Sunteți pe pagina 1din 9

FORMA, FUNO, ESTRUTURA E PROCESSO: UMA CONTRIBUIO MILTONIANA PARA O MTODO DA GEOGRAFIA RENOVADA.

Fernando Antonio da Silva 1 fernando.s.12@hotmail.com Prof. MSc. Reinaldo Sousa2 reinaldosousasousa@hotmail.com Vivemos num tempo de mudanas. Em muitos casos a sucesso alucinante dos eventos no deixa falar de mudanas apenas, mas de vertigem (Milton Santos). Resumo O ensaio ora apresentado tem como objetivo demonstrar como as categorias forma, funo, estrutura e processo se constituem no mtodo eficaz para elucidar de forma dialtica a organizao scio-espacial de um dado lugar, explicitando as perversidades impostas pelo processo de globalizao, mesmo em meio complexidade, instantaneidade e movimento caractersticos do perodo histrico atual. Palavras chaves: Geografia mtodo - categorias - espao. Consideraes acerca da Geografia e do seu objeto A definio de um objeto de estudo para a Geografia to complexa quanto o prprio uso do rtulo Geografia, incorporado ao vocabulrio cotidiano das pessoas apenas no sculo passado.
Alguns autores definem a geografia como o estudo da superfcie terrestre. Esta concepo a mais usual, e ao mesmo tempo a de maior vaguidade. Pois, a superfcie da Terra o teatro privilegiado (por muito tempo o nico) de toda reflexo cientfica, o que desautoriza a colocao de seu estudo como especificidade de uma s disciplina [...] significado etimolgico do termo Geografia descrio da Terra [...] Esta concepo origina-se das formulaes de Kant. (MORAES, 2007, p.31)

A indefinio do objeto de estudo perpassou toda trajetria da geografia at mesmo depois de sua institucionalizao enquanto cincia. Nesse cenrio, o que se verificava era uma disciplina um tanto insegura, ora querendo abarcar o globo, ora voltando-se para regio como categoria central, ambas s vezes valendo-se da descrio e/ou comparao. Segundo Moraes,
1

Graduando do curso de licenciatura plena em geografia da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Campus V, Unio dos Palmares - AL. 2 Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe e Professor da Universidade Estadual de Alagoas UNEAL, Campus V.

[...] alguns autores definem a Geografia como o estudo das relaes entre o homem e o meio, ou, posto de outra forma, entre a sociedade e a natureza [...]. Seria, por excelncia, uma disciplina de contato entre as cincias naturais e as humanas, ou sociais. Dentro dessa concepo aparecem, pelo menos, trs vises distintas do objeto: alguns autores vo apreend-lo como as influncias da natureza sobre o desenvolvimento da humanidade. [...] outros autores, mantendo a ideia da Geografia como estudo da relao entre o homem e a natureza, vo definir-lhe o objeto como a ao do homem na transformao deste meio. (2007, p. 35).

Em meados do sculo passado algumas mudanas comeam ocorrer.


A crise da Geografia Tradicional e o movimento de renovao a ela associado comeam a se manifestar j em meados da dcada de cinqenta e se desenvolvem aceleradamente nos anos posteriores [...]. A partir de 1970, a Geografia Tradicional est definitivamente enterrada; suas manifestaes, dessa data em diante, vo soar como sobrevivncias, resqucios de um passado j superado. Instala-se, de forma slida, um tempo de crticas e de propostas no mbito dessa disciplina. Os gegrafos vo abrir-se para novas discusses e buscar caminhos metodolgicos at ento no trilhados. Esta crise benfica, pois introduz um pensamento crtico, frente ao passado dessa disciplina e seus horizontes futuros. (MORAES, 2007, p. 103).

Mas que elementos e/ou acontecimentos explicam ou justificam essas mudanas no seio da Geografia? O que levou tantos gegrafos, j na segunda metade do sculo XX a se debruarem sobre os livros afim de (re)configurarem a Geografia? Para Moraes havia, em primeiro lugar, [...] se alterado a base social, que engendrara os fundamentos e as formulaes da Geografia Tradicional (2007, p.104). Ou seja, o desenvolvimento do modo de produo capitalista havia, nas palavras do autor, superado seu estgio concorrencial e entrado no perodo monopolista.
Em segundo lugar, o desenvolvimento do capitalismo havia tornado a realidade mais complexa. A urbanizao atingia graus at ento desconhecidos, apresentando fenmenos novos e complexos, como as megalpoles. O quadro agrrio tambm se modificara, com a industrializao e a mecanizao da atividade agrcola, em vrias partes do mundo [...]. O lugar j no se explicava em si mesmo; os centros de deciso das atividades ali desenvolvidas localizavam-se, muitas vezes, a milhares de kilmetros. O espao terrestre se globalizara nos fluxos e nas relaes econmicas. Vivia-se o capitalismo das empresas multinacionais, dos transportes e das comunicaes interocenicas. [...] isto defasou o instrumental de pesquisa da Geografia, implicando numa crise das tcnicas tradicionais de anlise (MORAES, 2007, p. 104/105).

