Sunteți pe pagina 1din 11

Caderno de exerccios 19/2010

Geopoltica
1 Guerra Mundial 1) (UFPI) Sobre os tratados firmados logo aps o fim da Primeira Guerra Mundial, correto afirmar que: a) determinaram o surgimento de vrios novos pases, que deixavam de se submeter influncia alem, austraca e russa. b) mantiveram intocado o Imprio Turco, que assegurou o domnio sobre a Mesopotmia, a Palestina, a Sria e o Lbano. c) preocuparam-se em assegurar, baseando-se no princpio da autodeterminao, a existncia e a expanso do regime bolchevique na Rssia. d) impuseram penas leves Alemanha derrotada, garantindo-lhe o controle sobre seu territrio e suas colnias, como tentativa de evitar uma nova guerra. e) foram integralmente impostos pelos Estados Unidos, atravs de seu presidente Woodrow Wilson, o que assegurou a severidade das penas impostas aos vencidos. (UFAL) Considere o texto. O acordo de paz, imposto pelas grandes potncias vitoriosas sobreviventes e conhecido como Tratado de Versalhes, era dominado por cinco consideraes. A mais imediata era o colapso de tantos regimes na Europa e o surgimento na Rssia de um regime bolchevique. Segundo, havia a necessidade de controlar a Alemanha, que afinal quase tinha derrotado sozinha toda a coalizo aliada. Terceiro, o mapa da Europa tinha de ser redividido e retraado. O quarto conjunto de consideraes dizia respeito s polticas internas dentro dos pases vitoriosos e os atritos entre eles. Por fim, as potncias vitoriosas buscaram desesperadamente o tipo de acordo de paz que tornasse impossvel outra guerra como a que acabara de devastar o mundo e cujos efeitos retardados estavam em toda parte.
(Eric Hobsbawm. Era dos Extremos. Trad. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 38-9)

(VV) O envolvimento da Rssia na Guerra contribuiu para a ascenso do regime socialista naquele pas. (VV) O Tratado de Versalhes garantiu o direito de autodeterminao, incentivando a militarizao da Alemanha. (VV) Os pases vitoriosos europeus no concordaram com a paz sem vencidos nem vencedores proposta pelos EUA. (VV) Os termos do acordo de paz foram decisivos para o cessar fogo, garantindo a estabilidade no continente europeu at hoje. 2) A seqncia correta para as afirmaes, de cima para baixo, : a) V, V, F, F e F; b) V, F, V, V e V; c) F, V, F, V e F; d) F, F, F, V e F; e) V, F, V, F e V; (ESPM) Sob a Repblica de Weimar, praticamente todos os seus habitantes, incluindo os comunistas, estavam profundamente convencidos da intolervel injustia do tratado que havia colocado fim na guerra, tendo a luta contra esse tratado sido uma das principais foras de mobilizao em massa em todos os partidos, de direita ou de esquerda.
(Eric Hobsbawm. A Questo do Nacionalismo. Naes e Nacionalismo desde 1780)

3) A respeito do texto aponte a afirmao correta: a) O texto trata da insatisfao dos franceses, aps a Primeira Guerra Mundial, com o Tratado de Versalhes. b) O texto trata da insatisfao dos alemes em relao ao Tratado de Versalhes, aps a Primeira Guerra Mundial. c) O texto trata da insatisfao dos franceses com o Tratado de Frankfurt, aps a Guerra Franco-Prussiana. d) O texto trata da insatisfao generalizada entre cidados franceses, quer de direita quer de esquerda, com as injustias do Tratado de Verdum. e) O texto trata da insatisfao dos alemes, com as decises impostas pelos aliados, ao trmino da Segunda Guerra Mundial, na Conferncia de Potsdam. 4) (UFRGS) Com o final da Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes ocupou-se, principalmente: a) da criao de uma organizao internacional destinada a garantir a paz: a Sociedade das Naes.

Analise as proposies procurando identificar as que estejam diretamente relacionadas aos fatos descritos por Hobsbawm. (VV) Os pases vitoriosos, ao qual o texto faz referncia, eram Gr-Bretanha, Rssia, ustria-Hungria e Japo.

