Sunteți pe pagina 1din 65

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

CURSO DE PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS FCC E CESPE) PARA OS TRIBUNAIS CARGOS: ANALISTA E TCNICO AULA DEMONSTRATIVA - APRESENTAO PESSOAL Bom dia, boa tarde, boa noite! Sou a professora Mrcia Albuquerque, natural de Fortaleza e ocupo atualmente o cargo de Procuradora da Fazenda Nacional em So Paulo. Sou Mestre em Direito Constitucional e Especialista em Direito Pblico. Fiquei muito feliz com o convite do ponto para fazer parte do quadro de professores. Ministro aulas para diversos concursos pblicos, especialmente, para os cargos de Auditor Fiscal da Receita Federal, Fiscal ICMS e ISS, Auditor do TCU, CGU, Auditor Fiscal do Trabalho, Analista e Tcnico dos Tribunais, OAB, dentre outros, nas disciplinas Civil, Processo Civil e Empresarial. Participei de bancas de concursos pblicos na elaborao de diversas provas escrita objetiva e oral para os cargos de Delegado, Escrivo, Guarda Municipal. So quilmetros na estrada dos concursos pblicos, tanto como professora, quanto concurseira. Foram quase trs anos de intensa preparao at a aprovao. E, nessa fase que a de dedicao ao estudo ou se prtico, adotando uma metodologia direcionada para o objetivo, ou se vai malhar em ferro frio; nadar, nadar e morrer na praia. Assim, voc se obriga a, alm de buscar no mercado o material didtico eminentemente voltado para concurso, como tambm a desenvolver seu prprio mtodo de estudo. OS CARGOS DE ANALISTA E TCNICO DOS TRIBUNAIS O cargo de Analista dos Tribunais tem como pblico alvo candidatos que tenham nvel superior; a rea Judiciria privativa de bacharis em Direito e a rea Administrativa exige a concluso de nvel superior em qualquer rea. O Cargo de Analista Judicirio/rea Judiciria desenvolve atividades de natureza tcnica, relacionadas ao processamento de feitos; apoio a julgamentos; anlise e pesquisa de legislao, de doutrina e de jurisprudncia nos vrios ramos do Direito; estudo e pesquisa do sistema judicirio brasileiro; execuo de mandados; organizao e funcionamento dos ofcios judiciais; bem como a elaborao de laudos, de atos, de pareceres e de informaes jurdicas.
1 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

O Cargo de Analista Judicirio/rea Administrativa desenvolve atividades de natureza tcnica, relacionadas gesto estratgica; de pessoas; de processos; de recursos materiais e patrimoniais; oramentrios e financeiros; licitaes e contratos; controle interno e auditoria; segurana de dignitrios e de pessoas, de bens materiais e patrimoniais, da informao e funes relacionadas a transporte; bem como a elaborao de laudos, de pareceres e de informaes. O Cargo Tcnico Judicirio tem como requisito certificado de concluso de curso de ensino mdio, ou certificado, devidamente registrado, de concluso de curso de ensino mdio tcnico grau profissionalizante, expedido por instituio de ensino reconhecida nos termos da legislao vigente. Executa atividades de nvel intermedirio relacionadas com as funes de administrao de recursos humanos, materiais e patrimoniais, oramentrios e financeiros, controle interno, bem como as de desenvolvimento organizacional e suporte tcnico e administrativo nas unidades organizacionais. De cara, d para perceber a importncia da disciplina Processo Civil, no s para conseguir a aprovao, como tambm para a realizao das atribuies dos cargos! APRESENTAO DO CURSO O nosso curso on line (teoria e exerccios) de Direito Processual Civil ser voltado para a preparao do concurso pblico para os cargos de Analista e Tcnico dos Tribunais. Abordar todos os itens constantes dos editais e contemplar resolues de questes da FCC e do Cespe pertinentes ao contedo estudado. Ser composto de 09 aulas, alm desta. MTODO DE ESTUDO ANALISTA E TCNICO DOS TRIBUNAIS As bancas FCC e Cespe, especialmente no concurso para os cargos de Analista e Tcnico dos Tribunais apresentam questes abordando a literalidade da lei, inserindo, alterando, suprimindo palavras, misturando os diversos conceitos, de modo a confundir o candidato. Ou seja, pura decoreba mesmo! Voc vai ver pelas questes apresentadas. Alm, disso, cobra os conceitos dos diversos institutos do Direito, bem como as diferenas entre eles.
2 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Assim, para conseguir nosso maior objetivo (sua aprovao), importante utilizarmos tcnica de estudo voltada para as bancas mencionadas. Tcnica significa, no popular, a melhor maneira (modo) de se fazer algo. Como assim? Gesto da informao: para este curso on line, elaborei a gesto da informao, ou seja, desenhei as informaes (contedo programtico), fiz a reproduo grfica de ideias atravs de associaes criativas, voltadas eminente para a memorizao; usei esta estratgia como forma de voc lembrar o contedo na hora da prova. Para tanto, criei uma sequncia lgica de ideias, de modo a construir um raciocnio que te leve a aprender definitivamente os diversos conceitos do processo civil e a diferenci-los. Usei e abusei das ferramentas desenhos, figuras e exemplos, para que, ao final, voc seja conduzido atravs da visualizao a memorizar somente o que vai ser cobrado na prova. Os desenhos e exemplos serviro, vo te levar ao ponto culminante do objetivo: acertar as questes! Usei tcnicas que oriente voc a aprender, dominar, diferenciar (e decorar) a lei, os conceitos, a identificar as pegadinhas e cascas de bananas. Enfim, orientao e gerenciamento do seu estudo: como enxergar o modo que as bancas abordam a matria, numa metodologia (mtodo) voltada unicamente para a sua aprovao! Vamos abusar dos mapas mentais, dos mtodos da associao, do empilhamento e repetitivo. Mtodo da Associao: tambm como estratgia para sua aprovao, necessrio praticar o mtodo associativo. Este parte do que, at ento, desconhecido associando-o ao que conhecido por voc. Exemplo:

DESCONHECIDO

CONHECIDO

3 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

DESCONHECIDO: Princpio da Identidade Fsica do Juiz: Art. 132. O juiz, titular ou substituto, que concluir a audincia julgar a lide, salvo se estiver convocado, licenciado, afastado por qualquer motivo, promovido ou aposentado, casos em que passar os autos ao seu sucessor.

CONHECIDO:

PLACA

Voc vai decorar assim: O Juiz que concluir a audincia, julgar a lide, SALVO PLACA (Promovido, Licenciado, Aposentado, Convocado, Afastado). Veja agora: O Juiz que concluir a audincia, julgar a lide:

SALVO PLACA: P L A C A Promovido Licenciado Aposentado Convocado Afastado

Mtodo do Empilhamento: consiste em dar vida quilo que queremos lembrar, criar paisagem mental.

4 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Cada item a ser lembrado associar a uma Exemplo:

Figuras em sequncia

Art. 452. As provas sero produzidas na audincia nesta ordem: I - o perito e os assistentes tcnicos respondero aos quesitos de esclarecimentos, requeridos no prazo e na forma do art. 435; II - o juiz tomar os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do ru; III - finalmente, sero inquiridas as testemunhas arroladas pelo autor e pelo ru. Perito Assistentes Autor Ru Testemunhas

Os concursos sempre cobram esse artigo embaralhando a sequncia de quem vai produzir as provas em audincia. Feche os olhos (rsrs). Memorize os desenhos (paisagem mental) por alguns segundos e responda a questo: 01. As provas sero produzidas na audincia nesta ordem:

a) depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do ru, perito e os assistentes tcnicos, testemunhas arroladas pelo autor e pelo ru. b) testemunhas arroladas pelo autor e pelo ru, depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do ru, perito e os assistentes tcnicos. c) perito e os assistentes tcnicos, depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do ru, testemunhas arroladas pelo autor e pelo ru.

5 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

d) testemunhas arroladas pelo autor e pelo ru, perito e os assistentes tcnicos, depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do ru. e) perito e testemunhas, assistentes tcnicos, depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do ru. Engraado, embora eu no tenha colocado um item contemplando a sequncia depoimento do autor e, em seguida do ru, testemunhas, perito e assistentes tcnicos, a maioria dos candidatos marca esta alternativa (e as bancas sabem disso). Isso decorre do fato de se ter a ideia de que na audincia, primeiro fala o autor, depois o ru, testemunhas. verdade. assim! Isso quando no se tem o perito e os assistentes. Quando houver prova pericial a ser produzida em audincia, bem como quando as partes se servirem de assistentes tcnicos, o comando da lei seguir a sequncia apresentada. Se voc memorizou a sequncia da paisagem mental fica fcil. Alternativa c. Mtodo da Repetio: consiste em ler e reler vrias vezes o texto (literal) da lei, grifando palavras chaves, pontos importantes. Em qualquer concurso o candidato precisa saber a lei. Aqui, voc vai fotografar e guardar as palavras chaves dos artigos da lei. Este mtodo no pode ser dispensado, mas ele por si s, na minha opinio, faz com que voc leve mais tempo para assimilar todo o contedo. Por isso, este aliado aos outros encurta o caminho para a sua aprovao. Ento voc deve ler e reler a lei seca, o material de estudo, fixando, fotografando as palavras chaves. Resoluo de Provas anteriores: Usei questes anteriores dos concursos para o cargo de Analista e Tcnico das bancas FCC, CESPE e eventualmente de outras bancas que cobrem a literalidade da lei. Seguiremos fielmente tpico a tpico dos programas dos editais (de todos os Tribunais), apresentando-os com ilustraes, mapas mentais, desenhos e esquema, de modo associativo e repetitivo, e, principalmente, aplicando uma construo e sequncia lgicas de raciocnio (ideias), encurtando a barreira entre voc e a disciplina, mesclando com questes pertinentes ao tema e sempre numa didtica a tornar mais fcil a marcar o X na resposta correta. Afinal, estamos aqui para CONDUZIR RESULTADO (SUA APROVAO) do TAMANHO da MARCA que o PONTO representa! Dito isto, apresento com contedo programtico.

6 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

CONTEDO PROGRAMTICO ANALISTA E TCNICO DOS TRIBUNAIS AULA DEMONSTRATIVA Da Jurisdio. AULA 01 Da Ao: conceito, natureza e caractersticas; condies da ao. Das Partes e dos Procuradores: capacidade processual e postulatria; deveres e substituio das partes e procuradores. Do Ministrio Pblico. Do Litisconsrcio e da Assistncia. Da Interveno de Terceiros: oposio, nomeao autoria, denunciao lide e chamamento ao processo. AULA 02 Do Juiz. Dos Auxiliares da Justia. AULA 03 Competncia: em razo do valor e da matria; competncia funcional e territorial; modificaes de competncia e declarao de incompetncia. AULA 04 Dos Atos Processuais: comunicao dos atos; nulidades. forma dos atos; prazos;

AULA 05 - Da Formao, da Suspenso e da Extino do Processo. Do Processo e do Procedimento. Do Procedimento Sumrio. Do Procedimento Ordinrio: petio inicial: requisitos, pedido e indeferimento. Resposta do ru: contestao, excees e reconveno. Revelia. Julgamento conforme o estado do processo. Provas: nus da prova; depoimento pessoal; confisso; provas documental e testemunhal. Audincia: de conciliao e de instruo e julgamento. Sentena e coisa julgada. Liquidao e cumprimento da sentena. Ao rescisria. AULA 06 Dos Recursos. AULA 07 - Do Processo de Execuo: competncia, requisitos, ttulos executivos. Espcies de execuo: execuo para entrega de coisa, execuo das obrigaes de fazer e de no fazer. Da execuo por quantia certa contra o devedor solvente. Execuo contra a Fazenda Pblica, remio, adjudicao. Embargos do devedor. Suspenso e extino do processo de execuo. Execuo fiscal (Lei n 6.830, de 22 de setembro de 1980). Execuo fiscal: execuo de multa eleitoral (competncia e procedimento). AULA 08 - Juizado Especial Federal: Lei n 10.259, de 12/07/2001, princpios, competncia, turmas recursais. Mandado de Segurana, Ao Civil Pblica e Ao Popular.
7 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

AULA 09 - Processo cautelar; medidas cautelares: disposies gerais; procedimentos cautelares especficos: arresto, sequestro, busca e apreenso, exibio e produo antecipada de provas. Ento, mos obra! Numa palavra o nosso mantra: SUPERAO!

