Sunteți pe pagina 1din 3

ESCOLA LICEU PEDRO II SOROCABA CURSO TCNICO EM MECATRNICA DISCIPLINA DE ELETRNICA INDUSTRIAL II

Classificao: Relatrio Assunto: Padronizao na apresentao para relatrios, trabalhos e pesquisas Turma: MEC 2 Instrutor: Flvio Casimiro Nascimento

Equipe: Paulo Jos da Silva Mauro Nunes Dias

n_ _ n_ _

Data: 18/09/09

1. Objetivos: Este documento tem como objetivo a padronizao dos relatrios de experimentos, tambm objetivo deste documento orientar o aluno na elaborao de relatrios tcnicos.

Neste tpico devem estar relacionados os objetivos do ensaio. 2. Introduo: A metodologia cientfica de fundamental importncia para as cincias exatas, atravs dela podemos garantir a repetibilidade de um determinado ensaio, contribuindo assim para a confirmao de um determinado laudo tcnico, no campo tecnolgico ou ainda contribuindo para confirmao de uma determinada teoria, no campo cientfico. Garante-se desta forma a ampla divulgao e aceitao dos resultados decorrentes destes documentos. A introduo de um relatrio deve sempre reportar as necessidades caractersticas do ensaio (tarefa realizada na oficina), de cunho terico, devidamente fundamentada. 3. Recursos Utilizados: A instrumentao utilizada no deve prender-se a uma marca especfica de equipamento de medida, porm deve informar as caractersticas dos equipamentos utilizados de modo a garantir a sua repetibilidade. Todos instrumentos e equipamentos utilizados no ensaio devem estar relacionados, bem como os componentes necessrios ao ensaio. Particularidades referentes ao levantamento de dados tambm podem ser relacionadas, como por exemplo um software para anlise de dados, comparaes ou simulaes do ensaio. Neste documento usou-se o Microsoft Word, componente do pacote Office 97. No enumerar simplesmente o material e os instrumentos. Descrever as suas caractersticas bsicas. 4. Procedimentos: Este item no deve conter a descrio do procedimento experimental com o procedimento passo a passo, antes disso deve revelar tcnicas de medio empregadas, consideraes prticas adotadas e de forma resumida a seqncia bsica do ensaio, que pode ser apresentada por exemplo sob a forma de um fluxograma, indicando a seqncia de operaes adotadas de modo a obter o resultado desejado. Neste tpico tambm devem constar os diagramas de conexes de equipamentos ou componentes, bem como as justificativas para cada opo de montagem.

5. Anlise de Dados: Como procedimentos a no se adotar em um relatrio, pode citar-se a apresentao de grficos atravs de softwares como o Excel. Todos os grficos devem estar anexados ao final do relatrio com identificao Anexo evidenciada. No contedo do relatrio os grficos em anexo devem ser citados (que devero estar

devidamente titulados). Os grficos podem ser confeccionados via software ou manualmente, porm neste ltimo caso, imprescindvel a utilizao de folha milimetrada tamanho A4. Neste tpico devem constar as tabelas com os valores medidos e calculados, ficando a critrio do aluno integr-las ou separ-las. Todas as pginas devem ser apresentadas no formato A4 com margens e letra tipo Times New Roman com tamanho 12 (para os ttulos e caberios usar tamanho 16 com formatao em caixa alta), espaamento 1,5 linhas, conforme este exemplo. Identificar (enumerar as tabelas e os grficos de forma a facilitar as referncias) 6. Concluses: Baseado nos levantamentos prticos do ensaio realizado na oficina e na interpretao do aluno justificada atravs das referncias tericas levantadas no item 2 (Introduo), deve-se proceder uma anlise crtica de modo a verificar os objetivos listados no item 1 (Objetivo), caso contrrio, novos conceitos de carter terico devem ser formulados de modo a explicar os acontecimentos prticos. Neste ponto vlido ressaltar que os dados devem ser consistentes, e na sua falta o ensaio deve ser repetido, em nenhuma hiptese sero aceitas afirmaes altamente discrepantes, desamparadas de fundamentao terica. 7. Bibliografia: Uma lista com as principais fontes bibliogrficas utilizadas na elaborao do relatrio ou manuais de consulta usados durante o ensaio. Usar o modelo abaixo: 1) Ttulo da Publicao; Autor (Sobrenome, Iniciais); Editora; Local de publicao; Volume; 3. Em caso de pesquisa virtual, deve constar neste item o endereo do site.

S-ar putea să vă placă și