando tetraparesia espstica com retraes em semiflexo severas, sndrome pseudobulbar (hipomimia, disfagia e disartria), e at microcefalia, deficincia mental e epilepsia. Diplegia: Surge em 10 a 30 % dos pacientes, sendo mais comum em prematuros, comprometendo os membros inferiores, podendo apresentar hipertonia dos msculos Adutores, denominado sndrome de Little (Cruzamento dos membros

9 inferiores e marcha "em tesoura"). Existem vrios graus para classificar a intensidade do distrbio, podendo ser pouco afetado (Com um prognstico bom, sendo capaz de se adaptar vida diria) ou graves com limitaes funcionais. Ao 1 ano de vida, a criana pode se apresentar hipotnica, passando para distonia intermitente, com tendncia ao opisttono quando estimulada. Nos casos mais graves a criana pode permanecer num destes estgios por toda a sua vida, porm geralmente passa a exibir hipertonia espstica, inicialmente extensora e, finalmente, com graves retraes semiflexoras. Hemiplegia: a mais comum de todas, comprometendo mais o membro superior; acompanhada de espasticidade, hiper-reflexia e sinal de Babinski. O padro hemiplgico caracteriza-se pela postura semiflexora do membro superior, com o membro inferior hiperestendido e aduzido, e o p em postura eqinovara, podendo aparecer ser encontrado hipotrofia dos segmentos acometidos, hemihipoestesia ou hemianopsia. 1 Associado ao distrbio motor, o quadro clnico pode incluir: a) b) c) d) e) Deficincia mental: Ocorre de 30 a 70% dos pacientes. Est mais Epilepsia: Varia de 25 a 35% dos casos, ocorrendo mais associado Distrbios da linguagem; Distrbios visuais: Pode ocorrer perda da acuidade visual ou dos Distrbios do comportamento: So mais comuns nas crianas com associada s formas tetraplgicas, diplgicas ou mistas; com a forma hemiplgica ou tetraplgica;

movimentos oculares (estrabismo); inteligncia normal ou limtrofe, que se sentem frustradas pela sua limitao motora, quadro agravado em alguns casos pela super proteo ou rejeio familiar; f) Distrbios ortopdicos: Mesmo nos pacientes submetidos reabilitao bem orientada, so comuns retraes fibrotendneas (50%) cifoescoliose (15%), "coxa valga"(5%) e deformidades nos ps.

Hemi-hipoestesia: Diminuio da sensibilidade de uma metade do corpo Hemianopsia:

Dfici visual de um lado Opisttono: Posio assumida pelo corpo, durante os ataques convulsivos, em que ele fica de tal maneira arqueado que pode ficar levantado da cama unicamente pelos calcanhares e pela cabea.

10

2.4 DIAGNSTICO O diagnstico est ligada ao atraso no desenvolvimento neuropsicomotor com associao ou no de outros sintomas. A criana apresenta alguns reflexos indevidos para sua idade e dificuldade em adquirir outros prprios de sua idade cronolgica. Uma boa avaliao da criana com anamnese e exame fsico detalhado auxiliam na definio precisa do tipo de distrbios do Sistema Nervoso Central. Conforme a intensidade e o tipo de anormalidades neurolgicas, um eletroencefalograma (EEG) e tomografia computadorizada (TC) podem ser teis para identificar o local e a extenso das leses ou malformaes congnitas. Outros testes podem ser incluidos para auxiliar o diagnotico. Como esta doena est ligada a diversas complicaes dos sistemas, impotante uma abordagem multidisciplinar na avaliao e tratamento.

2.5 TRATAMENTO O tratamento visa controlar as crises convulsivas, as complicaes decorrentes das leses e a preveno de outras doenas ou problemas. O tratamento medicamentoso baseia-se no uso de anticonvulsivantes e psiquitricos, quando necessrios para obter controle dos distrbios afetivosemocionais e da agitao psicomotora. Contudo, todo tratamento deve ser acompanhado por profissionais da area no qual a criana e/ou o paciente est inserido, fisioterapeutas, ortopedistas, fonodilogos, pedadogos, psiclogos e outros.

