Sunteți pe pagina 1din 21

Manual Colector CPC Ao Sol

Portugus

Manual Colector CPC AO SOL

1. Informaes Gerais
Obrigado por adquirir um sistema de energia solar Ao Sol! Acabou de adquirir um colector que utiliza tecnologia de ponta a nvel mundial. O colector solar CPC Ao Sol um colector concentrador, do tipo CPC - (Concentrador Parablico Composto) estacionrio. Concentra a radiao sobre um absorvedor em forma de acento circunflexo (^), atravs de um conjunto de espelhos de alumnio e cuja geometria tecnologia de ponta escala mundial. A tecnologia da Ao Sol combina toda a experincia dos colectores solares tradicionais com vrios anos de experincia no desenvolvimento e fabrico de colectores com uma grande capacidade de inovao. Caso surja alguma dvida, ou para informaes adicionais, poder contactar-nos directamente aosol@aosol.pt Tel.: 263 651 305/6 ou contactando um instalador autorizado. Figura 1. Imagem do CPC Ao Sol

2. Descrio
O CPC Ao Sol constitudo essencialmente por:
1. Perfil de alumnio anodizado; 2. Vedante em borracha E.P.D.M.; 3. Isolamento em poliuretano expandido livre de CFCs; 4. Absorvedor em cobre, selectivo em ambas faces de Nquel negro com coeficiente de emisso de 0,15 e coeficiente de absoro de 0,95; 5. Chapa de poliestireno; 6. Vidro temperado c/ 3 mm de espessura e transmisividade de 0,92; 7. Tubo de cobre 22mm; 8. Alumnio espelhado, de alta reflectividade.

Figura 2. Corte do Colector Resultados do ensaio Eficincia ptica 0,74 Perdas trmicas 4.6 W/m2C
Recta de Rendimento do CPC Ao Sol
1 0.9 0.8 Rendimento 0.7 0.6 0.5 0.4 0.3 0.2 0.1 0 0 0.01 0.02 0.03 0.04 0.05 0.06 0.07 0.08 0.09 0.1

(Tf-Tamb)/Icol

Valores de ensaio realizado no INETI (Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, Sob a Norma Europeia EN 12975-2.

Grfico 1. Recta de rendimento do colector

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 1 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

3. Instrues Gerais para instalao


3.1. Transporte e armazenagem
O Colector CPC Ao Sol dever ser manuseado como mercadoria frgil, uma vez que compostos de materiais frgeis como o vidro. A armazenagem antes da montagem dever ser em local resguardado dos agentes climatricos, fresco e sem humidade, e no se dever colocar em cima dos colectores nenhum outro peso, embalagem ou materiais, a excepo de outra embalagem de um colector igual, com o limite de 9 embalagens. Cada colector tem um peso de 38 Kg em vazio. No transporte ter em conta, uma vez mais, a fragilidade dos colectores devendo ser manuseado com cuidado e sem empilhamento das diversas embalagens, a excepo de embalagens semelhantes com o limite de 9. Recomenda-se o transporte e elevao atravs de elevadores, gruas e empilhadores.

3.2. Localizao
fundamental que o colector seja instalado numa rea adequada do telhado, to perto quanto possvel da sada de gua utilizada com maior frequncia, ou da gua quente existente nas instalaes de retroalimentao. No entanto o sistema dever ser instalado em zonas sem sombras durante todo o ano, devendo ter em conta rvores de grande porte que podero projectar sombra sobretudo no Inverno (o dia ms desfavorvel no solstcio de Inverno, 21 de Dezembro), pudendo se calcular a distncia mnima ao objecto d pela seguinte expresso: d = 1,74xh, onde h a altura do objecto passvel de criar sombras. Todas estas operaes de instalao devem efectuar-se em conformidade com as normas locais aplicveis na zona em que o sistema vai ser instalado, designadamente no que se relaciona com os Servios de Abastecimento de gua e Electricidade e tambm com estas instrues. Na instalao deste tipo de equipamento deve ter-se, igualmente, em conta a Norma NP-1803, referente a Segurana nas instalaes solares de aquecimento de gua. Tambm necessrio ter em conta a resistncia a sobrecargas das coberturas ou telhados, assim como a influncia dos ventos, analisando o estado o projecto da estrutura. Cada colector pesa cerca de 40 Kg (j com gua), devendo ainda ter em conta as estruturas e acessrios.

