Sunteți pe pagina 1din 16

Trident - Indstria de Preciso Ltda.

Caixa postal 29 17230-000 Itapu - SP Brasil Fone: (14) 3664-8000 Fax: (14) 3664-8001 www.trident.com.br trident@trident.com.br

DDG - 08000 142141

As prensas impressoras TRIDENT so de fcil operao e limpeza, possibilitando assim que tanto os iniciantes, quanto os profissionais tirem o maior proveito e satisfao ao verem as suas obras impressas rapidamente, de maneira agradvel e gratificante. O sistema de impresso similar ao do carimbo, funciona mediante a presso uniforme de uma matriz sobre um papel, couro ou outros substratos finos e planos e vem sendo usado h sculos por artistas e outros interessados na impresso de pequenas tiragens. As matrizes de impresso podem ser feitas nos mais variados materiais, em linleo, metlicas, plsticas, de madeira, peas coladas e outras tantas, possibilitando a criatividade de quem as faz, e obtendo como resultado a tiragem de cpias artsticas inusitadas e impossveis de serem feitas por qualquer outro processo artesanal. De todas as matrizes citadas, a de chapas de Linleo, atualmente a mais usada por suas caractersticas mecnicas, pois tem uma superfcie muito plana, bem homogenia, possui boa maleabilidade e sobre tudo, por sua textura e facilidade de usinagem. Para a produo da matriz em linleo ser necessrio um lpis, caneta, riscador e outros produtos para o desenho da matriz e tambm a aquisio de uma placa de corte e proteo de mesa. Est placa simples e pode, eventualmente, ser construda pelo prprio usurio, pois consiste em uma placa de madeira, compensada, MDF, ou mesmo aglomerado, com um sarrafo preso em sua extremidade superior para que sirva de apoio e no deixe a matriz escorregar durante o corte e tambm para proteger a mesa das ferramentas cortantes. A chapa poder ser de qualquer espessura, e o ideal que tenha no mnimo as dimenses, comprimento e largura, da placa de apoio da prensa a ser usada, pois assim, ela possibilitar a confeco de matrizes at o tamanho da mesma. Ver as Figuras 2, 3 e 4. Concludo o desenho, o mesmo dever ser cuidadosamente esculpido no linleo para finalizar a matriz. Mostramos abaixo algumas ferramentas recomendadas para riscar e usinar o linleo e faremos a seguir alguns breves comentrios sobre a produo de matrizes e impresso em linleo, alm de outras tcnicas muito usadas, ressaltando que o nosso intuito apenas iniciar o artista abrangente tcnica.

01

As matrizes em relevo so muito usadas, pois possibilitam uma impresso mais detalhada e uma tiragem maior, mantendo-se a uniformidade do lote. Por este processo usam-se matrizes esculpidas, nos mais diversos materiais, como, madeira, plstico, borracha, linleo ou outras superfcies planas de fcil usinagem. Pode-se usar tambm, clichs metlicos, gravados por corroso cida, obtidos facilmente nas empresas de clicherias grficas.

Impresso com Matrizes em Relevo

Desenhando no Linleo
FIGURA 1 O desenho da matriz pode ser criado diretamente com lpis ou caneta sobre a placa de linleo ou mesmo ser copiado por transferncia com papel carbono, por pantgrafo ou por outro meio qualquer.

Esculpindo a Matriz de Linleo


FIGURA 2 Coloca-se a matriz sobre a placa de corte, posicionando-se as mos conforme indica a figura 2, de modo que a mo que apia a placa fique sempre atrs da mo que manipula a ferramenta, para evitar acidentes, pois as ferramentas de corte e de desbaste costumam escorregar e escapar do linleo sendo lanada para frente. A ferramenta deve ser sempre impulsionada para frente e nunca no sentido do corpo ou da mo do artista. FIGURA 3 O desbaste deve ser feito dos dois lados de todas as linhas do desenho e devem ter uma certa profundidade, para que quando se passe o rolo de tinta sobre a matriz este no toque na parte rebaixada. Ao terminar a escultura a matriz dever estar com todas as partes que recebero a tinta mais alta que as restantes, tal qual um carimbo.