2.5 PROGNSTICO O prognstico depende do grau das leses dos sitemas e da disponibilidade e qualidade da reabilitao. Porm, mesmo nos casos de bom prognstico existem 3 fatores de grande relevncia no desenvolvimento da criana: o grau de deficincia

11 mental, o nmero de crises epilpticas e a intensidade do distrbio de comportamento. Crianas com deficincia mental moderada ou grave, associadas a crises epilpticas de difcil controle ou com atitudes negativistas ou agressivas, no respondem bem a reabilitao.

3. EDUCAO SCHWEDLER.

ESPECIAL E INCLUSIVA NA ESCOLA SOPHIA

Para tratar da incluso escolar, o primeiro desafio que temos a vencer a questo da acessibilidade. Acessibilidade implica vencer as barreiras arquitetnicas, curriculares e as atitudes comportamentais. A discusso sobre polticas inclusivas costuma centrar-se nos eixos da organizao scio-poltica necessria a viabiliz-Ia e dos direitos individuais do pblico a que se destina. Os importantes avanos produzidos pela democratizao da sociedade, em muito alavancada pelos movimentos de direitos humanos, apontam a emergncia da construo de espaos sociais menos excludentes e de alternativas para o convvio na diversidade. As pessoas com deficincia, com sndromes, so historicamente identificadas como preas sociais em funo de um conjunto de igualdades mais ou menos constantes que acabam por definir seu lugar na sociedade: lugar de excluso. Nesse contexto a escola no se constitui de maneira diferente. Como territrio institucional expressivo da cultura em que se insere, a escola sofre presses para acompanhar os novos tempos e lidar melhor com a diversidade do pblico que deve atender. Um pblico de aprendizes de cidadania que, para exerce-Ia, querem mais que o mero direito de expresso. Mas tambm um pblico cheio de especificidades que, se no forem respeitadas, acolhidas e atendidas em suas diferenas jamais faro da escola um dos possveis espaos em que o exerccio de uma poltica inclusiva contribua com a construo de uma sociedade mais justa.

12

3.1 OBSERVAES Durante dois anos, convivi com a dura realidade de uma instituio de ensino, onde a incluso est longe de ser concretizada, porm, esforada em adaptar-se para tal. A instituio em questo (antes mencionada) recebe todos os alunos de educao especial, com diferentes sndromes e anomalias, sejam elas quais forem; deficincias neurolgicas, hiperatividade, dficit de ateno, deficincias mltiplas, deficincia mental e visual. Estamos recebendo de braos abertos todos os alunos especiais, e nos esforando para darmos a eles todo o conhecimento possvel, mas no fcil incluir a todos. Comentou ngela, a diretora da escola. No decorrer desses dois anos em que trabalhei nesta instituio, como Atendente Educativa de Educao Especial, pude compreender o porqu de tal afirmativa. Realmente, no nada fcil incluir a todos os alunos de educao especial, uma vez que as APAES, simplesmente mandam os pais desses alunos matricularem seus filhos na rede regular de ensino; sem ao menos fazer uma avaliao mdica, psicolgica e neurolgica, onde seja constatado que o aluno capaz de conviver e ter uma aprendizagem significativa. A escola em questo recebe a todos, e acredito que todos tem suas potencialidades, mas os professores no esto preparados para essa realidade. Escutei por varias vezes, os professores regentes, comentarem: Esse aluno deveria estar s na APAE, ou em outra instituio onde soubessem o que fazer com ele, esse aluno, no qual elas comentavam, era o Gabriel, um menino doce, o qual eu tive o prazer de conhec-lo, ele era um anjo que Deus colocou na minha vida, e entre todos os alunos era o que eu mais admirava. O problema? A o problema, esse era um aluno especial, realmente muito especial; filho nico, adotivo e portador de Paralisia cerebral. Nasceu s com o lado direito do crebro, o qual foi danificado com um enfisema cerebral, provavelmente por que a me biolgica tentou abort-lo descreve a me Adriana. Deficincia visual, neurolgica e auditiva; conseqncia do enfisema cerebral.