Professor Vincius Vanir Venturini

Caderno de exerccios 19/2010

b) dos problemas ligados ao reconhecimento do novo Estado surgido da Revoluo Sovitica. c) da regulamentao da paz com a Alemanha, incluindo a cesso de territrios, indenizaes e desarmamento. d) do desmembramento do Imprio Austro-Hngaro, formando-se novos Estados: ustria, Tchecoslovquia, Iugoslvia e Hungria. e) da reorganizao das fronteiras das naes balcnicas, devido desagregao dos imprios Turco e AustroHngaro. 5) (PUCRIO) Entre o fim da Primeira Guerra Mundial (1918) e o incio da Segunda (1939), as sociedades europias passaram por inmeras transformaes. Entre essas transformaes, esto as citadas abaixo, EXCEO de: a) A instabilidade econmica no decorrer dos anos 1930, em decorrncia da internacionalizao dos efeitos da quebra da bolsa de Nova York. b) A inoperncia da Liga das Naes, frente s pretenses expansionistas do Estado nazista. c) O reconhecimento, por parte dos governos metropolitanos europeus, das reivindicaes autonomistas de reas coloniais na sia e na frica. d) A proliferao de crticas ao liberalismo poltico, materializadas na difuso de projetos autoritrios. e) O acirramento das disputas nacionalistas e de manifestaes antisemitas, estimulando, entre outros aspectos, a migrao de grupos judeus. Perodo entre guerras (FUVEST) A crise atingiu o mundo inteiro. O operrio metalrgico de Pittsburgh, o plantador de caf brasileiro, o arteso de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos.

d) a imediata valorizao dos preos da produo industrial e o fim da acumulao de estoques. e) o crescimento acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais e o pleno emprego. 7) (UFPI) A crise de 1929, iniciada nos Estados Unidos, deve ser entendida como: a) decorrente da dependncia da economia norte-americana em relao economia mundial b) conseqncia do mau planejamento dos economistas, adeptos do liberalismo. c) uma crise do sistema capitalista, que, produzindo para o lucro, sem que os consumidores tivessem condies de consumir, provocou uma crise de superproduo. d) uma crise advinda do fato de os produtos serem produzidos em pequena escala e do poder aquisitivo do consumidor, ser muito grande, em face do que as mercadorias comeam a faltar no mercado. e) um erro da tentativa de recuperao econmica idealizada por Roosevelt e seus assessores diretos. 8) (IBMEC) Nos primeiros anos do governo do presidente Franklin Delano Roosevelt, os Estados Unidos adotaram o New Deal, um conjunto de medidas destinadas a superar a crise iniciada com o Crack da Bolsa de Valores de 1929. Sobre algumas das caractersticas desse plano, podemos afirmar que: a) Buscava uma poltica liberal baseada nos princpios de Adam Smith para recuperar a economia americana por meio de concesso de emprstimos s principais indstrias para frear o aumento do desemprego. b) Inspirava-se nas idias do economista John Keynes e pregava o controle de preos de diversos produtos, a realizao de um grande programa de obras pblicas e recuperao industrial. c) Roosevelt incentivou a indstria armamentista com o intuito de recuperar a economia e o nvel de empregos atingidos pela Crise de 1929 alm de preparar o pas para a iminente guerra mundial. d) O governo americano interveio na Bolsa de Valores de Nova York buscando um maior controle da economia por parte do Estado, visando recuperar as finanas e

(Paul Raynard. La France a sauv lEurope. Flamarion)

6) O autor se refere crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos, da qual resultou: a) o abalo do liberalismo econmico e a tendncia para a prtica de interveno do Estado na economia. b) o aumento do nmero de sociedades acionrias e da especulao financeira. c) a expanso do sistema de crdito e do financiamento ao consumidor.

Professor Vincius Vanir Venturini

Caderno de exerccios 19/2010

evitar a falncia de vrias indstrias e o desemprego. e) Estabeleceu um rgido controle estatal da economia que tinha como objetivo principal, reas estratgicas como a siderurgia, o petrleo e a indstria blica alm do tabelamento dos preos dos produtos da cesta bsica. 9) (UFPR) No perodo chamado de Entre Guerras, um acontecimento norteamericano alcanou repercusso mundial. Trata-se da Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em outubro de 1929. Foram causas dessa crise econmica: a) interveno do Estado na economia, contrariando o ideal do liberalismo, profundamente arraigado na cultura norte-americana. b) retomada da produo europia, aumento do preo do petrleo no mercado internacional e reduo do consumo interno. c) exploso do consumo, aumento das taxas de juros e uma seqncia de nacionalizaes de empresas estrangeiras. d) aumento das exportaes e dos preos dos produtos, sem que houvesse um aumento de produo de matriasprimas. e) superproduo agrcola e industrial, diminuio nos nveis de exportao e queda nos preos no mercado interno. 10) (IBMEC) Quando a crise econmica atingiu duramente o capitalismo, como resultado da Quebra de Bolsa de Nova York (1929), coube a um presidente democrata eleito em 1932, Franklin Roosevelt, colocar em prtica uma srie de medidas para pr a economia norte-americana novamente em ordem. Conhecido como New Deal, o plano executado por ele apresentou uma srie de caractersticas intervencionistas, EXCETO: a) estmulo ao investimento em obras pblicas. b) apoio reduo dos nveis de produo agrcola, para permitir um aumento moderado de preos. c) proibio formao de sindicatos, para impedir a organizao de greves. d) criao de planos de assistncia previdenciria, como seguro-desemprego e auxlio doena. e) introduo do salrio-mnimo. 11) (UFGO) A crise de 1929 abalou os Estados Unidos. Em 1933, Franklin Delano Roosevelt foi eleito com o objetivo de