FIGURA 4 Com o auxlio de um pincel mantenha bem limpa a superfcie trabalhada, para que assim possa executar o servio com maior preciso. Todas as rebarbas e cavacos provenientes do desbaste devem ser retiradas, pois, caso contrrio estes recebero tinta e a transferiro ao papel na hora da impresso. O linleo dever estar bem limpo na ocasio de receber a tinta.

02

A tinta a ser usada no pode ser muito lquida e deve ter a densidade correta para este fim, pois a mesma no poder escorrer para a parte rebaixada da matriz. FIGURA 5 Para o entintamento do rolo, dever ser usada uma superfcie bem lisa, como vidro, metal ou plstico, com pelo menos o dobro da largura do rolo. O vidro mais indicado porque sua superfcie e bem lisa e no sofre a agressividade dos solventes de limpeza. O rolo de pintura tambm no deve ser muito pequeno, para evitar muitos repasses sobre a matriz, pois onde os repasses se encontram, sempre ocorre uma pequena sobreposio de tinta. OBS: Terminadas as impresses, lave bem o rolo e a base com solvente adequado. FIGURA 6 Prenda a placa mesa com fita adesiva para que ela no escorregue durante o processo. Sobre a placa coloque um pouco de tinta e esparramando-a no sentido do comprimento do rolo. No coloque muita tinta, s o bastante para que esta cubra uniformemente todo o rolo, no comprimento e na largura. O rolo no pode ser carregado com muita tinta, deve conter somente a tinta necessria, para que a cada volta sua sobre a matriz, esta fique uniformemente manchada de tinta.

Aplicando a Tinta na Matriz de Linleo

FIGURA 7 Aplique a tinta em toda a matriz de Linleo, entintado o rolo quantas vezes forem necessrias at completar a operao. sempre melhor imprimir com pouca tinta do que com muita tinta. Caso a quantidade de tinta aplicada seja muito maior que a ideal a impresso poder sair borrada e ser necessrio fazer algumas impresses em um papel comum at secar o excesso de tinta.

FIGURA 8 Quando tiver terminado a aplicao da tinta na matriz, coloque o rolo sobre a placa de tinta de modo que o seu cabo no toque na tinta, pois o usar novamente para as outras impresses, uma vez que a cada nova impresso ser preciso uma nova cobertura de tinta na matriz. Durante todo o processo importante manter as mos limpas, sem tocar na tinta, para no manchar o papel.

03

Imprimindo com Placa de Linleo


FIGURA 9 Antes de colocar a matriz na prensa, observe o reflexo da luz na camada de tinta aplicada e se notar pequenas salincias como gros de areia na mesma, provvel que haja cavacos de linleo misturados tinta. Para minimizar e prevenir este problema, pode se aplicar um forte jato de ar, em toda a matriz antes da aplicao da tinta, ou mesmo escov-la delicadamente.

FIGURA 10 Com um lpis ou palito de madeira, remova os cavacos existentes na tinta. Nesta operao provvel que ao se retirar os cavacos, saia tambm a tinta destas pequenas reas, ficando pontos da matriz, sem cobertura de tinta no final desta operao. Retoque cuidadosamente estes pontos com tinta, usando-se novamente o rolo ou mesmo com um pequeno pincel. Lembrando que quanto mais perfeita a matriz e a aplicao da camada de tinta, melhor ficar o seu trabalho.