3.3. Orientao
A orientao ptima (em Portugal) para os sistemas solares o Sul e a inclinao de 38. No entanto, um desvio de at 45 para Este ou Oeste no prejudica mais de 5%, desde que a inclinao se reduza para cerca de 25 (ver grfico 1).
110 100 P 90 (%) 80 70 60 0 15 30 45 60 75 90 Inclinao (grau) Azimute = 0 grau Azimute = 15 Azimute = 30 Azimute = 45 Azimute = 60 Azimute = 75 Azimute = 90

Grfico 2. Curvas de penalizao


MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol Pg. 2 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

O sistema pode instalar-se respeitando a inclinao do telhado da casa (isto minimiza o possvel impacto visual do sistema na arquitectura do imvel), contudo o ngulo mnimo de 5. Quando possvel, o ngulo com a horizontal ser o de Latitude 5. Para o caso de Lisboa poder ser de 35. Os ngulos com a horizontal superiores a 35 favorecem o Inverno e os ngulos inferiores a 35 favorecem o Vero, pelo que em instalaes de uso estival a inclinao dever ser de 30,e para instalaes de uso anual a inclinao dever ser de 45, sendo admissveis desvios de 15 para qualquer dos casos. NOTAS: Nos casos em que o sistema de captao de energia solar no pode ser orientado a Sul (i.e., para Oeste ou Este) ngulos menores com a horizontal (menor inclinao) beneficiam a captao. Havendo possibilidade de escolher a orientao, o lado do Oeste prefervel devido possibilidade de ocorrncia de neblinas matinais que podem surgir em zonas litorais.

3.4. Lista de ferramentas para montagem


Para a montagem de qualquer dos Kits (ou mesmo de outro tipo de sistema solar Ao Sol), necessrio um mnimo de ferramentas que a seguir se indicam: Chave 12-13 (luneta, de boca ou roquete); Chave 10-11 (luneta, de boca ou roquete); Duas Chaves Inglesas; Duas Chaves Grifo; Berbequim + broca craniana; Corta tubos; X-acto; Chaves de fendas; Chave philips; Alicate; Martelo; Fita Mtrica; Lpis.

Figura 3. Ferramentas de montagem

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 3 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

3.5. Correcta colocao do colector CPC Ao Sol:


Para se obter melhor rendimento do colector CPC Ao Sol, em sistemas de circulao forada, o colector dever preferencialmente ser montado na posio E-W O autocolante com o N. de srie dos colectores (autocolante prateado) deve estar sempre virado para baixo, i.e., quando o colector estiver orientado Norte-Sul (NS) ou vertical, a face que tem o autocolante dever estar virada para baixo e quando o colector estiver orientado Este-Oeste (EW) ou horizontal, a face que tem o autocolante com o N. de srie dos colectores (autocolante prateado) dever estar do lado inferior direito. Esta colocao deve-se h existncia de respiros para evitar condensaes interiores.

Figura 4. Pormenor do n. de srie Nas figuras anteriores aparecem duas setas que indicam as posies acima descritas.

3.6. Alguns cuidados e regras prticas para instalao


A cobertura dos colectores (papel, carto, etc.) no deve ser retirada sem que o sistema esteja atestado e pronto a funcionar. Caso no tenham cobertura recomendado serem tapados quando expostos ao sol, j que estes, em vazio, podem atingir temperaturas superiores aos 170 C.