recuperar o pas por meio do programa conhecido como New Deal, que propunha: a) a defesa do isolacionismo e do planejamento econmico, por meio dos quais os Estados Unidos abdicavam do engajamento em questes internacionais. b) a mudana do centro das decises econmicas de Nova York, smbolo do poder dos grandes banqueiros, para Washington, sede do poder federal. c) a reduo das importaes estadunidenses que afetaram os pases dependentes de seu mercado, repatriando capitais norte-americanos. d) a interveno e o planejamento do Estado na economia, em quatro setores: agricultura, trabalho, segurana social e administrao. e) o conservadorismo em questes econmicas e na poltica externa, ampliando a "misso civilizadora" dos Estados Unidos. (UFES) O 'crash' da Bolsa de Nova York em 1929 afetou a economia mundial. Os Estados Unidos, sob o comando do Presidente Franklin Delano Roosevelt, adotaram o 'New Deal', como sada para a crise que o pas atravessava. So caractersticas do 'New Deal': I. a interveno deliberada do Estado na economia, contrapondo-se tradio liberal americana. II. a criao de um amplo plano de obras pblicas, como barragens e auto-estradas, para gerar novos empregos. III. o incentivo ao aumento da produo para alimentar a populao desempregada. IV. a criao de um fundo monetrio destinado a financiar os pases europeus em crise. V. a adoo de medidas visando ao equilbrio entre o custo da produo e o valor final das mercadorias. 12) Das alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta apenas as caractersticas CORRETAS: a) I, II e V. b) I, III e IV. c) I, IV e V. d) II, III e IV. e) II, III e V. 13) (MACK) Em 1944, foram lanados os fundamentos da economia do dlar, ou seja, a transformao do dlar na moeda do mundo. Foi organizado um padro monetrio baseado na equivalncia entre o dlar e o ouro. Essa estratgia econmica ficou conhecida como

Professor Vincius Vanir Venturini

Caderno de exerccios 19/2010

a) Acordo Geral de Tarifas Comrcio. b) Plano Marshall. c) Conferncia de Bretton-Woods. d) Plano Colombo. e) Tratado de Maastrich.

homem pelo homem e propriedade privada. Antiga Ordem Mundial 16) (UFMS) Os atentados terroristas, ocorridos em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos da Amrica, foram comparados, por analistas polticos e pela imprensa internacional, com o ataque japons base naval norte-americana de Pearl Harbor e com o assassinato, na cidade de Sarajevo, do herdeiro do trono austraco, arquiduque Francisco Ferdinando. Esses dois ltimos fatos marcaram, respectivamente, a) a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e o incio da Guerra do Vietn. b) o incio da Guerra do Iraque e o incio da Guerra do Vietn. c) o incio da Segunda Guerra Mundial e o incio da Guerra dos Sete Dias. d) o incio da Primeira Guerra Mundial e o incio da Segunda Guerra Mundial. e) a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e o incio da Primeira Guerra Mundial. 17) (UFGO) O lanamento da bomba atmica sobre Hiroshima e Nagasaki, em 6 de agosto de 1945, provocou a rendio incondicional do Japo, na Segunda Guerra. Nesse momento, o mundo ocidental vivia a dualidade ideolgica, capitalismo e socialismo. Nesse contexto, o lanamento da bomba est relacionado com: a) o descompasso entre o desenvolvimento da cincia, financiado pelos Estados beligerantes, e os interesses da populao civil. b) a busca de hegemonia dos Estados Unidos, que demonstraram seu poder blico para conter, no futuro, a Unio Sovitica. c) a persistncia da luta contra o nazifascismo, pelos pases aliados, objetivando a expanso da democracia. d) a difuso de polticas de cunho racista associadas a pesquisas que comprovassem a superioridade da civilizao europia. e) a convergncia de posies entre norte-americanos e soviticos, escolhendo o Japo como inimigo a ser derrotado. 18) (IBMEC) Em 2005, comemorou-se no mundo todo os sessenta anos do final da Segunda Guerra Mundial e, portanto, a vitria sobre o nazismo. Alguns eventos