8 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

AULA 01 - DA JURISDIO

Seja em turma de concurso pblico, seja na graduao, os alunos esto sempre a me perguntar: professora, qual a diferena entre processo e ao?. E mais: Qual a diferena entre processo, ao e lide (litgio)? Professora, todos os autores que tenho lido definem lide como: lide uma pretenso resistida, e eu fico na mesma! E eu sempre brinco, dizendo: vamos descompactar esses conceitos; vamos aprender a diferena entre jurisdio, ao, processo, procedimento, lide, pretenso. Esse tema de crucial importncia; o primeiro tpico do edital e muito cobrado em concurso pblico. Voc vai ver pelos tpicos aqui apresentados. Ento vamos comear (do zero!). JURISDIO: CONCEITO: A Jurisdio a funo, o Poder, a atividade estatal que aplica o Direito (lei) ao caso concreto, sem que se possa submeter essa deciso ao controle de nenhum outro Poder. a realizao do Direito (lei), por meio de um terceiro imparcial (Estado) de modo autoritrio e em ltima instncia. a capacidade de decidir imperativamente e impor decises. De onde decorre que a jurisdio um Poder? Os Poderes do Estado figuram expressamente no art. 2 da nossa Constituio: So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. O Estado composto de "Poderes". Os Poderes so segmentos estruturais em que se divide o poder geral e abstrato decorrente da sua soberania. Constituem-se de estruturas internas destinadas a desempenhar determinadas funes. Executiva sicamente trs Legislativa camente trs Jurisdicional camente trs

O Estado possui basicamente trs funes

9 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

A cada um dos Poderes do Estado foi atribuda uma funo preponderante. Ao Legislativo foi atribuda a funo de legislar (ou normativa, de criar leis). Ao Executivo, a funo administrativa. Ao Judicirio, a funo jurisdicional. A atividade Jurisdicional consiste em aplicar a lei ao caso concreto descrito por ela. A essa funo (aplicar a lei ao caso concreto) d-se o nome de JURISDIO! A funo jurisdicional (aplicao do Direito ao caso concreto, resolvendo os conflitos sociais) foi atribuda ao Poder Judicirio. A lei descreve uma situao geral e abstrata a ser aplicada a todas as pessoas que estejam sujeitos a ela. No momento em que, concretamente, na realidade, ocorra a situao (fato) descrita pela lei, est ser aplicada ao caso concreto por ela descrito. Aplicar a lei ao caso concreto funo exercida pelo Judicirio e chamada de funo jurisdicional. Para melhor entender a funo jurisdicional, vamos imaginar o seguinte exemplo: o art. 186 do Cdigo Civil descreve a seguinte situao:

Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. O artigo 927 complementa o artigo 186. Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo.

10 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Em resumo: qualquer pessoa que cause dano (prejuzo) outra, tem a obrigao de reparar (pagar) o dano, ou seja, tem a obrigao de indenizar. Exemplo: Art. 186 quem causar dano (prejuzo) a outrem = comete ato ilcito Art. 927 quem causar dano a outrem = dever de indenizar Veja que a lei, o Cdigo Civil (lei hiptese descreve uma hiptese) contm esses dois artigos descrevendo hipteses (situaes hipotticas). A lei norma geral e abstrata, que, hipoteticamente, se aplica a todas as pessoas no territrio nacional. Por que hipoteticamente? Porque ela prev uma hiptese abstrata (causado um dano = deve pagar uma indenizao; a hiptese abstrata porque ainda no ocorreu). Porm, esse direito a indenizao somente vai surgir se, na realidade, em um caso concreto, ocorrer a hiptese descrita pela lei; se a hiptese descrita pela lei, se concretizar (fato concreto). Somente se a hiptese descrita pela lei se concretizar, ela, lei, vai ser aplicada ao caso concreto por ela descrito! O dano o fato gerador da indenizao. Veja o desenho explicativo:
Lei (prev uma hiptese geral e abstrata): descreve uma hiptese, situao X: art. 186 e 927: causar dano = dever de indenizar.

incide

Ocorrncia do fato gerador (situao X descrita pela Lei): abalroamento: Veculo A avana na contra mo e causa abalroamento (dano, prejuzo) no veculo B. Obrigao do veculo A indenizar ao proprietrio do veculo B.

11 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Em resumo, a Jurisdio um Poder do Estado, uma funo, uma atividade atribuda ao Judicirio de aplicar a lei (em abstrato) ao caso concreto. Por isso se diz que o Judicirio torna concreta a lei. O Poder Legislativo cria a lei em abstrato. O Poder Judicirio cria, torna a lei, concreta! Veja como a questo aborda o tema. Preste ateno! As Bancas costumam misturar os conceitos de Ao, Processo e Jurisdio. Questo 01. (FCC/2009/TJ/PA/Analista Judicirio/rea Judiciria) Jurisdio a) a faculdade atribuda ao Poder Executivo de propor e sancionar leis que regulamentem situaes jurdicas ocorridas na vida em sociedade. b) a faculdade outorgada ao Poder Legislativo de regulamentar a vida social, estabelecendo, atravs das leis, as regras jurdicas de observncia obrigatria. c) o poder das autoridades judicirias regularmente investidas no cargo de dizer o direito no caso concreto. d) o direito individual pblico, subjetivo e autnomo, de pleitear, perante o Estado a soluo de um conflito de interesses. e) o instrumento pelo qual o Estado procede composio da lide, aplicando o Direito ao caso concreto, dirimindo os conflitos de interesses. Comentrios: Letras a e b: essas duas primeiras assertivas, a meu ver, dispensam comentrios, tamanha a distncia do conceito de jurisdio. Letra c: est correta. A jurisdio o poder das autoridades judicirias regularmente investidas no cargo de dizer (aplicar) o direito (a lei) ao caso concreto. O "dizer o Direito" significa poder, funo e atividade do Estado. Letra d: o direito individual pblico, subjetivo, abstrato e autnomo, de pleitear, perante o Estado (Judicirio) a soluo de um conflito de interesses, trata-se do conceito de ao (que veremos adiante na aula 05).

12 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

AO

SAPA

Direito Subjetivo Autnomo Pblico Abstrato

Letra e: o instrumento pelo qual o Estado procede composio da lide, aplicando o Direito ao caso concreto, dirimindo os conflitos de interesses, trata-se do conceito de processo. Observou como a questo misturou os conceitos de processo, ao e jurisdio? Vamos continuar: ento, para acabar todas as dvidas sobre a jurisdio, ao, processo, procedimento, pretenso e lide, apresento os seguinte exemplo/desenho: vamos construir aquela sequncia, lembra? Inserindo os conceitos numa sequncia lgica para que voc NUNCA mais esquecer!

ATENO!!! MEMORIZE o DESENHO abaixo! Tenha o desenho, como EXEMPLO BASE para MEMORIZAR as diferenas entre os conceitos de jurisdio, ao, pretenso, lide, processo e procedimento! O exemplo o do abalroamento (batida) de dois veculos.

13 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Indivduo A (veculo azul) abalroa (causa dano, prejuzo) no veculo do indivduo B (veculo vermelho): surge para B uma pretenso (direito de ao).

1) A PAGA o dano = NO h LIDE (LITGIO, conflito)

2) LIDE (pretenso de B resistida por A) - A no paga o dano

PRETENSO = DIREITO DE AO

Direito de B ir ao Judicirio exigir de A uma indenizao PROPOSITURA DA AO

Provoca a JURISDIO (funo, atividade, poder) (que se desenvolve atravs do) PROCESSO = Instrumento, pelo qual se desenvolve a jurisdio. A JURISDIO provocada pelo direito de AO e ser exercida atravs do PROCESSO.

Explico o passo a passo da situao: O indivduo do veculo A abalroa no veculo B causando um dano, um prejuzo a B. J sabemos que, todo aquele que causar um dano, um prejuzo a outro, tem a obrigao de indenizar, indenizao por perdas e danos. A, ao colidir em B, nasce para B uma PRETENSO (que nada mais do que o DIREITO DE AO), nascendo para B um direito de ir ao Poder Judicirio exigir de A a indenizao.
14 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

O direito de ao (pretenso) o direito de ir ao Judicirio exigir uma indenizao de A (alm de exigir, tambm, o conserto do veculo). Da coliso dos veculos, podem surgir duas situaes diversas: Situao 1) A entende que realmente no est com a razo e PAGA o DANO, o PREJUZO causado no veculo de B. Se A paga espontaneamente o prejuzo, no houve conflito (=lide, litgio). A NO apresenta RESISTNCIA a PRETENSO DE B, entende que B tem razo. A sai do seu carro e vai at B e paga o prejuzo causado. Diga uma coisa? Houve conflito? No! A pretenso de B no foi resistida por A. Porm, nem sempre os conflitos sociais ocorrem desse modo. Situao 2) Na maioria das vezes os dois entendem que esto corretos. Nesse caso, se A RESISTE a PRETENSO de B, est formado o LITGIO, a LIDE (conflito). A LIDE uma PRETENSO RESISTIDA (rsrs). O conceito que ningum conseguia decifrar. Fcil, n? Nesse caso, a nica soluo para B a ida ao Judicirio para ver o seu direito satisfeito.
ATALHO: A ida ao Judicirio a nica alternativa para ver seu direito
resolvido. nica alternativa, j que se A no pagar espontaneamente, no se pode fazer justia com as prprias mos! Assim, diz-se que a providncia jurisdicional reputa-se til utilidade, na medida em que somente ela poder resolver o conflito. H utilidade da Jurisdio toda vez que o processo puder propiciar ao demandante o resultado favorvel pretendido. Guarde bem isto: a utilidade (da providncia jurisdicional) uma das condies da ao. Sem voc sentir, j estou te preparando para o tpico condies da ao. Estou fazendo um gancho, link com o tpico condies da ao. Pois bem! Se falta utilidade, falta objeto da ao.

Faltar utilidade : A e B fazem um acordo, onde A paga


espontaneamente o conserto do veculo de B mais uma indenizao e, posteriormente B vai ao Judicirio exigir o pagamento de A. Nesse caso, como A resistiu pretenso de B, no paga nem morto, h, tambm, a necessidade (segunda condio para que a ao possa prosperar) do pronunciamento judicial: a Jurisdio a nica forma possvel de soluo do conflito.

15 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Pois bem! Continuando. B tem uma PRETENSO (DIREITO DE AO). Com a PROPOSITURA da AO, provoca-se a JURISDIO (funo, Poder, atividade exercida pelo Judicirio de aplicar a lei, Direito (artigos 186 e 927 do Cdigo Civil, no exemplo) ao caso concreto abalroamento). Provocada a JURISDIO, esta se desenvolve atravs do PROCESSO. O PROCESSO o INSTRUMENTO pelo qual a JURISDIO se desenvolve. Repito: A JURISDIO se desenvolve atravs do PROCESSO. O PROCESSO nada mais do que o INSTRUMENTO pelo qual a atividade, a funo JURISDICIONAL desenvolvida. Observe a sequncia lgica:

PRETENSO = DIREITO DE AO AO (propositura) Provoca a JURISDIO

A jurisdio se desenvolve atravs do PROCESSO

Em regra, o processo culmina numa deciso.

16 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS DECISO: em regra, o resultado da atividade jurisdicional culmina numa deciso (sentena ou acrdo), podendo ser: a) deciso de mrito ou coisa julgada material ou sentena definitiva (mrito significa pedido, pedido formulado pelo autor; a deciso de mrito decide o conflito, julgando-o), e b) deciso de coisa julgada formal ou sentena terminativa (nesse caso, a deciso no decide o conflito podendo haver repropositura da ao).

JURISDIO PODER (emana da soberania do estado); FUNO (obrigao de prestar o servio pblico de resolver os conflitos sociais); ATIVIDADE (atua por meio da prtica de uma sequncia de ATOS PROCESSUAIS).

PODER: emana da SOBERANIA do Estado.

JURISDIO

FUNO: obrigao de PRESTAO DE SERVIO PBLICO (tutela jurisdicional) de resolver os conflitos sociais.

ATIVIDADE: atua por meio da prtica de uma sequncia de ATOS PROCESSUAIS. Em tpico prprio, iremos observar que o PROCESSO o TODO (instrumento pelo qual se desenvolve a Jurisdio) e que dentro do processo, este formado pelo PROCEDIMENTO (SEQUNCIA DE ATOS PROCESSUAIS a ser praticado e desenvolvido no processo). O PROCESSO o TODO; o PROCEDIMENTO cada ATO que compe o processo.

Essa SEQUNCIA de ATOS (PROCEDIMENTO) ditada pelo Cdigo de Processo Civil (p. ex., petio inicial dirigida ao Juiz Juiz indefere ou manda emendar a inicial ou defere e manda proceder a citao do ru prazo para resposta do ru, etc). Iremos ver esse caminho nos mnimos detalhes, todo em forma de esquema.
17 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

EXERCCIO DA JURISDIO QUEM EXERCE A JURISDIO? E quem exerce, aplica a lei (direito) ao caso concreto? Assim dispe o Cdigo de Processo Civil (CPC): Decorar: Art. 1o A jurisdio civil, contenciosa e voluntria, exercida pelos juzes, em todo o territrio nacional , conforme as disposies que este Cdigo estabelece. Quem exerce a jurisdio? A Jurisdio exercida pela autoridade judiciria (Juiz) aprovado em concurso pblico de provas e ttulos.

