Sunteți pe pagina 1din 13

nominamos Literatura de Portugal (doravante literatura portuguesa) a literatura escrita no idioma portugus por escritores portugueses.

Fica excluda, no mbito deste artigo, a literatura portuguesa de expresso brasileira, assim como as literaturas de outros pases lusfonos, e tambm as obras escritas em Portugal nas lnguas distintas do portugus, como o latim e o castelhano. Os incios da literatura portuguesa encontram-se na poesia galego-portuguesa medieval, desenvolvida originalmente na Galiza e no Norte de Portugal. A Idade de ouro situa-se no Renascimento, momento em que aparecem escritores como Gil Vicente, Bernardim Ribeiro, S de Miranda e sobretudo o grande poeta pico Lus de Cames, autor de Os Lusadas. O sculo XVII ficou marcado pela introduo do Barroco em Portugal e geralmente considerado como um sculo de decadncia literria, no obstante a existncia de escritores como o Padre Antnio Vieira, o Padre Manuel Bernardes e Francisco Rodrigues Lobo. Os escritores do sculo XVIII, para contrariarem uma certa decadncia da fase barroca, fizeram um esforo no sentido de recuperar o nvel da idade dourada o neoclassicismo, atravs da criao de Academias e Arcdias literrias. Com o sculo XIX, foram abandonados os ideais neoclssicos, Almeida Garrett introduziu o Romantismo, seguido por Alexandre Herculano e Rebelo da Silva. No campo da novela, na segunda metade do sculo XIX, desenvolveu-se o Realismo, de feio naturalista, cujos mximos representantes foram Ea de Queiroz, Ramalho Ortigo e Camilo Castelo Branco. As tendncias literrias do sculo XX esto representadas, principalmente, por Fernando Pessoa, considerado como o grande poeta nacional a par de Cames, e j nos seus ltimos anos pelo desenvolvimento da prosa de fico, graas a autores como Antnio Lobo Antunes e Jos Saramago, Prmio Nobel de Literatura.

Idade Mdia
[editar] Origens da literatura portuguesa
A literatura portuguesa nasceu formalmente no momento em que surgiu o portugus lngua escrita, nos sculos XII e XIII. Ainda que seja provvel a existncia de formas poticas anteriores, os primeiros documentos literrios conservados pertencem precisamente lrica galego-portuguesa, desenvolvida entre os sculos XII e XIV com uma importante influncia na poesia trovadoresca provenal. Esta lrica era formada por canes ou cantigas breves, difundidas por trovadores (poetas) e segris (instrumentistas) e desenvolveu-se primeiro na Galiza e no Norte de Portugal. Mais tarde trasladou-se para a corte de Afonso X o Sbio, rei de Castela e de Leo, onde as cantigas continuaram a ser escritas em galego-portugus. Os primeiros poetas conhecidos so Joo Soares de Paiva e Paio Soares de Taveirs, sendo de autoria deste ltimo a "Cantiga da Ribeirinha", tambm conhecida como "Cantiga da Garvaia"[1]. Outros poetas desenvolveram sua arte na corte do rei D. Afonso III de Portugal e mais tarde na de D. Dinis, ambos monarcas protectores e impulsionadores da cultura livresca. O corpus total da lrica galaico-portuguesa, composto por 1685 textos, excluindo as Cantigas de Santa Maria, est reunido em Cancioneiros ou Livros das Canes: o Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana e Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa (Colocci Brancuti), alm dos pergaminhos Vindel e Sharrer.

A prosa em portugus teve um desenvolvimento mais tardio que a poesia e no apareceu at o sculo XIII, poca em que adoptou a forma de breves crnicas, hagiografias e tratados de genealogia denominados Livros de Linhagens. No se conservou nenhum cantar de gesta portuguesa, mas sim, em mudana, livros de cavalaria, como a "Demanda do Santo Graal". Nesta poca escreveu-se ademais, possivelmente, a primeira verso, hoje perdida, do Amadis de Gaula, cujos trs primeiros livros foram escritos segundo algumas fontes por um tal Joo Lobeira, trovador de finais do sculo XIII. Estas narraes cavalheirescas, ainda que desprezadas pelos homens cultos de finais da Idade Mdia e do Renascimento, gozaram do favor popular, dando lugar s interminveis sagas dos "Amadises" e os "Palmerins", tanto em Portugal como em Espanha.