14) (UTFPR) Em 1935, a Alemanha havia reiniciado a produo de armamentos e restabelecido o servio militar obrigatrio, contrariando o Tratado de Versalhes. Em 1938, anexou a ustria; logo em seguida incorporou a regio dos Sudetos, que abrigava minorias alems, na Tchecoslovquia, e assinou um acordo de no agresso e neutralidade com a Unio Sovitica. Estava plantada a semente da Segunda Guerra Mundial, que eclodiu em 1 de setembro de 1939, com o (a): a) participao efetiva de tropas nazistas na Guerra Civil Espanhola, por meio da invaso de Madri. b) invaso da Polnia por tropas nazistas e a ao da Inglaterra e da Frana em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich. c) rompimento do Pacto GermnicoSovitico com a invaso do territrio russo por tropas nazistas. d) sada dos invasores alemes do territrio dos Sudetos na Tchecoslovquia para invadir a Hungria. e) tomada do corredor polons, que desembocava na cidade livre de Dantzig, pelos aliados nazistas, principalmente italianos. 15) (UFMT) Em 1933, Adolf Hitler assumiu o poder na Alemanha abrindo caminho para a implementao do nazismo, movimento poltico que tentou englobar todos os aspectos da vida social e poltica. Sobre o nazismo, correto afirmar que: a) o objetivo era dominar todo o planeta, pregando a destruio dos povos tidos como atrasados. b) tinha contra si a maioria da populao alem que resistiu ao mximo implementao dessa ideologia. c) sua ideologia tinha afinidades com os regimes comunistas do leste europeu, promovendo alianas duradouras entre os pases dessa regio. d) tinha um forte contedo racista, uma vez que pregava a existncia da supremacia ariana. e) foi uma ideologia de tipo socialista que pregava a estatizao e a coletivizao, opondo-se explorao do

Professor Vincius Vanir Venturini

Caderno de exerccios 19/2010

marcaram o ano de 1945 como decisivo para o final da guerra e mesmo para os caminhos do futuro mundial. Entre eles: a) est a batalha de Stalingrado, na qual o exrcito russo mostrou sua capacidade de resistncia, sustentando uma cidade por 15 dias e expulsando os alemes da URSS. b) est o dia D, quando a fora aliada reuniu 1 milho e meio de homens e iniciou a liberao da Frana, at ento nas mo dos nazistas. c) esto as bombas de Hiroshima e Nagasaki, que definiram o final da guerra com o Japo, que pediu o armistcio dias depois das exploses. d) est o atentado a bomba sofrido por Hitler no seu QG no Fronte Oriental planejado e executado pelos membros da elite militar e aristocrtica da Alemanha. e) est a batalha de El Alamein, em que os alemes, liderados pelo General Rommel, foram derrotados pelo 8 Exrcito britnico liderado pelo General Montgomery. 19) (FGV) A ONU composta por uma Assemblia Geral, da qual fazem parte todos os pases membros e um Conselho de Segurana. Recentemente houve uma intensa movimentao da diplomacia brasileira no sentido de promover algumas reformas neste Conselho que... Complete a frase escolhendo a alternativa correta. a) Tem como funo principal manter a paz e a segurana internacionais, podendo tanto utilizar sanes econmicas como usar da fora militar para atingir os seus objetivos. Ele composto por quinze pases membros, sendo cinco permanentes (China, Rssia, EUA, Frana e Inglaterra). b) Tem como funo principal manter a segurana internacional, mas no pode utilizar a fora militar para atingir seus objetivos. Ele composto por quinze membros, sendo sete permanentes (China, Rssia, EUA, Frana Inglaterra, Japo e Alemanha). At o presente momento o Brasil no conseguiu apoio para tornar-se membro permanente. c) Atualmente composto por onze membros, sendo apenas cinco deles permanentes (China, Rssia, EUA, Alemanha e Inglaterra), e os demais, rotativos. At o presente momento o Brasil no conseguiu apoio para tornar-se membro permanente. d) Tem como funo principal controlar o uso e a produo de armas