Aonde exercida a jurisdio? E exercida em todo o territrio nacional. Aqui, chamo a ateno para a diferena entre jurisdio e competncia, conceito tambm muito cobrado em concurso. A Jurisdio (atividade estatal, Poder, funo de aplicar a lei ao caso concreto) exercida em todo o territrio nacional. Mas seria impossvel, por exemplo, um Juiz exercer essa atividade ao mesmo tempo em Salvador, Manaus e Porto Alegre. Decorre, ento, que a COMPETNCIA parcela dessa jurisdio atribuda aos rgos jurisdicionais (Juzes). Cada rgo jurisdicional exerce a jurisdio dentro da sua competncia (dentro da parcela desse Poder, atividade, funo que lhe foi conferida pela Constituio e pela Lei!). A competncia ser estudada em tpico especfico!

18 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

CARACTERSTICAS DA JURISDIO: a) Definitividade ou Coisa julgada (deciso em definitividade): a regra que a deciso judicial de mrito imutvel. A deciso judicial de mrito ou coisa julgada material ou sentena definitiva aquela que decide o mrito (=pedido). Por exemplo, no caso do veculo que sofreu o abalroamento, o mrito ou pedido seria, por exemplo, o conserto do veculo mais a indenizao. Pois bem! A coisa julgada a situao jurdica que diz respeito exclusivamente s decises jurisdicionais, mas isso no quer dizer que s haver jurisdio se houver coisa julgada material (deciso definitiva). Em certas hipteses, retirada de certas decises judiciais a aptido de ficar submetida coisa julgada material (deciso definitiva). A coisa julgada situao posterior deciso, no podendo dela ser sua caracterstica ou elemento de existncia. A marca da jurisdio ela ser a ltima deciso, a deciso definitiva. Quando o Poder Judicirio resolve a questo que lhe submetida, cria uma norma jurdica concreta deciso que no pode ser controlada por nenhum outro Poder, nem mesmo pelo Legislativo; o Poder Judicirio d a ltima palavra sobre o conflito. S as decises jurisdicionais podem adquirir essa definitividade, que recebe o nome de coisa julgada , essa situao jurdica que estabiliza as relaes jurdicas de modo a definitivo. Essa a principal caracterstica da atividade jurisdicional. Nenhum outro Poder (Executivo e Legislativo) decide em carter de definitividade (suas decises no possuem a caracterstica de definitividade); isto porque as decises dos outros Poderes sempre podem ser revistos pelo Judicirio! O Judicirio, ao proferir uma deciso, cria a norma concreta para o caso concreto; criar a norma concreta significa aplicar o Direito (Lei, que, at ento, era abstrata) ao caso concreto. Observe na ilustrao:

19 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

A Lei (Direito) abstrata (descreve situaes hipotticas, em abstrato)

O Juiz, ao aplicar o Direito (Lei, norma) ao caso concreto (descrito pela Lei), torna essa norma (abstrata) em norma concreta. Por isso se diz que a Jurisdio cria uma norma concreta ao aplicar a Lei (Direito) ao caso concreto. b) Substitutividade: O Estado (Juiz) um terceiro estranho e imparcial (ao lado do autor e do ru) que, ao exercer a jurisdio (atividade sua, aplicando a Lei ao caso concreto), est substituindo a vontade dos envolvidos diretamente no conflito (as partes, que se sujeitaro a deciso); o Estado se substitui a vontade das partes. c) Imparcialidade: o rgo judicial (Juiz) h de ser imparcial. Todos os agentes que integram os rgos jurisdicionais (Juiz, Escrivo, Oficial de Justia, etc). No exerccio da atividade jurisdicional, os rgos jurisdicionais devem propiciar tratamento igual entre as partes (autor e ru), iguais oportunidades. A imparcialidade um pressuposto processual de validade subjetivo. O Advogado exceo, na medida em que pode ser parcial por atuar como representante no interesse do autor ou do ru. d) Unidade ou Monoplio: a atividade jurisdicional monoplio do Estado; a regra que funo exclusiva do Poder Judicirio. Digo regra, porque h excees (Executivo e Legislativo exercem funo jurisdicional autorizado pela a Constituio Federal). Mas ATENO!!!! CUIDADO!!!!!!
20 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Para qualquer questo genrica que afirme que o (a) monoplio/unidade como caracterstica da jurisdio funo exclusiva do Poder Judicirio, est correta! ATENO!!!! CUIDADO!!! Cuidado com questes que tragam a exceo. Elas tambm so verdadeiras! A questo pode afirmar assim: o (a) monoplio/unidade como caracterstica da jurisdio funo exclusiva do Poder Judicirio, havendo excees (correta). A caracterstica do monoplio da Jurisdio admite exceo (correta). A caracterstica do monoplio da jurisdio, admite exceo, na medida em que os Poderes Executivo e Legislativo tambm a exercem (correta). Exemplo de atividade jurisdicional exercida pelos outros Poderes: Senado Federal (Legislativo): julga o Presidente da Repblica pelo crime de responsabilidade (art. 86, CF). O Poder estatal uno (princpio da unidade). A jurisdio funo exclusiva do Poder Judicirio (admitindo exceo), por intermdio de seus juzes (art. 1), os quais decidem monocraticamente ou em rgos colegiados, da por que se diz que ela una. A distribuio funcional da jurisdio em rgos (Justia Federal, Justia do Trabalho, varas cveis, varas criminais, entre outros) tem efeito meramente organizacional. e) Inrcia: alm de ser um princpio, uma caracterstica. ATIVIDADE PROVOCADA: Princpio da Inrcia da Jurisdio: art. 2 do CPC: Nenhum juiz prestar tutela jurisdicional seno quando a parte ou interessado a requerer, nos casos e formas legais. Regra reiterada no art. 262: O processo civil comea por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial.

JURISDIO

Lembre-se disto: A regra que a jurisdio deve ser provocada; uma atividade provocada Princpio da Inrcia da Jurisdio
21 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

- art. 2 do CPC: Nenhum juiz prestar tutela jurisdicional seno quando a parte ou interessado a requerer, nos casos e formas legais. Regra reiterada no art. 262: O processo civil comea por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial.

De incio, o Judicirio s age por provocao atravs da propositura da ao pelas partes envolvidas no conflito. Uma vez que foi provocado, age por impulso oficial. Ou seja, o interessado que presuma ter seu direito ameaado ou violado, deve provocar a atividade jurisdicional (ir ao Judicirio) atravs da propositura da ao. Uma vez provocada a atividade jurisdicional, o Judicirio aplicar a lei ao caso concreto solucionando o conflito. O Judicirio inerte, dependendo de provocao. Hoje a inrcia da jurisdio fica reduzida, basicamente, instaurao do processo, que, a princpio, exige provocao da parte. Como assim? necessrio que o interessado instaure (d incio) ao processo; porm, aps sua instaurao, o Judicirio d continuidade, o desenvolve, d impulso at deciso final. Para que atividade jurisdicional tenha incio, depende que a parte a proponha a ao judicial.

22 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Aps instaurada a ao, so atribudos amplos poderes de direo do processo ao Juiz, que promove seu desenvolvimento sem necessidade que a parte o provoque, inclusive com a possibilidade de determinar (sem provocao), a produo de provas. A jurisdio tem como caracterstica ser inerte, dependente da iniciativa da parte para instaurar o processo, porm este se desenvolve normalmente por impulso do Judicirio, que, inclusive, no curso do processo pode agir de ofcio. f)Criatividade: ao final do processo, o Estado (Juiz ou Tribunal), via de regra, proferir uma deciso (sentena ou acrdo). Ao decidir o caso concreto cria uma norma, transforma a Lei, at ento abstrata, em norma concreta que passar a regular o caso concreto (tendo as partes que se submeter a essa norma). A norma concreta nada mais do que a sentena ou acrdo (deciso dos Tribunais).

Juiz profere uma deciso (sentena); cria norma concreta:

As partes se submetem a essa norma (sentena).

Observe: aps a propositura da ao:

23 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Primeiro passo:

Juiz observa abalroamento)

FATO

(questes

fticas:

Segundo Passo:

Juiz observa a LEI (DIREITO: o conjunto normativo aplicado ao caso concreto. Extrai os FUNDAMENTOS JURDICOS que justificaro sua DECISO: sentena. Esses fundamentos so a ratio decidendi, ou seja, as razes da deciso). Exemplos de fundamentos jurdicos: artigos 186 e 927. Terceiro Passo: O Juiz, na parte dispositiva da sentena, decidir (com base na ratio decidendi), o caso concreto, criando uma norma concreta (aplicando a Lei abstrata - ao caso concreto).

24 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

g)Secundariedade: a jurisdio a ltima e nica alternativa para a soluo do conflito ; nesse sentido que ocorre a caracterstica da secundariedade. Como assim? O normal que a lei seja cumprida espontaneamente (que A pague pelo dano, prejuzo causado). Porm, nem sempre isso ocorre. s vezes, diante de um conflito de interesses entre duas pessoas, os dois entendem (cada qual) estarem com a razo. Um no cede ao suposto direito do outro. Nesse caso, forma-se a lide, litgio (pretenso resistida). Somente quando h uma pretenso resistida (lide, litgio) que o Judicirio pode ser provocado atravs da ao a prestar a tutela jurisdicional. Por isso, a jurisdio secundria. Se, diante de uma pretenso (direito de ao), o outro individuo cumprir espontaneamente, no resistir pretenso do primeiro, no haver interesse de agir (condio da ao) por parte daquele que tem a pretenso! A jurisdio tem caracterstica de secundariedade, na medida em que pode s ser provocada, caso no haja o cumprimento espontneo da obrigao, ou seja, como alternativa secundria para resolver o conflito de interesse. PRINCPIOS DA JURISDIO: a) Princpio da Investidura: a jurisdio s ser exercida por quem tenha sido regularmente investido na autoridade de Juiz (aprovado em concurso pblico de provas e ttulos). S exerce jurisdio quem devidamente investido na atividade jurisdicional (concurso pblico de provas e ttulos). Cuidado! Em algumas rarssimas excees, por autorizao da Constituio Federal, outros que no investido na jurisdio por concurso pblico, podem exerc-la. Como exemplo, podemos citar o Senado Federal, que julga o Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade. Mas a Constituio quem faz a ressalva!!!! b) Princpio da Territorialidade: o Juiz s tem autoridade nos limites de um territrio (que lhe dado pela Lei) limites do territrio da jurisdio esta s ser exercida sempre em um dado territrio. O CPC mitigou o princpio da territorialidade em duas hipteses: art. 107 e 230 artigos que sero estudados adiante.

25 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Art. 107. Se o imvel se achar situado em mais de um Estado ou comarca, determinar-se- o foro pela preveno, estendendo-se a competncia sobre a totalidade do imvel. Art. 230. Nas comarcas contguas, de fcil comunicao, e nas que se situem na mesma regio metropolitana, o oficial de justia poder efetuar citaes ou intimaes em qualquer delas. c) Princpio da Indelegabilidade: a funo jurisdicional no pode ser delegada. Excees: carta de ordem que os Tribunais podem expedir aos Juzes a eles vinculados, solicitando alguma providncia (art. 492). d) Princpio da Inevitabilidade: as partes ho de submeter-se deciso, ao que decidido pelo rgo jurisdicional. Isso no quer dizer que elas no possam interpor recurso (se houver) dessa deciso. Mas, uma vez transitada em julgada (definitiva) a deciso, as partes tero que se submeter a ela. e)Princpio da Inafastabilidade: decorre do art. 5, XXXV da Constituio: A Lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio, leso ou ameaa a direito. No h matria que no possa ser submetida ao Poder Judicirio, ressalvada raras hipteses de processamento e julgamento de certas autoridades (art. 52, I e II CF). Tambm no h necessidade de esgotamento da instncia administrativa. Nosso sistema jurdico adota a jurisdio una: no se necessita esgotar a via administrativa, para somente aps, intentar uma ao judicial. f)Princpio da INDECLINABILIDADE: Art. 126. O juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. O rgo jurisdicional no pode recusar nem delegar a funo que lhe foi cometida. A Constituio Federal de 1988 dispe o artigo 5, inciso XXXV, da Constituio Federal que "a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito" que se traduz no Princpio da Inafastabilidade do Poder Judicirio. Assim, garantido o acesso ao Poder Judicirio todos aqueles que tiverem seu direito violado ou ameaado, no sendo possvel o Estado-Juiz eximir-se de prover a tutela jurisdicional queles que o procurem para pedir uma soluo baseada em uma pretenso amparada pelo direito. Consequentemente, se a lei no pode impedir que o Judicirio aprecie qualquer leso ou ameaa a direito, muito menos poder o Juiz abster-se de apreci-la, quando invocado.
26 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Em resumo, pelo princpio da indeclinabilidade o juiz no pode subtrair-se da funo jurisdicional, sendo que, mesmo havendo lacuna ou obscuridade na lei, dever proferir deciso (art. 126, CPC). O Princpio da Indeclinabilidade da Jurisdio alusivo ao Juiz e versa que o mesmo no pode abrir mo do seu poder jurisdicional, tendo ainda fundamento constitucional (art. 5o., XXXV, CF - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito) g)Princpio do Juiz Natural: uma das principais garantias ao indivduo decorrentes do princpio do devido processo legal o princpio do juiz natural. O princpio do juiz natural possui dois aspectos:

OBJETIVO Juiz Natural

Proibio de Juzo ou Tribunal de Exceo Competncia: observncia absoluta as regras de competncia

SUBJETIVO

Imparcialidade

O princpio do juiz natural possui dois aspectos: a) objetivo e b) subjetivo: a) Objetivo: o aspecto objetivo est vinculado a duas garantias: a.1) Proibio de Juzo ou Tribunal de Exceo: a Constituio Federal proibi o Juzo ou Tribunal de Exceo, assim consignado no seu texto constitucional: inciso XXXVII, do art. 5, que preceitua que no haver juzo ou tribunal de exceo, bem como do inciso LIII, que reza: ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente.

