Sunteți pe pagina 1din 8

Modulo 8: [2] Portugal: do autoritarismo democracia 2.1.

Imobilismo poltico e crescimento econmico do ps-guerra a 1974


A posio de neutralidade que Portugal assumiu na 2Guerra Mundial permitiu a sobrevivncia do regime salazarista. Desfasado politicamente em relao Europa democrtica, o nosso pas no soube tambm acompanhar o ritmo econmico das naes mais desenvolvidas, o atraso portugus persistiu e, em certos sectores, como o agrcola, agravou-se.

2.1.1. Coordenadas econmicas e demogrficas

A estagnao do mundo rural


O pas agrrio continuava um mundo sobrepovoado e pobre, com ndices de produtividade que, em geral, no atingiam sequer a metade da mdia europeia. Os estudos sobre a situao da agricultura portuguesa apontavam como essencial o redimensionamento da propriedade, que apresentava uma profunda assimetria Norte-Sul: no Norte predominava o minifndio, que no possibilitava mecanizao; no Sul estendiam-se propriedades imensas, que se encontravam subaproveitadas. Havia tambm que rever a situao dos rendeiros. Face a esta situao, a partir de 1953, foram elaborados Planos de Fomento para o desenvolvimento industrial. O I Plano (1953-1958) e o II Plano (1959-1964) davam continuidade ao modelo de autarcia e substituio de importaes. s a partir de meados dos anos 60, com o Plano Intercalar de Fomento (1965-1967) e o III Plano (1968-1973), que o Estado Novo delineia uma nova poltica econmica: Defende-se a produo industrial orientada para a exportao; D-se prioridade industrializao em relao agricultura; Estimula-se a concentrao industrial; Admite-se a necessidade de rever a lei do condicionamento industrial (que colocava entraves livre concorrncia). A dcada ficou marcada por um decrscimo brutal da taxa de crescimento do Produto Agrcola Nacional e por um xodo rural macio.

A emigrao
Dcada de 60 -> perodo de emigrao mais intenso de toda a nossa histria. Nesta dcada, para alm da atraco pelos altos salrios do mundo industrializado, h que ter em conta os efeitos da guerra colonial. O contingente migratrio portugus era constitudo maioritariamente por trabalhadores em actividade, predominantemente, entre os 15 e os 19 anos. Os principais pases de destino eram Frana e RFA, seguidos da Venezuela, Canad e os EUA. Mais de metade desta emigrao fez-se clandestinamente. A legislao portuguesa subordinava o direito de emigrar colocando-lhe vrias restries, como a exigncia de um

certificado de habilitaes mnimas. Com o deflagrar da guerra colonial, juntou-se a estes requisitos a exigncia do servio militar cumprido, obrigao a que muitos pretendiam escapar. Sair a salto tornou-se a opo de muitos portugueses. O Estado procurou salvaguardar os interesses dos nossos emigrantes, celebrando acordos com os principais pases de acolhimento. O Pas passou, por esta via, a receber um montante muito considervel de divisas: as remessas dos emigrantes. Tal facto, que muito contribuiu para o equilbrio da nossa balana de pagamentos e para o aumento do consumo interno, induziu o Governo a despenalizar a emigrao clandestina e a suprimir alguns entraves. A emigrao desfalcou o Pas de trabalhadores, contribuiu para o envelhecimento da populao e privou do normal convvio com as famlias um grande n de portugueses.