3.7. Proteco dos sistemas contra temperaturas negativas


Nas zonas do nosso Pas em que se verificam temperaturas negativas ou ocorrncia de geada em certos perodos do ano, necessrio proteger o sistema quanto eventualidade de congelamento do fluido que nele circula. Nas noites frias e claras em que a temperatura superior a 3 C normalmente no ocorre a formao de gelo, contudo a temperatura no interior do colector pode atingir alguns graus negativos devido s perdas por radiao do colector para o cu nas noites de cu limpo. Para prevenir a ocorrncia destas situaes existem vrios processos, tais como, utilizando um circuito primrio independente onde se adiciona uma percentagem de fluido trmico, com pontos de congelao bastante baixos, tendo este fluido ainda caractersticas anti-corrosivas que serviro para proteco do prprio sistema. A Ao Sol poder fornecer o anti-congelante Ao Sol que se recomenda pelas suas propriedades trmicas, por no ser txico, quase inodoro, baseado em 1,2-propileno glicol, fisiologicamente incuo, contendo inibidores de corroso, dando maior longevidade ao circuito primrio.

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 4 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

3.8. Proteco Anti-Calcrio / Corroso


Concentrao A adio do permutador de calor ao sistema tem o Agente (mg/l) interesse adicional da sua proteco contra guas demasiado duras ou com outras caractersticas Salinidade 500 capazes de provocar a degradao acelerada dos Sais de clcio 200 colectores, quer por corroso quer por depsito Dixido de carbono 50 (precipitao e acumulao) de sais e calcrio Tabela 2. Os limites para a qualidade por exemplo, com o consequente entupimento e da gua no circuito primrio perda de rendimento ou cessao de funcionamento do circuito primrio.

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 5 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

4. Ligao entre os colectores


Os colectores podem ser ligados entre si de 3 maneiras distintas:

Ligao em Srie O inconveniente deste tipo de ligao termos grandes perdas de presso e necessariamente bombas mais potentes para fazer a circulao.

Ligao dos colectores em srie

Ligao em Paralelo Este tipo de ligao tem o inconveniente de poder haver estagnao de fluxo em determinados colectores quando o seu nmero total ultrapassa o valor 4 ou 5, o que prejudica o ganho de energia.

Ligao dos colectores em paralelo

Ligao em Srie e Paralelo normalmente ligam-se os colectores em srie e paralelo simultaneamente, conseguindo-se assim um bom compromisso, com uma perda de carga aceitvel e a optimizao de acumulao do fluido no sistema.

Ligao dos colectores em srie e paralelo

A nossa experincia prtica, tem-nos demonstrado que em determinadas circunstncias de montagem, nem sempre possvel fazermos as ligaes ideais o que nos leva a um estudo de maior pormenor tais como, dimensionamento da tubagem, fluxos, etc.

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 6 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

Exemplo de ligaes para um campo de 10 colectores ( 20 m2 )

Comprimento da tubagem

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 7 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

Perdas de carga no campo de 10 colectores A perda de carga entre as seces A e B do campo de colectores representado de aproximadamente 92.2 Pa, considerando que o fluido que circula no circuito primrio agua com 20% de anti-congelante, a uma temperatura de 45 C e com um caudal de 30l

hm

2.

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 8 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

5. Instalao em telhados inclinados


5.1.Instalao em telhados com telhas de barro
1. Escolher uma zona do Telhado adequada para instalar o colector de energia solar. Certifiquese que a superfcie regular e que no h telhas obliquas. (ter em considerao a Localizao e a Orientao). 2. Colocar as abraadeiras de ao nas traves ou vigas do telhado. No caso de existir placa (Figura 5 Configurao B) as abraadeiras so fixadas placa.

Figura 5. Configuraes possveis para abraadeiras

3. Inserir dois parafusos M6, e respectiva anilha, no rasgo superior que se encontra na base do colector, de seguida assentar o colector nas abraadeiras numa posio paralela ao telhado e fixar por fim as abraadeiras com porcas M6. 4. Para fixar a parte inferior do colector mais duas abraadeiras. Utilize os parafusos M6, anilhas M6 e porcas M6 (semelhante ao ponto anterior). 5. Uma vez fixo o colector, efectuar as ligaes dos acessrios. Figura 6. Vlvula de segurana de 4 bar

6. Proteger os tubos com o isolamento e revestir o isolamento com fita de alumnio ou equivalente (Exp. Forra mecnica) de forma a proteger o isolamento dos U.V. quando no exterior.