27 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Tribunal de Exceo o criado posteriormente a ocorrncia de um fato, para julg-lo. H, na Constituio, vedao de juzos e tribunais de exceo. Tribunal de exceo aquele criado aps o fato para lhe destinar um julgamento, o que derruba a imparcialidade do rgo julgador, h uma predisposio para condenao. O exemplo clssico de tribunal de exceo o Tribunal de Nuremberg, criado aps a Segunda Grande Guerra. As pessoas s podero ser julgadas por juzos/tribunais j existentes, previamente constitudos, garantindo em parte a imparcialidade, complementada pelo inciso LIII. O princpio do devido processo Legal diz respeito a que todos s podero ser processados, bem como sentenciado, pela autoridade judiciria competente (Juiz investido de jurisdio). Juiz Natural aquele que est previamente encarregado como competente para o julgamento de determinadas causas abstratamente previstas. a.2) Competncia: Juiz natural o Juiz legalmente e previamente competente. Juiz competente aquele a quem a lei confere (em abstrato e previamente a ocorrncia do fato) o poder de julgar determinada causa (esse fato). Ou seja, a competncia j est previamente (ao fato) estabelecida pelo legislador (Poder Legislativo). A competncia est definida previamente pelo legislador por circunstncias aplicveis a todos os casos (fatos) da mesma espcie, como, por exemplo, o Tribunal do Jri, competente para os crimes dolosos contra a vida. J vimos que a jurisdio exercida em todo o territrio nacional (art. 1). Os Juzes exercem a jurisdio em todo o territrio nacional. J vimos, tambm, que seria impossvel a um mesmo Juiz exercer a jurisdio ao mesmo tempo em todos os locais do territrio nacional, assim como tambm processar e julgar todos os tipos de causas (cveis, penais, tributria, etc). Assim, a competncia parcela da jurisdio, tendo o Juiz competncia para determinada causa e em determinado local do territrio nacional, tendo em vista que seria impossvel todos os Juzes julgarem tudo, todas as causas e em todos os lugares do t e r r i t r i o n a c i o n a l .

b) Subjetivo: Imparcialidade. O Estado-Juiz formado por agentes pblicos (aprovados por concurso pblico). Cada agente pblico um rgo que recebe determinada competncia para processar e julgar determinadas causas. O Juiz coloca-se entre as
28 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

partes e acima delas. No exerccio da funo jurisdicional no pode agir no interesse prprio devendo ser imparcial no tratamento com as partes. A imparcialidade pressuposto para que a relao processual se instaure validamente. garantia de justia para as partes.

ATENO!!! O PRINCPIO DO JUIZ NATURAL TRATA-SE DE PRINCPIO/GARANTIA NO PREVISTO EXPRESSAMENTE NA CONSTITUIO FEDERAL, MAS QUE RESULTA DA CONJUGAO DE DOIS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS: O QUE PROBE JUZO OU TRIBUNAL DE EXCEO E O QUE DETERMINA QUE NINGUM SER PROCESSADO SENO PELA AUTORIDADE COMPETENTE INCISOS XXXVII E LIII DO ART. 5 CF. Essa garantia possui trs significados conexos: a) a necessidade de que o Juiz seja pr-constitudo pela Lei e no constitudo post factum; b) a impossibilidade de derrogao e a indisponibilidade das competncias; c) a proibio de juzes extraordinrios e especiais.

ESPCIES DE JURISDIO: Voluntria Espcies de Jurisdio Contenciosa Veja novamente o art. 1o do CPC: Art. 1o A jurisdio civil, contenciosa e voluntria, exercida pelos juzes, em todo o territrio nacional, conforme as disposies que este Cdigo estabelece. 1) VOLUNTRIA (graciosa ou inter volentes): a modalidade de atividade judicial em que o Juiz exerce tutela (proteo) assistencialmente a interesses particulares, concorrendo para o nascimento, validade ou a eficcia de um ato da vida privada, para a formao, o desenvolvimento, a documentao ou a extino de uma relao jurdica ou para a eficcia de uma situao ftica ou jurdica. Certos atos, para produzirem efeitos jurdicos, eficcia, necessitam que sejam declarados pelo Judicirio. Ex: interdio de um incapaz, alterao do nome, etc.
29 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Note que a pessoa que teve seu nome inserido erroneamente na Certido de Nascimento (conheci um rapaz que teve seu nome Orlando escrito pelo Cartrio na Certido de Nascimento com erro: Rolando eu juro! rsrsrs) tem direito a correo do seu nome. Para que seja realizada a correo do nome, necessrio ser em juzo, atravs de um processo de retificao do nome. Mas note que no h litgio, lide, pretenso resistida, no h sequer partes (autor e ru) do processo. Essa a jurisdio voluntria. O mesmo ocorre para que seja interditada uma pessoa como absolutamente ou relativamente incapaz. No se trata tecnicamente de jurisdio, mas de atividade administrativa desenvolvida excepcionalmente pelos membros do Poder Judicirio. Nos exemplos acima, necessria a propositura da ao (que provoca a jurisdio) para que o Juiz retifique (faa a devida correo), p. ex., do nome ou interdite algum como incapaz. Note que a sentena do Juiz incide no ato jurdico (vontade do autor de modificar seu nome), conferindo a esse ato jurdico efeitos jurdicos (efeitos esses que no poderiam existir sem a atuao judicial). NATUREZA JURDICA DA JURISDIO Administrao pblica de interesses privados. VOLUNTRIA:

CARACTERSTICAS DA JURISDIO VOLUNTRIA: a) No h partes (autor e ru); h interessados. b) No h lide, litgio. c) Atividade de Fiscalizao: Atividade jurisdicional de fiscalizao da prtica de alguns atos jurdicos. d) Atividade de Integrao: Atividade jurisdicional de integrao da vontade de alguns atos jurdicos. e) Necessria: preciso se valer dela para poder se produzir o efeito jurdico desejado: alterao do nome. Existe jurisdio voluntria opcional, mas a regra que ela necessria. f) Essencialmente constitutiva: gera situaes jurdicas novas. g) Pode haver contraditrio: os interessados devem ser ouvidos 10 dias para se manifestar. Por exemplo: algum quer interditar um suposto incapaz; este pode requerer para ser ouvido.
30 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

h) Inquisitoriedade: possibilidade do juiz tomar deciso contra a vontade dos interessados. i) Se encerra por sentena recurso apelao. j) Existe um procedimento comum de jurisdio voluntria arts. 1103 a 1111 sempre que no tiver um procedimento especial, funciona como um procedimento ordinrio. k) Admite-se deciso por equidade (convenincia/oportunidade) art. 1109. Ex: guarda compartilhada (jurisprudncia). l) O Ministrio Pblico s intervir em jurisdio voluntria se o caso envolver uma das hipteses do art. 82 do CPC. Art. 82. Compete ao Ministrio Pblico intervir: I - nas causas em que h interesses de incapazes; II - nas causas concernentes ao estado da pessoa, ptrio poder, tutela, curatela, interdio, casamento, declarao de ausncia e disposies de ltima vontade; III - nas aes que envolvam litgios coletivos pela posse da terra rural e nas demais causas em que h interesse pblico evidenciado pela natureza da lide ou qualidade da parte.

ATENO!!! A JURISDIO VOLUNTRIA JURISDIO: EXTRAI-SE DO PRPRIO ART. 1 DO CPC. E MAIS: * NO H LIDE; NO H CONFLITO; NO H PARTES, S INTERESSADOS.

2) CONTENCIOSA: funo estatal que tem como finalidade a soluo dos conflitos arts. 1 a 1102 CPC. O vocbulo contenciosa figura para distinguir-se da jurisdio voluntria arts. 1103 a 1210 CPC. A Jurisdio contenciosa " a Jurisdio prpria ou verdadeira". Nessa atividade, o Juiz compe os litgios entre as partes. Tem por objetivo a composio e soluo de um litgio. Esse objetivo alcanado mediante aplicao da lei, onde o juiz outorga a um ou a outro dos litigantes o bem da vida disputado, e os efeitos da sentena adquirem definitivamente, imutabilidade, definitividade em frente s partes e seus sucessores (autoridade da coisa julgada material).

CARACTERSTICAS DA JURISDIO CONTENCIOSA:


a) Ao: pretenso direito de ir ao Judicirio reclamar um

suposto direito. b) Lide: h litgio, pretenso resistida, conflito.


31 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS


c) Partes: h partes (autor e ru). d) Processo: h processo, instrumento pelo qual se desenvolve a

jurisdio. e) H o contraditrio ou sua possibilidade: presume-se que haja um litgio que origina um processo que produz a coisa julgada. Repito o quadro:

AMEAADO DIREITO

VIOLADO
PRETENSO=DIREITO DE AO (DIREITO DE AGIR) ------------- RESISTNCIA PROPOSITURA DA AO= JURISDIO SE EXERCE ATRAVS DO PROCESSO=INSTRUMENTO
No cumprimento espontneo

JURISDIO VOLUNTRIA E CONTENCIOSA QUADRO DAS SEMELHANAS E DIFERENAS JURISDIO VOLUNTRIA No h partes. H interessados No h lide, pretenso resistida, litgio, conflito. H processo. Atividade de Fiscalizao: Atividade jurisdicional de fiscalizao da prtica de alguns atos jurdicos. Atividade de Integrao: Atividade jurisdicional de integrao da vontade de alguns atos jurdicos. Necessria: preciso se valer dela para poder se produzir o efeito jurdico desejado: alterao do nome. Existe jurisdio voluntria opcional, mas a regra que ela
32 Prof. Mrcia Albuquerque

JURISDIO CONTENCIOSA H partes (autor e ru) -------H lide, pretenso resistida, litgio, conflito. H processo. Atividade de resoluo dos conflitos sociais.

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

necessria. ser Essencialmente constitutiva: Pode desconstitutiva. gera situaes jurdicas novas. H (pode haver) contraditrio: H contraditrio. os interessados devem ser ouvidos 10 dias para se manifestar. Inquisitoriedade: possibilidade do juiz tomar deciso contra a vontade dos interessados. Se encerra por sentena recurso apelao. Existe um procedimento comum de jurisdio voluntria arts. 1103 a 1111 sempre que no tiver um procedimento especial, funciona como um procedimento ordinrio. Admite-se deciso por equidade (convenincia/oportunidade) art. 1109. Ex: guarda compartilhada (jurisprudncia). O Ministrio Pblico s intervir em jurisdio voluntria se o caso envolver uma das hipteses do art. 82 do CPC.

constitutiva,

Jurisdio voluntria Jurisdio contenciosa Administrao pblica de Soluo para conflitos de interesses privados. interesses. Ausncia de lide. Presena de lide. Partes (autora e r). Requerentes ou interessados. Sentena de mrito (magistrado Sentena meramente emite um juzo de valor decidindo homologatria (o juiz no julga, qual das partes tem razo no to-somente ratifica a litgio). regularidade do ato). A sentena homologatria pode A desconstituio da sentena ser desconstituda por ao depende de ao rescisria art. anulatria (como se anulam os 485/CPC. atos jurdicos em geral - art. 486/CPC).
33 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

H forte polmica a respeito da natureza jurdica da jurisdio voluntria. Para a corrente TRADICIONAL, que ainda majoritria, apesar da tndencia atual ao esvaziamento da sua fora, JURISDIO VOLUNTRIA NO JURISDIO, uma mera administrao de interesses privados. Essa corrente parte das seguintes premissas: NO H LIDE, logo NO H AO, pois somente se poderia falar em ao se houvesse jurisdio, falando-se, portanto, em REQUERIMENTO. Tambm NO HAVERIA PROCESSO de jurisdio voluntria, mas sim mero procedimento. Tambm no se falam em partes, vez que no h lide, falando-se em INTERESSADOS. Por fim, tambm no h que se falar em COISA JULGADA, mas somente em PRECLUSO. Todavia, para a corrente CONTEMPORNEA, Jurisdio voluntria JURISDIO, POIS LIDE NO PRESSUPOSTO DE JURISDIO, afinal o juiz decide um problema, e no necessariamente uma lide (Ex. Processo de interdio, jurisdio voluntria e fala-se em lide, j que normalmente haver resistncia por parte do interditado). Assim, existe ao, processo, partes e coisa julgada, esta ltima somente podendo ser alterada por fato superveniente (Art. 1111, CPC). Por fim, vale salientar que A CORRENTE TRADICIONAL AINDA A MAJORITRIA!