[editar] O sculo XV
No final do sculo XIV, com a Crise de 1383-1385, inicia-se uma nova etapa na literatura portuguesa. Nesta poca, os reis continuaram ligados criao potica: o Rei D. Joo I de Portugal escreveu um Livro da Caa, e seus filhos D. Duate I e Pedro, Duque de Coimbra compuseram tratados morais. Tambm nesta poca, um escriba annimo contou a histria herica de Nuno lvares Pereira na Crnica do Condestvel. A tradio cronstica portuguesa comeou com Ferno Lopes, quem compilou as crnicas dos reinados de D. Pedro I, D. Fernando I e D. Joo I, combinando a paixo pela exactido com uma especial destreza para a descrio e o retrato. Gomes Eanes de Zurara, que lhe sucedeu no posto como cronista oficial e escreveu a Crnica da Guin e das guerras africanas, igualmente um historiador bastante fivel, cujo estilo, no entanto, est afectado pelo pedantismo e a tendncia moralizante. Seu sucessor, Rui de Pina, evitou estes defeitos e ofereceu um relato se no artstico, pelo menos til, dos reinados de D. Duarte, D. Afonso V e D. Joo II. A sua histria do reinado deste ltimo monarca foi, tambm, reutilizada pelo poeta Garcia de Resende, que a enfeitou com episdios vividos por si em primeira pessoa e a publicou com o seu nome. No campo da poesia, esta poca est marcada pela influncia da poesia renascentista italiana, em especial de Petrarca, que se introduziu na literatura portuguesa atravs da espanhola. Isto levou a que muitos autores, como Pedro Condestvel de Portugal, amigo de igo Lpez de Mendoza, escrevessem em castelhano. Evidncias da influncia da literatura italiana sobre a portuguesa nesta poca so o gosto pela alegoria ou pelas referncias Antiguidade Clssica. Nesta poca coleccionaram-se cancioneiros como o Cancioneiro Geral compilado por Resende, que contm o labor de uns 300 cavaleiros e poetas de tempos de D. Afonso V e D. Joo II e que foi inspirado por Juan de Mena, Jorge Manrique e outros poetas espanhis. A maioria destas composies eram poesias artificiosas e conceptuais de temtica amorosa ou satrica. Entre os escassos poetas que demonstraram um especial talento e verdadeiro sentimento potico se encontram o prprio Resende, autor de uns versos morte de Ins de Castro, Diogo Brando, autor de um Fingimento de Amores, ou o prprio Condestvel D. Pedro. No entanto, entre estes cancioneiros aparecem tambm trs nomes que estavam destinados a mudar o curso da literatura portuguesa: Bernardim Ribeiro, Gil Vicente e S de Miranda.

[editar] O sculo XVI: o Renascimento


Ver artigo principal: Renascimento

Ver artigo principal: Renascimento em Portugal O Renascimento, como movimento artstico, cientfico e literrio, o que aqui interessa, floresceu na Europa nos sculos XIV ao XVI, valorizando os temas em torno do homem (o Humanismo) e a busca de conhecimento e inspirao nas obras da Antiguidade Clssica (o Classicismo). O movimento teve incio na Itlia, sendo Petrarca, Dante e Boccaccio os seus maiores vultos literrios precursores. Francesco Petrarca, em O Cancioneiro, glorificou o amor na sua poesia lrica e fixa a forma do soneto, Dante Alighieri fez a sntese da alma medieval com o esprito novo em A Divina Comdia e Giovanni Boccaccio, no Decameron fez a crtica da sociedade do seu tempo. O Cancioneiro Geral, publicado por Garcia de Resende em 1516, e referido no tpico precedente, o elo de ligao entre o sculo XV o sculo da introduo do Humanismo em Portugal e o sculo XVI sculo ainda do Humanismo, mas por excelncia do Classicismo. No Cancioneiro esto representados mais de duzentos poetas, sendo o Cancioneiro o repositrio da maior parte da produo potica portuguesa que est entre o fim do perodo literrio medieval e o incio do perodo clssico, entre eles o prprio Garcia de Resende com as famosas Trovas Morte de Ins de Castro, Gil Vicente e S de Miranda.