nucleares, podendo tanto utilizar sanes econmicas como usar da fora militar para atingir seus objetivos. Ele composto por 15 membros, sendo apenas trs membros permanentes (Rssia, EUA e China). e) composto por 25 membros, sendo apenas sete deles permanentes (China, Rssia, EUA, Frana, Inglaterra, Alemanha e Japo) e os demais so membros rotativos. O recente ingresso de ndia, Japo e Alemanha contou com forte resistncia da China, do Paquisto e da Frana. 20) (UNIRIO) No contexto da nova ordem mundial ps-guerra fria, a ONU tem sido alvo de determinados questionamentos que envolvem o seu Conselho de Segurana cuja composio apresenta apenas 5 pases, nicos a terem poder de veto. Tais pases so: a) Estados Unidos, Rssia, Japo, Alemanha e Inglaterra. b) Frana, Estados Unidos, Rssia, China e Inglaterra. c) Frana, Alemanha, Itlia, Estados Unidos e Blgica d) Mxico, Coria, Estados Unidos, Frana e Japo. e) Brasil, Rssia, Estados Unidos, Japo e Alemanha. 21) (UFPI) Destacam-se, no cenrio financeiro mundial, o Fundo Monetrio Internacional (FMI) e o Banco Internacional para Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD), tambm conhecido como Banco Mundial. A este respeito correto afirmar que: a) os emprstimos do Banco Mundial so efetuados de forma exclusiva para os pases da Comunidade Europia. b) a intensa atuao destes dois organismos financeiros vem impedindo as disputas de territrios entre pases na Europa Central. c) na Amrica Latina, a ao destes organismos possibilitou uma melhor redistribuio da renda, resultando numa forte diminuio das desigualdades sociais. d) essas instituies financeiras foram criadas logo aps o final da Segunda Guerra para planejar os rumos da economia mundial face a nova situao. e) inexiste qualquer tipo de relao entre estes organismos financeiros e o Grupo dos Sete, tambm conhecido como G7.

Professor Vincius Vanir Venturini

Caderno de exerccios 19/2010

(UELPR) Considere o texto apresentado a seguir. "O projeto de abrir os mercados europeus remonta ao ps-guerra, quando os EUA, por meio do Plano Marshall, iniciaram a reconstruo do Velho Continente. (...) Simultaneamente, eram erguidos os alicerces de um mercado global de capitais. Num futuro prximo, o sistema, acreditavam com razo os americanos, permitiria uma expanso internacional das empresas." (Revista "Carta Capital", 04/08/99,
p.24).

22) Alm do aspecto econmico, a ajuda norte-americana aos pases europeus tambm comportava uma preocupao geopoltica: a) barrar o fluxo de imigrantes europeus, em especial dos pases da Europa Oriental, para os EUA. b) diminuir o envio de auxlio humanitrio dirigido aos pases da Amrica Latina e Caribe para os pases europeus. c) impedir o avano das reas de influncia da ex-Unio Sovitica para alm dos pases do Leste Europeu. d) possibilitar o acesso das empresas norte-americanas s matrias-primas minerais e aos mercados da Europa Ocidental. e) garantir a soberania norteamericana sobre os novos territrios conquistados na regio do Mediterrneo, trocando-a por ajuda econmica. 23) (FURG) Durante a Guerra Fria, o fator importante contribuiu para a reconstruo das economias europias, dando origem a Europa Ocidental, conhecido como: a) Conferncia de Bretton Woods. b) Criao da CECA, Comunidade do Carvo e Ao. c) Plano Marshall. d) Formao da CEE, Comunidade Econmica Europia. e) Queda do Muro de Berlim. 24) (FGV) Derrotada nas duas guerras mundiais, a Alemanha esteve dividida por quarenta anos. A respeito das mudanas nas fronteiras alems, correto afirmar que: a) Os acordos de Potsdam, no final da Segunda Guerra Mundial, dividiram o territrio alemo em trs zonas de ocupao: norte-americana, germnica e russa. b) A cidade de Berlim, localizada na ex-Repblica Democrtica Alem - de