5.2. Recomendaes sobre proteco contra relmpagos


A instalao deve estar protegida de acordo com a regulamentao vigente no local da instalao. Devera-se sempre realizar uma boa ligao elctrica entre a tubagem de gua fria e a instalao de terra j existente no local.

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 9 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

5.3. Outros telhados


frequente encontrar coberturas em cimento (lusalite) ou outros materiais. Nestes casos as abraadeiras de montagem podero ser fixas s pontas dos grampos de fixao das prprias telhas. Os restantes procedimentos de montagem so semelhantes aos anteriormente descritos para as telhas de barro.

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 10 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

6. Manuteno
O Colector CPC Ao Sol requer um mnimo de trabalhos de manuteno em comparao com outros equipamentos solares. No entanto, como provvel encontrar um decrscimo de qualidade na gua, muito importante seguir o plano de trabalhos de manuteno que se descreve no presente manual. Os trabalhos de manuteno so os seguintes:

6.1. Vigilncia
Objectivos: assegurar que os valores operacionais do colector so correctos. Mtodos: Inspeco Visual (IV). Quem pode fazer: o utilizador Periodicidade: Semestralmente. Plano: Componente Material Perodo Inspeco
Vidros Juntas Colectores CPC Ao Sol Absorvedor Carcaa Ligaes Estrutura Isolamento e tubagem Isolamento exterior Tubagem e ligaes 6 6 6 6 6 6 6 12 IV Condensaes, sujidade e picagens. IV Fissuradas, deformaes e degradao. IV Corroso, deformaes e fugas. IV Deformao, oscilaes, furos de respiro e drenagem. IV Apario de fugas e oxidaes. IV Degradao, indcios de corroso e aperto de parafusos. IV Degradao, proteco, unies e ausncia de humidade. IV Unies e ausncia de humidade ou fugas.

Quem
Utilizador Utilizador Utilizador Utilizador Utilizador Utilizador Utilizador Utilizador

Procedimento de actuao em caso de falha: 1. Avisar o instalador e anotar a falha na folha de registros de incidncias; 2. Uma vez recebido o aviso, se a falha no importante e se pode ser solucionada pelo utilizador, o instalador dever dar instrues para tal; 3. Se persistir a falha ou problema, o instalador atender o aviso segundo o referido nas condies da garantia; 4. Anotar na folha de incidncias as causas da falha, a soluo aplicada e a pessoa que realizou a reparao; 5. Aps uma incidncia, o utilizador dever vigiar o funcionamento da instalao para verificar se a falha foi corrigida e caso considere necessrio, o instalador realizar uma visita num prazo recomendvel. NOTAS: Ao proceder a limpeza do vidro do colector com gua e sabo efectua-la preferencialmente de manh ou em dias com pouco sol, uma vez que o choque trmico poder danificar o vidro. Limpezas regulares (semestralmente) Recomenda-se que se proceda limpeza do vidro dos colectores e accionamento vlvulas de segurana do sistema.

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 11 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

