Sunteți pe pagina 1din 15

CRISE PLANETRIA, ESTADO AMBIENTAL E ECOSSOCIALISMO: Apontamentos para uma aproximao de conceitos

Joo Alfredo Telles Melo Mestre em Direito (UFC), Professor do Curso de Direito da FA7, Vereador em Fortaleza (PSOL)

Resumo: O presente trabalho pretende fazer uma discusso sobre os impactos da atual crise ambiental planetria sobre a sociedade humana e o direito. Pretende, com isso, a partir do que se conceitua de uma crise planetria, com caracterstica de policrise, analisar como os movimentos ambientais a ela reagiram e como influenciaram o direito, em especial, o Direito Ambiental, em dilogo finalmente com a nova proposta do socialismo ecolgico, ou ecossocialismo. A pretenso do artigo no , por bvio, esgotar o assunto, que novssimo nas cincias sociais, em especial, no direito, mas, to somente, aproximar conceitos como os de Estado de Direito Ambiental e Ecossocialismo. Tudo isso, na perspectiva de superao da crise em que a humanidade a vida, como um todo est mergulhada hoje. PALAVRAS-CHAVE: Crise Ambiental, Direito, Ecossocialismo.

Abstract: This paper aims at discussing the impacts of current global environmental crisis on human society and law. Intends, with this, from what it conceives of a planetary crisis, with characteristic "policrisis" look at how the environmental movement and how it reacted influenced the law, in particular, Environmental Law, in dialogue with the new finally proposal of ecological socialism or eco-socialism. The claim of the article is not, obviously, exhaust the subject, which is brand new in the social sciences, especially in law, but merely to approximate like the concepts of State for Environmental Law and Ecosocialism. All with a view to overcoming the crisis that humanity - life as a whole - is steeped today. KEYWORDS: Environmental Crisis, Law, Ecosocialism.

Introduo

O presente trabalho pretende fazer uma discusso sobre os impactos da atual crise ambiental planetria sobre a sociedade humana e o direito. Pretende, com isso, a partir do que se conceitua de uma crise planetria, com caracterstica de policrise, analisar como os movimentos ambientais a ela reagiram e como influenciaram o direito, em especial, o Direito Ambiental, em dilogo finalmente com a nova proposta do socialismo ecolgico, ou ecossocialismo.. No primeiro tpico, procura-se compreender que crise planetria essa, suas principais manifestaes e suas explicaes, no s aquelas concernentes s causas ambientais, mas, tambm, ideolgicas, polticas e econmicas. Ou seja, se a crise climtica manifestao mais visvel, mas, no nica do impasse civilizacional em que a sociedade humana est imersa tem causas antropognicas, e no naturais, procura-se entender que organizao societria essa que originou a crise. No segundo captulo, analisa-se a ecologizao da sociedade e do direito. No primeiro caso, apresentam-se quais as principais concepes do ecologismo, sua relao com a sociedade capitalista e sua influncia no direito. Quanto a este, sua ecologizao vista a partir de um novo marco hermenutico que procura construir o conceito de Estado de Direito Ambiental, como uma evoluo do Estado Social e do Estado Democrtico de Direito, de onde ele procede. Finalmente, no terceiro e ltimo tpico, faz-se uma apresentao do que seria uma sociedade ecolgica e socialista, o ecossocialismo, como superao do capitalismo e do socialismo produtivista, e o seu dilogo com novos conceitos, princpios e institutos jurdicos, em especial, aqueles tributrios do que se denomina hoje a civilizao do Bem Viver, originria dos povos indge nas andinos, que, inclusive, encontram-se materializados em algumas cartas polticas, como a Constituio Boliviana. A pretenso do artigo no , por bvio, esgotar o assunto, que novssimo nas cincias sociais, em especial, no Direito, mas, to somente, aproximar conceitos como os de Estado de Direito Ambiental e Ecossocialismo. Tudo isso, na perspectiva de superao da crise em que a humanidade a vida, como um todo est mergulhada hoje.

1. A Crise Ambiental Planetria Cr-se no haver dvidas de que o mundo est imerso em uma crise ambiental planetria de propores ainda no vividas pela sociedade humana. Sua face mais visvel, mas no nica, so o superaquecimento da Terra e as mudanas climticas. A divulgao, em fevereiro de 2007, do 4. Relatrio de Avaliao das Mudanas Climticas do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas, em sua sigla em ingls), causou um grande impacto, dadas suas gravssimas concluses, ao observar, sobre as mudanas no clima e seus efeitos, que o aquecimento do sistema climtico inequvoco e que suas causas, ligadas emisso de gases do efeito estufa (GEEs), so antropognicas e no naturais e que seus impactos sobre a natureza e a sociedade j se fazem sentir (disponvel em: http://www.ipcc.ch/publications_and_data/ar4/syt/en/spm.htm).