O surto industrial
A poltica de autarcia empreendida pelo Estado Novo no atingiu os seus objectivos. Quando os pases que tradicionalmente nos forneciam se envolveram na guerra, os abastecimentos tornaram-se precrios e espalhou-se a penria e a carncia. Assim, logo em 1945, a Lei do Fomento e Reorganizao Industrial estabelece as linhas mestras da poltica industrializadora dos anos seguintes, considerando que o seu objectivo final a substituio das importaes. O nosso pas assinou, em 1948, o pacto fundador da OECE e, embora tenhamos beneficiado em pouco, a participao na OECE reforou a necessidade de um planeamento econmico, conduzindo elaborao dos Planos de Fomento que, a partir de 1953, caracterizam a poltica de desenvolvimento do Estado Novo. O I Plano de Fomento prev um conjunto de investimentos pblicos de cerca de 7,5 milhes de contos a distribuir por vrios sectores, com prioridade para a criao de infraestruturas (electricidade, transportes e comunicaes). No II Plano alarga-se o montante investido para 21 milhes de contos e elege-se a indstria transformadora de base como sector a privilegiar (siderurgia, refinao de petrleos, adubos, qumicos, celulose) Os anos 60 trouxeram, porm, alteraes significativas poltica econmica portuguesa. No decurso do II Plano, o nosso pas viria a integrar-se na economia europeia e mundial: em Janeiro de 1960, Portugal torna-se um dos pases fundadores da EFTA associao europeia de comrcio livre -, ainda no mesmo ano, 2 decretos de lei aprovam o acordo do BIRD e do FMI; em 1962 assina-se, em Genebra, o protocolo do GATT. A adeso a estas organizaes marca a inverso na poltica da autarcia do Estado Novo. O Plano Intercalar de Fomento enfatiza j as exigncias da concorrncia externa inerente aos acordos assinados, e a necessidade de rever o condicionamento industrial. O grande ciclo salazarista aproximava-se do fim. Em 1968, a nomeao de Marcello Caetano para o cargo de presidente do conselho inaugura, com o III Plano de Fomento, uma orientao completamente nova. Esta poltica conduziu consolidao dos grandes grupos econmico-financeiros e ao acelerar do crescimento nacional, que atingiu, ento, o seu pico. No entanto, o Pas continuou a sentir as exigncias da guerra colonial e o seu enorme atraso face Europa desenvolvida.

A urbanizao
Nos anos 50 e 60, Portugal conheceu uma urbanizao intensa que absorveu, em parte, o xodo rural. Crescem, sobretudo, as cidades do litoral oeste, entre Braga e Setbal, onde se concentram as indstrias e os servios. Em Lisboa e Porto, as maiores cidades portuguesas, propagam-se subrbios, onde se fixam os que no podem pagar o custo crescente das habitaes do centro. Nestes arredores concentra-se a maior parte da sua populao activa. Esta expanso urbana no foi acompanhada da construo das infra-estruturas necessrias ao acolhimento de uma populao de poucos recursos. Fruto destes desajustamentos, aumentam as construes clandestinas, proliferam os bairros de lata, degradam-se as condies de vida (incremento da criminalidade, da prostituio). As longas esperas pelos meios de transporte e a viagem em condies de sobrelotao tornam-se a rotina quotidiana de quem vive nos subrbios. No entanto, o crescimento urbano teve tambm efeitos positivos, contribuindo para a expanso do sector dos servios e para um maior acesso ao ensino e aos meios de comunicao.

O fomento econmico nas colnias


At aos anos 40, o Estado Novo desenvolvera um colonialismo tpico. As dcadas seguintes seriam marcadas por um reforo da colonizao branca, pela escalada dos investimentos pblicos e privados e pela maior abertura ao capital estrangeiro. Angola e Moambique receberam uma ateno privilegiada. Os investimentos do Estado nas colnias, a partir de 1953, foram includos nos Planos de Fomento. O Estado procedeu, primeiro, criao de infra-estruturas: caminhos-de-ferro, estradas, pontes, aeroportos, portos, centrais hidroelctricas. Ao mesmo tempo, desenvolveram-se os sectores agrcolas (sisal, acar e caf em Angola; oleaginosas, algodo e acar em Moambique) e extractivos (diamantes, petrleo e minrio de ferro, em Angola), virados para o mercado externo. No que se refere ao sector industrial, as duas colnias conhecem um acentuado crescimento, propiciado pela progressiva liberalizao da iniciativa privada, pela extenso do mercado interno e pelo reforo dos investimentos nacionais e estrangeiros. O fomento econmico das colnias recebeu um forte impulso aps o incio da guerra colonial. A ideia da coeso entre a metrpole e as colnias viu-se reforada (em 1961) com a criao do Espao Econmico Portugus (EEP) que previa a constituio de uma rea econmica unificada, sem quaisquer entraves alfandegrios. No entanto, a subordinao das economias ultramarinas aos interesses de Portugal, bem como os diferentes graus de desenvolvimento dos territrios coloniais, acabaram por inviabilizar a efectivao deste mercado nico.