As grandes transformaes que se iniciaram, tornaram evidente que emergia um novo perodo histrico, caracterizado, sobretudo, pela complexidade, instantaneidade e movimento, 2

tornando a descrio e comparao insuficientes como mtodo. Isso levou a Geografia a uma mudana de paradigma. As mudanas implementadas deram forma ao que se denominou de Geografia Renovada. Essa Geografia
[...] no se prende a uma viso to estanque da diviso das cincias, no coloca barreiras to rgidas entre as disciplinas, logo, no possui uma necessidade to premente de formular uma definio formal do objeto. Muito diferente a situao da Geografia Tradicional, em sua totalidade apoiada em fundamentos positivistas, os quais pedem, para legitimar a autoridade de uma cincia, uma definio precisa do objeto. (MORAES, 2007, p. 36).

Havia uma crise de fato da Geografia Tradicional. Assim, o movimento de renovao estava na busca de [...] novos caminhos, de nova linguagem, de novas propostas, enfim, de uma liberdade maior de reflexo e criao. As certezas ruram, desgastaram-se. E, novamente, pergunta-se sobre o objeto, o mtodo e o significado da Geografia (MORAES, 2007, p. 103). Comungando do fato de que os mtodos da geografia positivista se tornaram insuficientes, grande parte dos gegrafos brasileiros procurou novas formas de anlise, pensando que, desse modo, estavam formulando outra geografia, entretanto, pouco se afastando dos moldes tradicionais, a exemplo daquela que ficou conhecida como Geografia Pragmtica.
A Geografia Pragmtica uma tentativa de contemporaneizar, em vista dessa nova funo, este campo especfico do conhecimento, sem romper seu contedo de classe. Suas propostas visam apenas uma redefinio das formas de veicular os interesses do capital, da sua crtica superficial Geografia Tradicional. Uma mudana de forma, sem alterao do contedo social. Nessa atualizao do discurso burgus a respeito do espao, que se poderia chamar de renovao conservadora da Geografia, ocorre a passagem, ao nvel dessa disciplina, do positivismo clssico para o neopositivismo. Trocase o empirismo da observao direta [...] por um empirismo mais abstrato, dos dados filtrados pela estatstica [...]. Do trato direto com o trabalho de campo, ao estudo filtrado pela parafernlia da ciberntica. [...] da contagem e enumerao direta dos elementos da paisagem, para as mdias, os ndices e os padres. Da descrio, apoiada na observao de campo, para as correlaes matemticas expressas em ndices. (MORAES, 2007, p. 110/111)

Tentando dar respostas mais satisfatrias que esta aos problemas sociais, nasce a corrente Crtica da Geografia. Esta denominao [...] advm de uma postura crtica radical, frente Geografia existente [...] so autores que se posicionam por uma transformao da realidade social, pensando o seu saber como uma arma desse processo (Moraes, 2007, p. 119). 3