Marengo (2006, p.25), pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e membro do IPCC, observa que, apesar do planeta ter sempre passado por ciclos naturais de aquecimento e resfriamento [...] atualmente, a atividade industrial est afetando o clima terrestre na sua variao natural, o que sugere que a atividade humana fator determinante no aquecimento . No h um dia em que no se observe a ocorrncia em qualquer parte do mundo de algum fenmeno climtico-ambiental extremo: secas, tufes, enchentes etc., fenmenos que tm sido cada vez mais intensos e recorrentes, a ponto de um termo do vocabulrio de guerra ter sido adaptado para o repertrio ecolgico: o refugiado climtico ou refugiado ambiental, que j se conta em milhes no planeta. A Cruz Vermelha Internacional, que publicou, em 2001, o Relatrio Mundial de Desastres, estima a existncia de 25 milhes de refugiados climticos atualmente, com uma projeo de mais de 200 milhes em 2050 (acesso em: http://www.ifrc.org/publicat/wdr2001/). O objetivo deste artigo no confrontar as posies acerca dos estudos e previses do IPCC (derretimento das geleiras, elevao do nvel dos mares, desertificao etc.), onde, se, por um lado, os chamados cticos , ou melhor, negacionistas, ainda que em minoria na comunidade cientfica, contestam esses dados, outros h, como Lovelock (2010), autor da Teoria Gaia, que considerem terem sido esses mesmos dados subestimados, uma vez que a velocidade das mudanas no clima e no planeta so imensamente mais graves. No entanto, como j aludido antes, o aquecimento global e as mudanas climticas so apenas a face mais visvel de uma crise maior, que se relaciona atual configurao do modo de produo capitalista, com seu modelo de desenvolvimento, a um s tempo fossilista e produtivista-consumista, e um modo de vida das elites econmicas mundiais baseado no consumo perdulrio, que so, a um s tempo, ambientalmente insustentveis e socialmente injustos; no s em escala regional ou nacional, mas em nvel planetrio. Foster (2005), autor do clssico A Ecologia de Marx: materialismo e natureza, em um instigante artigo, intitulado Organizar a Revoluo Ecolgica (disponvel em; http;//resistir.info/mreview/revoluo_ecologica.html), lista os sinais de advertncia da crise ambiental global, a demonstrar a insustentabilidade do percurso da humanidade nestes tempos atuais, dentre os quais se destacam, alm do aquecimento global, os que se seguem:
O planeta est a enfrentar escassez de gua global devido extrao de aquferos insubstituveis, os quais constituem a maior parte do abastecimento de gua fresca do mundo. Isto coloca uma ameaa agricultura global, a qual tornou-se uma economia bolha baseada na explorao insustentvel das guas subterrneas. Uma em cada quatro pessoas no mundo de hoje no tem acesso a gua potvel (Bill McKibben, New York Review of Books, 25/Setembro/2003). Dois teros dos bancos pesqueiros do mundo esto actualmente a ser capturados sua capacidade mxima ou acima dela. Durante o ltimo meio sculo de pesca predatria nos oceanos do mundo, 90 por cento foram eliminados (Worldwatch, Vital Signs 2005). A extino de espcies a mais elevada em 65 milhes de anos, com a perspectiva de extines progressivas medida que forem removidos os ltimos remanescentes

dos ecosistemas intactos . A taxa de extino j est a aproximar-se 1000 vezes da "referncia" ("benchmark") ou taxa natural ( Scientific American, Setembro/2005). Cientistas localizaram 25 pontos quentes sobre a terra que representam 44 por cento de todas as espcies de plantas vasculares e 35 por cento de todas as espcies em quatro grupos vertebrados, embora ocupem apenas 1,4 por cento da superfcie da terra mundial. Todos este pontos quentes esto agora ameaados de aniquilao rpida devido a causas humans ( Nature, 24/Fevereiro/2000). De acordo com um estudo publicado em 2002 pela National Academy of Sciences, a economia mundial excedeu a capacidade regenerativa da terra em 1980 e em 1999 ultrapassou-a em 20 por cento. Isto significa, segundo os autores do estudo, que "seriam precisas 1,2 terras, ou uma terra por cada 1,2 anos, para regenerar o que a humanidade utilizou em 1999" (Matthis Wackernagel, et. al, "Tracking the Ecological Overshoot of the Human Economy," Proceedings of the National Academy of Sciences, 09/Julho/2002).