FIGURA 11 Prenda, com fita adesiva, uma folha limpa de papel branco, do tamanho que cubra quase toda a mesa da impressora, e que seja maior que a matriz a ser usada. Esta folha ajuda o localizar manchas de tinta nas laterais da mesa impressora, durante o processo de impresso, o que poder manchar as bordas do novo substrato impresso. Se pequenas manchas forem notadas, cubra-as com fita adesiva e prossiga os trabalhos, caso apaream manchas grandes ou o papel branco j esteja muito usado, troque-o por outro novo e limpo. Manter o leito da mesa impressora limpo, evitar manchas nas extremidades do substrato impresso. FIGURA 12 Coloque a matriz de linleo voltada para cima e centralizada sobre a folha de papel branco. Por cima da matriz, tambm centralizado o substrato a ser impresso. Coloque primeiro, uma de suas extremidades e v deitando o mesmo sobre a matriz cuidadosamente sem mov-lo de posio, nem para frente, nem para trs e nem dos lados, pois os movimentos causaro borres e sombras no impresso. O substrato precisa ser colocado da forma indicada na figura ao lado, lentamente para que no se formem bolhas e nem se arraste sobre a matriz. Para melhor esquadrejamento na colocao do substrato sobre a matriz, pode se usar, um encosto, preso na extremidade da mesa, atrs da matriz. Assim, antes de iniciar a colocao do substrato sobre a matriz, apie sua extremidade no encosto e este alinhar o substrato, mantendo a posio correta de esquadro com a matriz.
04

FIGURA 13 Finalmente coloque sobre o substrato a ser impresso, a placa de feltro cinza de 6 mm, que acompanha todos os modelos de prensa TRIDENT. A placa deve ficar sobre o substrato cobrindo-o totalmente, e assim teremos na mesa, nesta ordem: o papel branco, a matriz entintada (voltada para cima), o substrato a ser impresso e a placa de feltro, tudo bem centrado no tampo da mesa impressora. Eventualmente, para uma impresso de melhor qualidade, pode-se colocar outra placa de feltro de espessura mais fina e macia por cima.

FIGURA 14

Ajustando a Presso do Rolo

Levante o cilindro girando as borboletas de presso no sentido anti-horrio at que a mesa de impresso passe por baixo dele sem o bloco tocar no cilindro. Posicione a mesa de modo que o cilindro fique no incio da rea a ser impressa, e lentamente v apertando as duas borboletas de presso, girando as no sentido horrio. Mantenha sempre as escalas dos dois lados na mesma posio para que o cilindro faa presso por igual no bloco de impresso.

FIGURA 15 A presso ideal ser aquela que permitir, que ao se girar a manivela grande para avanar a mesa sob o rolo, este arranque suavemente, mas fazendo certa resistncia. Com o cilindro regulado na presso certa o bloco necessita passar somente uma vez pela prensa para que a impresso fique boa. Normalmente as duas primeiras impresses so perdidas para permitir este ajuste.

FIGURA 16 Enquanto ainda no se tiver prtica para ajustar a presso correta, pode se faz-lo por tentativas e ir abaixando levemente o cilindro, imprimindo e conferindo o trabalho, sem tirar a folha e a matriz da posio original. Impresso muito clara sinal de pouca presso do cilindro sobre o bloco. Neste caso v aumentando a presso e repetindo o processo at conseguir o resultado desejado. As escalas existentes nos dois suportes do cilindro devem estar sempre marcando a mesma posio, para que este fique alinhado e exera presso por igual em toda a matriz.
05

FIGURA 17 Aps se certificar que o substrato est bem impresso, movimente a mesa de forma que o cilindro fique fora do bloco. Levante o feltro, iniciando o movimento pela extremidade frontal e deite-o sobre o cilindro, com cuidado para no arrast-lo sobre o substrato, pois isso causar irreparveis borres na impresso. A retirada do substrato impresso deve ser feita iniciando-se pela frente, vagarosamente, de forma que o papel no volte a tocar na matriz e nem se arraste sobre ela, e no final, quando quase todo o substrato estiver levantado, puxe-o para cima, elevando-o para garantir que este no toque mais na matriz.