6.2. Manuteno preventiva


Objectivos: manter dentro de limites aceitveis as condies de funcionamento, prestaes, proteco e durabilidade do colector. Mtodos: Inspeco Visual (IV) e Controlo de Funcionamento (CF). Quem pode fazer: o utilizador com conhecimentos sobre a energia solar ou o instalador acreditado. Periodicidade: Semestralmente/anualmente. Plano: Componente Material Perodo Inspeco Quem
Vidros Juntas 6 6 6 6 6 6 12 6 12 12 12 12 12 IV Condensaes, sujidade e picagens. IV fissuras, deformaes e degradao. IV Corroso, deformaes e fugas. IV Deformaes, oscilaes, furos de respiro e drenagem. IV Fugas e oxidaes. IV Degradao, indcios de corroso e aperto de parafusos. CF Efectuar prova de presso. IV Degradao proteco, unies e ausncia de humidade. IV Unies e ausncia de humidade. CF e Limpeza. CF Verificar o nvel de enchimento. CF Adicionar Anti-congelante. CF Interveno (abrir e fechar) para evitar calcinao. CF Interveno (abrir e fechar V1 e V2). Utilizador Utilizador Utilizador Utilizador Utilizador Utilizador Instalador/ Utilizador Utilizador Utilizador Instalador/ Utilizador Instalador Utilizador Utilizador

Colectores CPC Ao Sol

Absorvedor Carcaa Ligaes Estrutura


Estanquicidade

Circuito hidrulico

Isolamento exterior Isolamento interior Purgadores automticos Enchimento do primrio Vlvulas de corte Vlvulas de segurana

Procedimento de actuao em caso de falha: Se for o Utilizador: 1. Avisar o instalador e anotar a falha na folha de registros de incidncias; 2. Uma vez recebido o aviso, se a falha no importante e se pode ser solucionada pelo utilizador, o instalador dever dar instrues para tal; 3. Se persistir a falha ou problema, o instalador atender o aviso segundo o referido nas condies da garantia; 4. Anotar na folha de incidncias as causas da falha, a soluo aplicada e a pessoa que realizou a reparao; 5. Aps uma incidncia, o utilizador dever vigiar o funcionamento da instalao para verificar se a falha foi corrigida e caso considere necessrio, o instalador realizar uma visita num prazo recomendvel. Se for o instalador: 1. Em possveis defeitos de fabrico, e se a garantia est em vigor, comunicar a Ao Sol o defeito ou falha. 2. Para verificao do nvel do lquido do primrio, retirando o purgador e verificando se lquido visvel ou se a presso inferior a 1,5 bar em frio. recomendado cada dois anos a renovao do anti-congelante.

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 12 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

3. Proceder s limpezas devidas (depsito, colector). 4. Caso haja fugas estas devero ser identificadas e eliminadas. 5. Nos casos de deteriorao do isolamento, substitui-lo por um novo e protege-lo adequadamente. 6. Todas as falhas e operaes de manuteno devero ser registrados pelo instalador na folha de registros de incidncias

6.3. Manuteno correctiva


Objectivos: reparao, substituio para permitir o normal funcionamento do sistema solar. Mtodos: reparao Quem pode fazer: o instalador com formao especializada. Plano e procedimentos: a seguir apresentam-se os principais problemas que podem surgir e formas de corrigi-los. n. 1 Problema
Existe gua dentro do colector.

Causa do problema
a) Condensao no vidro do colector; b) Fuga no primrio; c) Colector mal instalado (colocado ao contrario).

Correco
a) Se o colector estiver bem instalado esta desaparece; b) Contactar o fornecedor do equipamento; c) Coloca-lo como est indicado no ponto Orientao. a) Verificar as ligaes elctricas do circulador e os parmetros do controlador diferencial; b) Verificar purgadores de ar e purgar bem o sistema; c) Verificar disjuntores ou caldeira; d) Repor fluido e ver se no h fugas no primrio. a) Use com maior moderao o consumo de gua quente; b) Instalar um sistema de energia solar adicional (contacte o seu instalador). a) Repor fluido em falta;

A gua esta fria.

a) O circulador no est a funcionar;

b) Existncia de ar nas tubagens do primrio; c) O apoio no funciona; d) Falta de fluido no primrio. a) Excesso de uso do sistema; b) Sub dimensionamento.

Consumo exagerado de energia de apoio

O circuito primrio tem baixa presso em frio e parado

a) Falta de fluido no seu interior; b) Existncia de fugas.

b)

Eliminar fugas e verificar o estado das vlvulas.