A grande problemtica que se colocava, e se coloca a todo tempo, como construir uma matriz terica e metodolgica que permita compreender essa realidade que muda, se transforma a cada instante? Preocupado com essa temtica, o professor Milton Santos, aps redefinir o objeto de estudo da geografia, desenvolve em Espao e Mtodo as categorias forma, funo estrutura e processo, como mtodo de anlise dessa nova disciplina e do seu objeto. Um mtodo de anlise frente complexidade do meio tcnico-cientfico-informacional. O perodo histrico atual, muito distinto dos que os precederam, tem como fundamento marcante o trip tcnica, cincia e informao, sendo por isso denominado por Milton Santos de meio tcnico-cientifico-informacional. Tcnica esta universalizada relacionalmente e presente em cada lugar de forma potencial. Vive-se um mundo em que a cincia o motor do desenvolvimento, onde o trabalho intelectual ganha importncia primria e as informaes em massa se processam vertiginosamente. Porm, como adverte Santos (2006, p.39), uma informao no face a face, mas mediada, preparada e servida pelos atores hegemnicos do sistema. O processo de globalizao, que segundo Souza (2008, p.36) difere da internacionalizao, que ganhou corpo a partir do fim da segunda guerra mundial, gerou grandes metamorfoses no espao enquanto totalidade, com implicaes diretas nos lugares que passam a ser reflexos do mundo, impedindo que espaos distantes fiquem isolados e causando um hibridismo cultural nunca antes presenciado na histria humana. Esse mesmo processo permite articular as diversas partes que compe a totalidade, alargando contextos e encurtando distncias, pois as tecnologias de ponta geram novas possibilidades de fluidez, base de expanso e de intercmbio. Contudo, a globalizao no conhecida por todos, sendo, sobretudo, um processo paradoxal e fragmentador, pois, ao tempo em que cria novas possibilidades uma fbrica de perversidades como afirma Santos:
A mundializao que se v perversa [...]. Concentrao e centralizao da economia e do poder poltico, cultura de massa, cientifizao da burocracia, centralizao agravada das decises e da informao, tudo isso forma a base de um acirramento das desigualdades entre pases e entre classes sociais, assim como da opresso e desintegrao do indivduo (SANTOS, 1997, p.17).

As possibilidades trazidas pelo processo de globalizao, como a de tudo conhecer num curto lapso de tempo, tm se apresentado apenas como fabulaes para a grande maioria das pessoas, pois as contradies no tocante distribuio do capital se acentuam e as perversidades impostas podem ser vistas em todos os lugares (SANTOS, 2006, p. 41). Mas, Retomando a questo da tcnica, necessrio compreender a particularidade atual que, aliada a cincia, se faz a principal responsvel pelas rpidas e grandes mudanas presenciadas a partir do segundo ps-guerra. Em Espao e Mtodo Santos assinala que no decorrer da histria as diversas sociedades se utilizaram de diferentes tcnicas para interveno no ambiente fsico, com o intuito de suprir as necessidades de sobrevivncia, pois, o ritmo da primeira natureza, que na realidade j no era primeira, no atendia o ritmo humano, o que desenvolve paulatinamente um avano, que na realidade no era contnuo (SANTOS, 1985, p.37). Tal avano nas tcnicas objetivando maior utilizao da natureza, resultou na complexidade de algumas sociedades que se revela, sobretudo, na forma de organizao e distribuio do trabalho. Como afirmou Rousseau o que o distingue do animal , em primeiro lugar, a liberdade; por ela o homem quer e no quer; deseja e teme. Depois, a faculdade de aperfeioar-se e tambm de retrogradar (1999, p.16). Assim depreende-se que o avano no conjunto das tcnicas (re)define o andar da sociedade, posto que, gera novas possibilidades at ento desconhecidas. Entretanto, o conjunto de tcnicas utilizadas em perodos anteriores no era o mesmo em todos os lugares, ou seja, se na Europa dominava-se as tcnicas de navegao, aqui na Amrica os ndios no imaginavam a existncia de um objeto muito pesado mas que flutuava sobre as guas. importante ressaltar que a expanso do sistema capitalista resultou na grande difuso das tcnicas, que agora possui caractersticas singulares. Para Santos essa tcnica, cuja realizao se tornou relativamente independente, c hamada pesquisa (1985, p.27). Essa tcnica de fazer tcnica o grande pincel que desenha o espao geogrfico contemporneo, pois,
Por meio das comunicaes, o perodo afeta a humanidade inteira e todas as reas da terra. Espaos que escapam temporariamente s foras so raros nesta fase da histria. As novas tcnicas, principalmente aquelas para processar e explorar inovaes, trazem, como nunca antes, a possibilidade de dissociao geogrfica de atividades (SANTOS, 1985, p. 28).