Na verdade, o que ocorre que, como adverte um manifesto que foi assinado por 29 cientistas mundiais e que foi publicado na revista Nature, de 24.09.2009 (conforme noticia Rogrio Tuma, na Carta Capital do dia seguinte, em sugestivo artigo intitulado Antropoceno, a era da destruio), as atividades dirias dos 6 bilhes de humanos resultam por si em uma fora geofsica capaz de mudar completamente a Terra, equivalente s grandes foras da natureza (acessvel em http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=6&i=5132). Ali, se denuncia que, pelo menos, trs limites biofsicos de sustentabilidade do planeta j foram ultrapassados: o equilbrio climtico (aquecimento global), os resduos orgnicos de nitrognio e a crise da biodiversidade, a qual os cientistas j denominam de a grande sexta extino de espcies. Outros seis limites podem ser rompidos na prxima dcada, se nada for feito. Morin e Kern (2005, p. 94), ainda na dcada de 90, do sculo passado, ao analisar a agonia planetria conceituam o estado da arte da Terra-Ptria e da Humanidade-comunidade de destino como policrise ou conjunto policrstico, num entrelaamento das crises do desenvolvimento, da modernidade e das sociedades; uma crise civilizatria, portanto. Configurada a crise (policrise), que social, ambiental e planetria, preciso que se advirta, por oportuno, que h uma disputa de natureza ideolgica ideologia aqui como viso de mundo sobre o entendimento das causas dessa crise, que confronta, em matizes diferenciados, capitalistas verdes versus ecossocialistas, ou seja, a disputa sobre projetos de sociedade (e de civilizao, portanto), o que ter impactos sobre a superestrutura jurdica, como se ver adiante A compreenso dos que se reivindicam herdeiros da utopia (no sentido positivo do termo) igualitria do Sculo XIX, qual se agrega o ecologismo da contemporaneidade, a de que, nas precisas palavras do Manifesto Ecossocialista Internacional, o atual sistema capitalista no pode regu lar, muito menos superar, as crises que deflagrou. Ele no pode resolver a crise ecolgica porque faz-lo implica em colocar limites ao processo de acumulao uma opo inaceitvel para um sistema baseado na regra cresa ou morra (Lwy, 2005, p. 86).

Alm desse paradoxo a imposio de limites a um sistema, cuja lgica o crescimento sem limites, da o surgimento do atualssimo debate sobre decrescimento, presente em Latouche (2011) e em Kempf (2010), sero encontradas, pelo menos, mais duas outras grandes contradies entre o ethos do sistema produtor de mercadorias e os processos ecolgicos naturais: a apropriao privada da natureza vista apenas como recurso natural e sua incorporao como mercadoria, o que s possvel se ela se tornar escassa. Porto-Gonalves (2004, p. 67), ao falar desses paradoxos, de forma magistral, assim os desvenda;
Alm disso, privar tornar um bem escasso e, dessa forma, numa sociedade que tudo mercantiliza, um bem s tem valor econmico se escasso. O princpio da escassez, assim como a propriedade privada que lhe essencial, que comanda a sociedade capitalista e suas teorias liberais de apropriao dos recursos naturais. Ocorre que a idia de riqueza o contrrio de escassez e aqui reside uma das maiores dificuldades da economia mercantil: incorporar a natureza como riqueza, como algo abundante, um bem comum (grifou-se).

aquilo que a teoria marxiana to bem distingue entre valor de uso e valor de troca. Para se tornar mercadoria, o bem de uso se transforma em valor de troca; para ter valor de troca, preciso que no seja abundante. Aqui, como advertem os tericos do Ecossocialismo, a riqueza tem definies distintas e opostas. Foster, em seu artigo j aqui citado (on line j citado), se vale de Epicuro (Principal Doctrines), para expor o paradoxo: Quando medido pelo propsito natural da vida, a pobreza grande riqueza, riqueza ilimitada grande pobreza. Trata-se, portanto, no s de uma crise ambiental e social, mas uma crise da prpria civilizao do capital, de sua lgica econmica, de seu modelo de desenvolvimento, de seu modo de vida e de seus valores, que engendram, a um s tempo, uma desigualdade social cada vez mais abissal entre uma oligarquia globalcuja renda de seus 500 mais ricos supera a dos 416 milhes mais pobres e os mais de 1 bilho de humanos que sobrevivem com menos de 1 dlar por dia, e a destruio acelerada das bases naturais que sustentam a vida em nosso planeta (Kempf, 2010, p. 65). Isso compreendendo, com Foster (2005, p. 331), que a relao humana com a natureza mediada pela sociedade, e a sociedade o meio ambiente humano imediato. Mas, a sociedade tem na natureza o seu meio ambiente, e que, nas palavras de Stucka (1998, p. 25) , o Direito um sistema de relaes sociais ou, ainda, que trata de uma determinada ordem social, importante investigar quais as implicaes ocorridas no mundo scio-jurdico a partir da crise ambiental em que o planeta est mergulhado.

2. A Ecologizao da Sociedade e do Direito No haveria como todos esses fatos vinculados crise ambiental planetria permanecerem alheios sociedade humana e sua(s) superestrutura(s) jurdica(s). Da que, tomando emprestado (e ampliando) a percepo, proposta por Benjamim (2008,

p. 57), de ecologizao const itucional, tratar-se- como, nos ltimos anos, ocorreu uma ecologizao da sociedade e, por conseqncia, do Direito. Assim, far-se- um breve percurso pelos movimentos ecolgicos, na sua relao com o sistema do capital, para, em seguida, volver-se ecologizao do Direito.