DIVISO DA JURISDIO: A jurisdio no comporta divises porque no h pluralidade de soberania. A jurisdio una e indivisvel, assim como o poder soberano tambm uno e indivisvel. A diviso da jurisdio ocorre apenas pelas particularidades, especificidades (especializao) da prestao jurisdicional, por meio da competncia, tema que ser estudado adiante. So as seguintes divises:

34 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Estadual Civil Federal Comum Estadual Jurisdio Penal Federal

Militar Especial Trabalhista Eleitoral a) Jurisdio especial ou comum: Constituio Federal dispe sobre as justias que exercem a jurisdio especial e as justias que exercem a jurisdio comum. Entre as que exercem jurisdio especial esto: a Militar (artigos 122 a 1 2 4 ) , a E l e i t o r a l (artigos 118 a 121), a do Trabalho (art igos 111 a 117) e a s Militares Estaduais (artigo 125, 3.). No mbito da jurisdio comum esto: a Justia Federal (artigos 106 a 110) e as Justias Estaduais Ordinrias (artigos 125 e126). b) Jurisdio penal e civil: A jurisdio penal trata de pretenses punitivas (crimes e contravenes penais); por excluso, a tutela civil trata de todas as demais. So as chamadas causas no-penais. A Justia Trabalhista tem natureza civil ao contrrio da Justia Militar que tem natureza penal.

35 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

QUADRO DA JURISDIO (JUSTIA COMUM E ESPECIAL) A Justia Especial dividida em: a) Trabalhista- visando o crescimento da nao atravs do trabalho, prevista nos Artigos 111 a 117 da Constituio Federal. b) Eleitoral - visando buscar a representatividade popular atravs das eleies, prevista nos Artigos 118 a 121 da Constituio Federal. c) Militar- visando a soberania nacional e a manuteno do sistema federativo, prevista nos Artigos 122 a 124 da Constituio Federal. A Justia Comum dividida em: a) Justia Comum Federal: compete julgar as questes onde a Unio parte ou tem interesses e os crimes federais (Artigos 106 a 110, Constituio Federal). b) Justia Comum Estadual: a estrutura estadual, por exemplo, de So Paulo, : I) 1 Instncia - Juzes monocrticos, com deciso singular: 1 - Juiz Substituto 2 - 1 Entrncia 3 - 2 Entrncia 4 - 3 Entrncia 5 - Entrncia Especial II) 2 Instncia - rgos colegiados, tribunais, com trs julgadores: 1 - 1 Tribunal de Alada Civil 2 - 2 Tribunal de Alada Civil 3 - Tribunal de Alada Criminal 4 - Tribunal de Justia QUADRO RESUMO DA UNIDADE DECORAR (radicalmente rsrsrs) os artigos do Cdigo de Processo Civil referente ao tpico JURISDIO:

36 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

DA JURISDIO

Art. 1o A jurisdio civil, contenciosa e voluntria, exercida pelos juzes, em todo o territrio nacional , conforme as disposies que este Cdigo estabelece. DECORAR OS CONCEITOS: Art. 2o Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer , nos casos e forma legais.

JURISDIO: o poder, funo, atividade de aplicar o Direito ao caso concreto. PRETENSO (AO): Direito pblico, subjetivo, autnomo e independente de ir ao judicirio exigir uma tutela (prestao jurisdicional). Iremos aprofundar o assunto no tpico Da ao. LIDE: pretenso resistida. PROCESSO: Instrumento pelo qual se desenvolve a jurisdio. PROCEDIMENTO: processo. sequncia de atos jurdicos que forma o

DECORAR AS CARACTERSTICAS DA JURISDIO Definitividade ou Coisa julgada (deciso em definitividade) Substitutividade Imparcialidade Unidade ou Monoplio Inrcia Criatividade Secundariedade

37 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

DECORAR OS PRINCPIOS DA JURISDIO Princpio Princpio Princpio Princpio Princpio Princpio Princpio da da da da da da do Investidura Territorialidade Indelegabilidade Inevitabilidade Inafastabilidade Indeclinabilidade Juiz Natural

ESPECIES DE JURISDIO: Voluntria e Contenciosa NATUREZA JURDICA DA JURISDIO Administrao pblica de interesses privados.
a) b) c) d) e) f) g) h) i)

VOLUNTRIA:

CARACTERSTICAS DA JURISDIO VOLUNTRIA:


No h partes (autor e ru); h interessados. No h lide, litgio. Atividade de Fiscalizao Atividade de Integrao Necessria Constitutiva Pode haver contraditrio Inquisitoriedade Se encerra por sentena recurso apelao. Admite-se deciso por equidade

j)

CARACTERSTICAS DA JURISDIO CONTENCIOSA:


a) b) c) d) e)

Ao: pretenso Lide: h litgio, pretenso resistida, conflito. Partes: h partes (autor e ru). Processo H o contraditrio

Por fim, DECORAR O QUADRO DA DIVISO DA JURISDIO. Agora vamos ver como a banca vai cobrar os conceitos estudados:

38 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 02. (TJ-RR 2006): Em relao jurisdio, sob enfoque do processo civil, assinale a opo correta. a) A jurisdio contenciosa tem por objeto assegurar a ordem jurdica e a paz social e, independentemente da existncia de discusso judicial e de pendncia ou litgio, promover a composio dos conflitos de interesses por meio da homologao formal do acordo de vontades. b) Cabe ao proponente a escolha do procedimento a ser adotado no julgamento do litgio por ele ajuizado. No entanto, se a escolha for pelo procedimento de jurisdio voluntria, o qual exige acordo de vontade entre as partes, esse procedimento deve seguir at a sentena final. c) A jurisdio civil a funo estatal, exercida no processo, por rgo do poder judicirio, mediante propositura de ao, visando compor um litgio no-penal e tem como finalidade a resoluo justa do litgio. d) Ao poder judicirio, com exclusividade, atribuda a funo jurisdicional. No exerccio dessa funo, ao compor os conflitos, seja de jurisdio voluntria ou contenciosa, substitui a vontade das partes litigantes por uma sentena e as decises proferidas revestem-se de carter jurisdicional e fazem coisa julgada material. Comentrios: A alternativa a (A jurisdio contenciosa tem por objeto assegurar a ordem jurdica e a paz social e, independentemente da existncia de discusso judicial e de pendncia ou litgio, promover a composio dos conflitos de interesses por meio da homologao formal do acordo de vontades) est errada. Vimos que a Jurisdio a funo, o Poder, a atividade estatal que aplica o direito (lei) ao caso concreto, sem que se possa submeter essa deciso ao controle de nenhum outro Poder. a realizao do direito (lei), por meio de um terceiro imparcial (Estado) de modo autoritrio e em ltima instncia. a capacidade de decidir imperativamente e impor decises. As partes (autor e ru) podem, no raras vezes, podem realizar acordos dentro do processo e o Juiz homologa esse acordo; porm, no se pode afirmar que a funo da Jurisdio seja a de resolver os conflitos sociais por meio de homologao de acordo de vontades! Outro erro na alternativa a: independentemente da existncia de discusso judicial e de pendncia ou litgio. Vimos que a regra que a jurisdio tpica a contenciosa, aquela em que h litgio. Observe que a jurisdio atividade provocada, dependendo da iniciativa da parte autora (propositura da ao).
39 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

A alternativa b (Cabe ao proponente a escolha do procedimento a ser adotado no julgamento do litgio por ele ajuizado. No entanto, se a escolha for pelo procedimento de jurisdio voluntria, o qual exige acordo de vontade entre as partes, esse procedimento deve seguir at a sentena final ) est errada. A jurisdio voluntria NO EXIGE ACORDO DE VONTADES! se exigisse acordo de vontades, necessariamente, teriam duas partes autor e ru. Vimos que na jurisdio voluntria no h partes, mas interessado (s). A jurisdio voluntria a modalidade de atividade judicial em que o Juiz exerce tutela (proteo) assistencialmente a interesses particulares, concorrendo para o nascimento, a validade ou a eficcia de um ato da vida privada, para a formao, o desenvolvimento, a documentao ou a extino de uma relao jurdica ou para a eficcia de uma situao ftica ou jurdica. Certos atos, para produzirem efeitos jurdicos, eficcia, necessitam que sejam declarados pelo Judicirio. Ex: interdio de um incapaz, alterao do nome, etc. Note que a pessoa que teve seu nome inserido erroneamente na Certido de Nascimento pode querer corrigi-lo. Para que seja realizada a correo do nome, necessrio ser em juzo, atravs de um processo de retificao do nome. Mas note que no h litgio, lide, pretenso resistida, no h sequer partes (autor e ru) do processo. Essa a jurisdio voluntria. O mesmo ocorre para que seja interditada uma pessoa como absolutamente ou relativamente incapaz. No se trata tecnicamente de jurisdio, mas de atividade administrativa desenvolvida excepcionalmente pelos membros do Poder Judicirio.

Lembre que a NATUREZA JURDICA da jurisdio voluntria : Administrao pblica de interesses privados . Relembre as CARACTERSTICAS DA JURISDIO VOLUNTRIA: a) b) c) No h partes (autor e ru); h interessados. No h lide, litgio. Atividade de Fiscalizao: Atividade jurisdicional de

fiscalizao da prtica de alguns atos jurdicos.

40 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

d)

Atividade de Integrao: Atividade jurisdicional de Necessria: preciso se valer dela para poder se

integrao da vontade de alguns atos jurdicos. e) produzir o efeito jurdico desejado: alterao do nome. Existe jurisdio voluntria opcional, mas a regra que ela necessria. f) Essencialmente constitutiva: gera situaes jurdicas H (pode haver) contraditrio: os interessados devem interditar um suposto incapaz; este pode novas. g) ser ouvidos 10 dias para se manifestar. Por exemplo: algum quer requerer para ser ouvido. h) Inquisitoriedade: possibilidade do juiz tomar deciso Se encerra por sentena recurso apelao. contra a vontade dos interessados. i)

A alternativa c (A jurisdio civil a funo estatal, exercida no processo, por rgo do poder judicirio, mediante propositura de ao, visando compor um litgio no-penal e tem como finalidade a resoluo justa do litgio) est correta. A jurisdio no comporta divises porque no h pluralidade de soberania. A jurisdio una e indivisvel, assim como o poder soberano tambm uno e indivisvel. A diviso da jurisdio ocorre apenas pelas particularidades, especificidades (especializao) da prestao jurisdicional, por meio da competncia, tema que ser estudado adiante. So as seguintes divises:

41 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Estadual Civil Federal Comum Estadual Jurisdio Penal Federal Militar Especial Trabalhista Eleitoral a) Jurisdio especial ou comum: Constituio Federal dispe sobre as justias que exercem a jurisdio especial e as justias que exercem a jurisdio comum. Entre as que exercem jurisdio especial esto: a Militar (arts. 122 a 1 2 4 ) , a E l e i t o r a l ( a r t s . 1 1 8 a 1 2 1 ) , a d o T r a b a l h o ( a r t s . 1 1 1 a 1 1 7 ) e a s Militares Estaduais (artigo 125, 3.). No mbito da jurisdio comum esto: a Justia Federal (arts. 106 a 110) e as Justias Estaduais Ordinrias (arts. 125 e126). b) Jurisdio penal e civil: A jurisdio penal trata de pretenses punitivas (crimes e contravenes penais); por excluso, a tutela civil trata de todas as demais. So chamadas causas nopenais. A Justia Trabalhista tem natureza civil ao contrrio da Justia Militar que tem natureza penal. A alternativa d (Ao poder judicirio, com exclusividade, atribuda a funo jurisdicional. No exerccio dessa funo, ao compor os conflitos, seja de jurisdio voluntria ou contenciosa, substitui a vontade das partes litigantes por uma sentena e as decises proferidas revestem-se de carter jurisdicional e fazem coisa julgada material) est errada.