A tcnica universalizou as relaes, universalizou gostos de consumo, universalizou culturas e tantas outras coisas mais (SANTOS, 1997, p.14). Mais que isso o que se presencia, principalmente nas metrpoles, a sucesso alucinante dos eventos, (para usar uma expresso Miltoniana), o pice da concentrao do capital e a busca frentica e constante do mesmo, convivendo naturalmente lado a lado com a misria, o que poder-se-ia chamar de doena desse perodo histrico. A noo de solidariedade d lugar a injustias, perversidades. Nega-se o direito de cidadania e esquece-se de que
O simples nascer investe o indivduo de uma soma inalienvel de direitos, apenas pelo fato de ingressar na sociedade humana. Viver, tornar-se um cidado do mundo, assumir, com os demais, uma herana moral, que faz de cada qual um portador de prerrogativas sociais. Direito a um teto, comida, educao, sade, proteo contra o frio, a chuva, as intempries; direito ao trabalho, justia, liberdade e a uma existncia digna. (SANTOS, 2007, p. 19).

No lugar de um cidado a nova realidade do mundo forma um consumidor. Tratado e visto como mquina vale apenas o quanto e o que consome, sobretudo nas grandes cidades ou nas metrpoles. Ali
[...] Os cimentos se dissolvem e mnguam as solidariedades ancestrais. Ali onde o dinheiro se torna a medida de tudo, a economizao da vida social impe uma competitividade e um selvagismo crescente. As causas dos males aparecem como se fossem a sua soluo, crculo vicioso que escancara as portas das favelas para a cultura de massas, com o seu cortejo de despersonalizao, e a substituio dos projetos pessoais sados da cultura, isto , de dentro do indivduo, por outros projetos elaborados de fora deste mesmo indivduo, projetos decididos a conquistar todo mundo pela fora da propaganda. (SANTOS, 2007, p. 29).

Compreender o lugar, nesse contexto, supe reconhecer que este se tornou ao mesmo tempo, e estranhamente, singular pelas influncias do contexto, e mundializado na medida em que receptculo das possibilidades trazidas pela globalizao. Nesse sentido a noo de lugar-mundo e mundo-lugar, deve perpassar a todo tempo o entendimento do espao contemporneo. Em meio a toda essa complexidade novas e grandes problemticas se colocam Geografia, e a anlise descritiva que v o territrio como simples palco das aes humanas , no mnimo, insuficiente, posto que esta cincia tem a enorme e difcil tarefa de compreender os processos de desigualdade que se acentuam nesse perodo da globalizao, tarefa alcanada

apenas com o rigor metodolgico necessrio, pois, as questes que caracterizam o espao atual no podem ser desconsideradas no fazer cientifico srio. Portanto, a definio de um mtodo capaz de dar conta da anlise geogrfica nesse contexto precisa considerar, sobretudo, a atualidade e o movimento. Do contrrio ser insuficiente ou correr o risco de ficar desatualizado antes mesmo de sua aplicabilidade.

Objeto e mtodo Para Santos (1997, p.26) O espao deve ser considerado como um conjunto indissocivel de que participam, de um lado, certo arranjo de objetos geogrficos, objetos naturais e objetos sociais, e, de outro, a vida que os preenche e os anima, ou seja, a sociedade em movimento. O espao seria ento um conjunto indissocivel e contraditrio de objetos e aes. Assim, o espao possui arranjos visveis que imprescindivelmente se relacionam entre si com e por meio da sociedade em movimento. Nesse sentido, os objetos e arranjos de objetos so construdos, (re)construdos e (des)construdos para atender a dinmica social, produtiva e espacial de um dado perodo passvel de contextualizao. a partir desse entendimento que se pode definir as categorias filosficas forma, funo, estrutura e processo como mtodo de anlise da Geografia. Para Milton Santos (1985, P. 50/51) a forma o aspecto visvel de uma determinada coisa. So os objetos e arranjos de objetos que compe o espao, isto , casas, condomnios, parques, escolas avenidas e etc., tudo gerado historicamente, organizando o presente e projetando o futuro. A funo a atividade desempenhada pela forma. Ela d sentido a forma visto que um objeto no espao no subsiste desprovido de tarefa e, por outro lado, a tarefa no pode ser desempenhada sem a forma, da a relao direta entre as duas. Um terceiro aspecto da anlise a estrutura. Santos assinala que estrutura implica a inter-relao de todas as partes de um todo ; o modo de organizao ou construo (1985, p.50). o aspecto invisvel construdo pela inter -relao das diversas funes desempenhadas pelas/nas formas. Por isso para compreend-la preciso sempre considerar a dinmica social de cada perodo. A estrutura espacial de um dado lugar o resultado da interao de vrias estruturas que subsistem indissociavelmente, como nos lembra Santos:

A estrutura espacial algo assim: uma combinao localizada de uma estrutura demogrfica especfica, de uma estrutura de produo especfica,

de uma estrutura de renda especfica, de uma estrutura de consumo especfica, de uma estrutura de classes especfica e de um arranjo especfico de tcnicas produtivas e organizativas utilizadas por aquelas estruturas e que definem as relaes entre os recursos presentes (SANTOS, 1985, P. 17).