regime socialista - foi dividida em dois setores: ocidental capitalista, de economia de mercado, e o oriental socialista, de economia estatal. c) A queda do muro de Berlim em 1989 possibilitou a reunificao da Alemanha, mas ao contrrio do que se previa, tal fato enfraqueceu sua condio de potncia mundial, devido xenofobia e ao de grupos neonazistas. d) A Alemanha Ocidental comandou o processo de reunificao do territrio germnico no final da dcada de 1980, sem altos custos, pois a Alemanha Oriental figurava entre os pases europeus mais industrializados e de elevada renda per capita. e) A ex-Repblica Federal Alem e a ex-Repblica Democrtica Alem constituram o centro do conflito entre EUA e ex-URSS durante a Guerra Fria, sendo a primeira ligada ao Pacto de Varsvia e a segunda, OTAN. 25) (UFMS) Assinale a alternativa que melhor define a Guerra Fria. a) Poltica de paz armada, desenvolvida pelas potncias internacionais no perodo que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, da qual resultaram tratados de alianas como a Trplice Entente e a Trplice Aliana. b) Estado de tenso permanente entre o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o bloco socialista, liderado pela Unio Sovitica, resultante da disputa entre essas duas potncias por uma posio hegemnica no contexto internacional, no perodo posterior Segunda Guerra Mundial. c) Tenso militar ocorrida entre Inglaterra e Alemanha, no final do sculo XIX, motivada pela disputa, entre os dois Estados Nacionais, pelo controle do comrcio do Mar do Norte. d) Estratgia desenvolvida pelos Estados Unidos, no mbito de sua poltica internacional, visando conter a expanso imperialista da Unio Sovitica, nao que emergiu da Segunda Guerra Mundial como a maior potncia econmica e militar do mundo. e) Choque ocorrido entre os pases industrializados europeus entre o final do sculo XIX e o incio do sculo XX, em razo da disputa por colnias na frica e na sia. 26) (UFAL) Aps a Segunda Guerra Mundial uma srie de fatos novos foi

Professor Vincius Vanir Venturini

Caderno de exerccios 19/2010

responsvel por uma ordem mundial que teve a durao de, aproximadamente, quatro dcadas. Sobre essa ordem considere a lista a seguir: I. Comeou a tomar fora a discusso sobre a existncia de um grupo de pases capitalistas, dependentes e com grande atraso tecnolgico, que passou a denominar-se Terceiro Mundo. II. Uma forte onda de superproduo abalou as bolsas de valores dos pases centrais e, por conseqncia, provocou crises sucessivas nos pases capitalistas industrializados. III. O planejamento de Estado implantado na Unio Sovitica estendeu-se aos pases da Europa Oriental que se tornaram satlites da potncia sovitica. IV. O Globo ficou dividido em duas grandes reas de influncia poltico-ideolgica responsvel pelo desaparecimento de rgos supranacionais como a OTAN e o Pacto de Varsvia. Est correto o que se afirma SOMENTE em a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV. 27) (PUCSP) As Olimpadas de Moscou e de Los Angeles sofreram boicotes por parte de alguns pases. Os Estados Unidos recusaram-se a ir a Moscou, em 1980; soviticos e representantes de alguns outros pases decidiram no participar dos Jogos de Los Angeles, em 1984. Esses boicotes aconteceram a) no contexto da Guerra Fria, cenrio de bipolarizao estratgica do psSegunda Guerra Mundial que opunha pases capitalistas do bloco ocidental, liderados pelos Estados Unidos, a pases socialistas do leste europeu, liderados pela Unio Sovitica. b) em meio a discusses sobre a cessao da corrida armamentista e das disputas comerciais entre Estados Unidos e Unio Sovitica, que tentavam impedir que o crescimento da China a levasse a assumir a liderana poltica internacional. c) aps a deciso norte-americana de invadir Cuba e impedir a instalao de msseis soviticos na ilha, que levou a forte tenso internacional e entrada da ONU nas negociaes, para impedir a ecloso de uma terceira guerra mundial. d) durante a reunio de assinatura de acordos de paz, mediados pela ONU, entre

Estados Unidos e Unio Sovitica, que pretendiam encerrar duas dcadas de hostilidades mtuas e iniciar um perodo de reaproximao e colaborao militar. e) antes da dissoluo da Unio Sovitica, que manteve ininterruptamente a liderana na corrida espacial e ainda evitou que os norte-americanos desenvolvessem seu plano estratgico de proteo territorial por satlites. 28) (UEOPMG) "A terra, o subsolo, as guas, as florestas, as fbricas, as minas de carvo e de minrios, as estradas de ferro, os transportes por gua e por ar, os bancos, as grandes empresas agrcolas organizadas pelo Estado, assim como as empresas municipais e a massa fundamental das habitaes nas cidades e as aglomeraes industriais, so propriedades do Estado, quer dizer, de todo o povo." Este artigo fazia parte da Constituio: a) do Brasil. b) da Repblica Federal Alem. c) da Sucia. d) dos Estados Unidos. e) da ex-Unio Sovitica. (UFPI) Mikhail Gorbachov assumiu a chefia da Unio Sovitica, em maro de 1985. Analise as afirmaes abaixo sobre as caractersticas de seu governo. I. Fim da economia planejada com a liberao dos preos. II. Incentivo aos movimentos de autonomia das nacionalidades. III. Autorizao para o funcionamento de pequenas empresas privadas. 29) Assinale a alternativa correta. a) Somente I verdadeira. b) Somente II verdadeira. c) Somente I e II so verdadeiras. d) Somente II e III so verdadeiras. e) Somente I e III so verdadeoras 30) (URCASP) Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que representa alguns dos elementos que aceleraram a crise da Unio Sovitica e o desaparecimento do socialismo burocrtico estatal: a) Baixa produtividade econmica, corrupo, ausncia de liberdades, atraso tecnolgico, conflitos tnicos; b) Presena de empresas capitalistas internacionais, as eleies diretas para cargos cruciais, ocupados por dirigentes corruptos;