42 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

A jurisdio voluntria NO substitui a vontade das partes litigantes por uma sentena. Vimos que no h partes na jurisdio voluntria. As decises proferidas NEM SEMPRE se revestem de carter jurisdicional e fazem coisa julgada material. As decises s se revestem de definitividade (coisa julgada material) se decidirem o mrito (pedido). Em regra, o resultado da atividade jurisdicional culmina numa deciso (sentena ou acrdo), podendo ser: a) deciso de mrito ou coisa julgada material ou sentena definitiva (mrito significa pedido, pedido formulado pelo autor; a deciso de mrito decide o conflito, julgando-o), e b) deciso de coisa julgada formal ou sentena terminativa (nesse caso, a deciso no decide o conflito podendo haver repropositura da ao). Gabarito: letra c Questo 03. (FCC - 2009 - TRT - 7 Regio (CE) - Analista Judicirio rea Administrativa): No que concerne jurisdio e ao, INCORRETO afirmar: a) ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei. b) o interesse do autor pode limitar-se declarao da existncia ou da inexistncia de relao jurdica. c) ocorrendo violao do direito no admissvel a ao declaratria. d) para propor ou contestar a ao necessrio ter legitimidade e interesse. e) nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. Comentrios: Artigos correspondentes (BASE JURDICA): Art. 1. A jurisdio civil, contenciosa e voluntria, exercida pelos juzes, em todo o territrio nacional, conforme as disposies que este Cdigo estabelece. Art. 2. Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais.
43 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Art. 3. Para propor ou contestar ao necessrio ter interesse e legitimidade. Art. 4. O interesse do autor pode limitar-se declarao: I - da existncia ou da inexistncia de relao jurdica; II da autenticidade ou falsidade de documento. Pargrafo nico. admissvel a ao declaratria, ainda que tenha ocorrido a violao do direito. Art. 5. Se, no curso do processo, se tornar litigiosa relao jurdica de cuja existncia ou inexistncia depender o julgamento da lide, qualquer das partes poder requerer que o juiz a declare por sentena. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) Art. 6. Ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei. A alternativa a (ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei) est correta - art. 6 do CPC A alternativa b (o interesse do autor pode limitar-se declarao da existncia ou da inexistncia de relao jurdica) est correta - art. 4, inciso I. A alternativa c (ocorrendo violao do direito no admissvel a ao declaratria) est errada admissvel sim, previso expressa no pargrafo nico do art. 4. absolutamente admissvel a ao declaratria "ainda que tenha ocorrido a violao do direito". Cabe exclusivamente ao juzo individual do autor pleitear o que bem lhe interessar. Nem o juiz poder julgar 'ultra petita', tampouco o Legislativo, atravs da lei, poder determinar que o autor "DEVA", necessariamente, pleitear mais do que tiver interesse (princpio da ao). Mesmo lesado, pode interessar ao autor apenas a declarao de existncia de relao jurdica, renunciando reparao que eventualmente tenha direito. A alternativa d (para propor ou contestar a ao necessrio ter legitimidade e interesse) est correta - art. 3. A alternativa e (nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais) est correta - art. 2 do CPC. Gabarito: c

44 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 04. (FCC - 2006 - TRT-20R - Tcnico Judicirio - rea Administrativa): No que concerne Jurisdio e Ao, de acordo com o Cdigo de Processo Civil, correto afirmar que a) a jurisdio civil contenciosa e voluntria exercida pelos juzes e membros do Ministrio Pblico em todo o territrio nacional. b) o juiz prestar a tutela jurisdicional ainda que no haja requerimento da parte ou do interessado, nos casos e formas legais. c) para propor ou contestar ao basta ter legitimidade. d) ningum poder pleitear, em regra, em nome prprio, direito alheio. e) o interesse do autor no pode limitar-se declarao de inexistncia de relao jurdica. Comentrios: Artigos correspondentes (BASE JURDICA): Art. 1. A jurisdio civil, contenciosa e voluntria, exercida pelos juzes, em todo o territrio nacional, conforme as disposies que este Cdigo estabelece. Art. 2. Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. Art. 3. Para propor ou contestar ao necessrio ter interesse e legitimidade. Art. 6. Ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei. Art. 4. O interesse do autor pode limitar-se declarao: I - da existncia ou da inexistncia de relao jurdica; II da autenticidade ou falsidade de documento. Pargrafo nico. admissvel a ao declaratria, ainda que tenha ocorrido a violao do direito. A alternativa a (a jurisdio civil contenciosa e voluntria exercida pelos juzes e membros do Ministrio Pblico em todo o territrio nacional) est errada: "a jurisdio civil , contenciosa e voluntria, exercida pelos juzes..."- art 1 CPC. A alternativa b (o juiz prestar a tutela jurisdicional ainda que no haja requerimento da parte ou do interessado, nos casos e formas legais) est errada. A regra a de que "Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e formas legais." art 2 CPC.

45 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

A alternativa c (para propor ou contestar ao basta ter legitimidade) est errada. "Para propor ou contestar ao necessrio ter interesse e legitimidade."- art 3 CPC. A alternativa d (ningum poder pleitear, em regra, em nome prprio, direito alheio) est correta. Art. 6 CPC. alternativa e (o interesse do autor no pode limitar-se declarao de inexistncia de relao jurdica) est errada. "O interesse do autor pode limitar-se declarao: I) da existncia ou da inexistncia de relao jurdica." - art 4, inc I CPC. Gabarito: d Questo 05. (FCC - 2010 - TRT - 22 Regio (PI) - Analista Judicirio - rea Judiciria): A indeclinabilidade uma caracterstica a) da ao. b) da jurisdio. c) do processo. d) da lide. e) do procedimento. Comentrios: Artigo correspondente (BASE JURDICA): Art. 126. O juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. O rgo jurisdicional no pode recusar nem delegar a funo que lhe foi cometida. A Constituio Federal de 1988 dispe o artigo 5, inciso XXXV, da Constituio Federal que "a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito" que se traduz no Princpio da Inafastabilidade do Poder Judicirio. Assim, garantido o acesso ao Poder Judicirio a todos aqueles que tiverem seu direito violado ou ameaado, no sendo possvel o Estado-Juiz eximir-se de prover a tutela jurisdicional queles que o procurem para pedir uma soluo baseada em uma pretenso amparada pelo direito. Consequentemente, se a lei no pode impedir que o Judicirio aprecie qualquer leso ou ameaa a direito, muito menos poder o Juiz abster-se de apreci-la, quando invocado. Em resumo, pelo princpio da indeclinabilidade o juiz no pode subtrair-se da funo jurisdicional, sendo que, mesmo havendo lacuna ou obscuridade na lei, dever proferir deciso (art. 126, CPC).
46 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

O Princpio da Indeclinabilidade da Jurisdio alusivo ao Juiz e versa que o mesmo no pode abrir mo do seu poder jurisdicional, tendo ainda fundamento constitucional (art. 5o., XXXV, CF - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito). Gabarito: letra b OUTROS PRINCPIOS INERENTES JURISDIO: 1. INVESTIDURA: a jurisdio ser exercida por quem tenha sido regularmente investido na autoridade de juiz. 2. TERRITORIALIDADE: os magistrados s tm autoridade nos limites territoriais do seu Estado, ou seja, nos limites do territrio da sua jurisdio. Esta, como manifestao da soberania, exerce-se sempre em um dado territrio. 3. INDELEGABILIDADE: o exerccio da funo jurisdicional no pode ser delegado. No possvel delegar o PODER DECISRIO. H, porm, outros poderes que podem ser delegados, tais como o poder instrutrio, diretivo do processo e execuo das decises. 4. INEVITABILIDADE: as partes se submetero ao que for decidido pelo rgo jurisdicional. 5. DIREITO FUNDAMENTAL INAFASTABILIDADE DA APRECIAO PELO PODER JUDICIRIO: art. 5, XXXV, da CF: "a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito." 6. JUIZ NATURAL: trata-se de garantia fundamental no prevista expressamente, mas que resulta da conjugao de dois dispositivos constitucionais: o que probe juzo ou tribunal de exceo e o que determina que ningum ser processado seno pela autoridade competente (art. 5, XXXVII e LIII, da CF). Princpios do PROCEDIMENTO: Eventualidade publicidade, oralidade e economia processual. ou precluso,

Questo 06. (FCC - 2008 - TRT - 19 Regio (AL) - Analista Judicirio - rea Administrativa): A respeito da jurisdio e da ao, considere: I. Nenhum juiz prestar tutela jurisdicional, seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e formas legais.
47 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

II. O direito de ao objetivo, decorre de uma pretenso e depende da existncia do direito que se pretende fazer reconhecido e executado. III. Na jurisdio voluntria, no h lide, tratando-se de forma de administrao pblica de interesses privados. correto o que se afirma APENAS em a) II. b) II e III. c) I. d) I e II. e) I e III. Comentrios: Item I - O juiz deve ser provocado, no podendo prestar tutela de ofcio (correta). De acordo com o Cdigo de Processo Civil (CPC): Art. 2. Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. Trata-se do princpio da inrcia, segundo o qual, em regra, a jurisdio s atua mediante provocao. Existem excees inrcia, de modo que a jurisdio atua de ofcio, isto , h casos em que o juiz inicia o processo por si. Ex.: inventrio (art. 989, CPC); diversos procedimentos de jurisdio voluntria (arts. 1.113, 1.129, 1.142, 1.160, CPC); no processo sincrtico, em regra, a fase executiva iniciada de ofcio (arts. 461 e 461-A), salvo quando se trata de obrigao de pagar quantia certa (art. 475-J). Item II - O direito de ao SUBJETIVO (errado). Ao o direito de pedir a jurisdio, de invocar o exerccio da funo jurisdicional. Caractersticas: - direito pblico subjetivo: um poder de agir, provocando a atuao de um rgo jurisdicional; - autnomo: tem natureza diferente do direito material afirmado pela parte; - abstrato: tem existncia independente da existncia do direito material, objeto da controvrsia;
48 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

- lide: conflito de interesses qualificado por uma pretenso resistida; - interesse: posio em que algum procura se colocar para satisfazer uma necessidade; - pretenso: exigncia que subordina o interesse de outrem perante o seu; - litgio: a lide quando deduzida em juzo. O direito de ao um direito subjetivo, abstrato, autnomo e independente em relao ao direito material invocado, sendo que para o seu exerccio regular faz-se mister a observncia de determinadas condies. Item III A funo tpica do Poder Judicirio a de resolver os conflitos que surgem entre as partes. Porm, no raras vezes, existem situaes em que no h lide, litgio, somente sendo necessria a interveno do Juiz para produzir uma sentena para que homologue pedidos, surgindo dessa forma a jurisdio voluntria. A jurisdio voluntria no resolve conflitos, mas apenas tutela interesses. No se pode falar em partes, no sentido em que esta palavra tomada na jurisdio contenciosa. Tambm chamada de jurisdio graciosa ou inter volentes, a jurisdio voluntria, como o prprio nome diz, refere-se homologao de pedidos que no impliquem litgio. A jurisdio voluntria caracteriza-se por ser uma gesto pblica de interesses privados. No existe conflito de interesses, apenas um negcio jurdico processual que necessita da chancela do Estado por meio da jurisdio. O juiz no realiza atividade substitutiva, apenas confere eficcia ao negcio desejado pelos interessados. o conjunto de atribuies administrativas conferidas pelo Poder Judicirio, que atua de forma integrativa. Trata-se da teoria administrativa ou clssica da jurisdio voluntria. A jurisdio voluntria atividade administrativa. A jurisdio voluntria a administrao pblica de atos privados realizado pelo Poder Judicirio. Gabarito: letra e. 07. (CESPE/2011/TJ-ES/Analista Judicirio/rea Judiciria) A jurisdio civil pode ser contenciosa ou voluntria, esta tambm
49 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

denominada graciosa ou administrativa. Ambas as jurisdies so exercidas por juzes, cuja atividade regulada pelo Cdigo de Processo Civil, muito embora a jurisdio voluntria se caracterize pela administrao de interesses privados pelos rgos jurisdicionais, ou seja, no existe lide ou litgio a ser dirimido judicialmente. Comentrios: CONTENCIOSA: controvrsia solucionada pelo Estado-juiz. entre as partes (LIDE) a ser

VOLUNTRIA: no h lide nem partes, apenas negcio jurdico, a atuao do juiz apenas para dar eficcia ao negcio jurdico dos interessados. Jurisdio voluntria Jurisdio contenciosa Administrao pblica de Soluo para conflitos de interesses privados. interesses. Ausncia de lide. Presena de lide. Partes (autora e r). Requerentes ou interessados. Sentena de mrito (magistrado Sentena meramente emite um juzo de valor decidindo homologatria (o juiz no julga, qual das partes tem razo no to-somente ratifica a litgio). regularidade do ato). A sentena homologatria pode A desconstituio da sentena ser desconstituda por ao depende de ao rescisria art. anulatria (como se anulam os 485/CPC. atos jurdicos em geral - art. 486/CPC).