FIGURA 18 Na primeira pea impressa, o usurio poder avaliar a qualidade da matriz, detalhes do desenho e tambm verificar se a matriz precisa de retoques ou se a aplicao da tinta foi correta. Geralmente a partir da terceira impresso, as tiragens j so de boa qualidade, e iro melhorando com a prtica do usurio.

FIGURA 19 a A figura mostra uma matriz de linleo entintada. Esta matriz foi desenhada a partir de uma imagem projetada por transparncia sobre o linleo, e esboada com lpis, pelo artista.

FIGURA 19 b A figura mostra um papel branco, impresso pela matriz acima. Nota-se que a imagem a mesma, porm, est espelhada. Portanto, se quiser imprimir palavras ou nmeros, estes devero estar invertidos na matriz para que fiquem corretos e dem leitura no substrato impresso.

06

Matriz de Linleo para Impresso de Mltiplas cores


FIGURA 20
O mtodo de impresso com mltiplas cores em linleo praticamente simples e pode valorizar em muito o trabalho do artista. Em uma matriz normal de linleo, recorte e retire da mesma as partes que deseja imprimir com outras cores, e para faz-lo marque bem com uma ferramenta de corte, tipo talhadeira ou similar, a rea a ser retirada, e com uma faca ou estilete de espessura mais fina, aprofunde o corte at varar a chapa.

FIGURA 21
As partes do desenho que foram retiradas da matriz devem ser um pouco desgastadas em todo o seu contorno para que entrem e saiam facilmente da matriz, pois elas precisaro ser re-entintadas a cada nova impresso. Sero necessrios, um rolo diferente e uma nova placa de tinta, para cada cor a ser usada. Para aplicar a tinta nos pedaos menores, pode-se segurlos mesa com um ponteiro ou uma agulha, para que no se movimentem durante a operao.

FIGURA 22
Para a impresso, deve se seguir todos os passos da operao padro. A matriz deve ser colocada na mesa de impresso, j entintada, e posteriormente se encaixam na mesma, em seus respectivos lugares, os pedaos menores tambm entintados.

FIGURA 23
Uma vez mais, ponteiros, agulhas, ou at mesmo uma pina podem ser usados para auxiliar na operao e evitar que se sujem as mos. Aps os pedaos serem colocados na matriz, conclua normalmente as outras operaes de impresso.

07

FIGURA 24
Algumas peas menores da matriz podem ficar presas ao substrato quando ele est sendo retirado da impressora. Isto acontece quando o detalhe recortado da matriz muito pequeno e leve, no vencendo assim a atrao por viscosidade da tinta.

FIGURA 25
Para prevenir este problema, use o ponteiro ou a agulha para mant-lo na matriz enquanto se retira o substrato impresso.

FIGURA 26
Para prevenir este problema, use o ponteiro ou a agulha para mant-lo na matriz enquanto se retira o substrato impresso. Estas ferramentas tambm devero ser usadas para retirar as peas no re-entintar.

FIGURA 27
Ao se imprimir mltiplas cores, pode acontecer que os detalhes no fiquem muito bem impressos. Isso geralmente ocorre, quando tintas de diferentes marcas so usadas para entintar a matriz e os detalhes. recomendvel usar as tintas da mesma marca, ou atentar, para que as vrias cores sejam diludas e aplicadas nas mesmas propores.

FIGURA 28
Por este processo de impresso consegue-se uma infinidade de combinaes de cores, diferenciando-o de qualquer outro e enriquecendo o trabalho do artista. Muitas provas com combinaes de cores diferentes podem ser feitas antes de se decidir pela tiragem de um lote.