Os Lusadas, edio de 1572

[editar] A Lrica e a pica


Ver artigo principal: Lus de Cames O sculo XVI inicia-se com a introduo de novos gneros literrios provenientes do estrangeiro, sobretudo de Itlia. Entre eles temos a poesia pastoril, introduzida em

Portugal por Bernardim Ribeiro; ao mesmo gnero pertencem as clogas de Cristvo Falco. Estas composies, assim como as Cartas de S de Miranda, foram compostas em versos de arte maior, desprezando-se a chamada medida velha (denominada tambm como "metro nacional" para distingui-lo do hendecasslabo de gosto italiano), a qual acabou por ser usada, por exemplo, por Cames nas suas "obras menores", por Gonalo Anes Bandarra nas suas profecias ou por Gil Vicente. No campo da poesia lrica, alm do j citado S de Miranda, que introduziu as formas da escola italiana na literatura portuguesa (o soneto, a cano, a sextina, as composies em tercetos e em oitavas e os versos de dez slabas), cabe citar Antnio Ferreira, Diogo Bernardes, Pero Andrade de Caminha e Frei Agostinho da Cruz, todos eles seguidores da escola italiana, ainda que nas suas obras se possa apreciar certo artificialismo nos modelos, o que acontece menos nas obras de Frei Agostinho da Cruz. A poesia pica desenvolveu-se sobretudo graas a Lus de Cames, que foi capaz de fundir os elementos clssicos com os elementos nacionais para criar uma poesia nova, e sobretudo uma verdadeira pica culta nacional, em especial em Os Lusadas. Os seus seguidores, entre eles Jernimo Corte-Real, Lus Pereira Brando, Francisco de Andrade, Gabriel Pereira de Castro, Francisco de S de Meneses ou Brs Garcia de Mascarenhas, nunca alcanaram o seu nvel, no passando as obras destes autores de crnicas em verso.

[editar] O teatro
Ver artigo principal: Gil Vicente Gil Vicente considerado o "pai do teatro portugus", graas aos seus quarenta e um peas (catorze em portugus, onze em castelhano e as demais bilingues). Entre elas existem autos e mistrios (de carcter sagrado e devocional) e farsas, comdias e tragicomdias (de carcter profano). Iniciou a sua carreira em 1502 com uma srie de obras religiosas, entre as quais se destaca o Auto da Alma e a trilogia dos Autos das Barcas. Mais tarde Gil Vicente experimentou o gnero satrico e finalmente desenvolveu a comdia, em obras como Farsa de Ins Pereira ou Floresta de Enganos. A aco dos seus autos simples, os dilogos inspirados e vivos e os versos, as mais das vezes, alcanaram uma grande beleza. Os dramaturgos que vieram depois no lhe foram superiores em talento. Os autores cultos que seguiram a Gil Vicente apenas conseguiram xitos razoveis: Jorge Ferreira de Vasconcelos foi o autor da primeira comdia em prosa, a Comdia Eufrosina, e Antnio Ferreira construiu com A Castro uma tragdia dbil, ainda que com alguns ecos de Sfocles.O teatro ajudou a adesenvolver a literatura portuguesa.

[editar] A prosa
Ver artigo principal: Joo de Barros A prosa, por seu lado, desenvolveu-se magistralmente durante o sculo XVI, sobretudo a prosa histrica e cientfica, as crnicas de viagens e a prosa religioso-moralista e filosfica.