Todas as operaes sero feitas com caracter prioritrio e no menor prazo possvel aps o aviso do utilizador. Dever ser realizado o registo da manuteno correctiva na respectiva folha de registo de incidncias, na qual devero ser preenchidos todos os campos.

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 13 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

7. FAQS (Perguntas Frequentes)


P: Quanto poupo com um sistema solar Ao Sol? R: Um sistema bem dimensionado permite poupar em mdia 80% da energia necessria para aquecer a gua que usamos em casa.

P: Em dias sem sol ou no Inverno os colectores funcionam? R: Mesmo no Inverno h dias com muito sol; claro que, em mdia, a energia disponvel nessa altura do ano menor e apenas fornece cerca de 50-60% das necessidades. Quando no h suficiente sol, sistema de apoio (caldeira ou resistncia elctrica) entra em funcionamento.

P: O que um CPC? R: Concentrador Parablico Composto um colector concentrador da radiao solar, para obteno de temperaturas mais elevadas, com alto rendimento, mas com caractersticas de simplicidade que os tornam equivalentes, na montagem e utilizao, aos colectores convencionais.

P: O sistema solar necessita de manuteno? R: Sim, como em qualquer equipamento, conveniente realizar manutenes peridicas anuais ou bianuais, podendo assim prolongar os anos de vida do sistema. Estas so de caracter simples mas de grande importncia para a vida do sistema. Uma boa ideia fazer um contrato de manuteno com o instalador da Ao Sol.

P: Qual o tempo de retorno do investimento num sistema solar? R: Pela poupana em energia entre 6 e 7 anos, dependendo da dimenso da instalao. Contando com os incentivos existentes o tempo de retorno rondar os 4 a 5 anos.

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 14 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

8. Dados Tcnicos
Colector solar CPC Ao Sol Peso Vazio Cheio Comprimento Largura Altura rea de captao Para um caudal de 38 Kg 40 Kg 2012 mm 1108 mm 107 mm 1,98 m2

Dimenses

Perdas de carga

30l
Absorvedor (recobrimento selectivo) Parmetros de Rendimento

hm

15.8 Pa 0,10< <0,15 0,94< <0,95 0,74 4.6 W/(m2C) 6 bar 12 bar 1,8 l

Coef. de emisso: Coef. de absoro: F0 : FUL: De servio: De ensaio:

Presses

Primrio: Capacidade *Nos colectores existe um autocolante com estas e outras caractersticas

Figura 7. Dimenses do CPC Ao Sol

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 15 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

Nomenclatura para o nmero de Srie do colector CPC AO SOL No autocolante de cor prateada que se encontra colocado em cada colector, no qual se encontram descritas as suas principais caractersticas tcnicas, existe tambm o nmero de srie do colector. O nmero de srie e composto por dez dgitos numricos e duas letras, sendo os primeiros quatro dgitos referentes ao nmero de fabrico do colector, os seis dgitos seguintes correspondem data de fabrico e por fim as duas letras finais indicam as inicias do nome do responsvel de final de linha. Exemplo: 2696010514RB - 2696 ( o nmero fabrico do colector ), 01(ano), 05 (Ms), 14 (dia) e RB (iniciais do nome do responsvel de final de linha).

As caractersticas tcnicas contidas neste manual podero ser alteradas sem prvio aviso.

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 16 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

ndice
1. 2. 3. 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. 3.6. 3.7. 3.8. 4. 5. 5.1. 5.2. 5.3. 6. 6.1. 6.2. 6.3. 7. 8. INFORMAES GERAIS............................................................................................... 1 DESCRIO................................................................................................................... 1 INSTRUES GERAIS PARA INSTALAO .............................................................. 2 Transporte e armazenagem.......................................................................................... 2 Localizao .................................................................................................................... 2 Orientao...................................................................................................................... 2 Lista de ferramentas para montagem ......................................................................... 3 Correcta colocao do colector CPC Ao Sol: ............................................................ 4 Alguns cuidados e regras prticas para instalao .................................................. 4 Proteco dos sistemas contra temperaturas negativas.......................................... 4 Proteco Anti-Calcrio / Corroso............................................................................. 5 LIGAO ENTRE OS COLECTORES .......................................................................... 6 INSTALAO EM TELHADOS INCLINADOS .............................................................. 9 Instalao em telhados com telhas de barro.............................................................. 9 Recomendaes sobre proteco contra relmpagos.............................................. 9 Outros telhados........................................................................................................... 10 MANUTENO ............................................................................................................ 11 Vigilncia...................................................................................................................... 11 Manuteno preventiva .............................................................................................. 12 Manuteno correctiva ............................................................................................... 13 FAQS (PERGUNTAS FREQUENTES)........................................................................ 14 DADOS TCNICOS...................................................................................................... 15