2.1. Do conservacionismo ao ecologismo dos pobres cedio, entre os que militam no jus-ambientalismo, a compreenso de que, ao lado da Cincia e de suas descobertas, so os movimentos sociais ambientais as principais fontes materiais do Direito Ambiental. Portanto, a gnese, a evoluo e as principais correntes do ambientalismo permitem desvendar as modificaes principais porque passou o Direito do Ambiente nas ltimas dcadas (para no ter que recuar a um horizonte histrico muito remoto). Ainda que haja diferentes formas de abordar e classificar os movimentos ecolgicos, h um consenso, entre os autores, de que foi o conservacionismo, que Alier (2007, p. 22) denomina de culto vida silvestre pela defesa da natureza intocada, o amor aos bosques primrios e aos cursos dgua , a primeira forma de organizao do ambientalismo, remontando criao dos parques nacionais, como o de Yellowstone, nos Estados Unidos da Amrica, em 1872, e o de Itatiaia, no Brasil, em 1937. Do ponto de vista social, ainda existem grandes organizaes atuantes, como o IUCN, International Union for Conservation of Nature e o WWF, World Wildlife Fund. A marca dessa corrente do ecologismo na legislao se encontra no reconhecimento da necessidade de criao de unidades de conservao de proteo integral, tal qual est prevista na Lei 9985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC). No entanto, como bem observa Alier (2007, p. 22), o culto ao silvestre no ataca o crescimento econmico enquanto tal. At mesmo admite sua derrota na maior parte do mundo industrializado. Porm, coloca em discuss o uma ao de retaguarda, que [...] visa a preservar e manter o que resta dos espaos de natureza original situados fora da influncia do mercado. Cumpre, apenas, aqui advertir que, ainda que se concorde com essa crtica, posto que o movimento, no geral, no enfrenta a organizao societria responsvel pela destruio da vida silvestre, a criao de unidades de conservao, em alguns casos, confronta-se com o capital imobilirio e com o agronegcio, e, em outros, fundamental para resguardar ecossistemas e espcies ameaadas. Se ainda podem ocorrer essas disputas com setores do capital, principalmente, em funo de conflitos sobre a propriedade e uso do territrio, a segunda corrente anotada por Alier (2007), conforma-se, plenamente, ao modo de produo capitalista, sendo mesmo uma resposta deste crise planetria, a partir da lgica do mercado: o chamado evangelho da ecoeficincia.

A ecoeficincia com sua viso econmico-tecnicista considera que somente o desenvolvimento cientfico-tecnolgico, voltado para limpar ou remediar a degradao causada pela industrializao (Alier, 2007, p. 28), dar conta da crise ambiental, sendo considerada como o vnculo empresarial com o desenvolvimento sustentvel. No Brasil, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentvel, o CEBDS, uma coalizo dos maiores e mais expressivos grupos empresariais do Brasil, com faturamento anual correspondente a 40% do PIB nacional a representao do ecocapitalismo ou capitalismo verde no pas (cf. www.cebds.org.br). Mesmo que se reconhea que essa corrente possibilita um debate importante sobre as chamadas tecnologias limpas, dentre outros aspectos da ecoeficincia, ela ainda est presa ao que Morin e Kern (2005, p. 92) denominam de mito do desenvolvimento. Para ambos, a humanidade precisa se libertar do paradigma pseudo-racional do homo sapiens faber, segundo o qual cincia e tcnica assumem e levam a cabo o desenvolvimento humano. no seio da terceira corrente classificada por Alier (2007) que se encontram as crticas mais profundas ao modo de produo e ao modelo de desenvolvimento capitalista: o ecologismo dos pobres, ecologismo popular ou movimento de justia ambiental. Mas, poder-se-ia tambm aduzir o que Santilli (2005, p. 31) denomina de socioambientalismo. Esses movimentos assinalam - diz Alier (2007, p. 33) - que, desgraadamente, o crescimento econmico implica maiores impactos no meio ambiente, chamando a ateno para o deslocamento geogrfico de recursos e das reas de descarte dos resduos. No objetivo deste trabalho fazer uma anlise exaustiva dos movimentos ecologistas, mas, importante ressaltar que, a despeito de que tenham sido classificados em nica corrente, h diferenas importantes entre os movimentos de direitos civis estadunidenses que denunciaram, sob o selo da Justia Ambiental, o chamado racismo ambiental (Acselrad, 2009, p. 20) - que a imposio desproporcional intencional ou no de rejeitos perigoso s s comunidades de cor e o socioambientalismo, que surgiu no Brasil, a partir de uma importante articulao entre os movimentos sociais e o movimento ambientalista. A maior referncia desse movimento foi o lder seringueiro e mrtir ambientalista Chico Mendes (Sculo XX), que compreendeu, na prpria pele, a indissolubilidade da luta em defesa da terra e do trabalho dos extrativistas e a preservao da floresta amaznica. Essa coalizo, que se materializou na Aliana dos Povos da Floresta (seringueiros, ndios, ribeirinhos, quilombolas), inscreveu, definitivamente, em nossa legislao as reservas extrativistas e outros tipos de unidades de conservao de uso sustentvel. Ainda que ocorram essas diferenas e nuances, pode-se considerar como Alier (2007, p. 340), que o ecologismo dos pobres, a justia ambiental e o socioambientalismo (acrescentar-se-ia, a partir de Santilli, 2005), so as principais foras em prol da sustentabilidade, posto que, por intermdio de suas lutas, no se pretende resolver os conflitos ambientais, mas, sim, exacerb-los para avanar na direo de uma economia ecolgica. E socialista, aduzir-se-ia; ecossocialista, portanto.