H forte polmica a respeito da natureza jurdica da jurisdio voluntria. Para a corrente TRADICIONAL, que ainda majoritria, apesar da tndencia atual ao esvaziamento da sua fora, JURISDIO VOLUNTRIA NO JURISDIO, uma mera administrao de interesses privados. Essa corrente parte das seguintes premissas: NO H LIDE, logo NO H AO, pois somente se poderia falar em ao se houvesse jurisdio, falando-se portanto em REQUERIMENTO. Tambm NO HAVERIA PROCESSO de jurisdio voluntria, mas sim mero procedimento. Tambm no se falam em partes, vez que no h lide, falando-se em INTERESSADOS. Por fim, tambm no h que se falar em COISA JULGADA, mas somente em PRECLUSO.
50 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Todavia, para a corrente CONTEMPORNEA, Jurisdio voluntria JURISDIO, POIS LIDE NO PRESSUPOSTO DE JURISDIO, afinal o juiz decide um problema, e no necessariamente uma lide (Ex. Processo de interdio, jurisdio voluntria e fala-se em lide, j que normalmente haver resistncia por parte do interditado). Assim, existe ao, processo, partes e coisa julgada, esta ltima somente podendo ser alterada por fato superveniente (Art. 1111, CPC). Por fim, vale salientar que A CORRENTE TRADICIONAL AINDA A MAJORITRIA! Gabarito: certo 08. (CESPE/2011/TRE-ES/Analista Judicirio/rea Administrativa) Uma das distines entre a funo jurisdicional e a administrativa identificada na imparcialidade do rgo estatal que exerce a funo jurisdicional. Comentrios: Para a distino entre funo administrativa jurisdicional igualmente foram propostos vrios critrios: e

a) do fim, pelo qual a jurisdio busca satisfazer o interesse das partes, enquanto a Administrao o interesse pblico. Porm o carter pblico da primeira demonstra que este tambm seu fim; b) orgnico, pelo qual jurisdio a atividade do Judicirio e administrao do Executivo. Todavia, no existe separao absolta entre as funes dos trs Poderes; c) da unilateralidade, que existe na Administrao, aliada desigualdade dos sujeitos, enquanto que na jurisdio h bilateralidade e igualdade entre os mesmos. Entretanto a Administrao tambm pode figurar como parte interessada, quando ter tratamento paritrio com relao ao particular, tendo nus e deveres no processo; d) o da inrcia, que diz atuar a Administrao de ofcio e a jurisdio no. Porm, aquela tambm atua por provocao. A distino reside em dois pontos bsicos, que caracterizam a funo jurisdicional, quais sejam: o carter substitutivo da mesma e seu escopo jurdico de atuao do direito, os quais no esto presentes na Administrao.
51 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Pode a jurisdio ser conceituada como uma das funes do Estado, mediante a qual este se substitui aos titulares dos interesses em conflito para, imparcialmente, buscar a pacificao do conflito que os envolve, com justia. Um das (dentre outras) distines entre as duas funes estatais pode ser encontrada na imparcialidade do rgo estatal que exerce a funo jurisdicional, o chamado Estadojuiz. Ao contrrio do Estado-administrao, que por natureza parcial, sendo diretamente interessado no resultado da atividade que exerce, o Estado-juiz imparcial, ou seja, rgo que exerce suas funes sem ter interesse econmico, jurdico ou de outra natureza no resultado do exerccio da sua funo, como visto quando anlise do princpio do juiz natural, um dos princpios gerais do Direito Processual. SEMELHANAS/DIFERENAS FUNO JURISDICIONAL FUNO ADMINISTRATIVA exercida no caso concreto. exercida no caso concreto. Caracteriza-se pela O Estado-administrao parcial, imparcialidade do rgo pois est diretamente interessado jurisdicional (Estado-juiz), que no resultado da atividade que exerce a sua funo sem exerce. interesse no resultado da atividade (confirmando o Princpio do Juiz Natural). O ato jurisdicional mais O ato administrativo passvel importante a sentena torna- de revogao ou modificao a se definitivo quando se esgotam qualquer tempo. os recursos cabveis (momento em que surge a coisa julgada). A funo jurisdicional A funo administrativa no substitutiva. O Estado a exerce substitutiva. O Estado exerce em substituio atividade das uma funo que sempre lhe partes. Como j sabido, a coube, no tendo sido exercida autotutela proibida nos anteriormente por ningum. modernos ordenamentos Trata-se de uma funo jurdicos. originria do Estado. Gabarito: certo

52 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

09. (CESPE/ 2011/TJ-ES/Analista Judicirio/rea Administrativa) Uma das caractersticas da atividade jurisdicional a sua inrcia, razo pela qual, em nenhuma hiptese, o juiz deve determinar, de ofcio, que se inicie o processo. Comentrios: A questo est errada por afirmar que "em nenhuma hiptese" o juiz pode iniciar o processo de ofcio. No obstante essa ser a regra geral, em virtude da caracterstica da inrcia, existem algumas excees: a prpria lei prev excees regra da inrcia da jurisdio. Mesmo sem provocao, pode o juiz determinar que se inicie o inventrio se nenhum dos legitimados o requerer no prazo legal (art. 989) e decretar a falncia de empresa sob regime de recuperao judicial (arts. 73 e 74 da Lei n 11.101/2005); a execuo trabalhista inicia-se por ato do juiz (art. 878 da CLT), assim como a execuo penal ( art. 105 da Lei de Execuo Penal); o habeas corpus tambm pode ser concedido de ofcio (art. 654, pargrafo segundo, do CPP).". Procedimentos de jurisdio voluntria (Ex. No ECA), autorizam o juiz a instaurar de ofcio o processo (procedimento para alguns). Gabarito: errado 10. (CESPE/2011/TJ-ES/Analista Judicirio/rea Administrativa) A funo jurisdicional , em regra, de ndole substitutiva, ou seja, substitui-se a vontade privada por uma atividade pblica. Comentrios: O que a jurisdio e quais so suas caractersticas? A jurisdio a realizao do Direito por um terceiro imparcial em uma situao concreta. Trata-se de uma das funes do Estado. So caractersticas da jurisdio a substitutividade, a exclusividade, a imparcialidade, o monoplio do Estado, a inrcia e a unidade. Substitutividade: o juiz, ao decidir, substitui a vontade dos conflitantes pela dele (Chiovenda). No exclusividade da jurisdio. O Conselho Administrativo de Defesa Econmica (CADE), por exemplo, julga conflitos de concorrncia entre as empresas, tendo funo substitutiva, mas no jurisdio porque no tem a caracterstica de substitutividade da jurisdio. Exclusividade da jurisdio: aptido para a coisa julgada material. Somente a atividade jurisdicional tem a capacidade de tornar-se indiscutvel. nica funo do Estado que pode ser definitiva. Imparcialidade da jurisdio: terceiro que estranho ao conflito. No pode ser interessado no resultado do processo.
53 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Monoplio do Estado: s o Estado pode exercer a jurisdio. Estado que julga e que diz quem pode julgar. No precisa ser um rgo estatal julgando. Por esse motivo, a arbitragem jurisdio, porque foi o Estado que disse quem julga. Inrcia: a jurisdio age por provocao, sem a qual no ocorre o seu exerccio. Est praticamente restrita instaurao do processo, porque, depois de instaurado, o processo deve seguir por impulso oficial. Unidade da jurisdio: a jurisdio una, mas o poder pode ser dividido em pedaos, que recebem o nome de competncia. Gabarito: certo 11. (CESPE - 2008 - TST - Analista Judicirio - rea Judiciria) A jurisdio pode ser dividida em ordinria e extraordinria. A Justia Especial dividida em: a) Trabalhista- visando o crescimento da nao atravs do trabalho, prevista nos Artigos 111 a 117 da Constituio Federal. b) Eleitoral - visando buscar a representatividade popular atravs das eleies, prevista nos Artigos 118 a 121 da Constituio Federal. c) Militar- visando a soberania nacional e a manuteno do sistema federativo, prevista nos Artigos 122 a 124 da Constituio Federal. A Justia Comum dividida em: a) Justia Comum Federal -compete julgar as questes onde a Unio parte ou tem interesses e os crimes federais (Artigos 106 a 110, Constituio Federal). b) Justia Comum Estadual: I) 1 Instncia - juizes monocrticos, com deciso singular: 1 2 3 4 5 Juiz Substituto 1 Entrncia 2 Entrncia 3 Entrncia Entrncia Especial

II) 2 Instncia - rgos colegiados, tribunais, com trs julgadores 1 - 1 Tribunal de Alada Civil 2 - 2 Tribunal de Alada Civil 3 - Tribunal de Alada Criminal
54 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

4 - Tribunal de Justia ESPCIES DE JURISDIO A jurisdio, por definio, una e indivisvel, uma vez que a funo estatal cuja finalidade a aplicao do direito objetivo pblico ou privado. Entretanto, costuma-se dividir a jurisdio, conforme o aspecto considerado para efeito de classificao, em: a) inferior e superior: Diz-se inferior a jurisdio exercida na primeira instncia e superior exercida na segunda e demais instncias recursais nos diversos tribunais. b) contenciosa ou voluntria: contenciosa a jurisdio em que h litgio e voluntria a jurisdio apenas homologatria de acordo feito entre as partes. c) penal, civil, eleitoral e militar: a matria sobre a qual se exerce a residual, ou seja, tudo aquilo que jurisdies ser matria concernente Gabarito: errado Essa classificao leva em conta jurisdio. A jurisdio civil a no disser respeito s demais jurisdio civil.

12. (CESPE - 2008 - TST - Analista Judicirio - rea Judiciria) A jurisdio pode ser classificada em comum ou especial. H basicamente dois tipos, a jurisdio contenciosa e a jurisdio voluntria. A jurisdio contenciosa por sua vez, se delimita em jurisdio comum e jurisdio especial. A jurisdio comum divide-se em civil e penal, includo na civil as demandas de natureza comercial, previdenciria e administrativa. A Jurisdio Comum possui mbito de atuao nas esferas federal, estadual e distrital. A Jurisdio Especial divide-se em trabalhista, militar e eleitoral. Destas, a jurisdio trabalhista exclusivamente federal, pertencente Justia Federal, ressalvado casos onde no haja cobertura por esta justia especializada, ocasio em que o juiz estadual comum desempenhar as funes prpria do magistrado trabalhista. Todas estas jurisdies possuem primeira e segunda instncias, possibilitando anlise das decises pelos Tribunais Superiores competentes a cada deciso conforme a matria tratada (STJ, TST, STM, TSE, STF).
55 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

JURISDIO COMUM: aquela desempenhada pela justia federal e, de forma residual, pela justia estadual. (CARNEIRO, 2004,p. 27) JURISDIO ESPECIAL: aquela desempenhada por meio de rgos juridicionais prprios, quais sejam, militar, eleitoral e trabalhista. Sua competncia est definida de forma taxativa na CF. Gabarito: certo

13. CESPE - 2008 - TST - Analista Judicirio - rea Judiciria Por seu inegvel alcance social, a justia trabalhista exemplo claro de jurisdio comum. Comentrios: Jurisdio Comum possui mbito de atuao nas esferas federal, estadual e distrital. A Jurisdio Especial divide-se em trabalhista, militar e eleitoral. Destas, a jurisdio trabalhista exclusivamente federal, pertencente Justia Federal, ressalvado casos onde no haja cobertura por esta justia especializada, ocasio em que o juiz estadual comum desempenhar as funes prpria do magistrado trabalhista. Todas estas jurisdies possuem primeira e segunda instncias, possibilitando anlise das decises pelos Tribunais Superiores competentes a cada deciso conforme a matria tratada (STJ, TST, STM, TSE, STF). Gabarito: errado

14. (CESPE/2008/TST/Analista Judicirio/rea Judiciria) Considerando-se a sistemtica federativa vigente no Brasil, a justia comum dividida em federal e estadual. Comentrios: Jurisdio Comum possui mbito de atuao nas esferas federal, estadual e distrital. A Jurisdio Especial divide-se em trabalhista, militar e eleitoral. Destas, a jurisdio trabalhista exclusivamente federal, pertencente Justia Federal, ressalvado casos onde no haja cobertura por esta justia especializada, ocasio em que o juiz estadual comum desempenhar as funes prpria do magistrado trabalhista. Todas estas jurisdies possuem primeira e segunda instncias, possibilitando anlise das decises pelos Tribunais Superiores competentes a cada deciso conforme a matria tratada (STJ, TST, STM, TSE, STF).
56 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Gabarito: certo 15. (TRT//2010/TRT/2 REGIO/SP/Juiz) A jurisdio: a) Possui carter substitutivo, uma vez que a atividade do Estado afasta qualquer outra possibilidade de quem tem uma pretenso de invadir a esfera jurdica alheia para satisfazer-se. b) funo estatal cometida exclusivamente ao Poder Judicirio, de acordo com o critrio orgnico. c) Pode ser delegada de um juiz a outro por meio de carta precatria. d) Rege-se pelo princpio da inrcia, excetuadas as hipteses de atuao ex officio expressamente previstas em lei. e) Quando provocada, impe-se por si mesma, salvo clusula contratual em que se estipule sua inaplicabilidade ao caso concreto. Comentrios: Inrcia: o Estado-juiz s atua se for provocado (art. 2 do CPC). Contudo, existem excees a essa regra, em que o juiz atua de ofcio. Substitutividade: o Estado, ao exercer a jurisdio, substitui a vontade das partes, impedindo a justia privada. Natureza declaratria: o Estado, ao exercer a funo jurisdicional, no cria direitos subjetivos, mas apenas reconhece direitos preexistentes. Alternativa a: possui carter substitutivo, uma vez que a atividade do Estado afasta qualquer outra possibilidade de quem tem uma pretenso de invadir a esfera jurdica alheia para satisfazer-se. A jurisdio tem como uma de suas caractersticas a substitutividade. Ao exercer a jurisdio, o Estado se substitui s partes do conflito, decidindo-o, como terceiro imparcial e desinteressado. Entretanto, no s o Estado quem exerce a jurisdio. no exclusiva do PJ. funo TPICA. os demais poderes tambm a exercem COMO FUNO ATPICA. Gabarito: d 16. (FCC/2010/TCE-RO/Auditor) A jurisdio contenciosa civil a) divisvel. b) atividade substitutiva. c) exercida pelo Tribunal de Contas da Unio. d) exercida por membro do Ministrio Pblico. e) no pressupe territrio.