13 Aluno que necessitava de cuidados permanentes, pois, vive amarrado em uma cadeira de rodas, com cinto de segurana em forma de x, os ps fixados a cadeira com um protetor, no tem nenhuma coordenao motora, baba, afoga-se facilmente com a saliva; enfim, no consegue fazer nada sozinho, no segura um lpis, pois no tem coordenao motora ampla ou fina. Psicomotrocidade? Nem pensar. Neste caso especifico, pelo lado lgico da coisa, qual o beneficio da escola para esse aluno? Todos os professores da escola em questo tm uma nica resposta: A incluso social, todos comentam a respeito, necessrio inserir o aluno com o meio, mas e o aluno, como se sente? Ser que no est sendo excludo mais ainda? Observa-se que os colegas e professores o tratam com pena, coitadinho falam uns aos outros. Eu, porm, acredito, que tudo o que eu falo para ele, ele grava, pois consigo ver o brilho nos seus olhos, cada vez que conto uma histria, escrevo as palavras de forma com que ele entenda; grande e em cores bem fortes e quando mostro, ele meche a cabea quando no entende, e diz: e, quando compreende. Convivendo dia-a-dia com os alunos desta escola, observei que, para os alunos ditos normais muito mais fcil conviver com as diferenas, do que para os professores, que sempre esto incomodados, ou porque no tem material didtico de apoio suficiente, ou por que a grade curricular no ser fechada no semestre devido aos imprevistos com os alunos especiais (temos que preparar alguma aula que eles possam participar comentam alguns dos professores), ou por que isso, ou por que aquilo. Apesar da escola e a maioria dos professores, quererem incluir os alunos, falta capacitao profissional, material didtico de apoio, recursos pedaggicos e acessibilidade do aluno no contexto escolar. A estrutura fsica da escola precisa ser mudada urgentemente, h muitas barreiras a serem enfrentadas pelos alunos, principalmente os cadeirantes, falta rampas, todas as salas tem degraus, o piso da quadra de esporte e do ptio esto totalmente esburacados, dificultando a passagem dos alunos. Devo ressaltar que a escola esta desenvolvendo projetos de conscientizao das diferenas e para as diferenas, na qual j conseguiu verbas das empresas, construindo assim um banheiro especialmente para esses alunos.

14 4. O ENSINO E A APRENDIZAGEM AO QUE SE REFERE EDUCAO INCLUSIVA E O ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL

preciso considerar no s o aluno a ser includo, mas tambm o grupo do qual ele participar. Na questo da educao, muitas vezes quem tem paralisia cerebral no acometido por nenhuma disfuno cognitiva, mas apresenta limitaes fsicas, como no conseguir ficar muito tempo sentado e no se comunicar ou escrever da forma convencional. Normalmente so utilizadas ajudas tcnicas como cadeira e lpis adaptados. Algumas metodologias para tratar dessa questo propem a individualizao do ensino atravs de planos especficos de aprendizagem para o aluno. Esta concepo tem como justificativa a diferena entre os alunos e o respeito diversidade. Porm, como pensar a incluso se os alunos com dificuldades e, apenas eles, tm um plano especfico para aprender? Um plano individualizado, nessa perspectiva, pode ser um reforo excluso. Levar em conta a diversidade no implica em fazer um currculo individual paralelo para alguns alunos. Caso isto acontea, estes alunos ficam margem do grupo, pois as trocas significativas feitas em uma sala de aula necessariamente acontecem em torno dos objetos de aprendizagem. As flexibilizaes curriculares so fundamentais no processo de incluso educativa. Porm, necessrio pens-las a partir do grupo de alunos e a diversidade que o compe e no para alguns alunos tomados isoladamente. Uma das noes mais difundidas na realidade brasileira a de que a rede pblica no est capacitada para receber crianas com necessidades educacionais especiais, seja por deficincia fsica, sensorial ou mental. Por isto, a educao especial tem-se mostrado como uma espcie de limbo, para onde so encaminhados os educandos considerados ineptos ou incapazes de aprender, espelhando as mazelas do sistema educacional. Como aponta Pez (2001) atender diversidade atender as crianas com deficincias, mas tambm todas as outras diversidades que aparecem cotidianamente na comunidade.