Professor Vincius Vanir Venturini

Caderno de exerccios 19/2010

c) A cpula do partido sovitico estava aguardando a chegada ao poder de um lder democrtico e inovador, o que encontraram na figura de Mikhail Gorbatchev. O mesmo implementou com tranqilidade diversas mudanas, que contaram com o amplo apoio das demais lideranas do partido; d) Combate tecnolgico com os Pases da OTAN, autonomia de diversas repblicas, ampla participao democrtica da populao, que assim promoveu a deposio do ento presidente sovitico Gorbatchev. e) Com um desenvolvimento econmico considervel, e Unio Sovitica se encaminhou para a economia de mercado, deixando o sistema socialista obsoleto. Nesse sentido foram criados diversos cargos e instncias para garantir a existncia de um Estado livre da burocracia e da corrupo. 31) (FGV) Aps as mudanas ocorridas no Leste Europeu a partir de 1989, as organizaes supranacionais passaram a assumir papis diferentes daqueles para os quais foram criados. Comprova a veracidade desta afirmativa, a seguinte ao: a) O bombardeio da Iugoslvia (25/03/1999) no ocorreria na ordem bipolar, embora a interveno nos conflitos internos de qualquer pas soberano constitusse um dos objetivos bsicos oficiais da OTAN. b) A ONU tornou-se mais ativa ao ampliar o Conselho de Segurana, dando direito de veto s potncias emergentes do mundo subdesenvolvido industrializado. c) Formado essencialmente por pases capitalistas avanados, o G-7 mudou sua sistemtica de organizao ao incluir a China, considerado um pas socialista de economia aberta ao mercado. d) A OTAN ampliou sua esfera de poder, admitindo o ingresso de pases que j fizeram parte do Pacto de Varsvia, aliana militar equivalente do bloco socialista, extinta no incio dos anos 90. e) Aps as severas crticas recebidas pelo envio de tropas aliadas para a Guerra do Golfo, a ONU concentrou suas atividades no FMI e BIRD, em busca de uma estabilidade monetria internacional. 32) (FURG) Nas dcadas de 50 e 60 os Estados Unidos ofereciam ajuda econmica ao Afeganisto, nesse perodo os Estados Unidos financiaram sistemas de

irrigao, estradas e outras obras, uma vez que era importante para este pas consolidar sua influncia sobre o Afeganisto, pois.... a) controlariam a rota internacional da comercializao do petrleo b) a localizao do Afeganisto representava um ponto estratgico frente a URSS c) defenderiam o direito de credo Islmico frente a expanso do atesmo comunista d) seria mais um pas para expandir o parque industrial americano e) precisavam do apoio afego para controlar o golfo Prsico (UCS) ORDEM MUNDIAL O mundo da Guerra Fria foi marcado por muitos conflitos. Em todos eles, direta ou indiretamente, os Estados Unidos (pas lder do bloco capitalista) e a Unio Sovitica (lder do bloco socialista) estavam envolvidos. O desenrolar desses conflitos fez com que o espao mundial fosse reconfigurado. 33) Sobre a configurao do mundo durante a Guerra Fria, correto afirmar que a) a independncia das colnias africanas deu origem a novos pases como o Vietn, que se tornou socialista aps violento conflito, e o Laos, que se tornou capitalista. b) a invaso sovitica provocou a guerra das Filipinas, ao trmino da qual, a metade sul do Pas tornou-se socialista, e a metade norte, capitalista. c) a Coria, com a derrota dos japoneses, foi dividida: o norte passou a pertencer ao bloco socialista, e o sul, ao capitalista. d) a invaso das tropas americanas provocou a diviso da Tchecoslovquia em dois pases, sendo que apenas a parte eslovaca tornou-se capitalista. e) a ocupao sovitica fez com que a Monglia se separasse da China, sendo que a primeira tornou-se capitalista, e a ltima, comunista.

Professor Vincius Vanir Venturini

Caderno de exerccios 19/2010

Instruo: As questes 34 e 35 devem ser respondidas com base no mapa abaixo.

b) c) d) e)

Norte e Sul Ocidente e Oriente Bipolar No-alinhada

Fonte: Vesentini, J.W. (1991).