2.2. A ecologizao do Direito: o Estado de Direito Ambiental O Direito, como superestrutura, no ficaria imune a todas essas transformaes, engendradas, a um s tempo, pela crise ambiental e pela resposta dos diversos movimentos sociais e ambientais, em seus variados matizes, a ponto de Canotilho (2008, p. 5) asseverar que se pode falar hoje de um Estado de direito ambiental e ecolgico, arrematando que o Estado de direito, hoje, s Estado de direito se for um Estado protector do ambiente e garantidor do direito ao ambiente. o que Benjamin (2008, p. 72) chama de ecologizao da Constituio, o que se irradia sobre os seus princpios, regras e institutos, como o caso da propriedade e da funo social, com a instituio de um regime de explorao limitada e condicionada (= sustentvel) da propriedade e agregar funo social da propriedade, tanto urbana como rural, um forte e explcito componente ambiental. Mas, atravs do que Belchior (2011, p. 196) denomina de \Hermenutica Jurdica Ambiental que, por meio de princpios de interpretao objetiva a busca de solues justas e constitucionais adequadas para a interpretao de normas ambientais, que se chegou frmula poltico-jurdica do Estado de Direito Ambiental. Um desses princpios, considerado por Belchior (2011) como s na manga do intrprete, aquele que se denomina in dbio pro natura ou in dubio pro ambiente, ou seja, uma interpretao mais amiga do ambiente, advertindo-se, com a autora, que ele no seria absoluto, posto que deve ser ponderado com outros princpios interpretativos. Ainda que no seja objetivo deste texto fazer um exame exaustivo acerca dos caminhos interpretativos para a compreenso do Direito Ambiental, importante, no dilogo com a hermenutica proposta por Belchior, trazer colao, a principiologia proposta por Coelho (in http://revistas.unipar.br/juridica/article/viewFile/2262/1863), atravs das 11 teses abaixo transcritas, para que possamos ter conhecimento de uma viso que poderia ser considerada mais radical (dada o seu carter ecocntrico) de defesa da Natureza:
1. O direito subjetivo a um ambiente natural saudvel, ou seja, o direito subjetivo ambiental tem status de direito fundamental, por ser extenso do direito vida, pressuposto de todos os demais direitos. 2. O direito subjetivo ambiental inclui-se entre os direitos humanos. 3. A proteo ambiental diz respeito a um bem jurdico transcendente, que interessa a todos os homens como projeo de sua dignidade, e ipso facto, s naes e humanidade. 4. O ambiente natural um valor em si que deve ser preservado, no devendo estar submetido a interesses puramente humanos. 5. Os seres vivos da natureza so titulares dos direitos que a prpria natureza lhes concedeu, os quais devem ser respeitados pelos seres humanos. 6. As leis ambientais, ainda que no contexto do direito privado, so sempre imperativas (jus cogens). 7. A responsabilidade por dano ambiental sempre objetiva.

8. A interpretao, integrao e aplicao das leis ambientais ser sempre direcionada, em direito pblico, como em direito privado, para a proteo dos interesses difusos. 9. O conceito de vtima de dano ambiental identifica-se com a proteo dos interesses difusos, ainda que decorrente da inobservncia de normas de direito privado. 10. Em caso de conflitos normativos, a soluo ser sempre a que favorecer a proteo ambiental. 11. IN DUBIO PRO NATURA.

Volvendo ao Estado de Direito Ambiental , pois, este ainda considerado uma construo terico-interpretativa, que parte da compreenso de que os recursos ambientais so finitos e antagnicos com a produo de capital e consumo existentes, nas palavras de seus principais tericos, Leite e Ayala (2010, p. 28). Citando Capella, Leite e Ayala (2010, p. 31) assim conceitua o Estado Ambiental: a forma de Estado que se prope a aplicar o princpio da solidariedade econmica e social para alcanar um desenvolvimento sustentvel, orientado a buscar a igualdade substancial entre os cidados, mediante o controle jurdico do uso racional do patrimnio natural. Em outro texto, Leite (2008, p. 151/2) lista cinco funes fundamentais da discusso do Estado de Direito Ambiental, as quais sero apenas aqui citadas: 1) Moldar formas mais adequadas para a gesto dos riscos e evitar a irresponsabilidade organizada; 2) Juridicizar instrumentos contemporneos preventivos e precaucionais, tpicos do Estado ps-social; 3) Trazer a noo, ao campo do Direito Ambiental, de direito integrado; 4) Buscar a formao da conscincia ambiental; e 5) Propiciar maior compreenso do objeto estudado. No mesmo estudo, v-se que os Princpios estruturantes no Estado de Direito Ambiental so bem conhecidos da doutrina, quais sejam, aqueles vinculados democracia (princpios da participao, cidadania, democracia e cooperao ambiental), precauo (princpios da atuao preventiva e da precauo) e responsabilidade (princpios do poluidor-pagador e da responsabilidade). A concepo do Estado de Direito Ambiental, como se disse alhures, irradia, como no poderia deixar de ser, tambm seus efeitos para os institutos jurdicos, como o caso da propriedade, conforme se v no somente na Constituio Federal, no art. 225, caput, quando fala que o meio ambiente bem de uso comum do povo ou no art. 186, II, ao condicionar a funo social da propriedade utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente, conceito este ampliado, agora, pelo novo Cdigo Civil, para o instituto como um todo, pois, em seu art. 1228, condiciona o exerccio do direito de propriedade, preservao da flora, fauna, belezas naturais, equilbrio ecolgico e patrimnio histrico e artstico, bem como evitada a poluio do ar e das guas. Estar-se-ia diante da funo socioambiental da propriedade ou como conceituam Belchior e Matias (in http:www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/Braslia/07_216.pdf), da funo ambiental autnoma da propriedade, pois, em sua concepo, leitura do dispositivo acima referido, constata-se que o ambiente sadio no est dentro da funo social da propriedade. O legislador foi mais longe, ao impor uma funo ambiental autnoma,