As Dcadas de Joo de Barros, continuadas por Diogo do Couto, descreveram com mestria as faanhas dos portugueses no descobrimento e conquista do Oriente; Damio de Gis, humanista e amigo de Erasmo, descreveu com uma destacvel independncia o reinado do rei D. Manuel I de Portugal. Jernimo Osrio tratou o mesmo tema em latim, mas as suas interessantes Cartas apresentam um tom mais vulgar. Entre outros autores que trataram das viagens ao Oriente esto Ferno Lopes de Castanheda, Antnio Galvo, Gaspar Correia, Brs de Albuquerque, Frei Gaspar da Cruz e Frei Joo dos Santos. As crnicas reais ficaram nas mos de Francisco de Andrade e Frei Bernardo da Cruz; Miguel Leito de Andrada compilou um interessante volume intitulado Miscelnea. A literatura de viagens desta poca demasiado extensa para ser resumida: os exploradores portugueses visitaram e descreveram a costa de frica, a Etipia, a Sria, a Prsia, a ndia, o Extremo Oriente e o Brasil. Sobressai como mostra deste tipo de obras a Peregrinao de Ferno Mendes Pinto, que narrou as suas aventuras num estilo vigoroso e colorido, assim como a Histria Trgico-Martima rene breves historias annimas sobre naufrgios entre 1552 e 1604. Os dilogos de Samuel Usque, um judeu de Lisboa, tambm merecem ser mencionados. Os temas religiosos eram objecto geralmente de tratados em latim, mas entre os autores moralistas que empregaram a lngua vulgar esto Frei Heitor Pinto, Frei Amador Arrais e Frei Tom de Jesus, cujos Trabalhos de Jesus foram traduzidos em vrias lnguas.

[editar] Barroco
Em geral, a literatura portuguesa do sculo XVII tem sido considerada inferior do sculo anterior, que por isso atinge a qualificao de Sculo de Ouro. Esta inferioridade atribuiu-se ao absolutismo da monarquia, e influncia da Inquisio, que imps a censura e o Index Librorum Prohibitorum. No entanto, pode apreciar-se um declnio geral, tanto poltico como cultural, da nao portuguesa neste sculo. O gongorismo e o marinismo manifestam-se nos poetas "seiscentistas", impondo o gosto pelo retrico e o obscuro. A revoluo que levaria Independncia de Portugal em 1640 no conseguiu no entanto investir a tendncia descendente, nem atenuar a influncia cultural de Espanha, de maneira que o castelhano seguiu sendo o idioma mais empregado entre as classes dominantes e entre os autores que procuravam uma audincia mais ampla, tendo os autores portugueses de sculos anteriores sido esquecidos como modelos. Esta influncia estrangeira foi especialmente forte no teatro: os dramaturgos portugueses escreveram em castelhano, de maneira que o portugus s foi empregue em peas religiosas de escasso valor ou em comdias engenhosas como as de Francisco Manuel de Melo, autor de um Auto do Fidalgo Aprendiz. Nesta poca surgiram diversas Academias de nomes exticos que tentaram elevar o nvel geral das letras portuguesas, mas que se perderam em discusses estreis e ajudaram ao triunfo do pedantismo.

[editar] Poesia lrica


No sculo XVII continuaram a produzir-se obras do gnero pastoril, como as de Francisco Rodrigues Lobo, melodiosas ainda que artificiosas. D. Francisco Manuel de Melo, autor de sonetos morais, escreveu tambm imitaes de romances populares, como o Memorial a Juan IV, bem como os engenhosos Aplogos Dilogos, e a filosofia domstica da Carta de Guia de Casados, em prosa. Outros poetas deste perodo so

Soror Violante do Ceo e Frei Jernimo Bahia, gongoristas, Frei Bernardo de Brito, autor da Sylvia de Lizardo e os escritores satricos Toms de Noronha e Antnio Serro de Castro.

[editar] Prosa

Bernardo de Brito No sculo XVII foi em general mais produtivo no campo da prosa que no do verso: floresceram a historiografia, a biografia, a eloquncia religiosa e o gnero epistolar. Os principais historiadores desta poca foram monges que trabalhavam nas suas instituies e no, como no sculo anterior, viajantes ou conquistadores, testemunhas dos factos narrados; isto fez que em general fossem melhores estilistas que historiadores. Por exemplo, dentre os cinco autores que contriburam para a extensa obra Monarquia Lusitana, s Frei Antnio Brando estava consciente da importncia da evidncia documental. Frei Bernardo de Brito, por exemplo, comeou a obra com a Criao e terminou-a onde deveria t-la comeado, confundindo constantemente lenda e verdade histrica. Frei Lus de Sousa, famoso estilista, trabalhou com materiais anteriores para criar a famosa hagiografia Vida de D. Frei Bartolomeu dos Mrtires e seus Anais do Rei D. Joo III. Manuel de Faria e Sousa, historiador e comentarista da obra de Cames, elegeu o castelhano como meio de expresso, como Melo quando se props relatar as Guerras Catals, enquanto Jacinto Freire de Andrade relatou numa linguagem grandiloquente a vida do vice-rei justiceiro D. Joo de Castro. A eloquncia religiosa atingiu sua mxima altura neste sculo, no qual a originalidade e o poder imaginativo dos seus sermes fizeram com que o portugus Padre Antnio Vieira fosse considerado em Roma como o "Prncipe dos Oradores Catlicos". Os discursos do horaciano Manuel Bernardes podem ser considerados um modelo clssico de prosa portuguesa. A escritura epistolar est representada por sua vez por autores como Francisco Manuel de Melo, Frei Antnio das Chagas e pelas cinco cartas que compem as Cartas de Soror Mariana Alcoforado.