2.1.2 A radicalizao das oposies e o sobressalto poltico de 1958


O final da 2 Guerra Mundial trouxe o desmantelamento das estruturas do fascismo na Europa. Porm, em Portugal, permanecia vigente a ditadura salazarista, de tipo fascista. Salazar encenou, ento, uma viragem poltica, aparentando uma maior abertura, a fim de preservar o poder. Neste contexto, o governo toma a iniciativa de antecipar a reviso constitucional, dissolver a Assembleia Nacional e convocar eleies antecipadas, que Salazar anuncia to livres como na livre Inglaterra. Em 1945, os portugueses foram convidados a apresentar listas de candidatura s eleies legislativas (para eleger os deputados da Assembleia Nacional). A oposio democrtica (conjunto dos opositores ao regime no segundo ps-guerra) concentrou-se em torno do MUD (Movimento de Unidade Democrtica), criado no mesmo ano. O impacto deste movimento, que d incio chamada oposio democrtica, ultrapassou todas as previses.

Oposio Democrtica: Expresso que designa o conjunto de foras polticas


heterodoxas (monrquicos, republicanos, socialistas e comunistas) que, de forma legal ou semi-legal, se opunham ao Estado Novo, adquirindo visibilidade, face aos constrangimentos impostos s liberdades pelo regime, em pocas eleitorais. Para garantir a legitimidade no acto eleitoral, o MUD formula algumas exigncias, que considera fundamentais: O adiamento das eleies por 6 meses (a fim de se institurem partidos polticos); A reformulao dos cadernos eleitorais; Liberdade de opinio, reunio e de informao. As esperanas fracassaram. Nenhuma das reivindicaes do Movimento foi satisfeita e este desistiu por considerar que o acto eleitoral no passaria de uma farsa. A apreenso das listas pela PIDE permitiu perseguir a oposio democrtica. Em 1949 o nosso pas tornou-se membro fundador da NATO, o que equivalia a uma aceitao clara do regime pelos parceiros desta organizao. Tambm em 1949, assiste-se candidatura de Norton de Matos s eleies presidenciais. No entanto, face a uma severa represso Norton de Matos apresentou tambm a sua desistncia pouco antes das eleies. Nos anos que se seguiram, a oposio democrtica dividiu-se e enfraqueceu. O Governo pensou ter controlado a situao at que, em 1958, a candidatura de Humberto Delgado a novas eleies presidenciais desencadeou um terramoto poltico. O General sem Medo mostrou um carisma e uma determinao surpreendentes, que entusiasmaram o Pas. O anncio do seu propsito de no desistir das eleies e a forma destemida como anunciou a sua inteno de demitir Salazar caso viesse a ser eleito, fizeram da sua campanha um acontecimento nico no que respeita mobilizao popular. De tal forma que o governo procurou limitar-lhe os movimentos, acusando-o de provocar agitao social, desordem e intranquilidade pblica.

O resultado oficial das eleies deu vitria por esmagadora maioria (75%) ao candidato da Unio Nacional (Almirante Amrico Toms). No havia dvidas de que as eleies tinham sido uma farsa. Enquanto a instabilidade crescia, a ditadura portuguesa mostrava bem o seu carcter repressivo ao fazer em apenas 2 anos mais 1200 presos polticos e ao reprimir, com mortos e feridos, as manifestaes do 31 de Janeiro, 5 de Outubro e 1 de Maio. Quando a Humberto Delgado, teve exilado no Brasil onde, o general lidera, de longe, a luta contra o Salazarismo. Assume a responsabilidade poltica do apresamento do navio portugus Santa Maria tomado de assalto. Humberto Delgado assassinado pela PIDE, em Badajoz, em 196

2.1.3. A Questo Colonial


As potncias coloniais europeias comearam a aceitar a ideia de abrir mo dos seus imprios e a nossa velha aliada britnica preparava-se para encetar a vida da negociao e da transferncia pacfica de poderes. O Estado Novo viu-se obrigado a rever a sua poltica colonial e a procurar solues para o futuro do nosso imprio.