15 Uma proposta educativa que no esteja atenta a tais questes apenas cristaliza a diferena do aluno com deficincia dentro da sala regular e refora a sua excluso, ainda que compartilhe o mesmo espao fsico que os outros, mesmo que estejamos empenhados no seu desenvolvimento de aprendizagem, devemos tomar cuidado ao faz-lo. A presena de alunos com necessidades educacionais especiais na sala de aula um fenmeno educativo que produz conhecimento e transformao. Experincias dispersas de incluso escolar de educandos com paralisia cerebral, constituem-se como iniciativas exemplares da possibilidade de concretizao e legitimao de uma escola inclusiva. Os conceitos com os quais trabalhamos so as ferramentas tericas com que transformamos a realidade. Nosso posicionamento diante de um determinado fato ou situao e o direcionamento que nossa interveno ir tomar em relao a ele dependem das idias e concepes tericas que fundamentam nossa prtica. As teorias no so isentas de valores e, menos ainda, quando seu objeto de trabalho o ser humano. No que tange ao atendimento s necessidades educacionais especiais, verificamos essas mesmas relaes entre valores, concepes tericas e formas de interveno. O posicionamento de um professor diante de um determinado fato ou situao e o direcionamento de sua interveno depende das idias e concepes tericas que fundamentam a sua prtica. Podemos dizer que se faz necessrio propor alternativas inclusivas para a educao e no apenas para a escola. A escola integra o sistema educacional (conselhos, servios de apoio e outros), que se efetiva promotora de relaes de ensino e aprendizagem, atravs de diferentes metodologias, todas elas aliceradas nas diretrizes de ensino nacionais. A efetivao de uma educao inclusiva neste contexto secular no tarefa fcil. No menos desprovida de dificuldades a tarefa de um Estado que intenta organizar uma poltica pblica que, como tal, se empenha na busca de um carter de universalidade, garantindo acesso a todos os seus cidados s polticas que lhes cabem por direito.

16 4.1 O ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL E A ESCOLA Dentro da sala de aula: Devero ocupar um lugar relativamente prximo do professor Aqueles que necessitem de usar cadeira de rodas, devem ter mesa A incontinncia um dos obstculos mais desagradveis, o professor

adaptada, mais alta do que a dos colegas dever estar a par do problema e explicar aos outros alunos a situao. Dever, portanto ter em ateno os horrios de evacuao da criana para que no surjam situaes embaraosas O papel do professor: Especializao por parte do professor; Pesquisa intensiva; Inter-ajuda entre pais e professores; Ajudar na relao entre os alunos; Esclarecimento do problema do aluno; Estimular o aluno; Devemos promover o mximo de independncia no mbito das

capacidades e limitaes do aluno, mas atendendo sempre s necessidades inerentes a cada caso de deficincia, pois cada caso um caso e deve-se encontrar sempre uma soluo especfica adequada. Quando conversar com um aluno cadeirante, lembre-se que, para eles extremamente incomodo conversar com a cabea levantada, por isso deve-se sentar ao seu nvel, para que o aluno possa sentir-se mais confortvel. As maiores barreiras no so as arquitetnicas, mas sim a falta de informao e os preconceitos. As escolas, de modo geral, tm conhecimento da existncia das leis acerca da incluso de pessoas com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar e da obrigatoriedade da garantia de vaga para estas. As equipes diretivas respeitam e garantem a entrada destes alunos, mostrando-se favorveis poltica de incluso, mas apontam alguns entraves pelo fato de no haver a sustentao