[editar] Neoclassicismo
A afectao marcou a literatura portuguesa da primeira metade do sculo XVIII, poca a parir da qual so notrias algumas mudanas graduais que desembocariam na grande reforma literria conhecida como Romantismo. Distintos homens que fugiram para o estrangeiro para escaparem do despotismo reinante contriburam para o progresso intelectual da nao durante os ltimos anos do sculo. Verney criticou, por exemplo, os obsoletos mtodos educativos e exps a decadncia literria e cientfica da nao no Verdadeiro Methodo de Estudar, enquanto as diversas Academias e Arcdias trabalharam por conseguir a pureza do estilo e a dico e traduziram melhor os clssicos estrangeiros.

[editar] As Academias
A Academia da Histria, estabelecida por Joo V em 1720, imitao da francesa, publicou quinze volumes de Memrias e fundou as bases do estudo crtico dos Anais portugueses; entre seus membros estavam Caetano de Sousa, autor de uma volumosa Histria da Casa Real, ou o bibligrafo Barbosa Machado. A Real Academia das Cincias, fundada em 1780, fez algo similar com respeito crtica literria, ainda que este labor tenha sido levado a cabo fundamentalmente por outras instituies similares, as Arcdias.

[editar] Poesia: as Arcdias


Dentre as Arcdias, equivalente literrio das Academias, a mais importante era a Arcdia Lusitana (tambm conhecida como Arcdia Olissiponense) estabelecida em 1756 pelo poeta Antnio Diniz da Cruz e Silva, com a inteno de "formar uma escola que sirva de bom exemplo em eloquncia e poesia". Esta Academia inclua alguns dos escritores mais influentes de sua poca: Pedro Antnio Joaquim Correia da Serra Garo comps uma Cantata de Dido, bem como sonetos, odes e epstolas; os versos buclicos de Domingos dois Reis Tira tinham a singeleza e a doura dos de Bernardim Ribeiro, enquanto o poema pico-satrico Hyssope, do prprio Cruz e Silva, satirizava os tipos sociais locais e a galo-mania da poca com humor. As disputas internas levaram dissoluo da Arcdia em 1774, que tinha j, no entanto, contribudo para elevar a qualidade dos textos e introduzir novas formas poticas na literatura portuguesa. Infortunadamente, alguns dos seus elementos no s imitaram os clssicos greco-latinos e os poetas renascentistas portugueses mas desenvolveram um estilo frio e cerebral, com expresso excessivamente acadmica. Muitos dos poetas da Arcdia seguiram o exemplo do Mecenas da poca, o Conde de Ericeira e dedicaram-se a nacionalizar o pseudo-classicismo que tinham aprendido em Frana.