Solues Preconizadas
Em termos ideolgicos, a mstica do imprio substituda pela ideia da singularidade da colonizao portuguesa. Os portugueses haviam demonstrado uma surpreendente capacidade de adaptao vida nas regies tropicais onde, por ausncia de convices racistas, se tinham entregue miscigenao e fuso de culturas. Esta teoria, conhecida como luso-tropicalismo, serviu para individualizar a colonizao portuguesa, retirando-lhe o carcter opressivo que assumia no caso de outras naes. A estas caractersticas acrescentava-se o papel histrico de Portugal como nao evangelizadora. No campo jurdico, a partir de 1951, em vez de colnias, passava a falar-se de Provncias Ultramarinas e em vez de Imprio Portugus falava-se em Ultramar Portugus. A nvel interno, a presena portuguesa em frica no sofreu praticamente contestao at ao incio da guerra colonial. Excepo feita ao Partido Comunista Portugus que no seu congresso de 1957 (ilegal), reconheceu o direito independncia dos povos colonizados. Norton de Matos e Humberto Delgado foram, na poca, empenhados defensores da integridade do territrio portugus. Esta quase unanimidade de opinies veio a quebrar-se com o incio da luta armada em Angola, em 1961. Confrontam-se, ento, 2 teses divergentes: a integracionista e a federalista. A 1 defendia a poltica at a seguida, lutando por um Ultramar plenamente integrado no Estado portugus; a 2 considerava no ser possvel, face presso internacional e aos custos de uma guerra em frica, persistir na mesma via. Advogava a progressiva autonomia das colnias e a constituio de uma federao de Estados que salvaguardasse os interesses portugueses.

A luta armada
A recusa do Governo portugus em encarar a possibilidade de autonomia das colnias africanas fez extremar as posies dos movimentos de libertao que, nos anos 50 e 60, se foram formando na frica portuguesa.

Em Angola, em 1955, surge a UPA (Unio das Populaes de Angola) que, 7 anos mais tarde, se transforma na FNLA (Frente de Libertao de Angola); o MPLA (Movimento Popular de Libertao de Angola) forma-se em 1956; e a UNITA (Unio para a Independncia Total de Angola) surge em 1966. Em Moambique, a luta encabeada pela FRELIMO (Frente de Libertao de Moambique) criada em 1962. Na Guin, distingue-se o PAIGC (Partido para a Independncia da Guin e Cabo Verde) em 1956.

Os confrontos iniciaram-se no Norte de Angola, em Maro de 1961, com ataques da UPA a vrias fazendas e postos administrativos portugueses. Em 1963, o conflito alastrou Guin e, no ano seguinte, a Moambique. Abriram-se assim 3 frentes de combate, que exigiram dos Portugueses um sacrifcio desproporcionado: o pas mobilizou 7% da sua populao activa e despendeu, na Defesa, 40% do Oramento Geral do Estado. A resistncia portuguesa ultrapassou, em muito, os prognsticos da comunidade internacional, que previam a capitulao rpida desta nao pequena e economicamente atrasada

O isolamento internacional
No ps-guerra, Portugal e outras potncias procuraram travar a marcha dos movimentos independentistas mas pouco a pouco, todos reconheceram a inevitabilidade do processo descolonizador. Ao contrrio, Portugal pareceu irredutvel nas posies inicialmente assumidas. A questo das colnias ganhou dimenso aquando da entrada do nosso pas na ONU, em 1955. Portugal recusou-se de imediato a admitir que as disposies da Carta relativas administrao de territrios no-autnomos lhe fossem aplicadas, argumentando que as provncias ultramarinas eram parte integrante do territrio portugus. Seria esta a primeira de uma srie de derrotas que, progressivamente, foram isolando os Portugueses e que se intensificaram. Em 1961 Portugal esteve particularmente em foco nas Naes Unidas, acabando esta organizao por condenar o nosso pas devido ao persistente no cumprimento dos princpios da Carta e das resolues aprovadas. Estas disposies repetiram-se insistentemente, com apelos claros a Portugal para que reconhecesse o direito autodeterminao das colnias africanas. Tal postura conduziu, inevitavelmente, ao desprestgio do nosso pas, que foi excludo de vrios organismos das Naes Unidas e alvo de sanes econmicas por parte de diversas naes africanas.