08

Matriz de Mosaico ou de Colagens de Peas


FIGURA 29
Esta tcnica, tambm chamada de COLAGRAVURA, consiste na colagem de peas em uma base, de papelo, plstico ou outro material plano. Pode se colar peas de um mesmo material ou peas de materiais variados, para se obter efeitos diferentes na impresso, observando-se, que estes tenham a mesma espessura ou que estas sejam muito prximas, pois todas as peas devem tocar no substrato na hora da impresso. Podem ser usados recortes de materiais flexveis como IVA, borracha e outros para minimizar o problema com as espessuras variveis.

FIGURA 30
As matrizes produzidas por colagem possibilitam uma gama enorme de efeitos grficos, levando o artista a experimentar resultados surpreendentes. Podem-se misturar materiais de texturas e de espessuras variveis, na matriz, tomando-se o cuidado de no usar moedas, anis metlicos e outros metais que possam danificar o rolo impressor da mquina.

FIGURA 31
As matrizes por colagem, no so to resistentes e produzem menos impressos que as matrizes em relevos esculpidos. Para melhorar a sua durabilidade pode se passar uma demo de seladora sobre a mesma. Recomenda-se secar bem a cola e a seladora antes de us-la. Para se entintar a matriz, usam-se uma boneca feita de retalhos de tecido aplicada nas partes altas e um pincel para se entintar as partes baixas da mesma. Pode se usar diferentes cores na impresso.

FIGURA 32
Algumas peas da matriz podem ficar presas ao substrato quando ele est sendo retirado da impressora, por isso recomenda-se tirar o impresso com cuidado. Dependendo da matriz usada, pode-se imprimir com alto relevo, usando-se ou no tinta na matriz, para melhorar este efeito em papel carto pode-se umedec-lo levemente.

FIGURA 33
Pela prpria natureza da matriz, haver inconstncias em cada impresso quando se usar objetos que no sejam resistentes presso da prensa.

09

Por este processo o desenho gravado na matriz por corroso cida, usando-se uma chapa de zinco como matriz e acido ntrico (per cloreto de ferro), como agente corrosivo.
FIGURA 34
Em uma placa de zinco, sem riscos, sem cantos vivos ou rebarbas, aplique uma demo de verniz protetor, betume ou de tinta esmalte em spray prova de ferrugem, formando uma base protetora em toda a matriz. Para melhor aderncia da base protetora, a placa dever estar bem limpa e desengordurada. A aplicao dever ser feita dos dois lados da chapa.

Matriz de gua Forte

FIGURA 35
Aps a secagem do verniz desenha-se, com um riscador de metal a gravura a ser impressa de modo que o risco ultrapasse a camada de verniz e risque levemente a matriz. Para se desenhar diretamente na matriz, usa-se uma tinta ou verniz que contraste com a chapa de zinco usada. O desenho pode ser previamente esboado na matriz, com lpis ou carbono, e neste caso, usa-se uma base clara que contraste com os riscos a serem feitos. Posteriormente, com um riscador deve-se passar o desenho para matriz ferindo a base em todos os traos do desenho.

FIGURA 36
O princpio da matriz de gua Forte, que o cido, corri a placa de zinco, mas no ataca o verniz protetor, ento ao se riscar a base protetora e se aplicar o cido, este ir corroer somente onde a mesma foi riscada, ou seja, nas linhas do desenho.

FIGURA 37
Aps o desenho ter sido riscado na matriz, mergulhe a mesma em uma soluo de cido ntrico por alguns minutos. O tempo de banho o que vai determinar a profundidade e a grossura do trao obtido na matriz. Quando se deseja traos finos deixase em banho por pouco tempo e vice-versa. Com o auxlio de um pincel macio, ou de uma pena, retire as bolhas de gs que porventura se formarem, pois estas impediro a corroso do acido e causaro defeitos na matriz. Para proteger as mos do cido ntrico, que muito forte, cole uma fita adesiva por traz da matriz, para coloc-la e moviment-la durante o banho, pois a cada pouco deve-se levant-la um pouco e abaix-la para movimentar o cido e tambm para ver melhor o trabalho de corroso. Aconselham-se o uso de culos protetores nesta operao.