34) (FURG) A organizao regional do espao mundial representada do perodo compreendido entre a) a Guerra dos Cem Anos e a Primeira Guerra Mundial. b) a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. c) a Primeira Guerra Mundial e o fim da Guerra Fria. d) o final da Segunda Guerra Mundial e o final da dcada de 1980. e) a Guerra Ir-Iraque e a Guerra do Golfo. 35) (FURG) Dois pases considerados como satlites, no perodo representado, so: a) Moambique, na frica, e Coria do Norte, na sia. b) Angola, na frica, e Bangladesh, na sia. c) Arglia, na frica, e Monglia, na sia. d) Nigria, na frica, e Filipinas, na sia. e) Cuba, na Amrica Central, e Malsia, na sia. Nova Ordem Mundial 36) (UFAM) Na passagem da dcada de 80 para a de 90, com o final da oposio entre o socialismo e o capitalismo, emergiram conflitos de interesse fundamentalmente econmico entre pases capitalistas desenvolvidos e pases capitalistas subdesenvolvidos. Trata-se da oposio: a) Leste e Oeste

(PUCCAMP) Observe a charge e as afirmaes abaixo. I. Atualmente, os habitantes dos pases situados no hemisfrio Norte tm condies de existncia muito superiores queles que vivem no hemisfrio Sul. II. A revoluo tcnico-cientficainformacional realizada nos pases ricos aprofundou o abismo socioeconmico existente entre o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido. III. A pobreza e a desigualdade social tm origem no sistema capitalista que possibilita a alguns concentrar riqueza. IV. As presses exercidas pelas populaes do Sul permitiro que, j na prxima dcada, ocorra um equilbrio entre o consumo de bens pelos habitantes do Norte e do Sul.

37) A charge e seus conhecimentos sobre a economia mundial permitem concluir que esto corretas SOMENTE a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) III e IV

Professor Vincius Vanir Venturini

Caderno de exerccios 19/2010

Esta questo deve ser respondida a partir da anlise do mapa abaixo.

economicamente emergentes dos pases industrializados. III. O nmero 2 representa um pas que sofreu nas ltimas duas dcadas grandes modificaes estruturais na sua economia, passando esta a ser chamada de socialismo de mercado. IV. O nmero 1 representa uma periferia do Japo, que auxilia a conferir a este pas, no incio deste sculo, o ttulo de potncia secundria. 39) (PUCRS) Pela anlise das afirmativas, conclui-se que esto corretas as da alternativa a) I e II b) I, II e III c) I e III d) II e IV e) III e IV INSTRUO: Responder questo 40 com base nas informaes abaixo. A reorganizao do mundo no Ps-Guerra Fria retrata modificaes profundas na sociedade de cada pas e no cotidiano das pessoas. Destacam-se, nesse contexto, os seguintes exemplos: I. Na frica o isolamento de aliados socialistas como Angola, Moambique, Guin Bissau e Cabo Verde, provocado pelo enfraquecimento do Pacto de Varsvia. II. Na Amrica o fortalecimento do capitalismo industrial, com as transnacionais dominando a economia mundial e incentivando privatizaes em pases como o Brasil. III. Na Europa o trmino de ditaduras de partido nico no chamado Leste Europeu. IV. Na sia a liberao econmica de pases socialistas, que objetivou o resgate das heranas sociais. 40) (PUCRS) Pela anlise das afirmativas, conclui-se que esto corretas as da alternativa a) I, II e III b) I e III c) II, III e IV d) II e IV e) III e IV

38) (FURG) O mapa representa o mundo dos anos 90. Este caracteriza -se pela presena dos principais centros da economia mundial, Estados Unidos, Japo e Unio Europia. A linha divisria separa o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido. A ordem estabelecida diante desse mundo conhecida como: a) Globalizada b) Multipolar c) Bipolar d) Capitalista e) Ocidental INSTRUO: Responder questo 39 com base no Mapa Geopoltico do Mundo.

Gabarito
I. Os trs principais plos ou centros da economia mundial esto assinalados no mapa pelas letras A, B e C. II. O trao contnuo que divide o mundo em dois grandes espaos uma linha astronmica e separa os pases 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) A C B C C A C B

Professor Vincius Vanir Venturini

Caderno de exerccios 19/2010

9) 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) 21) 22) 23) 24) 25) 26) 27) 28) 29) 30) 31) 32) 33) 34) 35) 36) 37) 38) 39) 40)

E C D A C B D E B C A B D C C B B A A E E A D B C D A B D B C B

Professor Vincius Vanir Venturini

S-ar putea să vă placă și