Para alm das dificuldades que lhe foram colocadas na ONU, Portugal viu-se a braos, no inicio dos anos 60, com a hostilidade da administrao americana.

2.1.4. A Primavera Marcelista

Reformismo poltico no sustentado


Em Setembro de 1968, Antnio de Oliveira Salazar operado de urgncia a um hematoma cerebral. Pouco depois, dado o agravamento do seu estado de sade, substitudo por Marcello Caetano. Este, apresentava-se como um poltico mais liberal, capaz de alargar a base de apoio do regime. Logo no discurso da tomada de posse, Marcello Caetano define as linhas orientadoras do seu governo: continuar a obra de Salazar sem por isso prescindir da necessria renovao poltica. Pretendia-se evoluir na continuidade, concedendo aos Portugueses a liberdade possvel. Nos primeiros meses de mandado, o novo Governo d sinais de abertura:

Faz regressar do exlio algumas personalidades; Modera a actuao da PIDE (que passar a chamar-se Direco-Geral de Segurana DGS); Ordena o abrandamento da censura; Abre a Unio Nacional Alargou o sufrgio feminino (a todas as mulheres escolarizadas) permitiu maior liberdade de campanha oposio; Consulta dos cadernos eleitorais; Fiscalizao das mesas de voto.

No entanto, o acto eleitoral saldou-se por uma srie de atropelos aos princpios democrticos e o mesmo resultado de sempre: 100% para a Unio Nacional; 0% para a oposio. Frustradas as esperanas de uma real democratizao do regime, Marcello Caetano viu-se sem o apoio dos liberais e alvo da hostilidade dos ncleos mais conservadores. Obrigado a reprimir um poderoso surto de agitao estudantil, greves e at aces bombistas, Marcello Caetano liga-se cada vez mais direita e desrespeita a sua poltica inicial. As associaes de estudantes mais activas so encerradas, a legislao sindical aperta-se, a PIDE desencadeia uma nova vaga de prises, alguns opositores so novamente remetidos ao exlio. Este processo de regresso termina em 1972, quando Amrico Toms, j com 77 anos reconduzido ao cargo de presidente da Repblica.

O impacto da guerra colonial


Aquando da escolha de Marcello Caetano, as altas patentes das Foras Armadas puseram, como nica condio, que o novo chefe do executivo mantivesse a guerra em frica. Paralelamente, o chefe do governo redigiu um minucioso projecto de reviso do estatuto das colnias, no sentido de as encaminhar para a autonomia progressiva.

Em tais circunstncias, a luta armada foi endurecendo e, embora controlada em Angola e Moambique, a situao militar deteriorou-se na Guin, onde o PAIGC adquiriu controlo sobre uma parte significativa do territrio. Externamente, cresceu o isolamento portugus: Em 1970 o papa Paulo VI recebe os lderes dos movimentos do MPLA, FRELIMO e PAIGC; Na ONU, agrava-se a luta diplomtica, sofrendo o pas a maior de todas as humilhaes quando, em 1973, a Assembleia Geral reconhece a independncia da Guin-Bissau, rebelia do Estado portugus. Internamente, a presso aumenta e o regime desmorona-se. Os deputados liberais comeam, em sinal de protesto, a abandonar a Assembleia Nacional. exactamente de um prestigiado militar que o regime recebe o maior dos golpes: o general Antnio de Spnola, heri da guerra da Guin, que publica a obra Portugal e o Futuro. Quanto Marcello de Caetano terminou a leitura, percebeu que o golpe militar () era inevitvel.

S-ar putea să vă placă și