Sunteți pe pagina 1din 11

1

Histria do Futsal

Por Larissa dos Santos Pugliese Visconde

Instituto Educacional Teixeira Carelli e Leite

Histria do Futsal

Trabalho apresentado ao professor Rodolfo da disciplina de Educao Fsica, pela aluna Larissa dos Santos do 6 ( 5srire).

Nova Iguau, 1 semestre de 2013

ndice

Introduo.....................................................................................................4 Historia do Futsal..........................................................................................5 Caractersticas e regras do Futsal................................................................7 Fundamentos............................................................................................7 Posio dos jogadores no futsal................................................................8 Confederaes......................................................................................8 Campeonatos mais importantes.............................................................9 Potncias do futsal mundial...................................................................9 Voc sabia?..........................................................................................9 Concluso...........................................................................................10 Bibliografia........................................................................................11

Introduo Este trabalho vai contar a histria e falar sobre o Futsal, tambm conhecido como Futebol de Salo, uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras. O futsal muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educao Fsica nas escolas de todo pas. O trabalho tem como objetivo informar e somar conhecimento na rea do esporte. Foi feito atravs de pesquisa em vrios site da internet, procurando ter as melhores informaes.

HISTRIA DO FUTSAL

A verso mais aceita para o surgimento do Futebol de Salo a de que ele comeou a ser praticado por volta de 1940, por jovens freqentadores da Associao Crist de Moos, em So Paulo. Enfrentando dificuldades para encontrar campos de futebol para divertimento em suas horas de lazer, estes improvisaram "peladas" nas quadras de basquete e hquei, aproveitando as traves usadas na prtica desse ltimo esporte. No incio as "equipes" variavam em nmero, tendo cinco, seis e at sete jogadores, sendo pouco a pouco fixado o limite de cinco. As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificaes, inclusive com o uso de cortia granulada. Como as bolas de ar utilizadas depois, saltavam muito e saiam freqentemente das quadras, posteriormente tiveram seu tamanho diminudo e o peso aumentado. Da o fato de o Futebol de Salo ser chamado de "esporte da bola pesada".

De repente o novo esporte comeou a ganhar corpo, estendendo-se a outros Estados, estabelecendo-se regras elementares procurando disciplinar sua prtica. Dentro de pouco tempo organizavam-se times, disputando torneios abertos. Dada a facilidade para a formao de equipes rapidamente ganhava adeptos sendo introduzido em quase todas as Capitais, que j o praticavam copiando regras uns dos outros.

Na dcada de 50 surgiam vrias Federaes Estaduais, sendo a pioneira a Federao Metropolitana de Futebol de Salo (atual Federao de Futebol de Salo do Estado do Rio de Janeiro), fundada a 28 de Julho de 1954, na sede do Amrica Futebol Clube.

Em 1955 a Entidade carioca organizou a primeira competio oficial, denominando-a "Torneio de Apresentao", vencido pelo Braz de Pina. Em 1955 foi realizado o primeiro campeonato na cidade do Rio de Janeiro, com 42 disputantes. Em 1956, no Estado do Cear, que mais tarde viria a ser a sede da Confederao Brasileira de Futebol de Salo, foi o primeiro campeonato dirigido pela recm fundada Federao Cearense de Futebol de Salo.

At 1959 havia divergncia de regras, com Rio de Janeiro e So Paulo disputando a primazia do novo esporte, procurando impor seus pontos de vista. O Futebol de Salo ganhara, j, tal amplitude que a ento Confederao Brasileira de Desportos resolveu oficializar a sua prtica, uniformizando suas regras, aceitando como filiadas as Federaes Estaduais e promovendo certames de mbito nacionais, de clubes e selees.

Convm destacar que o amor e a tendncia natural do brasileiro pelo futebol transfundiram-se para o Futsal, em razo da valorizao imobiliria e de outros fatores scio-econmicos que implicaram na quase extino dos antigos campos de vrzea. E o futebol passou, falta de espaos principalmente nas reas urbanas, a ser praticado em quadras originalmente destinadas a jogos de basquete e vlei, da explicar-se a "febre" do Futebol de Salo.

Hoje, seguramente o Futsal a recreao e lazer desportivo da preferncia de mais de 12 (doze) milhes de brasileiros, tendo assim, grande relevncia no s na manifestao esporte-performance, como tambm nas outras manifestaes (esporte-educao e esporte-participao) definidas na recomendao n 01/86 do CND.

Em pesquisa realizada pela revista "Placar" de 01/06/84, corroborada em 1985 pelo IBGE, em seu anurio Estatstico, quanto aos esportes mais praticados no Brasil, especialmente nas cidades do Rio de Janeiro e de So Paulo, nas classes A, B e C e nas faixas de idade de 15/19 e de 20/24, evidenciou-se que o Futsal est em primeiro lugar na preferncia nacional. E tudo isto decorre de ser o Futsal, sem dvida, o nico esporte genuinamente brasileiro e que no impe o bitipo geralmente requerido para certas modalidades "importadas", podendo pratic-lo o alto, o baixo, o gordo, o magro, o jovem ou o mais idoso, da ter tomado de roldo as quadras e espaos de recreao dos colgios, edifcios, empresas, plos de lazer, clubes sociais e esportivos, quartis, praas, conjuntos habitacionais, etc.