10

FIGURA 38
Podem ser desenhados traos finos e grossos, simultaneamente, e para tanto, risque primeiro na matriz os traos grossos que deseja, e deixe a mesma em banho no cido, por algum tempo. A seguir retire a matriz, lave-a com cuidado em gua corrente, para a retirada do cido, e risque os traos finos que deseja. Volte a matriz no banho por mais um perodo de tempo e ter como resultado a matriz que deseja, pois os traos que queria mais grossos, ficaram por mais tempo no banho de cido. O tempo de banho da matriz vai depender da soluo usada, ou da orientao do fabricante.

FIGURA 39
Depois de pronta a matriz e retirada a base protetora com solvente, a mesma deve ser entintada. Para este processo pode ser usada esptulas plsticas para massa corrida, encontradas facilmente no comrcio.

FIGURA 40
A tinta dever preencher completamente, todos os sulcos da matriz.

FIGURA 41
Com um chumao de papel ou de tecido absorvente, sem fios soltos, retire os excessos de tinta da superfcie da matriz tomandose o cuidado de no retirar a tinta dos sulcos. Ao final do processo a placa dever estar relativamente limpa com todos os sulcos que foram formados pela corroso, cheios de tinta.

11

FIGURA 42
Ao imprimir uma gravura com Matriz de gua Forte, deve se usar papel especial para esta finalidade e este dever estar bem umedecido. Para tanto coloque o em um recipi ente com gua por alguns minutos de modo que o mesmo fique todo submerso.

FIGURA 43
Retire o papel e coloque-o em uma superficie plana, se possvel um pouco inclinada, e com o auxilio de um rodinho retire o excesso de gua.

FIGURA 44
Coloque a matriz na impressora e sobre a mesma o papel umedecido. Repita as operaes normais de impresso j vistas anteriormente, ajustando a presso do cilindro. Comece dando pouca presso e se a impresso ficar muito fraca, aumente a presso do cilindro. Por este processo o papel molhado forado para dentro dos sulcos da matriz, absorvendo a tinta existente nos mesmos.

FIGURA 45
Aps a impresso, retire com cuidado o papel e coloque-o sobre uma superfcie plana e absorvente para secagem mais rpida.

FIGURA 46
Deixando-se toda matriz um pouco entintada, consegue-se inusitados efeitos de sombreamento e de textura, que podero ser modificados a gosto do artista, a cada nova impresso.

12

Eventualmente podem-se usar outros tipos de materiais para a confeco das matrizes e impressos, tais como: papis de gramaturas diversas, madeira, couro, cobre, plsticos, ou mesmo mescl-los para se obter diferentes e inusitados resultados, ficando a cargo do artista explorar as infinitas possibilidades de uso de sua prensa.

Outros Tipos de Matrizes

Os papis ideais para impresso na prensa so os de algodo com gramatura alta, de 190 a 300 g/m2. Para gravura em relevo eles podero ser apenas umedecidos com uma esponja ou com spray cuidando para que no fiquem gotas de gua no papel. Para a gravura em metal os papis devem ser molhados em tanques ou bacias, l permanecendo por minutos. Papis de boa qualidade, mais pesados, de 300 Gr ou mais, como por exemplo, papis para aquarela, podero ficar algumas horas. Ao tirar os papis do tanque, estes devem ser escorridos e colocados sobre folhas de papel mata-borro ou sobre toalhas, de preferncia brancas, separadamente. Para a gravura em metal os papis devem estar midos, nem secos demais e nem molhados demais, no podem ter brilho de gua ou gotas visveis em nenhum dos lados.