Para apreenso da realidade a geografia no pode se interessar mais pela forma das coisas do que pela sua formao. Por isso, outro fator inerente ao estudo do espao o processo. Este seria o constante devir social que constri, (re)constri e (des)constri as formas ao longo da histria. O processo dinmico, ou seja, processa e processado, modifica e modificado, ao mesmo tempo resultado e condio da histria. Desse modo, o estudo do processo se faz necessrio na medida em que se busca entender a gestao das formas, o que impreterivelmente facilitar a compreenso das funes por elas exercidas. Nesse sentido a histria se constitui numa ferramenta intimamente relacionada, a qual preciso recorrer constantemente. primeira vista o gegrafo pode ser induzido a estudar pura e simplesmente a forma. Porm, no se pode a separar concreta e conceitualmente das demais categorias sob pena de no se compreender a contento os diversos aspectos que compe o espao. Como nos afirma Santos:
Para se compreender o espao social em qualquer tempo, fundamental tomar em conjunto a forma, a funo e a estrutura, como se tratasse de um conceito nico. No se pode analisar o espao atravs de um s desses conceitos, ou mesmo de uma combinao de dois deles. Se examinarmos apenas a forma e a estrutura, eliminando a funo, perderemos a histria da totalidade espacial, simplesmente porque a funo no se repete duas vezes. Separando estrutura e funo, o passado e o presente so suprimidos, com o que a idia de transformao nos escapa e as instituies se tornam incapazes de projetar-se no futuro. Examinar forma e funo, sem a estrutura, deixa-nos a braos com uma sociedade inteiramente esttica, destituda de qualquer impulso dominante. Como a estrutura dita a funo, seria absurdo tentar uma anlise sem esse elemento. (SANTOS, 1985, p.56).

Assim, forma, funo, estrutura e processo, este ltimo sinnimo de tempo, quando consideradas em conjunto impedem a compreenso superficial e descritiva dos fenmenos que todo cientista deve evitar. Portanto, esse mtodo constitui uma base forte que auxilia o gegrafo na leitura e interpretao da realidade. Consideraes finais

Este ensaio evidenciou a aplicabilidade concreta e conceitual das categorias Miltonianas: forma, funo, estrutura e processo, enquanto mtodo de anlise para compreenso da organizao scio-espacial, revelando as contradies do processo de 8

globalizao, quando consideradas indissociavelmente. Para tanto, foi necessrio recorrer aos principais processos que nortearam a renovao da geografia para melhor compreender os fundamentos dessa nova realidade presenciada aproximadamente em meados do sculo passado, visto que, analisar as caractersticas desse perodo histrico condio essencial para a (re)definio de um mtodo que no fuja atualidade e sobreviva ao movimento. Como afirmou Milton Santos o estudo da totalidade conduz a uma escolha de categorias analticas que devem refletir o movimento real da totalidade (2007, p. 199). Portanto, a contribuio Miltoniana, para o mtodo da geografia renovada, impede que o gegrafo faa uma geografia tradicional coberta com falsa capa de criticidade, porm nunca ultrapassando os limites da descrio que em pleno sculo XXI, frente complexidade gerada em virtude da instantaneidade e movimento do meio tcnico-cientfico-informacional, no satisfaz aos anseios da cincia geogrfica. REFERNCIAS

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: Pequena Histria Crtica. So Paulo: Annablume, 2007. SANTOS, Milton. Economia Espacial: Crticas e alternativas. So Paulo: Edusp, 2007.

SANTOS, Milton. Espao e Mtodo. So Paulo: Nobel, 1985.

SANTOS, Milton. O Espao do Cidado. So Paulo: Edusp, 2007.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espao habitado. Quinta edio. So Paulo: HUCITEC, 1997. SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia. Universal. 13 ed. Rio de Janeiro: Record, 2006. SOUZA, Maria Adlia Aparecida de (organizadora). A Metrpole e o Futuro. Refletindo sobre Campinas. Campinas: Edies TERRITORIAL, 2008. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens e Discurso Sobre as Cincias e as Artes. So Paulo, Nova Cultural Ltda, 1999.

S-ar putea să vă placă și