Alm deste aspecto democrtico e participativo, convm assinalar que Pel, Zico, Scrates, Casagrande, Edinho, Rivelino, Paulo Csar, Reinaldo, Robertinho, Artuzinho, Juninho, Caio, Denilson, Leonardo, Ronaldinho dentre outros consagrados "astros" do futebol creditam grande parte de seu sucesso ao aprendizado obtido no Futsal, onde iniciaram a vida desportiva. O jogador que vem do Futsal tem um drible fcil e curto, aperfeioado pelo pequeno espao em quadra. Aprende-se a conduzir a bola perto do corpo, aprimora o domnio raramente errando um passe, alm de ter um sentido de marcao muito desenvolvido.

Vale salientar que hoje o futsal no apenas praticado e assistido nos ginsios convencionais, o nosso esporte conta com trs Mundialitos disputados em arena especialmente construda, a cu aberto, na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, por ocasio dos Festivais de Vero promovidos pelo Comit Olmpico Brasileiro nos anos de 1995, 1996 e 1998, sagrando-se campeo em todos, alm de ser amplamente divulgado nos meios de comunicao, inclusive com cobertura televisiva sistemtica.

Caractersticas e regras do futsal

-As equipes so formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no mximo, como reservas.

-O Futsal praticado em quadra retangular de piso rgido, com medidas que variam de acordo com a categoria. Na Liga de Futsal Masculina, por exemplo, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura.

-A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferncia e peso entre 400 e 440 gramas.

-O rbitro pode usar dois cartes para punir as faltas. O amarelo (advertncia) e o vermelho (expulso por 2 minutos ou pode ser substitudo ao tomar um gol).

-As substituies podem ocorrer a qualquer momento e em nmero indeterminado.

-Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos).

Fundamentos

- Passe: a ao de enviar a bola a um companheiro ou determinado setor de espao de jogo.

- Drible: a ao individual, exercida com a posse da bola, visando ludibriar um oponente quando ultrapassado.

-Cabeceio: a ao de cabecear a bola quando de defesa muito alta.

-Chute: a ao de golpear a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetria em direo a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tir-la de jogo (existem varias formas de chute).

- Recepo: a ao de interromper a trajetria da bola vinda de passes ou arremessos.

- Conduo: a ao de progredir com a bola por todos os espaos possveis de jogo.

- Domnio de bola: Diferentemente do futebol, realizada, na maioria das vezes, com a sola do p.

Posies dos jogadores no futsal

Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta quatro posies principais, que so:

-Fixo - defensor, semelhante ao defesa -Ala (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra - Piv - movimenta-se no ataque -Goleiro - defende o gol de todos os ataques do adversrio e tambm pode atacar.

Confederaes

-No Brasil, os campeonatos e eventos de Futsal so administrados pela CBFS (Confederao Brasileira de Futebol de Salo). -Os campeonatos internacionais so organizados pela AMF (Associao Mundial de Futsal) com sede na cidade de Assuno (Paraguai). A FIFA tambm organiza campeonatos de futsal.

Campeonatos mais importantes

- Organizados pela AMF: Campeonato Mundial FIFUSA/AMF, Copa do Mundo de Selees Nacionais, Euroftusal e Campeonato Mundial de Clubes. - Organizados pela FIFA: Mundial de Futsal da FIFA, Eurocopa e Copa das Confederaes da FIFA.

Potncias do futsal mundial:

- O Brasil uma das selees mais fortes da atualidade. O Brasil j foi quatro vezes campeo no Mundial de Futsal da FIFA. O ltimo ttulo foi conquistado em 2008, quando a seleo brasileira venceu na final a seleo espanhola.

- Alm do Brasil, merecem destaque no futsal mundial as selees da Espanha e Itlia.

Voc sabia?

- Em 2012, o Mundial de Futsal da FIFA ocorrer na Tailndia, entre os dias 1 e 18 de novembro. A seleo brasileira uma das favoritas ao ttulo.

10

Concluso

A concluso deste trabalho e dizer que o futsal deixou de ser em jogo para moos cristos no ano de 1940 , onde eles no tinham um lugar para jogar e se divertir mas sim mostrou a evoluo que o futsal teve longo dos anos , passando a ser um jogo levado a serio , chegando ate ser um esporte olmpico e com grandes seguidores

11

Bibliografia *Fundamentos Posies dos jogadores no futsal. http://br.answers.yahoo.com/question/ -21/03/2013

*Caractersticas e regras do Futsal ; Confederaes ; Campeonatos mais importantes ; Potncias do futsal mundial e Voc sabia? http://www.suapesquisa.com -21/03/2013

*Histria do Futsal http://www.csj.g12.br/info/futsal/sobre_futsal.htm -21/03/2013

S-ar putea să vă placă și