Sunteți pe pagina 1din 3

Roberto ajuizou em face de Pedro uma demanda declaratria negativa de debito, cujo fundamento era a existncia de prescrio de credito

de R$50.000,00 que teria a pagar a Pedro. Aps a contestao, em que o reu refutou o fundamento da pretenso autoral, o magistrado julgou antecipadamente a lide, reconhecendo a improcedncia do pedido autoral. No houve recurso. Pedrinho pode executar essa sentena, a fim de receber o valor acima consignado? Resp: Demanda:- declaratria negativa de dbito R$ 50.000,00 - existe prescrio Sentena: eficcia predominante declaratria positiva. Existe divida de 50 mil. At 2005: para que se executasse o cap. decisrio de uma sta ele deveria ser condenatrio. Em 2005: fez-se uma alterao no CPC: ttulo executivo judicial qualquer sta que reconhea a existncia de um crdito. > art. 475-N PEDRO NO PODERIA SE UTILIZAR DA RECONVENO POR CARENCIA DE INTERESSE PROCESSUAL Ao dplice: se o autor ganhar um novo bem jurdico ingressa no seu patrimnio. E se o reu ganhar possvel que um bem que ele no tinha ingresse no seu patrimnio. Se o autor ganha ele deixa de pagar se exonera de um bem. Se o reu ganha ele recebe, pois um novo bem ingressa no patrimnio. Toda ao declaratria dplice. A ao dplice mais famosa a possessria. Bob entra com ao de reintegrao de posse em face de Pedro. E Pedro contesta falando que foi Bob que invadiu. St procedncia: Bob ser reintegrado. St improcedncia: Pedro tem a reintegrao. Tem bem novo para os dois lados.

Pedro ajuizou demanda em face de Roberto na qual cumulou dois pedidos: fosse reconhecida a nulidade absoluta de um contrato firmado entre ambos e, por consequncia, fosse o reu condenado a pagar danos materiais decorrentes das despesas decorrentes da execuo do contrato inquinado de mcula. Ao sentenciar o feito, o magistrado de primeiro grau no dispositivo, consignou a improcedncia do primeiro pedido e nada falou do segundo. A sentena nula? Se positivo, qual a nulidade possvel? Demanda: de natureza declaratria e condenatria. - fosse reconhecida a nulidade absoluta de um contrato firmado entre ambos - o reu condenado a pagar danos materiais decorrentes das despesas decorrentes da execuo do contrato inquinado St: - improcedncia do primeiro pedido Dispositivo: Pelo exposto julgo improcedente o pedido de declarao de nulidade do contrato. Se existisse a nulidade estaria atrelada ao principio da congruncia. Que um sub-principio do principio dispositivo. O magistrado deve sentenciar sobre os limites da causa de pedir ftica e dos pedidos. Desrespeito ao principio da congruencia: - Sentena extra-petita: julga um pedido ou causa de pedir no apresentada, no deduzida em juzo> tem-se um vcio. - Sentena infra-petita ou citra-petita: o magistrado esqueceu de julgar uma causa de pedir ou um pedido. Tem que analisar se prejudicou o autor ou no. - Sentena ultra-petita: o juiz exagera na concesso do pedido mediato. Sempre em relao ao pedido mediato. Exacerba na qtd.

No caso seria uma st infra-petita. Toda vez que vai analisar se uma sta for um infra, ultra ou extra, principalmente a infra-petita tem que analisar o tipo de cumulao de pedidos. A espcie de cumulao de pedidos pode influenciar a classificao da sentena em infra, ultra ou extra, principalmente da infra. Cumulao classificada de acordo com o relacionamento de um com o outro. 1- Cumulao simples: Os pedidos so juridicamente independentes entre si: ou seja, o julgamento de um no interfere diretamente no outro. Ex:

Dano moral e material. Nesse caso se falta o julgamento de um pedido a sentena nula por ser infra-petita. 2- Cumulao eventual: art 289 CPC: o segundo pedido uma opo de tutela em caso de indeferimento do primeiro. Nesse caso no tem sentena infra, pois vai julgar um pedido ou outro. 3- Cumulao sucessiva: tem dois pedidos, o primeiro prejudicial e o segundo prejudicado. A forma como julga o prejudicial influencia o teor do julgamento do prejudicado. O pedido prejudicado representa uma norma jurdica que contem na sua norma jurdica de fato a norma jurdica anterior. Se o prejudicial improcedente o prejudicado improcedente. Se o prejudicial procedente o prejudicado pode ou no ser procedente. Resposta: a sentena no nula porque o prejudicial improcedente.

S-ar putea să vă placă și