57 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Comentrios: De acordo com o conceito clssico, lide conflito de interesses qualificado por uma pretenso resistida. Uma vez levada apreciao do Poder Judicirio, o Estado substituir a vontade das partes para "dizer" o direito no caso concreto (jurisdictio). Assim, podemos concluir que a jurisdio contenciosa civil atividade substitutiva. A jurisdio, em sua essncia, una e indivisvel, razo pela qual a alternativa "a" est errada. Como decorre da soberania estatal, ela se irradia por todo o territrio nacional, dentro de seus limites; logo, pressupe territrio (erro da alternativa "e"). Ademais, a jurisdio desempenhada exclusivamente pelo Poder Judicirio, em respeito ao princpio do juiz natural. Deste modo, o Tribunal de Contas da Unio no exerce atividade jurisdicional, pois integra o Poder Legislativo (art. 71, CF/88), tampouco o membro do Ministrio Pblico, que no rgo do Poder Judicirio (art. 92). A jurisdio funo exclusiva do Poder Judicirio, por intermdio de seus juzes, os quais decidem monocraticamente ou em rgos colegiados, da porque se diz que ela una. Gabarito: b 17. (FCC/2008/ TRT/19Regio/AL/Analista Judicirio/ rea Administrativa) A respeito da jurisdio e da ao, considere: I. Nenhum juiz prestar tutela jurisdicional, seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e formas legais. II. O direito de ao objetivo, decorre de uma pretenso e depende da existncia do direito que se pretende fazer reconhecido e executado. III. Na jurisdio voluntria, no h lide, tratando-se de forma de administrao pblica de interesses privados. correto o que se afirma APENAS em a) b) c) d) e) II. II e III. I. I e II. I e III.

Comentrios:
58 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

I Verdadeira: o juiz deve ser provocado, no podendo prestar tutela de ofcio. Art. 2o Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. II Falsa: o direito de ao SUBJETIVO:

AO

SAPA

Direito Subjetivo Autnomo Pblico Abstrato


O direito de ao um direito subjetivo, abstrato, autnomo e independente em relao ao direito material invocado, sendo que para o seu exerccio regular faz-se mister a observncia de determinadas condies. Ao: o direito de pedir a jurisdio, de invocar o exerccio da funo jurisdicional. Caractersticas: - direito pblico subjetivo: um poder de agir, provocando a atuao de um rgo jurisdicional; - autnomo: tem natureza diferente do direito material afirmado pela parte; - abstrato: tem existncia independente da existncia do direito material, objeto da controvrsia; - lide: conflito de interesses qualificado por uma pretenso resistida; - interesse: posio em que algum procura se colocar para satisfazer uma necessidade; - pretenso: exigncia que subordina o interesse de outrem perante o seu; - litgio: a lide quando deduzida em juzo. III verdadeira: na jurisdio voluntria no h lide e sim interessados. Precipuamente o Poder Judicirio surgiu para resolver os conflitos que surgem entre as pessoas.

59 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

A jurisdio voluntria no resolve conflitos, mas apenas tutela interesses. No se pode falar em partes, no sentido em que esta palavra tomada na jurisdio contenciosa. Tambm chamada de jurisdio graciosa ou inter volentes, a jurisdio voluntria, como o prprio nome diz, refere-se homologao de pedidos que no impliquem litgio. Caracteriza-se por ser uma gesto pblica de interesses privados. No existe conflito de interesses, apenas um negcio jurdico processual que necessita da chancela do Estado por meio da jurisdio. O juiz no realiza atividade substitutiva, apenas confere eficcia ao negcio desejado pelos interessados. o conjunto de atribuies administrativas conferidas pelo Poder Judicirio, que atua de forma integrativa. Gabarito: e 18. (CESPE/2007/TRT/9R/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) A jurisdio voluntria, visando composio de conflitos de interesses, tem por finalidade resguardar a segurana jurdica e a deciso nela proferida, aplicando, dessa forma, o direito no caso concreto, de acordo com a pretenso ou a resistncia das partes. Comentrios: questo repleta de PEGADINHAS. O erro encontra-se na expresso resistncia das partes. Voluntria, no h resistncia. Enquanto a jurisdio contenciosa visa composio de conflitos de interesses, a voluntria versa sobre interesses no em conflito. Ambas se exercem pelos rgos jurisdicionais e tem por finalidade resguardar, assegurar a paz jurdica. Na jurisdio voluntria, o que ocorre a mera participao da Justia em negcios privados, a fim de conferir-lhes validade. A alienao judicial constitui exemplo de negcio jurdico que poderia ser celebrado sem a interveno do Poder Judicirio, mas quis o legislador, em situaes especiais, que referido negcio ficasse submetido atividade integrativa do juiz. Jurisdio voluntria aquela em que certos negcios ou atos jurdicos so submetidos ao controle do juiz, para que tenham validade, como a abertura de testamentos, a venda de bens de menores, entre outros. A jurisdio voluntria no propriamente jurisdio, mas uma atividade administrativa do juiz, instituda para a proteo de certos interesses.
60 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Na Jurisdio contenciosa, existem: 1) atividade jurisdicional; 2) composio de litgios; 3) bilateralidade da causa; 4) lides ou litgios em busca ou questionando-se direitos e obrigaes contrapostas; 5) Partes - autor e ru; 6) Jurisdio; 7) ao; 8) processo; 9) legalidade estrita - o juiz deve conceder o que est na lei uma das partes; 10) h coisa julgada formal e material; 11) pode ocorrer a revelia; 12) h contraditrio ou a sua possibilidade. Gabarito: errado LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS

Questo 01. (FCC/2009/TJ/PA/Analista Judicirio/rea Judiciria) Jurisdio a) a faculdade atribuda ao Poder Executivo de propor e sancionar leis que regulamentem situaes jurdicas ocorridas na vida em sociedade. b) a faculdade outorgada ao Poder Legislativo de regulamentar a vida social, estabelecendo, atravs das leis, as regras jurdicas de observncia obrigatria. c) o poder das autoridades judicirias regularmente investidas no cargo de dizer o direito no caso concreto. d) o direito individual pblico, subjetivo e autnomo, de pleitear, perante o Estado a soluo de um conflito de interesses. e) o instrumento pelo qual o Estado procede composio da lide, aplicando o Direito ao caso concreto, dirimindo os conflitos de interesses. Questo 02. (TJ/RR/2006): Em relao jurisdio, sob enfoque do processo civil, assinale a opo correta. a) A jurisdio contenciosa tem por objeto assegurar a ordem jurdica e a paz social e, independentemente da existncia de discusso judicial e de pendncia ou litgio, promover a composio dos conflitos de interesses por meio da homologao formal do acordo de vontades. b) Cabe ao proponente a escolha do procedimento a ser adotado no julgamento do litgio por ele ajuizado. No entanto, se a escolha for pelo procedimento de jurisdio voluntria, o qual exige acordo de vontade entre as partes, esse procedimento deve seguir at a sentena final. c) A jurisdio civil a funo estatal, exercida no processo, por rgo do poder judicirio, mediante propositura de ao, visando compor um litgio no-penal e tem como finalidade a resoluo justa do litgio.
61 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

d) Ao poder judicirio, com exclusividade, atribuda a funo jurisdicional. No exerccio dessa funo, ao compor os conflitos, seja de jurisdio voluntria ou contenciosa, substitui a vontade das partes litigantes por uma sentena e as decises proferidas revestem-se de carter jurisdicional e fazem coisa julgada material. Questo 03. (FCC/2009/TRT/7 Regio/CE/Analista Judicirio/rea Administrativa) No que concerne jurisdio e ao, INCORRETO afirmar: a) ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei. b) o interesse do autor pode limitar-se declarao da existncia ou da inexistncia de relao jurdica. c) ocorrendo violao do direito no admissvel a ao declaratria. d) para propor ou contestar a ao necessrio ter legitimidade e interesse. e) nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. Questo 04. (FCC/2006/TRT-20R/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) No que concerne Jurisdio e Ao, de acordo com o Cdigo de Processo Civil, correto afirmar que a) a jurisdio civil contenciosa e voluntria exercida pelos juzes e membros do Ministrio Pblico em todo o territrio nacional. b) o juiz prestar a tutela jurisdicional ainda que no haja requerimento da parte ou do interessado, nos casos e formas legais. c) para propor ou contestar ao basta ter legitimidade. d) ningum poder pleitear, em regra, em nome prprio, direito alheio. e) o interesse do autor no pode limitar-se declarao de inexistncia de relao jurdica. Questo 05. (FCC/2010/TRT/22 Regio/PI/Analista Judicirio/rea Judiciria) A indeclinabilidade uma caracterstica a) da ao. b) da jurisdio. c) do processo.
62 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

d) da lide. e) do procedimento. Questo 06. (FCC/2008/TRT/19Regio/AL/Analista Judicirio/rea Administrativa) A respeito da jurisdio e da ao, considere: I. Nenhum juiz prestar tutela jurisdicional, seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e formas legais. II. O direito de ao objetivo, decorre de uma pretenso e depende da existncia do direito que se pretende fazer reconhecido e executado. III. Na jurisdio voluntria, no h lide, tratando-se de forma de administrao pblica de interesses privados. correto o que se afirma APENAS em a) II. b) II e III. c) I. d) I e II. e) I e III.

07. (CESPE/2011/TJ-ES/Analista Judicirio/rea Judiciria) A jurisdio civil pode ser contenciosa ou voluntria, esta tambm denominada graciosa ou administrativa. Ambas as jurisdies so exercidas por juzes, cuja atividade regulada pelo Cdigo de Processo Civil, muito embora a jurisdio voluntria se caracterize pela administrao de interesses privados pelos rgos jurisdicionais, ou seja, no existe lide ou litgio a ser dirimido judicialmente.

08. (CESPE/2011/TRE-ES/Analista Judicirio/rea Administrativa) Uma das distines entre a funo jurisdicional e a administrativa identificada na imparcialidade do rgo estatal que exerce a funo jurisdicional.

09. (CESPE/ 2011/TJ-ES/Analista Judicirio/rea Administrativa) Uma das caractersticas da atividade jurisdicional a sua inrcia, razo
63 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

pela qual, em nenhuma hiptese, o juiz deve determinar, de ofcio, que se inicie o processo.

10. (CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio - rea Administrativa) A funo jurisdicional , em regra, de ndole substitutiva, ou seja, substitui-se a vontade privada por uma atividade pblica. 11. (CESPE - 2008 - TST - Analista Judicirio - rea Judiciria) jurisdio pode ser dividida em ordinria e extraordinria. A

12. (CESPE - 2008 - TST - Analista Judicirio - rea Judiciria) A jurisdio pode ser classificada em comum ou especial.

13. (CESPE - 2008 - TST - Analista Judicirio - rea Judiciria) Por seu inegvel alcance social, a justia trabalhista exemplo claro de jurisdio comum. 14. CESPE - 2008 - TST - Analista Judicirio - rea Judiciria Considerando-se a sistemtica federativa vigente no Brasil, a justia comum dividida em federal e estadual. 15. (TRT//2010/TRT/2 REGIO/SP/Juiz) A jurisdio: a) Possui carter substitutivo, uma vez que a atividade do Estado afasta qualquer outra possibilidade de quem tem uma pretenso de invadir a esfera jurdica alheia para satisfazer-se. b) funo estatal cometida exclusivamente ao Poder Judicirio, de acordo com o critrio orgnico. c) Pode ser delegada de um juiz a outro por meio de carta precatria. d) Rege-se pelo princpio da inrcia, excetuadas as hipteses de atuao ex officio expressamente previstas em lei. e) Quando provocada, impe-se por si mesma, salvo clusula contratual em que se estipule sua inaplicabilidade ao caso concreto. 16. (FCC/2010/TCE-RO/Auditor) A jurisdio contenciosa civil a) divisvel. b) atividade substitutiva. c) exercida pelo Tribunal de Contas da Unio. d) exercida por membro do Ministrio Pblico. e) no pressupe territrio.
64 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

17. (FCC/ 2008/ TRT/ 19 Regio (AL) Analista Judicirio/ rea Administrativa) A respeito da jurisdio e da ao, considere: I. Nenhum juiz prestar tutela jurisdicional, seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e formas legais. II. O direito de ao objetivo, decorre de uma pretenso e depende da existncia do direito que se pretende fazer reconhecido e executado. III. Na jurisdio voluntria, no h lide, tratando-se de forma de administrao pblica de interesses privados. correto o que se afirma APENAS em a) II. b) II e III. c) I. d) I e II. e) I e III. 18. (CESPE/2007/TRT/9R/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) A jurisdio voluntria, visando composio de conflitos de interesses, tem por finalidade resguardar a segurana jurdica e a deciso nela proferida, aplicando, dessa forma, o direito no caso concreto, de acordo com a pretenso ou a resistncia das partes. GABARITO 01 04 07 10 13 16 c d certo certo errado b 02 05 08 11 14 17 c b certo errado certo e 03 06 09 12 15 18 c e errado certo d errado

65 Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și