Papis para Impresso

Ao trmino dos trabalhos a prensa deve ser mantida limpa e protegida de sujeiras e poeiras. Para uma impresso de melhor qualidade, pode-se usar um feltro mais fino em contato com o papel e o feltro mais grosso(fornecido com a prensa), em contato com o cilindro. Antes da impresso ajusta-se a presso do rolo de acordo com a matriz e o papel a serem usados. Coloca-se primeiramente um papel branco e limpo, sobre a mesa para marcar a posio da matriz e do papel. O papel de impresso deve ser colocado com cuidado sobre a matriz para que no se mexa e nem se desloque sobre a matriz entintada, pois isso poder causar borres no impresso. O movimento da mesa, deve ser contnuo e sem interrupes. Se a presso estiver correta a impresso sair perfeita na primeira passagem. Depois que o bloco, papel, matriz e feltro, passou pela prensa pode-se checar partes da impresso, levantando-se as pontas do papel em diferentes posies, caso a impresso esteja apagada, aumente a presso do cilindro, girando as duas manivelas no sentido horrio, tomando-se o cuidado de manter as escalas na mesma posio, dos dois lados. Ao trmino da impresso deve-se tirar a matriz, limpar bem todas as peas e aliviar a presso do rolo, para o descanso do feltro.
13

Breves Instrues de Uso

Construdas sobre estrutura tubular reforada, com quatro niveladores de solo e bandeja auxiliar. Montantes super dimensionados em alumnio fundido apiam os cilindros macios em ao cromado e conferem muita robustez e durabilidade s prensas. Graduadores precisos nos dois montantes, permitem ajustes de at 0,025 mm da altura do cilindro, possibilitando impresses mais delicadas e de melhor qualidade. Acionamento suave, porm forte, graas a reduo por engrenagens e aos mancais em Nylon especial com lubrificao permanente. Possuem manoplas anatmicas e toda a estrutura pintada a fogo.

Prensas para Gravuras e Relevos

80 cm 80 cm

84 c

rea de trabalho: 92x57 cm. Altura mxima entre os rolos com placa de apoio: 4,5 cm. Peso bruto: 150 kg Reduo de 3,35 vezes. Presso entre os cilindros 5.000 kg. Dimetro cilindro inferior: 74,8 mm. Dimetro cilindro superior: 110 mm. Placa de apoio em material fenlico no compressvel: 920x600 mm. Acompanha um feltro grosso de: 920x570x6 mm.

Prensa mod. G-600

72 cm

Prensa mod. M-350

rea de trabalho: 66x32 cm. Altura mxima entre os rolos com a placa de apoio: 3,2 cm. Peso bruto: 59 kg Reduo de 2,62 vezes. Presso entre os cilindros: 2.000 kg. Dimetro cilindro inferior: 50,8 mm. Dimetro cilindro superior: 105 mm. Placa de apoio em material fenlico no compreenssvel: 660x250 mm. Acompanha um feltro grosso de: 660x320x6 mm.

80 cm

Prensa mod. P-300


75 c m

rea de trabalho: 92x47 cm. Altura mxima entre os rolos com placa de apoio: 3,2 cm. Peso bruto: 80 kg Reduo de 2,62 vezes. Presso entre os cilindros: 2.000 kg. Dimetro cilindro inferior: 50,8 mm. Dimetro cilindro superior: 105 mm. Placa de apoio em material fenlico no compressvel: 920x500 mm. Acompanha um feltro grosso de: 920x500x6 mm.

Prensa mod. M-500

Modelo econmico, sem estrutura de apoio, Ideal para estudantes e aprendizes. Com, trao direta, sem reduo. rea de trabalho: 50x26,5 cm. Altura mxima entre os rolos com a placa de apoio: 2,8 cm. Peso bruto: 22 kg Presso entre os cilindros: 225 kg. Dimetro cilindro inferior: 38 mm. Dimetro cilindro superior: 75 mm. Placa de apoio em ferro esmaltado: 500x300x3 mm. Acompanha um feltro grosso de: 500x265x6 mm.

14

S-ar putea să vă placă și