nova, gerando outras obrigaes ao proprietrio de qualquer bem alm daquelas j previstas com a funo social. Esse esforo interpretativo ao qual se poderia aduzir, ainda que s para no deixar de cit-los, os princpios do mnimo existencial ecolgico e da proibio do retrocesso ambiental extremamente importante, pois, em ltima anlise, so instrumentos poderosos nas mos do intrprete para fazer face a esse processo de verdadeira destruio ambiental em que se encontram hoje a natureza e a humanidade. No entanto, Leite (2008, p. 158), em sua precisa digresso sobre o Estado de Direito Ambiental, alerta para o fato de que a grande e, talvez, a maior dificuldade em construir um Estado de Direito Ambiental transform-lo em um Estado de Justia Ambiental. A questo que se coloca, portanto, que, ainda que, mesmo reconhecendo a extrema validade desse percurso interpretativo que procura construir, na concretude (e no s na abstrao), o Estado de Direito Ambiental um avano considervel frente s frmulas polticas que lhe deram origem do Estado Social e do Estado Democrtico de Direito ele ainda se encontra circunscrito aos marcos do capitalismo, mitigado, verdade, mas, que garante, como princpios da ordem econmica, a livre iniciativa (com limites, bvio) e a propriedade privada (com suas funes social e ambiental, reconhea-se). Assim que uma vez reconhecida a extrema gravidade e urgncia da crise ambiental planetria e a necessidade de se ter, tambm, respostas mais graves e urgentes, no que respeita imposio de limites fortes ao desenvolvimentismo desvairado, ao consumismo perdulrio e obsolescncia programada, bem ainda necessidade de proteo da natureza ameaada e dilapidada, ao imperativo tico da justia social e ambiental, que possa resolver os gravssimos ndices de pobreza e degradao poder-se-ia considerar esse instrumental terico-interpretativo, mesmo que eticamente comprometido com um novo ethos humanstico e ambiental, apto a dar conta do desafio de reverter esse quadro verdadeiramente apocalptico? Como transitar do Estado de Direito Ambiental para o Ecossocialismo? Como superar a sociedade do capital e construir a sociedade ecolgica, democrtica e socialista? Haveria uma teoria de um programa de transio a um s tempo tico, poltico, ideolgico, econmico, ecolgico, cultural e jurdico da atual sociedade para uma de novo tipo? Poder-se-ia pensar em uma Teoria Ecossocialista do Direito? A inteno deste artigo no trazer as respostas, at porque o debate sobre o Ecossocialismo recentssimo e sua formulao ainda no chegou aos aspectos da superestrutura jurdica. O que se pretende fazer uma aproximao de conceitos. Para tanto preciso ver o que se tem formulado acerca do que seria essa sociedade socialista e ecolgica.