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 17 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

Certificado de Garantia
A empresa Ao Sol - Energias Renovveis, Lda. d garantia ao utilizador do sistema solar da mesma marca por um perodo de 6 anos, a partir da data da instalao.

Sistema
KIT AO SOL 190 Quantidade ____ Colector(es) Acumulador(es) KIT AO SOL 350 Quantidade ____ Quantidade ____ Quantidade ____ Nmero de srie

Dados
Nome do utilizador: Endereo: Localidade: Telefone: Local de instalao: Empresa Instaladora: Cdigo Postal: Telefone Mvel: Data da Instalao: Instalador:

Requisitos para validez da garantia


A presente garantia cobre defeitos de fabrico, sempre e quando o sistema solar tenha sido instalado segundo as especificaes tcnicas para este tipo de sistemas e requisitos de validez. Esta limita-se a substituio ou reparao gratuita atravs do distribuidor ou empresa instaladora autorizada, das peas ou equipamento defeituosos, no estando includo os custos do transporte. Esta garantia no cobre danos ocasionados durante o transporte nem danos resultantes de acidentes durante a instalao.

Qualidade de gua: Agente


Salinidade Sais de clcio Dixido de carbono

Concentrao mxima (mg/l)


500 200 50
menos uma

Para a gua de consumo (gua do depsito) o ph mnimo ser de 7. Congelamento: Dever ser adicionado sempre no circuito primrio anti-congelante Ao Sol com pelo concentrao de 15%. Esta garantia perde a validade por:

1. Instalaes no conformes com as Normas Tcnicas de Montagem para instalaes de energia solar trmica, as especificaes do manual de montagem, as especificaes tcnicas de desenho e montagem de instalaes das normas de certificao, assim como os regulamentos e normativas vigentes para as instalaes de gua e gs. 2. Utilizao no conforme com os procedimentos descritos no Manual do utilizador, em particular, no que respeita no utilizao do sistema solar por longos perodos. 3. Manipulao indevida por parte do utilizador ou pessoas alheias a empresa instaladora autorizada. 4. Causas externas: incndios, roubo ou actos de vandalismo. 5. Calamidades naturais: terramotos, furaces, inundaes, incndios, etc.. 6. Qualquer outra causa no imputvel ao fabricante. 7. No utilizao do grupo hidrulico de proteco (vlvula V1). 8. A no recepo da cpia da garantia por parte de Ao Sol, Energias Renovveis, Lda. No prazo mximo de 60 dias a contar da data do final da instalao.

O Utilizador

Empresa Instaladora

Ao Sol Energias Renovveis, Lda.

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 18 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Manual Colector CPC AO SOL

Folha de Registos de Incidncias do CPC Ao Sol


Incidncia ou falha Data Causa Soluo adoptada Data Quem realizou

MD-720-07.DD-Manual Colector CPC Ao Sol

Pg. 19 de 16 Ref NP EN ISO 9001:2000

Endereo: Parque Industrial do Porto Alto Sesmaria Limpa 2135-402 Samora Correia PORTUGAL Tel.: (+351) 263 651 305/6 Fax.: (+ 351) 263 651 295 E-mail: aosol@aosol.pt www.aosol.pt

(Verso 2.1 Outubro 2006)

S-ar putea să vă placă și