17 necessria, como por exemplo, a ausncia de definies mais estruturais acerca da educao especial e dos suportes necessrios a sua implementao. No raro ouve-se nas escolas referncias a alunos com necessidades educacionais especiais como os alunos da incluso, o que sugere o questionamento sobre o modo como so percebidos diante dos demais alunos. Neste sentido, torna-se especialmente relevante participao dos diferentes segmentos na implantao dos direitos assegurados em lei para que os benefcios percebidos na poltica de incluso educacional possam ser efetivados. No h dvida de que incluir pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular pressupe uma grande reforma no sistema educacional que implica na flexibilizao ou adequao do currculo, com modificao das formas de ensinar, avaliar, trabalhar com grupos em sala de aula e a criao de estruturas fsicas facilitadoras do ingresso e circulao de todas as pessoas. A concepo que tem orientado as opinies de muitos gestores e educadores que atuam na perspectiva da educao inclusiva de que a escola um dos espaos de ao de transformao. Uma compreenso que aproxima a idia de polticas de educao e polticas sociais amplas que garantam a melhoria da qualidade de vida da populao. A escola, como o segundo espao de socializao de uma criana, tem um papel fundamental na determinao do lugar que a mesma passar a ocupar junto famlia e, por conseqncia, no seu processo de desenvolvimento. Desviamos toda a nossa ateno para a tola questo de A estar se saindo to bem quanto B, quando a nica questo saber se A se saiu to bem quanto poderia. (William Graham Sumner)

18

5. CONSIDERAES FINAIS

Discutir as questes da Educao Especial e Inclusiva no cenrio brasileiro tarefa complexa, mas necessria, tendo-se em vista as inmeras temticas nos diferentes contextos em que o problema tratado. Na escola em questo vista como uma prtica inovadora que esta enfatizando a qualidade de ensino para todos os alunos, exigindo que a escola se modernize e os professores aperfeioem suas prticas pedaggicas. Apesar de a nossa constituio eleger como fundamentos de nossa Republica a cidadania e a dignidade da pessoa humana (art.1, incisos II e III); como um dos objetivos fundamentais a promoo do bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor idade, e quaisquer outras formas de discriminao, aps garantir o direito igualdade, o direito a todos a educao, que deve visar ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para a cidadania e sua qualificao para o trabalho; precisamos aprender com as diferenas. Esta cada vez mais claro que estamos caminhando na direo certa, cada vez mais, com mais qualidade, e com mais entusiasmo. Tem muito a ser feito, mas historicamente falando, houve uma grande transformao, nas leis, o povo esta cada vez mais consciente que devemos aprender e respeitar as diferenas. Um pressuposto freqente nas polticas relativas incluso supe um processo sustentado unicamente pelo professor, no qual o trabalho do mesmo concebido como o responsvel pelo seu sucesso ou fracasso. A escola em questo (Sophia Schwedler) tem seus trabalhos voltados para a metodologia interacionista, que constitui em um instrumento importante no sentido de contribuir para o ensino da Cincia voltado para a compreenso conceitual e no para a memorizao. Permitindo a contextualizao dos contedos trabalhados em sala de aula, tendo em vista uma aprendizagem mais rica em significados, Contribui

19 tambm para a superao da passividade do aluno e sua formao mais ampla e integral atravs da interao entre o conhecimento, o meio e o contexto social em que est inserido. claro que a aprendizagem dos alunos uma das metas fundamentais, no s dos professores, mas de todo o profissional que esteja implicado com a educao e, sem dvida, uma prtica pedaggica adequada necessria para alcana-Ia. Porm, acreditar que este objetivo possa ser alcanado apenas com a modificao destas prticas uma simplificao que no d conta da realidade de nossas escolas. Convm aqui lembrar um trecho da declarao de Salamanca que destaca: A preparao adequada de todo pessoal da educao constitui um fator-chave na promoo do progresso em direo s escolas inclusivas.