3. Ecossocialismo e Direito: por uma aproximao de conceitos Um dos mais importantes formuladores da teoria ecossocialista, Lwy (2005, p. 42), encontra no socialismo e na ecologia objetivos comuns, posto que implicam questionar a autonomizao da economia, do reino da quantificao da produo como um objetivo em si mesmo, da ditadura do dinheiro (...) Ambos pedem valores qualitativos: o valor de uso, a satisfao das necessidades, a igualdade social para uns, a preservao da natureza, o equilbrio ecolgico para outros. O seu vis democrtico, socialista e ecologista o fazem combater tanto a sociedade de mercado capitalista, fundada no individualismo, no consumismo, na busca desenfreada do lucro, na apropriao privada dos meios de produo, como tambm as experincias do chamado socialismo real, posto que sua matriz produtivista e a concorrncia com os pases capitalistas, em governos conduzidos por burocracias anti-democrticas, causaram, nos pases do Leste, danos e impactos ambientais para a natureza e a populao daqueles pases. Lwy (2005,p. 42), citando James OConnor, diz que o objetivo do socialismo ecolgico a construo de uma sociedade ecologicamente racional fundada no controle democrtico, na igualdade social, e na predominncia do valor de uso. E acrescenta: tal sociedade supe a propriedade coletiva dos meios de produo, um planejamento democrtico que permita sociedade definir os objetivos da produo e os investimentos, e uma nova estrutura tecnolgica das foras produtivas. A queda do Muro de Berlim, ainda que existam hoje pases que, de forma bastante diversa (como Cuba, China e Coria do Norte) se reivindicam socialistas e ainda que ela, a queda, seja propagandeada, pelos pensadores liberais, como o Fim da Histria e uma vitria inconteste da sociedade capitalista, na verdade, representou o fim de um modelo que era, a um s tempo, politicamente antidemocrtico, economicamente ineficiente e ecologicamente insustentvel. Por outro lado, a policrise social, ambiental e civilizatria da sociedade produtora de mercadorias desmente a tese de que o capitalismo foi vitorioso, tantos so os mortos em combate e tamanha a catstrofe ambiental que representa a atual era das mudanas climticas. Abrem-se, portanto, as janelas para um socialismo que seja renovado com o ecologismo popular, com a tica humanista, com a radicalidade democrtica e, tambm, com a contribuio tanto dos que se reivindicam da teoria marxiana, bem ainda de novos sujeitos histricos, como as populaes tradicionais, que resgatam seus valores ancestrais de relao com a natureza e constroem novos conceitos, instrumentos polticos e institutos jurdicos. No primeiro caso, vale citar, ainda que rapidamente, a reflexo de Harribey (in http://resistir.info/ambiente/ecologia_politica.html) quando afirma que, a relao entre ecologia e justia social contm pelo menos trs exigncias fundamentais de ordem terica e prtica, a saber: uma nova teoria da justia, a definio dos direitos de propriedade coletivos e a partilha dos ganhos de produtividade, com a diminuio da jornada de trabalho, para melhorar a qualidade de vida.

Quanto aos novos sujeitos, merecem um olhar especial as formulaes vindas das populaes indgenas dos Andes, na Amrica do Sul, em especial, na Bolvia, onde h um presidente ndio aymara, e, tambm, no Equador e no Peru. Boaventura de Sousa Santos (, com a argcia e ateno que lhe so peculiares, j enxerga, nessa regio, a gestao do Socialismo do Bem Viver, pois, em suas palavras, h duas transies no continente hoje: La transicin del capitalismo al socialismo y la transicin del colonialismo a la autodeterminacin, al fin del racismo, a la posibilidad que tenemos de la convivencia de diferentes nacionalidades dentro del mismo Estado (in http://www.alames.org/documentos/socialismobov.pdf). Mesmo que se concorde com a consigna do Manifesto Ecossocialista Internacional, de que o ecossocialismo ser universal e internacional ou no ser, no se pode desconhecer a importncia de processos sociais como o da Bolvia, por exemplo, que vive uma revoluo cultural, de transio do colonialismo para a autodeterminao, incorporando valores indgenas, se reconhecendo um Estado plurinacional (e plurilingstico), comunitrio, democrtico e intercultural. Sua Constituio Poltica do Estado, promulgada em 2009, traz alguns elementos importantes na perspectiva de uma sociedade ecossocialista, dentre os quais se apontam: 1. No art. 30, os direitos das naes e povos indgenas orginrios campesinos, a saber, dentre outros: identidade cultural e sua prpria cosmoviso, titulao coletiva de terras e territrios; proteo dos seus lugares sagrados; a viver em meio ambiente sadio; propriedade intelectual coletiva de seus saberes, cincias e conhecimentos; gesto territorial autnoma etc. 2. No art. 33, ao tratar do direito das pessoas a um meio ambiente saudvel, protegido e equilibrado, estabelece que o exerccio desse direito deve permitir, no s aos indivduos e coletividades das presentes e futuras geraes, mas tambm a outros seres vivos, a se desenvolverem de forma normal e permanente; 3. No art. 393, reconhece trs tipos de propriedade da terra; a privada individual e comunitria e a coletiva, especificando inclusive um limite mximo para o tamanho delas (5.000 hectares). No toa que foi a Bolvia quem sediou, em Cochabamba, em abril de 2010, a Conferncia Mundial dos Povos sobre o Cmbio Climtico e os Direitos da Me Terra, a qual aprovou um projeto de Declarao Universal dos Direitos da Me Terra cujos artigos foram inspirados no ecocentrismo da cosmoviso andina. Evidentemente, que uma leitura pormenorizada da Declarao, bem ainda da Constituio boliviana, permitiria uma anlise bem mais aprofundada desses novos valores, conceitos, princpios, direitos, institutos. No , porm, o objetivo deste pequeno artigo, que se pretende apenas provocativo, no sentido de buscar uma teoria e uma prxis jurdica, no vis ecossocialista; da serem ainda apontamentos para uma tentativa de aproximao de conceitos.