Manuel Maria Barbosa du Bocage Em 1790 nasceu uma Nova Arcdia, a que pertencia Manuel Maria Barbosa du Bocage, que poderia talvez ter chegado a ser um grande poeta em outras circunstncias. O seu talento levou-o, no entanto, a reagir contra a mediocridade geral e no se conseguiu elevar a grande altura de maneira sustentada, apesar de os seus sonetos competirem com os de Cames. Tambm foi um mestre da poesia breve e improvisada, que empregou com sucesso em sua Pena de Talio contra Jos Agostinho de Macedo. Este sacerdote era um autntico ditador literrio, e em sua obra Vs Burros ultrapassou a todos os demais poetas na agressividade de suas invectivas, chegando a ter tentado substituir os Lusadas de Cames com uma obra pica inferior, Oriente. No aspecto positivo, escreveu notveis obras didcticas e odes aceitveis e as suas cartas e panfletos polticos mostram conhecimentos e versatilidade. Contudo, a sua influncia no ambiente literrio de Portugal foi mais negativa que positiva. Dos restantes membros das Arcdias, o nico autor que merece ser mencionado Curvo Semedo. Dentre os "dissidentes" autores que se mantiveram fora destas Arcdias , h trs que mostraram independncia criativa: Jos Anastcio da Cunha, Nicolau Tolentino e Francisco Manuel do Nascimento, mais conhecido como Filinto Elsio. O primeiro comps versos filosficos e ternos, o segundo retratou os costumes e manias de sua poca em quintilhas cheias de talento e realismo e o terceiro viveu no exlio em Paris mantendo o culto pelos poetas do sculo XVI, apurando a lngua de galicismos e enriquecendo-a com numerosas obras, originais e traduzidas: ainda lhe faltasse imaginao, os seus contos ou cenas da vida portuguesa apresentam um interessante cariz realista e as suas tradues em verso livre de osMrtires de Chateaubriand so de destacar. Pouco antes da sua morte converteu-se ao Romantismo e contribuiu para preparar o caminho de seu sucessor, na pessoa de Almeida Garrett.

[editar] Prosa
A prosa do sculo XVIII est fundamentalmente dedicada a temas cientficos, ainda que as cartas de Antnio da Costa, Antnio Ribeiro Sanches e Alexandre de Gusmo tenham valor literrio verdadeiro e as de Carvalheiro de Oliveira, menos correctas do ponto de vista do estilo, sejam tambm teis como fonte de informao.

[editar] Teatro
Apesar de a Corte portuguesa ter sido restabelecida em Lisboa em 1640, manteve-se o gosto da elite pelas peras italianas e as obras teatrais francesas, em lugar das representaes vernculas. Em comeos do sculo XVIII surgiram numerosos autores que tentaram em vo fundar um teatro nacional. Suas obras pertencem em geral ao gnero cmico. Por outra, as "peras Portuguesas" de Antnio Jos d Silva, produzidas entre 1733 e 1741, tm verdadeira fora cmica e certa originalidade e, como as de Nicolau Luiz, denunciam com talento os vcios e debilidades de sua poca. O ltimo autor, por outra parte, dividia sua ateno entre as comdias hericas e as "comdias de capa e espada" que obtiveram uma longa popularidade. Ao mesmo tempo, os autores das Arcdias propuseram-se elevar o regular da cena portuguesa, tomando a sua inspirao dos dramaturgos franceses contemporneos. Mas, em geral, faltava-lhes talento e conseguiram poucos avanos reais. Garo escreveu duas comdias brilhantes; Domingos dos Reis Tira, vrias tragdias, e Manuel de Figueiredo recompilou obras em prosa e verso sobre temas nacionais, com as quais encheu treze volumes; foi, no entanto, incapaz de criar personagens duradouros.

[editar] Romantismo e realismo

Almeida Garrett retratado por Pedro Augusto Guglielmi.

[editar] Poesia
Em incios do sculo XIX, a literatura portuguesa experimentou uma revoluo literria iniciada pelo poeta Almeida Garrett, que tinha entrado em contacto com o Romantismo ingls e francs durante o seu exlio e que decidiu basear suas obras na tradio nacional portuguesa. No seu poema narrativo Cames (1825) rompeu com as regras estabelecidas de composio; seguiram-lhe Flores sem Fruto e a coleo de poemas amorososFolhas Cadas. A sua elegante prosa est recolhida na obra miscelneaViagens na minha terra. Entre os primeiros seguidores de Almeida Garrett encontra-se Alexandre Herculano, cuja poesia est cheia de motivos patriticos e religiosos e de reminiscncias de Lamennais. O movimento tornou-se ultra-romntico em mos de autores como Castilho, um mestre do verso escasso de ideias, ou nos versos de Joo de Lemos ou do melanclico Soares de Passos. Toms Ribeiro, autor do poema patritico D. Jaime,