20 6. REFERNCIAS

ARANHA, Antnia Vitria Soares. Gesto Educacional novos olhares novas abordagens. Petrpolis: Editora Vozes, 2005. BAUER. Carlos - Polticas Educacionais e Discursos Pedaggicos. Braslia: Lber Livro Editora, 2007. BRASIL. Ministrio da Educao. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, LDB 4.024, de 20 de dezembro de 1961. BRASIL. Ministrio da Educao. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, LDB 5.692, de 11 de agosto de 1971. BRASIL. Declarao Mundial sobre Educao para Todos: plano de ao para satisfazer as necessidades bsicas de aprendizagem. UNESCO, Jomtiem/Tailndia, 1990. BRASIL. Declarao de Salamanca e linha de ao sobre necessidades educativas especiais. Braslia: UNESCO, 1994. BRASIL. Decreto N 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Conveno Interamericana para a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra as Pessoas Portadoras de Deficincia. Guatemala: 2001. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Decreto N 5.296 de 02 de dezembro de 2004. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Direito educao: subsdios para a gesto dos sistemas educacionais orientaes gerais e marcos legais. Braslia: MEC/SEESP, 2006. CANIZA DE PEZ, S. M. A integrao em processo: da excluso incluso. In: Escritos da criana. n. 06, Porto Alegre: centro Lydia Coriat, 2001.

21 FILlDORO, N.. Adaptaes curriculares. In: Escritos da criana. n. 06, Porto Alegre: centro Lydia Coriat, 2001 MASINE, E.F.S. Do sentido pelos sentidos para o sentido: sentidos das pessoas com deficincia sensorial. So Paulo: Vetor, 2002. MAZZOTA, M. J. S. Dilemas e perspectivas da educao do portador de deficincia no novo milnio. Anais do Frum Nacional de Educao. Educao Brasileira no Sculo XXI: Desafios e perspectivas. Anais... Joo Pessoa: 2001. p. 29-36. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS. Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, 2006. PEZ, A. Interdisciplina e Transdisciplina na Clnica dos Transtornos do Desenvolvimento Infantil. In: Escritos da criana. n. 04, Porto Alegre: centro Lydia Coriat, 2 ed, 2001. PINHO, G.S. Clnica e escola: intersees a partir da incluso educativa de crianas psicticas. In: MARASCHIN, FREITAS & CARVALHO (org) Psicologia e educao: multiversos sentidos, olhares e experincias. Porto Alegre: UFRGS, 2003. (p.109 -116). RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Psicologia e Epistemologia Gentica de Jean Piaget. So Paulo: EPU, 1988. SAWREY, J.M.; TELFORD, C.W. O indivduo excepcional. Rio de Janeiro: Zahar,1998. VIGOTSKY. Aprendizagem e Desenvolvimento.Um processo Scio histrico. So Paulo: Editora Scipione, 1993.

Cerebral Palsy - Internet, local desconhecido, Copyright 2009, Acessado em 15/05/10;

22 Instituto Bruno - Internet, Juiz de Fora/MG, Copyright 2000 Acessado em: 1505/10; Associao Paralisia Cerebral de Lisboa Associao Paralisia Cerebral de Lisboa] Acessado em:15/05/10 http://saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=1672] SACI - Internet - So Paulo/SP, Copyright 2000 Acessado em:18/05/10; Revista neurocincias - Internet, So Paulo/SP Acessado em 20/05/10

S-ar putea să vă placă și