Consideraes Finais (para no concluir) A crise civilizacional scio-climtico-ambiental demanda da sociedade uma ruptura radical com essa civilizao, seus valores, sua economia, sua cultura e sua poltica, para que se possa pensar na continuidade da vida em nosso planeta-ptria. A importncia da lutas e movimentos sociais, ecolgicos, socioambientais e ecossocialistas fundamental na gestao de um novo Estado, ainda que de transio, e de um novo Direito. Esse novo Direito pode beber tanto na tradio do socialismo libertrio e antiburocrtico, como nas lutas do ecologismo popular, do socioambientalismo e da justia social em todas as partes do mundo, onde as experincias originais dos povos tradicionais, que resgatam valores ancestrais, em que a natureza, vista como me, no pode nunca ser encarada como um mero recurso, como matria-prima para os produtos, como mercadoria, como algo que tenha apenas valor de troca. O Ecossocialismo ainda uma promessa, uma aposta, mas, uma necessidade premente para garantir a sobrevivncia da humanidade, enquanto espcie e sociedade, e da vida na Terra. Esse ser em processo, em construo, permite que se possa dialogar com as experimentaes jurdico-polticas cujas premissas so a igualdade social, a sustentabilidade ecolgica, e a defesa da diversidade em seus aspectos biolgico, social, tnico e cultural. Afinal o que se coloca para a humanidade o desafio da constituio dessa nova sociedade que possa vir a ser, a um s tempo, politicamente democrtica, socialmente justa e igualitria, cultural e etnicamente diversa e ambientalmente sustentvel. A sociedade ecosssocialista.

Referncias Bibliogrficas ACSELRAD, Henri; MELLO, Ceclia Campllo do A.; BEZERRA, Gustavo das Neves. O que justia ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. ALIER, Joan Martinez. O ecologismo dos pobres: conflitos ambientais e linguagem de valorao. Trad. Maurcio Waldman. So Paulo: Contexto, 2007. BELCHIOR, Germana Parente Neiva. Hermenutica e Meio Ambiente: uma proposta de Hermenutica Jurdica Ambiental para a efetivao do Estado de Direito Ambiental. So Paulo: Saraiva, 2011.

______________; Matias, Joo Luis Nogueira. A Funo Ambiental da Propriedade. http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/brasilia/07_216.pdf CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito Constitucional Ambiental Portugus e da Unio Europia. In CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes; LEITE, Jos Rubens Morato (orgs.). Direito Constitucional Ambiental Brasileiro 2. Ed. rev. So Paulo: Saraiva, 2008. Conferencia Mundial de los Pueblos sobre el Cambio Climtico y los Derechos de la Madre Tierra: http://cmpcc.org/derechos-madre-tierra/ Conselho Empresarial www.cebds.org.br Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentvel:

COELHO, Luis Fernando. Dogmtica, Zettica e Crtica do Direito Ambiental. http://revistas.unipar.br/juridica/article/viewFile/2262/1863 HARRIBEY, Jean-Marie. Marxismo ecolgico ou ecologia poltica marxiana. http://resistir.info/ambiente/ecologia_politica.html Intergovernmental Panel on Climate http://www.ipcc.ch/publications_and_data/ar4/syr/en/spm.html International Federation of Red http://www.ifrc.org/publicat/wdr2001/ Cross Red Crescent Change.

Societies.

KEMPF, Herv. Como os ricos destroem o planeta. Trad. Bernardo Ajzenberg. So Paulo: Globo, 2010 LATOUCHE, Serge Pequeno Tratado do Decrescimento Sereno. Trad. Cludia Berliner. So Paulo, Edies 70, 2011 LEITE, Jos Rubens Morato; AYALA, Patrick de Arajo. Dano ambiental: do individual ao coletivo extrapatrimonial. 3. ed. Ver. atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010. LEITE, Jos Rubens Morato. Sociedade de Risco e Estado. In CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes; LEITE, Jos Rubens Morato (orgs.). Direito Constitucional Ambiental Brasileiro 2. Ed. rev. So Paulo: Saraiva, 2008. LOVELOCK, James. Gaia: alerta final. Trad. Vera de Paula Assis, Jesus de Paula Assis. Rio de Janeiro: Intrnseca, 2010 LWY, Michael. Ecologia e socialismo. So Paulo: Cortez, 2005. MARENGO, Jos A. Mudanas climticas globais e seus efeitos sobre a biodiversidade: caracterizao do clima atual e definio das alteraes climticas para o territrio brasileiro ao longo do sculo XXI. Braslia: MMA, 2006.

MORIN, Edgar; KERN. Anne-Brigitte. Terra-Ptria. Trad. Paulo Azevedo Neves da Silva, 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005 PORTO-GONALVES, Carlos Walter. O desafio ambiental. Rio de Janeiro: Record, 2004. REPBLICA DE BOLIVIA. Constituicion Politica del Estado, 2009. SANTILLI, Juliana. Socioambientalismo e novos direitos. So Paulo: Peirpolis, 2005. SANTOS, Boaventura de Sousa. Hablamos Del Socialismo del Buen Vivir. http://www.alames.org/documentos/socialismoboav.pdf

S-ar putea să vă placă și