sincero em seus contedos, mas segue os excessos desta escola no seu gosto pela forma e a melodia. Em 1865, um grupo de jovens autores liderados por Antero de Quental e pelo futuro presidente Tefilo Braga rebelou-se contra a dominao das letras portuguesas ostentada por Castilho, e, influenciadospor tendncias estrangeiras, proclamou a aliana da Filosofia e da Poesia. Uma feroz guerra de panfletos contribuiu para a queda de Castilho e a poesia ganhou com isso profundeza e realismo, tornando-se tambm anticrist e revolucionria. Como poeta, Quental deixou sonetos elegantes mas pessimistas, inspirados no neo-budismo e nas ideias agnsticas provenientes da Alemanha, enquanto Brada, positivista, criou uma pica da humanidade, Viso dos Tempos. Guerra Junqueiro recordado principalmente como o poeta irnico de Morte de D. Joo, mas em Ptria tambm conseguiu invocar Dinastia de Bragana em algumas cenas poderosas, e em Vs Simples interpretou a natureza e a vida rural luz de sua imaginao pantesta. Antnio Gomes Leal, por sua vez, foi um poeta anticristo com toques de Baudelaire, enquanto Joo de Deus, um dos poetas mais importantes de sua gerao, no pertencia a nenhuma escola e tomava sua inspirao das mulheres e a religio. Os seus primeiros poemas, reunidos em Campo de Flores, esto marcado por uma ternura e um misticismo sensual muito portugueses. Outros poetas interessantes desta poca so o sonetista Joo Penha, o parnasiano Gonalves Crespo ou o simbolista Eugnio de Castro.

[editar] Teatro
Depois de produzir algumas tragdias clssicas, das quais se destaca Provo, Almeida Garrett props-se reformar a cena portuguesa a partir de uma perspectiva autnoma, ainda que tenha tomado algumas das suas ideias da escola anglo-alem. Com o objectivo de criar um teatro realmente nacional, elegeu temas da histria portuguesa e, comeando por Um auto de Gil Vicente, criou uma srie de obras em prosa que culminaram com Frei Lus de Sousa, obra prima do teatro portugus. Os seus imitadores, Mendes Leal e Pinheiro Chagas, caram no ultra-romantismo, mas Fernando Caldeira e Gervsio Lobato escreveram pequenas comdias vivas e engenhosas, e Joo da Cmara produziu obras de carcter regional que tiveram sucesso inclusivamente fora de Portugal. Mais tardias foram as obras de Lopes de Mendona, Jlio Dantas, Marcelino Mesquita ou Eduardo Schwalbach, que continuaram a nova linha iniciada por Almeida Garrett.

[editar] Novela

Ea de Queirs A novela decimonnica portuguesa iniciou-se com obras histricas ao estilo de Walter Scott, escritas por Alexandre Herculano, ao que seguiram Rebelo da Silva com A Mocidade de D. Joo V, Andrade Corvo, e outros. A novela de costumes deve-se em Portugal a Camilo Castelo Branco, um rico impressionista que descreve a vida da primeira metade do sculo em Amor de Perdio, Novelas do Minho e outros. Gomes Coelho (mais conhecido como Jlio Dinis), foi um escritor idealista, romntico e subjectivo, conhecido sobretudo por sua obra As Pupilas do Senhor Reitor. Mas sem dvida o maior artista do realismo portugus Jos Maria de Ea de Queiroz, ao que pode se considerar fundador do naturalismo portugus, e autor de obras como Primo Baslio, Correspondncia de Fradique Mendes ou A Cidade e as Serras. Suas personagens sempre so criaturas vivas, e muitos de seus bilhetes descritivos e satricos se converteram em clssicos. Entre os novelistas menores desta poca cabe assinalar, por ltimo, a Pinheiro Chagas, Arnaldo Gama Lus de Magalhes, Teixeira de Queiroz e Malheiro Dias.

[editar] Outros gneros em prosa


A histria converteu-se em uma cincia em mos de Herculano, cuja Histria de Portugal to valiosa por seu contedo como por seu estilo; Joaquim Pedro de Oliveira Martins, por sua vez, criou interessantes personagens e cenas em suas obras Vos Filhos de D. Joo e Vida de Nuno lvares. As Farpas, de Ramalho Ortigo, distingue-se por seu sentido do humor, ao igual que as obras de Fialho de Almeida e Jlio Csar Machado. A crtica literria, por outro lado, est representada sobretudo por Luciano Cordeiro e Moniz Barreto. Revista-a Panorama, dirigida por Herculano, ostentava uma importante influncia sobre as letras portuguesas nesta poca, influncia que foi desaparecendo com o passo dos anos.

