Sunteți pe pagina 1din 11

4

ASSOCIAO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR - APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAU CHRISFAPI BACHAREALDO EM FISIOTERAPIA

WALESKA MACHADO DE SOUSA

IDENTIFICAO DE CARBOIDRATOS: Teste De Molisch

PIRIPIRI 2013

WALESKA MACHADO DE SOUSA

IDENTIFICAO DE CARBOIDRATOS: Teste De Molisch

Relatrio apresentado como requisito para aprovao na disciplina de Bioqumica, na Christus Faculdade do Piau CHRISFAPI, no curso de Bacharelado em Fisioterapia, sob a orientao do (a) Professor (a) Maria Auxiliadora.

PIRIPIRI 2013

RESUMO

Esse trabalho teve o objetivo de complementar assuntos vistos nas aulas tericas sobre carboidratos. O experimento consistiu em identificar carboidratos em soluo, e a manipulao no laboratrio favorece o processo de reconhecimento de carboidratos. No experimento de anlise das amostras de Frutose, Amido, Glicose, Sacarose e Aspartame foi possvel notar a reao da solubilidade e a intensidade de colorao de acares com reagente Molisch. O teste com o reativo Molisch baseia na formao do furfural pelo cido sulfrico sob a pentose e hexose. Palavras chaves: Carboidratos, Molisch, amostras.

SUMRIO

1 2 2.1 2.2 3 3.1 3.2 4 5

INTRODUO.............................................................................................. 04 OBEJTIVOS.................................................................................................. 06 OBJETIVO GERAL....................................................................................... 06 OBJETIVOS ESPECFICOS......................................................................... 06 METODOLOGIA............................................................................................07 MATERIAIS.....................................................................................................07 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAIL.............................................................07 RESULTADOS E DISCUSSO......................................................................08 CONCLUSES...............................................................................................09 REFERNCIAS...............................................................................................10

1 INTRODUO

Os carboidratos perfazem a mais abundante classe de biomolculas da face da Terra. Sua oxidao o principal meio de abastecimento energtico da maioria das clulas no fotossintticas. Alm do suprimento energtico, os carboidratos atuam como elementos estruturais da parede celular e como sinalizadores no organismo. (FRANCISCO Jr., 2008) So a mais abundante classe de biomolculas na natureza, sua oxidao o principal meio de abastecimento de energia, na qual apresentam como frmula geral: [C(H2O)]. Os carboidratos, tambm conhecidos como hidratos de carbono ou glicdios, so constitudos de trs elementos: carbono, hidrognio e oxignio. considerada fonte energtica primria do organismo, alm de desempenhar papel protetor em alguns rgos. Podem-se dividir os carboidratos em trs grandes grupos:

monossacardeos, dissacardeos e polissacardeos. O carboidrato a nica fonte de energia aceita pelo crebro, importante para o funcionamento do corao e todo sistema nervoso. O corpo armazena carboidratos em trs lugares: fgado (300 a 400g), msculo (glicognio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos msculos sejam digeridos para produo de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular. (VIEIRA, 2011) Os carboidratos podem ser identificados por meio de vrias reaes. Algumas dessas reaes envolvem a formao de complexos corados, e a especificidade da identificao depende da estrutura dos carboidratos. Assim, h reaes gerais e outras para estruturas mais especficas, como aquelas, para aldoses, cetoses, mono e dissacardeos redutores, etc. O teste de Molisch um procedimento qumico usado para determinar a presena de hidratos de carbono numa soluo.

Esse teste baseia- se na formao do furfural pelo cido sulfrico sob a pentose e a hexose. Os monossacardeos mais importantes so os formados por cinco ou seis tomos de carbono (pentoses e hexoses). As molculas muito ricas em grupamentos hidroxila (-OH), os monossacardeos facilita a desidratao por ao de cidos fortes concentrados, como o cido sulfrico (H2SO4). O cido rompe facilmente as ligaes glicosdicas presentes em molculas de polissacardeos, quebrando-os e fornecendo seus monossacardeos, a desidratao forma a furfural, quando o monossacardeo desidratado for uma pentose, e o hidroximetilfurfural (HMF), quando for uma hexose. (CARLOS, 2007)

10

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL Conhecer como identificar carboidratos atravs do Teste de Molisch. Compreender e desenvolver a capacidade para usar o conhecimento adquirido em prticas futuras, quando precisar.

2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS Comprovar a forma de como se chegou a objetivo geral. Executar testes qualitativos para reconhecimento de carboidratos.

11

3 METODOLOGIA

Materiais, Equipamentos e Reagentes

Tubo de ensaio; Pipeta graduada; Pipetador; Capela; Seringa de plstico; Amostra de Glicose 0,1M; Amostra de Frutose 0,1M; Amostra de Amido 0,1%; Amostra de Sacarose; Amostra de Aspartame 0,2%; Soluo de cido sulfrico; Soluo de Molisch;

Procedimentos

Inicialmente as amostras de glicose, frutose, amido, sacarose e aspartame foram medidas 1,5ml cada e colocadas em tubos de ensaio separadamente. Em seguida foi colocado em cada tubo de ensaio 0,5ml da soluo de Molisch. Depois disso, com o uso da capela, com o cuidado especial, foi adicionado lentamente pela parede do tubo inclinado, sem agitar, 2ml de H2SO4 (cido sulfrico). Anotou-se o resultado.

12

4 RESULTADOS E DISCUSSO

O teste de Molisch visa identificar e caracterizar dentre as amostras testadas quais eram carboidratos. O mesmo foi caracterizado pelo surgimento de uma colorao lils bem forte; beirando ao roxo, no qual indicou que houve formao de furfurais, revelando a presena de acares nas amostras de glicose, frutose, amido, sacarose. J na amostra de aspartame, por ser um aminocido, no era para apresentar a colorao roxa, mas pelo fato de a seringa utilizada ter sido contaminada por um carboidrato ou at mesmo pelo tubo de ensaio no ter sido bem lavado, ele mostrou uma colorao roxa.

13

5 CONCLUSO

Todas as amostras mostraram-se ser carboidratos. S o fato do resultado do aspartame que induziu ao erro. Concluiu-se que atravs de testes qualitativos possvel identificar os acares. Portanto, os testes executados nesta prtica so de fundamental importncia para a bioqumica visto que permite reconhecer tais carboidratos para que este possa ser estudado. Essa prtica favoreceu pelo fato de ter trazido mais conhecimento e complementou os assuntos que viu-se na aula terica.

14

REFERNCIAS

CARBOIDRATOS: ESTRUTURAS, PROPRIEDADES E FUNES. Disponvel em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/03-CCD-2907.pdf>. Acesso dia 25 mar. 2013 FRANCISCO JR., W.E. Experimentao, modelos e analogias no ensino da deposio metlica espontnea: uma aproximao entre Paulo Freire e aulas de Qumica. 2008. Dissertao (Mestrado). Universidade Federal de So Carlos, So Carlos, 2008a WEBARTIGOS. Teste de Molisch. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/_resources/files/_modules/article/article_83959_201202 09153001a77c.doc> Acesso dia 20 mar. 2013 ANDRADE, C. A. Identificacao De Carboidratos. Disponvel em: <http://www.zemoleza.com.br/carreiras/26488-identificacao-de-carboidratos.html> Acesso dia 21 mar. 2013

S-ar putea să vă placă și