[editar] Sculos XX e XXI

Portada do n. 4 (1912) de A guia, rgo de expresso da Renascena Portuguesa. A princpios do sculo XX surgiu o grupo da "Renascena Portuguesa", em torno da revista A guia, e ao redor do qual se integrava o movimento conhecido como Saudosismo, nostlgico e subjectivo, e cujo mximo representante era o poeta Teixeira de Pascoaes. No entanto, o grande poeta de comeos do sculo Fernando Pessoa, quem no atingiu um grande sucesso em vida, mas que depois de sua morte tem passado a ser considerado a par de Cames como o melhor poeta portugus de todos os tempos. Sua obra potica baseia-se na inveno de diferentes vozes poticas ou heternimos (lvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis ou Bernardo Soares, entre outros), a cada um deles com uma personalidade e um estilo potico prprios. Outro poeta desta poca, que compartilhou pginas com Pessoa na revista modernista Orpheu foi Mrio de S-Carneiro, poeta que se suicidou em Paris em 1916. Tambm Jos Rgio sobressaiu como poeta e dramaturgo. Em meados do sculo, surgem duas tendncias opostas na literatura portuguesa: um deles em torno da revista Presena, mais prxima ao vanguardismo, e o outro, prximo do neorrealismo, em torno da coleco Novo Cancioneiro, com figuras como lvaro Feij, Joo Jos Cochofel, Carlos de Oliveira ou Manuel da Fonseca. Tambm nesta poca existia o grupo surrealista de Lisboa, cujas figuras principais eram Antnio Pedro, Mrio Cesariny de Vasconcelos e Alexandre O'Neill. No caso do teatro, e tambm em meados do sculo XX cabe destacar as figuras de Jlio Dantas, Raul Brando e Jos Rgio. O contexto poltico da ditadura fomentou posteriormente uma nova literatura "de interveno", que se popularizou graas a nomes como Bernardo Santareno, Lus Francisco Rebelo, Jos Cardoso Pires ou Lus de Sttau Monteiro. A princpios dos anos 1970, em plena ditadura, publicaram-se uma srie de obras em prosa e em verso de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa que publicaram uma grande polmica, devido a seu contedo ertico e feminista; sua publicao foi proibida, e s puderam reimprimir-se depois da queda da ditadura. Outra

poetisa destacada desta mesma poca foi Sophia de Mello Breyner Andresen, autora de uma ampla obra potica. Nos ltimos anos do sculo XX, e a comeos do XXI, a literatura portuguesa em prosa tem demonstrado uma grande vitalidade, graas a escritores como Antnio Lobo Antunes e sobretudo o Prmio Nobel de Literatura Jos Saramago, autor de novelas como Ensaio sobre a cegueira, O Evangelho segundo Jesus Cristo ou A caverna.

[editar] Poesia
Ver artigo principal: Poesia de Portugal Na poesia, Lus de Cames e Fernando Pessoa so considerados como estando entre os maiores poetas portugueses de todos os tempos, aos quais se pode acrescentar Eugnio de Andrade, Florbela Espanca, Cesrio Verde, Mrio de S-Carneiro, Sophia de Mello Breyner, Antnio Ramos Rosa, Mrio Cesariny, Antero de Quental, Herberto Helder, Antnio Aleixo entre outros.

[editar] Prosa
Ver artigo principal: Prosa de Portugal Na prosa, Damio de Gis, Padre Antnio Vieira, Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Ea de Queirs, Sror Mariana Alcoforado, Miguel Torga, Fernando Namora, Jos Cardoso Pires, Teolinda Gerso, Antnio Lobo Antunes e Jos Saramago (prmio Nobel) so nomes de grande relevo.

[editar] Teatro
Ver artigo principal: Teatro de Portugal No teatro, destaca-se a figura maior de Gil Vicente, porm nomes como Antnio Jos da Silva e Bernardo Santareno merecem ser citados.

Referncias
1. Instituto Cames - Ministrio dos Negcios Estrangeiros - Portugal. http://cvc.instituto-camoes.pt/literatura/origenslit.htm. Acessado em 17/03/2010

[editar] Ver tambm

S-ar putea să vă placă și